• Nenhum resultado encontrado

andreia batista de brito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "andreia batista de brito"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

O tempo livre dos garçons no bairro do Bixiga – SP

Free time in the neighborhood of the waiters Bixiga - SP

Andréia Batista de Brito deia.batist@hotmail.com

Orientadora: Camila Collpy Gonzalez Fernandez RESUMO

O presente artigo estuda o uso do tempo livre dos garçons do bairro do Bixiga na cidade de São Paulo em relação à extensa carga horária da jornada de trabalho. O objetivo deste estudo é saber como os garçons conciliam a vida profissional, familiar e o lazer. O estudo baseia - se em pesquisa de campo feita com os colaboradores mais antigos dos estabelecimentos tradicionais do Bixiga. Os dados coletados traçam o perfil dos garçons em relação ao tempo livre e o regime de trabalho dentro do empreendimento. A análise aponta que boa parte do tempo é consumido em casa com a família. Até quando o trabalho vai ser a principal atividade na vida das pessoas?

Palavra Chave:Garçom; Tempo Livre; Bixiga; São Paulo;

ABSTRACT

The present paper studies the use of Bixiga's in São Paulo waiter's free time in relation to their lack of time due to their extensive work schedule. The objective of thus study is to know how the waiters can cope with their profissional, familiar and leisure time. This study is based on a research done by the oldest employees and applied in the most traditional establishments in Bixiga. The collected data tell the profile of the waiters in relation to their free time and the work system inside their enterprise. The analyses and good part of the time is consumed inside their homes with their families. Until when the will work be main activity of people's life?

(2)

2

1 Introdução

O presente artigo tem como objetivo principal abordar o tempo livre dos garçons do bairro do Bixiga na cidade de São Paulo.

Como objetivos específicos pretende analisar o regime de trabalho estipulado por todos os estabelecimentos gastronômicos escolhidos para avaliação, identificar o perfil pessoal dos garçons e verificar como o lazer é exercido em suas vidas, conciliando este com a falta de tempo e a família.

“Lazer pode ser definido como um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se”. (DUMAZEDIER, 2001, p. 34).

O artigo 6º da Constituição Federal se refere de maneira bastante genérica aos direitos sociais por excelência, como o direito à saúde, ao trabalho, ao lazer entre outros. (REVISTA ÂMBITO JURIDICO, 2012). Os cidadãos buscam alternativas para contemplar a renda domiciliar, por exemplo, não utilizando o tempo livre para o lazer. A partir dessa ideia percebe se que nem todo tempo em que não se está trabalhando é um período de lazer. Assim, como os demais direitos sociais expressos no artigo 6º da Constituição Federal, o direito ao lazer é de considerável importância social para as pessoas. O presente artigo abordará como uma extensa carga horária e o regime de trabalho estipulado pelos estabelecimentos influenciam no tempo livre dos garçons.

No bairro do Bixiga, escolheu se cinco cantinas a serem analisadas. Foram entrevistados os garçons para obtenção de informações pessoais e verificar a forma de gestão de trabalho de cada estabelecimento gastronômico. Tais informações foram obtidas pessoalmente na Cantina Montechiaro, Cantina Villa Tavola, Cantina do Roperto, Cantina Gran Roma e Cantina La Penísola sendo as tradicionais, que a fundação varia entre 1942 a 1987.

(3)

3

2 Análise do bairro do Bixiga

Fundado por volta de 1870, o bairro do Bixiga, localizado na região da Bela Vista, foi povoado por imigrantes italianos que chegaram ao Brasil. O bairro assumiu características de seus moradores, que mantiveram as tradições semelhantes às aldeias da Itália. Nas ruas foram instaladas as primeiras cantinas em 1878, quitandas e lojas de artesanato.1

Um lugar é considerado turístico quando o turismo atua como atividade econômica ou um local que em que há o desenvolvimento da atividade. Qualquer lugar pode ser um espaço turístico, pois ele não se restringe aos lugares da atualidade. (SANTOS, 2006).

O bairro do Bixiga está situando no centro da cidade de São Paulo, ele é considerado um lugar turístico dentro dessa metrópole, pois há atividades econômicas relevantes para movimentar o turismo, como a grande concentração da gastronomia e as moradias que estão situadas nas áreas centrais. (SANTOS, 2006). O Bixiga é um dos bairros turístico da gastronomia Italiana. Complementam a esfera cultural do bairro o Museu dos Óculos Gionconda Giannini e a feira de antiguidades da Praça Dom Orione com diversas antiguidades, obras de arte e comidas. É também muito conhecido pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e a escadaria que dá acesso à parte baixa da Rua Treze de Maio. Eventos culturais e exposições são atrações do Centro de Preservação Cultural (CPC) da Universidade de São Paulo, localizado na chácara urbana Casa de Dona Yayá, na Rua Major Diogo. É no Bixiga que está localizado a sede da tradicional escola de samba Vai-Vai e a Igreja Nossa Senhora Achiropita, santa homenageada todo mês de Agosto com a tradicional festa gastronômica nas ruas do bairro.

Na região da Bela Vista, colonizada por italianos, o Bixiga é reconhecido por suas cantinas italianas. Para a análise do regime de trabalho dos garçons das cantinas turísticas que fazem parte do Bixiga a autora deste artigo usou como método de escolha as cantinas mais tradicionais e antigas da região. Apresentadas a seguir.

(4)

4

a) Cantina do Roperto

Figura 1: Cantina do Roperto

Segundo o próprio site do estabelecimento a Cantina foi fundada em 1942, situada na Rua Treze de Maio, 634. Horário de funcionamento diariamente a partir das 11h30. Há mais de meio de século, uma das cantinas mais tradicionais do Bixiga. Suas receitas, passadas a cada geração desde a chegada da família ao Brasil em 1912 oferecem a culinária do Sul da Itália. (CANTINA ROPERTO, 2010). Segundo o resultado da pesquisa in loco, verificou- se que na Cantina do Roperto o regime de trabalho dos funcionários ocorre de forma igual, sem escala e um dia fixo de folga durante a semana. O estabelecimento não é fechado durante a semana, porém, cada colaborador tem o seu dia fixo de folga durante a semana. Aos finais de semana a demanda é maior, sendo assim, todos os colaboradores trabalham integralmente sem intervalos. No período da semana o estabelecimento não é fechado entre o almoço e o jantar.

(5)

5

b) Cantina Villa Tavola

Figura 2: Cantina Villa Tavola

Fundada em 1963, situada na Rua Treze de Maio, nº 860. Instalada em frente à Praça Dom Orione, onde, aos domingos acontece a concorrida Feirinha de Antiguidades. (VILLA TAVOLA).

Segundo o resultado da pesquisa in loco verificou – se que na Cantina Villa Tavola o regime de trabalho dos funcionários ocorre de forma igual. A cantina funciona 24 horas por dia e sem intervalos entre o almoço e o jantar. Cada colaborador tem o seu dia fixo de folga durante a semana e um domingo por mês.

(6)

6

c) Cantina Montechiaro

Figura 3: Cantina Montechiaro

Fundada em 1974, situada na Rua Santo Antônio, 844. Às segundas feiras o estabelecimento é fechado. Terça à quinta feira a cantina funciona no período do almoço das 11h30 às 16h00 e jantar das 18h30 às 1h00. Sexta e sábados às 11h30min às 02h00min e aos domingos e feriados das 11h30min as 24h00min. Muito frequentada por turistas, a cozinha é comandada até hoje pelos mesmos chefes que a inauguraram mantendo sempre o mesmo padrão de qualidade. À equipe do salão também é a mesma. (CANTINA MONTECHIARO, 2011).

Segundo o resultado da pesquisa in loco notou-se que na Cantina Montechiaro há cinco garçons efetivos e dois temporários aos finais de semana, pois é quando se há maior movimento na casa. O regime de trabalho dos funcionários ocorre de forma igual, folga sem escala sendo um dia fixo durante a semana. Às segundas-feiras a cantina não está em funcionamento, portanto, todos os funcionários folgam.

(7)

7

d) Cantina Gran Roma

Figura 4: Cantina Gran Roma

Fundada em 1982, situada na Rua Rui Barbosa, 172. Horário de funcionamento de segunda a domingo no período do almoço das 11h30min às 15h30min e o período do jantar das 19h00min até 1h00min. (CANTINA GRAN ROMA, 2012).

Segundo o resultado da pesquisa in loco, verificou- se que na Cantina Gran Roma o regime de trabalho dos funcionários ocorre de forma igual, folga sem escala sendo um dia fixo durante a semana. O estabelecimento não é fechado durante a semana, porém, cada colaborador tem o seu dia fixo de folga. Aos finais de semana a demanda é maior, sendo assim, todos os colaboradores trabalham integralmente sem intervalos. No período da semana o estabelecimento é fechado entre o almoço e o jantar.

(8)

8

e) Cantina La Penísola

Figura 5: Cantina La Penísola

Fundada em 1987, situada na Rua Santo Antônio, 870. Horário de funcionamento de segunda à sexta do 12h00min às 15h00min e das 18h00min às 00h00min sábado e domingo das 10h00min às 01h00min sem intervalos.

Segundo o resultado da pesquisa in loco, notou-se que na Cantina La Penísola o regime de trabalho dos funcionários ocorre de forma igual o estabelecimento não é fechado durante a semana, porém, cada colaborador tem o seu dia fixo de folga durante a semana. Aos finais de semana a demanda é maior, sendo assim, todos os colaboradores trabalham integralmente sem intervalos. No período da semana o estabelecimento é fechado entre o almoço e o jantar. A Cantina não possui um website

(9)

9

Veja no mapa abaixo a localização das cantinas.

Figura 1: Mapa do bairro Bixiga

X

Fonte: Dados cartográficos 2012 Google, Maplink

3 Tempo livre e lazer

Lazer pode ser definido como um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. (DUMAZEDIER, 2001, p. 34).

Além disso, Andrade define o tempo livre como:

A pausa na preocupação ou na dedicação produtiva de tarefas sistemáticas que dizem respeito aos diversos atos ou procedimentos relativos ao conjunto de cargos, funções e atividades, lucrativas ou não, em termos de ganhos de bens diversos, sejam estes materiais ou não. (ANDRADE, 2001, p.47).

O tempo de lazer é onde você consegue exercitar mais o fazer – por fazer. Ele substitui as tensões do cotidiano que a vida social impõem. (CAMARGO, 1986).

(10)

10

“Ter tempo livre coloca o individuo diante de duas alternativas: a do fazer – alguma coisa – improdutiva e a do não fazer nada.” (CAMARGO, 1998, p. 74).

Cada vez as pessoas estão trabalhando mais, importando se apenas com o salário, status, bens materiais e acham que o lazer poder ser deixado para quando ficar mais velho e se tiver “tempo” para isso. Mas talvez quando esse “tempo” chegar não se tenha mais saúde nem animo para usufruir dele. (LARIZZATTI, 2005)

As pessoas consideram o trabalho como o domínio mais importante da vida. Pois é ele quem define a sua indignidade e identidade na sociedade. (CAMARGO, 1998). Quando você pergunta para qualquer indivíduo quem é você? As pessoas usam como parâmetro de resposta a sua qualificação sou chefe de cozinha, garçom, consultor de viagem etc. e não sua condição familiar (casado, solteiro, viúvo) ou seu lazer (amante de vídeo game, da arte, do esporte etc.) O trabalho define quem sou eu por isso muitas pessoas abrem mão das suas férias, do seu tempo livre aos finais de semana com horas extras para trabalhar mais. Mas as coisas vêm mudando hoje, por exemplo, valoriza se o pai que sabe brincar senta-se a mesa para fazer a lição junto com o filho e não o que “se mata” dentro da empresa.

“Passar do tempo de trabalho para o tempo de lazer significa passar de uma situação de tensão, produtividade e artificialidade para outra, que supõe relaxamento, improdutividade e naturalidade. Por isso, hoje é bem mais difícil.“ (CAMARGO, 1998, p. 85).

Para muitos trabalhadores, com extenuantes jornadas de trabalho, mais transporte e obrigações domésticas, o lazer é compensatório na sua forma mais crua, de liberação da fadiga e de reposição das energias para o trabalho no dia seguinte. (CAMARGO, 1986, p. 14).

São poucos trabalhadores que preservam o seu tempo livre. Para muitos, o tempo de lazer é o tempo gasto com compras, limpeza da casa, cuidados com os filhos. (CAMARGO, 1986).

Metade da nossa população gasta o seu tempo livre com os meios de comunicação de massa, tendo à televisão como principal meio de lazer, e uma pequena parte gasta o seu tempo livre com livros, discos jornais e revistas. As pessoas vão mais ao cinema do que ao teatro ou ouvem mais músicas do que vão ao museu e uma a alta

(11)

11

parcela da população restringe o esporte ao futebol como tempo de lazer.( CAMARGO, 1986).

Para muitos, o almoço aos domingos com a família ou um jantar com todos reunidos é um prazer máximo de sua existência. Os gestos de afeto com os filhos ou com animais de estimação são capazes de preencher as necessidades de exercício físico.

Não adianta perguntar às pessoas qual é o seu tempo livre diário, semanal e anual. A resposta sempre vai ser negativa ao tempo livre. O leitor pode fazer o teste e vai ver como as pessoas sempre tomam como referência o dia em que mais trabalharam em que o transporte foi mais demorado, em que as filas de supermercado e banco eram maiores, é claro, nada sobrou para o lazer. (CAMARGO, 1986, p.47).

Conhecem se trabalhadores com jornadas diárias de 14 horas. E, mesmo se obedecida à lei, será que o tempo ganho ao trabalho transformou em lazer? Não estará sendo gasto em outro trabalho? Ou num transporte difícil que, em alguns casos, sabe se que consome cinco a seis horas diárias? E o tempo gasto com a administração do lar, com compras, em cuidados com os filhos? E o sono e as refeições? (CAMARGO, 1986, p.46).

4 Metodologia

Para análise do tempo livre dos garçons do Bairro do Bixiga foram realizadas pesquisas de campo com o método quantitativo com os garçons das Cantinas Roperto, Villa Tavola, Montechiaro ,Gran Roma e La Penísola.

Foram entrevistados 2 garçons na Cantina do Roperto, 1 garçom na Cantina Villa Tavola, 3 garçons na Cantina Montechiaro ,2 garçons na Cantina Gran Roma e 2 garçons da Cantina La Penísola totalizando 10 garçons para este estudo durante dias da semana dos meses de Setembro e Outubro. A autora usou como método de escolha os colaboradores mais antigos do estabelecimento. Os usuários foram abordados sem hora marcada antes do horário de funcionamento do estabelecimento. A Aplicação da entrevista foi realizada somente pela autora, com questões fechada e aberta através de gravação. No apêndice desse artigo estão os formulários e a entrevista.

(12)

12

A introdução desta analise será feita através do questionário quantitativo que ocorreu por meio de dez entrevistas diretas e pessoais. O questionário foi estruturado com 11 questões fechadas para observar o regime de trabalho do estabelecimento e o perfil pessoal dos colaboradores.

Para manter o critério sigiloso os colaboradores são identificados por números de 1 a 10. Vejamos o que acontece com os garçons das Cantinas, será que esses possuem tempo livre ou apenas horas liberadas do trabalho. A seguir observa se relatos da pesquisa na integra sobre os momentos livres e o que fazem os garçons em suas folgas.

5 Análise do tempo livre dos garçons do Bixiga

Para embasar a análise desse,foi criada uma tabela de identificação do garçom e a da cantina através de números, como segue:

Cantina Garçom Tempo em que

trabalha no estabelecimento Tempo até o estabelecimento Idade Possui filhos Renda

Montechiaro 1 25 anos 30 min a pé 44

anos

3 filhos (as)

R$1.001,00 a R$2.500.00

Montechiaro 2 28 anos 2h20 mim de ônibus

e trem

51 anos

2 filhos(as) R$1.001,00 a R$2.500.00

Montechiaro 3 18 anos 15 min a pé 38

anos

2 filhos (as)

R$1.001,00 a R$2.500.00

Villa Tavola 4 33 anos 15 min a pé 60

anos

2 filhos (as)

R$ 784,00 a 1.000,00

Roperto 5 13 anos 30 mim a pé 40

anos

Não R$1.001,00 a

R$2.500.00

Roperto 6 19 anos 1h40 min de ônibus

e metrô 43 anos 4 filhos (as) R$1.001,00 a R$2.500.00

Gran Roma 7 13 anos 1h30 min de ônibus

e metrô 44 anos 2 filhos (as) R$1.001,00 a R$2.500.00

Gran Roma 8 15 anos 1h40min 65

anos

1 filho(a) R$1.001,00 a R$2.500.00

(13)

13

La Penísola 9 10 anos 40 min de carro 33

anos

3 filhos (as)

R$1.001,00 a R$2.500.00

La Penísola 10 18 anos 2h ônibus e metro 56

anos

8 filhos(as) R$1.001,00 a R$2.500.00

Dos 10 garçons entrevistados apenas três já pensaram em mudar de trabalho com uma carga horária menor e ter mais tempo livre. O garçom 7 da Cantina Gran Roma respondeu que o principal motivo pela qual ele não mudou de emprego é a sua falta de estudo, pois, possui até a 4º série do Ensino Fundamental. O mesmo motivo acontece com o garçom 9 da Cantina La Penísola que possui apenas até a 8º série do Ensino Fundamental II.

O garçom 10 da Cantina La Penísola questionou que não pensa em mudar de trabalho devido a sua idade, ele está com 56 anos e acredita que não conseguiria outro emprego.

O garçom 3 da Cantina Montechiaro não pensa em mudar de trabalho, pois já está próximo de se aposentar.

Observou-se das cantinas analisadas, a Cantinas Montechiaro, Gran Roma e La Penísola fecham durante a semana no intervalo entre o almoço e o jantar. Por residir próximo ao estabelecimento dois entrevistados da Cantina Montechiaro aproveitam esse tempo para ficar com a família.

Nesse período em que a cantina é fechada tento sair do foco do trabalho. Vou para casa, passo na padaria compro um lanche, as minhas filhas estudam no período da manhã, quando eu chego à tarde em casa elas já chegaram, estão normalmente fazendo os deveres de casa aproveito para dar um pouco de atenção e conversar, tomamos o lanche da tarde todos juntos, sendo assim, já considero todas essas atividades um lazer, pois me desliguei do trabalho. (GARÇOM 1 DA CANTINA MONTECHIARO).

O garçom 2 da cantina Montechiaro reside no bairro de Valo Velho em Itapecerica da Serra e demora em torno de 2h e 20 min para chegar ao estabelecimento. De terça a quinta ele trabalha apenas o período do almoço no estabelecimento.

(14)

14

“Se eu pudesse escolher trabalharia no período da noite porque o transito é bem menor. Iria sentado para casa e voltaria sentado, mas infelizmente temos que obedecer às ordens estipuladas.” (GARÇOM 2 DA CANTINA MONTECHIARO). As sextas feiras ele trabalha integralmente tendo um intervalo das 16h00min h às 18h30min. “É muito difícil eu ficar no estabelecimento diz o garçom, ando pelo bairro vou fazer um jogo na lotérica, vou ao banco sempre procuro o que fazer, mas é muito raro eu ficar no estabelecimento.”

Já os dois garçons entrevistados na Cantina Gran Roma usam esse tempo em que o estabelecimento é fechado no período do almoço e jantar para descansar.

“É muito difícil eu sair do estabelecimento. Eu sempre uso esse tempo só para descansar.” (GARÇOM 8 CANTINA GRAN ROMA).

O garçom 9 da Cantina La Penísola aproveita este tempo para estudar e o garçom 10 aproveita para jogar baralho, cacheta e tomar uma cerveja.

Dos 10 garçons entrevistados, apenas 2 trabalham meio período.

O garçom 6 da Cantina do Roperto reside no bairro de Guarulhos e sai do estabelecimento as 16h00min. “Às vezes quando saio do estabelecimento, vou ao bar, tomar uma cerveja com algum amigo e depois vou para casa”.

O garçom 2 da Cantina Montechiaro reside no bairro Valo Velho sai do estabelecimento 16h30min. “Vou fazer um jogo na lotérica e depois vou direto para casa.”

8 garçons entrevistados trabalham integralmente e não pensam em trabalhar apenas meio período. Destes, o garçom 2 da Cantina Montechiaro já está para aposentar e o garçom 8 da cantina Gran Roma já é aposentado, mas continua trabalhando por gosto da profissão.

Eu ainda não pensei em trabalhar apenas meio período porque à minha família é compreensiva. Considero-me uma pessoa jovem então trabalhando mais automaticamente você ganha mais. Penso muito no meu futuro e no futuro da minha família, sendo assim, quando eu tiver com mais idade terei uma estabilidade melhor financeiramente. (GARÇOM 1 DA CANTINA MONTECHIARO).

(15)

15

Os 10 garçons entrevistados tem a compreensão da família com a falta de tempo e praticam lazer em família no dia de folga.

Cantina Garçom Lazer em Família

Montechiaro 1 Jantar em família

Montechiaro 2 Jantar em família

Montechiaro 3 Jantar em família

Villa Tavola 4 Tem o habito de ir a um restaurante

com a família e praticar esportes

Roperto 5 Por não ter filhos, pratica esporte.

Roperto 6 Dedica todo o tempo aos filhos

Gran Roma 7 Visita amigos e parentes

Gran Roma 8 Tem o hábito de ir a um restaurante

com a família e ao shopping centers;

La Penísola 9 Ir ao cinema, teatro e viajar no seu

dia de folga com a família;

La Penísola 10 Ir ao parque com os seus filhos;

Um pouco difícil ter lazer em família. O meu trabalho exige mais do que você pensa, mas quando há tempo eu saio com a minha família para um restaurante pela Bela Vista ou em outro ambiente. A gente gosta de jogar futebol então quando há tempo eu procuro praticar. (GARÇOM 4 DA CANTINA VILLA TAVOLA).

Dos 10 garçons entrevistados apenas 2 não veem a família inteira reunida diariamente e se sentam à mesa com todos reunidos.

O garçom 6 da Cantina do Roperto possui quatro filhos e só consegue ver a sua família inteira reunida em suas férias.

(16)

16

O garçom 4 da Villa Tavola e o garçom 10 da Cantina La Penísola não conseguem ver as suas famílias reunidas, pois seus filhos têm os seus afazeres e os horários não batem com os deles.

Os 10 garçons entrevistados residem em localidades diferentes com equipamentos de lazer distintos.

Cantina Garçom Bairro Equipamento de Lazer Frequenta

Montechiaro 1 Santa Cecilia Parque Buenos Aires,

Igreja. Não Montechiaro 2 Itapecerica da Serra Rodeios, shoppings chácara. Não

Montechiaro 3 Bela Vista Feira de artesanato aos

finais de semana, Shopping Bela Vista.

No dia da folga

Villa Tavola 4 Bela Vista Feira de artesanato Não

Cantina do Roperto

5 Centro Sesc, Parque Ibirapuera Sim

Cantina do Roperto

6 Guarulhos Shopping Center Não

Gran Roma 7 Santo Amaro Clube com piscina e

quadra de futebol.

Não

Gran Roma 8 Campo limpo Shopping Campo Limpo

e Mc Donald

De vez em quando

La Penísola 9 Jaçana Horto Florestal e

Shopping Center Norte

Sim

La Penísola 10 Jardim Nakamura Parque Não

Dos 10 garçons entrevistados 5 não usam os equipamentos de lazer do bairro do Bixiga porque não gostam ou não interessam. 4 não usam por falta de tempo. 1 usufrui por residir no bairro da Bela Vista e frequenta com os filhos no dia da folga.

Cantina Garçom Frequenta Não Frequenta Grau de Interesse

(17)

17

Montechiaro 2 X Só não frequenta por falta de tempo.

Montechiaro 3 X Por residir no Bairro, o garçom

frequenta em seu dia de folga.

Villa Tavola 4 X Só não frequenta por falta de tempo.

Cantina do Roperto

5 X Não tem interesse

Cantina do Roperto

6 X Não tem nenhum interesse.

Gran Roma 7 X Só não frequenta por falta de tempo.

Gran Roma 8 X Não tem nenhum interesse

La Penísola 9 X Não tem nenhum interesse

La Penísola 10 X Não tem nenhum interesse

Não costumo frequentar porque estou trabalhando. Aos finais de semana e feriado há feirinhas de artesanato muito frequentadas por turistas e às vezes acontece do cliente perguntar se conhecemos se podemos dar uma indicação, se já estivemos lá, mas infelizmente não tem como, só vejo mesmo de passagem porque é no horário de trabalho. Gosto de ficar informado para poder indicar ao cliente. (GARÇOM 1 CANTINA MONTECHIARO).

Dos 10 garçons entrevistados 4 não tem o hábito de ler jornais e revistas,

2 tem o hábito de ler jornais diariamente, 2 tem o hábito de ler jornais uma vez por semana ,1 tem o hábito de ler revistas uma vez por semana e 1 tem o hábito de ler jornais e revistas diariamente.

Cantina Garçom Jornais Revistas Não tem Hábito Frequencia

Montechiaro 1 x

(18)

18

Montechiaro 3 X Uma vez

por semana

Villa Tavola 4 X Diariamente

Cantina do Roperto 5 X Cantina do Roperto 6 X

Gran Roma 7 X Diariamente

Gran Roma 8 X Uma vez

por semana

La Penísola 9 X X Diariamente

La Penísola 10 x

Os 10 garçons entrevistados tem hábitos diferentes no dia de folga. Cantina Garçom Principais coisas que não deixam de fazer no dia da folga.

Montechiaro 1 Ir ao supermercado, banco e levar a sua filha ao acompanhamento médico.

Montechiaro 2 Ir ao banco, tomar uma cerveja, fazer jogos na Lotérica como mega sena e loto fácil.

Montechiaro 3 Ir ao banco, igreja e jantar com a família.

Villa Tavola 4 Jogar futebol e dedicar o seu tempo à sua esposa.

Cantina do Roperto

5 Cuidar dos seus pássaros, correr e ir ao bar.

Cantina do Roperto

6 Assistir televisão, dedicar o tempo à esposa e filhos.

Gran Roma 7 Ir ao banco e ficar com a família.

Gran Roma 8 Ir ao banco, descansar e ficar com a família.

(19)

19

La Penísola 10 Limpar a casa, fazer o almoço e o jantar e ficar com os filhos.

Aos domingos eu vou ficar com o meu pai porque ele está doente eu chego a casa dele às 20h do domingo e só volto para a minha casa às 16h da segunda feira perco uma boa parte da minha folga com ele, mas é um compromisso que eu tenho com ele. (GARÇOM 2 DA CANTINA MONTECHIARO).

Dos 10 garçons entrevistados, 3 não mantém o contato com os amigos por falta de tempoe 7 mantém o contato com os amigos, destes, 3 mantém o contato por telefone, 3 sempre encontram os amigos no dia de folga no ponto de ônibus e aos supermercados e 1 encontra os amigos uma vez por semana para tomar uma cerveja.

Cantina Garçom Mantém contato com os amigos

Não mantem contato com os amigos

Frequencia

Montechiaro 1 X Só se veem aos

finais de ano

Montechiaro 2 X No dia da folga, no

ônibus ou em casa.

Montechiaro 3 X Por telefone

Villa Tavola 4 X Cantina do Roperto 5 X Cantina do Roperto

6 X Uma vez por

semana

Gran Roma 7 X Por telefone

Gran Roma 8 X Se encontram no

supermercado, ponto de ônibus

La Penísola 9 X Quando vão

almoçar no La Penísola, no dia da folga.

(20)

20

La Penísola 10 X Por telefone

Dos 10 entrevistados, 8 viajam apenas uma vez por ano, no período das férias vão visitar amigos e familiares, 1 não viaja nas férias e 1 viaja entre 3 há 4 vezes por ano.

Os 10 entrevistados sempre tiram às férias no período solicitado e não acontece de nenhum vender.

Às vezes vou à Bahia ou fico em São Paulo. Quando eu fico em São Paulo aproveito para reformar a minha casa. Às vezes o meu patrão me chama para trabalhar aos domingos que à demanda é maior, quando não viajo faço horas extras aos domingos na cantina. (GARÇOM 2 DA CANTINA MONTECHIARO).

Não vendo as minhas férias de jeito nenhum! Faço questão de tira la . O ramo de restaurante está cada vez mais cansativo. Eu fico muito em pé. Cansa muito! Eu ando quilômetros dentro dessa cantina por dia, para lá e para cá. (GARÇOM 2 DA CANTINA MONTECHIARO).

Os 10 garçons entrevistados responderam que o tempo é muito curto para dedicar uma parte a eles.

“Fazer o que eu gosto já é uma dedicação. Eu trabalho com prazer, eu gosto do que eu faço. Eu já estou aposentado e mesmo assim continuo trabalhando.” (GARÇOM 8 DA CANTINA GRAN ROMA).

“No meu dia de folga, depois que eu faço todas as minhas tarefas obrigatórias, vou assistir televisão e vejo um programa que eu gosto já considero isso como uma dedicação a mim.” (GARÇOM 1 DA CANTINA MONTECHIARO).

“Eu não tenho tempo. Quando tomo uma cerveja já dedico o tempo a mim.” (GARÇOM 6 DA CANTINA DO ROPERTO).

Sic “O pouco tempo que eu tenho à tarde aproveito para estudar culinária vou estudar pratos novos porque eu também ajudo na cozinha isso já é uma dedicação.” (GARÇOm 9 DA CATINA LA PENÍSOLA).

Dos 10 entrevistados, 4 responderam que não usufrui muito no dia de folga televisão, celular e computador. 1 respondeu que usufrui muito o celular, 4

(21)

21

responderam que usufrui muito à televisão e 1 usufrui muito televisão, celular e computador no dia da folga.

Os 10 garçons entrevistados tiram uma parcela do salário para investir no lazer.

Cantina Garçom Investem no salário em (%)

Montechiaro 1 10% Montechiaro 2 60% Montechiaro 3 30% Villa Tavola 4 25%. Cantina do Roperto 5 40% Cantina do Roperto 6 20% Gran Roma 7 20% Gran Roma 8 25% La Penísola 9 30% La Penísola 10 20%

Sic “Você trabalha tanto no chega final do mês parece que o dinheiro some. São despesas com carro, casa, reforma que não sobra quase nada para o lazer. 60% do meu salário eu invisto no lazer, mas não sei te dizer.” (GARÇOM 2 DA CANTINA MONTECHIARO).

9 garçons entrevistados se consideram uma pessoa feliz e realizada na profissão. Apenas um que não.

“Acho que o ser humano é muito complicado sempre quer mais. Na medida do possível sou feliz, porque tenho saúde. Mas na profissão não me sinto realizado, falta algumas coisinhas, mas vou ser e espero estar perto.” (GARÇOM 10 DA CANTINA LA PENÍSOLA).

“Considero-me feliz e realizado na profissão. Às vezes fico nervoso, mas acho que faz parte de qualquer profissão. Quando chego atrasado, pego um trânsito, já chego com raiva, mas tudo faz parte”. (GARÇOM 2 DA CANTINA MONTECHIARO)

(22)

22

“Considero-me extremamente feliz e realizo na profissão porque depois de tudo que eu passei na vida eu encontrei uma parceira que me ajudou em todos os sentidos da minha vida.” (GARÇOM 4 DA CANTINA VILLA TAVOLA).

6 Considerações Finais

Através das pesquisas in loco realizadas no bairro do Bixiga com as Cantinas Montechiaro, Villa Tavola, Roperto, Gran Roma e La Penísola com os garçons mais antigos de cada estabelecimento, com tempo mínimo de 10 anos e o máximo de 33 anos no estabelecimento observou-se que praticamente todos os entrevistados ganham na mesma faixa salarial que vária entre R$1.000,00 a R$2.500,00. Analisou- se que o regime de trabalho das cantinas escolhidas são semelhantes. Os garçons entrevistados que trabalham integralmente no estabelecimento acham que não compensaria financeiramente trabalhar apenas meio período e ter mais tempo livre. O principal motivo pela qual os entrevistados trabalham apenas meio período é à distância do deslocamento entre a residência e o estabelecimento.

Para os garçons que possuem o período livre entre o almoço e o jantar e residem próximo ao estabelecimento observou- se o uso desse tempo para ficar com filhos e à família em primeiro lugar. Os garçons que residem longe do estabelecimento usam esse tempo para descansar ou fazem dos jogos a fuga do cotidiano. O que dizer de uma pessoa que trabalha o dia inteiro e usa o seu tempo livre para dormir? Em toda escolha de lazer, existe o principio da busca do prazer, mesmo que essa atividade é para se obter o relaxamento ou que terminem em uma boa conversa com o copo de bebida e o jogo.

Constatou- se que mesmo com equipamentos de lazer no bairro em que residem para muitos garçons em seu dia de folga, a dedicação à família ou um jantar com todos reunidos é um prazer máximo de sua existência. Os gestos de afeto com os filhos ou com animais de estimação são capazes de preencher as necessidades de exercício físico. Boa parte do tempo livre é consumido dentro de casa e muitos usufruem a televisão no dia da folga. Será que a televisão é o único lazer da nossa população? A presença do aparelho no dia - dia das pessoas é tão forte que muitos devem pensar. Ainda tem aqueles que usam o tempo para ler jornais e revistas. Os garçons que praticam esportes restringem o futebol como lazer. Quando se trabalha

(23)

23

muito tende se a sacrificar mais o tempo gasto com banco, supermercado, cuidados com os filhos sobrando menos ainda para o lazer.

Como fica o contato com os amigos para quem trabalha muito? No encontro festivo de final de ano, no ponto de ônibus e no telefone.

Constatou-se que as viagens também são frequentes. A passagem é cara, a alimentação é cara, a hospedagem é cara, mas notou- se que os garçons que saem da cidade nas férias mostram um grande interesse por esta modalidade de lazer, pois fazem ao longo do ano alguma viagem, a título de lazer e visita familiar.

Para os colaboradores com uma carga horaria diária de trabalho extensa o lazer é compensatório de uma forma mais crua, a liberação da fadiga e a reposição das energias para o trabalho no dia seguinte é compensado pelo do sono.

Observou- se que boa parte dos garçons entrevistados sentiu certa insegurança ao dizer que suas famílias são compreensivas com a falta de tempo.

“Esse é um empecilho na vida, à falta de tempo, mas da para coordenar e conciliar as coisas”.

“Sim. São todos compreensivos. Todo mundo tem que trabalhar na vida, trabalho muito longe de casa então o tempo se torna bem menor.”

“Quando casei já trabalhava na cantina. Quando os meus filhos nasceram a minha rotina já era assim”.

Os garçons que possuem filhos e são casados não usufruem do lazer de massa nem dos equipamentos de lazer do bairro, por dedicar boa parte do seu tempo em casa com a família. Observou- se que metade dos entrevistados não usufruem do lazer no Bixiga por falta de interesse. Apenas um entrevistado é solteiro e não possui filho tendo mais tempo para sair à noite e praticar esportes.

Preparar se para aposentadoria como muitos garçons estão fazendo é, antes de qualquer coisa, aceitar que, após a vida de trabalho obrigatório, abre se a perspectiva de uma nova vida, uma segunda possibilidade de optar por um futuro de duas ou três décadas de existência saudável.

(24)

24

Nove garçons entrevistados responderam que são felizes e realizados na profissão. Alguns afirmaram isso. Outros responderam da boca para fora. Mas um indagou que se considera uma pessoa feliz por ter uma esposa extremamente compreensiva ao seu lado. Apenas um garçom entrevistado se considera feliz por ter saúde, mas não realizado na profissão.

“Acho que o ser humano é muito complicado sempre quer mais. Na medida do possível sou feliz, porque tenho saúde. Mas na profissão não me sinto realizado, falta algumas coisinhas, mas vou ser e espero estar perto.”

“Considero-me feliz e realizado na profissão. Às vezes fico nervoso, mas acho que faz parte de qualquer profissão. Quando chego atrasado, pego um trânsito, já chego com raiva, mas tudo faz parte”.

“Considero-me extremamente feliz e realizo na profissão porque depois de tudo que eu passei na vida eu encontrei uma parceira que me ajudou em todos os sentidos da minha vida.”

A profissão é principal atividade do ser humano? Quase todas as pessoas responderiam afirmativamente a essa questão. Vivemos hoje em um modelo de vida tão assentado sobre o trabalho, que raramente o questionamos. Essa não é só a realidade dos garçons e sim de muitos colaboradores que vivem praticamente em função do emprego e o pouco tempo que tem vão dormir ou ficar com a família. Mas será que sempre foi assim? Sem dúvida, não! Ou que sempre será assim? Esperemos que não!

Esse artigo é apenas o início de uma discussão sobre o tempo livre dos garçons do Bixiga que abre desdobramentos para novas pesquisas.

(25)

25

Referências

ANDRADE, José Vicente. Lazer, Princípios, tipos e formas na vida e no trabalho.. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

CAMARGO, Luiz Octavio. O que é lazer?. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. CAMARGO, Luiz Octavio. Educação para o lazer. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1999. DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e Cultura popular. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

LARIZZATTI, Marcos. Lazer e Recreação para o Turismo.Rio de Janeiro: Sprint, 2005.

CIDADE DE SÃO PAULO.Pontos Turísticos. 2009 .

Disponível em: <

http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/500-bairro-do-bixiga>. Acesso em: 18 Agos.2012. SANTOS, Clézio. Planejamento e turismo do bairro do Bixiga na cidade de São Paulo: trajetórias e reflexões. 2006.

Disponível em: < http://www.partes.com.br/turismo/planejamento.asp>. Acesso em 18 Agos. 2012.

VILLA TAVOLA. Home. 2012.Disponível em: <http://www.villatavola.com.br/>. Acesso em: 19 Ago.2012.

CANTINA ROPERTO. Home. 2010. Disponível em <

http://www.cantinaroperto.com.br/index.php>. Acesso em:19 Ago. 2012.. CANTINA GRAN ROMA. HOME. 2012. Disponível em

<http://www.granromabelvedere.com.br/index.htm/>. Acesso em:13 Out.2012 GUIA DA SEMANA. Restaurantes. 2012

Disponível em <

http://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/restaurantes/restaurantes/taberna-do-julio>. Acesso em: 19 Agost. 2012 CANTINA MONTECHIARO. Cantina. 2011

(26)

26

REVISTA AMBITO JURÍDICO. Constitucional. 2012 Disponível em:

<http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=962 3&revista_caderno=9>. Acesso em: 31 Out. 2012

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

H´a dois tipos de distribui¸co˜es de probabilidades que s˜ao as distribui¸c˜oes discretas que descrevem quantidades aleat´orias e podem assumir valores e os valores s˜ao finitos, e

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

Ressalta-se por fim que nenhuma literatura nacional foi encontrada propondo se analisar os fatores que têm obstaculado a utilização da tecnologia da informação para a gestão

Levando em consideração os fluxos de recursos onde nas retificas os gastos são menores e não há prejuízo na produção.. As inovações tecnológicas apresentadas nos modelos

Em organizações em que a operacionalização do sistema de proteção ocorre em múltiplas etapas do processo de produção, os custos da área operacional devem ser colhidos nos

Diminuir a utilização de produtos químicos, graças à precisão de dosagem elevada e à função FlowControl Economizar a energia com a mais recente tecnologia de transmissão