• Nenhum resultado encontrado

Servia como mediadora de conflitos entre os objectivos organizacionais e as pessoas ate então consideráveis incompatíveis e irreconciliáveis.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Servia como mediadora de conflitos entre os objectivos organizacionais e as pessoas ate então consideráveis incompatíveis e irreconciliáveis."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Page 1 Origem e evolução de Recursos Humanos

A área de R.H surgiu a partir da complexidade das tarefas, e teve o seu inicio no inicio do século XX, com o aparecimento da revolução industrial e passou se a chamar relações industriais. Servia como mediadora de conflitos entre os objectivos organizacionais e as pessoas ate então consideráveis incompatíveis e irreconciliáveis.

1950 – Surgiram grandes ampliações passou-se a chamar de Administração de pessoal. Já não servia somente para gerir conflitos, mais também de administrar as pessoas, mais com a legislação trabalhista.

1960 – Também sofreu grandes ampliações, os desafios das organizações foram crescendo e a legislação trabalhista não mudou e as pessoas passaram a ser consideradas a chave do sucesso das organizações.

1970 – Surgimento do conceito de Recursos humanos, as pessoas passaram a ser vistas não só como recurso que as organizações consomem e utilizam e que produzem custos, mais sim como um poderoso activo que impulsiona a competitividade organizacional.

Torna-se claro que o futuro desta área de actividade depende da sua capacidade de gerar resultados que tenham visibilidades na produção de valor acrescentado nas empresas e

organização onde actuam. Para tal é necessário que haja uma boa política de formação que possa responder aos objectivos organizacionais.

Gestão de processos de transformação e mudança

Os resultados esperados no exercício deste papel traduzem-se na criação de uma organização renovada, assumindo-se o responsável dos R.H, como um agente de mudança, alguém capaz de fazer aumentar a capacidade da sua organização, para fazer vencer as transições que as mudanças provocam. Essa área de R.H e hoje projectada para o futuro.

Também temos que olhar para o contexto formação. Hoje em dia, essa área também esta ligada As mudanças ocorridas no sector de RH e as perspectivas nessa 2ª década do século XXI.

(2)

Page 2 Primeira década do século XXI:

Momento de grandes e rápidas mudanças empresariais:

As fusões e aquisições se aceleram;

Muitas empresas consideradas sólidas “quebram”;

As empresas têm que focar em resultados e procuram de todos os modos reduzirem custos e trocam muitos de seus talentos por jovens despreparados, com salários baixos.

É a era dos estagiários ocupando o lugar de profissionais; de jovens com alto teor de

conhecimento teórico, especializações, MBAs , mas despreparados na prática sendo colocada em funções chave na empresa.

Época do questionamento sobre os Psicólogos actuando como Gerentes de RH Estratégico; Visto que não tiveram em sua formação vivência como administradores e tem dificuldades em actuar como estrategistas, gerência de projectos e principalmente com foco em resultados. Segunda década do século XXI :

É o momento de pensar o RH de forma diferente.

As empresas precisam inovar quase que instantaneamente, preparar seus talentos de forma rápida ou encontrá-los prontos no mercado.

Para inovar as empresas precisam construir a cultura da experimentação.

É preciso montar equipes multidisciplinares terciarizadas ou não constituídas por antropólogos e observadores de outras áreas, totalmente diferentes daquela em que a empresa actua juntamente com profissionais com foco em resultados como engenheiros ou profissionais de processos. É preciso estar sempre atentos as mudancas que veem ocorrendo com o desenvolvimento das tecnologias.

Falta às empresas o que sobra aos antropólogos: a observação criteriosa. "Não adianta perguntar ao consumidor o que ele quer, porque ele não sabe. Mas quando é confrontado com uma

(3)

Page 3 inovação, ele reconhece e se encanta”. Para estar preparado para essa década que já está aí sugiro 6 esferas de excelência:

Excelência na Liderança:Essa é a década dos líderes e se o profissional de RH não for reconhecido como líder, a atuação do RH certamente será fraca. Ele tem 2 caminhos para

conseguir isso: por imposição ou por conquista - e isso independe de formação acadêmica porque é algo ligado ao carisma. Somente com liderança o RH terá credibilidade e conquistará o

comprometimento dos profissionais.

Excelência nos Resultados:É preciso ficar provado que a ação do RH tem alto impacto nos negócios da empresa e que o RH também é um setor "fazedor" de negócios. A área, assim como as outras, também compram soluções, vende idéias e terceiriza operações. Profissionais da área de Humanas não têm em sua formação o foco em números e resultados, por isso profissionais de outras áreas, os engenheiros e administradores, por exemplo, estão voltando a atuar em Recursos Humanos.

Excelência nas Transações :Deixe seu tempo livre para pensar estrategicamente. Muitos gerentes e diretores passam a maior parte de seu tempo cuidando de transações burocráticas ou que poderiam estar nas mãos de outras pessoas. Com isso, joga fora o tempo que poderiam usar para planear as estratégias da área. Os profissionais que enxergam as transacções como símbolo de poder e que assinar uma promoção ou autorizar uma modificação é algo que os engrandece, estão com dias contados. Mas muitas empresas que pensam o RH de forma diferente já

colocaram processos inteiros na Internet, por exemplo, e customizam suas transações para otimizar seu tempo.

Excelência nas Parcerias :A organização precisa estar alinhada internamente para que isso se reflita nas parcerias externas.É preciso derrubar urgentemente o mito do "Todos somos iguais", porque os diferentes perfis profissionais exigem tratamento diferenciado. Somente os valores devem ser únicos dentro das empresas. As políticas de salário e outros tipos de recompensa devem ser próprios para o perfil dos profissionais de cada área, porque seus interesses são diferentes.

(4)

Page 4 Excelência nas Soluções :A definição de soluções para a empresa ficou por conta dos Comitês Multidisciplinares. Os especialistas nas diversas áreas do RH desaparecerão e a decisões serão tomadas por um grupo que reunirá profissionais generalistas (atuantes em RH, mas conhecedores da área que precisa ser atendida) com parceiros internos interessados (profissionais das áreas que estão sendo atendidas naquele momento) e parceiros externos, além dos parceiros internos de outras áreas que estejam envolvidas na decisão. São visões diferentes que contribuirão para a tomada de decisão.

Excelência em Talentos :O RH que pensa diferente é aquele que lapida os talentos da empresa. É preciso enxergar os talentos que se sobressaem, que garantem e vão continuar garantindo o diferencial da empresa, e tratá-los com muita atenção, inclusive oferecendo Coaching constante. Isso porque caso não sejam reconhecidos e estimulados em seus planos profissionais, esses talentos serão perdidos.

O que é Gestão:

Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada.

O objectivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objectivo específico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

A gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes.

A gestão administrativa além da técnica de administrar, ainda se utiliza de outros ramos como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemática e estatística a sociologia, a

informática entre outras.

As funções do gestor são em princípio:

(5)

Page 5 Analisar e conhecer os problemas a enfrentar,

Solucionar os problemas,

Organizar recursos financeiros, tecnológicos,

Ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, Tomar decisões precisas e avaliar,

Controlar o conjunto todo.

O que é Gestão de Pessoas:

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objectivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e

desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoa é confundida com o sector de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objectivo a valorização dos profissionais

O sector de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objectivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição como e do próprio profissional,

Gestão de Pessoas nas organizações

O capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas entenderam que devem oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa em questão.

(6)

Page 6 Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.

Conceito de Gestão de Recursos Humanos

Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla RH, é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objectivo de administrar os

comportamentos internos e potencializar o capital humano.

É chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.

Tem por finalidade seleccionar, gerir e nortear os colaboradores na direcção dos objectivos e metas da empresa.

Objectivo

O objectivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

Missão

A gestão de recursos humanos é uma das funções tradicionais da organização e que tem como missão estabelecer o sistema que rege as relações entre os seus colaboradores,

definir a melhor adequação de cada um deles à função que irá realizar, e estabelecer a integração dos colaboradores.

Para isso a gestão de recursos humanos inclui um conjunto de funções e actividades que podem ser sintetizadas no seguinte:

- Planeamento de recursos humanos; - Recrutamento e selecção;

(7)

Page 7 - Integração dos recursos humanos;

- Análise e descrição de funções; - Avaliação de desempenho; - Remunerações e incentivos; - Higiene e segurança no trabalho;

- Formação profissional e desenvolvimento pessoal; - Análise, controlo e auditoria de recursos humanos.

RH é o departamento que tem a responsabilidade de selecção, contratação, treinamento, remuneração, formação sobre higiene e segurança no trabalho, e estabelecimento de toda a comunicação relativa aos funcionários da organização.

RH também pode se referir à totalidade de empregados e colaboradores que compõem a organização, normalmente referidos como os recursos humanos da empresa.

RH é ainda conjunto de práticas de recursos humanos, constituído por todas as decisões tomadas pela empresa para realizar as actividades inerentes ao sector de RH.

A Gestão de RH é uma área de estudo que forma profissionais capacitados para gerenciar pessoas e lidar com todos os processos relacionados à gestão do quadro de funcionários de uma empresa.

O profissional de RH é encarregado de gerenciar planos de carreira; determinar a política salarial, remunerações, incentivos e benefícios; avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores; elaborar estratégias e planos operacionais para recrutamento e proporcionar a integração de novos funcionários dentro da organização.

(8)

Page 8 BIOGRAFIA DO AUTOR

Nome Completo: Sérgio Alfredo Macore / Helldriver Rapper Nascimento: 22 de Fevereiro de 1993

Especialização: Gestão de Empresas e Finanças Pais / Cidade: Moçambique / Pemba Contacto: +258 846458829 ou +258 826677547

E-mail: Sergio.macore@gmail.com ou Helldriverrapper@hotmail.com Facebook: Helldriver Rapper ou Sergio Alfredo Macore

Referências

Documentos relacionados

Biólogo, mestre em ciências (Biologia celular e molecular) pelo instituto oswaldo cruz (ioc/Fiocruz) e egresso do curso técnico de Pesquisa em Biologia Parasitária do mesmo

da resposta imune que, frequentemente, resultam em anular a ação de biopatógenos, por meio da ativação do sistema complemento, opsonização dos antígenos para

Esses vírus se ligam a receptores específicos localizados na superfície da membrana celular e entram na célula hospedeira via fusão do envelope viral, com a superfície da célula em

Algumas dificuldades podem ser encontradas quando se deseja de- monstrar este tipo de organela através de microscopia ótica, já que a produção bacteriana de flagelos não é contínua

Para diminuir ao máximo a interferência das proteínas que ainda podem estar presentes na amostra, deve-se fazer uma leitura a 280 nm – comprimento de onda em que as

Tal como se observa na tabela 7, existe uma percentagem importante dos trabalhos que não apresentam a metodologia de pesquisa utilizada, ou que não se sabe como ela se encaixa

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais