• Nenhum resultado encontrado

Clubes Desportivos e de Lazer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Clubes Desportivos e de Lazer"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

CAPÍTULO 17

CLUBES DESPORTIVOS E DE

LAZER

Mário Ribeiro Cantarino Filho

Alfredo Faria Junior

Rafael Guimarães Botelho

Eduardo Vilela

Luiz Felipe Netto dos Reys

INTRODUÇÃO

Os clubes esportivos e recreativos (ou Associações Desportivas, segundo a terminologia legal) constituem a base sobre a qual se construiu (e constrói) o desporto nacional. No caso brasileiro pode ser considerado um dos fenômenos socioculturais de maior destaque. Em todo o país os clubes brasileiros surgiram no século 19 e Niterói não foi exceção. Os clubes começaram a ser mais bem percebidos pela sociedade brasileira a partir do momento em que passaram a refletir a distinção de classes sociais de seus freqüentadores.

Os clubes de elite se moldaram segundo as práticas da burguesia comercial (século 19) e da burguesia industrial (século 20). Os clubes populares, mais numerosos ficaram mais na obscuridade, por representarem iniciativas ligadas às necessidades e aos interesses comunitários ou locais.

Parece importante não esquecer, e Niterói é um bom exemplo, que em muitos casos os clubes recreativos e desportivos surgiram por iniciativa de migrantes ingleses, japoneses, italianos, alemães etc. Na pesquisa para elaboração desta seção foram encontradas algumas publicações historiando a origem de associações, clubes e entidades envolvidas com os desportos em Niterói. Dentre essas publicações se destacam os guias da cidade, um deles publicado em 1930 e, outro, em 1960, na sua segunda edição, além dos livros de Mattoso Maia Forte, publicados em 1935 e 1941. Alguns clubes já são seculares, outros são nonagenários e vários são cinqüentões. Vários já não estão em funcionamento, mas deixaram saudosas lembranças.

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO

1851.

Neste ano fundou-se, na chácara pertencente a João de Mattos, no Valonguinho, o Grupo dos Mareantes, primeiro exemplo niteroiense na formação de clubes de remo.

1876.

Em agosto deste ano, surgiu outro clube náutico, o Club Náutico Saldanha da Gama.

1881.

Em 31 de junho foi criado, na chácara da Viúva Negreiros, no Bairro do Barreto, o Club Athlético Brazileiro, um Running Club, primeira iniciativa para o desenvolvimento das corridas em Niterói. Como clube náutico, em primeiro de agosto de 1881, foi fundado o Club de Regatas Fluminense, que mais tarde passou a denominar-se Club de Regatas Niteroiendenominar-se.

1894.

O Club Olympico Guanabarense, tinha sua sede na Rua Santa Rosa, 29, e incluía a palavra olímpico na sua denominação muito antes da realização dos Primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizado em Atenas, em 1896. Dedicava-se às corridas a pé, em diversas distâncias e tipo, além das corridas de velocípedes (bicicletas). Em nenhum momento dedicou-se à corrida de cavalo. O Club Olympico Guanabarense, em razão da Lei nº 3.150 de 4 de novembro de 1882, referente às sociedades anônimas, em janeiro de 1884 publicou o edital colocando à venda as ações para complementar o capital social do clube, havendo preferência para os associados, possibilitando a venda aos demais interessados. Os acionistas do clube poderiam subscrever e aprovar os estatutos, conforme exigia aquela lei. No dia 30 de janeiro de 1884, o Jornal do Commercio publicou o Estatuto do Club Olympico Guanabarense, que viria a reorganizar a sociedade com novos preceitos legais. O clube manteria a mesma denominação, sua duração seria de 20 anos, as distrações seriam as mesmas oferecidas aos sócios e ao público, podendo apresentar outras atividades. A diretoria do clube teria um mandato de dois anos e os seus membros não seriam remunerados. A competência da diretoria seria desenvolver essa sociedade e determinar os dias de corridas e outros divertimentos. Além dos sócios acionistas, outras pessoas poderiam ser associadas. O Estatuto do Club Olympico Guanabarense, no que diz respeito ao aspecto financeiro, definia que deduzidos dez por cento para fundo de reserva, se distribuirá anualmente pelos acionistas um dividendo nunca superior a 10%. Os membros da Diretoria, a partir de 27 de junho de 1884, foram:

(2)

Luiz Augusto de Magalhães (presidente), Cyrillo Marques dos Santos Carregal (vice-presidente), Lucas da Costa Faria e Thomaz de Araújo (secretários), Antonio da Graça Araújo Bastos (tesoureiro) e Manoel dos Santos (procurador). Nas palavras de Backheuser o Clube Olímpico não durou muito. Depois da época áurea, foi morrendo aos poucos. Como clube náutico, foi fundado o Club Luiz Caldas neste mesmo ano, originário de uma dissidência do Club de Regatas Botafogo, este com sede no Rio de Janeiro.

1895.

Em fevereiro deste ano foram fundados o Grupo de Regatas Gragoatá e Clube de Regatas Icaraí. O Clube de Regatas Icaraí teve o seu início em 11 de junho de 1895 e seus sócios fundadores foram os irmãos Mafra, Otávio, Celso e Jorge, assim como Jayme Vieira Mesquita, Frederico Zimmermann, Álvaro Sá, Caldas Reys, Gustavo e Thomas Aguiar. A primeira diretoria da associação era composta por Otávio da Silva Mafra (presidente), Jerônimo Naylor (vice-presidente), Jorge Naylor e Oscar Carregal (secretários), Frederico H. J. Zimmermann (tesoureiro), Álvaro Sá (procurador) e Celso da Silva Mafra (diretor de regatas).

O Clube de Regatas Icaraí foi filiado à Federação Brasileira das Sociedades do Remo, com sede no Rio de Janeiro, participando de regatas a remo, de provas de natação e pólo aquático, esta modalidade nos anos 1920, inclusive nas categorias infantil e juvenil.

A proposta de escrever um histórico sobre o Clube de Regatas Icaraí levou Mario Ruch a enviar uma carta-circular aos seus amigos e

antigos associados do Clube, em busca de informações sobre qualquer episódio esportivo ou social, relativo ao período de sua fundação e alguns anos subseqüentes, pois tal período não tinha comprovação documental, pois a mesma foi, vandalicamente, destruída, em tempos passados, por associados sem a devida responsabilidade e respeito para com as coisas alheias.

1897.

A colônia inglesa, em Niterói, bem numerosa no passado, teve o seu ponto inicial de encontro no The Rio Cricket and Athletic Association que, em virtude da legislação desportiva brasileira produzida pelo Estado Novo, passou a denominar-se Rio Cricket e Associação Atlética, cuja diretoria deveria ter membros brasileiros natos ou naturalizados. A sua história começou no Rio de Janeiro, em terreno que estava alugado e depois negociado pelo seu proprietário, onde funcionava o Rio Cricket Club e, por iniciativa de George Emanuel Cox, em dezembro de 1897, o clube foi transferido para Niterói, em terreno locado na confluência das ruas Marquês do Paraná, Miguel de Frias e Fagundes Varela, passando a chamar-se The Rio Cricket and Athletic Association, com a prática do cricket, futebol e tênis.

George E. Cox foi o primeiro presidente do clube, reeleito várias vezes, até 1907, e L. L. Coxwell, na qualidade também de presidente, administrou a associação, em outro momento, por seis anos. Em 1902 eram membros da diretoria, a saber: George E. Cox (presidente), A. E. Hime (vice-presidente), H..C. Hampson (tesoureiro) e W. S. Tate (secretário).

O edifício principal da sede do The Rio Cricket and Athletic Association foi inaugurado, pessoalmente, em 1931, pelo Príncipe de Gales, que, em 1936, tornou-se o rei Eduardo VIII, cujo reinado durou dez meses, pois ele abdicou do trono, em dezembro do mesmo ano, para casar-se com uma estrangeira, duas vezes divorciada. Esta foi a questão. Marcando a inauguração do prédio, lá foi colocada a placa “Inaugurated by Their Royal Highnesses The Prince of Walles & Prince George.- 8/ IV/ 1931”. The Rio Cricket and Athletic Association promoveu uma festa campestre, em 15 de agosto de 1902, em comemoração ao ato da coroação do rei Eduardo VII, que assumiu o trono da Inglaterra, em razão do falecimento da rainha Vitória, ocorrido em 1901, depois de 63 anos de reinado. Nessa reunião social e desportiva, estiveram presentes cerca de duas mil pessoas, membros da sociedade fluminense, da colônia inglesa, do corpo diplomático, de corporações militares e outras autoridades. Diversas provas atléticas aconteceram, conforme o programa elaborado, e o jogo de futebol, entre brasileiros e ingleses, foi o ponto alto do festejo esportivo. No final da tarde, de um “dia límpido, sereno e quente”, ao término da bela festa, foi cantado pelos ingleses presentes o God Save The King.

1899.

Em 14 de maio de 1899, “um grupo de pessoas pertencentes à melhor sociedade niteroiense” decidiu fundar uma agremiação de caráter recreativo e cultural, que recebeu o nome de Clube Internacional. Entretanto, somente em 7 de dezembro do mesmo ano o Clube Internacional inaugurou sua sede à Rua Marquês do Paraná. O

(3)

Fluminense, em sua primeira página, descreveu essa inauguração. “Há muitos anos que não assistíamos nessa cidade a uma festa tão imponente e luxuosa como a de quinta-feira última, neste seleto e fino clube. Às 8 1/2 horas mais ou menos começou o bem organizado concerto, tendo à frente o maestro Oscar Guanabarino.” (CLUB..., 2003, p. 1).

1901.

“Foi fundado o Club dos Araras.” (CLUB..., 2004p. 2).

1902.

Em 21 de julho, foi fundado o Club de Regatas Fluminense, com sede no Barreto.

1903.

Neste ano, a sede do Club Internacional foi transferida para São Domingos, após ter sido alugado o palacete do diplomata dinamarquês Georg Christian Bartholdy, à Rua Presidente Domiciano, 2 – hoje nº 195. Nesta época o Club Internacional “reunia a sociedade niteroiense com as colônias.” (NITERÓI, 2000, p. 50). Este palacete tinha vários salões, o que permitia uma mais confortável distribuição dos setores e das atividades do clube. O clube oferecia regularmente encantadoras soirées, “em sua ellegante sede.” (CLUB..., 2003b, p. 2). Em 25 de dezembro, o Club Internacional realizou um evento natalino ao qual, “apesar do mau tempo, a concorrência foi grande, notando-se a presença de muitas famílias. Da árvore de Natal foram distribuídos mimos às crianças, em número superior a 100.” (Ibid., p. 2). No dia 31 de dezembro foi realizada uma soirée comemorando o “encerramento do ano de 1903.” (Ibid.,p. 2, grifo nosso).

“Foi fundado o Clube das Camélias Internacional.” (CLUB..., 2004c, p. 2).

Neste ano ainda, foi fundado o Pont’Areiense Club, “florescente sociedade recreativa [...]” (PONT’AREIENSE...,2003a, p. 2).

Em 22 de novembro foi “effectuada uma sessão solemne para a posse da directoria, seguindo-se bem organisado baile, comemorando a fundação do Pont’ Areiense Club, florescente sociedade recreativa fundada na Ponta d’Areia.” (PONT’ AREIENSE..., 2003b, p. 2).

Em 06 de dezembro, “o sr. Tenente-coronel Miguel Matheus Ferreira, presidente do Grupo Náutico, offereceu hontem em sua aprasivel residência, á rua Guimarães Junior, um lauto almoço aos demais membros da directoria e associados. Foram trocados amistosos brindes.” (GRUPO..., 2003, p. 2). “No dia 05 de dezembro A S. B. M. Recreio de São Domingos para uma brilhante soirée intima a que [...]” (RECREIO..., 2003, p. 2, grifo nosso).

1904.

O Club Internacional mantinha regularidade em seus eventos. Assim, “em seus luxuosos salões realizava suas soirées mensais.” (CLUB..., 2004a, p. 2). Além destas, soirées também realizava outros tipos de reunião. Por exemplo, o Clube, em 10 de setembro, abriu seus luxuosos salões para deslumbrante festa familiar (CLUB..., 2004b, p. 2). “No edifício da Sociedade Beneficente União Nictheroyense foi realizada, às 7 horas da noite, a posse da directoria da Sociedade de Tiro Fluminense.” (TIRO..., 2004, p. 2).

“Na sede do Grupo Náutico realizou-se hontem a posse da directoria que tem de servir no corrente anno. Compõe-se a allá dos senhores tenente-coronel Miguel Matheus Ferreira, presidente; Thirso Martins, vice-presidente; João Pinto Rodrigues, secretário; tenete Alberto Lima de Faria, thesoureiro; Manoel Bento de Faria Netto, director de regatas. Antes do acto da posse houve sessão solemne, tendo sido servida uma mesa de doces.” (GRUPO..., 2004, p. 2). “No dia 11 de fevereiro o Nictheroy-Clube realizou no theatro do Parque Rio Branco [...] um espetáculo, em benefício do Clube dos Estranguladores. Todos os amadores desempenharam os seus papéis a contento. O intermédio, que foi variado, agradou. Nos intervallos tocou a excelente banda de musica do 38º Batalhão do exército.” (NICTHEROY..., 2004, p. 2).

Em 28 de fevereiro, deu-se, “no commando superior, a installação do Clube da Guarda Nacional.” (GUARDA..., 2004, p. 2). Em 04 de abril foi fundado o Hebe Club, um clube reacreativo que tinha sua sede na “Rua Gurany, em São Domingos. O dia de sua inauguração determinou uma grande affluencia de cavalheiros e distinctas damas da elegante sociedade daquele bairro e desta cidade.” (HEBE..., 2004, p. 2).

Em setembro, “o Club das Camélias Internacional realiza [realizou] uma passeata pella capital em comemoração ao primeiro ano de sua fundação.” (CLUB..., 2004c, p. 2). Neste ano foi fundado o Grupo das Pérolas, “por diversas senhoritas das famílias dos sócios do Clube

(4)

Carnavalesco Internacional.” (GRUPO..., 2004, p. 2).

1906.

Neste ano foi fundado, no Rio de Janeiro, o Yacht Club Brasileiro (YCB), nos salões da então Federação das Sociedades de Remo, por um grupo de 30 brasileiros, liderados pelos amantes da vela Armando Leite e Eduardo Motta. Para surpresa dos dois, ao final da reunião inaugural, apenas quatro sócios pagaram a primeira mensalidade então instituída.

Portanto, à fundação, seguiu-se uma campanha nos jornais para angariar novos sócios, que eram poucos devido ao pequeno número de praticantes de vela no Rio de Janeiro de então. Até que ambos foram procurados pelo Sr. Saldanha da Gama, como representante do Sr. H. Simesen, para saber se seriam aceitos sócios estrangeiros. Em virtude da resposta afirmativa, foram procurados, no dia seguinte, pelo próprio Simesen, que representava 25 estrangeiros, alguns proprietários de barcos, que viriam a proporcionar um impulso significativo ao clube, inclusive através de doações em dinheiro (inclusive uma feita pela Companhia Cantareira). De 11 sócios em outubro de 1906, o quadro social cresceu para 71 sócios em fevereiro de 1907.

Neste ano foi convocada a primeira assembléia para eleição da diretoria e elaboração dos estatutos, que elegeu como presidente o Sr. Simesen, que declinou a indicação em favor do então ministro da marinha, almirante Alexandrino de Alencar, ficando Simesen como vice-comodoro, já que a Comodoria foi dada pelo ministro ao capitão-tenente Domingues Marques de Azevedo.

Em maio deste mesmo ano, o clube já contava com 192 associados, funcionando com uma secretaria regular na Rua do Rosário. A sede estava localizada provisoriamente na casa do Sr. Armando Leite, em Botafogo.

1907.

Nesta época foram realizadas as primeiras Regatas de Recreio, que eram de percurso contra o relógio. A primeira regata parece ter sido realizada em 07 de abril de 1907, com as medalhas, ao que parece, provenientes de moedas de 10 dólares. Ainda em 1907, o almirante Alexandrino fez a doação da primeira taça, ganha por Simesen no seu barco Fri.

Club dos Caturras. “Esteve muito animada a festa de quarta-feira última realizada pelo sympathico e florescente Club dos Caturras. Hoje novamente abrem-se os bellos salões do club, para um grande baile, que promete revestir-se de excepcional brilhantismo.” (CLUB..., 2007, p 2).

“O valente Grupo dos Trepadores, do Club dos Caturras, offerece hoje aos seus sócios e convidados mais uma esplendida cangica das quantas, para o qual não faltarão attractivos.” [...] (CLUB..., 2007, p. 2).

O aprazível Canto do Rio acolheu “os amadores deste sympathico club [que] offereceram sabbado último um pic noite ao seu illustre presidente em retribuição ao que por este lhes tinha sido dedicado. [...] Desta vez a illuninação foi brilhante, pois a lua magestosa derramava os seus raios de pratta sobre a belissima praia, dando um realce intima.

Brevemente o apreciado Club fará uma testa campestre segundo soubemos, na caixa d’água do Fonseca.” (HÁ..., 2007c, p. 2).

“Em sessão de ante-hontem o Clube Carnavalesco Internacional, elegeu a [...] directoria, cuja posse ser realizará com solemnidade no dia 20 do corrente.” [...] (CLUBE..., 2007, p. 2).

“Assistimos, sabbado ultimo, a uma encantadora festa festa organizada pelo esperançoso Grupo Boa União.” [...] (GRUPO..., 2007, p.2).

“O proprietário de prédio em que funciona o Club dos Caturras resolveu tentar uma acção de despejo contra o sympathico e florescente Club dos Caturras, tendo para isso constituído seu advogado o dr. Julio Vianna.” [...] “o dr. Bittencourt Sampaio, juiz da 1a vara, despachando requerimento do advogado do proprietário, julgou-se incompetente para resolver”. ‘A rapaziada do Club em regosijo, fez uma critica na sacada, apresentando um homem gordo tendo um pão que é roído por uma barata.’” “O Club muda-se amanhã para o vasto salão Lavignasse, realizando por esse motivo grande festa que contará de passiata, baile, etc.” (CLUBE..., 2007, p.2).

“A fidalga associação de S. Domingos realiza no dia 31 do corrente, o tradicional baile de anno novo.” (CLUB..., 2007, p. 2).

“Conforme noticiamos, realiza-se hoje, no vasto salão do Gremeio Drametico, à rua Visconde

(5)

de Itaboraí n. 148, a inauguração do Íris Club.“ (IRIS.., 2007, p.2).

“O festejado Clube dos Furrecas reunido ante-hontem em assembléia geral de conformidade com seus estatutos, para tratar de carnaval, resolveu só tratar desse assumpto nos primeiros dias de Janeiro próximo em vista do Estado anormal desse município. Podemos adiantar que há grande enthusiasmo, sendo quase certo que o Club se exibirá mais uma vez em público.” (HÁ...,2007e, p.2).

C.D. Dias Braga. Os amadores deste sympatico club offereceram sabbado ultimo um pic noite ao seu illustre presidente em retribuição ao que por este lhes tinha dedicado. O local escolhido foi ainda o aprazível Canto do Rio.“ [...] (C.D. DIAS...,2007, p.2).

1908.

Em maio, o número de associados já era de 235, o que levou a criação de uma filial em Niterói, com o arrendamento de um galpão para embarcações na Praia do Gragoatá.

“S. Flor do Barreto. Brilhante e animadíssimo foi o baile realizado por esta synpathica sociedade.” [...] “As dansas terminaram na manhã seguinte,, sendo a directoria pródiga em cumular de attencções todas as pessoas presentes.” (S. FLOR...,2007, p.2).

“Com a presença de 28 socios foi a 10 do corrente, fundada á rua de Sant’Anna, na avenida Couto n. 1 uma sociedade recreativa sob a denominação de <<Juvenil Club>>, sendo em acto

continuo elleita a sua directoria provisória [...].” (JUVENIL...2008, p.2).

1909.

O Icarahy Foot –Ball Club, esta “novel e próspera associação sportiva realizou hontem o festival dos sports, em que foram disputados diversos prêmios entre seus associados.” (O Fluninese, 2008. p. 2).

Neste ano, foi arrendada uma casa na Ilha de Paquetá, destinando-a aos sócios que velejassem até lá para passar o fim de semana. foi realizada em Paquetá uma festa veneziana e uma regata noturna. Ainda neste ano foi instituída, por Simesen, a Taça “Viking”, que foi o primeiro prêmio de posse definitiva após três vitórias na vela nacional. A taça foi disputada entre 1908 e 1913, quando foi definitivamente ganha pelo próprio Simesen.

Início dos Anos 10

O Byron Football Club foi fundado por iniciativa de Vitorino Schluckbier, e o nome do clube foi uma homenagem ao poeta britânico. Com sede e campo à Rua Dr. March, no Barreto, em terreno da fábrica de tecidos, tinha como emblema no uniforme uma cruz na sua camisa vermelha e branca, sendo, por isso, denominado Cruz de Malta.

O Barreto Futebol Clube, situado no bairro que lhe emprestou o nome, e com sua camisa azul e branca, foi criado por iniciativa do Velho Paim e ficava junto à fábrica de fósforos. O clube surgiu nas primeiras décadas de 1900 e era denominado o Leão do Norte.

1910.

Neste ano, a sede em Botafogo definitivamente não atendia mais às necessidades do clube e resolveu-se reformar as instalações do Gragoatá, para onde a sede foi transferida em dezembro daquele ano e onde permaneceu por cerca de 12 anos.

Nesta época, o almirante Alexandrino de Alencar doou para o YCB a Pedra do Bem-Te-Vi, localizada ao largo do Forte do Gragoatá, para receber as futuras instalações do clube, por ser pequena demais para abrigar a sede e demais instalações náuticas necessárias a um clube destinado à pratica de vela. Em 1912, de acordo com o Anuário da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) de 1948, Armando Leite torna-se o primeiro brasileiro a sagrar-se campeão em disputa internacional, vencendo a Inglaterra, representada pelo Watereg Elza.

O Iate Clube Brasileiro esteve instalado perto do Audax, em São Domingos, até 1923, quando se transferiu para a Estrada Fróes.

1913.

Neste ano, o clube prosperava. Mas como o interesse pela vela ainda era ínfimo entre os brasileiros, a grande maioria dos sócios era composta por estrangeiros, notadamente aqueles para os quais a pratica do esporte já adquirira uma certa tradição. Eram ingleses, dinamarqueses, alemães, austríacos e suíços, sendo a influência inglesa bastante acentuada. Como estes queriam dar ao clube um ar típico dos clubes de vela ingleses (ou, como dizem alguns, já em decorrência da rivalidade que eclodiria com a Primeira Guerra Mundial), houve uma cisão e, em

(6)

dezembro deste ano, os ingleses desligaram-se do YCB para fundarem o Rio Sailing Club.

Este fato foi exatamente prejudicial ao clube, que perdeu grande parte do seu quadro social, abalando seriamente sua situação financeira. Os anos seguintes, agravados pela guerra, foram de grande penúria, e o clube só se manteve graças ao sacrifício, à abnegação e à dedicação de alguns de seus sócios, que assumiram as dividas e despesas de manutenção do clube, salvando-o da ruína completa. Entre estes, destacam-se Ernst Wagner, Guilherme Souto, Kurt Kosser, José de Sá Peixoto, Armando Leite, Dias Amorim, Simesen, Rombauer, Klepsh, Engelhardt e Bachmann.

Em maio de 1913 foi criado o Niteroiense Futebol Clube, que tinha seu campo na esquina da Rua Coronel Gomes Machado com Visconde de Sepetiba. O Clube existiu até 1980.

Em 14 de novembro de 1913, por iniciativa de alguns jovens, entre eles Hugo Mariz de Figueiredo, Adail Mariz de Figueiredo, Cyro Domingues, Ary Gurjão e Gizá, foi fundado o Canto do Rio Football Clube, no recanto da Praia de Icaraí, ou no final da praia, como se costumava dizer, na área conhecida como Canto do Rio. O seu campo de jogo era o próprio areal. O Clube, inicialmente, efetuou mudanças de sede e, no início dos anos 1930, instalou-se no local que pertencera ao Automóvel Clube de Niterói. O Canto do Rio Football Clube, na gestão de Eugênio Borges como presidente, sendo ele o chefe de Polícia do interventor Amaral Peixoto, conseguiu filiar-se, após injunções políticas, à

Federação Carioca de Futebol, no nível profissional, e “disputou 24 campeonatos estaduais: de 1941 a 1964. A partir de 1965, o alviceleste niteroiense se desligou do estadual, devido à Lei do Conselho Nacional do Desporto (CND), que não permitia que um clube disputasse uma competição em outro estado” (MELLO; ALVES, 2003, p. 12).

O Fluminense Atlético Clube foi fundado em 7 de setembro de 1913, com o nome de Rio Branco, em homenagem ao Barão do Rio Branco, historiador e diplomata brasileiro falecido em 1912. Em 1916, mudou a sua denominação. O Fluminense A. C. tinha o seu campo, no início dos anos 1920, na então Rua do Reconhecimento, mais tarde chamada Rua 7 de Setembro.

1914.

Para a prática do iatismo e do remo, foi fundado por ingleses o Rio Sailing Club, na Estrada Fróes.

1916.

Neste ano dois clubes foram fundados em Niterói: o Sport Club Fluminense, fundado em 27 de julho, e o Audax Clube (Remo), em 14 de outubro, na forma da Lei nº 173, de 10 de setembro de 1893, e situava-se no Gragoatá.

Neste ano, foi realizada uma regata de escaleres de navios alemães ancorados no porto do Rio de Janeiro, trazendo para o clube uma projeção que vinha lhe fazendo falta. Terminada a guerra, a crise havia sido superada e foram comprados os primeiros barcos a remo para sócios que não possuíam embarcações. Os barcos eram batizados na Ilha Comprida, de propriedade de José de Sá Peixoto, e que durante

muito tempo serviu de local e meta para passeios de sócios do clube.

1917.

Foi fundado neste ano o Fonseca Atlético Clube, na Alameda São Boaventura.

1920.

O Clube Central foi fundado em 18 de julho de 1920, no Bairro do Ingá, na Rua Presidente Pedreira, passando depois para a sua sede definitiva na Praia de Icaraí. O primeiro presidente do Clube foi Armando Carvalho Lassance, que dirigiu as atividades da associação até 1932. Foi o Clube Central o grande incentivador do jogo da bola pesada.

1923.

Neste ano, as instalações de Gragoatá eram insatisfatórias e, em 18 de abril daquele ano, o YCB transferia sua sede para o imóvel que ainda hoje ocupa, na Estrada Fróes, decisão então considerada ousada, devido ao fato de o local ser afastado e pouco acessível. O importante é que, com a melhoria das instalações, melhoraram também suas seções esportivas, como o remo, por exemplo. Mediante doações, foi construída uma quadra de tênis. Mas o fato de maior importância foi realmente na seção da vela, com a introdução do primeiro monotipo, o Yole 15m², em desenho de Abeking e Rasmussen, que proporcionaria inestimável contribuição à evolução da vela na Baía de Guanabara. Em 1° de dezembro de 1923, tem-se notícia da primeira regata interclubes – por iniciativa da Liga Náutica de Veleiros, da qual participavam o YCB e o Audax Clube.

1924.

Entre 1924 e 1931, o ministro da Marinha era considerado presidente de honra do YCB e,

(7)

assim, Alexandrino de Alencar, Pinto da Luz, Conrado Heck e Protógenes Guimarães ocuparam o cargo.

Em setembro de 1924, o clube contava com 285 sócios e 29 sócios juvenis, o que demonstra o crescente interesse da nova geração pelo esporte, e nova regata interclubes foi realizada em 24 de dezembro. Nos dois anos o YCB aparece como vencedor. No Ano Novo de 1925-26, deu-se a inauguração solene do sino do clube, que marcaria todos os momentos importantes do clube desde então. O sino pertencera a uma canhoneira alemã afundada pela tripulação na costa da Bahia e aparecera inesperadamente no Rio de Janeiro para ser vendido, sendo então comprado pelo clube mediante donativos dos sócios.

Em 1927 foram traduzidas e compiladas por R. Philip as primeiras regras de regata da International Yacht Racing Union (IYRU) – anteriormente seguia-se as da North American. O ano de 1928 evidenciou o crescimento do clube: eram 353 sócios e 33 juvenis. Em 6 de setembro de 1931, por ocasião da comemoração dos 25 anos da agremiação, ocorreu outra regata interclubes. Nesta ocasião, foi editada a Revista Yacht Club Brasileiro, que parece ter sido uma das pioneiras no gênero editadas no Brasil. A década de 30 foi extremamente profícua para o clube, especialmente na sua segunda metade. As instalações foram melhoradas e o padrão técnico das regatas sofreu transformações importantes, tornando-se mais técnico. Data de então a introdução e difusão do Sharpie 12m², durante anos o monotipo mais difundido no país, cuja

atuação se estendeu até a década de 60. O Sharpie proporcionou considerável aumento na frota do clube. Em 1938 a introdução do Guanabara constitui um importante marco na evolução da vela no clube, assim como na história da vela no Brasil. Ainda na parte esportiva, a substituição da quadra de tênis por basquete e vôlei trouxe mais jovens para o clube, levando inclusive à contratação de um técnico da nova modalidade (basquete), medida acertada e comprovada pelo sucesso do clube em torneios disputados com outros clubes locais. O período entre 1936 e 1940 foi de intensa prosperidade para o clube, tanto do ponto de vista financeiro quanto do social ou esportivo. Neste período, o clube sediou a Conferência dos Interventores Federais e, em sessão extraordinária do Conselho Deliberativo, nomeou o então interventor do Rio de Janeiro sócio honorário. Logo após foi fundada uma tropa de Escoteiros do Mar, com o comandante Amaral Peixoto considerado presidente de honra e, também, o clube foi declarado de “utilidade publica” pelo Decreto n° 923, de 22 de agosto de 1940 (de acordo com o Decreto n°715, de 10/03/1939).

Nesta fase excepcional, alguns nomes destacam-se entre os sócios que tanto contribuíram para o engrandecimento do clube: Willy Hartmann, Hermann Berghoff e Henry Eberling. Com a Segunda Guerra Mundial, nova crise se abateu sobre a entidade. Em 1942, como o quadro social era, em grande parte, formado por alemães, e tendo o Brasil declarado guerra à Alemanha, o governo estadual achou por bem intervir no ICB, nomeando como interventor o Sr. Américo Dyott Fontenele. Este conduziu o clube

pautado por desmedido nacionalismo, marcando sua gestão pela intolerância. A nova orientação dada por este interventor – inclusive com campanha pouco recomendáveis e absolutamente infundadas nos jornais da cidade – desagradou à maioria dos sócios, que preferiu desligar-se do clube. Entre os sócios demissionários contava-se um grande grupo de oficiais da Marinha Brasileira. A saída destes associados abalou profundamente as finanças do clube, e os tempos difíceis foram ainda mais agravados pela trágica noite de 2 de agosto de 1943, quando a sede do clube foi totalmente destruída por um incêndio.

Ainda neste mês o interventor foi eleito comodoro em Assembléia Geral Extraordinária. Em 29 de maio de 1944, o governo estadual baixou o Decreto-Lei n° 1.157 desapropriando por conta e a favor do clube o imóvel que o mesmo ocupava. A ação de desapropriação serviria para adiar uma ação de despejo por falta de pagamento de aluguéis pelo tempo suficiente para a obtenção dos recursos necessários para a recuperação do clube. Em outubro de 1945, surgia a publicação Marola – Boletim Informativo do ICB, que, infelizmente, contaria com poucos números e cujo teor parecia querer tentar redimir o comodoro Fontenele. Em 1947, dois sócios conseguiram proporcionar ao clube varias obras inadiáveis, aliviando um pouco a falta de recursos daqueles anos de quadro social tão reduzido – Carlos Gondim e Fernando Lavrador. Nesta época, a diretoria se viu compelida a expedir títulos de sócios-proprietários e, contando com a ação de desapropriação do clube, acabou por utilizar tais recursos em necessidades prementes, deixando de lado a aquisição do terreno e a construção da

(8)

sede, como era então prometido. A situação tornara-se desesperadora e culminou com a agitada sessão extraordinária de 17/12/1948, na qual o comodoro Fontenele, forçado pelo descontentamento geral, pediu demissão, sendo substituído pelo vice-comodoro, Ulysses Gomes Ribeiro, que, posteriormente eleito comodoro, administraria o clube até janeiro de 1954. Com ele, o clube iniciou um árduo e decidido trabalho para se reerguer, marcado pelo entusiasmo de todos, o sacrifício e abnegação de alguns e o tino administrativo do comodoro. Alguns nomes que merecem ser destacados neste período são: Nelson Lopes e Luís Licht. Em 1956, o ICB conta com Osvaldo de Sá Peixoto e Alcides Lopes, respectivamente como comodoro e vice-comodoro, e Joel Carlos de Azevedo, como secretário. Todos se tornaram figuras essenciais nestes anos de reerguimento da agremiação. Nesta época o clube já contava com os cargos de diretor de Vela, diretor de Pesca, diretor de Motores e diretor Social, organização esta que fornece uma pista dos aspectos da vida do clube que devem ser abordados ao se contar sua historia.

1926.

Foi fundado o Esporte Clube Azul e Branco, na Ilha da Conceição.

1927.

Neste ano, foi fundado o Combinado 5 de Julho, com sede à Rua General Castrioto, mais tarde mudando-se para o Largo do Barreto e, depois, para a Avenida do Contorno.

1928.

O Fluminense Atlético Clube foi consignado de Utilidade Pública Municipal, sob o nº 857, em 11 de abril de 1928.

1933.

Em 8 de janeiro deste ano foi fundado o Humaitá Atlético Clube, com sede na Rua Guimarães Júnior, nº20.

1935.

Foi fundado o Esporte Clube Luzitano, na Ilha da Conceição.

1940.

O Aeroclube do Estado do Rio de Janeiro, localizado no Bairro Saco de São Francisco, foi criado em 1940, no governo Amaral Peixoto.

1948.

O Fluminense Atlético Clube foi consignado de Utilidade Pública Estadual, sob o nº157, em 26 de junho de 1948.

1957.

“Foi fundado o Country Clube de Niterói.” (BOUMAROUN, 2004, p. 1).

1973.

Em 10 de dezembro houve uma reunião para a fundação do Niterói Rugby Football Clube e tomada de providências para imediata filiação à Associação Brasileira de Rugby, sem ata de fundação.

1980.

Ano oficial de criação do Niterói Rugby Football Clube, conforme indica Ata de Fundação. No entanto, sabemos que o time vem atuando desde 1973 (MONTEIRO, 1992).

1983.

É fundado o Clube Naval Charitas (HISTÓRIA..., 2006).

1996.

Foi fundado O Praiano F.C. que conquistou, neste mesmo ano, seu maior título: O de

Campeão Niteroiense Infantil de 1996. Suas categorias são: mirim, infantil, juvenil e júnior.

1999.

Existiam em funcionamento os seguintes clubes, distribuídos pelos respectivos bairros: AABB (São Francisco), Aero Clube Charitas (Charitas), Alameda Social Clube (Fonseca), Audax Clube (Gragoatá), Canto do Rio Futebol Clube (Centro), Centro Pró-Cubango (Cubango), Country Clube (Matapaca), Clube 5 de Julho (Barreto), Clube de Regatas Icaraí (Icaraí), Clube de Regatas Gragoatá (Gragoatá), Clube dos Oficiais da PM (Ponta da Areia), Clube dos Pioneiros (Vital Brazil), Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército (Largo do Barradas), Clube Espanhol (Itaipu), Clube Fluminense de Natação e Regatas (Ponta da Areia), Clube Italiano (Piratininga), Clube Central (Icaraí), Clube Humaitá (Barreto), Clube Líbano Fluminense (Centro), Clube Marajoara (Fonseca), Clube Naval (Charitas), Clube Português de Niterói (Ingá), Haras Clube São Sebastião (Engenho do Mato), Iate Clube Brasileiro (São Francisco), Iate Clube Icaraí (São Francisco), Iate Clube Jurujuba (Jurujuba), Iate Clube Piratininga (Piratininga), Icaraí Praia Clube (Icaraí), Pampo Clube Itacoatiara (Itacoatiara), Praia Clube São Francisco (São Francisco), Rio Cricket (Icaraí) e Rio Yacht Clube (São Francisco) (BRASIL. PMN, 1999. p. 207).

2003.

O Canto do Rio comemorou 90 anos de tradição. Entretanto, “o Cantusca sofre hoje com dificuldades financeiras, principalmente por causa da inadimplência.” (MELLO; ALVES, op. cit).

(9)

O Fluminense Atlético Clube completou 90 anos de tradições na Cidade de Niterói, tendo revelado vários craques na história do futebol, inclusive alguns campeões mundiais, alguns revelados, outros com passagens significativas em nosso Clube.

(FOTO 3: Alfredo Faria Junior. Sede atual do Fluminese A. Clube).

A Associação Beneficente Italiana comemora, em 28 de março, dez anos. Pretende construir uma igreja para São Francisco de Paula, padroeiro dos jornaleiros.” [...] (MONTEIRO, 2003, p.7B).

2004.

Foi dado um prazo até 10 de janeiro deste ano para os clubes “adaptarem os seus estatutos ao novo Código Civil.” (DENTRO..., 2003, p. 7A).

“No dia 7 de fevereiro foi inaugurado o Niterói Vôlei Clube.” (VÔLEI..., 2004, p. 9).

O Clube Português esteve “dois meses interditado em conseqüência de problemas em sua estrutura.” (REABERTURA..., 2004, p. 5). O “clube conta agora com salões refrigerados, sendo um com a capacidade para 600 pessoas.” (PORTO; BRAGA, op. cit., p. 4).

Em 16 de abril de 2004 foi inaugurado “no Country Club de Niterói, mais um espaço para festas e eventos na cidade. É o Chalé Floresta, construído no meio do verde [...]” (COUNTRY..., 2004, p. 3). SITUAÇÃO ATUAL

2007

. “Promessa de dias melhores para o Clube Italiano de Niterói. [...] Entre os principais projetos da nova diretoria está a abertura de uma cantina genuinamente italiana e reforma da fachada do Clube Italiano. Também estão previstas a realização de pelo menos dois eventos culturais por mês, além da construção de rampas para portares de necessidades especiais na piscina, banheiros infantis, ambulatório e implantação de um curso de italiano. Além de Pietro Polizzo e Adoaldo Peixoto Garani, compõem a nova diretoria Irice Bruno (secretário), Lizziero Serpa (tesoureiro) e Valter Faria (diretor social).” (SOARES, 2007, p.6).

“Com uma diferença de 15 votos, Carlos Fernando dos Santos [...], venceu a eleição à presidência do Canto do Rio Futebol Clube, um dos mais tradicionais de Niterói”. [...] o presidente “afirmou ainda que outros projetos são levar para o clube moradores de comunidades carentes, abrir mais espaço para os jovens e continuar com os

bailes de orquestra da Terceira Idade.” (ARAUJO, 2007, p.5).

“Fundado em 1913, o Canto do Rio Futebol vive hoje da memória de seus áureos tempos. Na época o time cresceu muito, disputou o Campeonato Carioca de profissionais, mas atualmente tem apenas um time terceirizado que tenta se manter na terceira divisão estadual. A menina dos olhos do clube hoje são os times de futsal. Orgulhosos, os dirigentes dizem que são um dos dois únicos times do Rio que têm equipes formadas em todas as categorias.” (DIUANA, 2007. p.R1).

(FOTO 4 : Alfredo Faria Junior. Canto do Rio Futebol

“O Clube Italiano e a Associação Beneficente Italiana (Abita) vão se tornar uma só entidade, presidia por Pietro Polizzo. O clube, criado há 28 anos, tinha cem associados contribuintes, que, agora, vão se somar a outros

(10)

cem da Abita, formando um grande complexo esportivo.” (MONTEIRO, 2007, p.15).

DESAPARECIMENTO DO ICARAÍ PRAIA CLUBE

“Comprado pela Odebretch por R$ 35 milhões, o Icaraí Praia Clube (IPC), um dos clubes mais tradicionais da cidade, com 74 anos de funcionamento, está com os dias contados.“ [...] “Segundo o diretor social de IPC, Paulo Nunes, a construtora adiantou que vai transformar o local num condomínio residencial ou num hotel. No entanto, para que isto aconteça, será necessária a aprovação da Câmara Municipal, como alerta o vereador Felipe Peixoto (PDT). O parlamentar lembra que os artigos 159 e 160 de Plano Urbanístico Regional (PUR) das Praias da Baía, aprovado em 2002, considera os clubes como Áreas de Especial Interesse Urbanístico, e qualquer alteração de usos deve ser submetida à aprovação por lei [...]”. (ALENCAR, 2007, p. 18).

2008

CLUBE IDEAL SOB O RISCO DE FECHAR “Responsável por um serviço específico e disponibilizado a aproximadamente 800 idosos, o Clube Ideal pode esar com seus dias contados. “ [...] (BELLIDO, 2008. p. 5).

RIO YACHT CLUB

“O Rio Yacht Club comemora hoje seus 94 ano [...] (MONTEIRO, 2008. p. 10).

SITUAÇÃO ATUAL

JURUJUBA IATE CLUBE

“O baile que festejou os 51 anos do Jurujuba Iate Clube foi um sucesso. Animado pela orquestra Anos Dourados, comemorou, também a mudança de idade do comodoro Jorge Mira.” (O Fluminense, 2009. p. 3).

COMBINADO 5 DE JULHO

“Neste domingo, o clube Combinado 5 de julho, no Barreto, comemora seua 82 anos.” [...] “Em seus primeiro ano à frente do clube, o presidente da instituição, Antônio José Ferreira, conta que a agremisção pretende que esta seja uma grande festa.” [...] )O Fluminense, 2009. p. 4).

CLUBE CENTRAL

“Fundado em 1920, o tradicional Clube Central comemorou 89 anos como já esperado Baile de Gala [...].” “Representantes de quase todos os clubes de Niterói foram abraçar o presidente do clube Marcos Nelson Gusmão e sua mulher Jusse.” (O Fluminense, 2009. p. 3).

O FIM DO CLUBE IDEAL

“O gerente do INSS, que veio da Bahia para dirigir este instituto neta cidade, não é daqui e nem quer ser e não tem apreço por ela e pelo visto, também não tem pelos idosos de nossa

cidade” [...] “O fato é que o Clube Ideal foi despejado e teve que acabar com suas atividades deixando centenas de idosos sem ter para onde ir e ter o que fazar”. [...] ( SILVA, 2009. p.9).

(11)

REGIÕES DE PLANEJAMENTO

BAIRROS CLUBES ENDEREÇOS HOMEPAGE TELEFONES E-MAIL

Praias da Baía Ponta D’Areia Clube de Oficiais da Polícia Militar Rua Barão do Amazonas, n

º

97. – 2719-2286

Praias da Baía Ponta D’Areia Fluminense de Natação e Regatas

Rua Visconde do Rio Branco,

29. 2621-0498

Praias da Baía Centro de Polícia do Estado do Rio Associação dos Inspetores

de Janeiro

Rua Visconde de Itaboraí, nº

70. http://www.aiperj.org.br

2719-3099

2719-3800 aiperj@veloxmail.com.br

Praias da Baía Centro Canto do Rio Foot-Ball Club Av. Visconde do Rio Branco,

nº 701.

2717-5023

Praias da Baía Centro Centro Israelita de Niterói Rua Visconde de Itaboraí, nº

255.

2620-8598

Praias da Baía Centro Centro Social dos Oficiais

das Forças Armadas Rua Andrade Neves, n

º186. 2719-3491

Praias da Baía Centro

Clube de Aposentados e Pensionistas de Niterói

(CAPEN)

Av. Ernani do Amaral Peixoto,

nº116, sala 301 a 305. 2620-5708

Praias da Baía Centro Clube dos Advogados de

Niterói

Av. Ernani do Amaral Peixoto,

nº507.

2719-1801

Praias da Baía Centro Clube Ideal da 3ªIdade Av. Ernani do Amaral Peixoto,

nº171, 2ºandar.2621-5691

Praias da Baía Centro Clube Líbano Fluminense Av. Feliciano Sodré, nº 101.2719-8966

Praias da Baía Centro Esporte Clube Fluminense Av. Visconde do Rio Branco,

nº 29.

2621-0498

(12)

Praias da Baía Centro Basketball Associado

Valter Gonçalves,

nº01, sala 1.101. http://www.basketbit.hpg.ig.com.br

Praias da Baía Centro

Niterói Kennel Clube

Av. Ernani do

Amaral Peixoto, nº

450, sala 306. 2620-3413

Praias da Baía Gragoatá Grupo de Regatas

Gragoatá

Rua Cel.

Tamarindo, nº69.

2719-2773

Praias da Baía Ingá Clube Português

de Niterói

Rua Prof. Lara

Vilela, nº176.

http://www.clubeportuguesdeniteroi.com.br 2717-4225

2717-4640 cpnniteroi@click21.com.br

Praias da Baía Ingá Rio Cricket

Associação Atlética Rua Fagundes Varela, nº 637. http://www.riocricket.com.br 2717-5333 2717-5502 riocricket@riocricket.com.br

Praias da Baía Icaraí

Associação de Capoeira Barravento

Rua Miguel de

Frias, nº123.

Praias da Baía Icaraí

Associação David Frichman de

Cultura e Recreação

Rua Lemos Cunha,

nº355.2612-3965

Praias da Baía Icaraí

Associação de Veteranos de Basquetebol de Niterói Rua Coronel Moreira César, nº 206.

Praias da Baía Icaraí

Clube Central Praia de Icaraí, nº

335. http://www.clubecentral.com.br 2711-0899 clubecen@nitnet.com.br

Praias da Baía Icaraí

Clube de Regatas

Icaraí Praia de Icaraí, n º

63.2622-5439

Praias da Baía Icaraí Niterói Vôlei Clube Av. Ary Parreiras,

nº736.

(13)

Praias da Baía Santa Rosa

Associação Atlética Universitária

Rua Américo

Oberlander, nº 60.2704-6996

Praias da Baía Santa Rosa

Clube Oceânico de Vôo

Livre

Rua Noronha Torrezão, nº181, bl. 03/708. http://www.covl.com.br/principal.asp

2610-3157 conselho@covl.com.br

Praias da Baía Santa Rosa Clube Pioneiros Rua Souza Dias, s/ nº. 2711-9296

Praias da Baía Santa Rosa

Niterói Clube de Vehículos

Antigos Rua Magé, n

º12.

Praias da Baía

Vital Brazil

Clube da Maturidade

Rua Souza Dias, 23. _ 2722-8521

_

Praias da Baía Vital Brazil

Clube Veterinário do Estado

do Rio de Janeiro Praça 64. 2610-3433

Praias da Baía São

Francisco

Iate Clube Brasileiro Estrada Leopoldo

Fróes, nº400. http://www.icb.org.br/oclube2.htm

2714-8252

2714-8224 secretaria@icb.org.br

Praias da Baía São

Francisco

Iate Clube Icaraí Estrada Leopoldo

Fróes, nº450. www.iateclubeicarai.com.br 2711-4022 ici@urbi.com.br

Praias da Baía São

Francisco

Niterói Parapente Clube Estrada da Viração,

s/nº.

Praias da Baía São

Francisco

Núcleo de Xadrez de Niterói Av. Quintino Bocaiúva,

nº325, loja 207. www.nxn.kit.net 2605-34682608-1813

Praias da Baía São

Francisco

Praia Clube São Francisco Estrada Leopoldo

Fróes, nº700. www.pcsf.org.br 2711-6295

contato@pcsf.org.br

Praias da Baía São

Francisco

Rio Sailling Club Estrada Leopoldo

Fróes, nº418, lt 338.2610-5810

Praias da Baía São

Francisco

Rio Yacht Clube Estrada Leopoldo

Fróes, nº420.

2610-5810 2610-5811

(14)

Praias da Baía Francisco Banco do Brasil Carneiro, nº78. Sua segunda sede

situa-se no Bairro do Cafubá.

www.aabbnit.com.br 2611-3155 2714-4714

aabbnit@aabbnit.com.br

Praias da Baía

Charitas Charitas Aero Clube Av. Quintino Bocaiúva,

nº463.2711-8757

Praias da Baía

Charitas Niterói Jeep Clube Praia de Charitas,

Quiosque 20, em frente

à Casa do Caranguejo. www.njc.com.br

2620-4099

2709-2453 niteroijeepclube@oi.com.br

Praias da Baía Jurujuba Clube Náutico Naval Rua Carlos Ermelindo Marins, nº68. www.cncharitas.com.br 2109-8100

Praias da Baía

Jurujuba Jurujuba Iate Clube Av. Carlos Ermelindo

Marins, s/ nº.

2714-8875

2611-7099

Norte Ilha da

Conceição Esporte Clube Azul e Branco

Rua J. Pinho, nº96.2620-2461 Norte Barreto Associação dos Aposentados e Pensionistas do Município de Niterói e São Gonçalo Rua Benjamim Constant, nº385, 2º andar. 2720-0058

Norte Barreto Clube dos Subtenentes

e Sargentos do Exército

Rua Gal. Castrioto, nº

216, Largo do Barradas.

2628-47782719-1989

Norte Barreto Combinado de 5 de

Julho Av. do Contorno s/ n

º www.comb5dejulhohpg.com.br 2628-7377 comb5dejulho@ig.com.br

Norte Barreto Humaitá Atlético Clube Rua Guimarães Junior,

nº20.

2620-9968

Norte Barreto Tio Sam Esporte Clube Rua Benjamin Constant,

562.2628-6969

Norte Fonseca Associação Brasileira de Desportos para

Amputados (ABDA) Rua Sá Barreto, 26 http://www.abda.org.br 2625-8545 abda.rj@hotmail.com

Norte

Fonseca Fonseca Atlético Clube Al. São Boaventura, nº

(15)

PLANEJAMENTO

Norte Fonseca Marajoara Clube Alameda São Boaventura,

nº121.2625-2855

Norte Cubango Centro Pró-Cubango Rua Noronha Tornegão, nº

684.

2710-1232

Norte Caramujo Aero Clube do Estado do

Rio de Janeiro

Av. Quintino Bocaiúva s/ nº.

2711-8757

Pendotiba Largo da

Batalha Clube Torre Rua Leopoldo Muylaerte s/ nº. 2616-6609

Pendotiba Badu

Associação Niteroiense De Kung Fu

Est. Francisco da Cruz, nº

134. 3604-2114

Pendotiba Vila Progresso Country Clube De Niterói Rua Chile, nº135.

2616-1333

2616-1516

Leste Rio do Ouro ANDEF Estr. Velha de Maricá, n

º

4.830. 2718-7580

Oceânica

Piratininga Clube Italiano Com Rua Roma, nº360. 2619-5493

Oceânica

Piratininga

Clube Hípico Fluminense Estrada Frei Leandro, nº

413.2608-1813

Oceânica

Camboinhas Itacoatiara Pampo Clube

Av. Beira Mar, nº205.

2609-7332

2608-0458

Oceânica

Itaipu

ABANERJ sede Praia de Itaipu, nº01. 7092144

7090718

Oceânica

Itaipu Clube Espanhol

Praça Espanha, nº13.

2709-0339

Oceânica

Itacoatiara

Itaquá Soccer Rua N, s/ nº, Quadra 16

Lote 9.

2609-95850

(16)

REFERÊNCIAS

ALENCAR, Emanuel. Icaraí Praia Clube: Câmara teme desrespeito ao PUR. O Fluminense, Niterói, 22 jul. 2007. p. 18.

ARAUJO, Isabel. Novo presidente do Canto do Rio é eleito. O Fluminense, Niterói, 10 out. 2007. Cidades, p.5.

ASSOCIAÇÕES culturais, deportivas e sociais.

TeleListas, Niterói, 2007. Disponível em: < http://www.telelistas.net/1/29_RJ/21188_niteroi/204/250/ 6602/associacoes-culturais-desportivas-sociais.htm>.

Acesso em: 2007.

BELLIDO, Mariah. Clube Ideal so o risco de fechar. O

Fluminense, Niterói, 21 nov. 2008. Cidades, p. 5.

BOUMAROUN, R. O glamour está de volta. O

Fluminense, Niterói, 23 set. 2004. 2ºCaderno, p. 1. CINQUENTA Anos. O Fluminense, Niterói, 5 mai. 2009. Segundo Caderno / Gente de Estilo, p. 3.

CLUBE Carnavalesco Internacional. O Fluminense, Niterói, 13 out. 2007. 2ºCaderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

CLUB Caturras. O Fluminense, Niterói, 6 out. 2007. 2º Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2. C.D. Dias Braga. O Fluminense, Niterói, 7 dez. 2007. 2º Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

CLUB das Camélias Internacional. O Fluminense, Niterói, 8 set. 2004. 2ºCaderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

CLUB dos Araras. O Fluminense, Niterói, 6 fev. 2004. Roteiro / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

CLUB dos Caturras. O Fluminense, Niterói, 30 nov. 2007. 2ºCaderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

CLUB dos Furrecas. O Fluminense, Niterói, 16 / 17 dez. 2007. 2ºCaderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

CLUB Internacional. O Fluminense, Niterói, 10 dez. 2003. 2º Caderno / Há um Século em O Fluminense, p.1.

______. O Fluminense, Niterói, 26 dez. 2003. 2º Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2. ______. O Fluminense, Niterói, 14 nov. 2003. 2º Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

______. O Fluminense, Niterói, 7 jan. 2004. 2ºCaderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

______. O Fluminense, Niterói, 24 jan. 2004. 2º C0aderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2. ______. O Fluminense, Niterói, 10 set. 2004. 2ºCaderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

_______.O Fluminense, Niterói, 7 dez. 2007. 2ºCaderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

CLUBES. Niterói Negócios, Niterói, [200-]. Disponível em:

http://www.niteroinegocios.com/clubes/01.htm.Acesso em: 2007.

______. Portal Nitideal, Niterói, 2006. Disponível em: < http://www.nitideal.com.br/newnit/index.php?display=FIX O&action=1&id=54>. Acesso em: 02007.

CLUBE Central. O Fluminense, Niterói, 26 / 27 jul. 2009. Segundo Caderno / Gente de Estilo, p. 3.

COMBINADO 5 de Julho momemora os 82 anos. O

Fluminense, Niterói, 4 jul. 2009. Cidade / Informes, p. 4.

COUNTRY Club. O Fluminense, Niterói, 15 abr. 2004. Social / Gente de Estilo, p. 3.

DENTRO da lei. O Globo, Rio de Janeiro, 21 dez. 2003. Niterói, p. 7 A.

DIUANA, Flávia. Futsal do Canto do Rio luta para recuperar sua tradição. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 10 dez. 2007. Niterói, p.1.

ENTROSAMENTO é ponto alto do Clube da Maturidade de Niterói. Folhanit, Niterói, 2006. Disponível em: < http://www.folhanit.com.br/553/mulher.htm>. Acesso em: 2007.

GRUPO Boa União. O Fluminense, Niterói, 13 / 14 out. 2007. 2ºCaderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

GRUPO das Pérolas. O Fluminense, Niterói, 6 maio 2004. 2ºCaderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

GRUPO Náutico. O Fluminense, Niterói, 7 dez. 2003. 2º Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

GUARDA Nacional. O Fluminense, Niterói, 28 fev. 2004. Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2. HÁ um século em O Fluminense. O Fluminense, Niterói, 23-24 set. 2007. 2º Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

______. O Fluminense, Niterói, 6 out. 2007. 2ºCaderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

(17)

______. O Fluminense, Niterói, 13 out. 2007. 2ºCaderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

HEBE Club. O Fluminense, Niterói, 7 mar. 2004. 2º Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

HISTÓRIA. Niterói, RJ: Clube Naval Charitas, 2006.

Disponível em:

<http://www.cncharitas.com.br/clube_historia.html>. Acesso em: 10 dez. 2006.

ICARAHY Foot-Ball Club. O Fluminense, Niterói, 21 / 22 set. 2008. Segundo Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

ÌRIS Club. O Fluminense, Niterói, 7 dez. 2007. 2º Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2. JUVENIL Club. O Fluminense, Niterói, 5 jan. 2008. 2º Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.. MELLO, Sergio; ALVES, Marcelo. História. Canto do Rio comemora 90 anos de tradição. O Fluminense, Niterói, 16-17 nov. 2003. Esportes.

MONTEIRO, Carlos Rubens do Rego. O histórico e

desenvolvimento do handebol masculino em Niterói.

1992. 71f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar) – Departamento de Educação Física e Desportos, Universidade Federal Fluminense, 1992. MONTEIRO, Gilson. Velas e velhinha. O Globo, Rio de Janeiro, 12 abr. 2008. Niterói / Gilson Monteiro, p. 10. _____________. Colônia unida. O Globo, Rio de Janeiro, 1 dez. 2007. Niterói / Gilson Monteiro, p.15. __________ . Colônia. O Globo, Rio de Janeiro, 23 fev. 2003. Niterói / Gilson Monteiro, p. 7.

NICTHEROY – CLUBE. O Fluminense, Niterói, 12 fev. 2004. 2ºCaderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

NITERÓI. Patrimônio Cultural. Niterói, RJ: Prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura; Niterói Livros, 2000. PONT’ AREIENSE CLUB. O Fluminense, Niterói, 18 nov. 2003a. 2º Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

______. O Fluminense, Niterói, 26 dez. 2003b. 2º Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

PORTO, S.; BRAGA, S. [Clube Português]. O

Fluminense, Niterói, 11 mar. 2004. Geral / Informe, p. 4.

REABERTURA. O Fluminense, Niterói, 11 mar. 2004. Social / Gente de Estilo, p. 5.

RECREIO de S. Domingos. O Fluminense, Niterói, 5 dez. 2003. 2º Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

S.FLOR do Barreto. O Fluminense, Niterói, 8 jan. 2008. 2ºCaderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.. SILVA, Carlos Augusto Bittencourt (Projeto GUGU). O fim do Clube Ideal. O Fluminense, Niterói. 9 jul. 2009. Esportes, p. 9.

SOARES, Marcelo Macedo. Nova direção no Italiano. O

Fluminense, Niterói, 23 / 24 set. 2007. Cidades, p.6

TIRO Fluminense. O Fluminense, Niterói, 3 fev. 2004. 2º Caderno / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

(18)

Referências

Documentos relacionados

Nesse sentido, a última parte deste trabalho objetiva estudar o efeito da adição de partículas cristalinas (quartzo, alumina e zirconita) sobre

10 Distribuição de freqüência dos soros de eqüinos analisados para borreliose de Lyme, brucelose, anemia infecciosa eqüina (AIE), leptospirose, em diferentes localidades, no estado

Ar de resfriamento aquecido a ser utilizado como ar de combustão Tomada de ar frio para abatimento da temperatura do ar de resfriamento Ar de combustão a 100 o C (entrada

Ao final da prova, cada examinador atribuirá ao candidato nota de 0 (zero) a 10 (dez). As provas orais do presente concurso público serão realizadas em sessão pública. É

Mais ainda, não existe nada de imutável, como vários países o demonstram é possível passar-se para um sistema de capitalização, onde os contratos de pensões são mais

Ex. Assim esta unidade terá direito a 14 delegados. c) Os delegados aposentados serão eleitos ou indicados nas suas respectivas reuniões, obedecendo ao critério do item

Na falta de declaração dos valores unitários, a indenização referente a cada objeto não poderá ultrapassar 1% (um por cento) do valor total segurado para o embarque. A Seguradora

No presente trabalho, considera-se a transmiss˜ao simultanea com m·ultiplas portadoras ortogonais - OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplex), usada nos sistemas europeu e