• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO DE ATENDIMENTO FARMACÊUTICO NO SUS, SINOP/ MT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO DE ATENDIMENTO FARMACÊUTICO NO SUS, SINOP/ MT"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO DE ATENDIMENTO FARMACÊUTICO NO SUS, SINOP/ MT Área temática: Saúde. Autores (as)​: Mayara Verônica Dahmer​1​, Naiane Fernandes Nunes2​, Kamylla Gonçalves de Paula3​, Jéssica da Silva Negherbon4​, Taymara Nunes Baseggio5

Coordenadora:​ Rafaela Grassi Zampieron​6

RESUMO: Serviço de atendimento farmacêutico é a atividade ou conjunto de ações de trabalho do farmacêutico, realizados em um ambiente próprio tanto em ambiente público quanto privado e entre estas ações destaca-se o cuidado farmacêutico, o qual é realizado com um atendimento ao paciente, garantindo a privacidade do mesmo, para orientações quanto a farmacoterapia e de educação em saúde (auxiliando na prevenção de doenças e agravos na saúde). Este projeto foi realizado em uma farmácia pública de Sinop, sendo destinado ao atendimento do público em geral, em especial pacientes do SUS, para acompanhamento de comorbidades como hipertensão e diabetes. O objetivo do trabalho foi realizar seguimento farmacoterapêutico. Os atendimentos foram realizados em um ambiente com privacidade e foram realizadas atividades como anamnese, orientação e intervenção farmacêutica, conforme formulário próprio. As orientações foram sobre o uso correto do medicamento (principalmente insulina, hipoglicemiantes orais e anti-hipertensivos) e estímulo para adesão ao tratamento. As intervenções ocorreram após anamnese, análise de prescrições (para identificar problemas relacionados a medicamentos) e analisar parâmetros como aferição da pressão arterial e teste de glicemia capilar. Como intervenção foram realizadas orientações e recomendações quanto ao autocuidado e uso dos medicamentos e também quanto ao modo correto de realizar aferição da pressão e utilização do glicosímetro (aparelho cedido aos usuários insulinodependentes/ SUS). Este foi um estudo intervencionista, no qual a população alvo foi atendida mais de uma vez para verificação do aceite ou não das recomendações prestadas e análise dos parâmetros. O processo de triagem dos pacientes ao projeto ocorreu por meio de campanhas e através de ligações para os pacientes portadores de diabetes cadastrados nesta farmácia. Em um ano (2019) foram realizados 998 atendimentos a pacientes diabéticos e hipertensos (entre fevereiro e dezembro). Os pacientes (usuários) em acompanhamento, na maioria dos casos, obtiveram melhor adesão ao tratamento e maior controle dos níveis glicêmicos e pressóricos. Esta afirmação pode ser comprovada por meio dos resultados anotados nos formulários. Este trabalho ocorre desde 2014, no mesmo local, como projeto de extensão com acadêmicos participantes voluntários, e eventualmente com bolsas subsidiadas pela PROCEV/UFMT.

Palavras-chaves: ​Serviço farmacêutico. Uso correto do medicamento. Adesão ao

tratamento.

1 Autora: Acadêmica do curso de Farmácia UFMT/ Sinop - e-mail: mayara.dahmer@hotmail.com

2 Coautora: Acadêmica do curso de Farmácia UFMT/ Sinop - e-mail: naiane.nunes@hotmail.com

3 Coautora: Acadêmica do curso de Farmácia UFMT/ Sinop - e-mail: kamyllagdp47@hotmail.com

4 Coautora: Acadêmica do curso de Farmácia UFMT/ Sinop - e-mail: jessicaf_negherbon@hotmail.com

5 Coautora: Acadêmica do curso de Farmácia UFMT/ Sinop - e-mail: taymara2296@outlook.com

(2)

1 INTRODUÇÃO

O serviço de atendimento farmacêutico é composto por ações e atividades realizadas por farmacêuticos em um local de dispensação de medicamentos, seja ele público ou privado. Dentre estas atividades estão a dispensação, orientação, cuidado farmacêutico entre outros (BRASIL, 2013).

O cuidado farmacêutico é a responsabilidade do farmacêutico com o paciente em uso do medicamento. É a preocupação com o próximo que necessita de informação dentro de suas competências. É a compaixão em ajudar pensado no bem-estar do paciente. É a responsabilização pela farmacoterapia ajudando na melhor eficiência dos resultados esperados (CORRER & OTUKI, 2013; IVAMA, 2002; PEREIRA, 2015).

Este projeto tem como objetivo principal praticar o cuidado farmacêutico. Entre objetivos aliados estão o seguimento farmacoterapêutico (com análise de parâmetros como pressão arterial e glicemia capilar além das orientações em saúde) e a intervenção farmacêutica (com a sugestão de mudanças de hábitos em geral).

2 METODOLOGIA

2.1 DADOS DO LOCAL, PÚBLICO ALVO, TIPO DE ESTUDO E ÉTICA

O trabalho foi realizado na farmácia pública de Sinop/ MT (“Farmácia Regional I”), em uma sala garantindo atendimento com privacidade. O período de análise dos resultados foi entre fevereiro e dezembro de 2019. Este presente estudo esteve vinculado ao projeto de extensão “Serviço de atendimento farmacêutico”, cadastrado no SIEX/UFMT, desde fevereiro de 2014. O tipo de estudo do trabalho foi intervencionista, utilizando um formulário (ou prontuário próprio) (MACHUCA et al., 2004). O método de abordagem escolhido foi qualitativo (apurando opiniões e atitudes implícitas dos pacientes atendidos). Neste trabalho os critérios de inclusão foram: atender pacientes (podendo ser chamados de usuários) já diagnosticados com um ou mais problemas de saúde, os que faziam uso de uma ou mais medicações, os que pegavam ou não medicamentos no local e aqueles que eram indicados por outros profissionais a participarem do acompanhamento. Além de concordarem em participar

(3)

de forma voluntária deste estudo no ano de 2019. Quanto a exclusão, foram desconsiderados aqueles que abandonaram o estudo. Como considerações éticas da pesquisa, os princípios éticos foram respeitados, protegendo os direitos dos pesquisadores em atenção às determinações das “Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas envolvendo Seres Humanos”, estabelecidas pela Resolução 466 (12/12/2012) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) (BRASIL, 2012). Segue o parecer CAAE, número 37581214.0.0000.5541, do INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E SAÚDE SINOP EIRELI, com comprovante número 921.127 e preenchendo o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE).

Quanto a população-alvo e avaliação de formulário, os atendimentos foram avaliados mediante participação de pacientes de forma voluntária. Foram realizadas as triagens das seguintes maneiras: demanda normal dos atendimentos da farmácia, por meio das atendentes; divulgação do “Serviço de atendimento farmacêutico” nas “Farmácias Regionais” da cidade, pelos farmacêuticos responsáveis por essas unidades de saúde; convite realizado por acadêmicos e professoras via telefone (contatos cadastrados na farmácia); convite aos pacientes diabéticos em campanhas (projetos de extensão) realizados em farmácias particulares parceiras.

2.2 INSTRUMENTOS: FORMULÁRIO E TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO.

Para realizar a coleta de dados, inicialmente foi garantido o sigilo das informações e o direito de não participação aos pacientes que se recusassem. Ao concordar os usuários assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.

O formulário era a “ficha de seguimento farmacoterapêutico” e os atendimentos foram realizados duas vezes na semana no período matutino. Ao longo dos atendimentos, foram obtidos dados farmacoterapêuticos, sociodemográficos e clínicos (glicemia capilar, pressão arterial, entre outros). Neste formulário os problemas relacionados aos medicamentos (PRMs) foram categorizados em 9 tipos, sendo eles: 1) problemas envolvendo seleção e prescrição; 2) administração e adesão ao tratamento; 3) erro de dispensação; 4) discrepâncias entre níveis de atenção à saúde; 5) problemas na

(4)

qualidade do medicamento; 6) monitoramento; 7) tratamento não efetivo; 8) reação adversa a medicamento; 9) intoxicação por medicamentos.

Como fontes de dados foram incluídas: entrevista direta com o paciente;

com prescrições médicas do paciente; resultados de exames

laboratoriais/complementares do paciente fornecidos por ele; discussão dos casos com a professora orientadora após os atendimentos.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O projeto desde o início teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da farmacêutica Emily Nunes (Coordenadora da Assistência Farmacêutica do município). No ano de 2019 foram realizados 998 atendimentos entre fevereiro e dezembro. Entre estes atendimentos a maior participação foram de pacientes diabéticos e hipertensos.

Os pacientes ao entrarem na sala de atendimento recebem explicação sobre o projeto, na qual era enfatizada a profissão farmacêutica, visando a valorização, e também a função (missão) do projeto era esclarecida. Esta primeira fala foi de grande importância pois existia muita confusão entre farmacêutico e enfermeiro e foi possível mostrar e diferenciar as ações destas profissões.

Ao compreenderem o projeto os pacientes assinavam o TCLE e então era iniciada a anamnese (com perguntas contidas no formulário). Nesta atividade, as informações eram solicitadas informalmente pois a intenção era conquistar a confiança do paciente com empatia e carisma da equipe. No serviço de atendimento farmacêutico a atividade conhecida como cuidado farmacêutico, na qual inclui a anamnese, precisa da relação de confiança pois é extremamente necessário o relato preciso quanto a utilização dos medicamentos e sobre o cuidado com a saúde.

Nos atendimentos realizados foram identificados dois PRMs predominantes como: aquele relacionado a adesão ao tratamento, ou seja, o paciente deixa de cumprir a posologia prescrita e o outro predominante foi quanto a deixar de realizar o monitoramento da pressão arterial e da glicemia capilar, o que refle a falta do autocuidado. Estes dois tipos de são comuns, porém, podem prejudicar intensamente o controle da doença.

Das intervenções realizadas, a que teve maiores resultados positivos, sendo a mais praticada, foi a intervenção farmacêutico-paciente, por meio de

(5)

aconselhamentos, informações e orientações quanto aos problemas de saúde, armazenamento, ingestão e/ou a aplicação de medicação (aplicação no caso de insulina), autocuidado, fatores de risco e a importância de adquirir hábitos de vida saudáveis. Além disso, para casos especiais (pacientes analfabetos, idosos que tinham muitos medicamentos e pacientes que esqueciam de tomar a medicação por conta de esquecer o medicamento em casa quando iam para o trabalho) foram desenvolvidas e entregues caixas organizadoras de medicamentos para auxiliar na adesão ao tratamento. Em alguns casos, também foram realizadas sugestões de alteração na terapia para melhor adesão do paciente ao tratamento (casos em que a condição financeira influenciava na adesão). Encaminhamentos à médicos e nutricionistas foram realizados, havendo retornos positivos tanto na farmacoterapia, nos hábitos alimentares e no controle de certos parâmetros, como os valores da pressão arterial e da glicemia capilar dos pacientes

Dos atendimentos realizados, 20 pacientes foram mais assíduos. Estes eram pacientes diabéticos e realizavam o acompanhamento buscando a melhoria dos níveis glicêmicos. Dos 20 retornos destes pacientes diabéticos foram identificadas mudanças positivas no comportamento, após a intervenção da equipe. Dentre as mudanças a maioria foi quanto a adesão ao tratamento; outros quanto a maior frequência na monitorização dos parâmetros e em 01 deles a farmacoterapia foi alterada pelo prescritor, conforme sugestão da professora.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O serviço prestado possibilita a valorização do profissional farmacêutico, além do cuidado contínuo, seguro, responsável e humanizado aos pacientes. O trabalho reflete de maneira positiva no local em que está sendo realizado contribuindo para melhoria da assistência farmacêutica do município de Sinop.

Quanto as dificuldades encontradas os acadêmicos relataram a importância em participar devido a inexperiência em atuar com raciocínio clínico e farmacológico. Foram também colocados por eles que a infraestrutura do local era deficiente devido à ausência de torneira no local para lavagem das mãos. Quanto as dificuldades relatadas por pacientes foram quanto ao acesso a outros serviços de saúde como nutricionista e endocrinologista.

(6)

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. 2012. Disponível em: <

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html> Acesso em: 05 dez. 2018.

BRASIL. Conselho Federal de Farmácia. Resolução Nº 585 de 29 de agosto de 2013. Regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências. 2013. Disponível em: < http://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/585.pdf> Acesso em: 16 jan. 2019.

CORRER, Cassyano J.; OTUKI, Michel Farias. A prática farmacêutica na farmácia comunitária. Artmed Editora, 2013. 435 p.

IVAMA, Adriana Mitsue. Consenso brasileiro de atenção farmacêutica: proposta. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2002. 24 p.

MACHUCA, Manuel; FERNÁNDEZ-LLIMÓS, Fernando; FAUS, Maria José. Método Dáder: manual de acompanhamento farmacoterapêutico (versão em português).

Granada: Grupo de Investigación em Atención Farmacéutica-Universidad de Granada; 2003. Traduzido do original em espanhol. Versão Brasil: 2004. 45 p.

PEREIRA, Nathália Cano; LUIZA, Vera Lucia; CRUZ, Marly Marques da. Serviços farmacêuticos na atenção primária no município do Rio de Janeiro: um estudo de avaliabilidade. Saúde em Debate, v. 39, p. 451-468, 2015.

Referências

Documentos relacionados

O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Coronel Ezequiel/RN, no uso das suas atribuições legais, torna público a quem interessar, que estará realizando licitação tipo

Até então, o serviço está auxiliando na melhoria do acesso do atendimento da Farmácia do Paraná, tanto na comodidade para os idosos que não precisam vir até a farmácia

Com base nos resultados obtidos é possível concluir que a alta frequência de cobertura de nuvens no nordeste do Brasil dificulta bastante a aquisição de dados de sensoriamento remoto

instalação de fadiga foi maior quanto menor a carga, assim como nos resultados de (Oliveira e colaboradores, 2006), que realizaram um estudo cujo objetivo foi avaliar a

Além disso, a SEE contou com projetos de capacitação interna dos participantes, de conservação do seu acervo histórico, e de divulgação das atividades realizadas pela entidade e

À falta de um parâmetro objetivo para a duração da prisão, mas sem perder de vista a inextricável ligação entre o tempo da custódia e o do processo em si (afi nal, aquela

Redução de tempo de análise; Simulação Método Comprovação Aumento do rendimento do processo; Computacional computacional exp. do método Redução da quantidade de MP

As exigências da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, a diminuição de candidatos à frequência da licenciatura em enfermagem, os requisitos