• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Esposende Rádio (Esposende)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Esposende Rádio (Esposende)"

Copied!
60
0
0

Texto

(1)
(2)

I Discente: Jonathan Sampaio Gomes

Número de aluno: 5006809

Instituição Acolhedora do Estágio Esposende Rádio

Morada: Rua Sra. Da Saúde, 1ºandar – Esposende

Contactos: 253964630 Correio electrónico: geral@esposenderadio.pt Duração do Estágio Curricular: De 15 de Agosto a 15 de Novembro Supervisora na Instituição: Dra. Márcia Silva

Orientador de Estágio: Dr. Mário Meleiro

Estabelecimento de Ensino

(3)

II

Agradecimentos

Foram muitas as barreiras, muitos os desafios para atingir esta meta final que é a conclusão do Curso. É desta forma imprescindível o agradecimento as pessoas que fizeram parte de toda esta viagem, mas principalmente as pessoa que fizeram com que esta viagem fosse possível. Quero agradecer profundamente aos meus progenitores por toda a dedicação prestada durante estes três anos de luta pelo meu futuro, pois não teriam existido sem o apoio deles. É sem dúvida motivante para um filho, ter todo o apoio dos pais no que diz respeito a luta pelos seus sonhos.

Para além disso, gostaria de agradecer a Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, e a todos os intervenientes que contribuíram na minha formação académica, principalmente ao meu orientador de estágio Mário Meleiro por todo o apoio prestado para que a realização deste relatório fosse possível.

Um muito obrigado a toda a equipa da Esposende Rádio por me ter disponibilizado o estágio, mas também por todos os momentos que trago e por todas as amizades criadas. Um sincero obrigado a Márcia Silva que, para além de supervisora, dedicou todo o seu tempo no apoio na realização de todas as tarefas e também pela boa disposição que transmite.

Por último, e sem esquecimento, agradeço a todos aqueles que no início eram meros amigos e que hoje considero família! Obrigado por todo o apoio nos melhores e piores momentos e obrigado ao destino por ter cruzado os nossos caminhos! Para aqueles que não voltarei a ver esporadicamente, aproveito para dizer que não se trata de um adeus, mas sim de um até já!

(4)

III "A palavra foi dada ao homem para explicar os seus pensamentos. Os pensamentos são retratos das coisas da mesma forma que as palavras são retratos dos nossos pensamentos."

JEAN MOLIÈRE1

1

(5)

IV

Índice Geral

Introdução ... 1

Capítulo I – Enquadramento Geral da Instituição ... I 1 – Enquadramento geral da Instituição Esposende Rádio ... 2

1.1– Esposende ... 2

1.2 - Localização e Raio de abrangência ... 3

1.3 – Esposende Rádio ... 5 1.4 - Identidade Visual ... 6 1.4.1 – Nome ... 6 1.4.2 – Logótipo ... 7 1.4.3 – Slogan ... 10 1.5 – Política Comunicacional ... 10 1.5.1 – Comunicação Interna: ... 10 1.5.2– Comunicação Externa ... 12 1.6– Análise SWOT ... 13 1.6.1– Pontos fortes ... 14 1.6.2– Pontos fracos ... 15 1.6.3 – Oportunidades ... 16 1.6.4 – Ameaças ... 16 Capítulo II - Estágio ... II 2 – Estágio na Esposende Rádio ... 18

2.1 – Objectivos do estágio ... 18 2.2 – Plano de Estágio ... 20 2.3 – Cronograma de Actividades ... 20 2.4 – Actividades desenvolvidas ... 22 2.4.1 – Redacção ... 22 2.4.2 – Publicidade ... 23 2.4.3 – Rubricas ... 25 2.4.3.1 – NetRádio ... 25 2.4.3.2 – BlaBlaBla ... 25 2.4.3.3 – Páginas Soltas ... 26 2.4.3.4 – Grande Ecrã ... 26

(6)

V 2.5 – Entrevistas ... 27 2.6 – Propostas ... 28 2.6.1 – Flyer ... 28 2.6.2 - Vídeo Institucional ... 29 2.6.3 – MÚSICA IN ... 29 Reflexão Final ... 31 Bibliografia ... 32 Listagem de Anexos

(7)

VI

Índice de figuras

Figura 1 – Brasão da Cidade de Esposende ………..2

Figura 2 – Mapa do Distrito de Braga ………...………...……3

Figura 3 – Frente do Edifício da Esposende Rádio.…….………..3

Figura 4 – Estúdio de emissão ...……….………..4

Figura 5 – Estúdio de gravação……….……….4

Figura 6 – Estúdio de redacção………...………...4

Figura 7 – 1º Logótipo da Esposende Rádio………..8

Figura 8 – 2º Logótipo da Esposende Rádio ………..……….…..8

Figura 9 – 3º Logótipo da Esposende Rádio ……….…………8

Figura 10 – Último Logótipo da Esposende Rádio ……….…………...……8

Figura 11 – Antiga página Web da Esposende Rádio.………...9

Figura 12 – Página Web actual da Esposende Rádio ……….…...9

Figura 13 – Estúdio de Redacção……….11

Figura 14 – Estúdio de Redacção ………11

Figura 15 – Logótipo Facebook ………..13

Figura 16 – Realização da sonoplastia………...…….……….…24

Figura 17 – Entrevista na Campanha Abraços Grátis…….……….…28

(8)

VII

Índice de quadros

Quadro 1 – Organograma da Esposende Rádio……..………...……5

Quadro 2 – Análise SWOT da Esposende Rádio …….………..…14

Quadro 3 – Programação da Esposende Rádio………...……….19

(9)

1

Introdução

A elaboração deste relatório final pretende concretizar e aprofundar toda a aprendizagem obtida durante estes três meses de estágio, na instituição Esposende Rádio situada em Esposende.

Este estágio visa adquirir profissionalismo e experiência no mundo do trabalho de forma a estarmos preparados para o futuro. Todas as actividades desenvolvidas (Anexo I) têm uma relação ao conteúdo teórico e prático abordado no curso de Comunicação e Relações Públicas, mais propriamente no que diz respeito à Comunicação.

A possível realização de todas as tarefas deve-se ao apoio por parte dos representantes da entidade, essa composta por três jornalistas nomeadamente a Márcia Silva, responsável pelo supervisionamento do meu estágio, a Fernanda Araújo e o José Peixoto e ainda dois locutores designadamente o Eduardo Viana e o Carlos Couto. A cargo do departamento comercial encontra-se ainda Tatiana Machado. A direcção é composta por Carlos Camacho e Maria Adelaide Camacho, que desempenham a função de directores desde 1995.

A instituição possui há precisamente três meses novas instalações. Um espaço remodelado, moderno e que propicia aos profissionais óptimas condições para um bom ambiente de trabalho. A Esposende Rádio é composta por um estúdio de redacção, que consiste no espaço que dá vida e origem à notícia, um estúdio de gravação e produção de publicidade, um estúdio de emissão e, por fim, o gabinete da directora.

Quanto à estrutura do relatório, este será dividido por duas partes, em que a primeira será composta pelo enquadramento geral da instituição onde irei referir a sua história, localização e o seu desenvolvimento até aos dias de hoje. No que diz respeito à segunda parte, focar-me-ei não só em todas as propostas e actividades desenvolvidas na instituição, como também nos resultados e objectivos alcançados.

Para a realização deste relatório, para além de todas as matérias e conhecimentos adquiridos durante os três anos de estudo, baseei-me em diversas referências bibliográficas referentes ao ramo da Comunicação, principalmente à informação que aborda o mundo radiofónico.

(10)

Capítulo I

Enquadramento geral da Instituição

Esposende Rádio

(11)

2

1 – Enquadramento geral da Instituição Esposende Rádio

1.1– Esposende

A instituição Esposende Rádio, entidade que me disponibilizou este estágio, localiza-se no concelho de Esposende (Figura 1), distrito de Braga, e é o único concelho que faz ligação com o oceano.

A origem do concelho de Esposende deriva da época das grandes navegações atlânticas, significativas para a localidade, onde os povos clamaram ao Rei por privilégios que demoravam a chegar. Assim sendo, na data de 1572, D.Sebastião elevou Esposende a Vila, criando o Município que hoje subsiste. A elevação da sede do Município a Cidade deu-se a 2 de Julho de 1993.

O seu território estende-se por uma área de 95.41 km2 que representa 3,1% da área total do distrito de Braga, subdividido em 15 freguesias, com um total de 35716 habitantes (consultado a 16 de Novembro de 2011, em http://pt.wikipedia.org/wiki/Esposende).

Trata-se de um concelho que defende todas as vertentes da natureza, pois possui extensos areais e dunas, pinhais e zonas florestais, montes e arriba fóssil, rios e mar, tudo enquadrado num equilíbrio dinâmico, o que permite afirmar, em forma de Slogan: “Esposende um privilégio da natureza” (consultado a 16 de Novembro de 2011, em

http://www.visitesposende.com/sobre.php).

Figura 1 – Brasão da Cidade de Esposende Fonte - http://pt.wikipedia.org (Novembro de 2011)

(12)

3

1.2 - Localização e Raio de abrangência

93.2 é a frequência com que a Esposende Rádio emite para todo o concelho e para as cidades vizinhas, tais como Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Barcelos e Vila Nova de Famalicão. Apesar de transmitir somente a nível regional, a Esposende Rádio tem como objectivo expandir o seu alcance (Figura 2).

A Esposende Rádio localiza-se na Rua da Srª. da Saúde, em Esposende, no edifício em frente à Biblioteca Municipal de Esposende (Figura 3).

Figura 2 – Mapa do Distrito de Braga

Fonte - http://depoisfalamos.blogspot.com/2011/01/notas-finais3.html (Novembro 2011)

Figura 3 – Frente do Edifício da Esposende Rádio Fonte – Jonathan Gomes (Novembro 2011)

(13)

4 A Esposende Rádio mudou de instalações no inicio do meu estágio, passando agora a ter instalações muito modernas e com um conforto adequado para um bom ambiente de trabalho. Assim, as instalações são constituídas por um estúdio de redacção, um estúdio de gravação e produção de publicidade (Figura 5), um estúdio de emissão (Figura 4) e o gabinete da directora Maria Adelaide Camacho.

O método de trabalho da Esposende Rádio era muito simples e eficaz, pois cada um tinha a responsabilidade de uma das etapas da criação da notícia até ela ser lançada no estúdio de emissão. É óbvio que caso houvesse alguma controvérsia ou uma ausência de um dos jornalistas, todos os outros jornalistas encontravam-se aptos para substituir a pessoa em questão.

Figura 4 – Estúdio de emissão Fonte – Jonathan Gomes (Novembro 2011)

Figura 5 – Estúdio de gravação Fonte – Jonathan Gomes (Novembro 2011)

Figura 6 – Estúdio de Redacção Fonte – Jonathan Gomes (Novembro 2011)

(14)

5

1.3 – Esposende Rádio

Foi a 24 de Junho de 1989 que a Esposende Rádio, ou recuando mais no tempo, a Rádio Esposende, marca o início da sua actividade. Ao longo de mais de duas décadas, na animação e na informação, a Esposende Rádio tem marcado presença e ajudado a registar a história deste concelho.

De um início como tantas outras rádios pirata, hoje, e depois de um processo de legalização, a Esposende Rádio assume-se como principal veículo informativo do concelho.

Em 1995, com uma nova equipa liderada por Carlos Camacho e Maria Adelaide Camacho, continuaram a “dar música” aos Esposendenses, até aos dias de hoje.

Esta equipa é constituída por dois directores, três jornalistas e dois locutores, como está representado hierarquicamente no organograma:

É sem dúvida, uma rádio generalista, muito próxima dos ouvintes, com conteúdos abrangentes, vocacionada para ser a companhia dos Esposendenses.

Direcção Geral

Adelaide Camacho

Carlos Camacho

Jornalista

Márcia Silva

Locutor

Eduardo Viana

Jornalista

Fernanda Araújo

Locutor

Carlos Couto

Jornalista

José Peixoto

Quadro 1 – Organograma da Esposende Rádio Fonte – Jonathan Gomes (Novembro 2011)

(15)

6 “Sempre Perto de Si”, “A rádio com mais ouvidos” e “Decididamente diferentes”, são alguns dos motes que definem o trabalho da Esposende Rádio.

Além dos noticiários a todas as horas, com notícias nacionais e locais, a Esposende Rádio possui programas e rubricas interessantes, muito apreciados pelos ouvintes.

Conta também com um programa de crónicas e outro de poesia, ambos com 12 anos de existência.

E como o desenvolvimento das tecnologias tem tendência a expandir-se por toda a parte, a Esposende Rádio actualiza todos os seus conteúdos e notícias e disponibiliza também a sua emissão online em www.esposenderadio.pt, uma página que foi recentemente remodelada.

1.4 - Identidade Visual

O nome, o logótipo e o slogan são os elementos primários na identificação e reconhecimento de uma instituição por parte do público.

A identidade visual é um factor dinâmico visto que o logótipo, o slogan e até o nome podem ser alterados caso a instituição o pretenda.

Relativamente a identidade visual, a Esposende Rádio tem vindo a evoluir desde a sua origem. Está neste momento a tratar de uma nova mudança, com uma imagem que pretende transmitir modernidade, pois a imagem visual é a forma como a instituição é reconhecida por parte do exterior.

1.4.1 – Nome

O nome é um elemento fundamental no que diz respeito a caracterização da identidade visual de uma organização, pois permite transmitir a mensagem associada à imagem da instituição. Segundo Lampreia (2003), existem sete categorias distintas relativamente ao nome, podendo essas ser do tipo:

(16)

7  Individual (referente ao fundador da empresa);

 Associação de nomes (em função das pessoas integrantes da sociedade);  Descritivo (onde a actividade da empresa é deduzida);

Abreviado (ex: Alico para American Life Insurance Company); Por iniciais (ex: BMW – Bayerische Motoren Werke);

 Fabricado (nome de origem ex: Kodak);  Analogia (ex: Jaguar).

Relativamente à Esposende Rádio, esta instituição faz uso de um nome descritivo, pois a actividade da empresa é imediatamente deduzida.

1.4.2 – Logótipo

O logótipo, mais que uma simples imagem ou grafia, é uma assinatura da instituição. É a forma como o público a reconhece e a interpreta. É no fundo, um código visual que representa algo que se quer comunicar, dando a conhecer os valores, o reflexo de uma instituição e a sua personalidade.

Lampreia (2003:50) refere que sendo “(…) imprescindível para qualquer empresa, a partir

de uma certa dimensão, o logótipo é tradicionalmente considerado como o ponto de partida da sua política de comunicação institucional.”

Actualmente, o logótipo é a primeira coisa que salta ao olhar do público. Por isso, é necessário não só ter perfeita consciência que a mensagem está a ser correctamente transmitida, como também perceber se as cores e a grafia se adequa realmente a instituição. O logótipo é elaborado a partir de formas e cores, constituindo uma linguagem universal para que, independentemente do local onde se esteja, se perceba rapidamente o significado do que se pretende comunicar.

(17)

8 Assim sendo, um bom logótipo deve ser claro para a rápida compreensão do seu significado, de boa memorização, de fácil percepção, suscitando um reconhecimento imediato, e de fácil associação com a instituição em questão.

No que toca à Esposende Rádio, e tendo em conta que é uma rádio local, o logótipo sempre procurou dar a conhecer ao público a simplicidade e paixão pela música, conseguindo adaptar a sua imagem a todo o tipo de idades, nunca esquecendo que o mundo e a tecnologia estão em constante mudança e percebendo que, actualmente, a imagem vale mais que mil palavras. Desta forma, a Esposende Rádio procurou evoluir nos últimos anos, alterando não só o seu logótipo, mas também as suas cores.

Quando se pensou na cor, a Esposende Rádio percebeu que a cor é a capacidade que o olho humano tem para captar mais rapidamente uma imagem e, desta forma, procurou ao longo dos anos utilizar cores mais intensas e que de alguma forma significassem algo, não só para a rádio, mas também para o público.

Figura 7 – 1º Logótipo da Esposende Rádio

Fonte: http://ajr6.no.sapo.pt/20040311.htm

Figura 8 – 2º Logótipo da Esposende Rádio

Fonte: http://radiobasedados.no.sapo.pt/

Figura 9 – 3º Logótipo da Esposende Rádio Fonte:

http://concelhodeesposende.blogspot.com/20 11/09/entrevista-com-o-presidente.html

Figura 10 – Último Logótipo da Esposende Rádio

(18)

9 Deste modo, visualiza-se uma enorme evolução até a realização do último logótipo (Figura 10), que destaca a cor azul, que segundo a semiótica significa fidelidade. O vermelho prevalece na palavra “Rádio” com o objectivo de transmitir paixão, não só pela música, mas também pelos ouvintes. Por último, o preto, na palavra “Esposende”, pretende passar uma ideia de distinção e rigor. A renovação do logótipo era um dos objectivos que a Esposende Rádio procurava concretizar, assim como a renovação da página web. Desta forma, foi necessário dar mais vida e cor a página da Esposende Rádio, como também uma nova estrutura semelhante as páginas das rádios nacionais. O resultado final, foi de uma página moderna com uma estrutura simples e de fácil acesso e esteticamente mais intensa em termos de cores (Figura 12).

A nova página web da Esposende Rádio permite a visualização de todos os conteúdos tais como as fotografias de vários eventos, noticias actualizadas, tanto a nível local como a nível nacional, e também disponibiliza a emissão online. Estão também disponíveis as várias rubricas semanais, como, por exemplo, o “Bla Bla Bla” que consiste numa rubrica que aborda todas as notícias dos VIP’s; “Páginas Soltas”, uma rubrica direccionada especialmente aos amantes da poesia e da leitura, pois aborda um livro de estreia todas as semanas; “NetRádio”, Figura 11 – Antiga página Web da Esposende Rádio

Fonte:

http://concelhodeesposende.blogspot.com/2009_10_18_ar chive.html

Figura 12 – Página web actual da Esposende Rádio

(19)

10 uma rubrica que aborda sites interessantes, permitindo aos interessados verem o mundo à distância de um clique na internet.

1.4.3 – Slogan

Visto como um mero grito celta, com o passar dos tempos, o slogan transformou-se num incitamento à compra, usado na publicidade comercial. Começou a ser também utilizado na comunicação empresarial, tempos depois, com o objectivo de exprimir a filosofia da empresa, reforçando a mensagem do logótipo.

Para além de claro, conciso e de fácil memorização, “um slogan deve conseguir dizer muito

em poucas palavras, de forma clara e sugestiva”Lampreia (2003:51).

“Sempre perto de si” é, actualmente, a filosofia que define o trabalho da Esposende Rádio, que visa reforçar a ligação para com os ouvintes.

1.5 – Política Comunicacional

A política Comunicacional permite verificar a relação interpessoal entre os profissionais pertencentes a empresa, como também as relações que o público interno tem com o exterior.

1.5.1 – Comunicação Interna:

A comunicação interna pretende assegurar a adesão dos públicos internos da empresa ou instituição, ou seja, motivar na continuação de projectos comuns, sabendo que é a partir de dentro que se constrói a imagem exterior. Sendo a comunicação interna um espaço distinto para a gestão de comportamentos, é imprescindível o uso da comunicação para possibilitar a partilha de informação, a construção de sentidos preferenciais e a consequente mobilização dos mesmos. Assim sendo, a comunicação interna contribui para a segurança e protecção de que tanto necessitam as pessoas, a título individual e na interacção dentro do grupo em que se

(20)

11 inserem. Aborda também o contexto ergonómico, pois as condições de trabalho reflectem no desempenho do público interno.

Os três meses de estágio permitiram-me o reforço da aprendizagem teórica efectuada, assim como o enquadramento na política interna da Esposende Rádio.

Primeiramente, a política interna de uma instituição vai muito para além do profissionalismo, pois um bom profissional deve transparecer uma “boa imagem”, em todos os sentidos, desde a imagem em questão, a postura e a forma como comunica com o grupo de trabalho e com o público externo. O facto de a instituição se tratar de uma rádio local, onde parte das actividades são realizadas no exterior e onde a relação com os ouvintes é mais próxima, é imprescindível dar importância a esta questão da imagem. A aparência e a forma de agir transmitem credibilidade no trabalho e confiança.

Focando um pouco mais a relação interpessoal da Esposende Rádio, o grupo de trabalho tentava manter sempre uma imagem cuidada, uma postura e organização ideal para o bom funcionamento do trabalho cumprindo com as prioridades da instituição. Existiam incentivos à comunicação ascendente, para que os profissionais participassem com ideias e opiniões e ao mesmo tempo expressassem as suas preocupações para que cada um percebesse o seu contributo para o resultado final. Contudo, o número escasso de jornalistas exigia uma grande produtividade de trabalho, o que algumas vezes prejudicava a instituição relativamente à organização do trabalho.

Relativamente à ergonomia, a Esposende Rádio possui novas instalações devidamente equipadas, com condições favoráveis para um bom ambiente de trabalho.

Figura 13 – Estúdio de Redacção Fonte: Jonathan Gomes (Novembro 2011)

Figura 14 – Estúdio de Redacção Fonte: Jonathan Gomes (Novembro 2011)

(21)

12 Como podemos visualizar nas imagens anteriores (figura 13 e 14), a Esposende Rádio reflecte-se num espaço saudável, luminoso, acolhedor, com óptimas condições ergonómicas para os profissionais que lá trabalham.

1.5.2– Comunicação Externa

A comunicação externa existe quando o público interno de uma instituição comunica com o seu público-alvo, ou seja, com entidades que fazem parte do seu ambiente envolvente transaccional. Assim, a comunicação externa tem como finalidade dar a conhecer ao público os produtos da instituição, a própria instituição, de modo a atrair novos clientes ou alterar atitudes e comportamentos dos consumidores ou público que pretende atingir.

Numa rádio, a interacção com o público externo é constante, apesar do feedback nem sempre ser directo. A Esposende Rádio contém programas, como o dos “Discos Pedidos”, por exemplo, que proporciona ao ouvinte um momento de conversa com o locutor, onde este dedica a outras pessoas. É, sem dúvida, nos “Discos Pedidos”, que os locutores mantêm uma maior relação com o público externo, pois como se trata de um programa diário, que já conta com 10 anos de existência, possibilita uma certa confiança e amizade para com os ouvintes. Encarando a rádio como uma companhia, os ouvintes pretendem ser ouvidos e manter um certo relacionamento com quem se disponibiliza a ouvi-los. Esta tarefa, para além de exigir um grande à-vontade do locutor para com o público, exige muita paciência, especialmente no que diz respeito ao “saber ouvir”, pois o locutor tem de adequar-se a cada ouvinte. Independentemente do seu estado de espírito, este deve transparecer energia e boa disposição. Para além dos programas, várias outras condições possibilitam a interacção com o público externo. Como já foi referido em pontos anteriores, com o desenvolvimento das tecnologias e com o objectivo de aumentar a sua notoriedade e os seus ouvintes, a Esposende Rádio pretende expandir-se e ser reconhecida a nível nacional. Desta forma, a instituição possui uma página Web (www.esposenderadio.pt), onde disponibiliza todos os seus conteúdos, notícias e também, a sua emissão online.

(22)

13 Contudo, nos dias de hoje, as redes sociais são, sem dúvida, o meio de comunicação mais utilizado e o maior veículo de informação. Desta forma, o Facebook é uma das redes sociais mais frequentada, onde todas as empresas e instituições expõem os seus serviços e produtos.

Assim sendo, a Esposende Rádio decidiu reforçar a ligação com os ouvintes, criando recentemente a sua página de Facebook que já conta com 476 seguidores. Na página são divulgados os eventos, a programação dos noticiários, programas e rubricas, assim como todas as notícias diárias devidamente actualizadas, de forma a alargar as suas audiências a nível nacional.

1.6– Análise SWOT

A análise SWOT consiste numa ferramenta cuja utilidade se reflecte numa examinação global de uma empresa, assim como os factores que afectam o seu funcionamento. É a primeira fase de um planeamento que permite ajudar o empresário a focar os principais pontos da empresa. A sigla SWOT representa Strengths (Pontos fortes), Weaknesses (Pontos fracos) que são factores internos da empresa e Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que representam os factores externos da empresa.

Seguidamente, irei apresentar a análise SWOT da Esposende Rádio que permitirá identificar e estabelecer as prioridades nas decisões estratégicas.

Figura 15 – Logótipo Facebook Fonte: www.facebook.com (Novembro 2011)

(23)

14

•Crise Nacional;

•Concorrência por parte das rádios vizinhas e jornais. •Criação de novos programas

direccionados aos mais jovens;

•Fortalecer a ligação com os ouvintes criando

passatempos e tempos de lazer;

•Falta de jornalistas; •Único meio de informação

no concelho; •Público fidelizado; •Profissionalismo; •Género musical; •Apoio de muitos

colaboradores.

Pontos Fortes

Pontos Fracos

Ameaças

Oportunidades

1.6.1– Pontos fortes

O facto de ser uma rádio local, possibilita à Esposende Rádio abordar conteúdos e temas regionais, ou seja, muita informação local, embora também seja englobada como a de nível nacional.

Assim sendo, é necessário grande profissionalismo por parte dos jornalistas, pois como a carga de trabalho é maior e o número de jornalistas é escasso em comparação com as rádios nacionais, é imprescindível que estes saibam realizar todas as tarefas para o bom funcionamento da rádio.

Outro dos pontos fortes da instituição é o facto de ser o único veículo de informação do concelho, o que permite ter um público fidelizado e o apoio de muitos colaboradores.

Quadro 2 – Análise SWOT da Esposende Rádio Fonte: Jonathan Gomes (Novembro 2011)

(24)

15 O género musical adequa-se a todas as faixas etárias, pois o tipo de música vai desde o folclore até ao pop/rock direccionado para uma faixa etária mais nova, cada um com o seu horário, de forma a agradar a todos os ouvintes.

1.6.2– Pontos fracos

Uma Rádio local diferencia-se de uma rádio nacional pela quantidade de temas que aborda e de informação que transmite. A Esposende Rádio procura estar presente em todas as ocorrências e eventos regionais, pois o seu primeiro objectivo é ter a atenção das pessoas da região, procurando expandir-se a nível nacional. Apesar de vantajoso, esta situação dá origem a uma barreira para os jornalistas no que diz respeito a divisão de tarefas e cargos de trabalho. São vários os dias em que na cidade de Esposende se presenciam conferências, assembleias municipais, acções de sensibilização e eventos municipais, onde a Esposende Rádio pretende estar presente. Esta sobrecarga de trabalho faz com que haja uma selecção dos locais a estar presente, pelo número escasso de jornalistas.

A Esposende Rádio é constituída por apenas cinco jornalistas, sendo este um ponto fraco da instituição. Esta dá prioridade ao trabalho interno por depender de poucos jornalistas, pois uma rádio tem uma emissão diária que respeita uma programação de quatro noticiários diários e de vários programas musicais. Para que esta emissão seja possível, são necessários redactores, locutores e pessoas responsáveis pela criação de publicidade. O trabalho externo é realizado quando há disponibilidade por parte dos jornalistas, apesar de ser fundamental para manter uma forte ligação com o público externo.

O profissionalismo é algo existente na Esposende Rádio, pois todas estas tarefas são realizadas por apenas cinco jornalistas que vão dividindo e organizando o seu tempo para que esta rádio tenha continuidade, apesar de muitas horas de trabalho.

(25)

16

1.6.3 – Oportunidades

Sendo as oportunidades um factor externo da análise SWOT, ou seja, perspectivas de evolução do mercado, do meio envolvente e antecipações do futuro que estão relacionadas com factores externos, é necessário explorar aspectos positivos que possam fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.

No caso da Esposende Rádio, penso que seria fortalecer a proximidade com todos ouvintes, apostando na criação de programas musicais para os mais jovens, com o objectivo de atrair esta faixa, pois grande parte dos ouvintes da Esposende rádio são de uma faixa etária mais velha.

Poderia também ser criado um tempo diário de lazer de forma a interagir mais com os ouvintes como por exemplo passatempos.

1.6.4 – Ameaças

Grande parte das rádios locais vive da publicidade. No entanto, nos dias de hoje, com a crise nacional, as empresas têm outras prioridades. O investimento das empresas na publicidade já foi muito mais rentável do que aquilo que é nos dias de hoje. A crise nacional afecta, na actualidade, grande parte da população, o que é, sem duvida, uma grande barreira para as rádios locais. Esta é, de facto, uma grande ameaça para a Esposende Rádio, pois apesar de continuar com grande parte dos seus clientes fiéis, a direcção da instituição evidencia que o lucro é muito menor do que nos anos anteriores e torna-se cada vez mais difícil sustentar uma rádio que vive apenas da publicidade.

Outra das ameaças é a concorrência, pois para além da Esposende Rádio ser o único veículo de informação do concelho, faz concorrência a rádios vizinhas de grande nível e a outros meios de comunicação vizinhos, tais como, a Rádio Alto Minho (Viana do Castelo), a Rádio Caminha (Caminha), a Rádio de Barcelos (Barcelos), a Rádio Cávado FM (Barcelos) e o Diário do Minho.

(26)

Capítulo II

(27)

18

2 – Estágio na Esposende Rádio

A minha escolha de estágio curricular recaiu sobre a Esposende Rádio, pois depois de um aprofundamento na unidade curricular de Comunicação Radiofónica, surgiu interesse da minha parte relativamente ao mundo radiofónico.

2.1 – Objectivos do estágio

Este estágio de três meses veio proporcionar grandes bases para uma possível futura experiência de trabalho no ramo do jornalismo mais propriamente no que diz respeito a rádio, e permitiu pôr em prática os pontos abordados durante estes três anos de licenciatura de Comunicação e Relações Públicas.

Como o próprio nome do curso indica, este estágio, mais focado no ramo da Comunicação, visa melhorar o aprofundamento da língua portuguesa e inseri-la no contexto radiojornalístico.

Desta forma, foi-me proposto a realização de várias tarefas jornalísticas (Anexo I) e com o passar do tempo acabei por executar várias outras actividades sugeridas por mim (Ponto 2.6), depois de uma análise à instituição consoante as necessidades que a Esposende Rádio carecia. Relativamente a divisão das actividades, todos os profissionais da Esposende Rádio são polivalentes, ou seja, exercem mais do que uma tarefa diária, devido ao escasso número de jornalistas. Desta forma, existe uma programação (Quadro 3) que é cumprida semanalmente constituída por noticiários, programas e rubricas diárias que prevalece perante todas as outras actividades realizadas caso haja disponibilidade.

00h -06h - Sete Noites

"Sete Noites" onde a melhor música tem encontro marcado com a insónia. 06h – 08h - Acorde em Português

(28)

19 08h – 12h – Programa da Manhã

Nunca é tarde para ouvir as manhãs com José Peixoto. Crónicas, rubricas, entrevistas, passatempos, tudo com uma mão cheia de música.

12h – 14h – Discos Pedidos

O mais antigo programa da Esposende Rádio, com reconhecido sucesso, onde Fernanda Araújo e Márcia Silva, dão voz ao ouvinte.

14h – 17h – Sessão da Tarde

Com a música em destaque. 17h – 20h – Do Baú

Quando a tarde acelera, Eduardo Viana recupera do baú a melhor música. (das 19 às 20h memórias da música).

20h – 22h – Brandos Costumes

Sons calmos e tranquilos acontecem no crepúsculo dos dias. 22h – 24h – Silêncio da Gaveta

Com José Peixoto encontra os lugares do livro ou o poema de cada autor. A palavra vertendo sentidos em sons e vozes convidadas, no Silêncio da Gaveta.

Todos os objectivos planeados foram devidamente cumpridos. Quadro 3 – Programação da Esposende Ràdio Fonte: www.esposenderadio.pt (Novembro 2011)

(29)

20

2.2 – Plano de Estágio

O plano de estágio, definido pelo estagiário e pela supervisora do estágio consistia em desenvolver as seguintes actividades:

 Apoio na redacção com a cobertura de eventos e tratamento textual dos mesmos;  Produção de publicidade (spots publicitários);

 Produção de rubricas de cinema, literatura e sociedade;

 Gestão da página Web www.esposenderadio.pt e da página do facebook;

 Gestão e manutenção do programa de emissão de publicidade e música da rádio;  Realização de entrevistas a agentes dos vários sectores da sociedade;

 Trabalho comercial com clientes de publicidade da rádio;  Produção de vídeos promocionais da rádio para a Web;

 Participação na equipa de desporto da rádio como comentador.

2.3 – Cronograma de Actividades

Um cronograma consiste num elemento que permite de forma rápida e eficaz, a visualização das tarefas desenvolvidas assim como o mês e o dia em que estas foram realizadas. Desta forma assemelha-se a um diagrama permitindo o planeamento e controlo das actividades desenvolvidas num período estimado.

Contudo, no mundo jornalístico, deparamo-nos constantemente com o imprevisível, pois os acontecimentos que dão fruto a noticia são constantes, sem data prévia.

Assim sendo, como o “planeamento é a condição essencial para uma boa preparação” (Lendrevie, et al, 1992), observemos, de seguida, os cronogramas de actividades com as tarefas realizadas nos diversos meses do estágio:

(30)

21 AGOSTO 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 INÍCIO • • • • •• • • •• • SE TE M BRO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 ••• • ••• ••• • ••• •18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 •• •• •• ••• • • •• •• ••• •• • OUTU B RO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 • •• •• •• • •• • •• •• •• • •• • • •• 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 •• • •• •• • •• •• •• • •• ••• • • NOVE MB RO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 •• • •• •• • • •• •• •• • •• •• • •• •• LEGENDA REDACÇÃO DEP. COMERCIAL/PUBLICIDADE ENTREVISTAS/REPORTAGENS EMISSÃO – MÚSICA IN RÚBRICAS

Quadro 7 – Cronograma de actividades dos diversos meses Fonte: Jonathan Gomes (Dezembro 2011)

(31)

22

2.4 – Actividades desenvolvidas

Ao longo destes três meses, várias actividades foram realizadas nos diferentes estúdios da instituição, tanto a nível de redacção, publicidade como também emissão. Devido às particularidades das tarefas realizadas foram traçados objectivos específicos para a realização das mesmas.

2.4.1 – Redacção

Neste departamento trabalham três jornalistas, sendo eles, Fernanda Araújo, José Peixoto e Carlos Couto, ambos no desporto. O estúdio de redacção é equipado de um estúdio de suporte, onde presencia todo o material necessário para a pesquisa, análise e tratamento da informação, processos que dão origem a notícia.

A pesquisa da informação era dividida a nível nacional e local. No que diz respeito as notícias locais, a pesquisa era realizada logo pela manhã, por via telefónica, directamente para os bombeiros voluntários e GNR do concelho com o intuito de ter conhecimento de possíveis ocorrências datadas do dia anterior. E como o destino é relativo, surgiam telefonemas inesperados, ao longo do dia, de acontecimentos no concelho, onde um ou mais repórteres se deslocavam ao local.

Para além disso, a Câmara Municipal de Esposende envia diariamente a Esposende Rádio todo o tipo de informação, desde a agenda cultural, até aos eventos municipais, assembleias de câmaras, reuniões de câmara, conferências de imprensa para que os jornalistas noticiem os eventos em questão, ou então, no caso de uma reunião de câmara, presenciem o momento, entrevistando alguns dos participantes, utilizando um MiniDisc (MD) com um microfone. Por outro lado, relativamente as notícias nacionais, estas são pesquisadas por via internet e nos diversos jornais nacionais. Depois de seleccionadas consoante o seu interesse, estas são tratadas e possivelmente alteradas para uma linguagem radiofojornalistica antes de serem noticiadas, pois a linguagem radiofónica é muito própria, ou seja, é directa e simples, para que todos os ouvintes a possam perceber (Anexo VII).

(32)

23 Seguindo Ducrot e Todorow, Borrat afirma que “(…) o texto pode bastar a si próprio; o descritivo e o argumentativo têm de referir-se a uma sequência que se possa narrar e, segundo esta divisão, nos géneros narrativos predominam as respostas ao que sucedeu, quem foi o protagonista e quando aconteceu; nos géneros descritivos predominam as respostas ao que sucedeu, quem foi o protagonista e onde aconteceu; e nos géneros argumentativos predominam porque sucedeu e como sucedeu.” (Mar de Fontcuberta, 1999)

2.4.2 – Publicidade

Segundo o Código da Publicidade, decreto de lei nº330/90 de 23 de Outubro, a publicidade assume uma importância e um alcance significativos, pois adopta um domínio da actividade económica e um instrumento privilegiado no estímulo da concorrência sendo sempre benéfica para empresas e respectivos clientes.

Deste modo, a publicidade funciona como um grande motor de mercado, enquanto veículo dinamizador das suas potencialidades e na sua diversidade, sendo nesta perspectiva uma actividade benéfica e positiva para o desenvolvimento do país.

Tendo em conta que a publicidade é um instrumento bastante importante para uma instituição, a Esposende Rádio sempre deu relevância à divulgação.

Assim, o meu trabalho, para além de ajudar no que diz respeito a divulgação da rádio, dos seus programas e de todos os seus serviços que esta tem para oferecer, também ajudava na publicidade enquanto negócio, isto é, uma rádio sobrevive da publicidade e é imprescindível que os comerciantes e empresas pretendam associar o seu nome a rádio. Para isso existe um responsável, neste caso, Tatiana Machado, que se desloca a empresa e comerciantes, propondo essa associação. Nesta tarefa, eu acompanhava dando auxilio e percebendo qual a informação que os clientes pretendiam referir no spot publicitário. Desta forma, um spot publicitário define-se como uma terminologia técnica que pretende transmitir uma mensagem publicitária de um determinado cliente. Segundo Meneses, spots “(…)são gravações que se fazem no dia-a-dia, significa obter um excerto de uma gravação mais ampla, geralmente denominada por bruto” (Meneses, 2003: 323).

(33)

24 Depois de um contacto directo com o cliente e da selecção da informação para a realização do

spot, todo o trabalho desde a gravação até a montagem é feita no estúdio de gravação da rádio.

Esta tarefa denomina-se por sonoplastia que consiste na composição e produção áudio de vários sons. Para Ferrareto, “ a sonoplastia é um dos elementos fundamentais na construção das imagens sonoras, que sugerem e projectam situações, mas ganham significados na medida em que são discretizadas e identificadas pelo ouvinte”(Ferrareto, 2010).

Para a realização da sonoplastia eu recorria a um equipamento diversificado e de qualidade desde os computadores, as mesas de som, micros e o próprio software, que neste caso era o

Sony SoundForge 10.0. Este software permitia a edição do áudio, ou seja, cortar, colar e

adicionar efeitos e também a montagem do spot.

Finalizado o spot, era da minha responsabilidade o envio da montagem final para o cliente, para que o próprio aprovasse ou não o resultado final. Depois de aprovado, este era inserido no software de automação de rádio denominado ARAPro. Este software possibilitava ao sonoplasta a inserção de blocos publicitários de forma a regular o seu horário de emissão.

Figura 16 – Realização da sonoplastia Fonte: Jonathan Gomes (Dezembro 2011)

(34)

25

2.4.3 – Rubricas

A Esposende Rádio tomou a iniciativa de criar quatro rubricas com o intuito de captar a atenção dos ouvintes pelo interesse que estas disponibilizam (Anexo VIII). Desta forma, eu era responsável pela produção das mesmas, cada uma com uma abordagem diferente pretendendo dar algo de novo ao ouvinte principalmente no que diz respeito a actualidade.

2.4.3.1 – NetRádio

NetRádio, umas das rubricas da instituição, é realizada a terça-feira e tem como finalidade dar a conhecer um site de grande relevância para todos os interessados de forma a proporcionar ao ouvinte o mundo à distância de um clique. Para a realização desta rubrica era imprescindível uma pesquisa avançada e um grande conhecimento pelo mundo digital, principalmente no domínio da internet. Seleccionado o site em questão, era redigido num contexto radiojornalistico dando a conhecer a sua funcionalidade, os produtos e serviços que o próprio oferecia caso seja esse o caso, ou seja, no quê que consistia a página Web. Posteriormente, a rubrica tinha início as onze e trinta da manhã, onde em directo, eu dava a conhecer aos ouvintes o NetRádio semanal.

2.4.3.2 – BlaBlaBla

BlaBlaBla é o nome da rubrica realizada a quarta-feira, que foca a vida das figuras públicas, ou seja, um espaço especialmente dedicado para os VIP’s, tanto a nível nacional como internacional. Para a realização desta rubrica, era realizada uma pesquisa internet, principalmente no portal da LUX (www.lux.iol.pt), onde todas as notícias estão devidamente actualizadas. Assim, era efectuada uma selecção para que a rubrica abordasse o mesmo número de notícias nacionais e internacionais que variava entre três notícias parar ambas as categorias. Contudo, as notícias eram devidamente tratadas por mim, inserindo-as no contexto radiojornalistico e gravadas no estúdio de gravação onde era realizada a montagem da rubrica BlaBlaBla (Anexo IX). Como qualquer outra actividade deste género, a sonoplastia era

(35)

26 efectuada com o mesmo método, o mesmo software e eram acrescentados efeitos relacionados com a rubrica em questão. Depois de montada, era inserida no Software de automação da rádio e regulada para as onze e trinta da manhã.

2.4.3.3 – Páginas Soltas

A origem da rubrica Páginas Soltas veio proporcionar aos ouvintes uma certa ligação com o mundo da literatura. Todas as semanas, às quintas-feiras, a Esposende Rádio divulga a estreia de um livro para que os interessados se sintam actualizados relativamente a literatura. Trata-se de uma rubrica com grande sucesso e com uma forte aderência, pois para além de abordar vários autores mundiais e sabendo que a literatura no concelho de Esposende é uma vertente bastante apreciada, a instituição disponibiliza-se também a entrevistas com vários escritores do concelho.

Assim sendo, quando a rubrica Páginas Soltas (Anexo IX) não se trata de uma entrevista com um escritor do concelho, recorria-se a uma pesquisa internet no portal da literatura (www.portaldaliteratura.com), onde presenciam todas as estreias de livros, assim como todo o conteúdo dos mesmos. Depois de seleccionado o livro, é efectuado uma peça jornalística que aborda a biografia do autor assim como um breve resumo da história do livro. Toda esta montagem segue o procedimento da sonoplastia, ou seja, esta é gravada e editada no software de edição (Sony SoundForge) e inserida no Software de automação da rádio, onde é regulada para que a mesma seja emitida as onze e trinta da manhã.

2.4.3.4 – Grande Ecrã

Grande Ecrã é o nome da última rubrica semanal da Esposende Rádio, realizada à sexta-feira. Esta rubrica visa informar os ouvintes relativamente a todos os filmes de estreia. Nos dias de hoje, a faixa etária mais jovem tem um forte interesse pelo cinema daí a sua realização. Desta forma, era efectuada uma pesquisa internet, mais propriamente no site www.cinema.ptgate.pt, que segundo o mesmo, consiste no maior site de cinema em Portugal que permite a visualização de todos os filmes e trailers em destaque. Seguidamente, depois de

(36)

27 seleccionado o filme em destaque, era da minha responsabilidade a montagem de uma peça jornalística que evidenciava o nome do filme assim como a sua sinopse e excertos do trailer (Anexo IX).

Como em grande parte das restantes rubricas, a montagem era realizada com o mesmo procedimento, inserida no Software de automação da rádio e regulada para ser emitida as onze e trinta da manhã.

2.5 – Entrevistas

No meio jornalístico, a entrevista consiste numa fonte de informação que procura as opiniões da pessoa entrevistada. Assim sendo, na entrevista são identificados dois componentes principais, tais como, o entrevistado e o repórter. Desta forma, consiste num “diálogo” entre ambos, onde o repórter procura entender a opinião do entrevistado sobre o tema abordado. Durante estes três meses de estágio, tive a oportunidade de realizar algumas entrevistas, neste caso, entrevistas de rua, relativamente a eventos decorrentes na cidade de Esposende. Desta forma, eram preparadas algumas questões “base”, para que não bloqueasse no momento de interacção com o entrevistado. Assim sendo, fazia questão de tomar conhecimento dos eventos que presenciava, de forma a sentir-me mais preparado com a matéria o que facilitava na elaboração das perguntas.

Para a entrevista, eu fazia uso de um MiniDisc (MD) com um microfone, onde eram gravados todos os registos magnéticos (RM’s), ou seja, formas de música ou sons gravados e reproduzíveis. Depois de captados os RM’s, estes eram transferidos para o computador do estúdio de gravação de forma a serem editados para que se procedesse à montagem da notícia consoante a ordem dos RM’s. Por fim, estes eram inseridos no software de automação da rádio, mais propriamente na área dos RM’s, de forma a facilitar a sua procura no momento do noticiário.

(37)

28 Como podemos verificar nas figuras anteriores (Figura 17 e Figura 18), durante o meu estágio presenciei alguns dos eventos ocorrentes na cidade de Esposende, tais como, a campanha de Abraços Grátis no Dia Internacional da Paz, a I Feira Medieval de Esposende, a Primeira Edição dos Sabores do Campo, assim como em algumas instituições do concelho, tais como, na Universidade Sénior de Esposende e na Câmara Municipal de Esposende.

2.6 – Propostas

Para além de todas as tarefas realizadas na instituição, depois de um período de adaptação, decidi propor algumas actividades que no meu entender, a instituição carecia e que iriam ser uma mais-valia para a Esposende Rádio.

2.6.1 – Flyer

Com a minha presença no departamento comercial, na negociação de publicidade com os clientes da rádio, resolvi elaborar um flyer que se encontra em anexo (Anexo II), que permitisse facilitar a interacção com os clientes relativamente a tabela de preços.

Figura 17 – Entrevista na campanha Abraços Grátis Fonte: Tatiana Machado (Setembro 2011)

Figura 18 – Entrevista na I Feira Medieval de Esposende

(38)

29 Este flyer, para além de facilitar a interacção com o cliente relativamente a negociação de preços, veio facilitar a divulgação da Rádio, pois era distribuído pelas diversas caixas de correio do concelho, caso não tivéssemos tido algum contacto directo com o responsável de alguma instituição. Esta proposta foi aceite pela representante do departamento comercial, que evidenciou que a ideia foi produtiva, pois vários clientes entravam em contacto com o departamento comercial pelo facto de terem visualizado o flyer em questão, o que de um certo modo, facilitava o trabalho.

2.6.2 - Vídeo Institucional

O simples facto do trabalho numa rádio se tornar bastante relativo, pois podem surgir acontecimentos inesperados que de alguma forma irão alterar a organização do trabalho, não houve muito tempo para o desenvolvimento de tarefas extra-estágio, ou seja, tarefas que não constam no plano de estágio. Contudo, antes do estágio, já pensava em desenvolver um vídeo institucional.

Mas, devido ao excesso de tarefas desenvolvidas durante o estágio que me proporcionaram um grande contacto com o mundo jornalístico, não pude desenvolver um vídeo institucional, mais propriamente, um vídeo de apresentação da instituição, mas apliquei os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Comunicação Multimédia, e realizei um filme SWF (Anexo V), que pretendia informar os ouvintes da localização das novas instalações da rádio. A proposta foi aceite e o filme foi colocado na página Web da Esposende Rádio.

2.6.3 – MÚSICA IN

MÚSICA IN foi o nome do programa que decidi propor a Esposende Rádio, programa especialmente direccionado para os mais jovens, uma necessidade que a instituição carecia. Este programa da minha autoria, tinha como intuito a aderência da faixa etária mais jovem visto que grande parte das audiências da Esposende Rádio é de uma faixa etária mais velha. Assim, decidi seleccionar algumas das ideias que poderiam cativar os mais jovens de forma a tornarem-se nossos ouvintes. Debates de temas actuais, música moderna, passatempos,

(39)

30 informações especialmente direccionada para os mesmos, eram ideias que poderiam fazer deste programa a abertura de novos horizontes e o surgimento de novas propostas, pois no meu entender, um locutor de rádio não deve transmitir o que lhe convém, mas sim o que os ouvintes pretendem ouvir pois são eles a quem pretendemos agradar.

Desta forma, a 10 de Setembro de 2011 dei início ao programa “MÚSICA IN”, que acompanhava os ouvintes todos os sábados durante duas horas, das 13 horas às 15 horas. Os primeiros dois sábados foram o suficiente para conseguir sentir-me à vontade visto que já realizava directos nas rubricas semanais. Contudo, a realização de um programa necessita de muito mais organização e de uma programação prévia relativamente as actividades a desenvolver durante estas duas horas. Antes da abertura do programa era feita uma selecção de músicas modernas e para esta selecção, eu recorria a rádios nacionais, mais propriamente direccionadas aos mais jovens, como por exemplo a Rádio Comercial e a Cidade FM, onde todas as novidades prevalecem. Realizava também uma busca de notícias interessantes relativamente aos ícones dos mais novos, figuras públicas, pois no meu entender são estes pormenores que dão vida ao programa. Também eram discutidos temas actuais, que na hora do programa eram publicados no facebook da Esposende Rádio, onde os ouvintes deixavam as suas opiniões que eram divulgadas em directo por mim durante o programa. Este método de interacção dava-me uma certa noção da aderência por parte dos ouvintes, que sem dúvida alguma, era liderada pelos mais novos. Como qualquer outro programa da Esposende Rádio, o programa para além de diferente, devia seguir a estrutura dos restantes programas, ou seja, havia publicidade, anúncio da meteorologia, divulgação de outros programas da Esposende Rádio e de eventos que iriam ocorrer no futuro.

Para a concretização desta proposta foi imprescindível um certo treino relativamente ao equipamento, desde a mesa de som, micros, leitores de CD e com o próprio programa de emissão. Contudo, as dificuldades não foram muitas e com o passar do tempo, o meu à-vontade reflectiu-se pelo crescimento do número de tarefas executadas durante estas duas horas. Foi sem dúvida a melhor proposta aceite e concretizada, que teve grande êxito, e que neste momento se encontra em standby devido à realização do relatório e da minha ausência, mas que certamente tomará de novo rumo, caso me seja possibilitado.

(40)

31

Reflexão Final

Depois desta ultima etapa concluída, recorro agora as últimas considerações sob a forma de apreciação crítica relativamente ao estágio na Esposende Rádio imprescindíveis de apontar. Começo por apontar que este estágio é sem dúvida alguma, uma mais-valia no que diz respeito a aquisição de experiência profissional para um recém-licenciado, pois para além de permitir aprofundar certos conhecimentos facultados nestes três anos de licenciatura, permitiu desenvolver o meu “à vontade” perante o público, dar-me uma noção daquilo que realmente é o mundo do trabalho. Refiro ainda, que a escolha da instituição foi plenamente satisfatória, superando todas as minhas expectativas, pois tanto a nível profissional como pessoal foram me dadas as melhores condições de trabalho, apoio, motivação e atenção, inserindo-me assim não só num grupo de trabalho mas também numa família.

A nível de trabalho, este foi evoluindo consoante a experiência e envolvimento com o público interno. Assim sendo, o primeiro mês reflecte-se num mês calmo, onde fui tomando conhecimento da rotina e do método de trabalho. Com o passar do tempo, as minhas opiniões e propostas iam surgindo a tal ponto de ser tratado como um verdadeiro jornalista, realizando as funções como tal, sentindo-me dia após dia cada vez mais útil, tentando oferecer todo o meu contributo.

Todas as tarefas desenvolvidas foram gratificantes, mas sem dúvida alguma, que disponibilizarem-me a oportunidade de ser produtor de um programa de rádio era algo que eu não esperava devido a falta de experiência profissional. Relativamente ao programa MÚSICA IN, reforço que foi das melhores experiências da minha vida, pois consegui um forte apego com grande parte dos ouvintes e senti que era realmente esta tarefa que no futuro gostaria de desempenhar.

Concluindo, o Curso de Comunicação e Relações Públicas tornar-se-á vantajoso para o meu futuro, e sem arrependimento mas com orgulho refiro que alcancei a meta que mais desejava alcançar, que é estar apto para um futuro no ramo do jornalismo.

(41)

32

Bibliografia

FERRARETTO, Luiz Artur (2010) - E o rádio? Novos horizontes mediáticos. Porto Alegre: EDIPUCRS, Editora Universitária

FONTCUBERTA, Mar de (1999) – Pistas para compreender o mundo, A Notícia. Lisboa: Editorial Notícias (1ª edição)

LENDREVIE, Jacques, et al. (1992) Mercator. Teoria e prática do marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote, Colecção Gestão & Inovação;

LAMPREIA, J. Martins (2003). Comunicação Empresarial – As Relações Públicas na

Gestão. Lisboa: Texto Editora, LDA.

MENESES, João Paulo (2003) – Tudo o que se passa na TSF…para um “Livro de Estilo”. Porto: Jornal de Notícias (1ª edição)

(42)
(43)

Listagem de Anexos

Anexo I – Plano de Estágio

Anexo II – Flyer

Anexo III – Imagens criadas para suporte Web

Anexo IV – Fotografias

Anexo V – CD 1 – Vídeo Promocional

Anexo VI – CD 1 – I Feira Medieval de Esposende

Anexo VII – CD1 – Notícias Redigidas

Anexo VIII – CD 2 – Rubricas

Anexo IX – CD 2 - Gravações

(44)

ANEXO I

PLANO DE ESTÁGIO

(45)

ANEXO II

FLYER

(46)
(47)

ANEXO III

IMAGENS CRIADAS PARA SUPORTE WEB

(48)
(49)
(50)

ANEXO IV

FOTOGRAFIAS

(51)
(52)
(53)
(54)

ANEXO V

CD 1 – VÍDEO PROMOCIONAL

(55)

ANEXO VI

CD 1 – I FEIRA MEDIEVAL DE ESPOSENDE

(56)

ANEXO VII

CD 1 – NOTÍCIAS REDIGIDAS

(57)

ANEXO VIII

CD 2 - RUBRICAS

(58)

ANEXO IX

CD 2 - GRAVAÇÕES

(59)
(60)

Referências

Documentos relacionados

In this case report, oral manifestations including HAI, anterior open-bite malocclusion, impacted teeth, and absent lamina dura, were observed in a teenage pa- tient with

Embora nos mashups colaborativos predominem atualizações com conteúdo opi- nativo, com base nas impressões dos usuários sobre os assuntos tratados, sem que se tenha propriamente

RESUMO Dois ensaios metabólicos foram conduzidos para determinar os valores de energia metabolizável aparente corrigida para o balanço de nitrogênio EMAn de uma glicerina bruta

As anomalias com padrão curvilíneo (Figura 4.12), em ambas as margens, são o possível prolongamento da Zona de Fratura do Rio de Janeiro para a margem oeste africana, na região

Diante o exposto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o comportamento das chuvas, fator ativo na erosão hídrica, em Floresta homogênea de eucalipto, bem como as perdas de

Um destaque especial é dado à estrutura do isômero 16 do complexo [Cr(DTPA)], mostrado na Figura 19, pois apresenta a menor variação de energia livre de Gibbs para a

Sendo de suma importância, proporcionar cursos de formação continuada para os educadores, a fim de que esses possam fazer melhor uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem,