• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE GESTÃO DA QUALIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE GESTÃO DA QUALIDADE"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Histórico e Perfil da Empresa 3. Missão

4. Política Integrada de Gestão 5. Organograma

6. Sistema Integrado de Gestão - SIG 6.1 Escopo

6.2 Exclusões

6.3 Documentação do SIG 6.4 Planejamento do SIG

6.5 Mapa de Interação entre os Processos 6.6 Representante da Direção - RD

7. Controle de Alterações

1 – INTRODUÇÃO

Este Manual demonstra como está estruturado o Sistema Integrado de Gestão (SIG) da ALDO COMPONENTES ELETRÔNICOS, de acordo com os Requisitos das Normas de Referência ISO 9001 versão 2008; ISO 14001 versão 2006 e OHSAS versão 2007.

A ALDO sempre teve com principal objetivo o aumento da satisfação de seus clientes e o cumprimento das exigências da legislação aplicável ao seu segmento de mercado, além do pleno atendimento ás necessidades relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à segurança de seus colaboradores.

É com grande satisfação que apresentamos aos nossos clientes, fornecedores e colaboradores este Manual da Qualidade da ALDO, que implementou e mantém o seu Sistema Integrado de Gestão (SIG) de acordo com os requisitos da Norma de referência.

2 - HISTÓRICO E PERFIL DA EMPRESA

A Aldo Componentes Eletrônicos atua há 27 anos no mercado de soluções em tecnologia da informação. É parceira de negócios de várias empresas de renome mundial e distribuidora oficial da HP, Microsoft, Intel, Samsung, Sony, Western Digital, Nvidia, Acer, Genius, SuperMicro, International Paper, SMS, BenQ, Belkin, Asus e Corel. No final de 2005, com atuação nacional e ênfase na região sul do Brasil, a empresa recebeu o título de maior distribuidor de multifuncionais HP do país e foi eleita como o distribuidor preferido pelos membros do universo Intel.

A Aldo Componentes Eletrônicos está inserida ativamente no processo "Brasil Originalmente Legal" dando sustentação aos seus parceiros e oferecendo suporte integral aos clientes.

Em 1982, a Aldo Componentes Eletrônicos é fundada por Aldo Pereira Teixeira em Maringá, no Paraná. No início, a sede era na própria residência do fundador, que exercia o comércio de venda de "porta em porta", viajando pelo Estado do e levando, às revendas e oficinas, peças para reposição no conserto de rádios e televisores. Com o passar dos tempos e aumento de capital, a empresa aluga um prédio comercial de onde começou a despachar os produtos aos seus clientes e especializar-se em distribuição.

(2)

Em três anos, conseguiu adquirir um prédio de 400m², depois, a empresa comprou uma área de 8.000m² e construiu sua nova sede que possuía, inicialmente, 3.500m² e depois foi expandida para 7.000m². A empresa cresce e destaca-se em sua mais nova denominação: Aldo Crazy People.

A Aldo Componentes Eletrônicos é formada, aproximadamente, por 90 funcionários, diretores e gerentes que se orientam e se responsabilizam por valores e compromissos. A empresa destaca-se em investimentos, em infra-estrutura, treinamentos, responsabilidade social, esportes e no melhor atendimento e agilidade com seus clientes.

A Aldo Componentes Eletrônicos é referência em planejamento tributário, ela ensina revendas e fornecedores a respeito disso; ela combate a pirataria e o contrabando com mudança de percepção do mercado e produtos altamente competitivos; ela não só vende os produtos, como também muda a percepção a respeito da importância da origem, procedência e qualidade. Ela desenvolve vários projetos de cidadania e social, envolvendo os seus parceiros nisso, e isso ajuda o mercado a perceber as marcas com mais simpatia e a conhecê-las também por uma via mais humana, interessada e não somente pelo caminho da compra e venda.

A Aldo Componentes Eletrônicos fala uma língua que o mercado brasileiro entende e por isso ela é um dos principais distribuidores nacionais. Nisso tudo a Aldo é única.

Desta forma, a filosofia de trabalho da Aldo Componentes Eletrônicos para 2009 se baseia no slogan "Nosso negócio é o Brasil". Sua missão é oferecer aos parceiros, soluções em tecnologia da informação com eficiência na gestão de custos, disponibilidade, logística e longevidade nos negócios, visando o crescimento dos parceiros.

A Aldo Componentes Eletrônicos tem como responsabilidade o compromisso garantido com o cliente. As partes envolvidas em uma mesma situação comungam suas habilidades e talentos para criar uma meta compartilhada. Caminhar juntos em direção a essa meta, conscientes da implicação desse processo, é a verdadeira parceria, na qual os opostos descobrem que são absolutamente complementares.

3 – MISSÃO

Nossa missão é oferecer aos parceiros, soluções em tecnologia da informação com eficiência na gestão de custos, disponibilidade, logística e longevidade nos negócios, visando o crescimento dos parceiros.

4 - POLITICA INTEGRADA DE GESTÃO

Qualidade – Meio Ambiente – Segurança e Saúde Ocupacional

Atuar no mercado da tecnologia da informação, desenvolvendo, industrializando, com distribuição autorizada de equipamentos, hardwares e softwares, através do comprometimento de todos os seus colaboradores com:

 Melhoria contínua da eficácia do Sistema Integrado de Gestão;

 Garantia do atendimento aos requisitos legais vigentes e aos nossos próprios requisitos de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde;

 Garantia de atendimento através dos nossos produtos com normatizações, certificações, homologações com plena funcionalidade na expectativa de uso do consumidor final;

 A prevenção da poluição, de lesões e de doenças ocupacionais;  Agilidade nos processos de logística;

 Colaboradores competentes e qualificados para o atendimento do mercado da Tecnologia da Informação.

(3)

5 – ORGANOGRAMA

A Estrutura Organizacional da ALDO está planejada e implementada conforme o organograma abaixo:

6 - SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO – SIG

6.1 – ESCOPO

Sistema Integrado de Gestão (SIG) da ALDO foi desenvolvido compreendendo o seguinte escopo:

Industrialização de Hardware e com distribuição autorizada de hardwares, softwares e acessórios.

6.2 – EXCLUSÕES

Todos os requisitos da Norma de referência ISO 9001:2008 são aplicáveis ao SIG da ALDO com exceção do seguinte requisito conforme justificativa que segue:

Requisito 7.5.2 - Validação dos processos de produção e fornecimento de serviços por não existirem serviços onde à saída resultante não possa ser verificada por monitoramento ou medição subseqüente, inclusive não há serviços ou produtos fornecidos pelo ALDO onde as deficiências só fiquem aparentes depois que o serviço tenha sido prestado.

(4)

Os Requisitos Legais e Regulamentares Aplicáveis ao SIG estão relacionados na tabela TAB-SIG-002 - Tabela de Requisitos Legais Aplicáveis ao SIG da ALDO

6.3 - DOCUMENTAÇÃO DO SIG

A documentação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) da ALDO está composta dos seguintes documentos:

 Manual Integrado de Gestão (MIG) => Estabelece as definições estratégicas do SIG.  Procedimentos (POP) => Regulamenta as normas de processos.

 Tabelas de Parâmetros (TAB) => Determina os parâmetros e variáveis de processos.

 Formulários (FOR) => São utilizados para o preenchimento e relato de registros relativos à execução dos POP´s e demais atividades administrativas, operacionais e gerenciais.

 Indicadores de Desempenho => Servem para Medição e Monitoramento do desempenho do SIG

Toda a documentação do SIG está cadastrada e é publicada e gerenciada pelo software SIG SISTEM – um sistema via internet que permite o acesso de documentos e indicadores pelos usuários responsáveis de cada área.

A estrutura da documentação é representada figura abaixo:

No anexo A está o Guia de Correlação da documentação do SIG com os requisitos das Normas de Referência ISO 9001 versão 2008; ISO 14001 versão 2006 e OHSAS versão 2007.

6.4 - PLANEJAMENTO DO SIG

A ALDO estabelece e mantém o Sistema Integrado de Gestão (SIG), que tem sua descrição de estrutura nesse Manual, e cuja implementação leva em conta:

(5)

a) Determinação dos processos: Ver o mapa de processos do item 6.5 abaixo onde cada processo possui o seu procedimento conforme referenciados no Guia de Correção da Documentação do item 6.5 desse Manual.

b) Determinação dos critérios e métodos requeridos para assegurar a efetiva operação e controle do Sistema Integrado de Gestão (SIG) conforme descrito em cada procedimento para cada processo da empresa - ver 6.5 desse Manual.

c) Garantia da disponibilidade de recursos e informações necessárias para apoiar a operação e monitoramento destes processos conforme os registros citados em cada procedimento de processos e conforme. Os recursos de infra-estrutura e ambiente de trabalho são disponibilizados conforme planejados nas Tabelas TAB-SIG-004 e TAB-SIG-005 que complementam o Planejamento do Sistema Integrado de Gestão (SIG) da ALDO.

d) Medição, monitoramento e análise destes processos conforme especificado na Tabela TAB-SIG-001 e nos procedimentos operacionais citados no Guia de Correlação da Documentação do item 6.5 desse Manual.

e) Implementação de ações necessárias para assegurar os resultados planejados e sua contínua melhoria conforme processo de análises críticas do Sistema Integrado de Gestão (SIG) pela Direção da ALDO e atas de reuniões setoriais de cada um dos gestores de áreas mais a ata de análise crítica do SIG pela alta administração - ver POP-SIG-007.

f) Todo o Planejamento do Sistema Integrado de Gestão (SIG) para atendimento aos seus objetivos de melhoria contínua e aos requisitos regulamentares referenciados na Tabela TAB-SIG-002 está descrito nos documentos citados nos itens acima (de "a" a "e") e nas atas de reuniões de análise crítica do Sistema Integrado de Gestão (SIG) pela Direção da Empresa.

6.4.1 - Comunicação Interna e Externa

Para assegurar que haja canais de comunicação apropriados e que seja realizada a comunicação relativa à eficácia do SIG foram estabelecidos os seguintes processos de comunicação:

a) Procedimento POP-SIG-008 que regulamenta o processo de comunicação interna e externa.

b) Procedimento POP-SIG-009 que regulamenta o processo de tratamento de reclamações de clientes.

c) Serviços de pesquisa e pós-venda junto aos clientes conforme o POP-COM-005.

d) E-mail - todo funcionário que ocupa um cargo de gerencia ou chefia possui um endereço eletrônico de e-mail para se comunicar com os demais na ALDO;

e) Murais de avisos fixados em cada setor da empresa;

f) CI - Comunicação Interna - utilizada como meio de transmissão de informações e solicitações formal do ALDO pelo FOR-SIG-010

g) Ramal interno de telefones, e

h) Reuniões mensais e semanais com pessoal responsável dos processos.

6.4.2 - Foco no Cliente

A Alta Direção da ALDO assegura que os requisitos do cliente estão determinados e atendidos, de modo a propiciar o aumento da satisfação dos clientes da seguinte forma:

a) Determinação dos requisitos do cliente - Conforme procedimentos POP-COM-001, POP-COM-002 e POP-COM-003

b) Atendimento aos requisitos do cliente - Conforme procedimentos POP-COM-004 c) Aumento da satisfação dos clientes - Conforme procedimento POP-COM-005

6.5 - MAPA DE INTERAÇÃO DOS PROCESSOS

A sequência e a interação entre os processos do Sistema Integrado de Gestão (SIG) da ALDO está determinada pelo Mapa de Interação entre Processos do anexo B apresentado para cada processo da empresa.

(6)

A direção da ALDO nomeia o seu Representante da Direção através de uma correspondência assinada indicando essa pessoa como sendo autorizada para além de outras responsabilidades:

a) Assegurar que os processos necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade sejam estabelecidos, implementados e mantidos,

b) Relatar à Alta Direção o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade e qualquer necessidade de melhoria,

c) Assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do cliente em toda a organização, e d) Representar a empresa incluindo ligação com partes externas em assuntos relativos ao Sistema de

Gestão da Qualidade.

A designação é feita através de uma carta endereçada a todos os setores e colaboradores da empresa.

7 - CONTROLE DE ALTERAÇÕES

Revisão 6 = Revisado o texto todo do MIG para incluir a descrição das diretrizes para adequação do SIG aos requisitos das Normas de Referência ISO 9001 versão 2008; ISO 14001 versão 2006 e OHSAS versão 2007. Incluídos o Guia de Correlação da Documentação e o Mapa de Interação entre Processos como anexo do MIG.

8 - ANEXOS

 Anexo A – Guia de Correlação da Documentação  Anexo B – Mapa de Interação entre Processos

(7)

Anexo A – Guia de Correlação da Documentação

PLANEJAMENTO DO SGQ Requisitos da Norma ISO 9001 Documentos Normativos Registros MIG Proced. Tabelas

4

4.1 Item 6.4

Item 6.5 - - FOR-000

4.2.1 Item 6.3 - TAB-SIG-002 FOR-000

4.2.2 Item 6.3 - - -

4.2.3 Item 6.3 POP-SIG-001 TAB-SIG-003 -

4.2.4 Item 6.3 POP-SIG-002 - - 5 5.1 MIG todo - - - 5.2 Item 6.4 Item 6.5 - TAB-SIG-001 - 5.3 Item 4 - - - 5.4.1 Item 6.4 - TAB-SIG-001 - 5.4.2 Item 6.4

Item 6.5 POP-000 TAB-000

5.5.1 Item 6.4 - TAB-RHU-003 -

5.5.2 Item 6.6 - - -

5.5.3 Item 6.4.1 POP-SIG-008 - FOR-SIG-010

5.6 Item 6.4 POP-SIG-007 - FOR-SIG-008

6 6.1 Item 6.4 Item 6.5 POP-ADM-001 POP-ADM-002 TAB-RHU-002 TAB-RHU-004 TAB-SIG-004 TAB-SIG-005 - 6.2 Item 6.4 POP-RHU-001 POP-RHU-002 POP-RHU-003 TAB-RHU-001 TAB-RHU-002 TAB-RHU-004 FOR-RHU-001 6.3 Item 6.4 POP-IND-011 POP-TIN-001 POP-TIN-002 POP-TIN-003 POP-TIN-004 POP-TIN-005 POP-TIN-006 TAB-SIG-004 FOR-IND-002 FOR-IND-003 FOR-IND-004

6.4 Item 6.4 POP-IND-011 TAB-SIG-005 -

GUIA DE CORRELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO DO SIG PLANEJAMENTO DO SIG

Quesitos do SIG Documentos Normativos Registros MIG Proced. Tabelas

1. Política Integrada Item 4 - - SIG SISTEM

2. Objetivos e Metas Item 6.4 - TAB-SIG-001 SIG SISTEM 3. Indicadores de

Desempenho Item 6.4 - TAB-SIG-001

SIG SISTEM 4. Estrutura da

Documentação Item 6.3 - -

SIG SISTEM

(8)

7 7.1 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5 POP-IND-001 POP-IND-003 POP-COM-004 POP-IND-009 POP-TIN-001 POP-TIN-002 POP-TIN-003 POP-TIN-004 POP-TIN-005 POP-ADM-001 POP-ADM-002 POP-ADM-003 POP-ADM-004 POP-ADM-005 TAB-AST-001 TAB-AST-002 FOR-TIN-001 FOR-TIN-002 FOR-IND-001 FOR-IND-002 FOR-IND-003 FOR-IND-004 FOR-IND-005 FOR-IND-006 FOR-IND-007 Sistema ALDO 2000 7.2 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5 POP-COM-001 POP-COM-002 POP-COM-003 POP-COM-004 - Pedido de venda 7.3 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5 POP-IND-002 POP-IND-004 POP-IND-006 POP-IND-007 - FOR-IND-006 FOR-IND-007 7.4 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5 POP-SUP-001 POP-SUP-002 POP-SUP-003 POP-SUP-004 - Pedido de compra 7.5 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5 POP-COM-004 POP-IND-003 POP-IND-009 POP-IND-011 POP-ALM-001 POP-ALM-002 POP-ALM-003 POP-ALM-004 POP-AST-001 POP-AST-002 POP-AST-003 POP-AST-004 TAB-AST-001 TAB-AST-002 FOR-AST-001 FOR-TIN-001 FOR-TIN-002 FOR-TIN-003 FOR-TIN-004 FOR-IND-001 FOR-IND-002 FOR-IND-003 FOR-IND-004 FOR-IND-005 FOR-IND-006 FOR-IND-007 7.6 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5

POP-IND-010 TAB-IND-001 Laudo

8

8.1

Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5

POP-SIG-007 TAB-SIG-001 Sistema ALDO 2000 8.2.1 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5 POP-SIG-007 POP-COM-005 TAB-SIG-001 Sistema ALDO 2000 8.2.2 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5 POP-SIG-003 - FOR-SIG-001 FOR-SIG-002 FOR-SIG-003 FOR-SIG-004 FOR-SIG-006 FOR-SIG-009

(9)

8.2.3 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5 POP-SIG-007 POP-COM-004 POP-IND-009 TAB-SIG-001 FOR-SIG-007 8.2.4 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5 POP-SIG-007 POP-COM-004 POP-IND-009 TAB-SIG-001 FOR-SIG-007 8.3 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5 POP-SIG-004 - FOR-SIG-005 8.4 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5

POP-SIG-007 TAB-SIG-001 FOR-SIG-007

8.5.1 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5 POP-SIG-005 POP-SIG-006 POP-SIG-007 POP-SIG-009 - FOR-SIG-004 FOR-SIG-007 8.5.2 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5 POP-SIG-005 POP-SIG-009 - FOR-SIG-004 FOR-SIG-007 8.5.3 Item 6.3 Item 6.4 Item 6.5 POP-SIG-006 - FOR-SIG-004

(10)

PLANEJAMENTO DO SGA

Quesitos do SGA Documentos Normativos Registros MIG Proced. Tabelas

1. Política Ambiental Item 4 - -

2. Objetivos Ambientais Item 6.4 - TAB-SIG-001 SIG SISTEM 3. Diagnóstico inicial do SGA Item 6.4 POP-SIG-010 - Tabela CLAp 4. Requisitos Legais Aplicáveis Item 6.4 POP-SIG-010

POP-SIG-011

TAB-SIG-002 Tabela CLap 5. Aspectos/Impactos

Ambientais Identificados

Item 6.4 POP-SIG-010 - Tabela CLap

6. Aspectos/Impactos Ambientais Significativos Priorizados

Item 6.4 POP-SIG-010 - Tabela CLap

7. Programas de Respostas a Emergências

Item 6.4 POP-SIG-017 - -

8. Controles Operacionais Item 6.4 POP-SIG-010 - Tabela CLAp 9. Licenças Ambientais Item 6.4 POP-SIG-001 TAB-SIG-003

10. Indicadores Ambientais Item 6.4 - TAB-SIG-001 SIG SISTEM Requisitos da ISO 14001

Requisito Sub-requisito

4.1 Item 6.1 - - -

4.2 Item 4 - - -

4.3

4.3.1 Item 6.4 POP-SIG-010 - Tabela CLAp

4.3.2 Item 6.4 POP-SIG-010 POP-SIG-011

- Tabela CLAp

4.3.3 Item 6.4 - TAB-SIG-001 SIG SISTEM

4.4 4.4.1 Item 6.4 Item 6.6 - Carta do RD 4.4.2 Item 6.4 POP-RHU-001 POP-RHU-002 TAB-RHU-001 TAB-RHU-002 TAB-RHU-003 TAB-RHU-004 SIG SISTEM

4.4.3 Item 6.4.1 POP-SIG-008 - FOR-SIG-003

FOR-SIG-004

4.4.4 a Item 4

Item 6.4

- TAB-SIG-001 SIG SISTEM

4.4.4 b Item 6.1 - - - 4.4.4 c Item 6.5 Item 6.6 - - - 4.4.4 d Item 6.5 Item 6.6 - - - 4.4.4 e Item 6.5 Item 6.6 - - -

4.4.5 Item 6.3 POP-SIG-001 - SIG SISTEM

4.4.6 Item 6.4 POP-SIG-010 POP-SIG-014 - Tabela CLAp 4.4.7 Item 6.4 POP-SIG-013 POP-SIG-017 - SIG SISTEM 4.5 4.5.1 Item 6.4 POP-SIG-007 POP-IND-009 - SIG SISTEM

4.5.2 Item 6.4 POP-SIG-011 - Tabela CLAp

4.5.3 Item 6.4 POP-SIG-005 POP-SIG-006

(11)

4.5.4 Item 6.4 POP-SIG-002 - -

4.5.5 Item 6.4 POP-SIG-003 - SIG SISTEM

(12)

PLANEJAMENTO DO SSO

Quesitos do SSO Documentos Normativos Registros MIG Proced. Tabelas

1. Política de SSO Item 4 - -

2. Objetivos de SSO Item 6.4 - TAB-SIG-001 SIG SISTEM

3. Requisitos Legais Aplicáveis ao SSO

Item 6.4 POP-SIG-010 - Tabela CLAp

4. Identificação de Perigos e Riscos de SSO

Item 6.4 POP-SIG-010 POP-SIG-011

TAB-SIG-002 Tabela CLap 5. Identificação dos Potenciais

Acidentes, Incidentes e Não-Conformidades

Item 6.4 POP-SIG-010 - Tabela CLap

6. Identificação das Possíveis Doenças e Lesões

Associadas a Incidentes e Situações de Emergências Ambientais

Item 6.4 POP-SIG-010 - Tabela CLap

7. Programação de Simulações de SSO Item 6.4 POP-SIG-017 - - 8. Plano de Prevenção a Lesões e Doenças Associadas a SSO

Item 6.4 POP-SIG-010 - Tabela CLAp

9. Indicadores de SSO Item 6.4 - TAB-SIG-001 SIG SISTEM Requisitos OHSAS 18001

Requisito Sub-requisito

4.1 Item 6.1 - - -

4.2 Item 4 - - -

4.3

4.3.1 Item 6.4 POP-SIG-010 - Tabela CLAp

4.3.2 Item 6.4 POP-SIG-010 POP-SIG-011 - Tabela CLAp 4.3.3 Item 6.4 POP-SIG-015 POP-SIG-016 POP-SIG-018 TAB-SIG-001 SIG SISTEM 4.4 4.4.1 Item 6.4 Item 6.6 - Carta do RD 4.4.2 Item 6.4 POP-RHU-001 POP-RHU-002 TAB-RHU-001 TAB-RHU-002 TAB-RHU-003 TAB-RHU-004 SIG SISTEM

4.4.3 Item 6.4.1 POP-SIG-008 - FOR-SIG-003

FOR-SIG-004

4.4.4 a Item 4

Item 6.4

- TAB-SIG-001 SIG SISTEM

4.4.4 b Item 6.1 - - - 4.4.4 c Item 6.5 Item 6.6 - - - 4.4.4 d Item 6.5 Item 6.6 - - - 4.4.4 e Item 6.5 Item 6.6 - - -

4.4.5 Item 6.3 POP-SIG-001 - SIG SISTEM

(13)

4.4.7 Item 6.4 POP-SIG-013 POP-SIG-015 POP-SIG-017 - SIG SISTEM 4.5 4.5.1 Item 6.4 POP-SIG-007 POP-IND-009 - SIG SISTEM

4.5.2 Item 6.4 POP-SIG-011 - Tabela CLAp

4.5.3 Item 6.4 POP-SIG-005 POP-SIG-006 POP-SIG-012

- SIG SISTEM

4.5.4 Item 6.4 POP-SIG-002 - -

4.5.5 Item 6.4 POP-SIG-003 - SIG SISTEM

4.6 4.6 Item 6.4 POP-SIG-007 - SIG SISTEM

Anexo B – Mapa de Interação entre Processos

ENTRADAS => PROCESSO => SAÍDAS Processos Fornecedores Informações, Materiais,

Serviços Bens e Serviços

Processos Clientes  Todos  Relatório de Contas a Pagar  Fluxo de Caixa  Contratos de Fornecedores  Indicadores de Desempenho  Relatórios Gerenciais Setoriais/Produção  Pedidos de Mercadorias  Programação de

Logística (Frota) DIREÇÃO DA EMPRESA  Politica da Qualidade  Diretrizes e Estratégias  Objetivos e Metas  Decisões de Posicionamento Estratégico (ATAS)  Autorização de Gastos  Aprovação de Normas  Contratação e avaliação de serviços de terceiros  Relatório de Analise Critica  Presidência Métodos Eficácia

POP-SIG-007 – Reunião de Analise Critica POP-SIG-008 – Comunicação Externa / Interna

 1 - Indicador de satisfação dos clientes  2 - Indicador de reclamações de

Clientes

 3 – Indicador de Eficácia do SIG

Infra Estrutura / Ambiente

Infraestrutura - TAB-SIG-004

Ambiente de Trabalho - TAB-SIG-005 Estrutura de Cargos – TAB-RHU-001 Qualificação do cargo – TAB-RHU-002 Responsabilidades – TAB-RHU-003 Plano de Capacitação – TAB-RHU-004

Cargos

Diretor Presidente Diretor Superintendente Diretora Financeira

(14)

ENTRADAS => PROCESSO => SAÍDAS Processos Fornecedores Informações, Materiais,

Serviços Bens e Serviços

Processos Clientes  Direção  Administrativo Financeiro  Vendas  Compras  Indústria  Almoxarifado  Separação  Expedição  TI / CPD  Quadro de Funcionários.  Solicitação de Pessoal  Solicitação de Treinamento  Politicas de RH Recursos Humanos  Seleção e recrutamento  Integração de funcionários novatos  Treinamento de funcionários  Avaliação de eficácia de treinamentos  Comunicação de politicas e diretrizes da empresa  Direção  Demais setores Métodos Eficácia

POP-RHU-001- Seleção e Recrutamento POP-RHU-002 – Capacitação de pessoal, treinamento e conscientização

POP-RHU-003 – Integração de Novos

Colaboradores

1 - Indicador de satisfação dos clientes  2 - Indicador de reclamações de Clientes  04 - Indicador de qualificação de  Pessoal  05 - Indicador de eficácia de treinamentos

Infra Estrutura / Ambiente

Infraestrutura - TAB-SIG-004

Ambiente de Trabalho - TAB-SIG-005 Estrutura de Cargos – TAB-RHU-001 Qualificação do cargo – TAB-RHU-002 Responsabilidades – TAB-RHU-003 Plano de Capacitação – TAB-RHU-004

Cargos

(15)

ENTRADAS => PROCESSO => SAÍDAS Processos Fornecedores Informações, Materiais,

Serviços Bens e Serviços

Processos Clientes  Direção  Administrativo Financeiro  Vendas  Compras  Indústria  Almoxarifado  Separação  Expedição  TI / CPD  Atualização de Documentos  Atualização de Indicadores  Relatório de Analise Critica  Relatório de Não conformidades  Registro de Reclamações de Clientes  Ações Corretivas e Preventivas SIG  Emissão/Revisão de Normas  Auditorias Internas  Acompanhamento de Ações Corretivas e Preventivas  Treinamentos  Elaboração de Analise critica da Direção  Direção  Administrativo Financeiro  Vendas  Compras  Indústria  Almoxarifado  Separação  Expedição  TI / CPD Métodos Eficácia

POP-SIG-001 – Controle de Documentos POP-SIG-002 – Controle de Registros e Arquivos POP-SIG-003 – Auditoria Interna

POP-SIG-004 – Tratamento de Não Conformidade POP-SIG-005 – Ação Corretiva

POP-SIG-006 – Ação Preventiva

POP-SIG-007 – Reunião de Analise Critica POP-SIG-008 – Comunicação Externa / Interna

POP-SIG-009 – Reclamação de Clientes  1 - Indicador de satisfação dos clientes  2 - Indicador de reclamações de Clientes  3 – Indicador de Eficácia do SIG

Recursos / Ambiente

Infraestrutura - TAB-SIG-004

Ambiente de Trabalho - TAB-SIG-005 Estrutura de Cargos – TAB-RHU-001 Qualificação do cargo – TAB-RHU-002 Responsabilidades – TAB-RHU-003 Plano de Capacitação – TAB-RHU-004

Cargos

(16)

ENTRADAS => PROCESSO => SAÍDAS Processos Fornecedores Informações, Materiais,

Serviços Bens e Serviços

Processos Clientes  Direção  Administrativo Financeiro  Vendas  Compras  Indústria  Almoxarifado  Separação  Expedição  TI / CPD  Pedidos de Manutenção de Hardware e software  Pedidos de desenvolvimento de Software e Web  Pedidos de Treinamentos  Informações para atualização do Site TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO  Desenvolvimento e manutenção de software e Web  Atendimento e suporte interno  Treinamentos

para uso dos sistemas  Direção  Administrativo Financeiro  Vendas  Compras  Indústria  Almoxarifado  Separação  Expedição  TI / CPD Métodos Eficácia POP-TIN-001-Manutenção de Hardware POP-TIN-002-Desenvolvimento e Manutenção de Softwares POP-TIN-003-Desenvolvimento e Manutenção de Web POP-TIN-004-Editoração de Marketing POP-TIN-005-Express Mail – Aldo Crazy Mail POP-TIN-006-Chamados

 1 - Indicador de satisfação dos clientes  2 - Indicador de reclamações de

Clientes

 6 - Indicador de paradas do sistema  7 - Indicador de segurança da informação  27 - Indicador de Disponibilidade do Site  Cronograma de atividades de Desenvolvimento

 Cronograma de atividades do setor de CPD

 Cronograma de atividades do setor de WEB

Recursos / Ambiente

Infraestrutura - TAB-SIG-004

Ambiente de Trabalho - TAB-SIG-005 Estrutura de Cargos – TAB-RHU-001 Qualificação do cargo – TAB-RHU-002 Responsabilidades – TAB-RHU-003 Plano de Capacitação – TAB-RHU-004

Cargos

Administrador de CPD Programador de Sistema Analista de Sistema

(17)

ENTRADAS => PROCESSO => SAÍDAS Processos Fornecedores Informações, Materiais,

Serviços Bens e Serviços

Processos Clientes  Direção  Administrativo Financeiro  Vendas  Compras  Indústria  Almoxarifado  Separação  Expedição  TI / CPD  Pedidos de Manutenção de Hardware e software  Pedidos de desenvolvimento de Software e Web  Pedidos de Treinamentos  Informações para atualização do Site CPD  Desenvolvimento e manutenção de software e Web  Atendimento e suporte interno  Treinamentos

para uso dos sistemas  Direção  Administrativo Financeiro  Vendas  Compras  Indústria  Almoxarifado  Separação  Expedição  TI / CPD Métodos Eficácia POP-TIN-001-Manutenção de Hardware POP-TIN-002-Desenvolvimento e Manutenção de Softwares POP-TIN-003-Desenvolvimento e Manutenção de Web POP-TIN-004-Editoração de Marketing POP-TIN-005-Express Mail – Aldo Crazy Mail POP-TIN-006-Chamados

 1 - Indicador de satisfação dos clientes  2 - Indicador de reclamações de

Clientes

 6 - Indicador de paradas do sistema  7 - Indicador de segurança da informação  27 - Indicador de Disponibilidade do Site  Cronograma de atividades de Desenvolvimento

 Cronograma de atividades do setor de CPD

 Cronograma de atividades do setor de WEB

Recursos / Ambiente

Infraestrutura - TAB-SIG-004

Ambiente de Trabalho - TAB-SIG-005 Estrutura de Cargos – TAB-RHU-001 Qualificação do cargo – TAB-RHU-002 Responsabilidades – TAB-RHU-003 Plano de Capacitação – TAB-RHU-004

Cargos

Administrador de CPD Programador de Sistema Analista de Sistema

(18)

ENTRADAS => PROCESSO => SAÍDAS Processos Fornecedores Informações, Materiais,

Serviços Bens e Serviços

Processos Clientes  Direção  Administrativo e Financeiro  SIG  RH  Separação  Expedição  TI  Assistência Técnica  Informações de estoque  Informação de entregas realizadas  Tabela de Preços  Suporte de TI  Liberação de cadastro  Liberação de credito  Treinamento de vendedores VENDAS  Pedidos de Venda para separação e indústria  Cadastros para aprovação  Pedidos para liberação  Direção  Administrativo e Financeiro  RH  Separação  Assistência técnica Métodos Eficácia

POP-COM-001- Venda Balcão POP-COM-002 -Venda Eletrônica POP-COM-004-Logística de Distribuição POP-COM-005-Pós-Venda

POP-COM-006-Procedimentos Especiais

 1 - Indicador de satisfação dos clientes  2 - Indicador de reclamações de

Clientes

 8 - Indicador de qualidade da especificação do pedido de venda  9 - Indicador de disponibilidade do

produto para venda

 10 - Indicador de Qualificação da Transportadora

 11 - Indicador de Qualificação dos Fornecedores

 18 - Indicador de Pontualidade das Entregas

Recursos / Ambiente

 Infraestrutura - TAB-SIG-004

 Ambiente de Trabalho - TAB-SIG-005  Estrutura de Cargos – TAB-RHU-001  Qualificação do cargo – TAB-RHU-002  Responsabilidades – TAB-RHU-003  Plano de Capacitação – TAB-RHU-004

Cargos

Diretor Comercial

Assistente de Diretoria Comercial Gerente Nacional de Vendas Gerente de Produtos Supervisor de Célula Vendedor Auxiliar de Vendas Auxiliar Administrativo Assistente Administrativo Recepcionista Especialista Comercial

(19)

ENTRADAS => PROCESSO => SAÍDAS Processos Fornecedores Informações,

Materiais, Serviços Bens e Serviços Processos Clientes

 Direção  Administrativo Financeiro  Indústria  Almoxarifado  Solicitação de compras  Informação de estoques  Histórico de Fornecedores COMPRAS  Pedido de Compra e Importação  Planilha de Cotação  Avaliação de Fornecedores  Acompanhamento da entrega  Direção  Administrativo Financeiro  Vendas  Almoxarifado Métodos Eficácia

POP-SUP-001 - Compras de Produtos POP-SUP-002 - Importação de Produtos POP-SUP-003 – Qualificação fornecedores POP-SUP-004 - Contratação de Serviços de terceiros

POP-COM-006-Procedimentos Especiais

 1 - Indicador de satisfação dos clientes  2 - Indicador de reclamações de Clientes  8 - Indicador de qualidade da especificação do

pedido de venda

 9 - Indicador de disponibilidade do produto para venda

 10 - Indicador de desempenho da transportadora  11 – Indicador de desempenho de fornecedores

em geral

Recursos / Ambiente

 Infraestrutura - TAB-SIG-004

 Ambiente de Trabalho - TAB-SIG-005  Estrutura de Cargos – TAB-RHU-001  Qualificação do cargo – TAB-RHU-002  Responsabilidades – TAB-RHU-003  Plano de Capacitação – TAB-RHU-004

Cargos

(20)

ENTRADAS => PROCESSO => SAÍDAS Processos Fornecedores Informações, Materiais,

Serviços Bens e Serviços

Processos Clientes  Compras  Separação  Fornecedores  Pedido de Separação  Mercadorias recebidas  Manutenção da Empilhadeira ALMOXARIFADO  Entrega de Insumos para Indústria  Relatório de Inventario  Manutenção do estoque  Inspeção de recebimento de mercadorias  Avaliação de Fornecedores  Indústria  Vendas  Separação  Compras Métodos Eficácia

POP-ALM-001 – Recebimento de Mercadorias POP-ALM-002 – Armazenamento de Mercadorias POP-ALM-003 – Controle de Entrada e Saída de Mercadorias

POP-ALM-004 – Expedição

 1 - Indicador de satisfação dos clientes  2 - Indicador de reclamações de

Clientes

 15 - Indicador de Desempenho nos Recebimentos

 20 - Indicador de Perda Danos e Avarias em Produtos

 19 – Indicador de Saldo de Estoque  21 – Indicador de Falta de produtos

Recursos / Ambiente

 Infraestrutura - TAB-SIG-004

 Ambiente de Trabalho - TAB-SIG-005  Estrutura de Cargos – TAB-RHU-001  Qualificação do cargo – TAB-RHU-002  Responsabilidades – TAB-RHU-003  Plano de Capacitação – TAB-RHU-004

Cargos

Operador de empilhadeira Aux. De Almoxarifado

(21)

ENTRADAS => PROCESSO => SAÍDAS Processos Fornecedores Informações, Materiais,

Serviços Bens e Serviços

Processos Clientes  Vendas  Almoxarifado  Assistência Técnica  Pedido de Venda para separação  Disponibilidade de produto para separação  Produtos retorno RMA SEPARAÇÃO  Separação de Mercadorias  Conferencia de Saída  Indústria  Expedição Métodos Eficácia

POP-ALM-003 – Controle de Entrada e Saída de Mercadorias

POP-ALM-004 - Expedição

 1 – Indicador de Satisfação de Clientes  2 – Indicador de reclamação de Clientes  16 – Indicador de Eficácia de Separação Recursos / Ambiente  Infraestrutura - TAB-SIG-004

 Ambiente de Trabalho - TAB-SIG-005  Estrutura de Cargos – TAB-RHU-001  Qualificação do cargo – TAB-RHU-002  Responsabilidades – TAB-RHU-003  Plano de Capacitação – TAB-RHU-004

Cargos

Gerente de Separação Separador

(22)

ENTRADAS => PROCESSO => SAÍDAS Processos Fornecedores Informações, Materiais,

Serviços Bens e Serviços

Processos Clientes  Separação  Vendas  Transportador  Pedidos de venda para Expedição  Produto para Expedição  Conhecimento de Transportadora EXPEDIÇÃO  Conferencia de pedidos separados para entrega  Produtos Embalados  Conferencia de Cargas  Vendas  Transportadora Métodos Eficácia

 1 – Indicador de Satisfação de Clientes  2 – Indicador de reclamação de Clientes  17 – Indicador de Qualidade de Embalagem. Recursos / Ambiente  Infraestrutura - TAB-SIG-004

 Ambiente de Trabalho - TAB-SIG-005  Estrutura de Cargos – TAB-RHU-001  Qualificação do cargo – TAB-RHU-002  Responsabilidades – TAB-RHU-003  Plano de Capacitação – TAB-RHU

Cargos

Gerente de Expedição Expedidor

(23)

ENTRADAS => PROCESSO => SAÍDAS Processos Fornecedores Informações, Materiais,

Serviços Bens e Serviços

Processos Clientes  Vendas  Almoxarifado  RMA  Produtos para Manutenção ASSISTENCIA TÉCNICA  Produto com Manutenção Realizada  Reposição de Produtos com Garantia  Envio de Produtos para Manutenção  Vendas  Separação  Expedição Métodos Eficácia

POP-AST-001 – Atendimento de Assistência Técnica

POP-AST-002 – Recebimento de Mercadorias com Garantia

POP-AST-003 – Manutenção de Produtos

POP-AST-004 – Controle de Garantias  1 – Indicador de satisfação dos clientes  2 – Indicador de reclamação de clientes  22 – Indicador de quitação de RMA’s  23 – Indicador de pontualidade de

assistência técnica

 25 - Indicador de Eficácia dos Laudos Técnicos de RMA´s

Recursos / Ambiente

 Infraestrutura - TAB-SIG-004

 Ambiente de Trabalho - TAB-SIG-005  Estrutura de Cargos – TAB-RHU-001  Qualificação do cargo – TAB-RHU-002  Responsabilidades – TAB-RHU-003  Plano de Capacitação – TAB-RHU-004

Cargos

Assistente Técnico em TI

(24)

ENTRADAS => PROCESSO => SAÍDAS Processos Fornecedores Informações, Materiais,

Serviços Bens e Serviços Processos Clientes

 Vendas  Almoxarifado de insumos  Direção  RH  SIG  Pedidos de Produção  Insumos (matéria prima)  Ferramental  Mão-de-obra  Treinamentos INDÚSTRIA  Registros de Não Conformidade  Relatório de análise setorial  Gabinetes  Desktops  Servidores  Notebooks  Almoxarifado  SIG  Direção  Vendas Métodos Eficácia POP-IND-001-Planejamento e Controle da Produção - PCP POP-IND-002-Projeto e Desenvolvimento POP-IND-003-Recebimento de Insumos POP-IND-004-Industrialização de Gabinete POP-IND-006-Montagem de Servidor POP-IND-007-Montagem de Desktop POP-IND-009-Controle da Qualidade

POP-IND-010-Controle de Equipamentos de Medição - Calibração

POP-IND-011-Manutenção Industrial  1 - Indicador de satisfação dos clientes  2 - Indicador de reclamações de Clientes  12 – Indicador de qualidade da produção  13 – Indicador de qualidade da inspeção  14 – Indicador de qualidade dos insumos  26 – Indicador de Pontualidade de

Ordens de Produção

Recursos / Ambiente

 Infraestrutura - TAB-SIG-004

 Ambiente de Trabalho - TAB-SIG-005  Estrutura de Cargos – TAB-RHU-001  Qualificação do cargo – TAB-RHU-002  Responsabilidades – TAB-RHU-003  Plano de Capacitação – TAB-RHU-004

Cargos Gerente Industrial Montador, Aux. de montagem Aux. de embalagem Embalador Supervisor de Indústria

Referências

Documentos relacionados

Com o fim de examinar os progressos alcançados na aplicação desta Convenção, será estabelecido um Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher (doravante

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

In student Y’s case, the conclusion includes reference to the relationship of parallelism between the lines two by two; Expression – content - The problem

Com o auxílio das fotografias, as crianças eram entrevistadas quanto à autocategorização e categorização raciais, preferência racial (quanto à escolha, dentre as fotografias,

Qualidade do projeto: conforme a compatibilidade com a proposta interdisciplinar do Programa e com as linhas de pesquisa da área de concentração; relevância do

Agreement among measurements of the same quantity is fundamental for validity studies, randomised controlled trials and to ensure efficient delivery of health care. As it

A minha persistência me ajudou a superar este desafio, pois tinha que sair de madrugada às 3 horas da manhã de casa e caminhava até a calçada para marcar as provas no colégio

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for