• Nenhum resultado encontrado

Coordenação-Geral de Tributação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coordenação-Geral de Tributação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Coordenação-Geral de Tributação

Solução de Consulta nº 98.302 - Cosit Data 10 de agosto de 2017

Processo

Interessado

CNPJ/CPF

ASSUNTO:CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS

Código NCM: 9015.10.00

Mercadoria: Telêmetro eletrônico a laser, próprio para efetuar medidas

de distância de até 30 m, com capacidade de calcular áreas e volumes, comercialmente denominado “Trena Laser 30 m”.

Dispositivos Legais: RGI 1 (Nota 3 do Capítulo 90 e o texto da posição

90.15) e RGI 6 (texto da subposição 9015.10.00) constantes da TEC, aprovada pela Resolução Camex nº 125, de 2016, e da Tipi, aprovada pelo Decreto n.º 8.950, de 2016, e subsídios extraídos das Nesh, aprovadas pelo Decreto nº 435, de 1992, e atualizadas pela IN RFB nº 807, de 2008, e subsequentes alterações.

Relatório

Fundamentos

Identificação da Mercadoria:

3. O produto objeto da consulta é um instrumento a laser para realizar medidas lineares de distância, de área e de volume, com alcance linear máximo de 30 m (100 ft) para uso em medições na construção civil, decoração, arquitetura, etc.; tipo do laser 650 nm; classe de laser II. O equipamento possui as seguintes dimensões 121 x 52 x 30 mm (altura x largura x espessura), comercializado em embalagens individuais. O produto é comercialmente denominado “Trena Laser 30 m”.

Classificação da Mercadoria:

(2)

Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, nas Regras Gerais Complementares do Mercosul (RGC/NCM), nas Regras Gerais Complementares da Tipi (RGC/Tipi), nos pareceres de classificação do Comitê do Sistema Harmonizado da Organização Mundial das Aduanas (OMA) e nos ditames do Mercosul, e, subsidiariamente, nas Notas Explicativas do Sistema Harmonizado (Nesh).

5. A RGI/SH nº 1 dispõe que os títulos das Seções, Capítulos e Subcapítulos têm apenas valor indicativo, para os efeitos legais, a classificação é determinada pelos textos das posições e das notas de Seção e de Capítulo e, desde que não sejam contrárias aos textos das referidas posições e notas, pelas Regras seguintes (RGI/SH 2 a 5). A RGI/SH nº 6, por sua vez, dispõe que a classificação de mercadorias nas subposições de uma mesma posição é determinada, para os efeitos legais, pelos textos dessas subposições e das notas de subposição respectivas, entendendo-se que apenas são comparáveis subposições do mesmo nível.

6. Além disso, no que se refere aos desdobramentos regionais, temos por fundamento a Regra Geral Complementar do Mercosul nº 1 (RGC 1) que dispõe que as Regras Gerais para Interpretação do Sistema Harmonizado se aplicarão, "mutatis mutandis", para determinar dentro de cada posição ou subposição, o item aplicável e, dentro deste último, o subitem correspondente, entendendo-se que apenas são comparáveis desdobramentos regionais (itens e subitens) do mesmo nível.

7. O consulente pretende ver seu produto classificado na posição 90.15 – Instrumentos e aparelhos de geodésia, topografia, agrimensura, nivelamento, fotogrametria, hidrografia, oceanografia, hidrologia, meteorologia ou de geofísica, exceto bússolas; telêmetros. – especificamente na classificação 9015.10.00.

8. Diz a Nota 3 do Capítulo 90:

CAPÍTULO 90

INSTRUMENTOS E APARELHOS DE ÓPTICA, DE FOTOGRAFIA, DE CINEMATOGRAFIA, DE MEDIDA, DE CONTROLE OU DE PRECISÃO; INSTRUMENTOS E APARELHOS MÉDICO-CIRÚRGICOS; SUAS PARTES E ACESSÓRIOS

[...]

3.- As disposições das Notas 3 e 4 da Seção XVI aplicam-se também ao presente Capítulo.

[grifo nosso]

9. O produto em análise desempenha funções, de acordo com as informações disponibilizadas pelo consulente, que excedem a utilização de uma trena convencional, pois além das dimensões lineares de distância é possível calcular a área e o volume dos respectivos ambientes.

(3)

10. Portanto, conforme a Nota 3 da Seção XVI a classificação do produto deve ser realizada de acordo com sua função principal, que nesse caso seria sua capacidade de calcular a dimensão linear de distância.

SEÇÃO XVI

MÁQUINAS E APARELHOS, MATERIAL ELÉTRICO, E SUAS PARTES; APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE SOM, APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS E DE SOM EM TELEVISÃO, E SUAS PARTES E ACESSÓRIOS

[...]

3.- Salvo disposições em contrário, as combinações de máquinas de espécies diferentes, destinadas a funcionar em conjunto e constituindo um corpo único, bem como as máquinas concebidas para executar duas ou mais funções diferentes, alternativas ou complementares, classificam-se de acordo com a função principal que caracterize o conjunto.

[grifo nosso]

11. Conforme o texto da posição 90.15, nessa posição são enquadrados os telêmetros.

Instrumentos e aparelhos de geodésia, topografia, agrimensura, nivelamento, fotogrametria, hidrografia, oceanografia, hidrologia, meteorologia ou de geofísica, exceto bússolas; telêmetros.

[grifo nosso]

12. Para melhor entendimento dos telêmetros, recorre-se às Notas Explicativas do Sistema Harmonizado (Nesh), aprovadas pelo Decreto nº 435, de 27 de janeiro de 1992, e atualizadas pela Instrução Normativa RFB nº 807, de 11 de janeiro de 2008, e subsequentes alterações, que trazem os seguintes esclarecimentos desses instrumentos da posição 90.15:

VII.- TELÊMETROS

Este grupo compreende os telêmetros de quaisquer tipos, instrumentos ópticos ou optoeletrônicos que permitem determinar a distância que separa o observador de um ponto afastado qualquer. São utilizados em geodésia, pelas forças armadas ou em fotografia ou cinematografia.

[grifo nosso]

13. Portanto, a posição 90.15 reflete o enquadramento correto para o produto em análise, pois este nada mais é que um telêmetro. Essa posição desdobra-se em seis subposições.

9015.10.00 Telêmetros

9015.20 Teodolitos e taqueômetros

9015.30.00 Níveis

(4)

9015.80 Outros instrumentos e aparelhos

9018.90 Partes e acessórios

14. Diante dos fatos e em razão das suas características o produto classifica-se no código NCM 9015.10.00.

Conclusão

15. Com base nas RGI 1 (Nota 3 do capítulo 90 e o texto da posição 90.15) e a RGI 6 (texto da subposição 9015.10.00) constantes da Tarifa Externa Comum (TEC), aprovada pela Resolução Camex nº 125, de 2016, e da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi), aprovada pelo Decreto n.º 8.950, de 2016, e suas alterações posteriores, e ainda em subsídios extraídos das Notas Explicativas do Sistema Harmonizado (Nesh), aprovadas pelo Decreto nº 435, de 1992, e atualizadas pela Instrução Normativa RFB nº 807, de 2008, e alterações posteriores, a mercadoria objeto da consulta CLASSIFICA-SE no código NCM/TEC/Tipi 9015.10.00.

Ordem de Intimação

Com base no relatório e fundamentação acima, a presente Solução de Consulta foi aprovada pela 2ª Turma, constituída pela Portaria RFB nº 1.921, de 13 de abril de 2017, à sessão de 9 de agosto de 2017.

Divulgue-se e publique-se nos termos do art. 28 da Instrução Normativa RFB nº1.464, de 8 de maio de 2014.

Remeta-se o presente processo à [informação sigilosa] para ciência do interessado e demais providências cabíveis.

Assinado digitalmente

ALEXSANDERSILVAARAUJO

Auditor-Fiscal da RFB – matrícula 18161995 Relator

Assinado digitalmente

ROBERTO COSTA CAMPOS

Auditor-Fiscal da RFB – matrícula 1294313 Membro da 2ª Turma

Assinado digitalmente

NILZA MARIA BESSA TAJRA

Auditor-Fiscal da RFB – matrícula 8056 Membro da 2ª Turma

Assinado digitalmente

CARLOS HUMBERTO STECKEL

Auditor-Fiscal da RFB – matrícula 14886 Presidente da 2ª Turma

(5)

Referências

Documentos relacionados

Analisar publicações científicas através de um estudo baseado em revisão sistemática, com o propósito de identificar como são representadas as trilhas de

divulgado hoje, mostrou que quando os clientes são contatados após o término do serviço, 44% dos entrevistados indicaram ter tido algum tipo de problema com o serviço e, desses,

• ak máte problémy s obličkami alebo mierne až závažné problémy s pečeňou, a užívate lieky obsahujúce nasledujúce liečivá: itrakonazol alebo ketokonazol (používané

A subsidiária da COPASA MG foi criada pelo Governo de Minas com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma das principais riquezas turísticas do Estado –

a cargo da Comissão de Sindicância composta pelos servidores Anderson João Onofre, Audea Naconechen Volanin e Terezinha Mazur a qual terá o prazo de trinta (30) dias, a partir da

fase de conclusão de curso de graduação e, para o processo seletivo para o Curso de Doutorado, os candidatos em fase de conclusão de curso de Mestrado, desde que comprovem

e votação do Relatório da Diretoria, Balanço Patrimonial e demais Demonstrações Financeiras da Companhia, relativos ao exercício social encerrado em 31/12/2020; (ii) destinação

Finalmente, obtemos o histograma, fazendo alguns ajustes ao gráfico de colunas do Excel, e a média dos valores através da função MÉDIA(). Aprenderemos mais sobre