• Nenhum resultado encontrado

, DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share ", DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

1

REGULAMENTO

DO IX CURSO

DE

PÓS-GRADUAÇÃO

EM

DIREITO

PENAL

ECONÔMICO,

REALIZADO

PELO

INSTITUTO

BRASILEIRO

DE

CIÊNCIAS

CRIMINAIS

(IBCCRIM),

EM

PARCERIA

COM

O

INSTITUTO

DE

DIREITO

PENAL

ECONÓMICO

E

EUROPEU

(IDPEE),

DA

FACULDADE

DE

DIREITO

DA

UNIVERSIDADE

DE

COIMBRA

1. DA REALIZAÇÃO E DO APOIO DO CURSO

1.1. O INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS – IBCCRIM e o INSTITUTO DE DIREITO PENAL ECONÓMICO E EUROPEU – IDPEE, da

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, realizarão o

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PENAL ECONÔMICO

IBCCRIM-COIMBRA, no Brasil.

1.2. O curso terá o apoio da ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS

DE SÃO PAULO – AASP, bem como o apoio institucional da

COMISSÃO DE DIREITO PENAL EMPRESARIAL DA ORDEM DOS

ADVOGADOS DO BRASIL –SUB-SEÇÃO DE PINHEIROS e do INSTITUTO

EDUARDO CORREA.

2. DO PÚBLICO DESTINATÁRIO

2.1. O curso, que é de Pós-graduação em Direito Penal Econômico, destina-se a Advogados, Bachareis em Direito, Defensores Públicos (dos Estados/DF e da União), Delegados de Polícia (dos Estados/DF e Federal), Magistrados (dos Estados/DF e Federal) e Membros do Ministério Público (dos Estados/DF e Federal).

2.1.1. Também poderão se inscrever os(as) alunos(as) de graduação em Direito que tenham previsão de conclusão do curso até dezembro de 2016.

2.1.2. Poderão, ainda, se inscrever na modalidade “atualização”, os alunos já formados em edições anteriores deste curso que queiram reciclar os conteúdos adquiridos.

(2)

2 2.1.3. Poderão, por fim, se inscrever na categoria “ouvinte”, qualquer interessado na temática do curso, ainda que não se enquadre em qualquer das condições previstas nos itens 2.1, 2.1.1, 2.1.2. Alunos inscritos nessa categoria, em hipótese alguma, poderão pleitear o certificado de conclusão do curso de pós-graduação em Direito Penal Econômico IBCCRIM-Coimbra, nos termos do que dispõem os itens 10.1; 14.1; 14.3; 14.3.1.

2.2. Os(As) interessados(as) – compreendidos(as) nos itens 2.1 e 2.1.1 – deverão atender às exigências do item 4 deste Regulamento.

3. DO INÍCIO E DO TÉRMINO DO CURSO

O curso terá início em 10 de agosto e término em 25 de novembro de 2016, conforme cronograma disponibilizado no hotsite do curso.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições terão início a partir do dia 23 de maio de 2016.

4.2. Sem prejuízo do disposto no item 4.8, as inscrições serão encerradas no dia 08 de setembro de 2016, ou antes, no caso de ser preenchido o limite máximo de vagas disponibilizadas (Ver item 7 deste Regulamento).

4.3. As inscrições deverão ser feitas unicamente pelo hotsite do curso.

4.4. O valor da inscrição poderá ser parcelado em até 6 (seis) vezes, no cartão de crédito (American Express, Diners, Mastercard ou Visa), ou pago à vista, em dinheiro, boleto bancário ou cartão de crédito (consultar tabela de valores disponível no hotsite).

4.5. Não é permitida a reserva de vagas.

4.6. O mero preenchimento do formulário de inscrição não garante vaga ao interessado. Desse modo, considerar-se-á efetivada a inscrição, cumulativamente:

a) após a identificação, pelo IBCCRIM, de seu pagamento;

b) após o recebimento, pelo IBCCRIM, de cópia do comprovante de conclusão do curso de Direito. Referida entrega deverá ser feita até o primeiro dia de aula ou, no caso de inscrição posterior, no ato em que esta se der, via email (posgraduacao@ibccrim.org.br).

(3)

3 I – Para efeito de comprovação da exigência do item 4.6, b deste

Regulamento, aceitar-se-á cópia:

I.a – do Diploma ou da Declaração de conclusão do curso de Direito;

I.b – da Carteira Profissional de Advogado(a);

I.c – da Carteira Funcional dos Servidores Públicos descritos no item 2 deste Regulamento.

II – O(A) aluno(a) de Direito com conclusão do curso prevista até o mês de dezembro de 2016 só poderá se inscrever após declarar, por escrito, estar ciente da necessidade de apresentar o comprovante de conclusão do referido curso de graduação (nos termos do item 4.6, b, I) até o dia 3 de fevereiro de 2017, sob pena de não ter o trabalho de conclusão corrigido e, consequentemente, ser considerado reprovado, sem qualquer devolução do valor pago a título de inscrição.

III – Sem prejuízo do disposto no item 4.6, a, deste Regulamento, a inscrição do aluno já formado em edições anteriores deste curso de pós-graduação em Direito Penal Econômico IBCCRIM Coimbra será considerada efetivada após o recebimento, pelo IBCCRIM, de cópia de seu diploma. Referida entrega deverá ser feita até o primeiro dia de aula ou, na data da inscrição, se esta ocorrer após o início das aulas, pessoalmente na sede do IBCCRIM ou via email (posgraduacao@ibccrim.org.br).

IV - Sem prejuízo do disposto no item 4.6, a, deste Regulamento, os alunos inscritos na categoria “ouvinte” ficam dispensados da obrigação prevista nesta alínea b, uma vez que além do pagamento não precisa apresentar comprovante de nenhuma condição especial. 4.7. A não observação do item 4.6 ou qualquer de seus subitens implicará na

impossibilidade de acesso às aulas.

4.8. É permitida a inscrição em data posterior ao início do curso. No entanto, não haverá abono de falta das aulas anteriores à data da inscrição, de modo que o(a) aluno(a) deverá administrar o tempo decorrido desde o início do curso até o momento da inscrição retardatária, a fim de cumprir a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

4.8.1. A inscrição retardatária importará no pagamento integral do valor da matrícula, independentemente da data da inscrição;

(4)

4 4.8.2. Na hipótese do item 4.8, o aluno deverá apresentar o comprovante de conclusão do curso de Direito (nos termos do item 4.6, b, I deste Regulamento), no ato da inscrição, sob pena da não efetivação desta, sem prejuízo do disposto no item 4.6, b, II.

4.9. Haverá duas modalidades de curso, a saber, presencial e a distância.

4.9.1. Não haverá diferença de qualquer ordem entre as referidas modalidades.

4.9.1.1. O(A) aluno(a) que se inscrever na modalidade presencial não poderá assistir aula pela internet. A referida proibição também se aplica à hipótese contrária.

4.9.1.1.1. Casos excepcionais poderão ser submetidos à Comissão Especial IBCCRIM-Coimbra, por meio de requerimento endereçado ao(à) seu(sua) Secretário(a)-Geral, pelo endereço

posgraduacao@ibccrim.org.br. As eventuais concessões estarão sujeitas às condições estabelecidas no ato do deferimento, as quais poderão variar, conforme o caso concreto.

4.10. O(A) aluno(a) que optar pela inscrição na modalidade a distância, automaticamente autoriza que o IBCCRIM ceda seu nome, nº de CPF e endereço eletrônico à AASP, entidade responsável pela operacionalização da transmissão do curso pela internet.

4.11. O(A) aluno(a) que se inscrever na categoria “ouvinte” só poderá participar do curso na modalidade a distância.

5. DO CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO

5.1. Em caso de desistência, por qualquer motivo, ao(à) aluno(a) é garantido o direito à devolução dos valores pagos, devendo a solicitação ser feita por escrito e obedecidos os seguintes critérios:

a) Devolução de 90% (noventa por cento) sobre o valor pago, caso a desistência seja comunicada com 20 (vinte) ou mais dias de antecedência ao evento;

(5)

5 b) Devolução de 75% (setenta e cinco por cento) sobre o valor pago, caso a desistência seja comunicada entre 19 (dezenove) e 15 (quinze) dias de antecedência ao início do curso;

c) Devolução de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor pago, caso a desistência seja comunicada entre 14 (catorze) e 10 (dez) dias de antecedência ao início do curso;

d) Devolução de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o valor pago, caso a desistência seja comunicada entre 9 (nove) e 5 (cinco) dias de antecedência ao início do curso;

e) Devolução de 20% (vinte por cento) sobre o valor pago, caso a desistência seja comunicada em até 4 (quatro) dias de antecedência ao início do curso;

f) Não haverá devolução do valor pago, caso a desistência seja comunicada após o início do curso.

5.2. A petição de cancelamento deverá ser dirigida ao(à) Secretário(a)-Geral

da COMISSÃO ESPECIAL IBCCRIM-COIMBRA.

6. DO CORPO DOCENTE

O corpo docente é composto por professores brasileiros e portugueses, conforme programação publicada no hotsite do curso, sem prejuízo do que dispõe o item 16.2, b, deste Regulamento.

7. DO NÚMERO DE VAGAS

Fica determinado o limite máximo de 70 (setenta) vagas presenciais, em conformidade com a capacidade do auditório. O limite de vagas a distância será definido posteriormente, a critério e conveniência da COMISSÃO ESPECIAL

IBCCRIM-COIMBRA.

8. DOS DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

8.1. As aulas serão ministradas, em regra, às quartas, quintas e sextas-feiras, das 19h às 22h, sem prejuízo do que dispõe o item 16.2, b.

(6)

6 8.1.1. Em todas as aulas haverá intervalo de 15 (quinze) minutos, em

momento a ser determinado pelo(a) professor(a).

9. DA ASSIDUIDADE

9.1. Os(As) alunos(as) presenciais deverão assinar a lista de presença em dois períodos. Referida lista ficará disponível na secretaria do curso até 30 (trinta) minutos após o início das aulas, para o cumprimento do primeiro período, bem como desde 30 (trinta) minutos antes de término das aulas até a saída do último aluno, para o cumprimento do segundo período. 9.1.1. Cada assinatura tem valor igual a 1 (uma) presença, de modo que

para o(a) aluno(a) reunir presença integral – e, portanto, 2 (duas) presenças –, em cada aula, precisa assinar a lista nos dois períodos; 9.1.2. O(A) aluno(a) presencial deverá apresentar documento oficial e

original com foto no momento das assinaturas, sem o qual o(a) funcionário(a) responsável não terá autorização para disponibilizar a lista de presença.

9.2. Para efeito de contagem de frequência, os(as) alunos(as) a distância deverão acessar o link das aulas até 30 (trinta) minutos após o início das aulas, para o cumprimento do primeiro período, bem como poderão desconectar do referido link a partir dos 30 (trinta) minutos finais de cada aula, a fim de cumprir o segundo período. Entre estes períodos será possível acessar o link, no entanto, sem o cômputo da respectiva frequência.

9.2.1. Cada acesso tem valor igual a 1 (uma) presença, de modo que para o(a) aluno(a) reunir presença integral – e, portanto, 2 (duas) presenças –, em cada aula, precisa acessar o link no primeiro período e permanecer conectado até, pelo menos, os 30 (trinta) minutos finais e, portanto, o último período;

9.3. Independentemente da modalidade de inscrição, , exceção feita aos inscritos nas categorias “atualização” e “ouvinte”, como um dos requisitos para obtenção do título de pós-graduação, o(a) aluno(a) deverá reunir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), o que significa o limite de até 20 (vinte) faltas, nos termos do que dispõem os itens 9.1.1. e 9.2.1.

9.4. Os alunos inscritos nas modalidades “atualização” e “ouvinte” ficam dispensados do preenchimento do critério de frequência mínima.

(7)

7

10. DO ARTIGO CIENTÍFICO

10.1. Exceção feita aos alunos inscritos nas modalidades “atualização” e “ouvinte”, sem prejuízo do cumprimento da frequência mínima, para obtenção do título de pós-graduação, é exigida a apresentação de um artigo científico.

10.2. O trabalho científico deverá versar sobre um dos assuntos tratados pelo corpo docente, o que não significa abordar todo o título da aula.

10.2.1. A pertinência do tema escolhido pelo(a) aluno(a) ficará sujeita ao julgamento feito pela COMISSÃO ESPECIAL IBCCRIM-COIMBRA, que, para tanto, divulgará o respectivo cronograma oportunamente, por meio de comunicado da Secretaria-Geral que será disponibilizado na área do aluno.

10.2.1.1. A referida consulta tem caráter obrigatório, sob pena do trabalho científico não ser corrigido e, consequentemente, o(a) aluno(a) ser reprovado(a). 10.3. O trabalho científico deverá estar de acordo com o “Manual de Normas

Técnicas do IBCCRIM para Pós-graduações”, disponível no hotsite deste curso.

10.4. O depósito do referido trabalho deverá ser feito em uma via impressa e uma eletrônica, em formato “.PDF pesquisável”, pessoalmente, na secretaria de pós-graduação do IBCCRIM, ou postadas pelo Sedex, impreterivelmente até o dia 30 de janeiro de 2017.

10.4.1. A fim de dar efetividade ao sistema cego de correção, a via eletrônica deverá conter dois arquivos separados: um com os elementos pré-textuais que identificam o(a) aluno(a) e; outro com os elementos textuais e pós-textuais, sem qualquer identificação do(a) aluno(a). A forma de identificação do(a) aluno(a) deverá obedecer os anexos 2 a 4, do “Manual de Normas Técnicas do IBCCRIM para Pós-graduações”, disponível no hotsite deste curso.

10.4.1.1. De acordo com o sistema cego, recebido o trabalho, o funcionário responsável pela assessoria da Pós-graduação atribuirá um código secreto ao artigo científico, em substituição à identidade do aluno e, em seguida, cuidará para que a correspondência entre esta

(8)

8 e aquele seja cadastrada em arquivo próprio que será conhecido apenas pelo(a) referido(a) funcionário(a) e pelo(a) Secretário(a)-Geral da COMISSÃO ESPECIAL

IBCCRIM-COIMBRA.

10.4.2. Como critério de contagem de prazo para a opção de depósito via Sedex, considerar-se-á a data da postagem do trabalho na agência dos Correios, independentemente da data de efetivo recebimento pelo IBCCRIM.

10.4.2.1. O comprovante do envio via Sedex é a única prova aceita para fins de comprovação do cumprimento do prazo, em caso de extravio. Para tanto, o aluno deverá enviar cópia digitalizada do referido comprovante ao email posgraduacao@ibccrim.org.br em até 5 (cinco) dias úteis após a postagem, inclusive. Recebido o comprovante, em igual prazo o(a) funcionário(a) do IBCCRIM enviará email de confirmação do recebimento ao(à) aluno(a). Caso este não receba

email de confirmação do recebimento do

comprovante de postagem emitido pelos Correios, deverá entrar em contato com o IBCCRIM pelo telefone (11) 3111-1040.

11. DA AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO ARTIGO CIENTÍFICO

11.1. Findo o prazo de depósito e recebidos os artigos científicos, estes serão submetidos a uma avaliação preliminar que consistirá em minuciosa análise textual, a fim de verificar se há trechos literais sem a devida indicação da fonte, de modo que comprometa seu caráter científico. 11.1.1. A identificação de pelo menos um trecho na condição do item

11.1, independentemente de seu tamanho, acarretará a reprovação do(a) aluno(a), sem prejuízo da interposição de recurso, conforme item 13 deste Regulamento.

11.2. O prazo máximo de divulgação do resultado da avaliação preliminar é de 3 (três) meses corridos, contado a partir da data final do depósito (item 10.4 deste Regulamento).

(9)

9 11.3. A interposição do recurso deverá ser feita no prazo peremptório de 10 (dez) dias corridos, a contar do primeiro dia útil subsequente ao envio da realização da comunicação oficial.

12. DA AVALIAÇÃO DE MÉRITO DO ARTIGO CIENTÍFICO

12.1. Somente se ultrapassada a avaliação preliminar o artigo científico terá seu mérito analisado:

a) pelo Núcleo de Correção da COMISSÃO ESPECIAL

IBCCRIM-COIMBRA, se o tema escolhido tiver relação com a realidade

brasileira.

b) pelo INSTITUTO DE DIREITO PENAL ECONÓMICO E EUROPEU – IDPEE, da FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE

COIMBRA, se o tema escolhido tiver relação com a realidade

portuguesa.

12.1.1. A distribuição entre os núcleos de correção é de caráter discricionário da Comissão Especial IBCCRIM-Coimbra, não cabendo recurso de tal decisão.

12.2. A avaliação de mérito obedecerá a escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, sendo considerado aprovado o trabalho avaliado, no mínimo, com 12 (doze) valores.

12.2.1. A composição da nota atenderá aos critérios que serão divulgados oportunamente, por meio de comunicado da Secretaria-Geral, a ser disponibilizado na área do aluno, oportunamente

12.2.2. A nota final numérica corresponde a uma classificação qualitativa, conforme artigo 17, do Decreto-Lei 42, de 22 de fevereiro de 2005, editado pelo Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior, da República Portuguesa, legislação que, dentre outras, rege a FACULDADE DE DIREITO DA

UNIVERSIDADE DE COIMBRA, entidade que, dentre outros

institutos jurídicos, congrega o INSTITUTO DE DIREITO PENAL

ECONÓMICO E EUROPEU – IDPEE, que emite o certificado da

Pós-gradução em Direito Penal Econômico IBCCRIM-Coimbra.

13.2.2.1. Nos termos do artigo 17 referido no item 12.2.2 deste Regulamento, e por decisão da COMISSÃO

(10)

10

ESPECIAL IBCCRIM-COIMBRA, as notas numéricas

corresponderão às seguintes classificações: a) 12 a 13 – Suficiente;

b) 14 e 15 – Bom;

c) 16 e 17 – Bom com distinção; d) 18 a 20 – Excelente.

12.3. A divulgação do resultado da avaliação de mérito será feita pelo(a) Secretário(a)-Geral da COMISSÃO ESPECIAL IBCCRIM-COIMBRA,

individualmente e por email.

12.3.1. O prazo máximo de divulgação do resultado da avaliação de mérito é de 6 (seis) meses corridos, contado a partir da data final do depósito (item 10.4 deste Regulamento).

12.3.1.1. A entrega dos certificados não está vinculada ao referido prazo, visto que são emitidos pelo INSTITUTO DE DIREITO PENAL ECONÓMICO E EUROPEU – IDPEE, da FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE

COIMBRA, somente após os julgamentos dos eventuais

recursos.

12.4. A COMISSÃO ESPECIAL IBCCRIM-COIMBRA concederá vista da avaliação de mérito somente aos(às) alunos(as) reprovados, sem prejuízo do(a) aluno(a) aprovado(a) solicitar os fundamentos de sua avaliação para fins de aprimoramento pessoal, ficando vedada a interposição de recurso.

12.4.1. A interposição do recurso deverá ser feita no prazo peremptório de 10 (dez) dias corridos, a contar do primeiro dia útil subsequente ao envio da comunicação oficial.

13. DOS RECURSOS

Da avaliação preliminar e da avaliação de mérito caberá recurso a ser decidido, em última instância e por votação colegiada, pelo Núcleo Recursal da COMISSÃO

(11)

11 Comissão que detenham, no mínimo, o grau acadêmico de Mestre em Direito e tenham sido indicados por seu(sua) presidente.

13.1. A interposição do recurso será endereçada ao(à) Secretário-Geral da

COMISSÃO ESPECIAL IBCCRIM-COIMBRA, a quem competirá o

controle da tempestividade, bem como o encaminhamento das razões ao Núcleo Recursal, após substituir a identidade do(a) alunos(a) pelo respectivo código secreto.

13.1.1. A interposição deverá ser feita unicamente pelo email

posgraduacao@ibccrim.org.br.

13.2. A petição será distribuída, pelo Secretário-Geral da COMISSÃO

ESPECIAL IBCCRIM-COIMBRA, a um membro do Núcleo Recursal

que ficará encarregado pela relatoria.

13.2.1. Além do Relator, caberá ao(à) Secretário(a)-Geral da

COMISSÃO ESPECIAL IBCCRIM-COIMBRA indicar o restante

da formação do colegiado que julgará cada recurso.

13.2.1.1. A composição dos colegiados de julgamentos observará as regras de impedimento e suspeição. 13.3. Os recursos interpostos a partir da avaliação preliminar deverão ser

decididos, de forma fundamentada, oral ou expressamente, a critério dos julgadores, dentro de 15 (quinze) dias corridos, a contar da data de sua distribuição ao(à) respectivo(a) relator(a).

13.3.1. Compete ao(à) Secretário(a)-Geral da COMISSÃO ESPECIAL

IBCCRIM-COIMBRA dar conhecimento do teor da decisão

e as suas respectivas razões ao(à) aluno(a), de forma expressa e por via eletrônica, no prazo de 7 (sete) dias corridos, a partir da data em que a decisão for proferida. 13.3.1.1. A decisão proferida pelo Núcleo Recursal da

COMISSÃO ESPECIAL IBCCRIM-COIMBRA é

irrecorrível e poderá ser:

a) pelo provimento, hipótese em que o trabalho será submetido à avaliação de mérito, nos termos do item 12 e seguintes deste Regulamento;

b) pelo improvimento, hipótese em que o(a) aluno(a) será reprovado(a) e ficará impossibilitado(a) de

(12)

12 reapresentar seu trabalho em eventual edição subsequente do curso.

13.4. Os recursos interpostos a partir da avaliação de mérito deverão ser decididos, de forma fundamentada e expressa, dentro de 15 (quinze) dias corridos, a contar da data de sua distribuição ao(à) respectivo(a) relator(a).

13.4.1. Diferentemente do(a) relator(a), os demais componentes do colegiado poderão emitir seus votos oralmente, caso assim o queiram.

13.4.1.1. Compete ao(à) Secretário(a)-Geral da COMISSÃO

ESPECIAL IBCCRIM-COIMBRA dar conhecimento do

teor da decisão e as suas respectivas razões ao(à) aluno(a), por via eletrônica, no prazo de 7 (sete) dias corridos, a partir da data em que a decisão for proferida.

13.4.2. A decisão proferida pelo Núcleo Recursal

da COMISSÃO ESPECIAL

IBCCRIM-COIMBRA é irrecorrível e poderá ser:

a) pelo provimento, hipótese em que o aluno será considerado aprovado e terá seu certificado expedido, nos termos do item 12.3.1 deste Regulamento;

b) pelo improvimento, hipótese em que será mantida a reprovação, sem prejuízo da faculdade de reapresentação em eventual edição subsequente.

14. DO CERTIFICADO DE FREQUÊNCIA E DO CERTIFICADO DE

CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

14.1. Exceção feita aos(às) inscritos(as) nas categorias “atualização” e “ouvinte”, o(a) aluno(a) que reunir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), caso o solicite, poderá obter um Certificado de Frequência, emitido pelo IBCCRIM, logo após o término das aulas.

(13)

13 14.1.1. Em referido documento constará informação acerca da atual situação do(a) aluno(a), bem como menção ao fato de estar pendente a correção do artigo científico, de modo a diferenciar o Certificado de Frequência do Certificado de Conclusão da Pós-graduação.

14.2. A aprovação do artigo científico, somada ao preenchimento do índice de frequência mínima descrito no item 14.1 deste Regulamento, conferirá ao(à) aluno(a) o Certificado do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM DIREITO PENAL ECONÔMICO IBCCRIM-COIMBRA, o qual

mencionará a nota final obtida e a respectiva classificação quantitativa, a carga horária do curso, bem como será assinado pelo(a) Presidente da Direção do INSTITUTO DE DIREITO PENAL ECONÓMICO E EUROPEU –

IDPEE da FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA,

bem como pelo(a) Presidente do INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS

CRIMINAIS –IBCCRIM.

14.2.1. A carga total do curso é de 160 (cento e sessenta) horas, incluindo o tempo da feitura do trabalho científico.

14.2.2. O título de Pós-graduação oferecido é reconhecido internacionalmente, não o sendo, porém, pelo Ministério da Educação – MEC (Brasil), em razão da carga horária.

14.3. Os alunos inscritos nas categorias “atualização” e “ouvinte” obterão um Certificado de participação na fase expositiva do Curso de Pós-graduação em Direito Penal Econômico IBCCRIM-Coimbra, emitido pelo IBCCRIM, logo após o término das aulas.

14.3.1. Em referido documento constará menção expressão à diferença de valor acadêmico entre este e o Certificado de Conclusão da Pós-graduação.

15. DA REAPRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

15.1. A Comissão Especial IBCCRIM-Coimbra receberá até o dia 30 de janeiro de 2017, artigos científicos dos ex-alunos reprovados em edições anteriores deste curso que queiram ver seus trabalhos recorrigidos, desde que a reprovação não tenha sido no âmbito de avaliação preliminar, motivada na existência de trechos sem a devida indicação de fonte.

(14)

14

16. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

16.1. Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à COMISSÃO

ESPECIAL IBCCRIM-COIMBRA, por meio de requerimento endereçado

ao (à) seu(sua) Secretário(a)-Geral, pelo endereço

posgraduacao@ibccrim.org.br.

16.2. A COMISSÃO ESPECIAL IBCCRIM-COIMBRA se reserva ao direito de: a) cancelar o evento, mediante prévio aviso de, no mínimo, 48

(quarenta e oito) horas, com devolução integral do valor já pago pelo aluno;

b) remanejar e/ou cancelar aula(s):

I – mediante aviso de, no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, se por iniciativa própria;

II – a qualquer momento, em caso fortuito ou força maior.

c) alterar os termos deste Regulamento, mediante prévia notificação de, no mínimo, 7 (sete) dias corridos, por via eletrônica.

16.3. Para o melhor funcionamento da transmissão do curso a distância, o computador utilizado pelo(a) aluno(a) precisará ter, no mínimo, a seguinte configuração:

a) Sistema operacional Windows XP ou superior. b) Windows Media Player versão 9 ou superior. c) Browser Internet Explorer versão 7 (ou superior). d) Resolução mínima do monitor 800x600.

e) Kit multimídia (placa de som e caixas acústicas). f) Antipop-up desabilitado.

g) Conexão de banda larga.

I – Não recomendamos o uso de conexões com tecnologia 3G, Wi-Fi, via rádio ou discada.

São Paulo, 23 de maio de 2016.

COMISSÃO ESPECIAL IBCCRIM-COIMBRA Beatriz Dias Rizzo (Presidente)

(15)

15 Alberto Silva Franco (Presidente de honra)

Rafael de Souza Lira (Secretário-Geral) Bruno Redondo

Larissa Palermo Frade Leonardo Palazzi Matias Illg

Referências

Documentos relacionados

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

FUNDAMENTAL. 02 O professor avalia a qualidade da aprendizagem do aluno em função do resultado final. 06 A aprendizagem do aluno baseia-se na investigação, reflexão e criatividade.

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

A interface intuitiva com tela sensível ao toque fornece aos usuários todos os recursos necessários para revisar, analisar e transferir dados dos sinais vitais.. Confiável: Usa