• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: O CONSUMO DE ÁLCOOL E TABACO POR UNIVERSITÁRIOS RELACIONADO A PERSONALIDADE

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ÁREA:

SUBÁREA: PSICOLOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE ALVES FARIA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): AMANDA SOUSA FRANCISCO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ERICK DE OLIVEIRA LEMES ORIENTADOR(ES):

(2)

Resumo

O consumo de bebidas alcoólicas e tabaco está cada vez mais presentes entre jovens e adolescentes. O crescente consumo dessas substâncias é um problema que vem ocasionando consequências à sociedade, sendo considerado hoje um problema de saúde pública. Vários fatores induzem os alunos ao consumo do álcool e tabaco, a ausência do convívio familiar deixa os jovens mais vulneráveis à aquisição desses hábitos. Há também outros perfis, pois há aqueles que consomem por curiosidade, ou prazer, problemas, estresse enfrentado nas universidades e inclusive para uma maior integração social. O uso de álcool e tabaco é classificado pela Organização Mundial da Saúde como um elemento que deve ter uma grande prioridade à ser controlado em meio a sociedade. A realização deste estudo teve como objetivo descrever a utilização de álcool e tabaco por universitários relacionado a personalidade. Esta investigação foi caracterizada como pesquisa bibliográfica. Foi do tipo exploratória e de natureza básica. O estudo foi composto por um conjunto de publicações contidas em periódicos, livros-textos, monografias, dissertações e teses. Para avaliação inicial foi realizada leitura dos resumos, com finalidade de selecionar aqueles que se adequaram aos objetivos da pesquisa. Os resultados obtidos apontam que o consumo de substâncias psicoativas é considerado um problema de saúde pública, e por ser público compete a toda sociedade buscar solução, com a realização de programas de promoção, prevenção e mediação da utilização de bebidas alcoólicas e tabaco. É possível concluir que a inclusão de disciplinas optativas e obrigatórias sobre a utilização de álcool e tabaco nos cursos de graduação, além de campanhas de conscientização sobre os malefícios destas, para os alunos, poderia contribuir de forma satisfatória para a diminuição do consumo e evitar possíveis problemas relacionados ao consumo destas substâncias.

(3)

1- Introdução

O consumo de bebidas alcoólicas e tabaco está cada vez mais presentes entre jovens e adolescentes. O crescente consumo dessas substâncias é um problema que vem ocasionando consequências à sociedade, sendo considerado hoje um problema de saúde pública (PEREIRA et al., 2008).

O consumo de bebidas alcoólicas vem se destacando por ser caracterizado com grande importância em problemas pautado na saúde da população, no qual foi estimado cerca de 1,5% de mortes mundialmente relacionado ao seu consumo. Grande importância histórica é que o álcool teve relação ao consumo ensejado à aspecto cultural e simbólico em grande parte das sociedades que tem o uso do álcool presente no cotidiano (MORETTI-PIRES; CERRADI-WEBSTER; FURTADO, 2011).

O uso do álcool pode ter como fatores de influências de modo individual e interpessoal que engloba relações familiares, ambientais, biológicas e de temperamento e também pela propagação impulsionadora à utilização de bebida alcoólica. Na sociedade brasileira as limitações para publicidades de alcoolismo são escassas, e não há muitas atividades voltada à prevenção do álcool (FARIA et al., 2011).

O uso do tabaco é classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um elemento que deve ter uma grande prioridade à ser controlado em meio a sociedade brasileira, no qual tem grande índice de mortalidade, porém são doenças que podem ser evitadas. No Brasil a grande maioria do uso de tabaco está diretamente ligado ao cigarro e são mais consumidos entre os jovens, pois é nessa fase em que se inicia a experimentação de drogas lícitas e ilícitas (SZKLO et al., 2011).

O grande número do uso de tabaco está presente tanto em grupos de homens e mulheres, e está tendo alto índice de doenças como por exemplo doenças que afeta o pulmão de forma crônica, doença cardíaca, no cancro do pulmão e até cerebrovascular; porém o que chama mais atenção no consumo referente ao sexo feminino é que o consumo afeta além das doenças já citadas, o aumento da chance de se ter menopausa precoce, a redução da fertilidade e há um alto índice de se ter doença cardíaca para as que são usuárias de anticoncepcionais (PIMENTEL; MATA; ANES, 2013).

Em busca de atividades voltadas para que haja precaução do uso de tabaco, drogas e álcool é necessário que faça uma investigação para ter consciência do

(4)

consumo que se tem hoje em dia em meio à sociedade, no qual inclui pontos de vista voltado para públicos específicos e também públicos privados; é necessário que fique atento em quais tipos de drogas mais consumidas e quais consequências que predominam em usuários dessas substâncias (ALMEIDA, 2011).

2- Objetivos 2.1- Geral:

Descrever a utilização de álcool e tabaco por universitários relacionado a personalidade.

2.2- Específicos:

- Conhecer os aspectos históricos do uso de álcool e tabaco; - Destacar o consumo de álcool e tabaco entre homens e mulheres; - Apontar os fatores que influenciam na utilização de álcool e tabaco.

3- Metodologia

Esta investigação foi caracterizada como pesquisa bibliográfica. Foi do tipo exploratória e de natureza básica. Segundo GIL (1999) a pesquisa bibliográfica é elaborada com base em material já publicado tendo como objetivo analisar posições diversas em relação a determinado assunto.

O estudo foi composto por um conjunto de publicações contidas em periódicos, livros-textos, monografias, dissertações e teses. A coleta foi realizada nas bases eletrônicas Scielo (Scientific Eletronic Library Online), BIREME (Biblioteca Regional de Medicina), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), PUBMED e LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências Sócias e da Saúde) e publicações como monografias, dissertações e teses disponíveis eletronicamente, bem como livros-textos no período de 1999 a 2017.

Para avaliação inicial foi realizada leitura dos resumos, com finalidade de selecionar aqueles que se adequaram aos objetivos da pesquisa. Foram utilizadas 50

publicações. Os descritores utilizados foram “Álcool; tabaco; drogas licitas; drogas

(5)

drogas”, todos os descritores foram pesquisados tanto em língua portuguesa como inglesa.

4- Desenvolvimento

O álcool etílico é uma substância orgânica, considerada como droga licita consumida pelo homem desde as civilizações mais antigas, a partir do momento em que houve a descoberta de processos fermentativos, os quais ocasionaram surgimento do vinho e de outras bebidas que passaram a ser utilizadas de maneira recreacional e em festividades (GUEDES et al., 2010).

Sabe-se que o consumo excessivo do álcool pode gerar inúmeros prejuízos à saúde humana, incluindo alterações do humor, doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, gastrointestinais, hepáticas e mentais, e inclusive ameaçar os valores políticos, econômicos e sociais (NUNES et al., 2012; SILVA et al., 2006).

Outro problema encontrado é a dependência, também conhecida como etilismo, a qual é caracterizada pela necessidade de ingestão constante de forma obsessiva e compulsiva que tendem a ingestão de doses cada vez maior para que o indivíduo possa sentir-se bem, mesmo possuindo consciência das consequências negativas que isso pode acarretar (ROZIN; ZAGONEL, 2012).

O tabagismo é considerado uma pandemia silenciosa, o hábito de fumar vem se instalando precocemente entre os universitários, uma vez que ao ingressar no ensino superior esses jovens podem sofrer influência de um mundo que até então era desconhecido por eles. Porém, o tabaco pode causar efeitos nocivos ao organismo como enfisema pulmonar, doenças coronárias, infecções nas gengivas, câncer de pulmão, infarto do miocárdio e insuficiência respiratória, levando na maioria das vezes o indivíduo a óbito pelo uso prologando dessa substância psicotrópica, estudos mostram que a cada ano morrem cerca de quatro milhões de pessoas em todo o mundo vítimas do tabaco (MATSUMOTO et al., 2005; ANDRADE et al., 2006).

Vários fatores induzem os alunos ao consumo do álcool e tabaco, a ausência do convívio familiar deixa os jovens mais vulneráveis à aquisição desses hábitos. Há também outros perfis, pois há aqueles que consomem por curiosidade, ou prazer, problemas, estresse enfrentado nas universidades e inclusive para uma maior integração social. Entretanto os jovens não se preocupam com o nível do consumo, porém o que caracteriza uma diversão no presente pode trazer várias consequências

(6)

negativas no futuro, tanto em relação à saúde quanto na vida pessoal e profissional (ANDREO; MELLO; MAINARDES; 2011).

5- Resultados

5.1 Aspectos históricos do uso de álcool e tabaco

De acordo com Silveira (2010) as substâncias que possuem o potencial de alterar o comportamento, cognição e o humor, estão presentes na vida das pessoas desde os primórdios da humanidade, e a sua utilização na maioria das vezes era associado a rituais religiosos, lazer, aproximação entre pessoas e para superar dificuldades.

Para Medeiros (2011), as bebidas alcoólicas são utilizadas desde a antiguidade, o indivíduo que utilizava, ocupava um lugar de destaque na sociedade, o seu uso era praticado em locais considerados importantes e apenas um seleto grupo de pessoas podia ingerir.

Segundo Mega, Neves e Andrade (2011), a descoberta do processo de fermentação possibilitou a obtenção das primeiras bebidas, com teor alcoólico, como exemplo a cerveja, uma das bebidas presentes até hoje no contexto social que foi descoberta a 8000 a.C.

Para Leal, Araújo e Pinheiro (2012) o surgimento de bebidas com teores alcoólicos mais elevados foi possível graças a descoberta da destilação, entre os séculos X e XII, pelos árabes.

De acordo com Reis et al. (2014) o consumo de bebida alcoólica se tornou um problema ao longo do tempo, por causa que este tipo de substância quando consumida por diversas vezes em um período curto de tempo, pode gerar dependência.

Para Ferreira et al. (2011) o uso de bebidas no Brasil, foi iniciado pelos povos indígenas antes da vinda dos portugueses, através da fermentação da mandioca e do milho, com a grande quantidade de cana-de-açúcar disponível, logo se tornou comum o uso de bebida alcoólica, conhecida como cachaça.

De acordo com Oliveira, Andrade e Andrade (2009), o tabaco é de origem americana, conhecido pelos índios como petum, e depois recebeu o nome cientifico de Nicotiana tabacum, pelos europeus no século XIII, os índios utilizavam o tabaco

(7)

para o tratamento de doenças e em rituais religiosos.

Segundo Goyatá et al. (2014) uma das causas da difusão do tabaco com o passar dos anos, está relacionado a crença de que as ervas presentes, possuíam a capacidade de curar doenças, passando a ser amplamente aceita a sua utilização.

Segundo Malta et al. (2013) desde o ano de 1950 que já existiam relatos de problemas relacionando ao uso de tabaco porindivíduos que o utilizavam e pessoas que conviviam com os fumantes, com o passar do tempo através de estudos sobre os perigos da utilização do tabaco, ações foram implementadas para diminuir ou até mesmo tentar coibir a sua utilização.

5.2 O consumo de álcool e tabaco entre homens e mulheres

Para Scheffer e Almeida (2010), os homens começam a beber mais novos, e a quantidade ingerida é maior, e os transtornos psiquiátricos são menores, quando comparados as mulheres.

De acordo com Elbreder et al. (2008) o uso abusivo de álcool é mais frequente em homens do que em mulheres, existindo diferenças de quantidade e frequência de ingestão, a metabolização do álcool nos homens ocorre de maneira mais rápida do que nas mulheres, elas são mais vulneráveis aos danos cerebrais e físicos associados ao consumo, mesmo ingerindo em menor quantidade por períodos longos de intervalo de tempo.

Segundo Malta et al. (2013) os homens utilizam mais tabaco do que as mulheres, iniciando o consumo precocemente, as mulheres iniciam essa pratica tardiamente e a utilização de tabaco por elas está relacionada a estratégias de marketing,pois este tipo de produtoé divulgado como símbolo de emancipação e independência, favorecendo o aumento do consumo.

De acordo com Castilho e Cordeiro (2009) as mulheres são mais vulneráveis aos efeitos maléficos do tabaco,possuem maior facilidade de adquirirem câncer de pulmão, quando comparadas com homens fumantes, entretanto os riscos de morte com o consumo desta substância são considerados semelhantes para ambos.

5.3 Fatores que influenciam no uso de álcool e tabaco

(8)

de todos os países já tiveram contato com algum tipo de bebida com teor alcoólico, o seu consumo é amplamente aceito pela população, por ser uma droga lícita muitos acreditam que não existe nenhum problema em utilizá-la.

Segundo Rozin e Zagonel (2012) o uso de bebidas alcoólicas inicia-se cedo na vida das pessoas, considerada uma droga de fácil acesso, que é utilizada em momentos felizes e de tristeza e em alguns casos relacionados ao incentivo de amigos e parentes.

Para Anjos, Santos e Almeida (2012) a ingestão em excesso de álcool é um problema amplamente observado no Brasil, e muitos acreditam que este tipo de bebida não representa risco para a saúde, motivando o seu consumo em festas, almoço com a família ou amigos.

Para Oliveira et al. (2010) os principais fatores que influenciam na utilização do tabaco por jovens são a curiosidade, problemas familiares, trabalho, dificuldade de aprendizado e problemas de relacionamento.

De acordo com Abreu e Caiaffa (2011) a utilização de tabaco ocorre graças aos efeitos de bem-estar físico e psicológico que ele desempenha no organismo de quem o utiliza, através dos avanços das pesquisas com os malefícios da utilização do tabaco e ações realizadas com o intuito de conscientizar sobre os seus riscos, o seu uso está diminuindo.

6- Considerações Finais

O hábito de beber e fumar podem ser considerados como uma doença caracterizada pela dependência, cujos malefícios não se restringem apenas aos indivíduos que utilizam, mas também as pessoas que convivem com os usuários, de forma ampla e danosa, todos a sua volta são suscetíveis a problemas pessoais, sociais e econômicos.

O consumo de substâncias psicoativas é considerado um problema de saúde pública, e por ser público compete a toda sociedade buscar solução, com a realização de programas de promoção, prevenção e mediação da utilização de bebidas alcoólicas e tabaco.

A inclusão de disciplinas optativas e obrigatórias sobre a utilização de álcool e tabaco nos cursos de graduação, além de campanhas de conscientização sobre os malefícios destas, para os alunos, poderia contribuir de forma satisfatória para a

(9)

diminuição do consumo e evitar possíveis problemas relacionados ao consumo destas substâncias.

7- Fontes Consultadas

ABREU, M. N. S.; CAIAFFA, W. T. Influência do entorno familiar e do grupo social no tabagismo entre jovens brasileiros de 15 a 24 anos. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 30, n. 1, p. 22-30, 2011.

ALMEIDA, N. D. Uso de álcool, tabaco e drogas por jovens e adultos da cidade de Recife, Psicol. Argum, v.29, n.55, p.295-302, 2011.

ANDRADE, A. P. A. et al. Prevalência e características do tabagismo em jovens da Universidade de Brasília. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 32, n. 1, p. 23-8, 2006.

ANDREO, P. H. M.; MELLO, T.; NAINARDES, S. C. Consumo de álcool e tabaco entre estudantes de Odontologia e Fisioterapia de uma instituição de ensino superior. Maringá: Anais Eletrônico, 2011.

ANJOS, K. F.; SANTOS, V. C.; ALMEIDA, O. D. S. Caracterização do consumo de álcool entre estudantes do ensino médio. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 36, n. 2, p. 418, 2012.

CASTILHO, J. A. D.; CORDEIRO, A. Percepção do risco associado ao consumo de álcool, tabaco e drogas. Revista Salud y drogas, v. 9, n.1, 57-78, 2009.

ELBREDER, M. F. et al. Perfil de mulheres usuárias de álcool em ambulatório especializado em dependência química. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 57, n. 1, p. 9-15, 2008.

FARIA, R. et al. Propaganda de álcool e associação ao consumo de cerveja por adolescentes, Revista Saúde Pública, v.45, n.3, p. 441-447, 2011.

FERREIRA, L. N. et al. Perfil do consumo de bebidas alcoólicas e fatores associados em um município do nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: Cadernos de Saúde Pública, v. 27, n. 8, p. 1473-1486, 2011.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5º ed. São Paulo: Atlas, 1999. GOYATÁ, S. L. T. Impacto do programa de apoio ao tabagismo de um município do sul de Minas gerais, Brasil. Concepción: Ciencia y Enfermería, v. 20, n. 1, p. 75-88, 2014.

(10)

GUEDES, R. C. et al. Consumo de álcool em uma comunidade do Cariri Cearense. Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, vol.3, n.3, out, 2010.

LEAL, M. C.; ARAÚJO, D. A.; PINHEIRO, P. C. Alcoolismo e Educação Química. Revista Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 58-66, 2012.

MALTA, D. C. et al. Tendências temporais no consumo de tabaco nas capitais brasileiras, segundo dados do VIGITEL, 2006 a 2011. Rio de janeiro: Caderno de Saúde Pública, v. 29, n. 4, p. 812-822, 2013.

MATSUMOTO, K. S. et al. O uso do tabaco entre os universitários de enfermagem da Universidade do estado do Rio de Janeiro. SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, v. 1, n. 2, p. 0-0, 2005.

MEDEIROS, A. C. L. V. O consumo de bebidas alcoólicas e o trabalho no povo indígena Xukuru do Ororubá. Recife: Dissertação, 165p. 2011.

MEGA, J. F.; NEVES, E.; ANDRADE, C. J. A produção da cerveja no Brasil. Revista Citino, v. 1, p. 34-42, 2011.

MORENO, R. S.; VENTURA, R. N.; BRÊTAS, J. R. S. O uso de álcool e tabaco por adolescentes do município de Embu, São Paulo, Brasil. São Paulo: Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 44, n. 4, p. 969-977, 2010.

MORETTI-PIRES, R. O.; CERRADI-WEBSTER, C. M.; FURTADO, E. F. Consumo de Álcool e Atenção Primária no Interior da Amazônia: sobre a Formação de Médicos e Enfermeiros para Assistência Integral, Revista Brasileira de Educação Médica, v.35, n.2, p.219-228, 2011.

NUNES, J. M. et al. Consumo de bebidas alcoólicas e prática do bingedrinking entre acadêmicos da área da saúde. Revista de Psiquiatria Clínica, v. 39, n. 3, p. 94-9, 2012.

OLIVEIRA, H. F. et al. Fatores de risco para uso do tabaco em adolescentes de duas escolas do município de Santo André, São Paulo. Revista Paulista de Pediatria, v. 28, n. 2, p. 200-2007, 2010.

OLIVEIRA, K. C. N.; ANDRADE, L. H. P.; ANDRADE, M. Tabagismo: um breve histórico das políticas de promoção, prevenção e controle. Informe-se em Promoção da Saúde, v. 5, n. 1, p. 10-12, 2009.

PEREIRA, D. S. et al. Uso de substâncias psicoativas entre universitários de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo.Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 57, n. 3, p. 188-95, 2008.

(11)

PIMENTEL, M. A.; MATA, M. A.; ANES, E. Tabaco e álcool em estudantes: mudanças decorrentes do ingresso no ensino superior, Psicologia, Saúde & Doenças, v.14, n.1, p.185-204, 2013.

REIS, G. A. et al. Alcoolismo e seu tratamento. Araguaína: Revista Científica do ITPAC, v. 7, n. 2, p. 1-11. 2014.

ROZIN, L.; ZAGONEL, I. P. S. Fatores de risco para dependência de álcool em adolescentes. Revista Acta Paulista de Enfermagem, v. 25, n. 2, p. 314-318, 2012. SCHEFFER, M.; ALMEIDA, R. M. M. Consumo de álcool e diferenças entre homens e mulheres: comportamento impulsivo, aspectos cognitivos e neuroquímicos. Revista Neuropsicologia Latino-americana, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2010.

SZKLO, A. S. et al. Perfil de consumo de outros produtos de tabaco fumado entre estudantes de três cidades brasileiras: há motivo de preocupação?, Cad. Saúde Pública, v.27, n.11, p.2271-2275, 2011.

SILVA, L.V.E.R. et al. Fatores associados ao consumo de álcool e drogas entre estudantes universitários. Revista de Saúde Pública, v. 40, n. 2, p. 280-8, 2006. SILVEIRA, P. S. Estigmatização do uso de álcool e outras drogas entre profissionais de saúde de Juiz de Fora. Juiz de Fora: Dissertação, 99 p. 2010.

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem