• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE COMPARATIVA DA CLASSICAÇÃO DE SINAIS DE ELETROENCEFALOGRAFIA NO DOMÍNIO DO TEMPO UTILIZANDO REDES PMC E RBF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE COMPARATIVA DA CLASSICAÇÃO DE SINAIS DE ELETROENCEFALOGRAFIA NO DOMÍNIO DO TEMPO UTILIZANDO REDES PMC E RBF"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE COMPARATIVA DA CLASSICAÇÃO DE SINAIS DE

ELETROENCEFALOGRAFIA NO DOMÍNIO DO TEMPO UTILIZANDO

REDES PMC E RBF

P. J. Broniera*, W. R. B. M. Nunes*, E. Krueger**, R. Gaino**, M. R. Covacic**, M. C. M.

Teixeira*, A. A. Carvalho*

*Universidade Júlio de Mesquita Filho- UNESP, Ilha Solteira, Brasil

e-mail: paulobrj@hotmail.com, willian.bispo@hotmail.com, marcelo@dee.feis.unesp.br.

**Universidade Estadual de Londrina- UEL, Londrina, Brasil

ekrueger@uel.br, rgaino@uel.br, marciocovacic@uel.br

Resumo: Este trabalho utiliza-se de redes neurais

artificiais como classificadoras de padrões que analisam os sinais de eletroencefalografia (EEG) no domínio do tempo. Assim, são classificados os padrões de imagética motora de membros inferiores de um voluntário hígido utilizando apenas um canal de EEG. Para a classificação foram realizados 86 repetições com o individuo participante. Os sinais coletados foram submetidos à classificação por meio de duas arquiteturas de redes neurais artificiais (RNA). As RNAs utilizadas foram a Perceptron Multicamadas (PMC) e a rede de Função Base Radial (RBF). Os padrões foram analisados de forma Off-line e submetidos às arquiteturas classificadoras no domínio do tempo e sem filtro digital. Para validar a proposta, foram comparadas o melhor desempenho entre estruturas classificadoras por meio do tempo de construção, acurácia e coeficiente Kappa. As redes atingiram um percentual máximo de acerto de 90% e mínimo de 50%. Os resultados foram promissores e as estruturas neurais treinadas são factíveis para implementação em dispositivo com menor recurso computacional.

Palavras-chave: Redes Neurais Artificiais, Interface

cérebro-Máquina, Classificação de padrões.

Abstract: This paper uses artificial neural networks as a classifier of patterns that analyze electroencephalography (EEG) signals in the time domain. Thus, the motor imaging patterns of lower limb movement of a healthy volunteer using only one EEG channel are classified. For the classification were performed 86 repetitions with the individual participant. The collected signals were submitted to classification by means of two architectures of artificial neural networks (RNA). The ANNs used were the Perceptron Multicamadas (PMC) and the Network of Radial Base Function (RBF). The standards were analyzed offline and submitted to the classification architectures in the time domain and without digital filter. To validate the proposal, the best performance among classification structures was compared through construction time, accuracy and Kappa coefficient. The networks reached a maximum success

rate of 90% and a minimum of 50%. The results were promising and the trained neural structures are feasible for implementation in a device with lower computational capacity.

Keywords: Artificial Neural Networks, Brain-Machine Interface, Patterns Classification.

Introdução

As interfaces entre cérebro e máquina (ICM) são utilizadas para estabelecer uma via de comunicação com o sistema nervoso central por meio da eletroencefalografia (EEG), com o objetivo de extrair informações e controlar algum tipo de dispositivo tais como cadeiras de rodas, próteses mioelétricas ou sistemas de eletroestimulação funcional (FES) [1].

Os padrões de registros EEG possuem regularidade em frequência e amplitude, os quais possuem espectro de frequências subdividido em faixas que estão relacionadas a diversos estados físicos (andar, correr) e comportamentais (decisões, concentração). Segundo [2] estes padrões são divididos em ondas alfa (α), beta (β), teta (Ɵ), delta (δ) e gama (𝛾). Os sinais de EEG podem ser distorcidos por interferências como: Interferências eletromagnéticas, contrações musculares do paciente, dos eletrodos e do sistema de aquisição do sinal. Desta forma, os sinais podem apresentar diferenças entre indivíduos sob mesmas circunstâncias, fato este, que dificulta a classificação e a possível modelagem matemática dos padrões EEG[3].

Neste sentido, técnicas são propostas para classificação dos padrões de registros EEG. Em [4] são utilizadas redes neurais artificiais integradas a um sistema de neurofeedback com o objetivo de classificar os níveis de atenção em indivíduos saudáveis.

Dentre as aplicações que utilizam as ICM destaca-se o reconhecimento de padrões de imagética motora em seres humanos. Segundo [5] esta técnica aliada a outras tais como eletroestimulação funcional (FES) e robótica podem auxiliar no processo de reabilitação de pacientes com grau de lesões diferentes.

No trabalho apresentado em [6] é testada uma interface cérebro-máquina aliada ao sistema de

(2)

eletroestimulação funcional para membros inferiores. A ICM classifica padrões de imagética motora por meio da técnica de classificação Naive Bayes e envia o sinal de referência para o acionamento da FES. Neste caso o classificador atingiu um percentual de acerto de 80% das tentativas off-line . Entretanto, foram utilizados 264 eletrodos, o que inviabiliza a aplicação fora de ambientes controlados.

Neste sentido, verifica-se em [7-9] que a utilização de sistemas classificadores mais robustos podem diminuir o número de canais, bem como manter um percentual de acerto significativo na classificação dos padrões de movimento.

Em [9] também é implementado um sistema de ICM para o movimento de membros inferiores. Entretanto, neste trabalho foram utilizados 16 eletrodos fixados de forma não invasiva. Para classificação dos padrões de movimento utilizou-se máquinas de vetores de suporte (SVM). O percentual de acerto em condições off-line foi de 78,9%.

Por meio de [7, 10] percebe-se que por mais que se utilize um número elevado de eletrodos, existem regiões específicas de ativação do córtex motor para determinados movimentos. Evidenciando uma predominância da posição Cz em movimentos de membros inferiores e superiores. Deste modo, pode-se obter uma redução significativa do conjunto ICM por meio da distribuição específica de eletrodos, aliado a utilização de sistemas classificadores robustos.

A proposta deste trabalho é de apresentar um classificador de padrões de sinais neurofisiológicos composto por apenas um canal de EEG bipolar, baseado em redes neurais artificiais. Estas, por sua vez, têm por objetivo analisar os registros de EEG no domínio do tempo para classificar padrões de movimento e imaginação de movimento de membros inferiores de um indivíduo em duas arquiteturas propostas.

Redes Neurais Artificiais

As Redes Neurais Artificiais (RNA) são modelos computacionais que utilizam técnicas de processamento inerentemente paralelas, os quais se adaptam a um grande número de unidades simples de processamento[11]. Assim, através dessa ferramenta computacional é possível desenvolver modelos capazes de realizar predições sobre o comportamento de um determinado processo, e também executar ações que visam o controle adequado do mesmo.

Este trabalho tem por objetivo a classificação de movimentos e imagética motora de membros inferiores de um indivíduo por meio da análise de sinais EEG utilizando uma RNA. Assim, a abordagem desta proposta utiliza a rede neural como classificadora de padrões. Conforme [11], a rede perceptron multicamadas - PMC e a rede de Função Base Radial (Radial Base Function - RBF), podem ser usadas para esta finalidade.

A topologia das redes neurais de funções de base radial é constituída por uma camada de entrada, apenas

uma camada neural intermediária e uma camada de saída. Os neurônios da camada intermediária possuem a função de ativação do tipo gaussiana e os neurônios da camada de saída contêm a função de ativação do tipo linear [11].

As redes perceptron de múltiplas camadas (PMC) possuem arquitetura feedforward, cujo o treinamento é realizado de forma supervisionada. Desta forma a rede ajusta seus respectivos pesos sinápticos de forma adequada para uma determinada aplicação [11].

Materiais e Métodos

O presente estudo teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CAAE: 61824816.7.0000.5231) da Universidade Estadual de Londrina. Participou do estudo um adulto do sexo masculino de 52 anos de idade sem qualquer alteração neurológica.

Os elétrodos (EEG bipolar) foram fixados nas posições Cz e C1. Segundo [10, 12] as referidas posições são propicias para identificar movimentos dos membros inferiores do lado direito do corpo do individuo. A Figura 1 ilustra a estrutura de aquisição fixada no individuo para os ensaios.

Figura 1: Estrutura de ensaios.

O hardware utilizado para a aquisição dos sinais de EEG foi um Bitalino®, o qual possui um único canal bipolar de aquisição de sinais EEG de 10 bits com ganho de 40000x e filtro por hardware 0.8-49Hz.

O indivíduo participante realizou a imagética motora de membros inferiores (pé direito) de forma orientada. A metodologia de ensaio foi baseada em [13], onde os participantes são orientados a olharem para uma referência enquanto recebe de forma paralela a instrução para realizar os movimentos.

Foram realizados 86 repetições com tempo de duração de 40s e consideradas situações de (i) movimento, (ii) imaginação de movimentos e (iii) descanso. A taxa de amostragem utilizada foi de 1kHz, o que totalizou 40000 amostras para cada ensaio. Após os ensaios, os dados aquisitados foram importados para tratamento e classificação no software Matlab®.

De acordo com [14] a dessincronização e sincronização referente aos movimentos do indivíduo participante, podem são percebidas nos primeiros instantes dos registros dos sinais de EEG. Neste sentido, foram selecionados para serem submetidos aos classificadores as 200 primeiras amostras dos ensaios realizados. Para identificar o ponto de extração dos

CZ C1 C3 Hardware de Aquisição Transmissão do sinal por bluetooth

Armazenamento dos dados de EEG

(3)

sinais e garantir a existência de padrões distintos, foi utilizado um canal de aquisição digital do hardware de aquisição. Deste modo, a cada instrução de movimento repassada ao voluntário, foi enviado de forma paralela um sinal para a referida porta digital de aquisição.

As instruções de comando para a indicação de movimentos e imaginação de movimentos enviadas ao voluntário, foram realizadas de forma dessincronizada [8]. A Figura 2 ilustra a aquisição dos sinais de EEG juntamente com os sinais digitais enviados durante os ensaios. Sinal digital Sinal EEG: CZ-C1 A q u is iç ão d o s D ad o s Sinal Digital Instrução Para Imagética

Figura 2: Aquisição dos sinais de EEG juntamente com os sinais digitais enviados durante os ensaios.

A fim de identificar os padrões após os ensaios, os sinais coletados (os 200 pontos iniciais) receberam uma tag de identificação. A referida identificação possui dois valores possíveis: i) 1 quando indivíduo realizou o movimento. ii) Cujo o indivíduo não realizou movimento. O apontamento dos padrões são essenciais para treinamento supervisionado das RNA utilizadas neste trabalho, já que as mesmas se baseiam na comparação de uma saída calculada com outra desejada. No intuito de testar a robustez das redes, bem como obter um menor custo computacional para o sistema também foram construídos sinais de entradas para os classificadores com os 120 e 150 pontos iniciais dos ensaios. A Tabela 1 apresenta a estrutura dos dados utilizados por amostra tratada.

Tabela 1: Estrutura dos dados utilizados por amostra tratada.

Sinal EEG no domínio do tempo Saída

1x120 1/0

1x150 1/0

1x200 1/0

De posse dos sinais identificados, foi gerado um código no software Matlab® para a separação dos dados de treinamento do algoritmo classificador e da sua validação. O conjunto de dados de treinamento compreende 52% do conjunto de casos disponíveis sendo que o restante 48% são utilizados para validação.

Para implementação das técnicas propostas neste trabalho, foram realizadas algumas configurações específicas para o treinamento e validação, conforme apresentado na Tabela 2. A arquitetura e os parâmetros de configuração dos sistemas inteligentes utilizados neste trabalho, foram selecionados de acordo com testes

e verificação do melhor desempenho em termos de acurácia e custo computacional.

Tabela 2: Parâmetros e configuração da PMC e RBF

Parâmetros PMC RBF

Número de Camadas 2 2

Neurônios 1º Camada 12 9

Neurônios 2º Camada 1 1

Algoritmo de Treinamento BP+LM AO

Função de ativação 1º camada Logística Gaussiana

Função de ativação de saída Linear Linear

BP – Backpropagation, LM- Levenberg Marquardt. AO – Auto Organizado.

O comparativo entre os desempenhos obtidos pelos classificadores foi avaliado por meio da acurácia, tempo de construção e estatística Kappa. A estatística Kappa é uma medida de concordância inter-observador [15].

A referida medida apresenta como valor máximo o 1, o qual representa total concordância entre os dados apresentados. Por outro lado, a estatistisca kappa também pode apresentar valores próximos ou abaixo de 0, representando pouca ou nenhuma concordância [15]. A Tabela 3 ilustra os valores para a interpretação da estátistica kappa.

Tabela 3: Interpretação da estatística Kappa.

Valores Kappa Interpretação

<0 Nenhuma concordância 0-0,19 Pobre Concordância 0,20-0,39 Fraca concordância 0,40-0,59 Moderada concordância 0,60-0,79 Substancial Concordância 0,80-1 Perfeita concordância Resultados Experimentais

As tabelas 4, 5 e 6 apresentam os resultados alcançados pelas redes PMC e RBF, quando submetidas a sinais relativos ao movimento e imagética motora do pé direito do participante. Neste caso, os classificadores foram avaliados frente a 86 ensaios para cada situação respectivamente, sendo destinados ao treinamento da rede 44 amostras e para a etapa de validação 42 amostras. A combinação dos eletrodos testada foi Cz+C1 e foram consideradas para os testes de classificação as entradas com 120, 150 e 200 pontos. Tabela 4: Resultados da PMC e RBF para 120 entradas

Classificador PMC RBF

Movimento (M) / Imagética (I) M I M I

Amostras de treinamento 22 22 22 22 Amostras de validação 21 21 21 21 Tempo de construção (s) 0,12 0,12 0,12 0,12 Acurácia (%) Treinamento 100 100 100 100 Validação 80,9 57,1 66,6 42,8 Estatística Kappa 0,68 0,42 0,59 0,33

(4)

Tabela 5: Resultados da PMC e RBF para 150 entradas

Classificador PMC RBF

Movimento (M) / Imagética (I) M I M I

Amostras de treinamento 22 22 22 22 Amostras de validação 21 21 21 21 Tempo de construção (s) 0,15 0,15 0,15 0,15 Acurácia (%) Treinamento 100 100 100 100 Validação 85,7 66,6 76,1 52,3 Estatística Kappa 0,69 0,59 0,61 0,42

Tabela 6: Resultados da PMC e RBF para 200 entradas

Classificador PMC RBF

Movimento (M) / Imagética (I) M I M I

Amostras de treinamento 22 22 22 22 Amostras de validação 21 21 21 21 Tempo de construção (s) 0,2 0,2 0,2 0,2 Acurácia (%) Treinamento 100 100 100 100 Validação 90,4 81 76,1 52,3 Estatística Kappa 0,77 0,73 0,61 0,42

Neste estudo foram obtidos resultados promissores nas 86 amostras validadas. Com apenas um canal de EEG, a proposta apresentou um percentual de acerto entre 80,9 90% (PMC) e 57 a 81% (PMC) para movimentos do pé direito e imagética motora do pé direito, respectivamente. Quando comparado às referências citadas neste trabalho, percebe-se uma melhora dos percentuais de acerto mesmo utilizando um número reduzido de eletrodos. A Tabela 7 ilustra um comparativo entre os resultados das literaturas citadas para imagética motora de membros inferiores e os resultados alcançados neste trabalho.

Tabela 7: Comparação dos resultados

Referências Classificador Nº De eletrodos Acurácia

[6] Naive Bayes 264 80%

[7] SVM 16 78,9%

Este trabalho PMC 2 80,9%

Conclusão

Os resultados obtidos pelos algoritmos classificadores deste trabalho indicam resultados promissores para a determinação de padrões de movimentos de membros inferiores por meio de registros EEG.

A rede PMC possui uma melhor relação entre tempo de construção e acurácia, a qual obteve como percentuais máximos de acerto 90% para movimentos e 80,9% de acerto para a imaginação de movimentos do pé direito do voluntário.

Vale ressaltar que os referidos percentuais foram atingidos por meio da utilização de apenas um canal bipolar de EEG, bem como os sinais foram condicionados do domínio do tempo diretamente para as estruturas neurais utilizadas. Viabilizando assim, uma

estrutura factível para implementação em dispositivo com menor recurso computacional.

Agradecimentos

A CAPES, FAPESP e CNPq.

Referências

[1] Chaudhary, U., N. Birbaumer, and A.

Ramos-Murguialday, Brain-computer interfaces for

communication and rehabilitation. Nature Reviews Neurology, 2016. 12(9): p. 513-525.

[2] Farias, F., D. Rativa, and C. Bastos Filho, Comparando técnicas de aprendizado de máquina para classificação de sinais de eletroencefalograma.

[3] Boos, C.F., Contribuição ao reconhecimento automático

de padrões epileptiformes em sinais de

eletroencefalograma utilizando análise morfológica. 2015. [4] Rodrak, S. and Y. Wongsawat. On the classification of

EEG/HEG-based attention levels via time-frequency

selective multilayer perceptron for BCI-based

neurofeedback system. in Signal & Information Processing Association Annual Summit and Conference (APSIPA ASC), 2012 Asia-Pacific. 2012. IEEE.

[5] Sanchez, J.C. and J.C. Principe, Brain–machine interface

engineering. Synthesis Lectures on Biomedical

Engineering, 2007. 2(1): p. 1-234.

[6] Gwin, J.T. and D.P. Ferris, An EEG-based study of discrete isometric and isotonic human lower limb muscle

contractions. Journal of neuroengineering and

rehabilitation, 2012. 9(1): p. 35.

[7] Alonso-Valerdi, L.M., R.A. Salido-Ruiz, and R.A. Ramirez-Mendoza, Motor imagery based brain–computer interfaces: An emerging technology to rehabilitate motor deficits. Neuropsychologia, 2015. 79: p. 354-363. [8] Ilyas, M., et al. Classification of EEG signals for

brain-computer interface applications: Performance comparison. in Robotics, Automation and Sciences (ICORAS), International Conference on. 2016. IEEE.

[9] Li, K., X. Zhang, and Y. Du. A SVM based classification of EEG for predicting the movement intent of human body. in Ubiquitous Robots and Ambient Intelligence (URAI), 2013 10th International Conference on. 2013. IEEE.

[10]Pfurtscheller, G. and C. Neuper, Motor imagery and direct brain-computer communication. Proceedings of the IEEE, 2001. 89(7): p. 1123-1134.

[11]Da Silva, I.N., R.A. Flauzino, and D.H. Spatti, Redes neurais artificiais para engenharia e ciências aplicadas. 2010.

[12]McCrimmon, C.M., et al., Brain-controlled functional electrical stimulation therapy for gait rehabilitation after stroke: a safety study. Journal of neuroengineering and rehabilitation, 2015. 12(1): p. 57.

[13]Abdalsalam, M.E., et al. Mental task motor imagery classifications for noninvasive brain computer interface. in Intelligent and Advanced Systems (ICIAS), 2014 5th International Conference on. 2014. IEEE.

[14]Teo, W.-P. and E. Chew, Is motor-imagery brain-computer interface feasible in stroke rehabilitation? PM&R, 2014. 6(8): p. 723-728.

[15]Landis, J.R. and G.G. Koch, The measurement of observer agreement for categorical data. biometrics, 1977: p. 159-174.

(5)

Referências

Documentos relacionados

Este ap´ os fazer a consulta ` a base de dados e carregar toda a informa¸ c˜ ao necess´ aria para o preenchimento da tabela envia-a para o Portal de Gest˜ ao onde a interface

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

O desafio apresentado para o componente de Comunicação e Percepção Pública do projeto LAC-Biosafety foi estruturar uma comunicação estratégica que fortalecesse a percep- ção

More importantly, we also needed the football clubs financial data such as the debt ratio, total liabilities, total financial debt, medium and long term

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos