• Nenhum resultado encontrado

Técnica da Elaboração Legislativa (LC 95/98)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Técnica da Elaboração Legislativa (LC 95/98)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Técnica da Elaboração

Legislativa (LC 95/98)

(2)

A Unipública

Conceituada Escola de Gestão Municipal do sul do país, especializada em capacitação e treinamento de agentes públicos atuantes em áreas técnicas e administrativas de prefeituras, câmaras e órgãos da administração indireta, como fundos, consórcios, institutos, fundações e empresas estatais nos municípios.

Os Cursos

Com diversos formatos de cursos técnicos presenciais e à distância

(e-learning/online), a escola investe na qualidade e seriedade, garantindo aos alunos:

- Temas e assuntos relevantes e atualizados ao poder público - Certificados de Participação

- Tira-dúvidas após a realização do curso

- Controle biométrico de presença (impressão digital) - Corpo docente especializado e atuante na área - Atendimento personalizado

- Rigor no cumprimento de horários e programações - Fotografias individuais digitalizadas

- Material de apoio de qualidade - Coffee Breaks em todos os períodos

-Acesso ao AVA (Ambiente Virtual do Aluno) onde será disponibilizado o certificado de participação para impressão, grade programática, apostila digitalizada, material complementar de apoio de acordo com os temas propostos nos cursos, chat com outros alunos e contato direto com professores.

(3)

Público Alvo

- Servidores públicos municipais (secretários, diretores, contadores, advogados, controladores internos, assessores, atuantes na área de licitação, recursos humanos, tributação, saúde, assistência social e demais departamentos) .

- Vereança e Prefeitos (a)

Localização

Nossa sede está localizada em local privilegiado da capital do Paraná, próximo ao Calçadão da XV, na Rua Clotário Portugal nº 41, com estrutura apropriada para realização de vários cursos simultaneamente.

Feedback

Todos os cursos passam por uma avaliação criteriosa pelos próprios alunos, alcançando índice médio de satisfação 9,3 no ano de 2014, graças ao respeito e responsabilidade empregada ao trabalho.

Transparência

Embora não possua natureza jurídica pública, a Unipública aplica o princípio da transparência de seus atos mantendo em sua página eletrônica um espaço específico para esse fim, onde disponibiliza além de fotos, depoimentos e notas de avaliação dos alunos, todas as certidões de caráter fiscal, técnica e jurídica.

Qualidade

Tendo como principal objetivo contribuir com o aperfeiçoamento e avanço dos serviços públicos, a Unipública investe no preparo de sua equipe de colaboradores e com rigoroso critério define seu corpo docente.

(4)

Missão

Preparar os servidores municipais, repassando-lhes informações e ensinamentos gerais e específicos sobre suas respectivas áreas de atuação e contribuir com:

a) a promoção da eficiência e eficácia dos serviços públicos

b) o combate às irregularidades técnicas, evitando prejuízos e responsabilizações tanto para a população quanto para os agentes públicos

c) o progresso da gestão pública enfatizando o respeito ao cidadão

Visão

Ser a melhor referência do segmento, sempre atuando com credibilidade e seriedade proporcionando satisfação aos seus alunos e equipe de colaboradores.

Valores

 Reputação ilibada  Seriedade na atuação

 Respeito aos alunos e à equipe de trabalho  Qualidade de seus produtos

 Modernização tecnológica de metodologia de ensino  Garantia de aprendizagem

 Ética profissional

SEJA BEM VINDO!

BOM CURSO!

Telefone (41) 3323-3131

Sede Própria: Rua Desembargador Clotário Portugal, n° 39, Centro.

(5)

Programação

Técnica da Elaboração Legislativa (LC 95/98)

1 Parte preliminar:

1.1 Epígrafe

1.2 Autoria

1.3 Ementa

1.4 Fórmula de promulgação

1.5 Promulgação

2 Parte normativa/corpo (ordenação do texto):

2.1 Artigo

2.2 Parágrafo

2.3 Inciso

2.4 Alínea

2.5 Item

3 Encerramento da norma

4 A redação textual das normas

4.1 Frases impositivas

4.2 Orações na ordem direta

4.3 Uniformidade do tempo verbal

4.4 Regras de pontuação

4.5 Linguagem articulada

4.6 Evitar o duplo sentido

4.7 Como indicar siglas

4.8 Como citar números e percentuais

4.9 Indicações de dispositivo

Professor (a):

Nara Berté: Redatora oficial, Especialista em Ciências Políticas e

(6)

1

TÉCNICA DA ELABORAÇÃO

LEGISLATIVA (LC 95/98)

Nara Berté

A técnica legislativa consiste no conjunto de normas, regras e procedimentos que devem ser seguidos pelos elaboradores dos atos jurídicos. Pode-se dizer que essa é a arte de redigir leis.

As técnicas legislativas são também regras de boa escrita, que devem ser de conhecimento e domínio de todos os legisladores.

Tão importante quanto observar as normas constantes da técnica legislativa, a elaboração de leis exige conhecimento amplo sobre a matéria, verificação de competência para disciplinar o assunto e reflexão acerca da composição do texto.

Leis mal elaboradas suscitam dúvidas e incertezas e, por serem confusas, podem acabar sendo contrárias aos fins para os quais foram propostas.

No Brasil, a elaboração, redação e alteração dos atos normativos são regulamentadas pela Lei Complementar n.º 95, de 26 de fevereiro de 1998, alterada pela Lei n.º 107, de 26 de abril de 2001.

Todas as fases do processo legislativo têm sua regulamentação estabelecida no Regimento Interno, que disciplina as atribuições dos órgãos da Câmara Municipal, contemplando suas funções legislativas, fiscalizadoras e administrativas. Dessa forma, e para garantir efetividade nos processos legislativos, é fundamental que os

(7)

2

vereadores, os assessores e os servidores das Câmaras Municipais conheçam profundamente o Regimento Interno das Casas em que atuam.

No que se refere à metodologia e sistematização, é possível consultar manuais e seguir as orientações que constam na legislação e nos próprios regimentos das Câmaras, porém, como bem pontua André Leandro Barbi de Souza:

"A lei não pode ser uma mera formalidade burocrática... Seu conteúdo interfere no destino das pessoas, da sociedade e das instituições, portanto, seu resultado não pode se dar ao acaso... A elaboração de uma lei exige planejamento, método, avaliação técnica e política, formal e material, coerência interna e externa, identificação de seu custo, definição prévia de seus objetivos e precisão dos ambientes que ela quer intervir..." É com esse entendimento que a abordagem sobre Técnica Legislativa, no curso destinado a vereadores e servidores do Legislativo municipal, tem como foco o despertar sobre a necessidade de uma reflexão acerca daquilo que escrevemos, visando à produção de textos claros, coerentes e concisos. Como desenvolver a competência textual, iniciar e estruturar textos argumentativos e, sobretudo, desenvolver a capacidade de apresentar ideias que permitam ao leitor uma compreensão exata do que se pretendeu transmitir.

Cabe a quem escreve dar caminho ao raciocínio, criando sentido entre todas as etapas da redação. Para isso, além de aplicar um bom vocabulário, é fundamental que o redator mantenha uma construção lógica de sua mensagem e organize o texto separando o essencial do supérfluo, ordenando e classificando as ideias principais e secundárias, de forma a garantir coerência, coesão e objetividade ao texto.

A linguagem não serve apenas para transmitir ideias. É muito frequente utilizar a palavra para convencer outras pessoas a aceitar e/ou fazer algo que propomos e defendemos. Portanto, comunicar não significa apenas "fazer saber" e a língua não é somente um instrumento de comunicação. A língua é estratégia fundamental de convencimento e persuasão.

A comunicação escrita é fator determinante para a imagem de uma autoridade e das instituições. Aprimorar as técnicas de redação é fundamental para quem deseja se comunicar melhor. No entanto, quando se trata do serviço público, a eficácia da comunicação é uma obrigatoriedade, pois a falta de precisão na linguagem conduz a resultados confusos e, consequentemente, acarretam problemas internos, que afetam o funcionamento do órgão, e problemas externos, que podem comprometer a vida das pessoas.

As instituições e os agentes públicos, para bem cumprir sua missão e atender as expectativas daqueles que representam, têm o dever de se comunicar com precisão, refletindo

(8)

3

acerca de seus atos e reconhecendo a comunicação como tema de interesse coletivo e de cidadania.

Parabéns por estudar!

Agora você faz parte da classe capacitada, que contribui para o progresso nos

serviços públicos, obrigado por escolher a Unipública!

Referências

Documentos relacionados

regulação regula o número de rotações das bombas de circulação, para manter a diferença de temperatura ajustada o mais constante possível..

A pesquisa demonstrou alguns resultados satisfatórios com o uso da cera de abelha como aditivo para o CAUQ com intuito de avaliar os efeitos causados nas

Tipo de participante a que se destina É voltado ao participante que concorda em acrescentar uma dose de risco à sua carteira, com a inclusão de renda variável entre os

O objetivo do presente estudo foi realizar uma avaliação do correto preenchimento do campo 34 identificando se está ocorrendo subnotificação dos casos de anomalia congênita visando a

direta e para o sombreamento de sensores instalados na mesa, como por exemplo, para a medição da radiação difusa (Instruction Manual – Solys 2 Sun Tracker Kipp

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

A visão que teria prevalecido acerca da luta armada, segundo Daniel Aarão Reis Filho, seria uma visão conciliadora, que se encaixava dentro de uma tendência

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao