• Nenhum resultado encontrado

Relatório GRUPO 1. Sinal, Banco Central e Sociedade XXII AND

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório GRUPO 1. Sinal, Banco Central e Sociedade XXII AND"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Relatório

GRUPO 1

Sinal, Banco Central

e Sociedade

(2)

Participantes do grupo:

− Delegados: 1 – Reginaldo (BEL) 2 – Mauro (BH) 3 – Heitor (DF) 4 – Cáceres (DF) 5 – José Manoel (DF) 6 – Márcio (CUR) 7 – Eduardo (FOR) 8 – Gustavo (POA) 9 – Clóvis (REC) 10 – Clarissa (RJ) 11 – Graça Cenovicz (RJ) 12 – Dodora (RJ) 13 – Marilene (RJ) 14 – Edna (RJ) 15 – Fernando Jorge (RJ) 16 – Carlos Tadeu (DF) 17 – Epitácio (SAL) 18 – Cassiano (SP) 19 – Cleide (SP) 20 – Jorge Nelson (SP) 21 – Marcos Gentil (SP) 22 – Viviane (SP) − Ouvintes: 1 – Renato Fabiano (BH) 2 – João Batista (POA) 3 – Daniel Juliano (POA) 4 – Carlos Benedito (BEL) 5 – Paulo Eduardo (DF)

(3)

1. Aberta a reunião do grupo 1 pelos coordenadores Mauro Cattabriga e José Manoel, procedeu-se à apresentação de cada um dos integrantes e em seguida à eleição da mesa.

Para presidir os trabalhos, foram eleitos, por unanimidade: para presidente Luiz Carlos Cáceres, de BSB, para relator Jorge Nelson, de SP, e para secretariar os trabalhos da mesa José Manoel, de BSB.

2. Os coordenadores fizeram a apresentação da proposta de projeto compreendendo os seguintes temas: regulamentação do art. 192 da C.F. e defesa do consumidor dos serviços bancários.

3. Foi aberta a discussão no grupo, deliberando-se pela condução dos dois temas em separado.

As deliberações sobre a regulamentação do art. 192 da CF levaram ao seguinte encaminhamento:

a) Foi apresentada proposta contendo quatro itens:

I. Que seja constituído, num prazo máximo de 60 (sessenta) dias, um Grupo de Trabalho Nacional, organizado pelo Sinal, com o objetivo de formular projeto de regulamentação do SFN (art. 192 da CF);

II. O GT e o Sinal, durante a elaboração do projeto a ser apresentado em AND Extraordinária, promoverão ampla divulgação e consultas sobre o tema, bem como eventos, tais como seminários, debates, etc.

III. Para a formulação do projeto, o GT tomará como ponto de partida as deliberações das AND's que trataram do tema.

IV. Que seja convocada, no prazo máximo de 1 (um) ano, a partir da constituição do GT, AND Extraordinária específica para deliberar sobre o projeto.

b) Houve uma questão de ordem, solicitada pelo delegado Clóvis, de que a votação fosse encaminhada item por item. Apreciada a questão de ordem, foram computados 21 votos favoráveis à votação do conjunto e um voto a favor da questão de ordem.

c) Levada à votação, a proposta de realização de AND Extraordinária teve 22 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção

d) Foi apresentado um destaque à proposta que trata da substituição da AND Extraordinária por votação eletrônica. Levado à votação, o destaque recebeu um voto a favor, 21 votos contra e nenhuma abstenção.

4. Ainda dentro do tema “Sinal, Banco Central e Sociedade”, foi apresentada proposta, por Paulo Eduardo de Freitas (BSB), com o teor abaixo:

O Conselho Nacional do Sinal deve posicionar-se publicamente, via meios de comunicação adequados, com divulgação pelos canais internos do Sinal, sobre temas

(4)

institucionais do Banco Central, inclusive quanto a omissões ou decisões de Governo, quando ferirem os interesses da sociedade em geral.

Colocada em votação, foi aprovada por 19 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções.

A delegada Cleide, ausente no momento da votação, solicitou que se registrasse sua posição favorável à proposição.

5. Em prosseguimento à apreciação dos assuntos, foram levantados tópicos para discussões no dia seguinte:

 Defesa do consumidor dos serviços bancários e parecer da PGBCB sobre

a Resolução 2878/2001;

 Recomendação de ações e meios para o BC atuar na redução do spread

bancário;

 Constituição de GT para tratar de tarifas bancárias;

 Outros assuntos: limitação do sigilo bancário no trabalho das Centrais de

Atendimento, prazo para encaminhamento de cédulas falsas pelos bancos ao Mecir, fraudes envolvendo empréstimos consignados e valorização das áreas de atendimento ao público no Bacen.

6. Em 17/10/2008, retomados os trabalhos, foram colocadas as seguintes propostas, aprovadas por unanimidade:

I. A AND delibera que o Conselho Nacional do Sinal crie um Grupo de Trabalho, uma Diretoria Extraordinária e um Fórum permanente para tratamento de assuntos relativos à defesa dos direitos do consumidor, tais como:

a) fraudes envolvendo empréstimos consignados;

b) portabilidade do crédito relacionada a empréstimos consignados; c) prazos para encaminhamento de cédulas falsas pelas IF's ao Mecir; d) conta-salário;

e) obrigatoriedade de que as IF's ofereçam aos correntistas pacotes de serviços essenciais.

II. A AND delibera que seja elaborado um manifesto em defesa da função do BC de proteção ao consumidor de serviços bancários;

III. A AND delibera que o Sinal providencie parecer jurídico/estudo técnico sobre as funções/responsabilidades e competências do BC e Procons, com base em levantamento em legislação e normativos correlatos (CF, normas do CMN, CDC, etc);

(5)

IV. A AND delibera que o Sinal solicite audiência à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, após a conclusão do parecer/estudo técnico citado no item anterior, para que a CAE questione o CMN a respeito da suposta ilegalidade da Resolução 2878/2001.

7. A seguir, foram discutidas e votadas as propostas:

I. A AND delibera que o Sinal atue para que o BC implemente, efetivamente, na área de atendimento ao consumidor bancário, a aplicação, às IF's que venham a descumprir normas, das multas previstas em normativos já existentes.

Votada pelo Grupo 1, obteve 13 votos a favor, 8 votos contra e uma abstenção.

II. A AND delibera que o Sinal atue no sentido de que o BC crie, em sintonia com as necessidades identificadas pelo setor de atendimento, novas normas que permitam maior eficácia ao trabalho do BC nessa área.

Aprovada pelo Grupo 1, com 15 votos a favor, seis votos contra e uma abstenção, sendo levada à Plenária com recomendação de aprovação pelo Grupo.

III. A AND delibera que o Sinal constitua grupo de trabalho, no prazo de 60 dias, para realizar estudo e diagnóstico sobre tarifas praticadas no mercado bancário, visando definir estratégia de atuação do Sinal em prol do consumidor de serviços bancários, tomando como ponto de partida trabalho realizado pelo Sinal-BH.

Votada pelo Grupo, a proposta foi aprovada com 20 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções;

IV. A AND delibera que o Sinal constitua grupo de trabalho, no prazo de 60 dias, para realizar estudos com vistas a definir estratégia para atuação do Sinal, visando reduzir o spread bancário, tomando como ponto de partida os trabalhos apresentados ao Sinal no Concurso Paulo Roberto de Castro, edição 2008.

Votada pelo Grupo, a proposta foi aprovada com 19 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções;

V. A AND delibera que a Diretoria de Comunicação, com apoio da Diretoria de Assuntos Técnicos, mantenha atividade contínua de disponibilização de informações sobre defesa do consumidor no site do Sinal na internet, inclusive visando facilitar o acesso a dados que não estejam claramente apresentados em outros meios, tal como o ranking das instituições mais reclamadas no site do BC.

Votada pelo Grupo, a proposta foi aprovada com 15 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção.

(6)

GRUPO 1 - PROPOSTAS PARA DELIBERAÇÃO PELA PLENÁRIA: 1. Sinal, Banco Central e Sociedade:

1.1 Regulamentação do SFN

a) Que seja constituído, num prazo máximo de 60 (sessenta) dias, um Grupo de Trabalho Nacional, organizado pelo Sinal, com o objetivo de formular projeto de regulamentação do SFN (art. 192 da CF); b) O GT e o Sinal, durante a elaboração do projeto a ser apresentado

em AND Extraordinária, promoverão ampla divulgação e consultas sobre o tema, bem como eventos, tais como seminários, debates, etc.

c) Para a formulação do projeto, o GT tomará como ponto de partida as deliberações das AND's que trataram do tema.

d) Que seja convocada, no prazo máximo de 1 (um) ano, a partir da constituição do GT, AND Extraordinária específica para deliberar sobre o projeto.

1.2 O Conselho Nacional do Sinal deve posicionar-se publicamente, via

meios de comunicação adequados, com divulgação pelos canais internos do Sinal, sobre temas institucionais do Banco Central, inclusive quanto a omissões ou decisões de Governo, quando ferirem os interesses da sociedade em geral.

2. O Sinal e a defesa dos direitos do consumidor:

I. A AND delibera que o Conselho Nacional do Sinal crie um Grupo de Trabalho, uma Diretoria Extraordinária e um Fórum permanente para tratamento de assuntos relativos à defesa dos direitos do consumidor, tais como:

a) fraudes envolvendo empréstimos consignados;

b) portabilidade do crédito relacionada a empréstimos consignados; c) prazos para encaminhamento de cédulas falsas pelas IF's ao

Mecir;

d) conta-salário;

e) obrigatoriedade de que as IF's ofereçam aos correntistas pacotes de serviços essenciais.

II. A AND delibera que seja elaborado um manifesto em defesa da função do BC de proteção ao consumidor de serviços bancários;

III. A AND delibera que o Sinal providencie parecer jurídico/estudo técnico sobre as funções/responsabilidades e competências do BC e Procons, com base em

(7)

levantamento em legislação e normativos correlatos (CF, normas do CMN, CDC, etc);

IV. A AND delibera que o Sinal solicite audiência à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, após a conclusão do parecer/estudo técnico citado no item anterior, para que a CAE questione o CMN a respeito da suposta ilegalidade da Resolução 2878/2001.

VI. A AND delibera que o Sinal atue para que o BC implemente, efetivamente, na área de atendimento ao consumidor bancário, a aplicação, às IF's que venham a descumprir normas, das multas previstas em normativos já existentes.

VII. A AND delibera que o Sinal atue no sentido de que o BC crie, em sintonia com as necessidades identificadas pelo setor de atendimento, novas normas que permitam maior eficácia ao trabalho do BC nessa área.

VIII. A AND delibera que o Sinal constitua grupo de trabalho, no prazo de 60 dias, para realizar estudo e diagnóstico sobre tarifas praticadas no mercado bancário, visando definir estratégia de atuação do Sinal em prol do consumidor de serviços bancários, tomando como ponto de partida trabalho realizado pelo Sinal-BH.

IX. A AND delibera que o Sinal constitua grupo de trabalho, no prazo de 60 dias, para realizar estudos com vistas a definir estratégia para atuação do Sinal, visando a redução do spread bancário, tomando como ponto de partida os trabalhos apresentados ao Sinal no Concurso Paulo Roberto de Castro, edição 2008;

X. A AND delibera que a Diretoria de Comunicação, com apoio da Diretoria de Assuntos Técnicos, mantenha atividade contínua de disponibilização de informações sobre defesa do consumidor no site do Sinal na internet, inclusive visando facilitar o acesso a dados que não estejam claramente apresentados em outros meios, tal como o ranking das instituições mais reclamadas no site do BC.

Referências

Documentos relacionados

O jacarandá (Dalbergia brasiliensis) mostrou crescimento em altura próximo à altura média entre as espécies ensaiadas (1,23m), destacando-se também como espécie alternativa para

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

A ginástica aeróbica foi a primeira atividade aeróbica a merecer destaque. Praticamente foi esta a responsável pela popularização dos exercícios aeróbicos de

Se você suspeita que possa ser alérgico, pergunte ao seu médico antes de usar este medicamento; Se for diabético, informe seu médico antes de tomar fumarato de cetotifeno..

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

Observou-se uma redução na velocidade curvilínea, na integridade de membrana pelo método de eosina-nigrosina e no potencial mitocondrial apenas no grupo filtrado, entre os tempos