• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Atividades e Contas 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Atividades e Contas 2020"

Copied!
81
0
0

Texto

(1)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

(2)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

(3)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Introdução

A Direção da Federação Portuguesa de Xadrez apresenta neste documento o Relatório de Atividades e Contas referente a 2020, um ano extremamente difícil para todos, devido ao eclodir da pandemia do novo coronavírus, COVID-19, o que condicionou o desenvolvimento de atividades pré-programadas e obrigou a redefinir toda a atividade desportiva no nosso país.

Quando, em março de 2020, a epidemia do novo coronavírus foi declarada em Portugal e foi determinada pelas autoridades a paralisação de toda a atividade desportiva, a FPX já tinha levado a cabo uma parte do quadro competitivo previsto, com destaque para a realização do Open de Portugal, com a qualidade necessária do grande evento que já se tornou esta competição.

Na altura já decorriam os Campeonatos Nacionais das 2.ª e 3.ª Divisões e estavam a desenvolver-se os preparativos para os Nacionais de Jovens e de Veteranos, marcados para Portimão, no início de abril. A suspensão da atividade competitiva presencial fez com que os Nacionais de Jovens tivessem de ser adiados, ficando a FPX com os encargos de despesas entretanto efetuadas, nas reservas de alojamentos em Portimão.

Essa terá sido a primeira grande contrariedade financeira do ano de 2020, a que se juntou a impossibilidade de recolher da Câmara de Portimão o apoio para os referidos campeonatos.

No dia 23 de abril, o governo fez publicar o Decreto-Lei n.º 18/A, que determinava o funcionamento da atividade desportiva e das respetivas federações no nosso país. Esse Decreto-Lei, recordamos aqui, permitia o alargamento do tempo de exercício de funções dos órgãos federativos e a alteração de regulamentos de competições, por via das necessidades criadas pela luta contra pandemia da COVID-19.

Só em 26 de junho, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 51-A, foi autorizada a retoma das competições federadas desportivas de pavilhão sem contacto físico – grupo onde se insere o xadrez –, e a FPX, igualmente na observação da Orientação 030/2020 da Direção Geral de Saúde (de 03/07/2020), decidiu reconfigurar o calendário da época 2019/2020, de forma a garantir a realização das principais provas.

Assim, foram recalendarizados os Campeonatos Nacionais por equipas (das 1.ª, 2.ª e 3.ª Divisões), os Nacionais de Jovens, a Fase Final do Campeonato Nacional Absoluto e o Nacional Feminino, as competições tidas como prioritárias, tendo sido canceladas 19 outras provas.

Teria sido mais fácil e cómodo fazer como outros e esperar de braços cruzados que a pandemia passasse para podermos retomar as competições, mas a FPX tinha de saber aproveitar a oportunidade concedida pelas autoridades e com isso evitar que o xadrez entrasse em letargia. E a verdade é que as provas organizadas pela FPX no quadro da pandemia, cumpridas escrupulosamente todas as normas fixadas pela Direção Geral de Saúde, correram com assinalável sucesso.

Para que tal fosse possível, a FPX teve de efetuar um investimento avultado, de forma a permitir que se jogasse em total segurança. Neste contexto foram adquiridas 25 mesas próprias para garantir o distanciamento entre jogadores, para além de máscaras, desinfetante e outros apetrechos essenciais no combate à pandemia do novo coronavírus. Além do investimento em material, a FPX teve de alargar o número de dias dos Nacionais de Jovens, para separar as diversas categorias, e tal trouxe gastos acrescidos. Em termos orçamentais, os gastos da nossa federação efetuados em sede da realização das provas na era COVID-19 em 2020 ascenderam a cerca de 10 mil euros.

O esforço financeiro e humano aplicado na retoma competitiva do xadrez presencial veleu a pena, porque a nossa modalidade garantiu um quadro competitivo muito aceitável, ao contrário de várias outras modalidades desportivas, que ficaram totalmente paralisadas.

(4)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Além disso, é-nos gratificante verificar ter havido espaço para a concretização da evolução qualitativa de jovens jogadores, como Bruno Martins e José Guilherme Santos, que conseguiram no difícil ano de 2020 atingir o título de mestre FIDE.

Também a qualidade competitiva do Nacional da 1.ª Divisão manteve o padrão dos últimos anos, havendo a registar a obtenção de norma e título de grande mestre internacional do húngaro Gabor Nagy, primeiro tabuleiro do GD Dias Ferreira, equipa que se sagrou campeã nacional. Nagy foi o segundo jogador a sair com o título de grande mestre em Portugal, depois do holandês Hugo Tem Hertog no Open de Portugal.

O triunfo da juventude também aconteceu nos Nacionais Absoluto e Feminino, que se realizaram em Odivelas, um dos poucos eventos levados a efeito no âmbito da Cidade Europeia do Desporto. No primeiro caso, André Sousa revalidou o título, sagrando-se campeão pela terceira vez, e no segundo Sara Soares conquistou a coroa aos 14 anos. Devido à pandemia do novo coronavírus não houve em 2020 qualquer prova internacional que pudesse ter participação portuguesa. Seria ano de Olimpíadas, que estavam previstas para Moscovo (Rússia) e foram adiadas para 2022, mas também não se realizaram os Europeus Absoluto, Feminino e de Jovens, provas definidas no Plano de Atividades para contarem com presença lusa.

A representatividade de Portugal, no entanto, sucedeu nas Olimpíadas Online, no Ibero-Americano Online e no Campeonato Mediterrânico Online, as duas primeiras provas oficiais com seleções e jogadores nomeados pelas respetivas federações.

O xadrez online, aliás, funcionou como que a outra face da moeda da pandemia, pois registou um crescimento significativo em 2020. Entre as provas organizadas pela FPX destacou-se o Nacional Escolar Online, uma experiência muito positiva, que seguramente trará frutos para o futuro.

Para lá da atividade competitiva presencial e online, o ano de 2020 demonstrou que a FPX já estava na linha da frente ao nível da Formação. De tal forma que o Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ) seguiu as aspirações da nossa federação e passou a certificar formações online. O culminar de um ano profícuo nesta vertente sucedeu no seminário FIDE para treinadores realizado em dezembro, coordenado pela FPX, com participantes de países de expressão portuguesa.

Ainda dentro das boas notícias trazidas ao xadrez português em 2020, a FPX registou com satisfação a atribuição dos títulos de árbitros internacionais a Carlos Ferreira e Bruno Pais e de árbitro FIDE a Bruno Lopes.

Pelo exposto atrás, verifica-se que, apesar da pandemia, o ano de 2020 trouxe bastante atividade ao xadrez nacional, que, tal como a FPX, teve de adaptar-se e reinventar-se face às circunstâncias. No caso da FPX, continuamos com a noção do dever cumprido, sobretudo na perspetiva de manter a política de contas sólidas e credíveis. Aliás, só assim é possível superar uma contrariedade tão grande como a da pandemia do novo coronavírus, que, como é evidente, deixou marcas no xadrez, sendo a mais negativa, a nosso ver, o decréscimo de jogadores filiados em cerca de 6%, ainda assim um número perfeitamente recuperável nos tempos pós-pandemia.

Pela Direção

Dominic Robin Cross

(5)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

ATIVIDADES PARTE I

(6)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Enquadramento Estatuário

A Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), fundada a 22 de Janeiro de 1927, é uma federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva (in D.R. nº244 II Série de 21/10/1995) que tem cumprido todos os requisitos definidos pela legislação em vigor.

O papel da FPX é a representação da modalidade desportiva Xadrez em Portugal, no qual conta com o apoio da tutela, nomeadamente do Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito da promoção e desenvolvimento desportivo nacional e nas participações em organizações internacionais.

A FPX irá continuar a organizar-se e a prosseguir a sua atividade no respeito dos princípios da liberdade, da democraticidade, da representatividade e da transparência, regendo-se pela legislação portuguesa vigente, pelas normas a que fica vinculada pela sua filiação em organismos internacionais, pelos Estatutos e demais regulamentos complementares, e pelas deliberações da Assembleia Geral, tendo por base os seguintes objetivos:

a) Representar o Xadrez e os interesses desportivos das Associações Territoriais e Clubes perante a Administração Pública, outras federações desportivas e demais organismos e entidades desportivas, a nível nacional;

b) Representar o Xadrez perante os organismos congéneres e organismos internacionais;

c) Promover, regulamentar e organizar competições desportivas nacionais;

d) Promover e organizar competições desportivas internacionais, em Portugal;

e) Contribuir para a dignificação e valorização do jogador; promover e organizar as seleções nacionais;

f) Contribuir através da prática desportiva para o fortalecimento das novas gerações;

g) Promover, individual ou conjuntamente com outras federações desportivas, a formação de agentes desportivos, no âmbito das orientações estratégicas aprovadas pelos seus órgãos;

h) Desenvolver políticas de recursos humanos adaptadas às necessidades, expectativas, fins e objetivos da organização;

(7)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Estrutura Orgânica

Os órgãos da FPX após a revisão estatutária são os mesmos que existiam anteriormente, tendo sido apenas alterado a estrutura do órgão Mesa da Assembleia Geral, passando este a ser eleito dentro do universo dos delegados da Assembleia Geral. O modelo de funcionamento e composição da Assembleia Geral da FPX, previsto no mesmo diploma, foi alvo de igual reformulação.

Assim, são órgãos da FPX:

- A Assembleia Geral, colegial, de cariz deliberativo, onde é eleita uma Mesa da Assembleia Geral com função de orientação dos trabalhos da AG;

- A Direção, colegial, executivo de administração; - O Conselho Fiscal, colegial, de fiscalização financeira;

- O Conselho de Disciplina, colegial, com poderes disciplinares;

- O Conselho de Justiça, colegial, com poderes jurisdicionais e de recurso disciplinar - O Conselho de Arbitragem, colegial, com poderes nominativos.

Composição dos Órgãos

Mesa da Assembleia Geral

Presidente – João de Sousa da Cruz

Vice-Presidente – Mário Martins Freitas Morais Secretário – Fernando Moreira de Pinho

Presidente da FPX

Dominic Robin Cross

Direção

Vice-Presidente – Paulo Alberto Barbosa de Almeida Felizes Tesoureiro- António Pedro Romão Vinagre (Tesoureiro) Secretário - José Fernando Marques Grade

Vogal- Agostinho José Gonçalves Veríssimo De Sousa Roxo Vogal- António José Vieira Bravo

Conselho Fiscal

Presidente - António José Brito De Moura (Cessação em: 04/11/2018) Relator - José Manuel Ribeiro Nogueira

(8)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Conselho de Disciplina

Presidente - João Pedro de Sousa Mendonça Correia Vice-Presidente - João Alexandre Cadillon Martins Costa Secretário - João Alexandre Henriques Carvalho

Conselho de Justiça

Presidente - Mário Luís da Costa Mourato

Vice-Presidente - António Manuel Antunes Ferreira Secretário - Pedro Paulo Pacheco de Sampaio

Conselho de Arbitragem

Presidente - Vitorino Manuel Dias Ferreira

Vice-Presidente - Carlos Manuel Vieira Dias – Demitiu-se a 31-08-2018 Secretário - Afonso Liberal Fernandes

Delegados Assembleia Geral 2020-2024

Nome Representação

Luís Manuel Coutinho Pereira Santos Açores

Fernando Moreira de Pinho Aveiro

António Manuel Monteiro David Barbosa Beja

Carlos Manuel Vieira Dias Braga

Nuno Filipe Lages Pinto Ruas Andrade Bragança

João de Sousa da Cruz Coimbra

Ricardo Vicente Aleixo Alves Lisboa

Luís Simões dos Reis Setúbal

António Pedro Dias Caramez Pereira Treinadores

Nuno Miguel Beirão Mendes Treinadores

Modeste Mendes Treinadores

Fernando Alberto Rocha Ribeiro Praticantes

Rafael Saraiva Praticantes

Luís Filipe Pires de Carvalho Quintino Praticantes

Mário Rui da Costa Correia Praticantes

Pedro Miguel Gomes Mendes Praticantes

Eduardo Escudeiro Guerreiro Viana Árbitros

João Miguel Ramos Saltão Árbitros

Armando Manuel da Silva Palet Árbitros

António José Mendes Abreu Ferreira Silva Clubes

Domingos Manuel Costa Massena Clubes

Rogério Augusto Gomes Oliveira Clubes

Joaquim Carlos da Cunha Machado Clubes

André Filipe Tempero Pinto Clubes

António Manuel Ferreira Pereira dos Santos Clubes

Carlos Manuel Matias Ferreira Clubes

Luís Nuno Pereira Barrigoto Clubes

Hugo Emanuel Oliveira Gomes Clubes

Fernando Jorge Cardoso Resende Clubes

(9)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Bruno Ricardo de Sousa Lopes Clubes

Marta Sofia Carvalho Ferreira Malheiro Leite Clubes

Mário António da Silva Sousa Clubes

João Pedro Meneses Andias Clubes

Carlos Filipe Fernandes Marques Clubes

Ruben Joel Monteiro Elias Clubes

Ana Rita Amorim Pinto Clubes

Vitor Manuel Barroso Cardoso Clubes

Eleitos para o mandato 2020-2024

A atividade institucional da FPX foi considerável ao longo do ano de 2020, em diferentes domínios da sua responsabilidade máxima de representação do Xadrez Português, quer a nível nacional quer a nível internacional. A FPX fez-se representar em diversos momentos da vida associativa e desportiva nacional e internacional:

 Em Galas e Aniversários de autarquias e parceiros;

 Na Gala do Desporto da CDP e outros eventos de formação da Confederação do Desporto de Portugal;  Nas Assembleias plenárias do Comité Olímpico de Portugal e da Confederação do Desporto de Portugal;  Reunião com as Federações promovidas pelo IPDJ e SEDJ;

 Diversas cerimónias públicas, como apresentação de livros dedicados ao desporto, aniversários de entidades, tertúlias, entre outros.

 No Congresso e assembleia Geral da FIDE

Membro

A FPX representa as suas Associações Territoriais, Clubes e os agentes desportivos junto dos órgãos de tutela, nomeadamente a SEDJ (IPDJ), de forma a assegurar o reconhecimento da importância do Xadrez enquanto modalidade desportiva, bem como a sua integração plena no sistema e no desenvolvimento desportivos nacionais. A FPX é membro de pleno direito dos seguintes organismos, nos quais continuará a participar ativamente:

Nacionais:

COP Comité Olímpico de Portugal

CDP Confederação do Desporto de Portugal

(10)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Internacionais:

FIDE Federação Internacional de Xadrez

ECU Associação Europeia de Xadrez

FIBDA Federação Ibero-americana de Xadrez

A FPX procurou estreitar laços com outras entidades, tentando também uma associação como membro de pleno direito, nomeadamente Comité Paralímpico de Portugal, Federação Académica do Desporto Universitário e Desporto Escolar.

A nível internacional teve uma postura interventiva, tentando junto do órgãos decisores e da mais alta esfera política internacional, mostrar a sua presença e procurar um espaço de intervenção próprio.

Parcerias e Protocolos

Foram revistos alguns protocolos existentes entre a FPX e diversas entidades, tendo como objetivo a renegociação e obtenção de melhores condições a vários níveis.

Procurou-se um estreitamento de relações com as Federações Desportivas, com especial relevância com a Federação de Ginástica de Portugal.

Por outro lado, foram potenciadas as ligações institucionais e comerciais a parceiros específicos de forma a criar um conjunto de serviços disponíveis aos agentes envolvidos no xadrez. Foram revistas condições em unidades hoteleiras, tendo sido procuradas melhores condições em hotéis do país de forma a melhorar a realização de atividades nacionais e regionais. Foram igualmente elaboradas várias parcerias com municípios, de forma a

(11)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

melhorar as condições das provas do calendário nacional, bem como a celebração de protocolos com juntas de freguesia da zona da Grande Lisboa para a introdução do Xadrez nas escolas do 1º Ciclo.

Regulamentação

A FPX continua a pautar a sua ação, atividade e postura, quer no seu dia-dia, quer na organização da sua atividade normal, pelos seguintes princípios:

- Zelar pela justiça, legalidade e bom senso em toda a documentação que rege o funcionamento da FPX, desde as competições às obrigações estatutárias e funcionamento da democracia;

- Adequar toda a sua regulamentação à legislação em vigor (já publicada ou a publicar), nomeadamente no que diz respeito a treinadores, seguro desportivo, antidopagem, entre outros, procurando as melhores e mais eficazes soluções para os envolvidos e para a realidade subjacente;

- Harmonizar e provar os regulamentos e normas que devem reger a sua atividade, enquanto federação dotada de utilidade pública desportiva;

- Implementar regras e procedimentos de atribuição de subsídios/financiamento mais eficazes e mais justos; - Ter particular atenção à regulamentação ou definição de normas e procedimentos para as áreas do funcionamento e articulação de órgãos e serviços, das provas, da disciplina e ética desportiva, da participação em seleções nacionais e da atribuição de galardões e distinções honoríficas.

Assim, a regulamentação aplicada nas diferentes vertentes da atividade continuou a ser melhorada e adequada às obrigações a que a FPX é sujeita, bem como à realidade onde estamos inseridos e também os nossos parceiros. Estão atualmente em vigor os seguintes regulamentos:

- Regulamento de Competições e Filiações 2020/2021; - Procedimentos de Inscrição e Filiação na FPX;

- Regulamento Geral de Seleções Nacionais e Representações Internacionais; - Subsídios de apoio à atividade das Associações Territoriais;

- Procedimentos e Registo das Associações Territoriais; - Procedimentos de Registo e Homologação de Provas.

(12)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Funcionamento e Serviços

Os serviços continuaram a ser alvo de algum investimento, dotando-os de equipamentos informáticos e de comunicação e imagem, de modo a obter-se uma mais eficaz e competente execução das tarefas do quotidiano. A FPX está hoje melhor preparada a este nível, e continuará a investir nos equipamentos que possam melhorar a prestação de um serviço de qualidade à comunidade xadrezistica.

A transferência de instalações, veio transformar por completo a operacionalidade dos serviços e a capacidade de resposta em todos os aspectos, melhorando-os significativamente.

Esta transferência é um marco na já longa história da FPX e os próximos anos se encarregarão de o demonstrar.

Recursos Humandos e Organigrama

Os profissionais da FPX são uma garantia de sustentabilidade e crescimento da organização e são o motor do dia-a-dia da instituição. Face à dimensão da FPX, das suas características muito próprias no espaço nacional e internacional, e das suas obrigações legais e burocráticas que advém de ser uma federação de utilidade pública desportiva, as exigências diárias são bastantes e suportadas pelo quadro profissional da Federação em conjunto com elementos da Direção. O enquadramento dos elementos da Direção ainda não possibilita o exercício das suas funções a tempo inteiro, sendo as tarefas suportadas maioritariamente pelos serviços.

Atualmente trabalham na FPX 3 profissionais: 2 funcionários a tempo inteiro e 1 com uma avença mensal.

Secretariado 1

Comunicação e Imagem 1

Departamento Financeiro / CC 1 Avença mensal

Este organigrama é um modelo teórico otimizado para a organização funcional interna da FPX, que foi adequado e adaptado face à nova realidade estatutária, aos projetos a serem desenvolvidos, à capacidade de reforço da estrutura profissional e ao modelo de gestão da qualidade em implementação:

(13)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

(14)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Comunicação e Imagem

Como tem sido apanágio do mandato desta Direção da FPX, a questão da Comunicação e Imagem afigura-se como um dos vetores fundamentais para a divulgação das nossas atividades e o incremento da melhoria da imagem corporativa da nossa

federação. A cada ano deste nosso percurso introduzimos um valor acrescentado neste

particular, sempre no sentido da modernização da forma de comunicar desta instituição.

Em 2020 consolidámos a remodelação do site da FPX, num processo ainda não terminado, mas muito

enriquecedor, por ser interativo e permitir a intervenção de outros agentes da modalidade.

Mas o maior avanço na divulgação da modalidade foi a introdução de comentários ao vivo durante as

competições, principalmente o Open de Portugal e os Nacionais Absoluto e Feminino. Muitos jogadores

de qualidade participaram neste desafio e os resultados foram claramente compensadores, até porque se

registou uma boa interação com os seguidores. A experiência do Open de Portugal foi particularmente

profícua, já que tivemos jogadores do top mundial a partilhar experiências e a comentar partidas de forma

pedagógica, algo que se transformou numa excelente ferramenta também para a formação e ensino.

O uso de várias câmaras sobre os tabuleiros também trouxe uma visão diferente às partidas e deu aos

nossos principais torneios uma dimensão que nunca tinham tido antes.

Os jogadores que participaram nas diversas competições em tempos de pandemia contribuíram

decisivamente para a excelente imagem deixada pela nossa modalidade, na forma de cumprir todas as

normas estipuladas pelas autoridades. Essa imagem passou para a comunidade em geral e serviu para

reforçar a credibilidade e o prestígio que o xadrez goza na nossa sociedade.

(15)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Associações Territoriais

Segundo a perspetiva da FPX, as Associações são peças-chave para divulgação e desenvolvimento do xadrez a nível local, e cada vez mais poderão desempenhar um papel essencial para ganhar e fidelizar novos praticantes. São estas que coordenam os clubes e respondem por estes perante a FPX e que organizam as provas distritais (individuais e coletivas), as quais trazem sempre competitividade a nível xadrezístico na região pela qual são responsáveis. Considera-se essencial a aproximação da FPX com as Associações e também a criação/reativação de Associações nas regiões em que estas não existem.

Associações Territoriais

AXRAA Associação de Xadrez da Região Autónoma dos Açores Açores

AX Aveiro Associação de Xadrez de Aveiro Aveiro

ADX Beja Associação Distrital de Xadrez de Beja Beja

AXD Braga Associação de Xadrez do Distrito de Braga Braga

AX Bragança Associação de Xadrez de Bragança Bragança

AXD Castelo Branco Associação de Xadrez do Distrito de Castelo Branco Castelo Branco Não ativa

AXD Coimbra Associação de Xadrez do Distrito de Coimbra Coimbra

AXD Faro Associação de Xadrez do Distrito de Faro Faro

AX Leiria Associação de Xadrez de Leiria Leiria

AX Lisboa Associação de Xadrez de Lisboa Lisboa

AX Porto Associação de Xadrez do Porto Porto

AX Santarém Associação de Xadrez de Santarém Santarém Não ativa

AX Setúbal Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal Setúbal

(16)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Calendário 2019/2020 – Provas Realizadas

PROVAS NACIONAIS 2019/2020

Modalidade Escalão Tipo Evento Data Dias Local

SUPER TAÇA Absoluto Equipas Único 20 outubro 2019 1 Pampilhosa

da Serra

CN Jovens SEMI-RÁPIDAS Jovens Individual Único 16 novembro 2019 1 Pombal

CN EQUIPAS Absoluto Equipas

II Divisão e III Divisão Jornada 1ª 14 dezembro 2019 1

Jornada 2ª 11 janeiro 2020 1 Jornada 3ª 08 fevereiro 2020 1 Jornada 4ª 21 março 2020 1 Jornada 5ª 18 abril 2020 1 Concentrado 6ª 16 maio 2020 1 Concentrado 7ª 17 maio 2020 1

III Divisão Eliminatória FF-Elim 31 maio 2020 1

II Divisão Concentrado FF 18 e 19 julho 2020 2

III Divisão Concentrado FF 18 a 19 julho 2020 2

I Divisão Concentrado FF 13 a 19 julho 2020 7

TAÇA DE PORTUGAL Absoluto Equipas

1/64-avos de Final Eliminatória 1ª 07 dezembro 2019 1

1/32-avos de Final Eliminatória 2ª 04 janeiro 2020 1

CN SEMI-RÁPIDAS Absoluto Equipas Único 18 janeiro 2020 1 Marinha

Grande

PORTUGAL OPEN Absoluto Individual Único 25 janeiro a 02

fevereiro 2020 7 Lisboa

CN Jovens Jovens Individual Único 04 a 08 abril 2020 5 Pombal

CN Individual Absoluto Absoluto Individual Único 05 a 13 setembro 2020 8 Odivelas

CN Feminino Feminino Individual Único 06 a 09 setembro 2020 4 Odivelas

Portugal Chess Tour

Guimarães Chess Open

Individual 28 de agosto a 01

setembro 2019 5 Guimarães

XXXI Torneio Activo de

Montemor-o-Velho Individual 07 setembro de 2019 1

Montemor-o-Velho III Torneio Internacional de Xadrez

Cidade de Viriato Individual 21 setembro de 2019 1 Viseu

V Torneio Internacional Pampilhosa

da Serra Individual 19 de outubro de 2019 1

Pampilhosa da Serra

(17)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144 X Open Internacional Marquês de

Pombal Individual

10 a 13 de outubro

2019 3 Pombal

XII Festival Internacional de Xadrez

da Figueira da Foz Individual

27 de outubro a 03

novembro 2019 7

Figueira da Foz Torneio Aberto Internacional de

Xadrez de Ferreira do Alentejo Individual

17 a 21 de dezembro

2019 5

Ferreira do Alentejo 22º Open de Xadrez da Freguesia

Benfica Individual 01 dezembro 2019 1 Lisboa

Open Portugal Individual 25 de janeiro a 01 de

fevereiro 2020 8 Lisboa

Open Portugal Semirrápidas/Cidade

de Lisboa Individual 02 fevereiro de 2020 1 Lisboa

I Open de Xadrez de Trás-os-Montes Individual 05 a 08 de março 4 Macedo de

(18)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Calendário 2019/2020 – Provas não realizadas

PROVAS NACIONAIS 2019/2020

Modalidade Escalão Tipo Evento Data Dias Local

TAÇA DE PORTUGAL Absoluto Equipas

1/16-avos de Final Eliminatória 3ª 28 março 2020 1

Oitavos de Final Eliminatória 4ª 09 maio 2020 1

Quartos de Final Eliminatória 5ª 30 maio 2020 1

Meias-Finais Concentrado 6ª 11 julho 2020 1

Final Concentrado 7ª 12 julho 2020 1

CN Jovens SEMI-RÁPIDAS Jovens Equipas Único 14 março 2020 1

CN Jovens RÁPIDAS Jovens Equipas Único 15 março 2020 1

CN Jovens RÁPIDAS Jovens Individual Único 15 março 2020 1

CN Veteranos SEMI-RÁPIDAS Absoluto Individual Único 04 abril 2020 1

CN Veteranos RÁPIDAS Absoluto Individual Único 04 abril 2020 1

CN Veteranos Absoluto Individual Único 05 a 08 abril 2020 1

CN SEMI-RÁPIDAS Absoluto Individual Único 20 de junho 2020 1

CN RÁPIDAS Absoluto Equipas Único 21 junho 2020 1

CN RÁPIDAS Absoluto Individual Único 21 junho 2020 1

TORNEIO NACIONAL DE MESTRES Absoluto Individual Único 26 julho a 02 agosto

2020 7

TORNEIO NACIONAL DE HONRA Absoluto Individual Único 26 julho a 02 agosto

2020 7

CN Feminino SEMI-RÁPIDAS Feminino Individual Único 05 setembro 2020 1

CN Feminino RÁPIDAS Feminino Individual Único 05 setembro 2020 1

CN Amador Absoluto Individual Único 09 a 12 setembro 2020 4

CN Amador - Rápidas Absoluto Individual Único 13 setembro 2020 1

CN Amador - SemiRápidas Absoluto Individual Único 13 setembro 2020 1

Taça Clubes Formadores Jovens Equipas Único 27 setembro 2020 2

Taça Nacional das Associações Absoluto Equipas Único 26 e 27 setembro 2020 1

Portugal Chess Tour

Open Internacional da Queima das

Fitas Individual 5 Coimbra

XX Profigaia Open Individual 6 Vila Nova de

Gaia Open Internacional Cidade de

(19)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144 II Torneio de Xadrez do Arunca

Individual 1 Soure

(20)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Dados Estatisticos – Filiados por Clube e Escalão

(21)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Dados Estatisticos – Filiados por Clube e Escalão

(22)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Dados Estatisticos – Filiados por Clube e Escalão

(23)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Dados Estatisticos – Filiados por Clube e Escalão

(24)

Relatório de Atividades e Contas | 2019

Dados Estatisticos – Evolução de Filiados e Torneios Homologados

Dados Estatisticos – Repartição Geográfica

2615 2435 2599 2715 2933 2872 3077 3536 3887 3644 391 353 424 423 480 496 507 700 745 669 1529 1382 1520 1622 1694 1793 1854 2179 2463 2144 719 682 708 885 925 1079 1044 990 929 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 2011 2012 2013 2014 2014 2016 2017 2018 2019 2020

Evolução de Filiados

Filiados Femininos Jovens c/ELO activo

41 25 186 808 184 60 258 266 59 212 87 103 216 109 0 200 400 600 800 1000 1

Repartição Geográfica

AXBRAGANÇA AXVILAREAL AXVIANADOCASTELO AXDBRAGA AXPORTO AXAVEIRO

AXVISEU AXCOIMBRA AXLEIRIA AXSANTARÉM AXSETÚBAL ADXBEJA AXFARO AXRAAÇORES AXRAAMADEIRA FPX Linear (AXRAAÇORES)

(25)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Dados Estatisticos – Participantes nos CN Jovens

Dados Estatisticos – Demografia de Filiados

0 50 100 150 200 250 300 350 400 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 351 324 259 254 299 342 335 337 273 155 272 241 261 268 276 315 254 194 250 260

Participantes nos CN Jovens

CNJ Clássicas CNJ Semi-Rápidas 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 2011 2012 2013 2014 2014 2016 2017 2018 2019 2020

Demografia de Filiados

(26)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Dados Estatisticos – Títulos

O quadro em baixo mostra os títulos obtidos entre 2012 e 2020 nas seguintes categorias

Grande Mestre, Mestre Internacional, FIDE Master, Candidato a Mestre, Mestre Internacional Feminina, Mestre FIDE Feminina e Candidata a Mestre.

0 5 10 15 20 25 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020

Títulados Internacionais

GM IM FM CM WIM WFM WCM

(27)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Dados Estatisticos – Títulos

O quadro em baixo mostra os títulos obtidos entre 2012 e 2020 nas seguintes categorias:

Árbitro Internacional, Árbitro FIDE, Organizador Internacional, FIDE Trainer, FIDE Instructor, National Instructor

4 5 5 4 6 7 7 9 11 8 9 9 9 7 6 9 13 12 1 1 1 1 3 3 4 4 3 4 6 6 7 1 1 2 1 1 20 20 23 5 5 5 0 5 10 15 20 25 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020

Títulados Internacionais

IA FA IO FT FI NI

(28)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Promoção do Xadrez

Mantemos como uma das prioridades desta direção a difusão, dinamização e promoção da modalidade nas escolas do ensino básico, com vista a abranger um universo cada vez maior de praticantes, bem como a renovação etária dos nossos jogadores federados.

Com o alargamento da base de captação nas faixas etárias mais jovens, conjugado com a diretriz do Parlamento Europeu no sentido de ser introduzido o xadrez nas escolas dos Estados-Membros da União Europeia, a Federação Portuguesa de Xadrez encetou diversos contactos para a implementação da modalidade nos estabelecimentos de ensino básico, realçando as vantagens pedagógicas e comportamentais que o xadrez proporciona aos alunos.

Esta abordagem permitiu introduzir o xadrez em várias escolas, em horários diversificados, quer durante as horas das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) quer no período das Componentes de Apoio à Família (CAF´s), abrangendo um número significativo de jovens até ao escalão de Sub-12.

Assim, foi possível colocar treinadores nas seguintes escolas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico de Lisboa:

Escola Básica D. Luís da Cunha 114 Alunos

Escola Básica Santo António 137 Alunos

Escola Básica dos Coruchéus 141 Alunos

Escola Básica S. Miguel 120 Alunos

Escola Básica S. João de Brito 100 Alunos

Escola Básica Teixeira de Pascoaes 100 Alunos

Escola Básica Eurico Gonçalves 97 Alunos

Escola Básica S. Sebastião 120 Alunos

Escola Básica nº 1 da Pena 110 Alunos

Escola Básica Sampaio Garrido 300 Alunos

Escola Básica Leão de Arroios 220 Alunos

Escola Básica Alexandre Herculano 220 Alunos

Escola Secundário Rainha D. Amélia 40 Alunos

Escola Básica Homero Serpa 45 Alunos

(29)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

necessidade surge depois de durante 3 anos consecutivos, todas as escolas do 1º ciclo do seu agrupamento já facultarem o ensino do xadrez aos seus alunos.

Infelizmente, com aparecimento da pandemia provocada pela COVID-19, as aulas presenciais foram interrompidas em março de 2020 o que motivou a suspensão destas atividades.

Para alem destas ações localizadas nos estabelecimentos de ensino, destacamos as aulas de demonstração para as escolas, realizadas no Pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa, e que decorreram durante a realização do Open de Portugal. Também os mais idosos tiveram a nossa atenção, com demonstrações da modalidade nas instalações do Pavilhão do Casal Vistoso, e que contaram com a visita de numerosos grupos de participantes da terceira idade, provenientes de todas as freguesias de Lisboa.

O xadrez voltou no dia 26 de fevereiro ao Estabelecimento Prisional de Sintra, com mais um dia dedicado á modalidade, De manhã aulas abertas, que contaram com mais de 50 reclusos da Ala A e B, e de tarde com uma simultânea com 22 participantes.

Desde setembro tem sido devolvido o ensino de xadrez nas escolas de Lousada. Também em Penafiel e Cinfães começaram a ser desenvolvidos projetos, com o apoio da FPX nos locais.

(30)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Olisipíadas

A Câmara Municipal de Lisboa organizou, em parceria com a Federação Portuguesa de Xadrez, a 6.ª edição das Olisipíadas, tendo como objectivo o reforço da participação dos jovens da cidade de Lisboa.

A FPX preparou a organização de todos os momentos da fase escola, local e finais que as Juntas de Freguesia e UIT´s solicitaram, tendo garantido a presença de árbitros certificados nas provas, para além do material e do equipamento para a gestão desportiva, necessário para a sua concretização. Com um numero crescente de participantes nas primeiras provas, a pandemia veio interromper aquela que, possivelmente, seria a edição com um número recorde de jogadores.

Janeiro 2020

17 Olisipiadas - fase escola - CCRCCR

21 Olisipiadas - fase escola - CCRCCR

22 Olisipiadas - fase escola - Escola Vasco da Gama

23 Olisipiadas - fase escola - Escola Infante D Henrique

24 Olisipiadas - fase escola - Escola Parque das Nações

27 Olisipiadas - fase escola - EB 1 Alexandre Herculano

28 Olisipiadas - fase escola - EB 1 Homero Serpa

31 Olisipiadas - fase escola - EB 1 Alexandre Herculano

Fevereiro 2020

8 6ª Olisipíadas 2020 - CCRCCR - Fase Local.

16 6ª Olisipíadas 2020 - EB1 Infante D. Henrique

18 Olisipiadas fase escola - EB 23 Olaias

20 e 21 Olisipíadas Veteranos +55 (Local: Casal Vistoso)

27 Olisipiadas fase escola - Escola Sec Luis Antonio Verney

29 6ª Olisipíadas 2020 - Mercado das Culturas - Arroios

Março 2020

5 Olisipiadas fase escola - Escola Cooperativa ensino os Pioneiros

(31)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Campeonatos Nacional de Xadrez do Desporto Escolar

Atendendo à pandemia da COVID-19 e sabendo da imensa necessidade de continuar a desenvolver atividades, a Federação Portuguesa de Xadrez, em parceria com o Desporto Escolar, organizaram o Campeonato Nacional de Xadrez Escolar Online 2020.

Assim, a organização conjunta de um torneio nacional online na modalidade de Xadrez, em articulação entre o Desporto Escolar e a Federação Portuguesa de Xadrez, abriu apenas mais uma oportunidade para o desenvolvimento de atividades em favor dos alunos e atletas.

O “Campeonato Nacional de Xadrez Escolar Online 2020” decorreu no dia 30 de maio de 2020, por todo o pais, na plataforma “chess.com”.

O canal da Federação Portuguesa de Xadrez no Twitch esteve activo durante a prova com comentários em direto. Links para os torneios por escalão:

> Iniciados (2005-2006): https://www.chess.com/live#t=1239861 > Infantis A (após 2009): https://www.chess.com/live#t=1239859 > Infantis B (2007-2008): https://www.chess.com/live#t=1239858 > Juvenis (2002-2004): https://www.chess.com/live#t=1239864

(32)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Formação

A formação é uma das áreas importantes para o desenvolvimento da nossa modalidade. Em 2020, face ao confinamento resultante da pandemia, as ações evoluíram para transmissão remota, com a utilização das plataformas disponíveis, em particular, a Zoom.

Priorizámos as parcerias com diferentes organizações através de protocolos transversais ao desenvolvimento de variadas atividades de xadrez. Destacamos ainda os protocolos com a DGE/Desporto Escolar na organização de ações de formação certificadas para professores ao nível da iniciação. Paralelamente temos alguns projetos municipais ao nível escolar em desenvolvimento com o nosso apoio também ao nível da formação, onde realizámos alguns eventos. A FPX, conjuntamente com a FIDE, focou-se também na organização de cursos de treinadores e de árbitros para a referida certificação de recursos humanos ao nível da FIDE. Neste último de referir o importante protocolo com a FIDE / Confederação Africana de Xadrez / Confederação Lusófona de Xadrez, no âmbito da organização de seminários FIDE em língua portuguesa, de onde destacamos a realização do seminário de treinadores da FIDE em Dezembro.

Neste ano atípico, a formação contínua para treinadores em B-learning foi uma excelente aposta da nossa modalidade. Esta formação foi aberta não só a treinadores e a participação rondou em média os quarenta participantes e foi de facto uma novidade, com 16 ações realizadas.

A formação de treinadores em Portugal, assente no modelo transversal a todas as modalidades, abreviado por PNFT (Plano Nacional de formação de Treinadores), com publicação da Lei n.º 106/2019, de 6 de setembro, que altera a Lei n.º 40/2012, deu início a um procedimento de revisão a todo o PNFT, e, na parte que compete à FPX, o modelo apresentado pelo nosso organismo para a formação inicial de treinadores de grau I foi já aprovado pelo IPDJ e do qual já realizámos uma primeira ação em 2020.

(33)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

FORMAÇÃO INICIAL DE TREINADORES DE GRAU I - 2020

1.1 Designação da Ação: Formação inicial de Treinadores de Grau I – Madeira

Formador: Paulo Costa (fevereiro de 2020)

1.2 Designação da Ação: Formação inicial de Treinadores de Grau I -

Formador: Paulo Costa (novembro de 2020)

FORMAÇÃO INICIAL DE TREINADORES DE GRAU II - 2020

2.1 Designação da Ação: Formação inicial de Treinadores de Grau II entrega da candidatura para a validação por parte do IPDJ.

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE TREINADORES DE GRAU I, II, III - 2020

3.1 Designação da Ação: O Problemismo em Portugal – Aveiro – 07 de março de 2020

Formador: António Fróis e Pedro Vinagre

3.2 Designação da Ação: Tigran Petrosian e a profilaxia – Formação à distância - 18 a 20 março de 2020

Formador: António Fróis e Sérgio Rocha

3.3 Designação da Ação: Fischer Jogando 1. B3 – Formação à distância – 20 a 22 de março de 2020

Formador: António Fróis e Sérgio Rocha

3.4 Designação da Ação: Rubinstein: A lenda dos Finais – Formação à distãncia – 23 a 25 de março de 2020

Formador: António Fróis e Sérgio Rocha

3.5 Designação da Ação: Caos no Tabuleiro – Formação à distância – 26 a 28 de março de 2020

Formador: António Fróis e Sérgio Rocha

3.6 Designação da Ação: Análise retrógada – Formação à distância – 30 de março a 01 de abril de 2020

Formador: António Fróis e Sérgio Rocha

3.7 Designação da Ação: Candidatos que nunca foram Campeões Mundiais – Formação à distância – 03 a 05 de abril de 2020

Formador: António Fróis e Sérgio Rocha

3.8 Designação da Ação: Gestão de Torneios Xadrez e Swiss Manager – Formação à distância – 07 a 09 de abril de 2020

Formador: Paulo Rocha

3.9 Designação da Ação: Base de dados, software associado e recursos web como ferramentas de xadrez – Formação à distância – 13 a 15 de abril de 2020

Formador: Paulo Costa

3.10 Designação da Ação: Glórias do Xadrez Nacional – Formação à distância – 27 a 29 de abril de 2020

(34)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

3.11 Designação da Ação: Xadrez e Comunicação Social – Formação à distância – 03 a 05 de maio de 2020

Formador: Paulo Felizes

3.12 Designação da Ação: Xadrez960 e outros – Formação à distância – 04 a 06 de junho de 2020

Formador: António Fróis e Sérgio Rocha

3.13 Designação da Ação: Estratégia do meio-jogo: Centros Fechados e Muro de Pedra – Formação distância

Formador: António Fróis e Sérgio Rocha

3.14 Designação da Ação: Xadrez por correspondência em Portugal – Formação distância – 29 junho a 02 de julho de 2020

Formador: Salvador Marques, Luis Grego, Horácio Neto e Francisco Pessoa

3.15 Designação da Ação: – Casos práticos de Arbitragem - Formação distância - 19 e 20 de dezembro de 2020

Formador: Carlos Oliveira Dias

3.16 Designação da Ação: Relógios, gestão e transmissão de partidas – Formação distância – 03 a 05 de novembro de 2020

Formador: Rui Guimarães

3.17 Designação da Ação: Xadrez adaptado: A realizar em 2021.

FORMAÇÃO INICIAL DE ÁRBITROS - 2020

4.1 Ação de Formação Inicial para Árbitros – Portimão (Adiado devido ao COVID-19)

Formador: Carlos Oliveira Dias

4.2 Ação de Formação Inicial para Árbitros – Leça da Palmeira (Adiado devido ao COVID-19)

Formador: Paulo Rocha

4.3 Ação de Formação Inicial para Árbitros – Sintra (Adiado devido ao COVID-19)

Formador: Luís Maninha

4.3 Ação de Formação Inicial para Árbitros – Coimbra- Dezembro 2020

(35)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE ÁRBITROS - 2020

5.1 Ação de Formação Contínua para Árbitros: Casos práticos de arbitragem: Formação à distância – 19 e 20 de novembro 2020

Formador: Carlos Oliveira Dias

5.2 Designação da Ação: Relógios, gestão e transmissão de partidas – Formação distância –03 e 05 de novembro de 2020

Formador – Rui Guimarães

5.3 Designação da Ação: Gestão de Torneios Xadrez e Swiss Manager – Formação à distância – 07 a 09 de abril de 2020

Formador: Paulo Rocha

FORMAÇÃO INICIAL DE XADREZ PARA PROFESSORES - 2020

6.1 Designação da Ação: Ensino do Xadrez na Escola II: “Adptando o Treino do Xadrez de Clube a ambiente Escolar” – Madeira

Formador – Paulo Costa

6.2 Designação da Ação: Ensino do Xadrez na Escola I: “Como abordar a modalidade em ambiente escolar” – Penafiel

Formador – Paulo Costa

6.3 Designação da Ação: Ensino do Xadrez na Escola I: “Como abordar a modalidade em ambiente escolar” – Lisboa (Adiado)

Formador – Paulo Costa

6.4 Designação da Ação: Ensino do Xadrez na Escola I: “Como abordar a modalidade em ambiente escolar” – Viana do Castelo (Adiado)

Formador – Paulo Costa

6.5 Designação da Ação: Ensino do Xadrez na Escola I: “Como abordar a modalidade em ambiente escolar” – Santarém (Adiado)

Formador – Paulo Costa

6.6 Designação da Ação: Ensino do Xadrez na Escola I: “Como abordar a modalidade em ambiente escolar” – Açores (Adiado)

Formador – Paulo Costa

6.7 Designação da Ação: Ensino do Xadrez na Escola I: “Como abordar a modalidade em ambiente escolar” – Cinfães - dezembro

Formador – Paulo Costa

WORKSHOP PARA PROFESSORES - 2020

7.1 Designação da Ação: WorkShop – Ensino de Xadrez na Escola 1º Ciclo – Madeira – fevereiro de 2020

Formador – Paulo Costa

7.2 Designação da Ação: WorkShop – Iniciação prática ao jogo de Xadrez – Escolas de Penafiel- dezembro

(36)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

FORMAÇÃO PARA DIRIGENTES , PROFESSORES, SECCIONISTAS, DIRETORES DE PROVA - 2020

8.1 Designação da Ação: Organização do Clube de Xadrez, gestão de torneios e apontamentos sobre arbitragem (Adiado)

Formador: Paulo Costa

SEMINÁRIO DE TREINADORES DA FIDE

9.1 Designação da Ação: FIDE Trainer Seminar (formação para certificação de treinadores no âmbito da Federação internacional de Xadrez (FIDE) – Dezembro de 2020

Formador: António Fróis e Sérgio Rocha

SEMINÁRIO DE ÁRBITROS DA FIDE

10.1 Designação da Ação: FIDE ARBITER SEMINAR (formação para certificação de treinadores no âmbito da Federação internacional de Xadrez (FIDE) – (Adiado 2021)

(37)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Sensibilização à prática do Xadrez e Etica

A Federação Portuguesa de Xadrez lançou um vídeo promocional do Xadrez em língua portuguesa que foi amplamente divulgado nas redes sociais. A locução do vídeo foi realizada pelo actor José Nobre.

O vídeo encontra-se disponível na conta oficial do youtube da Federação Portuguesa de Xadrez em:

https://www.youtube.com/fpxadrez

O Clube de Xadrez de Braga recebeu o prémio de fair-play entregue pelo cordernador nacional do plano de ética no desporto pela atitude demonstrada frente ao Grupo de Xadrez do Porto numa jornada do Campeonato Nacional por Equipas referente à época 2019/2020.

(38)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Circuito Nacional / Portugal Chess Tour

Apesar de amputado de cinco das 16 provas devido à pandemia da COVID-19, o Portugal Chess Tour 2019/2020 afirmou-se como um circuito bem sucedido, com excelentes torneios e participação de jogadores muito cotados. O grande dominador do circuito foi o grande mestre arménio Karen Grigoryan, que, mesmo sem as cinco provas que faltariam realizar, já tinha garantido o triunfo. Foi ele quem também se impôs no Open de Portugal, na vertente de clássicas e de semi-rápidas.

O melhor jogador luso no Portugal Chess Tour foi o jovem mestre FIDE José Francisco Veiga (A.Xat), que viu premiada a regularidade e persistência com um segundo lugar final.

O ano de 2020 já contou com duas provas do Portugal Chess Tour 2020/2021, o Open Marquês de Pombal e o Open da Figueira da Foz. Em ambos os torneios o vencedor foi o inevitável Karen Grigoryan, que parece posicionar-se para repetir o sucesso do circuito 2019/2020.

(39)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Portugal Open 2020

Num torneio com a participação de sete dezenas de titulados, entre eles 16 grandes mestres (14 absolutos e dois femininos), o Open de Portugal assistiu à consagração do grande mestre arménio Karen Grigoryan, à frente dos categorizados grandes mestres Evgeny Alekseev (Rússia) e Eduardo Iturrizaga (Venezuela), e viu o holandês Hugo Tem Hertog conseguir a terceira e definitiva norma de grande mestre. O grande torneio luso confirmou mais uma vez a vocação de consagrar jovens talentos internacionais.

A prova teve a participação de 220 jogadores e realizou-se, à semelhança das edições anteriores, no segundo pavilhão do Complexo do Casal Vistoso, em Lisboa. A FPX manteve os elevados padrões de qualidade neste torneio e desta vez acrescentou uma novidade, os comentários em direto às principais partidas, também posteriormente analisadas pelos jogadores.

O melhor jogador português no Open foi o mestre internacional Rui Dâmaso, em 14.º, logo seguido do também MI André Sousa (15.º). Destaque para a excelente performance da mestre FIDE feminina Rita Jorge, que esteve perto de uma norma de mestre internacional feminina.

Na vertente de semi-rápidas, Karen Grigoryan repetiu a dose, apesar da forte concorrência dos grandes mestres Aleksandar Indjic (Sérvia) e Nikita Petrov (Rússia).

(40)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Plano Financeiro

O ano de 2020, como é do conhecimento de todos, foi afetado de forma definitiva pela pandemia, implicando a eliminação de uma série de provas. Após o primeiro confinamento percebemos de imediato que as datas disponíveis seriam necessariamente poucas. Foi necessário hierarquizar as provas ainda não concluídas e outras ainda nem sequer iniciadas, de forma escrupulosa, tendo sido possível realizar com inegável êxito as principais provas do calendário. Ainda assim esta redução de provas não teve como consequência uma redução de custos condizente. As normas da Direção Geral de Saúde no sentido de acautelar a saúde pública implicaram um acréscimo muito significativo de custos. O integral cumprimento das referidas normas, por parte da FPX, na aquisição de 25 novas mesas de maior dimensão, dispensadores de álcool gel individuais, produtos de limpeza, alugueres de salas para as derradeiras sessões das 2.ª e 3.ª divisões, reforço de árbitros e custos acrescidos de deslocações, ultrapassaram os 10 mil euros.

O cancelamento da primeira data do Campeonato Nacional de Jovens, em cima do início da prova e em virtude do primeiro período de confinamento, já com diversos pagamentos feitos à hotelaria local implicaram custo de cerca de 10 mil euros, em virtude da não devolução dos valores pagos por parte dos hotéis. A FPX ficou ainda assim com um crédito a seu favor desse mesmo montante para eventual utilização futura. Esperamos poder vir a ser ressarcidos por esta via ainda ao longo de 2021.

De referir ainda os custos de taxa de justiça, exigidos em virtude de acção interposta junto do TAD (Tribunal Arbitral do Desporto), em que a AX Gaia e a Profigaia solicitaram a impugnação do campeonato Nacional da 1.ª Divisão, processo de que mais viriam a desistir. Em nosso entender, processo completamente absurdo.

Plano Administrativo

Como muitas outras atividades, a FPX sentiu também a necessidade de permitir aos seus colaboradores a possibilidade de teletrabalho, procurando deste modo minimizar os riscos inerentes às deslocações em transportes públicos, tantas vezes sem condições sanitárias minimamente aceitáveis.

A Direção da FPX tomou a iniciativa de registar a marca “Federação Portuguesa de Xadrez” através do INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Este registo, atribuído a 20 de Maio de 2020, contempla as seguintes atividades - Administração [organização] de competições;

- Condução de seminários;

- Direção de seminários de instrução;

- Organização de cerimónias de atribuição de prémios; - Organização de competições;

(41)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144 - Organização de demonstrações para fins educativos.

- O registo de marca defende a FPX do uso abusivo da inclusão do seu nome nas atividades referidas.

Participação Internacional

As interação competitiva do xadrez português além-fronteiras em 2020 teve de ficar reduzida a torneios online, criados pelos nossos parceiros internacionais para tentar substituir a competição presencial.

A nível de seleções, Portugal participou nas Olimpíadas Online, uma prova a necessitar de um enquadramento regulamentar mais sólido. As seleções em competição eram mistas e também incluíam jovens jogadores. No caso de Portugal, a FPX optou por uma formação jovem e mais adaptada à prática online da modalidade. A nossa representação começou na 3.ª Divisão, tendo saído vitoriosa no respetivo grupo. Seguiu-se o apuramento para a 2.ª Divisão, mas o nível da maior parte dos adversários era superior em termos de ranking e de títulos. Assim, Portugal ficou na oitava posição no respetivo grupo, ficando longe do apuramento para a Top Division.

A nível individual, Portugal marcou presença no campeonato Ibero Americano Online. O grande mestre Jorge Ferreira passou a fase prévia, eliminado o candidato a mestre Facundo Vasquez (Uruguai), por 2,5-0,5. O cotado jogador luso, no entanto, seria afastado na primeira ronda, pelo grande mestre argentino Federico Perez, que triunfou por 3,5-1,5. O mestre internacional André Sousa não passou a fase prévia, ao perder com o mestre internacional de Andorra Jordi Fulvia (2-4), o mesmo sucedendo com Mariana Silva, derrotada pelo grande mestre cubano Isan Ortiz (0,5-3,5). Meia centena de jogadoras lusas representaram a nossa seleção num torneio feminino de preparação designado “Batalha de Equipas”. Portugal jogou o Grupo B e terminou na quarta posição, atrás da Áustria, Inglaterra e República Checa e à frente da Suíça.

Ainda ao nível do xadrez feminino, foram realizados dois estágios de preparação, coordenados pelo mestre internacional Sérgio Rocha. Em ambos os casos participaram 13 jogadoras.

Foi um ano particularmente difícil para os jovens mais cotados do xadrez português, que se viram privados da possibilidade de participação em provas internacionais. Uma pequena compensação foi um estágio com 40 jogadores, realizado em novembro e dezembro.

Com uma equipa de 30 tabuleiros formada sobretudo por gente jovem, Portugal fez-se ainda representar no Campeonato Mediterrânico Online. Dos quatro torneios efetuados, num grupo com 10 seleções, a melhor classificação do conjunto luso foi na prova de “Bullet”, com um quinto lugar.

(42)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Campeonato Ibero-americano Online Mediterrânico - Online

Competições Feminino Online

Torneio de preparação feminino jogaram 50.

https://lichess.org/tournament/zGUeBhK4

https://lichess.org/tournament/5YQD6ZxI https://lichess.org/tournament/xhvNIsfI

Estágios

- Estagio Selecção Feminina Março-Abril

Foram selecionadas 13 jogadoras o estágio foi lecionado por Sérgio Rocha

- Estagio Selecção Feminina Maio- Junho

Foram selecionadas 13 jogadoras o estagio foi lecionado por Sérgio Rocha

- Estágio Selecção Jovens Novembro-Dezembro

(43)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Competição Nacional

Como sucedeu com todas as modalidades desportivas em Portugal e um pouco por todo o Mundo, as competições programadas para 2020 sofreram um enorme contratempo, devido à pandemia do novo coronavírus. Por não ser uma modalidade desportiva sazonal, o xadrez presencial ainda aproveitou a pequena janela de oportunidade concedida pelas autoridades e foi possível á FPX organizar as competições mais importantes.

Antes da entrada em força da pandemia, que forçou o confinamento geral e a paragem de toda a atividade desportiva, já se haviam disputado o Campeonato Nacional de Semi-rápidas por Equipas, no qual triunfou o Estrelas de S. João de Brito, em igualdade pontual com o GD Dias Ferreira.

Seguiu-se o Open de Portugal, com o triunfo do grande mestre arménio Karen Grigoryan, que seria também o dominador do Portugal Chess Tour. O melhor jogador português no Open luso foi o mestre internacional Rui Dâmaso, na 14.ª posição, logo seguido do também MI André Sousa (15.º).

A paragem competitiva levou ao cancelamento forçado de 19 provas do calendário nacional, um número que pode parecer substancial, mas convém recordar que havia provas desdobradas nos ritmos de clássicas, semi-rápidas e rápidas, como sucedia, por exemplo, com os Veteranos, os Amadores e o Feminino.

A retoma competitiva surgiu com o Nacional por Equipas da 1.ª Divisão, que decorreu no pavilhão de Rio de Moinhos (Penafiel), em condições de grande espaço nunca antes vistas no nosso país. Numa prova muito emotiva e decidida nos últimos lances, o título ficou para o GD Dias Ferreira, que juntou o sucesso à norma e título do respetivo primeiro tabuleiro, o húngaro Gabor Nagy. A A.Xat Montemor-o-Novo, campeã do ano anterior, ficou na segunda posição, enquanto a Assembleia Figueirense fechou o pódio.

Os campeonatos das 2.ª e 3.ª Divisões foram retomados no final da época – que foi possível estender até ao fim de outubro -, tendo, em ambos os casos, terminado com os títulos das equipas A e B do Estrelas de S. João de Brito, respetivamente.

Também com excelentes condições decorreram paralelamente, em Odivelas, os Nacionais Absoluto e Feminino. Na final do Nacional Absoluto André Ventura Sousa (Profigaia) repetiu o título do ano anterior (o terceiro em quatro anos), numa interessante luta com o jovem Bruno Martins (A.Xat), que foi a revelação do torneio, durante o qual atingiu os 2300 pontos Elo que lhe outorgaram o título de mestre FIDE.

No lado feminino registou-se uma surpresa, com a jovem de 14 anos Sara Soares (EX Porto) a sagrar-se campeã a uma jornada do fim, superando a também muito jovem Filipa Pipiras (GD Dias Ferreira) e a campeã do ano anterior, Mariana Silva (CX A2D).

Os Nacionais de Jovens foram realizados no início de setembro, em Pombal, tendo sido as várias categorias separadas de forma a não permitir mais de 70 jogadores por jornada no mesmo espaço. Dos vários títulos destacamos o de José Guilherme Santos nos Sub-18, jogador que confirmaria a boa forma dois meses depois, ao conseguir o título de mestre FIDE durante o Open da Figueira da Foz.

(44)

Relatório de Atividades e Contas | 2020

Federação Portuguesa de Xadrez, UPD

Rua Sarmento de Beires nº 33 Loja A 1900-411 Lisboa Portugal | NIF: 501617078 | www.fpx.pt:fpx@fpx.pt; t/f. +351 213579144

Competição Nacional – Títulos Atribuidos

Títulos Nacionais

prova género class. Clube Atleta

CN Equipas http://chess-results.com/tnr491090.aspx?lan=1

1ª Divisão Equipas 1º GD Dias Ferreira A

10 Equipas 2º A.XAT Montemor-o-Novo

3º Assembleia Figueirense

CN Equipas http://chess-results.com/tnr539772.aspx?lan=10&art=0

2ª Divisão - FF Equipas 1º Estrela São João de Brito A

3 Equipas 2º CCD Corvos do Lis A

3º CX A2D A

CN Equipas http://chess-results.com/tnr540268.aspx?lan=10&art=0

3ª Divisão - FF Equipas 1º Estrelas S. João de Brito B

3 Equipas 2º Colégio Português

3º Clube EDP - Lisboa

CN SEMI-RÁPIDAS http://chess-results.com/tnr495678.aspx?lan=10

95 Equipas Equipas 1º Estrelas de São de Brito A

2º GD Dias Ferreira 3º AA Coimbra

SUPER TAÇA http://chess-results.com/tnr479817.aspx?lan=10

2 Equipas Equipas 1º A.XAT Montemor-o-Novo

Referências

Documentos relacionados

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PESCA DESPORTIVA REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO CLUBES.. Este Campeonato disputa-se em quatro provas, com a duração de

[r]

[r]

Justificativa para conceito 4:Em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC, páginas 58 a 60), a avaliação do processo ensino-aprendizagem prevê o uso de mecanismos

Mas ele é ( verbo ser, no Presente do Indicativo ) apenas um gato e não tinha tido ( verbo ter, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples do Indicativo ) tempo de aprender (

Violeta fez uma viagem ao campo durante o verão. Não gostava era de saber que lá existia uma alcateia que aterrorizava as ovelhas da quinta “Ramalhete”. Sublinha todos os nomes

Defensivos Naturais Itaberaba ABRAÃO SAMPAIO FIGUEIREDO 84336862591 Defensivos Naturais Itaberaba AMANDA LUIZA GOMES DE ALMEID]A 06769517590 Defensivos Naturais Itaberaba