• Nenhum resultado encontrado

Mobilidade e permanência nos centros intra-urbanos de Goiânia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mobilidade e permanência nos centros intra-urbanos de Goiânia"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Mobilidade e permanência nos centros intra-urbanos de

Goiânia

Leyla Elena Láscar Alarcón1 Frederico de Holanda2

1. Introdução e metodologia

Goiânia é uma metrópole recente com apenas 71 anos de existência3, com uma população pouco superior a um milhão de habitantes4, localizada no coração da região Centro-Oeste (fig. 1). A cidade polariza o fluxo das principais cidades do Estado por suas funções administrativas, de agronegócios, de serviços especializados e de comércio diversificado. É conhecida como capital de eventos pelas inúmeras galerias comerciais, shoppings, infra-estrutura hoteleira e gastronomia típica5.

O caminho de aproximação da centralidade em Goiânia é por meio da teoria da Sintaxe Espacial.6 No urbanismo a Sintaxe Espacial se refere à localização de determinada unidade (rua, praça) ou um conjunto de unidades em relação à estrutura da cidade. A teoria é especialmente útil para o estudo de espaços públicos centrais, onde o potencial de cada via (acessibilidade) pode influenciar a localização adequada de cada uso; a teoria faculta verificar se a configuração de cada bairro7 é coerente com sua função8.

1 Professora de projeto urbano e teoria na Universidade Estadual de Goiás - UEG e pesquisadora do

Programa de Pós Graduação da Fau-UnB. E-mail: leylaelena@hotmail.com e leyla@brturbo.com.

2 Professor de teoria e projeto de urbanismo e pesquisador do Programa de Pós Graduação da Faculdade de

Arquitetura e Urbanismo da UnB. E-mail: fredholanda@solar.com.br

3 Considera-se o nascimento da cidade no ano do lançamento da pedra fundamental em 24 de outubro

de1933.

4 1.085.806 habitantes no perímetro urbano, segundo GOIÁS, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,

CENSO DEMOGRÁFICO, 2000.

5 ARCA, Agenda 21, p. 27.

6 A teoria da Sintaxe Espacial foi proposta inicialmente por Bill Hillier e colegas da Bartlett School of

Graduate Studies em Londres e posteriormente desenvolvida por diversos pesquisadores em vários paises.

Neste trabalho utiliza-se a metodologia desenvolvida por: Frederico de HOLANDA, O Espaço de Exceção.

7 Setor e bairro são abordados neste trabalho, como sinônimos. Ambos referem-se a cada uma das partes

principais em que se divide uma cidade; são áreas institucionais de planejamento.

(2)

Do ponto de vista arquitetônico, acessibilidade é a capacidade dos espaços (edifícios e cidade) de serem alcançados pelas pessoas em decorrência de seu posicionamento relativo, dentro de um sistema de rotas qualquer.9 Neste trabalho, será considerada apenas a acessibilidade topológica, ou seja, as relações espaciais que independem da forma e tamanho, mas dependem de sua posição em relação ao conjunto considerado. A topologia estuda a articulação ou inflexão, a proximidade ou distanciamento, o modo como espaços se relacionam ou se articulam.10

Na Sintaxe Espacial, a acessibilidade topológica é medida pelo grau de integração ou segregação de um trecho urbano (via, praça ou bairro). A medida de integração, carro-chefe da teoria da Sintaxe Espacial, refere-se à distância média de uma linha ou de um conjunto de linhas a que são reduzidos os percursos urbanos, ante as demais do sistema. Essa distância é de natureza antes topológica do que geométrica, ou seja, é obtida em razão de quantas linhas axiais (eixos topológico de vias) temos que minimamente percorrer para ir de uma dada posição na cidade a outra e não em virtude dos metros lineares de percurso que separam minimamente essas posições. Em outras palavras, trata-se de quantas inflexões de percurso temos de minimamente operar entre uma dada linha e todas as outras11.

O mapa axial12 é uma descrição da planta da cidade como um sistema de percursos (linhas de movimento). É construído a partir de linhas axiais (eixos) que separam as barreiras de percurso (fig.2). Ele faculta reduzir um sistema urbano a um conjunto de segmentos de reta que correspondam aproximadamente a eixos de rua e estradas.13 O mapa axial contem os eixos das vias de uma cidade, cuja cor indica o grau de integração, numa escala cromática em degradê, que vai do vermelho (mais acessível/ integrado) até o azul (menos acessível/ segregado).

9 Douglas Vieira AGUIAR, Alma Espacial 2, p. 73. 10 Idem, p.73.

11 Frederico de HOLANDA, O Espaço de Exceção, p. 102-103.

12 Os mapas axiais foram elaborados em vários softwares: as linhas axiais foram desenhadas no AutoCad e,

posteriormente georeferenciadas no ArcView e o processamento do cálculo de integração no Ovation (MacIntosh). O mapa axial foi feito em cima da base cartográfica disponível em 2003 pela COMDATA. A elaboração dos mapas axiais foi feita pela autora deste trabalho em co-autoria com Valério Augusto Soares de Medeiros. Todos os mapas axiais da evolução de Goiânia foram feitos tendo como base a implantação de loteamentos por décadas. Como não se tinha a data de implantação do sistema viário, considerou-se que as ruas surgiram junto com os loteamentos. Os mapas axiais foram processados em Rn, ou seja, calculou-se a integração de cada via em relação a todas as demais vias da cidade.

(3)

Toda cidade possui uma área mais acessível topologicamente (núcleo integrador14) na qual devem estar localizados o comércio, serviços e gestão pública, por requererem maior acessibilidade e por serem utilizados por um maior número de pessoas. Assim, a distribuição espacial deve estar em conformidade com o nível de acessibilidade da área.15 Contudo, nem sempre o potencial de acessibilidade corresponde ao uso do local. Em várias cidades (Brasília16, Recife17 e Maceió18), a localização do comércio e serviços não coincide com as áreas mais acessíveis, o que implica custos sociais mais elevados.

A partir desta metodologia, propõe-se uma análise do processo histórico de Goiânia, mantendo ênfase em questões físico-territoriais que caracterizem a centralidade de cada período. Para isto são discutidas com maior ênfase dois tipos de centros:

Centro funcional: é identificado a partir das atividades de comércio, serviço e administração;

Centro morfológico: é identificado pelas vias mais integradas na cidade (núcleo integrador).

Pela aplicação da sintaxe avaliamos a compatibilização entre o grau de integração e os usos, ao verificarmos se nas vias mais integradas de cada período estão as atividades comerciais e de serviços (por serem mais acessíveis).

2. Percurso da centralidade em Goiania.

Em cada período é verificada a medida de coincidência entre a centralidade morfológica (núcleo integrador) e a centralidade funcional (usos de comércio e serviços). Os subtítulos a seguir seguem a centralidade funcional de cada período.

2.1. O arraial de Campinas: 1

o

núcleo de centralidade (1810 – até meados

1930)

14 Em Sintaxe Espacial, o núcleo integrador é o conjunto das linhas mais integradas do sistema (em vermelho

no mapa axial), que corresponde aproximadamente entre 10% a 25% dos eixos da cidade (Frederico de HOLANDA, O espaço de exceção, p. 104).

15 Douglas Vieira AGUIAR, Alma Espacial 2, p. 73.

16 Frederico de HOLANDA, “Uma Ponte para a Urbanidade”, Arquitetura e Urbanidade, p. 41-59.

17 Claudia LOUREIRO & Luiz AMORIM, O mascate, o bispo, o juiz e os outros: sobre a gênese

morfológica do Recife.

(4)

A idéia da mudança da capital do Estado surgiu da necessidade de localizá-la, de acordo com os interesses econômicos, políticos e de centralização geográfica de Goiás. A primeira capital goiana - Vila Boa (cidade de Goiás) tinha sido escolhida durante o ciclo do ouro. A localização centralizada no Estado, a proximidade da estrada de ferro, o relevo favorável e a abundância de água e bom clima determinaram a escolha do sítio em Campinas para a implantação da Nova Capital.

A história de Goiânia está relacionada com a preexistência da cidade de Campinas. O arraial “Campininha das Flores” surgiu em 1810 quando Joaquim Gomes da Silva buscava minas de ouro no rio Anicuns. Desenvolveu-se à beira da estrada geral para Vila Boa. Em 1907, Campinas torna-se vila, em 1914 cidade e, por fim, em 1935, bairro de Goiânia.

O interventor Pedro Ludovico efetiva a decisão de construir a Nova Capital por meio do Decreto No 3547 de 06/07/1933, quando contrata o urbanista Attílio Corrêa Lima para elaborar o projeto da futura capital. No final do mesmo ano é lançada a pedra fundamental. Em 1937, aconteceu a transferência oficial da capital para Goiânia. Em 1942, realizou-se o batismo cultural da cidade.

De uma vila de poucos habitantes, Campinas aumentou vertiginosamente sua população e na década de 1930 chegou a superar a população de Goiânia. Em 1932, Campinas contava com cerca de 14.300 habitantes e possuía uma malha bem definida e um pequeno centro comercial em torno do largo (atual Praça Joaquim Lúcio)19. Já em 1940, sua população passa a 48.166 habitantes, um crescimento de 240% em 7 anos. Alguns órgãos públicos funcionaram temporariamente em Campinas, e.g., a Diretoria Geral da Segurança Pública e o Departamento de Administração Municipal.

A cidade foi construída a partir da Praça Cívica, ponto de convergência das principais avenidas da cidade: Av. Goiás, Av. Araguaia e Av. Tocantins. A Av. Anhangüera corta estas três avenidas (fig. 3). A monumentalidade da Praça Cívica é promovida por ser um ponto de convergência das principais avenidas, pela localização na parte mais elevada do setor e pelos edifícios administrativos em estilo Art-Déco.

O núcleo central de Goiânia foi projetado por Attílio Corrêa Lima (fig. 4). A Av. Anhangüera foi a primeira via comercial da cidade e ligava Campinas à Goiânia. A Av. Goiás ligava a Praça Cívica à estação da estrada de ferro. Posteriormente, o projeto de Corrêa Lima foi modificado por Armando de Godoy, ao acrescentar o Setor Sul (fig. 5).

(5)

Nos primeiros anos de construção de Goiânia, Campinas forneceu a logística20, principalmente quanto ao abastecimento de comércio e serviços. Portanto, foi o primeiro núcleo de centralidade funcional.

Do ponto de vista morfológico (fig. 6), a centralidade no ano de 1810 consistia num pequeno núcleo ao redor da Praça Joaquim Lúcio, com maior integração na Av. 24 de Outubro. Com a implantação do Setor Central de Goiânia (fig. 7), a configuração morfológica muda: a maior integração passa a ser nas duas vias mais importantes e estruturadoras da cidade: a Av. Goiás e a Av. Anhangüera.

Na década de 1930, a Av. Anhangüera era um forte eixo de centralidade tanto funcional (comércio e serviços) como morfológica (via das mais acessíveis a partir de qualquer ponto da cidade).

2.2. Dualidade de centros: Campinas e Centro (finais da dec 1930 – 50).

O ano de 1938 muda o foco da centralidade funcional devido à transferência dos edifícios do governo para a Praça Cívica. A Av. Anhangüera do Centro torna-se um dos locais mais freqüentados pela população para lazer e compras.

Na década de 1950 é aprovado o Decreto Federal No 16 de 1950. Neste, permite-se a implantação de novos loteamentos sem custos com infra-estrutura. Passou-se a exigir somente a locação e a abertura das vias. Este fator desencadeou um crescimento horizontal acelerado, com o surgimento de várias ruas e muitos vazios urbanos, sem serviços públicos e benfeitorias urbanas. Nesta década foram aprovados 130 loteamentos.21 A cidade se expandiu de forma rarefeita em direção sul e oeste.

No final da década de 50 registra-se a dualidade destes centros: enquanto o Centro contava com uma população de 41.141 habitantes, Campinas contava com 48.568 habitantes em uma área menor. Ou seja, Campinas ainda tinha a maior parte da população e a densidade mais alta. Contudo, o Centro apresentava moradores com padrão socioeconômico mais elevado do que Campinas. Nas décadas de 1940-50 existiam dois fortes núcleos de centralidade: Campinas (coração e sustentáculo econômico) e Centro (núcleo comercial, de serviço e administrativo em desenvolvimento).

20 Utiliza-se a palavra logística em vez de sustentáculo, já que a última dá uma idéia equivocada de que

Campinas patrocinou economicamente a construção de Goiânia.

(6)

A centralidade morfológica (fig. 8) na década de 40 apresenta-se estendida para setores além do Central, ocupando parte dos setores Oeste, Sul e Universitário. As Av. Goiás e Anhangüera continuam como as mais integradas do sistema.

Na década de 1950, a expansão horizontal foi enorme. Na configuração axial, o conjunto de linhas mais integrado (em vermelho) agora predomina numa grande região central da cidade, ocupando os setores: Central, Oeste, Campinas, Universitário, Vila Nova, Aeroporto, e parte do Jardim Goiás, Bueno, Jardim América (fig. 9). O Setor Campinas volta a estar integrado e percebe-se no mapa axial da década de 1950 que a centralidade morfológica expande-se ao longo da Av. Anhangüera, que é a ligação entre os dois centros funcionais da época: os setores Central e Campinas.

2.3. Consolidação do Setor Central como centro principal (1960 – 1970)

Com a fundação de Brasília, um grande contingente de imigrantes foi atraído para Goiânia, provocando um aumento significativo da população. Em 1960, a população era de 150.000 habitantes e em 1964 passa para 260.000 habitantes Outros fatores anteriores também influenciaram este crescimento: a política de interiorização de Getúlio Vargas (1951-54); a inauguração da represa do Rochedo (1955), a fundação da Hidroelétrica de Cachoeira Dourada (1959); a implantação da TELEGOIÁS (1962), a Universidade Católica de Goiás (1958) e a criação da Universidade Federal de Goiás (1960) 22.

Os loteamentos urbanos foram proibidos entre 1959 e 1963, pressionando os empreendedores imobiliários a atuar em chácaras e sítios de recreio23. Na década de 1960 a cidade se verticaliza, várias vias fora do centro são asfaltadas e grandes obras são construídas, como o Estádio Serra Dourada, o Autódromo Internacional e o Ginásio Rio Vermelho.

O Centro era um local de encontro e lazer muito dinâmico,24 torna-se o local de maior concentração do comércio, escritórios e principais serviços enquanto o Setor Campinas fica em segundo plano, com grandes armazéns de cereais25 e com um significativo comércio popular. Ao mesmo tempo, o Setor Vila Nova começa a apresentar indícios de um subcentro em desenvolvimento.

Na década de 1970, o Centro adensa-se e consolida-se como principal núcleo de concentração de agências do poder público, instituições culturais, hotéis, restaurantes,

22 GOIÀS, Plano Diretor Integrado de Goiânia - PDIG, 1992. 23 GOIÁS, op.cit.

24 Maria Diva VAZ, Transformação do Centro de Goiânia: renovação ou reestruturação?, p. 76-77. 25 GOIÀS, Plano Diretor Integrado de Goiânia - PDIG, 1992.

(7)

escritórios, consultórios médicos e odontológicos26. Em fins da década de 1970, diversas indústrias de grande extensão são criadas e consolidadas.

Na década de 197027, o conjunto de linhas mais integradas desenvolveu-se na direção de três grandes eixos estruturais e com fortes atividades de comércio e serviços: a Av. Anhangüera, a av. Assis Chateaubriand e T -7 e a Av. 83 e Av. B (fig. 10).

A centralidade morfológica permanece no eixo leste – oeste (Av. Anhangüera) e surge um novo eixo de centralidade ao sul, nos setores Jardim Goiás (Av. 83, Av. B em direção ao futuro shopping Flamboyant), Bueno e Jardim América (Av. T – 7, Assis Chateaubriand, Av. Haiti e C-208).

2.4. Expansão do Centro e consolidação de subcentros (década de 1980)

Na década de 1980, a centralidade expande-se do Centro para o Setor Oeste. A Lei de Zoneamento de 1980 desacelerou este processo, devido ao forte adensamento existente nestes setores e ao previsível congestionamento da infra-estrutura existente. Promoveu-se a descentralização das atividades centrais para a região sudeste, nos setores: Bela Vista, Alto do Bueno, Nova Suíça e Jardim América, ao longo da Av. T-63.28 Houve uma completa substituição de residências unifamiliares por edifícios residenciais coletivos para a classe mais alta.

A Lei de Zoneamento e Uso do Solo No 5.375/80 buscou diminuir a especulação imobiliária, pois incentiva a verticalização de determinados setores29. Com isto, a população de baixa renda de Goiânia passou a buscar moradia nos municípios vizinhos, tais como Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e Hidrolândia. Estas se tornaram cidades-dormitório, gerando deslocamentos diários para Goiânia.

Em 1981, é construído o primeiro shopping da cidade, o Flamboyant, que se torna o local privilegiado para lazer e compras. Este promove a urbanização e valorização do setor Jardim Goiás e setores do entorno. Na mesma década é implantado o hipermercado Carrefour em frente ao Flamboyant. Estes fatores influenciaram o deslocamento de parte da elite do Setor Central para setores vizinhos, tais como o Setor Oeste, o Setor Universitário e Jardim Goiás. O Setor Oeste destaca-se na venda de roupas finas.

26 Idem, 84.

27 As configurações espaciais da malha urbana das décadas de 1960 e 70 são muito semelhantes. Para evitar

redundância de informações, se analisou só o mapa axial da década de 1970.

28 Celimene M. Faria ARANTES, Centralidade, 2002.

(8)

Nas áreas próximas ao Setor Central começam a consolidar-se eixos de centralidade funcional, com atividades de comércio e serviço marcantes, tais como: Av. Assis Chateaubriand (Setor Oeste), as ruas 82, 83 e 85 (Setor Sul), a Praça do Avião, Av. Ismerino Carvalho, ruas 9A e 29A (Setor Aeroporto), Av. Independência, ruas 68, 72 e 74 (Setor Central).30 Os setores Campinas e Vila Nova se consolidam como importantes subcentros e contrapontos ao Setor Central.31

Do ponto de vista morfológico (fig. 11), na década de 1980, o conjunto de linhas mais integradas cresceu na direção de três grandes eixos estruturais e com fortes atividades de comércio e serviços: a Av. Anhangüera, a av. Assis Chateaubriand e T-7 e a Av. 85. Neste período, a centralidade funcional acompanha as vias mais integradas em Goiânia.

2.5. “Decadência”

32

do Setor Central (década de 1990)

A saída da elite do Centro, na década de 1990, acentua-se pelo processo de proliferação de condomínios fechados, principalmente na periferia sudeste da cidade. Nesta década inaugura-se o shopping Bougainville no Setor Marista.

Dispositivos legais foram criados por meio do Plano Diretor de Goiânia – PGIG – 1992, para reorganizar as atividades de comércio e serviço na cidade. Áreas como o setor Jardim Goiás (onde se encontra o shopping Flamboyant) são prioritárias para ocupação. Arantes33 descreve a tendência de “salto” da centralidade da região central para a sudeste. Contudo, as atividades de comércio, serviço e administrativas prevalecem no Setor Central. O que acontece é o surgimento de pólos de importância secundária.

As atividades de comércio e serviço se expandem por eixos por facilidades na legislação e vantagens locacionais. Destacam-se as ruas T-1, T-2 (Setor Bueno), Av. Ismerino Carvalho (Setor Aeroporto), rua 240, 220 (Setor Coimbra), Av. Portugal (Setor Oeste). Vaz verifica que a expansão acontece exatamente sobre os eixos viários com papel estrutural. No setor Sul as ruas 84, 90, 94, 83, 85, 86, 87 e 136. No setor Oeste, as avenidas Assis Chateaubriand, T-7, República do Líbano, Portugal e Anhangüera. 34

30 Idem, p. 90.

31 Idem, p. 89.

32 Segundo Flávio VILLAÇA (Espaço intra-urbano no Brasil, p. 277), a decadência ou deterioração do

centro consiste no deslocamento das camadas mais altas e ocupação por classes mais populares (fato ocorrido no Setor Central). Contudo o Centro continua como a maior fonte de empregos na cidade, forte vitalidade, e elevada valorização imobiliária.

33 Celimene M. Faria ARANTES, Centralidade, 2002.

(9)

Subcentros de caráter local surgem nos setores Vila Novo Horizonte, Vila Canaã, Jardim Novo Mundo, Setor Pedro Ludovico e Jardim América.35

O mapa axial da década de 1990 mostra as áreas mais integradas nos setores Campinas, Aeroporto, Centro, Vila Nova, Universitário, Jardim Goiás, Oeste, Bueno, Jardim América e eixo da Avenida Anhangüera (fig. 12).

2.6. Requalificação do Setor Central (2000)

A requalificação do Setor Central tem sido bastante discutida a partir da década de 1990, mas somente concretizada a partir de 2000. Várias entidades têm-se organizado para a recuperação do Centro, tais como: a Câmara de Diretores Lojistas - CDL, Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás – ACIEG e a Associação das Empresas do Comércio Varejista.

Diversas vertentes de propostas possuem como foco o Centro. Uma defende a presença das características físicas do Centro e propõe eventos culturais como dinamizador da vida urbana e encontro social; outra propõe a inserção de edifícios modernos, como shoppings verticais; a última proposta é impulsionada pelos diretores lojistas para a implementação de novas vagas de estacionamento, construção de edifícios-garagem e remodelação da Av. Anhangüera com fiação subterrânea e mudança de sentido da Av. Paranaíba. A reforma de imóveis, a flexibilização do horário comercial, a eliminação de obstáculos nas calçadas e um policiamento mais eficiente também são questões solicitadas.36

Em parceria com a Prefeitura, diversos trabalhos foram feitos com foco na requalificação do Centro: “Projeto Goiânia 21 – operação centro” do Grupo Quatro, “Reformulación Urbanística del núcleo Fundacional de Goiânia” de Jordi Franquesa.

Analisando o mapa axial de 2000 (fig. 13), temos um grande núcleo de centralidade (setores Campinas, Aeroporto, Centro, Vila Nova, Universitário Oeste, Coimbra, Jardim América, Bueno e Serrinha) e um eixo muito integrado (Av. Anhangüera).

Os dois centros mais significativos em termos de atividades de comércio e serviços, e com maior abrangência, (setores Campinas e Central) encontram-se dentro do grande núcleo de centralidade. O maior eixo de comércio e serviços da cidade (Av.

35 Idem, p. 115.

(10)

Anhangüera) atravessa este núcleo. Desta forma, houve uma equivalência entre os setores mais integrados (centros morfológicos) e os setores com comércio e serviços significativos (centros funcionais).

No período atual, Goiânia é semelhante, do ponto de vista da Sintaxe Espacial, às cidades tradicionais, onde os núcleos mais integrados correspondem às atividades de comércio e serviços. O núcleo integrador é policêntrico. Existem vários núcleos de centralidade, sendo que alguns acompanham o eixo leste–oeste (fig. 14).

3. Coincidências e discrepâncias entre os centros funcionais e

morfológicos

A identificação dos centros funcionais ocorreu de duas formas: atividades de comércio e serviços ora concentrados no bairro (núcleos) ora ao longo de vias estruturadoras da cidade (eixos). Os centros funcionais coincidem predominantemente com os morfológicos. Contudo, os centros morfológicos tendem ocupam uma área maior.

As exceções acontecem de duas formas: alguns bairros possuem atividades de comércio e serviços (centro funcional), mas são pouco acessíveis na malha urbana; e, outros bairros possuem forte acessibilidade (integração), mas não têm características de centros funcionais.

No ano de 1810, o centro funcional e morfológico ocupava a mesma área: a Av. 24 de Outubro e a Praça Joaquim Lúcio, na antiga “Vila Campininha das Flores”, atual Setor Campinas (tabela 1).

Na década de 1930, surge o Setor Central de Goiânia, mas o centro funcional permanece no Setor Campinas. Nesta época a coincidência entre centro funcional e morfológico ocorre apenas na Av. Anhangüera, no trecho do Setor Central.

Na década de 1940, o Setor Central passa a concorrer com o Campinas em termos de comércio, serviços e administração pública. Contudo, a configuração do Setor Campinas continua segregada na malha urbana. Coincidem apenas o Setor Central e a Av. Anhangüera com características de forte acessibilidade e usos de comércio e serviços.

Na década de 1950, acontece um grande crescimento horizontal da malha urbana da cidade. O Setor Campinas torna-se acessível na malha urbana e a Av. Anhangüera funciona como eixo acessível entre os setores Campinas e Centro.

Tabela 1 – Localização dos centros funcionais e morfológicos por década

Ano / década

Centro funcional Centro morfológico Coincidências Entre centros funcionais

e morfológicos Centros funcionais pouco acessíveis Centros morfológicos sem comércio e serviços

(11)

1810 Campinas (antiga “Vila Campininha das

Flores”).

Av. 24 de Outubro, Praça Joaquim Lúcio

(Campinas)

Av. 24 de Outubro, Praça Joaquim Lúcio

--- --- 1930 Setor Campinas,

Av. Anhangüera (em toda sua

extensão)

Av. Anhangüera, Goiás, Tocantins, ruas

7 e 8 (Setor Central)

Av. Anhangüera (Setor Central)

Setor Campinas Avenidas Goiás, Tocantins, ruas 7 e 8

(Setor Central) 1940 setores Campinas e

Central, Av. Anhangüera (em toda sua extensão)

Setores Central, Universitário, Sul,

Oeste

Setor Central, Av. Anhangüera (Centro)

Setor Campinas Setores Universitário, Sul, Oeste 1950 setores Campinas e

Central, Av. Anhangüera (em toda sua extensão)

Setores Central, Campinas, Universitário, Oeste, Aeroporto, Vila Nova,

Jardim Goiás, Bueno, Jardim América e Av. Anhangüera (trecho

pertencente a estes setores)

setores Campinas e Central, Av. Anhangüera

--- Setores Universitário, Oeste, Aeroporto, Vila

Nova, Jardim Goiás, Bueno, Jardim

América.

Nas décadas de 1960-70, a configuração da malha urbana possui um grande núcleo topologicamente acessível (núcleo integrador), que ocupa a região central da cidade. Contudo, os centros funcionais constituem apenas os setores Campinas, centro e o eixo da Av. Anhangüera (Tabela 2).

Tabela 2 – Localização dos centros funcionais e morfológicos por década

Ano / década

Centro funcional Centro morfológico Coincidências Entre centros funcionais

e morfológicos Centros funcionais pouco acessíveis Centros morfológicos sem comércio e serviços 1960 - 70 setores Campinas e Central, Av. Anhangüera (em toda sua extensão)

Setores Capuava, Ipiranga, São Francisco, Esplanada do Anicuns, Aeroviários, Rodoviário, Campinas,

Abajá, Centro Oeste, dos Funcionários, Aeroporto, Central,

Vila Nova, Universitário, Jardim Goiás, Oeste, Marista,

Bueno, Jardim América, Coimbra,

Operário, Santa Tereza, Vila Bethel,

Vila Sol Nascente, Sudoeste, Vila Alpes,

Vila Bela, Jardim Planalto e Av. Anhangüera (trecho

pertencente a estes setores)

setores Campinas e Central, Av. Anhangüera

(em toda sua extensão)

--- Setores Capuava, Ipiranga, São Francisco, Esplanada do Anicuns, Aeroviários, Rodoviário, Abajá,

Centro Oeste, dos Funcionários, Aeroporto, Vila Nova,

Universitário, Jardim Goiás, Oeste, Marista,

Bueno, Jardim América, Coimbra,

Operário, Santa Tereza, Vila Bethel,

Vila Sol Nascente, Sudoeste, Vila Alpes,

Vila Bela, Jardim Planalto

Na década de 1980, o centro funcional expande-se dos setores Central e Campinas para bairros e eixos limítrofes (tabela 3).

Tabela 3 – Localização dos centros funcionais e morfológicos por década

1980 Setores Centro, Campinas, Vila Nova, Oeste, Universitário e Jardim Goiás e eixos de centralidade: Av. Assis Chateaubriand Os mesmos da década de 70, com intensidade maior ao longo de três eixos: ao longo da Avenida Anhangüera, da Av. Assis Chateaubriand – t 7 e ao longo da Av. 85 Setores Centro, Campinas, Vila Nova, Oeste, Universitário e Jardim Goiás e eixos de centralidade: Av. Assis Chateaubriand (Setor Oeste), a Praça do Avião,

Av. Ismerino Carvalho, ruas 9A e 29A (Setor

ruas 82, 83 e 85 (Setor Sul) Setores Capuava, Ipiranga, São Francisco, Esplanada do Anicuns, Aeroviários, Rodoviário, Abajá,

Centro Oeste, dos Funcionários, Marista, Bueno,

(12)

(Setor Oeste), as ruas 82, 83 e 85 (Setor Sul), a Praça

do Avião, Av. Ismerino Carvalho, ruas 9A e 29A (Setor Aeroporto), Av. Independência, rua 68, 72 e 74 (Setor Central) e Av. Anhangüera (toda) Aeroporto), Av. Independência, rua 68, 72 e 74 (Setor Central) e

Av. Anhangüera (toda).

Jardim América, Coimbra, Operário,

Santa Tereza, Vila Bethel, Vila Sol Nascente, Sudoeste, Vila Alpes, Vila Bela,

Jardim Planalto

Na década de 1990, surgem centros funcionais nas periferias da cidade, como os setores: Vila Novo Horizonte, Vila Canaã, Jardim Novo Mundo e Setor Pedro Ludovico. Ao mesmo tempo intensificam-se as atividades de centro nos setores: Campinas, Aeroporto, Centro, Vila Nova, Universitário, Jardim Goiás, Oeste, Bueno, Jardim América e eixo da Avenida Anhangüera (tabela 4).

Tabela 4 – Localização dos centros funcionais e morfológicos por década

Ano / década

Centro funcional Centro morfológico Coincidências Entre centros funcionais e

morfológicos Centros funcionais pouco acessíveis Centros morfológicos sem comércio e serviços 1990 Os mesmos da dec. 80 mais: ruas T-1, T-2 (Setor Bueno), Av. Ismerino Carvalho (Setor Aeroporto), rua 240, 220 (Setor Coimbra), Av. Portugal (Setor Oeste). No setor Sul as ruas 84, 90, 94, 83, 85, 86, 87 e 136. No setor Oeste, as avenidas Assis Chateaubriand, T-7, República do Líbano, Portugal e Anhangüera. Setores Vila Novo Horizonte, Vila Canaã,

Jardim Novo Mundo, Setor Pedro Ludovico e

Jardim América.

Setores: Campinas, Aeroporto, Centro,

Vila Nova, Universitário, Jardim Goiás, Oeste, Bueno, Jardim América e eixo

da Avenida Anhangüera.

Campinas, Aeroporto, Centro, Vila Nova, Universitário, Jardim Goiás,

Oeste, Bueno, Jardim América e eixo da Avenida

Anhangüera.

Setores Vila Novo Horizonte, Vila Canaã, Jardim Novo Mundo e Setor Pedro Ludovico ---

No período atual (2000), há 22 núcleos (bairros) e 10 eixos (vias) com características de centros funcionais37. Estes estão predominantemente dentro do núcleo integrador da

cidade, com exceção dos setores: Sul, Jardim Goiás, Novo Mundo, Santa Genoveva, Jardim Guanabara, Jardim Novo Horizonte e dos eixos: Av. Vera Cruz, Av. Central, Av. Pedro Ludovico, Av. Rio Verde e Av. Perimetral Norte (tabela 5).

Tabela 5 – Localização dos centros funcionais e morfológicos por década

2000 Setores: Cidade Jardim, Jardim América, Santa Genoveva, Jardim Goiás,

Jardim Guanabara, Jardim Nova Esperança,

Jardim Novo Mundo, Parque Oeste Industrial,

Aeroporto, Bueno,

Setores Capuava, Ipiranga, Vila Regina,

São Francisco, Esplanada do Anicuns,

Aeroviário, Rodoviário, Campinas,

Abajá, Centro Oeste, dos Funcionários,

Setores: Campinas, Aeroporto, Centro, Norte

Ferroviário, Vila Nova, Universitário, Oeste, Coimbra, Bueno, Jardim América, Marista, Pedro Ludovico, Jardim Nova Esperança, Cidade Jardim,.

Setores Sul, Jardim Goiás, Novo Mundo, Santa Genoveva, Jardim Guanabara, Jardim Novo Horizonte. Eixos: Av. Vera Cruz , Av.

Setores: Tremendão, Finsocial, Capuava, Ipiranga, Vila Regina, São Francisco, Esplanada do Anicuns,

37 Ver mais detalhes sobre a classificação e hierarquia dos centros funcionais de 2000 em: Leyla ALARCÓN,

(13)

Campinas, Central, Coimbra, Universitário,

Vila Nova, Marista, Norte Ferroviário, Oeste,

Pedro Ludovico, Sul, Canaã e Novo Horizonte.

Eixos: Av. Vera Cruz , Av. T 63 , Av. Central ,

Av. T 9, Av. 85, Av. Pedro Ludovico, Av. Rio

Verde, Av. Perimetral Norte, Av. Anhangüera , Av. Castelo Branco, Av. Consolação, Av. Pio XII,

Av. 136, Av. Independência, Al. Ricardo Paranhos, Av.

Bernardo Sayão.

Aeroporto, Central, Norte ferroviário, Vila

Nova, Universitário, Jardim Goiás, Oeste, Marista, Bueno, Jardim América, Serrinha, Coimbra,

Operário, Santa Tereza, Vila Bethel,

Vila Sol Nascente, Sudoeste, Vila Alpes,

Vila Bela, Jardim Europa e Av. Anhangüera (trecho

pertencente a estes setores)

Parque Oeste Industrial. Eixos: Av. T 63 , Av. T 9,

Av. 85, Av. Anhangüera , Av. Castelo Branco, Av. Consolação, Av. Pio XII,

Av. 136, Av. Independência, Al. Ricardo

Paranhos, Av. Bernardo Sayão.

Central, Av. Pedro Ludovico, Av. Rio

Verde e Av. Perimetral Norte.

Aeroviários, Rodoviário, Abajá,

Centro Oeste, dos Funcionários, Operário, Santa

Tereza, Vila Bethel, Vila Sol

Nascente, Sudoeste, Vila Alpes, Vila Bela,

Jardim Europa.

Analisando-se as tabelas acima referidas como um todo, percebe-se que a maior parte dos centros funcionais coincide com a localização dos centros morfológicos. Entretanto, o tamanho dos centros morfológicos é maior que a dos centros funcionais; é por isto que existem vários bairros com forte acessibilidade mas sem características de comércio e serviços.

Os centros funcionais com baixa acessibilidade (fora do núcleo integrador) são minoria, com exceção das décadas de 1990 e 2000, nas quais surgem centros funcionais de importância secundária nas periferias da cidade. Vale salientar que os centros mais significativos estão dentro do núcleo integrador, com exceção das décadas de 1930 e 1940.

4. Conclusões

No decorrer da história, vimos que às vezes a localização do centro funcional e o morfológico coincide e o centro é ao mesmo tempo um lugar acessível e integrado na cidade. Quando isto não acontece, a centralidade funcional está prejudicada pela falta de acessibilidade.

No crescimento da malha urbana de Goiânia, surgem primeiramente os parcelamentos com aberturas das vias e posteriormente acontece a ocupação destas áreas pela população. Isto significa que o potencial de acessibilidade (integração / segregação) antecede a ocupação da área por comércio e serviços. Assim, a acessibilidade de uma área atraiu a posterior implantação de atividades de comércio e serviços. Desta forma, os centros funcionais e morfológicos tendem a coincidir.

No período atual (2000), os três centros mais significativos (fig.15) são ao mesmo tempo centros funcionais e morfológicos: o Setor Central (maior concentração de atividades de gestão pública e serviços e terceiro em valor de integração), o Setor Oeste

(14)

(segunda maior concentração de atividades de serviços e bairro mais acessível da cidade) e o Setor Campinas (maior concentração de estabelecimentos comerciais e industriais e segundo bairro mais acessível da cidade). O Setor Campinas é um centro funcional e morfológico desde os primórdios da cidade e permanece até hoje. O Setor Central vem gradativamente aumentando seu papel de centro principal38 na cidade. O Setor Oeste surge como centro funcional apenas recentemente, podendo ser considerado como expansão das atividades do Setor Central, limítrofe a ele.

Encontrou-se alta correlação entre a configuração espacial (integração) e centralidade (atividades de comércio e serviços) no decorrer da história de Goiânia.

5. Referências Bibliográficas

AGUIAR, Douglas Vieira. Alma Espacial 2. In: Revista Arquitetura e Urbanismo. Ano 19, No 127, Outubro 2000. p. 71-74.

ALARCÓN, Leyla Elena Láscar. A centralidade em Goiânia. Dissertação de Mestrado – Universidade de Brasília, Departamento de pós-graduação da Fau/UnB do curso de Arquitetura e Urbanismo, 2000. Brasília, 2000. 185 p

ARANTES, Celimene et al. Centralidade. Trabalho de conclusão do curso de especialização em Planejamento e Gestão Urbana. Universidade Federal de Goiás, Goiânia: 2002. 42p.

ARCA – Associação para a Recuperação e a Conservação do Ambiente; UCG – Universidade Católica de Goiás. Agenda 21. Goiânia, 2003. 256 p.

CAMPOS, Itaney Francisco. Notícias históricas do Bairro de Campinas. Goiânia: Prefeitura Municipal, Assessoria Especial de Cultura, 1985. 62p.

DOURADO, Carina. Prefeitura de Goiânia inicia mudanças para a revitalização do centro. www.goiania.go.gov.br/html/secom/not2.htm . Acesso em 08/11/2003.

FRAQUESA, Jordi (org.). Reformulación urbanística del núcleo fundacional de Goiânia. un centro para la metrópolis. Seplan, 2000.

GOIÁS, Cia De Processamento de Dados do Município de Goiânia e Prefeitura de Goiânia – COMDATA. Mapa urbano básico digital de Goiânia – MUBDG V 14 – VERSÃO 14 DE 27/12/2002. Integrante do SIGGO V14.

GOIÁS, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, CENSO DEMOGRÁFICO. Goiânia, 2000.

GOIÁS, Instituto de Planejamento Municipal - IPLAN. Plano Diretor - PDIG - 1992. Goiânia, 1992.

GRUPO QUATRO. Projeto Goiânia 21 – operação centro. Goiânia, 1997.

38 Segundo Villaça, centro principal é a maior aglomeração diversificada de empregos, ou a maior

(15)

GUSMÃO, Cristiane. As faces da arquitetura na cidade contemporânea – o caso de Maceió – AL. Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília. Brasília, 2001.119p.(mimeo)

HOLANDA, Frederico de (organizador). Arquitetura & Urbanidade. São Paulo: Pró Editores Associados Ltda., 2003. 192p.

HOLANDA, Frederico de. O Espaço de exceção. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002. 466p.

KOHLSDORF, Maria Elaine. A apreensão da forma da cidade.Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996. 253p.

LEI No 8.064 de 19 de dezembro de 2001. Anexo I – Planta de valores imobiliários de Goiânia – tabela de valores por metro quadrado dos terrenos e do Anexo II – Tabela de Valores especiais em Ruas e Avenidas, por metro quadrado dos terrenos.

LOUREIRO, Claudia, AMORIM, Luiz. O mascate, o bispo, o juiz e os outros: sobre a gênese morfológica do Recife. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Recife, no 3, p. 19-38, novembro 2000.

PORTARIA NO 507, de 18 de novembro de 2003. Tombamento do acervo arquitetônico e urbanístico art déco de Goiânia.

VAZ, Maria Diva Araújo Coelho. Transformação do Centro de Goiânia: renovação ou reestruturação? Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Departamento de Geografia, mestrado em geografia, 2002 p. 229.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 2001. 374p.

(16)

Fig. 1 – fotos de Goiânia da década de 1930 (à esquerda) e atualmente (à direita): Praça do Bandeirantes, Avenida Goiás e Praça Cívica.

Fig. 2 - mapa axial de 2000 dos Setores Sul e Central com destaque

para as vias mais integradas e as mais segregadas. Fig. 3 - planta do Setor Central: principais avenidas convergem para a praça cívica, contribuindo para o caráter monumental do lugar.

Fig. 4– Anteprojeto do Plano Piloto de Goiânia de Attílio Corrêa Lima em 1933-35, com indicação do zoneamento.

FONTE: MANSO, 2001 p. 221.

Fig. 5 - projeto definitivo de Goiânia da firma Coimbra Bueno & cia, em 1938, com indicação do zoneamento.

(17)

Fig. 8 - mapa axial de 1940 – permanência do Setor Central como centro morfológico e expansão dos eixos mais integrados para os setores: Oeste, Universitário e Sul.

(18)

.

Fig. 12 - mapa axial da década de 1990, com destaque para a região mais integrada. Fig. 11 - mapa axial da década de 1980, com destaque para a região mais integrada.

(19)

Fig. 14 – mapa de centros funcionais e morfológicos de 2000, a localização do comércio e serviços (à esquerda) coincide com o núcleo integrador (à direita).

Referências

Documentos relacionados

Estudaremos: A relação custo-be- nefício na prescrição (fármaco-economia); Tratamento precoce; Atuali- dade de antigas drogas; Uso de Sulfoniluréias em gestantes; Os novos

III - for aprovado em processo de avaliação de desempenho em cada um dos dois anos letivos em que estiver sendo avaliado pelo Conselho de Unidade da Administração Setorial; e..

Esclareceu sobre os motivos da não cicatrização (hi- pertonia esfincteriana, persistência do trauma, conta- minação local). Não esclareceu ou referiu apenas persistência do

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

Esta patologia tem herança autossómica dominante. Caracteriza- se pelo desenvolvimento de numerosos pólipos adenomatosos e um consequente risco aumentado de desenvolver

Como se pode verificar, os índices referentes à Diversidade e Concentração de Dominância, embora ligeiramente inferiores, estão muito próximo dos valores registrados por

Um problema que observamos nos flip-flops R-S é que temos uma situação “proibida” que ocorre quan- do as entradas R e S vão ao nível alto ao mesmo tempo e que pode levar o

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,