• Nenhum resultado encontrado

Revisão para o Simulado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revisão para o Simulado"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

MODELOS ATÔMICOS

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

01 (FMTM-MG) De acordo com o modelo atômico proposto por Rutherford, os átomos são constituídos por um

núcleo de carga elétrica positiva, que concentra quase toda a massa do átomo, onde estão os prótons, e por uma região ao redor do núcleo, onde se localizam os elétrons de carga elétrica negativa.

Através desse modelo é possível explicar todos os fatos mencionados a seguir, exceto: a) a existência de íons.

b) as raias dos espectros atômicos.

c) o rearranjo de átomos durante uma transformação química. d) as ligações químicas.

e) a volatilidade e a viscosidade de líquidos.

02 (UFU-MG) Em 1909, Rutherford e colaboradores reportaram, como resultados de experimentos em que um fluxo

de partículas a foi direcionado para uma folha de ouro metálico muito fina, o fato de a grande maioria das partículas passar pela folha sem mudança de direção e uma pequena quantidade sofrer desvios muito grandes.

Responda:

a) O que é uma partícula ?

b) Por que a maioria das partículas a passaram direto pela folha metálica?

(2)

03 (UNIFOR-CE) Os átomos:

I. diferem de elemento para elemento;

II. são as unidades envolvidas nas transformações químicas; III. são indivisíveis;

IV. consistem de unidades com um núcleo e uma eletrosfera onde se localizam os elétrons. Dessas afirmações, estão incluídas na teoria atômica de Dalton (1808), somente:

a) I b) I e II c) III e IV d) II, III e IV e) I, II e III

04 (URCAMP-RS) Considerando o autor e a ideia, associe a 1ª coluna à 2ª: a) Dalton ( ) Modelo atômico planetário

b) Rutherford ( ) Átomo indivisível

c) Thomson ( ) Modelo Atômico do ”pudim de passas”

Nesta associação, considerando como associação correta a ordem decrescente, teremos: a) a, b, c

b) a, c, b c) c, b, a d) b, c, a e) b, a, c

05 (FUVEST-SP) Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico:

a) o átomo ser indivisível.

b) a existência de partículas subatômicas.

c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia.

d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo. e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera.

06 (ITA-SP) Considerando a experiência de Rutherford, assinale a alternativa falsa:

a) A experiência constitui em bombardear películas metálicas delgadas com partículas alfa.

b) Algumas partículas alfa foram desviadas do seu trajeto devido à repulsão exercida pelo núcleo positivo do metal. c) Observando o espectro de difração das partículas alfa, Rutherford concluiu que o átomo tem densidade uniforme. d) Essa experiência permitiu descobrir o núcleo atômico e seu tamanho relativo.

e) Rutherford sabia antecipadamente que as partículas alfa eram carregadas positivamente.

07 (UNIFOR-CE) A descoberta do núcleo atômico está relacionada com experiências realizadas por: a) Thomson.

b) Milikan. c) Faraday. d) Bohr. e) Rutherford.

(3)

08 (UFSM-RS) Considere as afirmativas:

I. O átomo é maciço e indivisível.

II. O átomo é um grande vazio com um núcleo muito pequeno, denso e positivo no centro.

I e II pertencem aos modelos atômicos propostos, respectivamente, por: a) Dalton e Thomson.

b) Rutherford e Bohr. c) Dalton e Rutherford. d) Bohr e Thomson. e) Thomson e Rutherford.

09 (UNIMEP-SP) A experiência de Rutherford, realizada em 1911, consistiu em bombardear lâminas metálicas com partículas a) gama. b) alfa. c) beta. d) pósitron. e) neutrino.

10 (UFMG-MG) Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo.

Assinale a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson.

a) A maioria da partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer desvios e um pequeno número sofreria desvios muito pequenos.

b) A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina.

c) A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio.

d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.

11 (PUC-SP) Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de: a) elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.

b) uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons.

c) um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron. d) uma região central com carga negativa chamada núcleo.

(4)

12 (UFG-GO) Leia o texto a seguir:

A ciência dividiu o que era então considerado indivisível. Ao anunciar, em 1897, a descoberta de uma nova partícula que habita o interior do átomo, o elétron, o físico inglês Joseph John Thomson mudou dois mil anos de uma história que começou quando filósofos gregos propuseram que a matéria seria formada por diminutas porções indivisíveis, uniformes, duras, sólidas e eternas. Cada um desses corpúsculos foi denominado átomo, o que, em grego, quer dizer ‘não-divisível’. A descoberta do elétron inaugurou a era das partículas elementares e foi o primeiro passo do que seria no século seguinte uma viagem fantástica ao microuniverso da matéria.

Fonte: Ciência Hoje, vol. 22, n. 131, 1997, p. 24 A respeito das ideias contidas nesse texto, é correto afirmar que:

(01) a partir da descoberta dos elétrons, foi possível determinar as massas dos átomos;

(02) os elétrons são diminutas porções indivisíveis, uniformes, duros, sólidos eternos e são considerados as partículas fundamentais da matéria;

(04) os átomos, apesar de serem indivisíveis, são constituídos por elétrons, prótons e nêutrons;

(08) com a descoberta do elétron, com carga elétrica negativa, pode-se concluir que deveria existir outras partículas, os nêutrons, para justificar a neutralidade elétrica do átomo;

(16) se descobriu que os átomos são os menores constituintes da matéria; Dê como resposta a soma dos números das proposições corretas.

13 (UFRGS-RS) Uma importante contribuição do modelo atômico de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:

a) elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.

b) um núcleo muito pequeno de carga positiva cercado por elétrons em órbitas circulares. c) um núcleo de massa insignificante em relação à massa do elétron.

d) uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons. e) nuvens eletrônicas distribuídas ao redor de um núcleo positivo.

14 (UFMG-MG) Observações experimentais podem contribuir para a formulação ou adoção de um modelo teórico, se este as prevê ou as explica. Por outro lado, observações experimentais imprevistas ou inexplicáveis por um modelo teórico podem contribuir para sua rejeição.

(5)

15 (UEL-PR) “O átomo contém um núcleo positivo, muito pequeno e denso, com todos os prótons, que concentra praticamente toda a massa. Os elétrons devem estar distribuídos em algum lugar do volume restante do átomo”. Esta afirmação é devida a:

a) Rutherford. b) Millikan. c) Thomson. d) Bohr. e) Faraday.

16 (UFMG-MG) Em 1909, Geiger e Marsden realizaram, no laboratório do professor Ernest Rutherford, uma série de experiências que envolveram a interação de partículas alfa com a matéria. Esse trabalho, às vezes, é referido como “Experiência de Rutherford”. O desenho a seguir esquematiza as experiências realizadas por Geiger e Marsden:

Uma amostra de polônio radioativo emite partículas alfa que incidem sobre uma lâmina muito fina de ouro. Um anteparo de sulfeto de zinco indica a trajetória das partículas alfa após terem atingido a lâmina de ouro, uma vez que, quando elas incidem na superfície de ZnS, ocorre uma cintilação.

a) Descreva os resultados que deveriam ser observados nessa experiência se houvesse uma distribuição homogênea das cargas positivas e negativas no átomo.

b) Descreva os resultados efetivamente observados por Geiger e Marsden.

c) Descreva a interpretação dada por Rutherford para os resultados dessa experiência.

17 (FUVEST-SP) Há exatos 100 anos, J. J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico,

a) o átomo ser indivisível.

b) a existência de partículas subatômicas.

c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia.

d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo. e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera.

(6)

18 (FGV-SP) As figuras representam alguns experimentos de raios catódicos realizados no início do século passado, no estudo da estrutura atômica.

O tubo nas figuras (a) e (b) contém um gás submetido à alta tensão. Figura (a): antes de ser evacuado. Figura (b): a baixas pressões. Quando se reduz a pressão, há surgimento de uma incandescência, cuja cor depende do gás no tubo. A figura (c) apresenta a deflexão dos raios catódicos em um campo elétrico.

Em relação aos experimentos e às teorias atômicas, analise as seguintes afirmações:

I. Na figura (b), fica evidenciado que os raios catódicos se movimentam numa trajetória linear. II. Na figura (c), verifica-se que os raios catódicos apresentam carga elétrica negativa.

III. Os raios catódicos são constituídos por partículas alfa.

IV. Esses experimentos são aqueles desenvolvidos por Rutherford para propor a sua teoria atômica, conhecida como modelo de Rutherford.

As afirmativas corretas são aquelas contidas apenas em

a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I e II. d) II e IV. e) IV.

19 (PUC-RS) Um experimento conduzido pela equipe de Rutherford consistiu no bombardeamento de finas lâminas de ouro, para estudo de desvios de partículas alfa. Rutherford pôde observar que a maioria das partículas alfa atravessava a fina lâmina de ouro, uma pequena parcela era desviada de sua trajetória e uma outra pequena parcela era refletida. Rutherford então idealizou um outro modelo atômico, que explicava os resultados obtidos no experimento.

Em relação ao modelo de Rutherford, afirma-se que

I. o átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera. II. o núcleo atômico é extremamente pequeno em relação ao tamanho do átomo. III. os elétrons estão situados na superfície de uma esfera de carga positiva.

IV. os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares, denominados níveis, com valores determinados de energia.

As afirmativas corretas são, apenas,

(7)

GABARITO

01- Alternativa E

A volatilidade e a viscosidade de líquidos pode ser explicada pelas ligações intermoleculares - Van der Waals. 02-

a) Partícula de carga positiva formada por 2 prótons e 2 nêutrons.

b) A maioria das partículas a não sofre desvio na trajetória porque o átomo é oco.

c) As partículas sofrem desvios muito grandes porque encontram pela frente o núcleo do átomo (região de alta densidade que apresenta partículas com carga positiva).

03- Alternativa E

I. diferem de elemento para elemento; Verdadeiro.

II. são as unidades envolvidas nas transformações químicas; Verdadeiro.

III. são indivisíveis; Verdadeiro.

IV. consistem de unidades com um núcleo e uma eletrosfera onde se localizam os elétrons. Falso. Afirmação estabelecida através do modelo atômico de Rutherford.

04- Alternativa E

Dalton = Átomo indivisível; Rutherford = Modelo atômico planetário; Thomson = Modelo Atômico do ”pudim de passas”

05- Alternativa B

Com a descoberta do elétron, Thomson verificou a existência de partículas menores que o átomo, isto é, existem partículas subatômicas. Para Thomson, o átomo era uma esfera positiva com elétrons negativos incrustados, ou seja, não havia núcleo nem níveis de energia.

06- Alternativa C

Observando o espectro de difração das partículas alfa, Rutherford concluiu que o átomo tem densidade uniforme. Afirmação falsa. De acordo com o experimento realizado por Rutherford obtiveram três resultados: a maioria das partículas alfa atravessaram a lâmina de ouro, algumas sofreram um desvio e muito poucas não atravessaram a lâmina de ouro. Se de fato o átomo tivesse densidade uniforme todas as partículas alfa não atravessariam a lâmina de ouro.

07- Alternativa E

A descoberta do núcleo atômico está relacionada com experiências realizadas por Rutherford. 08- Alternativa C

I. O átomo é maciço e indivisível → modelo atômico de Dalton

II. O átomo é um grande vazio com um núcleo muito pequeno, denso e positivo no centro → modelo atômico de Rutherford

09- Alternativa B

(8)

10- Alternativa D

Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo.

Se tal experimento fosse realizado de acordo com o modelo atômico de Thomson, cujo átomo é uma esfera maciça constituída por cargas elétricas em toda sua extensão, deveria se esperar que a totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.

11- Alternativa E

Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercado por elétrons.

12- 16

(01) a partir da descoberta dos elétrons, foi possível determinar as massas dos átomos;

Falso. O experimento de J. Thomson determinou que o átomo é constituído de partículas de carga elétrica negativa e positiva.

(02) os elétrons são diminutas porções indivisíveis, uniformes, duros, sólidos eternos e são considerados as partículas fundamentais da matéria;

Falso. O elétron é uma partícula de carga elétrica negativa.

(04) os átomos, apesar de serem indivisíveis, são constituídos por elétrons, prótons e nêutrons; Falso. O átomo de J. Thomson é constituído por partículas de carga elétrica negativa e positiva.

(08) com a descoberta do elétron, com carga elétrica negativa, pode-se concluir que deveria existir outras partículas, os nêutrons, para justificar a neutralidade elétrica do átomo;

Falso. O experimento de J. Thomson não determinou a existência dos prótons. (16) se descobriu que os átomos são os menores constituintes da matéria; Verdadeiro.

13- Alternativa B

Uma importante contribuição do modelo atômico de Rutherford foi considerar o átomo constituído de um núcleo muito pequeno de carga positiva cercado por elétrons em órbitas circulares.

14- Alternativa C

Espectros atômicos descontínuos estão associadas à N. Bohr. 15- Alternativa A

“O átomo contém um núcleo positivo, muito pequeno e denso, com todos os prótons, que concentra praticamente toda a massa. Os elétrons devem estar distribuídos em algum lugar do volume restante do átomo”.

Esta afirmação é devida a Rutherford. 16-

a) As partículas alfa não atravessariam a lâmina.

b) A maioria das partículas alfa atravessa a lâmina sem sofrer desvio. Uma pequena quantidade sofre desvio ou retorna sobre si mesma.

c) As partículas alfa atravessam a lâmina sem sofrer desvio porque o átomo é uma esfera oca. Uma pequena quantidade é desviada porque encontra pela frente o núcleo do átomo (alta densidade e carga positiva).

(9)

17- Alternativa B

Com a descoberta do elétron, Thomson verificou a existência de partículas menores que o átomo, isto é, existem partículas subatômicas. Para Thomson, o átomo era uma esfera positiva com elétrons negativos incrustados, ou seja, não havia núcleo nem níveis de energia.

18- Alternativa C

I. Na figura (b), fica evidenciado que os raios catódicos se movimentam numa trajetória linear. Verdadeiro.

II. Na figura (c), verifica-se que os raios catódicos apresentam carga elétrica negativa. Verdadeiro.

III. Os raios catódicos são constituídos por partículas alfa. Falso. Os raios catódicos são constituídos por elétrons.

IV. Esses experimentos são aqueles desenvolvidos por Rutherford para propor a sua teoria atômica, conhecida como modelo de Rutherford.

Falso. O experimento descrito foi realizado por J. Thomson para justificar a descoberta do elétron. 19- Alternativa A

I. o átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera. Verdadeiro.

II. o núcleo atômico é extremamente pequeno em relação ao tamanho do átomo. Verdadeiro.

III. os elétrons estão situados na superfície de uma esfera de carga positiva. Falso. O átomo de Rutherford é eletricamente neutro.

IV. os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares, denominados níveis, com valores determinados de energia.

(10)

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

01 (UNIRIO-RJ) O átomo X é isóbaro do 40Ca e isótopo do 36Ar. Assinale o número de nêutrons do átomo X.

Dados: Número atômicos: Ar = 18; Ca = 20 a) 4

b) 22 c) 40 d) 18 e) 36

02 (UMC-SP) Dados os nuclídeos aXb, cY2c e c+2Zd, e sabe-se que X e Y são isótopos, Y e Z são isóbaros e X e Z são

isótonos. Sabendo que o número de massa de X é igual a 40, os números de nêutrons de Y e Z serão respectivamente iguais a: a) 21 e 19 b) c e a c) 42 e 21 d) 19 e 21 e) 21 e 42

(11)

03 (FEI-SP) Um cátion metálico trivalente tem 76 elétrons e 118 nêutrons. O átomo do elemento químico, do qual se originou, tem número atômico e número de massa, respectivamente:

a) 76 e 194 b) 76 e 197 c) 79 e 200 d) 79 e 194 e) 79 e 197

04 (FGV-SP) O elemento hidrogênio, cujo número atômico é 1, possui 3 isótopos: 1H (mais abundante), 2H

(deutério), 3H (trítio). Estes 3 isótopos apresentam entre si:

a) diferente número de prótons, mesmo número de nêutrons e mesmo número de massa.

b) mesmo número de prótons, mesmo número de nêutrons e diferente número de elétrons (1H = 1 elétron, 2H

= 2 elétrons, 3H = 3 elétrons).

c) mesmo número de prótons, mesmo número de nêutrons e diferente número de massa.

d) mesmo número de prótons, mesmo número de elétrons e diferente número de nêutrons (1H = 1 nêutron, 2H = 2 nêutrons, 3H = 3 nêutrons).

e) mesmo número de prótons, mesmo número de elétrons e diferente número de nêutrons (1H = 0 nêutrons, 2H = 1 nêutron, 3H = 2 nêutrons).

05 (PUCCAMP-SP) A água pesada, utilizada em certos tipos de reatores nucleares, é composta por dois átomos de deutério (número de massa 2) e pelo isótopo 16 de oxigênio. O número total de nêutrons, na molécula da água pesada, é:

a) 10 b) 12 c) 16 d) 18 e) 20

06 (UECE-CE) Dalton, na sua teoria atômica, propôs, entre outras hipóteses, que: “Os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa”.

À luz dos conhecimentos atuais podemos afirmar que:

a) a hipótese é verdadeira, pois foi confirmada pela descoberta dos isótopos. b) a hipótese é verdadeira, pois foi confirmada pela descoberta dos isótonos.

c) a hipótese é falsa, pois com a descoberta dos isótopos, verificou-se que átomos do mesmo elemento químico podem ter massas diferentes.

d) A hipótese é falsa, pois com a descoberta dos isóbaros, verificou-se que átomos do mesmo elemento químico podem ter massas diferentes.

07 (UNIRIO - RJ) O Cátion Y2+ é isoeletrônico do xenônio. Qual o número atômico de Y?

Dados: Número atômico: Xe = 54.

a) 34 b) 52 c) 56 d) 38 e) 54

08 (UFPI-PI) A representação 5626Fe indica que o átomo do elemento químico ferro apresenta a seguinte

composição nuclear:

a) 26 prótons, 26 elétrons e 30 nêutrons. b) 26 elétrons e 30 nêutrons.

c) 26 prótons, 26 elétrons e 56 nêutrons. d) 26 prótons e 26 elétrons.

(12)

09 (FEI-SP) São dadas as seguintes informações relativas aos átomos X, Y e Z. I. X é isóbaro de Y e isótono de Z.

II. Y tem número atômico 56, número de massa 137 e é isótopo de Z. III. O número de massa de Z é 138.

O número atômico de X é:

a) 53 b) 54 c) 55 d) 56 e) 57

10 (FEI-SP) Um íon de carga -3 tem o mesmo número de elétrons que um certo átomo neutro cujo número atômico é 14. Sabendo-se que o íon possui 20 nêutrons, o número atômico e o número de massa do átomo que dá origem a esse íon são, respectivamente:

a) 11 e 31 b) 14 e 34 c) 17 e 37 d) 37 e 17 e) 34 e 14

11 (ACAFE-SC) Os pares de átomos: 39 19Ke 40 19K 40 20Cae 40 18Ar 39 19K e 40 20Ca

representam, respectivamente, fenômeno de: a) isotonia, isotopia, isobaria

b) isotopia, isobaria, isotonia c) isobaria, isotopia, isotonia d) isotopia, isotonia, isobaria e) isobaria, isotonia, isotopia

12 (IME-RJ) Um isótopo de iodo usado no tratamento de distúrbios da tireoide é 131

53 I. Complete a tabela

abaixo relativa a esse isótopo. Prótons no núcleo _______ Nêutrons no núcleo _______ Elétrons em um átomo de I _______

Prótons no íon I- formado pelo isótopo _______

Elétrons no íon I- formado pelo isótopo _______

A ordem correta dos valores da tabela, de cima para baixo, é: a) 53, 78, 53, 53, 54.

b) 131, 53, 54, 53, 54. c) 131, 54, 131, 53, 132. d) 54, 78, 78, 53, 53. e) 53, 184, 78, 53, 54.

13 (FUVEST-SP) O átomo constituído de 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons apresenta, respectivamente, número atômico e número de massa iguais a:

a) 17 e 17. b) 17 e 18. c) 18 e 17. d) 17 e 35. e) 35 e 17.

(13)

14 (PUCCAMP-SP) O silício, elemento químico mais abundante na natureza depois do oxigênio, tem grande aplicação na indústria eletrônica. Por outro lado, o enxofre é de importância fundamental na obtenção do ácido sulfúrico. Sabendo-se que o átomo 28

14Si é isótono de uma das variedades isotópicas do enxofre, 16S,

pode-se afirmar que esse átomo de enxofre tem número de massa:

a) 14. b) 16. c) 30. d) 32. e) 34.

15 (VUNESP-SP) O íon 39 +19

K

possui: a) 19 prótons.

b) 19 nêutrons. c) 39 elétrons.

d) número de massa igual a 20 e) número atômico igual a 39

16 (UFAC-AC) Dois átomos X e Y são isótopos, tais que 3x + 2X7x e 2x + 7Y7x + 2. Os números de massa e de prótons

dos átomos X e Y são: a)17X35 e 17Y17.

b)17X35 e 17Y40.

c)17X35 e 17Y38.

d)17X35 e 17Y37.

e)17X38 e 17Y39.

17 (FEI-SP) Num exercício escolar, um professor pediu a seus alunos que imaginassem um átomo que tivesse número atômico igual ao seu número de chamada e número de nêutrons 2 unidades a mais que o número de prótons. O aluno número 15 esqueceu de somar 2 para obter o número de nêutrons e, consequentemente, dois alunos imaginaram átomos isóbaros.

Determine os números de chamada dos alunos com quem este fato ocorreu.

18 (FAFEOD-MG) O elemento “A”, de número atômico 11, é isótopo de “B” que tem 13 nêutrons, e isótono de “C” de Z = 12. O elemento “B” é isóbaro de “C”. Qual o número de massa de “A”?

a) 20 b) 21 c) 22 d) 23 e) 24

19 (OSEC-SP) São dados 3 elementos genéricos A, B e C. O átomo A tem número atômico 70 e número de massa 160. O átomo C tem 94 nêutrons, sendo isótopo de A. O átomo B é isóbaro de C e isótono de A. O número de elétrons do átomo B é:

a) 160. b) 70. c) 74. d) 78. e) 164.

20 (OSEC-SP) Levando em conta a existência dos três isótopos do hidrogênio (1H1, 1H2 e 1H3) e de apenas um

isótopo do oxigênio (8O16), o número de nêutrons impossível de se encontrar numa molécula de água é:

a) 9 b) 10 c) 11 d) 12 e) 13

21 (UEBA-BA) O número de elétrons do cátion X3+ é igual ao número de prótons do átomo Y, que por sua vez é

isótopo do átomo W, que apresenta número atômico e número de massa, respectivamente, 36 e 84. O número atômico do elemento X é:

(14)

GABARITO

01- Alternativa B

X é isóbaro do 40Ca logo X possui A = 40. X é isótopo do

18Ar, logo X possui Z = 18, com isso temos: 1840X, desta

forma ficamos com: N = A – Z = 40 – 18 = 22. 02- Alternativa A

X e Y são isótopos logo: a = c

Y e Z são isóbaros logo: 2c = d ou 2a = d

X e Z são isótonos logo: 40 – a = 2a – (a + 2) → a = 21 Neste caso ficamos com:

40 21X → N = 40 – 21 = 19 42 21X → N = 42 – 21 = 21 42 23X → N = 42 – 23 = 19 03- Alternativa E

O cátion trivalente perdeu 3 elétrons e ficou com 76 elétrons, logo o átomo neutro tinha 79 elétrons, com isso, o seu nº atômico Z = 79, como N = 118, neste caso temos: A = Z + N = 79 + 118 = 197

04- Alternativa E

Os isótopos apresentam o mesmo número de prótons, como no átomo neutro nº prótons = nº elétrons, logo estes apresentam o mesmo número de elétrons e diferem entre si no número de nêutrons.

05- Alternativa A

Na molécula de água pesada temos H2O temos cada átomo de hidrogênio representado por 12H(N = 1) e cada

átomo de oxigênio representado por 16

8 O(N = 8), com isso cada molécula de água apresenta 10 nêutrons.

06- Alternativa C 07- Alternativa C

O cátion bivalente perdeu 2 elétrons e ficou com o mesmo número de elétrons do xenônio, ou seja, com 54 elétrons. Logo, o átomo neutro Y tinha 56 elétrons, sendo assim o seu nº atômico é 56.

08- Alternativa E

56

26Fe→ 26 prótons, 26 elétrons e 30 nêutrons.

Com isso temos: eletrosfera → 26 partículas (elétrons), composição nuclear → 56 partículas (26 prótons e 30 nêutrons).

09- Alternativa C

Como 13756 Y é isótopo de Z que possui n° de massa 138, logo ficamos com: 138

56 Zonde N = 138 – 56 = 82

Como 13756 Y é isóbaro de X, logo temos 137

Z Xque possui 82 nêutrons (isótono de Z), neste caso temos que: Z =

(15)

10- Alternativa A

Um íon de carga -3 ganhou 3 elétrons e ficou com 14 elétrons. Logo, o átomo neutro tinha 11 elétrons, ou seja, o seu número atômico (Z) é igual 11. Como este átomo possui 20 nêutrons, com isso temos: A = Z + N = 11 + 20 = 31. 11- Alternativa B Isótopos (mesmo Z): 39 19Ke 40 19K

Isóbaros (mesmo A): 40 20Cae 40 18Ar Isótonos (mesmo N): 39 19K(N = 20) e 40 20Ca(N = 20) 12- Alternativa A 131

53 I→ 53 prótons, 53 elétrons e 131 – 53 = 78 nêutrons

O íon I- recebeu um 1 elétron e ficou com 54 elétrons.

13- Alternativa D

Número atômico indica o número de prótons (cargas positivas) existentes no núcleo do átomo, que para o átomo neutro é igual ao número de elétrons (cargas negativas) igual a 17.

Número de massa indica a massa total de partículas existentes no núcleo, ou seja, soma do número de prótons mais nêutrons: 17 + 18 =35 nêutrons.

14- Alternativa C O átomo de 28

14Sipossui N = 28 – 14 = 14, que por sua vez é isótono do16S, com isso temos que o nº de massa

do enxofre é calculado da seguinte forma: A = Z + N = 16 + 14 = 30 15- Alternativa A

39 +

19

K

→ 19 prótons, 18 elétrons e 20 nêutrons (N = A – Z = 39 – 19 = 20)

16- Alternativa D

Como X e Y são isótopos logo ficamos com: 3x + 2 = 2x + 7 → 3x – 2x = 7 – 2 → x = 5 Substituindo x por 5 temos: 35

17Xe 37 17Y

17-

O aluno hipotético (A) possui nº atômico (Z) igual ao número de chamada e nº de nêutrons igual a Z +2. O aluno hipotético (B) cujo número de chamada 15 que é igual ao seu nº atômico e nº de nêutrons igual a 15 sendo que o mesmo é isóbaro de A, ou seja, possuem o mesmo número de massa igual a 30.

Com isso temos: 30Z Ae N = 2 + Z, calculando o valor de Z: A = Z + N → 30 = Z + 2 + Z → 28 = 2Z → Z = 14 Sendo assim os números de chamada são 14 e 15.

(16)

18- Alternativa D

O elemento 11A é isótopo de B, logo temos que: 11ABcomo NB= 13, neste caso ficamos com: 1124B

O elemento 24

11B é isóbaro de C, com isso temos: 24

12Cque possui: N = A – Z = 24 – 12 = 12 nêutrons

O elemento A

11A é isótono de 24

12C com 12 nêutrons, sendo assim o nº de massa do elemento A é calculado da

seguinte forma: AA = Z + N = 11 + 12 = 23

19- Alternativa C O elemento 160

70 Aapresenta: N = 160 – 70 = 90, sendo isótono de B que também possui 90 nêutrons.

O elemento 16070 A é isótopo de C (N = 94) que também possui Z = 70, com isso temos que: 164 70 C

O elemento 16470 C é isóbaro de B (C N = 90), logo ZB= A – N = 164 – 90 = 74, assim ficamos com: 164 74 B 20- Alternativa E 1 16 1 1H - O - H8 1 Ntotal    0 8 0 8 1 16 2 1H - O - H8 1 Ntotal   0 8 1 9 2 16 2 1H - O - H8 1 Ntotal    1 8 1 10 2 16 3 1H - O - H8 1 Ntotal   1 8 2 11 3 16 3 1H - O - H8 1 Ntotal   2 8 2 12 1 16 3 1H - O - H8 1 Ntotal   0 8 2 10 21- Alternativa C O elemento 84

36W é isótopo de Y, logo temos que: 36Y 36Y

O elemento possui o mesmo nº de elétrons do cátion X3+, ou seja, 36 elétrons.

(17)
(18)

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

01 (UEL-PR) “Quando todos os elementos são arranjados em ordem crescente de suas massas atômicas, elementos com propriedades semelhantes ocorrem em intervalos periódicos regulares”. Essa maneira de se referir aos elementos químicos foi precursora da classificação atual e foi proposta por:

a) A. Einstein e M. Planck. b) L. Meyer e D. Mendeleev. c) N. Bohr e E. Rutherford. d) J. Dalton e R. Boyle. e) A. Lavoisier e J. Gay-Lussac

02 (FMTM-MG) Sobre tabela periódica, um estudante formulou as proposições abaixo. I. Átomos de um mesmo período possuem o mesmo número de camadas ocupadas.

II. Átomos de um mesmo período possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência. III. Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na tabela periódica como gás nobre. IV. Na tabela periódica atual, os elementos estão ordenados em ordem crescente de massa atômica. São corretas apenas as afirmações:

a) I e II b) II e III c) I e III d) II e IV e) III e IV

03 (UFMG-MG) O quadro a seguir apresenta alguns dos principais elementos constituintes do corpo humano e a sua participação na massa total.

Com relação aos dados apresentados no quadro, assinale a alternativa incorreta. a) O metal com maior fração da massa é alcalino-terroso.

b) O hidrogênio, em números de átomos, é mais abundante que o oxigênio. c) O quadro apresenta quatro metais.

(19)

04 (FURG-RS) Dadas as duas afirmativas abaixo, verifique se estão certas ou erradas, justificando sua resposta. a) Quando um átomo perde dois elétrons, seu número atômico decai de duas unidades.

b) A classificação periódica atual foi estabelecida a partir da constatação de que as propriedades dos elementos variam periodicamente com as massas atômicas crescentes.

05 (UEL-PR) As seguintes proposições relacionam-se com famílias da classificação periódica. I. Por serem poucos reativos, os gases formam substâncias simples monoatômicas.

II. O chumbo é elemento metálico da família do carbono.

III. Nas condições ambiente, os elementos químicos da família VI A formam substâncias simples sólidas. Pode-se afirmar que somente:

a) I é correta b) II é correta c) III é correta d) I e II são corretas e) II e III são corretas

06 (UNB-DF) Para produzir a grande quantidade de materiais que necessita, o homem tem ao seu dispor cerca de 90 diferentes tipos de átomos, sem contar com os elementos artificiais que são utilizados pela indústria. Para melhor organizar as informações sobre os elementos químicos, o cientista russo Mendeleyev propôs a utilização de uma tabela periódica similar à que se utiliza hoje.

Na indústria de computadores, dois elementos importantíssimos são o silício (elemento que constitui aproximadamente 27,2% da massa da crosta terrestre) e o germânio, que são utilizados para a confecção dos chips. Estes, cada vez menores, mais complexos e eficientes, já são feitos também a partir de diamantes (sintéticos), que são uma forma alotrópica do carbono. No caso da memória de um computador, os chips possuem a seguinte estrutura:

Como o auxílio das informações contidas no enunciado e consultando a tabela periódica, julgue os itens que se seguem.

(0) Os símbolos químicos do silício e do fósforo são, respectivamente, S e F.

(1) Alguns elementos que constam da tabela periódica recebem o nome de gases nobres porque não reagem com nenhuma substância.

(2) O silício e o fósforo são usados na fabricação dos chips porque pertencem à mesma família na tabela periódica. (3) A utilização do germânio, em vez do silício, para a confecção de chips, pode ser atendida a partir de uma análise da tabela periódica.

07 (PUC-RS) Sabemos que sinais são transmitidos no sistema nervoso através de um processo que depende de um balanço entre íons de sódio e potássio. Assim, podemos esperar que os íons provenientes do carbonato de ____________________ possam apresentar um comportamento semelhante, afetando a forma como as células nervosas se comunicam. a) magnésio. b) estrôncio. c) lítio d) alumínio e) silício

(20)

08 (UFSCAR-SP) Dos grupos de elementos químicos que compõem a tabela periódica, são semi-metais (ou metaloides): a) Ge, As e Sb. b) B, Aℓ e Ga. c) P, Se e Sn. d) Be, Mg e Ca. e) Ar, Kr e Xe.

09 (PUC-SP) Resolva a questão com base na análise das afirmativas abaixo.

I) A tabela periódica moderna atual está disposta em ordem crescente de massa atômica.

II) Todos os elementos que possuem 1 elétron e 2 elétrons na camada de valência são, respectivamente, metais alcalinos e metais alcalino-terrosos, desde que o número quântico principal desta camada (n ≠ 1).

III) Em um mesmo período, os elementos apresentam o mesmo número de níveis (camadas). IV) Em um mesmo grupo (família), os elementos apresentam o mesmo número de níveis (camadas). Conclui-se que, com relação à tabela periódica atual dos elementos químicos, estão corretas: a) I e IV (apenas).

b) I e II (apenas). c) II e III (apenas). d) II e IV (apenas). e) II e V (apenas).

10 (CESGRANRIO-RJ) Fazendo a associação entre as colunas abaixo, que correspondem às famílias de elementos segundo a tabela periódica, a sequência numérica será:

1- Gases Nobres 2- Metais Alcalinos

3- Metais Alcalinos Terrosos 4- Calcogênios 5- Halogênios ( ) Grupo 1 A ( ) Grupo 2 A ( ) Grupo 6 A ( ) Grupo 7 A ( ) Grupo O a) 1, 2, 3, 4, 5. b) 2, 3, 4, 5, 1. c) 3, 2, 5, 4, 1. d) 3, 2, 4, 5, 1. e) 5, 2, 4, 3, 1.

(21)

11 (UFLAVRAS-MG) Assinale a alternativa correta

12 (FUVEST-SP) O ar é uma mistura de vários gases. Dentre eles, são gases nobres: a) hélio, argônio, neônio.

b) nitrogênio, oxigênio, argônio. c) argônio, hidrogênio, nitrogênio. d) hélio, hidrogênio, oxigênio. e) nitrogênio, oxigênio, hidrogênio.

13 (UFV-MG) Qual dentre as séries abaixo é composta, respectivamente, de halogênio, metal alcalino, metal alcalino-terroso e gás nobre? a) As, Fe, Ra e Rn b) F, Li, Fe e Xe c) C , Rb, A e He d) Br, Na, Ba e Co e) I, Cs, Ca e Rn

14 (UNIMEP-SP) Na classificação periódica de Mendeleyev, os elementos foram distribuídos em ordem crescente de: a) número de oxidação (carga).

b) número atômico. c) ponto de fusão. d) massa atômica. e) radioatividade.

15 (UNEB-BA) Na tabela periódica atual, os elementos são ordenados em ordem crescente de: a) massa atômica.

b) número de massa. c) número de nêutrons. d) número de elétrons. e) número de prótons.

16 (UFMA-MA) Identifique a série dos elementos químicos que contém calcogênio, metal alcalino, metal alcalino-terroso e halogênio. a) O, Ca, Ba e I b) Ar, K, Cℓ e Ne c) S, Na, Mg e F d) Rb, Br, Po e Xe e) Ba, Tℓ, Li e I

(22)

17 Os elementos químicos que pertencem a família VIIA ou 17, são chamados: a) metais alcalino-terrosos. b) metais de transição. c) metais alcalinos. d) halogênios. e) gases nobres.

18 (UNEB-BA) Os elementos químicos Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra, pertencem à seguinte família da tabela periódica: a) 1 (alcalinos).

b) 2 (alcalino-terrosos). c) 3 (grupo: IIIA). d) 15 (grupo: VA). e) 16 (grupo: VIA).

19 (UNITAU-SP) Um átomo X tem um próton a mais que um átomo Y. Com base nesta informação, assinale a alternativa correta.

a) Se Y for um gás nobre, X será um metal alcalino. b) Se Y for um alcalino-terroso, X será um metal alcalino. c) Se Y for um gás nobre, X será um halogênio.

d) Se Y for um metal, X será um gás nobre.

e) Se Y for um gás nobre, X será um alcalino-terroso.

20 (UFPR-PR) A respeito da classificação dos elementos químicos na tabela periódica, é correto afirmar que: (01) o fato de os elementos de um mesmo grupo apresentarem o mesmo número de elétrons na camada de valência não faz com que suas propriedades físico-químicas sejam semelhantes.

(02) os elementos pertencentes a um mesmo período estão dispostos, na tabela periódica atual, em ordem crescente de número atômico. Cada período se encerra quando o elemento apresenta configuração eletrônica estável de gás nobre.

(04) elementos de uma mesma família que apresentam o mesmo número quântico principal da camada de valência são chamados de isóbaros.

(08) todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a ns1 na camada de valência são chamados de

metais alcalinos.

(16) todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a ns2 na camada de valência são chamados de

metais alcalino-terrosos.

(32) no final de cada período, observam-se os elementos que possuem pequena tendência à reatividade química. Este comportamento reflete a configuração da camada de valência com octeto

completo, ou 2 elétrons na primeira camada.

Some os números correspondentes às correções para obter sua resposta Soma ( )

21 (ITA-SP) Assinale a afirmativa falsa relativa à lei periódica dos elementos:

“As propriedades dos elementos são funções periódicas dos seus pesos Atômicos”.

a) Trata-se de uma observação feita principalmente por Mendeleyev no século passado, ao ordenar os elementos segundo seus pesos atômicos crescentes, que lhe permitiu estabelecer a classificação periódica dos elementos.

b) Teve como precursoras, entre outras, as observações de Döbereiner sobre as tríades e de Newlands sobre as oitavas.

c) Em decorrência da lei, constata que o primeiro elemento de cada família na classificação periódica é o mais representativo dessa família.

d) Com base na lei, Mendeleev foi capaz de apontar pesos atômicos errados de elementos conhecidos na época e de prever as propriedades de elementos ainda a serem descobertos.

(23)

GABARITO

01- Alternativa B

A afirmação colocada no enunciado precede a ideia proposta por Mendeleev e Meyer. 02- Alternativa C

I. Átomos de um mesmo período possuem o mesmo número de camadas ocupadas. Verdadeiro.

II. Átomos de um mesmo período possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência. Falso. A localização no período indicada o total de camadas ou níveis ao redor do núcleo do átomo. III. Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na tabela periódica como gás nobre. Verdadeiro.

IV. Na tabela periódica atual, os elementos estão ordenados em ordem crescente de massa atômica. Falso. Os elementos estão dispostos em ordem crescente de número atômico.

São corretas apenas as afirmações: 03- Alternativa D

O quadro apresenta um halogênio (família 7A): Cℓ. 04-

a) Errado: quando um átomo perde elétrons fica eletrizado com carga elétrica positiva transformando-se em íon cátion, mas o número atômico, que indica do número de prótons do núcleo, não modifica.

b) Errado: Segundo Mendeleev os elementos são arranjados em ordem crescente de seus números atômicos. 05- Alternativa D

I. Por serem poucos reativos, os gases formam substâncias simples monoatômicas. Verdadeiro.

II. O chumbo é elemento metálico da família do carbono. Verdadeiro.

III. Nas condições ambiente, os elementos químicos da família VI A formam substâncias simples sólidas.

Falso. Somente os gases nobres formam substâncias simples gasosas, já que por apresentarem a camada de valência completa são considerados estáveis.

06-

(0) Os símbolos químicos do silício e do fósforo são, respectivamente, S e F. Falso. Silício: Si e fósforo: P.

(1) Alguns elementos que constam da tabela periódica recebem o nome de gases nobres porque não reagem com nenhuma substância.

Falso. Os gases nobres por serem estáveis não reagem à temperatura ambiente, mas podem reagir em condições específicas de temperatura e pressão.

(2) O silício e o fósforo são usados na fabricação dos chips porque pertencem à mesma família na tabela periódica. Falso. Silício: família 4A e fósforo: família 5A. Estão localizados no mesmo período.

(3) A utilização do germânio, em vez do silício, para a confecção de chips, pode ser atendida a partir de uma análise da tabela periódica.

Verdadeiro. Estão localizados na mesma família, com isso apresentam propriedades químicas semelhantes. 07- Alternativa C

Sódio e potássio estão localizados na família dos metais alcalinos (1A) e possuem as mesmas propriedades químicas do lítio por estarem localizados na mesma família.

08- Alternativa A

(24)

09- Alternativa C

I) A tabela periódica moderna atual está disposta em ordem crescente de massa atômica. Falso. Os elementos estão dispostos em ordem crescente de número atômico.

II) Todos os elementos que possuem 1 elétron e 2 elétrons na camada de valência são, respectivamente, metais alcalinos e metais alcalino-terrosos, desde que o número quântico principal desta camada (n ≠ 1).

Verdadeiro.

III) Em um mesmo período, os elementos apresentam o mesmo número de níveis (camadas). Verdadeiro.

IV) Em um mesmo grupo (família), os elementos apresentam o mesmo número de níveis (camadas). Falso. Em um mesmo grupo, os elementos apresentam o mesmo número de elétrons na última camada. 10- Alternativa B

1- Gases Nobres → Família 0 ou 8A ou 18. 2- Metais Alcalinos → Família 1A ou 1.

3- Metais Alcalinos Terrosos → Família 2A ou 2. 4- Calcogênios → Família 6A ou 16.

5- Halogênios → Família 7A ou 17. 11- Alternativa C

Consultando a tabela periódica temos: Gases nobres (18) → He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn Metais alcalinos (1) → Li, Na, K, Rb, Cs, Fr Halogênios (17) → F, Cℓ, Br, I, At

Metais alcalinos terrosos (2) → Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra 12- Alternativa A

Gases nobres (18) → He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn 13- Alternativa E

Consultando a tabela periódica temos: Halogênios (17) → F, Cℓ, Br, I, At

Metais alcalinos (1) → Li, Na, K, Rb, Cs, Fr

Metais alcalinos terrosos (2) → Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra Gases nobres (18) → He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn

14- Alternativa D

Segundo Mendeleev e Meyer (1869) os elementos são arranjados em ordem crescente de suas massas atômicas. 15- Alternativa E

Na tabela periódica atual, segundo Moseley (1914), os elementos são arranjados em ordem crescente de seus números atômicos, ou seja, número de prótons do núcleo do átomo.

16- Alternativa C

Consultando a tabela periódica temos: Calcogênios (16) → O, S, Se, Te, Po. Metais alcalinos (1) → Li, Na, K, Rb, Cs, Fr

Metais alcalinos terrosos (2) → Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra Halogênios (17) → F, Cℓ, Br, I, At

17- Alternativa D

(25)

18- Alternativa B

Família dos metais alcalinos terrosos (2A ou 2) → Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra 19- Alternativa A

Um átomo X tem um próton a mais que um átomo Y, com isso concluímos que o átomo X está localizado em uma família posterior em relação ao átomo Y. Por exemplo: Se Y for um gás nobre, X será um metal alcalino.

20- 02 + 32 = Soma 34

(01) o fato de os elementos de um mesmo grupo apresentarem o mesmo número de elétrons na camada de valência não faz com que suas propriedades físico-químicas sejam semelhantes.

Falso. Elementos localizados na mesma família apresentam propriedades químicas semelhantes.

(02) os elementos pertencentes a um mesmo período estão dispostos, na tabela periódica atual, em ordem crescente de número atômico. Cada período se encerra quando o elemento apresenta configuração eletrônica estável de gás nobre.

Verdadeiro.

(04) elementos de uma mesma família que apresentam o mesmo número quântico principal da camada de valência são chamados de isóbaros.

Falso. Elementos de uma mesma família que apresentam o mesmo número quântico principal da camada de valência são chamados de isótopos, já que apresentam o mesmo número de prótons em seu núcleo, diferenciando-se no número de nêutrons do núcleo.

(08) todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a ns1 na camada de valência são chamados de metais

alcalinos.

Falso. O hidrogênio que apresenta a configuração 1s1 não é um metal alcalino.

(16) todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a ns2 na camada de valência são chamados de metais

alcalino-terrosos.

Falso. O gás nobre Hélio apresenta a configuração 1s2 não é um metal alcalino terroso.

(32) no final de cada período, observam-se os elementos que possuem pequena tendência à reatividade química. Este comportamento reflete a configuração da camada de valência com octeto completo, ou 2 elétrons na primeira camada.

Verdadeiro.

21- Alternativa C

Mendeleev (Meyer) ordenou, em 1869, os elementos em ordem crescente de suas massas atômicas. Com grande sucesso, fez previsões sobre propriedades de elementos desconhecidos com propriedades de elementos do mesmo grupo anterior e posterior. Alguns elementos apareciam em famílias inadequadas, se seguissem as massas atômicas (A). Moseley (1914) resolveu o problema ordenando os elementos químicos em ordem crescente de número atômico (z). Foram precursores de Mendeleev, Döbereiner (1829), que criou as tríades (grupos de três); Chancourtois (1863) dispôs os elementos em espiral (parafuso telúrico); e em 1864, Newlands os ordenou em grupos de oito (lei das oitavas), segundo suas massas atômicas crescentes.

(26)
(27)

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

01 Considere as primeiras, segundas, terceiras e quartas energias de ionização dos elementos genéricos X, Y e Z, expressas em kcal/mol:

Elemento

E

1

E

2

E

3

E

4

X

138 434 656 2767

Y

118 1091 1653

-

Z

175 345 1838 2526

As cargas elétricas dos íons estáveis que esses átomos formam são: a) X = +1, Y = +2, Z = +3

b) X = +1, Y = +1, Z = +2 c) X = +2, Y = +1, Z = +3 d) X = +3, Y = +2, Z = +1 e) X = +3, Y = +1, Z = +2

02 (FUVEST-SP) O gráfico a seguir mostra a variação do potencial de ionização para elementos com número atômico (Z) de 1 a 19.

a) Dê o nome dos três elementos que têm maior dificuldade de formar cátions, no estado gasoso.

b) Explique por que, no intervalo de Z = 3 a Z = 10, o potencial de ionização tende a crescer com o aumento do número atômico.

(28)

03 (UEL-PR) Os elétrons de um átomo são atraídos pelo núcleo, sendo necessário fornecer energia para retirá-los. A quantidade de energia necessária depende de alguns fatores, como o número de prótons do núcleo, o orbital onde se “localiza” o elétron, a presença de outro elétron no mesmo orbital, etc. Quando o átomo é neutro e o elétron a ser retirado é o de menor atração nuclear, a energia necessária para retirá-lo é denominada 1ª energia (ou 1º potencial) de ionização (1ª EI ou 1º PI) ou simplesmente energia de ionização. Os valores das energias de ionização, obtidos experimentalmente, são algumas das informações que os físicos e químicos utilizam para desenvolver teorias a respeito da estrutura do átomo, sendo, por isto, possível estabelecer uma relação entre os potenciais de ionização e as configurações eletrônicas. O gráfico abaixo representa a variação da energia de ionização para os elementos químicos de números atômicos de 1 a 12.

Relacionando o gráfico com a estrutura da tabela periódica, é incorreto afirmar:

a) No gráfico estão representadas as energias de ionização de alguns elementos de transição. b) Os átomos de menor energia de ionização pertencem ao grupo dos metais alcalinos. c) Os átomos de maior energia de ionização pertencem ao grupo dos gases nobres. d) Os átomos de número atômico 1 e 2 pertencem ao mesmo período da tabela periódica.

e) O 2º e o 3º períodos da tabela periódica começam com elementos de baixa energia de ionização.

04 (EFOA-MG) Considere as afirmativas abaixo:

I. A primeira energia de ionização é a energia necessária para remover um elétron de um átomo neutro no estado gasoso.

II. A primeira energia de ionização do sódio é maior do que a do magnésio.

III. Nos períodos da tabela periódica, o raio atômico, sempre cresce com o número atômico. IV. A segunda energia de ionização de qualquer átomo é sempre maior que a primeira. São afirmativas corretas:

a) II e III. b) II e IV. c) I, II, III e IV. d) I e IV. e) I e II.

05 (FEI-SP) Durante uma prova de Química, um aluno do 2° grau deveria citar características do elemento químico flúor. Esse aluno tinha como fonte de consulta apenas uma tabela periódica. Assinale a alternativa que contém uma característica que ele não poderia ter retirado de sua fonte.

a) Possui 7 elétrons na camada de valência. b) Possui o número atômico igual a 9. c) Possui alta eletronegatividade. d) Possui alta viscosidade. e) Pertence a família 7A.

(29)

06 (UFF-RJ) Analisando a classificação periódica dos elementos químicos, pode-se afirmar que: a) o raio atômico do nitrogênio é maior que o do fósforo.

b) a afinidade eletrônica do cloro é menor que a do fósforo. c) o raio atômico do sódio é menor que o do magnésio.

d) a energia de ionização do alumínio é maior que a do enxofre. e) a energia de ionização do sódio é maior que a do potássio.

07 (CESGRANRIO-RJ) Considerando um grupo ou família na Tabela Periódica, podemos afirmar em relação ao raio atômico que:

a) aumenta com o aumento do número atômico, devido ao aumento do número de camadas. b) Aumenta à medida que aumenta a eletronegatividade.

c) Não sofre influência da variação do número atômico.

d) Diminui à medida que aumenta o número atômico, devido ao aumento da força de atração do núcleo. e) Diminui com o aumento do número atômico, devido ao aumento do número de elétrons.

08 (ITA-SP) Dadas as configurações eletrônicas dos seguintes átomos no seu estado fundamental: I. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6

II. 1s2 2s2 2p6 3s2

III. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1

IV. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5

É errado afirmar que:

a) dentre os átomos anteriores, o átomo I tem o maior potencial de ionização. b) A perda de dois elétrons pelo átomo II leva à formação do cátion Mg2+.

c) Dentre os átomos anteriores, o átomo III tem a maior afinidade eletrônica. d) O ganho de um elétron pelo átomo IV ocorre com a liberação de energia. e) O átomo IV é o mais eletronegativo.

09 (FCC-SP) Esta questão apresenta um texto com duas lacunas, x e y. Escolha a alternativa que as completa corretamente. Dentre os íons Na+ e Aℓ3+, o que possui menor raio iônico é o íon [x]. A escolha, neste caso, baseou-se

na maior [y] do correspondente íon, pois ambos possuem a mesma configuração eletrônica 1s2, 2s2, 2p6.

[x] [y]

a) Na+ carga iônica

b) Aℓ3+ eletronegatividade

c) Na+ eletronegatividade

d) Aℓ3+ carga nuclear

(30)

10 (UFPA-PA)

O gráfico acima representa a variação da energia de ionização (Ei) com relação ao número atômico (Z) dos elementos químicos. Os máximos e os mínimos da curva correspondem, respectivamente, às famílias dos:

a) alcalinos e alcalinos-terrosos b) gases nobres e alcalinos c) gases nobres e halogênios d) halogênios e alcalinos-terrosos e) calcogênios e gases nobres

11 (VUNESP-SP) A energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro gasoso é chamada de: a) entalpia de formação.

b) afinidade eletrônica. c) eletronegatividade. d) energia de ionização. e) energia de ligação.

12 (UEL-PR) Na classificação periódica, a energia de ionização e a eletronegatividade (exceto gases nobres) dos elementos químicos aumenta:

a) das extremidades para o centro, nos períodos. b) das extremidades para o centro, nas famílias. c) da direita para a esquerda, nos períodos. d) de cima para baixo, nas famílias.

e) de baixo para cima, nas famílias.

13 (UFMG-MG) Com relação a átomos de oxigênio, todas as afirmativas estão corretas, exceto: Dado: Z (O) = 8 a) A massa total do átomo está, praticamente, concentrada no núcleo.

b) A perda de elétron pelo átomo neutro ocorre com liberação de energia.

c) O ganho de dois elétrons leva à formação de um íon negativo de raio maior que o do átomo neutro. d) Os átomos de número de massa 18 têm 10 nêutrons.

e) Os núcleos dos átomos neutros são envolvidos por oito elétrons.

14 (UFMG-MG) Em um mesmo período da Tabela Periódica, o aumento do número atômico é acompanhado pela diminuição do raio atômico. Simultaneamente, há o aumento de todas as seguintes grandezas, exceto:

a) eletronegatividade. b) carga nuclear. c) energia de ionização.

d) número de elétrons de valência. e) número de níveis eletrônicos.

(31)

15 (CESGRANRIO-RJ) A primeira energia de ionização é a energia necessária para retirar um elétron do nível mais externo de um átomo isolado e no estado gasoso, transformando-o em íon monovalente positivo. Dentre os elementos seguintes, aquele que necessita de menor energia para retirar um elétron de seu átomo neutro é:

a) Li b) Na c) K d) Rb e) Cs

16 (FESP-SP) Na equação: Na(g) + Energia → Na+(g) + elétron a energia necessária é 5,13 eV (elétrons-volts). A

energia 5,13 eV é: a) energia livre. b) energia de ativação. c) 1ª energia de ionização. d) energia de ligação. e) eletroafinidade.

17 (FMU-SP) Os valores: 17,4 eV, 13,0 eV e 10,4 eV são as primeiras energias de ionização, não respectivamente, dos elementos Cℓ, F e S. Podemos afirmar que:

a) 17,4 eV corresponde à do F. b) 13,0 eV corresponde à do F. c) 13,0 eV corresponde à do S. d) 17,4 eV corresponde à do S. e) nenhuma das afirmações é correta.

18 (FEI-SP) A configuração eletrônica de um certo elemento X é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5. Com relação à sua posição na

Tabela Periódica, podemos afirmar que: a) X pertence à uma família VA.

b) sua energia de ionização é menor que aquela de um metal alcalino. c) é um elemento de transição.

d) sua eletronegatividade é maior que aquela do elemento com número atômico igual a 35 (4º período). e) pertence ao 7º período.

19 (FEI-SP) As configurações eletrônicas no estado fundamental dos átomos dos elementos E1, E2 e E3 são:

E1. 1s2 2s2 2p6 3s1

E2. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5

E3. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1

A alternativa correta é:

a) O elemento E2 tem maior raio atômico que o elemento E1.

b) O elemento E1 tem maior potencial de ionização que o elemento E3.

c) O elemento E3 tem maior afinidade eletrônica que o elemento E2.

d) Os elementos E1 e E2 são metais e o elemento E3 é não-metal.

e) O elemento E3 e os íons E12 e E11 são isoeletrônicos.

20 (UFV-MG) A eletronegatividade é uma propriedade periódica importante. Em relação a essa propriedade, assinale a alternativa correta.

a) O flúor (F) é o menos eletronegativo de todos os elementos. b) O frâncio (Fr) é o mais eletronegativo de todos os elementos. c) O sódio (Na) é o mais eletronegativo de todos os elementos. d) O carbono (C) é mais eletronegativo que o silício (Si). e) O potássio (K) é mais eletronegativo que o cálcio (Ca).

(32)

GABARITO

01- Alternativa E

Para o elemento X a retirada do 1º elétron a energia de ionização E1 é 138 kcal, para retirar o 2º elétron o valor é 434

kcal e ficou maior, devido a maior força de atração que os prótons do núcleo exercem sobre os elétrons que restaram, e o mesmo ocorre com a retirada do 3º elétron, onde a E3 é 656. No entanto, a retirada do 4º elétron

necessita de uma energia de ionização muito maior do que o esperado, devido o átomo ao perder o 3º elétron ter ficado estável com carga +3, fazendo que fique muito mais difícil a retirada de elétrons do átomo estável, com isso o elemento X apresenta carga +3.

Para o raciocínio análogo, o elemento Y apresentará carga +2 e o elemento Z carga +2.

02- Alternativa

a) Hélio, Neônio e Flúor.

b) Em um mesmo período, o aumento do número atômico, ou seja, do número de prótons do núcleo, aumenta a força de atração que os prótons do núcleo exercem sobre os elétrons, dificultando a retirada dos mesmos, ou seja, aumentando a energia de ionização.

c) A propriedade da eletropositividade indica a maior tendência que o átomo apresenta em perder o elétron da camada de valência. Este fato é facilitado quanto maior for o átomo que implicará em menor força de atração do elétron de valência pelo núcleo, e desta forma o elétron é retirado mais facilmente. Sendo assim, o maior átomo (maior raio atômico, menor energia de ionização) dentre os relacionados será o mais eletropositivo: K (potássio). 03- Alternativa A

Os elementos de transição aparecem a partir do número atômico 21 (Sc).

04- Alternativa D

I. A primeira energia de ionização é a energia necessária para remover um elétron de um átomo neutro no estado gasoso.

Verdadeiro.

II. A primeira energia de ionização do sódio é maior do que a do magnésio.

Falso. Sódio e magnésio estão localizados no mesmo período, sendo assim, o magnésio que apresenta o maior número atômico (maior nº de prótons no núcleo) apresenta maior energia de ionização.

III. Nos períodos da tabela periódica, o raio atômico, sempre cresce com o número atômico. Falso. Nos períodos, o raio atômico, aumenta com a diminuição do número atômico. IV. A segunda energia de ionização de qualquer átomo é sempre maior que a primeira. Verdadeiro.

05- Alternativa D

A viscosidade não está relacionada com as propriedades periódicas. 06- Alternativa E

A energia de ionização aumenta nas famílias de baixo para cima, sendo assim, o sódio apresenta energia de ionização maior do que o potássio.

07- Alternativa A

O raio atômico aumenta nas famílias de cima para baixo de acordo com o aumento do número de camadas ao redor do núcleo, e da direita para a esquerda nos períodos, em função da diminuição do número de prótons do núcleo, que diminui a força de atração que o núcleo exerce sobre os seus elétrons, aumentando o tamanho do átomo.

(33)

08- Alternativa C

I. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 → 3º período, família 8A (18)

II. 1s2 2s2 2p6 3s2 → 3º período, família 2A (2)

III. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 → 4º período, família 1A (1)

IV. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 → 3º período, família 7A (17)

Dentre os átomos anteriores, o átomo IV tem a maior afinidade eletrônica, ou seja, por ser o átomo mais eletronegativo, ao receber elétron libera maior quantidade de energia.

09- Alternativa D

O íon 11Na+ apresenta 11 prótons e 10 elétrons e o íon 13Aℓ3+ apresenta 13 prótons e 10 elétrons. Como os átomos

são isoeletrônicos (mesmo nº d elétrons) o íon Aℓ3+ é o menor átomo por apresentar maior número de prótons no

núcleo (maior carga), e com isso a força de atração do núcleo pelos seus elétrons é maior. 10- Alternativa B

A energia de ionização aumenta nos períodos da esquerda para a direita com o aumento do número atômico. Desta forma, os gases nobres localizados à direita apresentam maior energia de ionização, quando comparados com os metais alcalinos, localizados à esquerda e com isso apresentam menor energia de ionização.

11- Alternativa B

A energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro gasoso é chamada de afinidade eletrônica. 12- Alternativa E

Na classificação periódica, a energia de ionização e a eletronegatividade (exceto gases nobres) dos elementos químicos aumenta de baixo para cima nas famílias e da esquerda para a direita nos períodos.

13- Alternativa B

Com relação a átomos de oxigênio, a perda de elétron pelo átomo neutro ocorre com absorção de energia e o ganho de elétrons pelo átomo neutro ocorre com liberação de energia (afinidade eletrônica).

14- Alternativa E

Em um mesmo período (mesmo número de níveis ou camadas ao redor do núcleo) há modificação do número de prótons no núcleo do átomo (número atômico).

15- Alternativa E

A energia de ionização aumenta nas famílias de baixo para cima, sendo assim, o césio apresenta a menor energia de ionização dentre os metais alcalinos.

16- Alternativa C

A equação descrita representa a propriedade periódica da energia de ionização do átomo de sódio.

17- Alternativa A

Dentre os elementos descritos, o flúor, localizado no 2º período e família 7A (17), é o elemento que apresenta a maior energia de ionização 17,4 eV. Lembrando que a propriedade periódica da energia de ionização aumenta na tabela periódica nas famílias de baixo para cima, e nos períodos da esquerda para a direita.

(34)

18- Alternativa D

Elemento X → localização: 3º período, família 7A (17).

Elemento com Z = 35 → localização: 4º período, família 7A (17).

Na mesma família, a eletronegatividade aumenta de baixo para cima, sendo assim o elemento X (localizado no 3º período) é mais eletronegativo em relação ao elemento cujo Z = 35 localizado no 4º período.

19- Alternativa B

E1. 1s2 2s2 2p6 3s1 → 3º período, família 1A (1).

E2. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 → 3º período, família 7A (17).

E3. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 → 4º período, família 1A (1).

O elemento E1 tem maior potencial de ionização que o elemento E3. Na mesma família a energia de ionização

aumenta de baixo para cima. 20- Alternativa D

O carbono (2º período) é mais eletronegativo que o silício (3º período). Na mesma família a eletronegatividade aumenta de baixo para cima.

(35)

P

ROPRIEDADES

P

ERIÓDICAS II

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

01 (PUC-RS) Com relação à classificação periódica dos elementos, pode-se afirmar que o: a) hidrogênio é um metal alcalino localizado na 1ª coluna.

b) nitrogênio é o elemento mais eletropositivo da 15ª coluna. c) sódio é o elemento mais eletronegativo do 3º período. d) mercúrio é um ametal líquido à temperatura ambiente. e) potássio tem maior raio atômico que o Br.

02 (CESGRANRIO-RJ) Uma das utilizações da Classificação Periódica dos Elementos é o estudo comparativo de suas propriedades. Dos elementos a seguir, aquele que, ao mesmo tempo, é mais denso do que o bromo e tem maior potencial de ionização do que o chumbo é o:

a) N b) O c) Ge d) Fe e) Kr

03 (CESGRANRIO-RJ) Assinale a afirmativa correta quanto aos metais alcalino-terrosos: a) O Ba tem maior caráter metálico que o Mg.

b) O Sr tem 1ª energia de ionização maior que o Ca. c) São mais eletronegativos que os halogênios.

d) Tem pontos de fusão mais baixos que seus vizinhos respectivos, metais alcalinos. e) São mais reativos que os metais alcalinos.

(36)

04 (UFMG-MG) A propriedade cujos valores diminuem à medida que aumenta o número atômico na coluna dos halogênios é:

a) densidade da substância elementar. b) primeira energia de ionização do átomo. c) raio atômico.

d) temperatura de ebulição da substância elementar. e) temperatura de fusão da substância elementar.

05 (CESGRANRIO-RJ) O bário é um metal utilizado em velas para motores, pigmento para papel e fogos de artifício. A respeito de algumas características do bário, assinale a opção incorreta:

a) Tem altos pontos de fusão e de ebulição.

b) Conduz bem a corrente elétrica no estado sólido. c) Forma composto iônico quando se liga ao flúor. d) Pertence à família dos metais alcalino-terrosos. e) Tende a receber 2 elétrons quando se liga ao oxigênio.

06 (UECE-CE) Dados os elementos 5B, 27Co, 31Ga e 34Se, em função da posição na Tabela Periódica e da

distribuição eletrônica em subníveis, qual deles apresenta o maior volume atômico? a) Ga

b) B c) Se d) Co

07 (UEMA-MA)

Relativamente aos elementos A, B, C e D da tabela, é correto afirmar que: a) A e B pertencem à mesma família da Tabela Periódica.

b) C é metal alcalino-terroso.

c) A pertence à família dos calcogênios.

d) D possui o maior caráter metálico (eletropositividade). e) A é mais denso que B, C e D.

08 (UNISINOS-RS) Em um mesmo grupo da Tabela Periódica, o raio atômico e a densidade dos elementos, de modo geral, crescem:

a) de baixo para cima. b) de cima para baixo. c) da esquerda para a direita. d) da direita para a esquerda. e) de maneira inversa.

(37)

09 (UFRGS-RS) Pela posição ocupada na Tabela Periódica, qual dos elementos é o mais denso? a) chumbo b) ósmio c) mercúrio d) urânio e) bário

Esta explicação se refere às questões 10 e 11.

A quarta linha da classificação periódica inicia-se com o elemento de número atômico 19 e termina com o de número atômico 36. Alguns elementos importantes (e seus números atômicos) que aí aparecem são, por exemplo, Ca (20), Cr (24), Fe (26), Cu (29), Zn (30), As (33) e Br (35).

Considere, agora, os seguintes gráficos que relacionam, aproximadamente, uma propriedade dos elementos e seus números atômicos.

10 (PUC-SP) O gráfico que melhor representa a variação da densidade dos elementos é:

a) I b) II c) III d) IV e) V

11 (PUC-SP) O gráfico que melhor representa a variação da massa atômica dos elementos é:

a) I b) II c) III d) IV e) V

12 (UFLA-MG) Considere os elementos químicos A, B, C, D , E e F com a seguinte posição na Tabela Periódica:

Os elementos que apresentam a maior eletronegatividade, energia de ionização mais baixa, e maior densidade são, respectivamente: a) A, C e E b) B, C e A c) C, B e F d) D, B e F e) B, E e F

Referências

Documentos relacionados

- Se o núcleo do átomo apresenta carga elétrica positiva, o que o impede de atrair para junto de si os elétrons que possuem carga negativa?.. Essa energia não pode ter um

• De acordo com o modelo atômico proposto por Rutherford, os elétrons ao girarem ao redor do núcleo, com o tempo perderiam energia, e se chocariam com o mesmo. • Como o átomo é

Esses apresentam maior raio atômico, com isso, o núcleo tem menos atração com os elétrons, sendo necessária uma menor energia para arrancá-los... São divididos em duas sé-