• Nenhum resultado encontrado

Revisão para a 1ª avaliação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revisão para a 1ª avaliação"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

01 (UEL-PR) “Quando todos os elementos são arranjados em ordem crescente de suas massas atômicas, elementos com propriedades semelhantes ocorrem em intervalos periódicos regulares”. Essa maneira de se referir aos elementos químicos foi precursora da classificação atual e foi proposta por:

a) A. Einstein e M. Planck. b) L. Meyer e D. Mendeleev. c) N. Bohr e E. Rutherford. d) J. Dalton e R. Boyle. e) A. Lavoisier e J. Gay-Lussac

02 (FMTM-MG) Sobre tabela periódica, um estudante formulou as proposições abaixo. I. Átomos de um mesmo período possuem o mesmo número de camadas ocupadas.

II. Átomos de um mesmo período possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência. III. Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na tabela periódica como gás nobre. IV. Na tabela periódica atual, os elementos estão ordenados em ordem crescente de massa atômica. São corretas apenas as afirmações:

a) I e II b) II e III c) I e III d) II e IV e) III e IV

03 (UFMG-MG) O quadro a seguir apresenta alguns dos principais elementos constituintes do corpo humano e a sua participação na massa total.

Com relação aos dados apresentados no quadro, assinale a alternativa incorreta. a) O metal com maior fração da massa é alcalino-terroso.

b) O hidrogênio, em números de átomos, é mais abundante que o oxigênio. c) O quadro apresenta quatro metais.

(3)

04 (FURG-RS) Dadas as duas afirmativas abaixo, verifique se estão certas ou erradas, justificando sua resposta. a) Quando um átomo perde dois elétrons, seu número atômico decai de duas unidades.

b) A classificação periódica atual foi estabelecida a partir da constatação de que as propriedades dos elementos variam periodicamente com as massas atômicas crescentes.

05 (UEL-PR) As seguintes proposições relacionam-se com famílias da classificação periódica. I. Por serem poucos reativos, os gases formam substâncias simples monoatômicas.

II. O chumbo é elemento metálico da família do carbono.

III. Nas condições ambiente, os elementos químicos da família VI A formam substâncias simples sólidas. Pode-se afirmar que somente:

a) I é correta b) II é correta c) III é correta d) I e II são corretas e) II e III são corretas

06 (UNB-DF) Para produzir a grande quantidade de materiais que necessita, o homem tem ao seu dispor cerca de 90 diferentes tipos de átomos, sem contar com os elementos artificiais que são utilizados pela indústria. Para melhor organizar as informações sobre os elementos químicos, o cientista russo Mendeleyev propôs a utilização de uma tabela periódica similar à que se utiliza hoje.

Na indústria de computadores, dois elementos importantíssimos são o silício (elemento que constitui aproximadamente 27,2% da massa da crosta terrestre) e o germânio, que são utilizados para a confecção dos chips. Estes, cada vez menores, mais complexos e eficientes, já são feitos também a partir de diamantes (sintéticos), que são uma forma alotrópica do carbono. No caso da memória de um computador, os chips possuem a seguinte estrutura:

Como o auxílio das informações contidas no enunciado e consultando a tabela periódica, julgue os itens que se seguem.

(0) Os símbolos químicos do silício e do fósforo são, respectivamente, S e F.

(1) Alguns elementos que constam da tabela periódica recebem o nome de gases nobres porque não reagem com nenhuma substância.

(2) O silício e o fósforo são usados na fabricação dos chips porque pertencem à mesma família na tabela periódica. (3) A utilização do germânio, em vez do silício, para a confecção de chips, pode ser atendida a partir de uma análise da tabela periódica.

07 (PUC-RS) Sabemos que sinais são transmitidos no sistema nervoso através de um processo que depende de um balanço entre íons de sódio e potássio. Assim, podemos esperar que os íons provenientes do carbonato de ____________________ possam apresentar um comportamento semelhante, afetando a forma como as células nervosas se comunicam. a) magnésio. b) estrôncio. c) lítio d) alumínio e) silício

(4)

08 (UFSCAR-SP) Dos grupos de elementos químicos que compõem a tabela periódica, são semi-metais (ou metaloides): a) Ge, As e Sb. b) B, Aℓ e Ga. c) P, Se e Sn. d) Be, Mg e Ca. e) Ar, Kr e Xe.

09 (PUC-SP) Resolva a questão com base na análise das afirmativas abaixo.

I) A tabela periódica moderna atual está disposta em ordem crescente de massa atômica.

II) Todos os elementos que possuem 1 elétron e 2 elétrons na camada de valência são, respectivamente, metais alcalinos e metais alcalino-terrosos, desde que o número quântico principal desta camada (n ≠ 1).

III) Em um mesmo período, os elementos apresentam o mesmo número de níveis (camadas). IV) Em um mesmo grupo (família), os elementos apresentam o mesmo número de níveis (camadas). Conclui-se que, com relação à tabela periódica atual dos elementos químicos, estão corretas: a) I e IV (apenas).

b) I e II (apenas). c) II e III (apenas). d) II e IV (apenas). e) II e V (apenas).

10 (CESGRANRIO-RJ) Fazendo a associação entre as colunas abaixo, que correspondem às famílias de elementos segundo a tabela periódica, a sequência numérica será:

1- Gases Nobres 2- Metais Alcalinos

3- Metais Alcalinos Terrosos 4- Calcogênios 5- Halogênios ( ) Grupo 1 A ( ) Grupo 2 A ( ) Grupo 6 A ( ) Grupo 7 A ( ) Grupo O a) 1, 2, 3, 4, 5. b) 2, 3, 4, 5, 1. c) 3, 2, 5, 4, 1. d) 3, 2, 4, 5, 1. e) 5, 2, 4, 3, 1.

(5)

GABARITO

01- Alternativa B

A afirmação colocada no enunciado precede a ideia proposta por Mendeleev e Meyer. 02- Alternativa C

I. Átomos de um mesmo período possuem o mesmo número de camadas ocupadas. Verdadeiro.

II. Átomos de um mesmo período possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência. Falso. A localização no período indicada o total de camadas ou níveis ao redor do núcleo do átomo. III. Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na tabela periódica como gás nobre. Verdadeiro.

IV. Na tabela periódica atual, os elementos estão ordenados em ordem crescente de massa atômica. Falso. Os elementos estão dispostos em ordem crescente de número atômico.

São corretas apenas as afirmações: 03- Alternativa D

O quadro apresenta um halogênio (família 7A): Cℓ. 04-

a) Errado: quando um átomo perde elétrons fica eletrizado com carga elétrica positiva transformando-se em íon cátion, mas o número atômico, que indica do número de prótons do núcleo, não modifica.

b) Errado: Segundo Mendeleev os elementos são arranjados em ordem crescente de seus números atômicos. 05- Alternativa D

I. Por serem poucos reativos, os gases formam substâncias simples monoatômicas. Verdadeiro.

II. O chumbo é elemento metálico da família do carbono. Verdadeiro.

III. Nas condições ambiente, os elementos químicos da família VI A formam substâncias simples sólidas.

Falso. Somente os gases nobres formam substâncias simples gasosas, já que por apresentarem a camada de valência completa são considerados estáveis.

06-

(0) Os símbolos químicos do silício e do fósforo são, respectivamente, S e F. Falso. Silício: Si e fósforo: P.

(1) Alguns elementos que constam da tabela periódica recebem o nome de gases nobres porque não reagem com nenhuma substância.

Falso. Os gases nobres por serem estáveis não reagem à temperatura ambiente, mas podem reagir em condições específicas de temperatura e pressão.

(2) O silício e o fósforo são usados na fabricação dos chips porque pertencem à mesma família na tabela periódica. Falso. Silício: família 4A e fósforo: família 5A. Estão localizados no mesmo período.

(3) A utilização do germânio, em vez do silício, para a confecção de chips, pode ser atendida a partir de uma análise da tabela periódica.

Verdadeiro. Estão localizados na mesma família, com isso apresentam propriedades químicas semelhantes. 07- Alternativa C

Sódio e potássio estão localizados na família dos metais alcalinos (1A) e possuem as mesmas propriedades químicas do lítio por estarem localizados na mesma família.

08- Alternativa A

(6)

09- Alternativa C

I) A tabela periódica moderna atual está disposta em ordem crescente de massa atômica. Falso. Os elementos estão dispostos em ordem crescente de número atômico.

II) Todos os elementos que possuem 1 elétron e 2 elétrons na camada de valência são, respectivamente, metais alcalinos e metais alcalino-terrosos, desde que o número quântico principal desta camada (n ≠ 1).

Verdadeiro.

III) Em um mesmo período, os elementos apresentam o mesmo número de níveis (camadas). Verdadeiro.

IV) Em um mesmo grupo (família), os elementos apresentam o mesmo número de níveis (camadas). Falso. Em um mesmo grupo, os elementos apresentam o mesmo número de elétrons na última camada. 10- Alternativa B

1- Gases Nobres → Família 0 ou 8A ou 18. 2- Metais Alcalinos → Família 1A ou 1.

3- Metais Alcalinos Terrosos → Família 2A ou 2. 4- Calcogênios → Família 6A ou 16.

(7)
(8)

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

01 (UEL-PR) Considere o texto abaixo. “Os átomos de cloro, bromo e iodo têm o mesmo número X na camada de valência e, por isso, possuem propriedades Y. Todavia não apresentam a mesma aparência. À temperatura ambiente e sob pressão de 1 atm, cloro é um gás verde-amarelado, bromo é um Z vermelho escuro e iodo um sólido violeta.”

Completa-se corretamente o texto, substituindo-se X, Y e Z, respectivamente, por: a) prótons, diferentes e gás.

b) elétrons, diferentes e líquido. c) elétrons, semelhantes e líquido. d) prótons, semelhantes e gás. e) elétrons, semelhantes e gás.

02 (UFS-SE) Na classificação periódica, o elemento químico com o 3º nível energético incompleto e dois elétrons no 4° nível está localizado:

a) na família dos gases nobres.

b) numa das famílias dos elementos representativos. c) no subgrupo dos elementos de transição.

d) na série dos lantanídeos. e) na série dos actinídeos.

03 (UFV-MG) Em relação ao átomo do elemento silício (Si), no estado fundamental, é correto afirmar que:(Dados: números atômicos: Si = 14; Ge = 32.)

a) apresenta quatro (4) elétrons na camada de valência (última camada). b) apresenta elétrons apenas nos níveis eletrônicos K, L, M e N.

c) apresenta comportamento puramente metálico.

d) apresenta comportamento químico semelhante ao do sódio (Na).

e) apresenta o mesmo número de camadas eletrônicas com elétrons do átomo de germânio (Ge), no estado fundamental.

04 (VUNESP-SP) Considerando-se as propriedades dos elementos químicos e a tabela periódica, é incorreta a afirmação:

a) Um metal é uma substância que conduz a corrente elétrica, é dúctil e maleável.

b) Um não-metal é uma substância que não conduz a corrente elétrica, não é dúctil e maleável.

c) Um metaloide (ou semimetal) tem aparência física de um metal, mas tem comportamento químico semelhante ao de um não-metal.

d) A maioria dos elementos químicos é constituída de não-metais. e) Os gases nobres são monoatômicos.

(9)

05 (UFPR-PR) A respeito da classificação dos elementos químicos na tabela periódica, é correto afirmar:

(01) O fato de os elementos de um mesmo grupo apresentarem o mesmo número de elétrons na camada de valência não faz com que suas propriedades físico-químicas sejam semelhantes.

(02) Os elementos pertencentes a um mesmo período estão dispostos, na tabela periódica, em ordem crescente de número atômico. Cada período se encerra quando o elemento apresenta configuração eletrônica estável de gás nobre.

(04) Elementos de uma mesma família que apresentam o mesmo número quântico principal da camada de valência são chamados de isóbaros.

(08) Todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a ns1 na camada de valência são chamados

de metais alcalinos.

(16) Todos os elementos que possuem configuração eletrônica a ns2 na camada de valência são chamados de

metais alcalino-terrosos.

(32) No final de cada período, observam-se os elementos que possuem pequena tendência à reatividade química. Este comportamento reflete a configuração da camada de valência com octeto completo.

Soma dos itens corretos ( )

06 (UECE-CE) Dados os elementos químicos: G: 1s2

J: 1s2 2s1

L: 1s2 2s2

M: 1s2 2s2 2p6 3s2

Apresentam propriedades químicas semelhantes: a) G e L, pois são gases nobres.

b) G e M, pois têm dois elétrons no subnível mais energético. c) J e G, pois são metais alcalinos.

d) L e M, pois são metais alcalino-terrosos.

07 (UFSM-RS) Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas da frase abaixo.

O elemento químico de configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p5 pertence ao grupo ___________e

é classificado como elemento ______________. a) V A (15), de transição

b) V A (15), representativo c) V B (5), de transição d) VII A (17), representativo e) VI A (16), representativo

08 (UFSC-SC) Consultando a classificação periódica dos elementos assinale a opção correta. a) Os metais alcalinos e alcalino-terrosos ocupam a parte central dessa classificação.

b) Os átomos de cloro e bromo possuem o mesmo número de elétrons na última camada. c) Os elementos químicos de números atômicos 44 e 82 são, respectivamente, a prata e o ouro.

d) O átomo de fósforo, no seu estado fundamental, possui 2 elétrons no subnível 3s e 5 elétrons no subnível 3p. e) H e Na são metais alcalinos.

09 (UERJ-RJ) Conhecidas as configurações: 1s2 2s2; 1s2... 4s2 3d1; ns2 np5; podemos afirmar que correspondem,

respectivamente, aos seguintes tipos de elementos: a) transição, alcalino, calcogênio.

b) representativo, alcalino, halogênio. c) alcalino-terroso, alcalino, halogênio. d) alcalino, representativo, halogênio. e) alcalino-terroso, transição, halogênio.

(10)

10 (OSEC-SP) O elemento que termina em 4d1 está assim localizado na tabela periódica:

a) período 4 e grupo 3B. b) período 5 e grupo 4B. c) período 5 e grupo 3B.

d) período 6 e grupo 4B. e) período 1 e grupo 1A.

11 (EEM-SP) Um certo átomo do elemento E, genérico, apresenta o elétron mais energético no subnível 4p6.

Pede-se:

a) Qual o período e família do sistema periódico a que pertence o elemento E?

b) Qual o número atômico dos elementos que antecedem e sucedem o elemento E na mesma família do sistema periódico?

12 (F. Dom Bosco-DF) Um elemento que apresenta, nos últimos subníveis, a configuração 4s2, 3d2 é um

elemento:

a) alcalino. b) de transição. c) alcalino-terroso. d) calcogênio. e) gás nobre.

13 (UNB-DF)

Julgue os itens seguintes, examinando a Tabela Periódica.

( ) Uma das vantagens da classificação periódica é a de permitir o estudo das propriedades dos elementos em grupos em vez do estudo individual.

( ) Os átomos da família dos metais alcalinos têm o mesmo número de níveis eletrônicos.

( ) Obtêm-se elementos artificiais a partir de transformações na eletrosfera de elementos naturais. ( ) Os elementos prata, ouro e cobre constituem uma família.

( ) Os símbolos dos elementos potássio, criptônio e césio são, respectivamente, K, Kr e Ce.

14 (FMU-SP) O mercúrio (Hg) é utilizado nos garimpos para separar o ouro das impurezas, mas quando entra em contato com a água dos rios causa uma séria contaminação. É absorvido por microorganismos, que são ingeridos pelos peixes pequenos, os quais são devorados pelos peixes grandes, usados na alimentação humana. Podemos prever, com o auxílio da Tabela, que um elemento com comportamento semelhante ao do mercúrio é o:

a) Na b) C c) Cd d) Ca e) Fe

15 (VUNESP-SP) Associe os números das regiões da Tabela Periódica a seguir com:

(11)

GABARITO

01- Alternativa C

Os átomos de cloro, bromo e iodo têm o mesmo número elétrons na camada de valência e, por isso, possuem propriedades químicas semelhantes. Todavia não apresentam a mesma aparência. À temperatura ambiente e sob pressão de 1 atm, cloro é um gás verde-amarelado, bromo é um líquido vermelho escuro e iodo um sólido violeta.

02- Alternativa C

Um elemento químico com o 3º nível energético incompleto e dois elétrons no 4° nível apresenta a seguinte configuração eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3dx, onde x < 10, logo este é por sua vez um elemento de

transição.

03- Alternativa A

O elemento silício (Z = 14) apresenta a seguinte configuração eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p2, sendo localizado no

3º período, família 4A ou 14.

O elemento germânio (Z = 32) apresenta a seguinte configuração eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p2,

sendo localizado no 4º período, família 4A ou 14.

O silício e o germânio, pertencem a mesma família, logo apresentam as mesmas propriedades químicas. São elementos classificados como semimetais, com propriedades físicas de metal e químicas de ametal.

04- Alternativa D

A maioria dos elementos químicos é constituída de metais. 05- 2 + 32 = Soma 34

(01) O fato de os elementos de um mesmo grupo apresentarem o mesmo número de elétrons na camada de valência não faz com que suas propriedades físico-químicas sejam semelhantes.

Falso. Elementos com o mesmo número de elétrons na camada de valência, apresentam as mesmas propriedades químicas.

(02) Os elementos pertencentes a um mesmo período estão dispostos, na tabela periódica, em ordem crescente de número atômico. Cada período se encerra quando o elemento apresenta configuração eletrônica estável de gás nobre.

Verdadeiro.

(04) Elementos de uma mesma família que apresentam o mesmo número quântico principal da camada de valência são chamados de isóbaros.

Falso. Elementos da mesma família apresentam o mesmo número de elétrons na camada de valência.

(08) Todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a ns1 na camada de valência são chamados de metais alcalinos.

Falso. O hidrogênio apresenta configuração 1s1 e não é metal alcalino.

(16) Todos os elementos que possuem configuração eletrônica a ns2 na camada de valência são chamados de metais alcalino-terrosos.

Falso. O Hélio apresenta configuração 1s2 e é classificado como um gás nobre.

(32) No final de cada período, observam-se os elementos que possuem pequena tendência à reatividade química. Este comportamento reflete a configuração da camada de valência com octeto completo.

(12)

06- Alternativa D

Apresentam propriedades químicas semelhantes os elementos que pertencem à mesma família: L e M. G: 1s2 → Hélio (Gás Nobre)

J: 1s2 2s1 → Lítio (Metal Alcalino)

L: 1s2 2s2 → Berílio (Metal Alcalino Terroso)

M: 1s2 2s2 2p6 3s2 → Magnésio (Metal Alcalino Terroso)

07- Alternativa D

O elemento químico de configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p5 pertence ao grupo 7A ou 17 e é

classificado como elemento representativo. 08- Alternativa B

Os átomos de cloro e bromo possuem o mesmo número de elétrons na última camada pois pertencem à mesma família (7A ou 17).

09- Alternativa E

1s2 2s2 → metal alcalino terroso;

1s2... 4s2 3d1 → metal de transição;

ns2 np5 → halogênio.

10- Alternativa C

O elemento que termina em 4d1 apresenta a seguinte configuração eletrônica:

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d1

Apresenta a seguinte localização: 5º período, família 3B ou 3 11-

Configuração eletrônica do elemento genérico E : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6

a) 4º período (4 camadas) e família VIIIA ou 18 (gás nobre).

b) Elemento que antecede: Z = 18 (Ar) , Elemento que sucede: Z = 54 (Xe) 12- Alternativa B

O elemento que apresenta o subnível mais energético 3d é classificado como metal de transição. 13-

( ) Uma das vantagens da classificação periódica é a de permitir o estudo das propriedades dos elementos em grupos em vez do estudo individual.

Verdadeiro.

( ) Os átomos da família dos metais alcalinos têm o mesmo número de níveis eletrônicos.

Falso. Os elementos localizados na mesma família apresentam o mesmo número de elétrons na camada de valência.

( ) Obtêm-se elementos artificiais a partir de transformações na eletrosfera de elementos naturais. Falso. Os elementos artificiais são obtidos por transmutação radioativa.

( ) Os elementos prata, ouro e cobre constituem uma família. Verdadeiro. Pertencem à família 1B ou 11.

( ) Os símbolos dos elementos potássio, criptônio e césio são, respectivamente, K, Kr e Ce. Falso. Potássio (K), criptônio (Kr) e césio (Cs).

14- Alternativa C

Um elemento com comportamento semelhante ao do mercúrio pertence à mesma família, ou seja, cádmio (Cd) atende às mesmas características do mercúrio.

(13)

15-

a) os metais alcalinos: I b) os ametais: VI c) os gases nobres: VII d) os metais de transição: III

(14)

Página 14

(15)

Página 15

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

01 Considere as primeiras, segundas, terceiras e quartas energias de ionização dos elementos genéricos X, Y e Z, expressas em kcal/mol:

Elemento

E

1

E

2

E

3

E

4

X

138 434 656 2767

Y

118 1091 1653

-

Z

175 345 1838 2526

As cargas elétricas dos íons estáveis que esses átomos formam são: a) X = +1, Y = +2, Z = +3

b) X = +1, Y = +1, Z = +2 c) X = +2, Y = +1, Z = +3 d) X = +3, Y = +2, Z = +1 e) X = +3, Y = +1, Z = +2

02 (FUVEST-SP) O gráfico a seguir mostra a variação do potencial de ionização para elementos com número atômico (Z) de 1 a 19.

a) Dê o nome dos três elementos que têm maior dificuldade de formar cátions, no estado gasoso.

b) Explique por que, no intervalo de Z = 3 a Z = 10, o potencial de ionização tende a crescer com o aumento do número atômico.

(16)

Página 16 03 (UEL-PR) Os elétrons de um átomo são atraídos pelo núcleo, sendo necessário fornecer energia para retirá-los. A quantidade de energia necessária depende de alguns fatores, como o número de prótons do núcleo, o orbital onde se “localiza” o elétron, a presença de outro elétron no mesmo orbital, etc. Quando o átomo é neutro e o elétron a ser retirado é o de menor atração nuclear, a energia necessária para retirá-lo é denominada 1ª energia (ou 1º potencial) de ionização (1ª EI ou 1º PI) ou simplesmente energia de ionização. Os valores das energias de ionização, obtidos experimentalmente, são algumas das informações que os físicos e químicos utilizam para desenvolver teorias a respeito da estrutura do átomo, sendo, por isto, possível estabelecer uma relação entre os potenciais de ionização e as configurações eletrônicas. O gráfico abaixo representa a variação da energia de ionização para os elementos químicos de números atômicos de 1 a 12.

Relacionando o gráfico com a estrutura da tabela periódica, é incorreto afirmar:

a) No gráfico estão representadas as energias de ionização de alguns elementos de transição. b) Os átomos de menor energia de ionização pertencem ao grupo dos metais alcalinos. c) Os átomos de maior energia de ionização pertencem ao grupo dos gases nobres. d) Os átomos de número atômico 1 e 2 pertencem ao mesmo período da tabela periódica.

e) O 2º e o 3º períodos da tabela periódica começam com elementos de baixa energia de ionização. 04 (EFOA-MG) Considere as afirmativas abaixo:

I. A primeira energia de ionização é a energia necessária para remover um elétron de um átomo neutro no estado gasoso.

II. A primeira energia de ionização do sódio é maior do que a do magnésio.

III. Nos períodos da tabela periódica, o raio atômico, sempre cresce com o número atômico. IV. A segunda energia de ionização de qualquer átomo é sempre maior que a primeira. São afirmativas corretas:

a) II e III. b) II e IV. c) I, II, III e IV. d) I e IV. e) I e II.

05 (FEI-SP) Durante uma prova de Química, um aluno do 2° grau deveria citar características do elemento químico flúor. Esse aluno tinha como fonte de consulta apenas uma tabela periódica. Assinale a alternativa que contém uma característica que ele não poderia ter retirado de sua fonte.

a) Possui 7 elétrons na camada de valência. b) Possui o número atômico igual a 9. c) Possui alta eletronegatividade. d) Possui alta viscosidade. e) Pertence a família 7A.

(17)

Página 17

GABARITO

01- Alternativa E

Para o elemento X a retirada do 1º elétron a energia de ionização E1 é 138 kcal, para retirar o 2º elétron o valor é 434

kcal e ficou maior, devido a maior força de atração que os prótons do núcleo exercem sobre os elétrons que restaram, e o mesmo ocorre com a retirada do 3º elétron, onde a E3 é 656. No entanto, a retirada do 4º elétron

necessita de uma energia de ionização muito maior do que o esperado, devido o átomo ao perder o 3º elétron ter ficado estável com carga +3, fazendo que fique muito mais difícil a retirada de elétrons do átomo estável, com isso o elemento X apresenta carga +3.

Para o raciocínio análogo, o elemento Y apresentará carga +2 e o elemento Z carga +2.

02- Alternativa

a) Hélio, Neônio e Flúor.

b) Em um mesmo período, o aumento do número atômico, ou seja, do número de prótons do núcleo, aumenta a força de atração que os prótons do núcleo exercem sobre os elétrons, dificultando a retirada dos mesmos, ou seja, aumentando a energia de ionização.

c) A propriedade da eletropositividade indica a maior tendência que o átomo apresenta em perder o elétron da camada de valência. Este fato é facilitado quanto maior for o átomo que implicará em menor força de atração do elétron de valência pelo núcleo, e desta forma o elétron é retirado mais facilmente. Sendo assim, o maior átomo (maior raio atômico, menor energia de ionização) dentre os relacionados será o mais eletropositivo: K (potássio). 03- Alternativa A

Os elementos de transição aparecem a partir do número atômico 21 (Sc).

04- Alternativa D

I. A primeira energia de ionização é a energia necessária para remover um elétron de um átomo neutro no estado gasoso.

Verdadeiro.

II. A primeira energia de ionização do sódio é maior do que a do magnésio.

Falso. Sódio e magnésio estão localizados no mesmo período, sendo assim, o magnésio que apresenta o maior número atômico (maior nº de prótons no núcleo) apresenta maior energia de ionização.

III. Nos períodos da tabela periódica, o raio atômico, sempre cresce com o número atômico. Falso. Nos períodos, o raio atômico, aumenta com a diminuição do número atômico. IV. A segunda energia de ionização de qualquer átomo é sempre maior que a primeira. Verdadeiro.

5- Alternativa D

(18)

Página 18 08- Alternativa C

I. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 → 3º período, família 8A (18)

II. 1s2 2s2 2p6 3s2 → 3º período, família 2A (2)

III. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 → 4º período, família 1A (1)

IV. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 → 3º período, família 7A (17)

Dentre os átomos anteriores, o átomo IV tem a maior afinidade eletrônica, ou seja, por ser o átomo mais eletronegativo, ao receber elétron libera maior quantidade de energia.

09- Alternativa D

O íon 11Na+ apresenta 11 prótons e 10 elétrons e o íon 13Aℓ3+ apresenta 13 prótons e 10 elétrons. Como os átomos

são isoeletrônicos (mesmo nº d elétrons) o íon Aℓ3+ é o menor átomo por apresentar maior número de prótons no

núcleo (maior carga), e com isso a força de atração do núcleo pelos seus elétrons é maior. 10- Alternativa B

A energia de ionização aumenta nos períodos da esquerda para a direita com o aumento do número atômico. Desta forma, os gases nobres localizados à direita apresentam maior energia de ionização, quando comparados com os metais alcalinos, localizados à esquerda e com isso apresentam menor energia de ionização.

11- Alternativa B

A energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro gasoso é chamada de afinidade eletrônica. 12- Alternativa E

Na classificação periódica, a energia de ionização e a eletronegatividade (exceto gases nobres) dos elementos químicos aumenta de baixo para cima nas famílias e da esquerda para a direita nos períodos.

13- Alternativa B

Com relação a átomos de oxigênio, a perda de elétron pelo átomo neutro ocorre com absorção de energia e o ganho de elétrons pelo átomo neutro ocorre com liberação de energia (afinidade eletrônica).

14- Alternativa E

Em um mesmo período (mesmo número de níveis ou camadas ao redor do núcleo) há modificação do número de prótons no núcleo do átomo (número atômico).

15- Alternativa E

A energia de ionização aumenta nas famílias de baixo para cima, sendo assim, o césio apresenta a menor energia de ionização dentre os metais alcalinos.

16- Alternativa C

A equação descrita representa a propriedade periódica da energia de ionização do átomo de sódio.

17- Alternativa A

Dentre os elementos descritos, o flúor, localizado no 2º período e família 7A (17), é o elemento que apresenta a maior energia de ionização 17,4 eV. Lembrando que a propriedade periódica da energia de ionização aumenta na tabela periódica nas famílias de baixo para cima, e nos períodos da esquerda para a direita.

(19)

P

ROPRIEDADES

P

ERIÓDICAS II

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

01 (PUC-RS) Com relação à classificação periódica dos elementos, pode-se afirmar que o: a) hidrogênio é um metal alcalino localizado na 1ª coluna.

b) nitrogênio é o elemento mais eletropositivo da 15ª coluna. c) sódio é o elemento mais eletronegativo do 3º período. d) mercúrio é um ametal líquido à temperatura ambiente. e) potássio tem maior raio atômico que o Br.

02 (CESGRANRIO-RJ) Uma das utilizações da Classificação Periódica dos Elementos é o estudo comparativo de suas propriedades. Dos elementos a seguir, aquele que, ao mesmo tempo, é mais denso do que o bromo e tem maior potencial de ionização do que o chumbo é o:

a) N b) O c) Ge d) Fe e) Kr

03 (CESGRANRIO-RJ) Assinale a afirmativa correta quanto aos metais alcalino-terrosos: a) O Ba tem maior caráter metálico que o Mg.

b) O Sr tem 1ª energia de ionização maior que o Ca. c) São mais eletronegativos que os halogênios.

d) Tem pontos de fusão mais baixos que seus vizinhos respectivos, metais alcalinos. e) São mais reativos que os metais alcalinos.

(20)

04 (UFMG-MG) A propriedade cujos valores diminuem à medida que aumenta o número atômico na coluna dos halogênios é:

a) densidade da substância elementar. b) primeira energia de ionização do átomo. c) raio atômico.

d) temperatura de ebulição da substância elementar. e) temperatura de fusão da substância elementar.

05 (CESGRANRIO-RJ) O bário é um metal utilizado em velas para motores, pigmento para papel e fogos de artifício. A respeito de algumas características do bário, assinale a opção incorreta:

a) Tem altos pontos de fusão e de ebulição.

b) Conduz bem a corrente elétrica no estado sólido. c) Forma composto iônico quando se liga ao flúor. d) Pertence à família dos metais alcalino-terrosos. e) Tende a receber 2 elétrons quando se liga ao oxigênio.

06 (UECE-CE) Dados os elementos 5B, 27Co, 31Ga e 34Se, em função da posição na Tabela Periódica e da

distribuição eletrônica em subníveis, qual deles apresenta o maior volume atômico? a) Ga

b) B c) Se d) Co

07 (UEMA-MA)

Relativamente aos elementos A, B, C e D da tabela, é correto afirmar que: a) A e B pertencem à mesma família da Tabela Periódica.

b) C é metal alcalino-terroso.

c) A pertence à família dos calcogênios.

d) D possui o maior caráter metálico (eletropositividade). e) A é mais denso que B, C e D.

08 (UNISINOS-RS) Em um mesmo grupo da Tabela Periódica, o raio atômico e a densidade dos elementos, de modo geral, crescem:

a) de baixo para cima. b) de cima para baixo. c) da esquerda para a direita. d) da direita para a esquerda. e) de maneira inversa.

(21)

09 (UFRGS-RS) Pela posição ocupada na Tabela Periódica, qual dos elementos é o mais denso? a) chumbo b) ósmio c) mercúrio d) urânio e) bário

Esta explicação se refere às questões 10 e 11.

A quarta linha da classificação periódica inicia-se com o elemento de número atômico 19 e termina com o de número atômico 36. Alguns elementos importantes (e seus números atômicos) que aí aparecem são, por exemplo, Ca (20), Cr (24), Fe (26), Cu (29), Zn (30), As (33) e Br (35).

Considere, agora, os seguintes gráficos que relacionam, aproximadamente, uma propriedade dos elementos e seus números atômicos.

10 (PUC-SP) O gráfico que melhor representa a variação da densidade dos elementos é: a) I b) II c) III d) IV e) V

11 (PUC-SP) O gráfico que melhor representa a variação da massa atômica dos elementos é: a) I b) II c) III d) IV e) V

12 (UFLA-MG) Considere os elementos químicos A, B, C, D , E e F com a seguinte posição na Tabela Periódica:

Os elementos que apresentam a maior eletronegatividade, energia de ionização mais baixa, e maior densidade são, respectivamente: a) A, C e E b) B, C e A c) C, B e F d) D, B e F e) B, E e F Página 21

(22)

GABARITO

1- Alternativa E

a) hidrogênio é um metal alcalino localizado na 1ª coluna. → O hidrogênio não é um metal alcalino.

b) nitrogênio é o elemento mais eletropositivo da 15ª coluna. → O nitrogênio é o elemento mais eletronegativo da família 5A. c) sódio é o elemento mais eletronegativo do 3º período. → O sódio é o elemento mais eletropositivo do 3º período. d) mercúrio é um ametal líquido à temperatura ambiente. → O mercúrio é o único metal líquido à temperatura ambiente. e) potássio tem maior raio atômico que o Br.

→ Raio atômico aumenta nos períodos da direita para a esquerda. 2- Alternativa C

Considerando as propriedades:

O elemento Germânio é mais denso do que o bromo (mesmo período) e apresenta maior energia de ionização do que o chumbo (mesma família).

3- Alternativa A

4- Alternativa B

Na família dos halogênios (7A) o número atômico aumenta de cima para baixo e com isso ocorre: aumento da densidade, diminuição da energia de ionização e aumento do ponto de fusão e ponto de ebulição.

5- Alternativa E

Os metais são sólidos à temperatura ambiente, são bons condutores de calor e eletricidade, são dúcteis e maleáveis, são eletropositivos, possuem altos pontos de fusão e ebulição e tendem a doar elétrons para adquirir a estabilidade química. O metal bário pertence à família dos metais alcalinos terrosos (2A), cuja tendência é doar 2 elétrons.

(23)

6- Alternativa C

No esquema a seguir, estamos comparando a localização dos elementos dados com os sentidos de aumento dos volumes atômicos. Percebemos então que o elemento Se é o que mais se aproxima das extremidades da Tabela Periódica, que correspondem aos maiores volumes atômicos.

7- Alternativa E

De acordo com a configuração de valência dos elementos temos a localização dos mesmos como sendo: A → 4º período, família 4A, B → 4º período, família 7A, C → hidrogênio, D → 2º período, família 8A. Sabendo que a densidade apresenta a seguinte variação na tabela periódica:

Com isso podemos afirmar que o elemento A é mais denso que B, C e D. 8- Alternativa B

9- Alternativa B

10- Alternativa D

A variação da densidade absoluta, no estado sólido, é uma propriedade periódica dos elementos químicos, significa que, quando os elementos são ordenados em ordem crescente de números atômicos, observa-se uma repetição periódica de suas propriedades (crescem e decrescem com aumento do Z).

(24)

11- Alternativa B

A massa atômica é uma propriedade aperiódica pois sempre aumenta com o aumento do número atômico, conforme mostra o gráfico seguinte:

12- Alternativa C

Referências

Documentos relacionados

Assim, visando contribuir para melhor compreensão do impacto do comportamento materno no desenvolvimento infantil de bebês nascidos prematuros, o objetivo do

Tanto os valores médios de DQO e sólidos suspensos no efluente para as 3 fases, apresentaram valores abaixo de 87 mg/L no caso da DQO bruta, abaixo de 55 mg/L no caso de DQO filtrada

1 357 ANDRESSA DE VARGAS CONCARI 502 DERCA Ciências Contábeis - Noturno - Campus Santa Maria 8,77 Classificado 2 51 JUAREZ RODRIGUES BARBOSA JUNIOR 502 DERCA Ciências Contábeis

Ademais, caso o INSS discorde da declaração emitida por esta não refletir à realidade, há um crime sendo tipificado, ao qual o Ministério Público do Trabalho não possui

Cada vez mais os veículos estão vindo com sistemas embarcados e novas tecnologias, fazendo com que tenha um aumento de controladores eletrônicos chamados de

Segundo Kotler (2000, p.144): “Consumidor vigilante são aqueles que não estão mais tolerando produtos de má qualidade ou serviços inadequados”. Para obter esse entendimento,

Figura 12 – A: imagem tomográfica obtida por tomógrafo de impulso no modelo de cor “rainbow” e resolução de superfície igual a 1 mm da base do indivíduo n° 12; B:

A alta prevalência para o risco de TMC e os fatores a ele associados devem ser considerados para o desenvolvimento de projetos terapêuticos que articulem medidas eficazes