• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR Perindopril Zentiva 2 mg comprimidos

Perindopril Zentiva 4 mg comprimidos Perindopril tert-butilamina

Leia atentamente este folheto, antes de tomar deste medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste Folheto:

1. O que é PERINDOPRIL ZENTIVA e para que é utilizado 2. Antes de tomar PERINDOPRIL ZENTIVA

3. Como tomar PERINDOPRIL ZENTIVA 4. Efeitos secundários possíveis

5. Conservação de PERINDOPRIL ZENTIVA 6. Outras informações

1. O QUE É PERINDOPRIL ZENTIVA E PARA QUE É UTILIZADO

PERINDOPRIL ZENTIVA pertence a uma classe de medicamentos chamados inibidores da enzima de conversão da angiotensina, que actuam dilatando os vasos sanguíneos, o que facilita o seu coração a bombear o sangue através deles.

PERINDOPRIL ZENTIVA comprimidos é usado: para tratar a tensão arterial elevada (hipertensão)

para tratar a insuficiência cardíaca (uma condição em que o coração não é capaz de bombear o suficiente para satisfazer as necessidades corporais)

para reduzir o risco de eventos cardíacos, tais como enfarte do miocárdio, em doentes com doença arterial coronária estável (uma condição em que o fornecimento de sangue ao coração está reduzido ou bloqueado), e em doentes com história de enfarte do miocárdio e/ou submetidos a cirurgia para melhorar o fornecimento de sangue para o coração através da dilatação dos vasos que o fornecem.

2. ANTES DE TOMAR PERINDOPRIL ZENTIVA Não tome PERINDOPRIL ZENTIVA:

se tem alergia (hipersensibilidade) ao perindopril ou a qualquer outro inibidor da ECA, ou a qualquer outro componente do comprimido (ver secção 6).

(2)

Se teve sintomas tais como respiração ofegante, inchaço da face, língua ou garganta, comichão intensa, desfalecimento ou tonturas com tratamento anterior com inibidor da ECA ou se teve estes sintomas noutra ocasião (a esta situação chama-se angioedema). Se tem tendência hereditária para inchaço dos tecidos ou inchaço dos tecidos de origem desconhecida (angioedema hereditário ou idiopático).

Se estiver grávida há mais de três meses (também é melhor evitar PERINDOPRIL ZENTIVA no início da gravidez – ver secção da gravidez).

Se achar que alguma das situações mencionadas é aplicável a si não tome os comprimidos. Consulte o seu médico e tenha em conta a sua recomendação.

Tome especial cuidado com PERINDOPRIL ZENTIVA:

ANTES de tomar PERINDOPRIL ZENTIVA deve confirmar com o seu médico:

se estiver em risco uma diminuição excessiva da tensão arterial. Pode ser o caso, entre outros, se sofrer de insuficiência cardíaca, compromisso da função renal com alterações no equilíbrio do sal e dos líquidos, p.ex. porque toma diuréticos (medicamentos que aumentam a produção de urina) ou porque mantém uma dieta pobre em sal ou como consequência de vómitos e diarreia.

se tiver estenose da aorta (estreitamento do principal vaso sanguíneo que sai do coração), estenose da válvula mitral (estreitamento da válvula mitral do coração) cardiomiopatia hipertrófica (doença do músculo cardíaco) ou estenose da artéria renal (estreitamento da artéria que fornece sangue ao rim).

se vai ter de fazer um tratamento de dessensibilização para reduzir os efeitos de uma alergia picadas de abelha ou vespa.

se está a fazer uma aferése de LDL (que é a remoção de colesterol do seu sangue através de uma máquina)

se tem um problema cardíaco se tem problemas de fígado

se tem problemas de rins ou fez recentemente um transplante renal se está a fazer diálise

se sofre de uma doença do colagéneo, tal como lúpus eritematoso sistémico ou esclerodermia.

está a fazer uma dieta restrita de sal ou utiliza substitutos de sal que contenham potássio. se sofre de diabetes não controlada

Deverá informar o seu médico se pensa que está, ou pode vir a estar, grávida. PERINDOPRIL ZENTIVA não é recomendado durante o início da gravidez e não deve ser utilizado se tiver mais de 3 meses de gravidez, uma vez que poderá causar danos graves ao seu bebé se utilizado nesta fase (ver secção Gravidez).

PERINDOPRIL ZENTIVA comprimidos não deverão ser utilizado em crianças.

Deverá também informar o seu médico se estiver a tomar PERINDOPRIL ZENTIVA e: se teve um episódio de dor no peito (angina pectoris)

se vai ser submetido a uma anestesia e/ou cirurgia se sofreu recentemente diarreia ou vómito

(3)

se a sua pressão arterial não é suficientemente reduzida devido a uma afiliação étnica (particularmente em doentes com cor de pele negra).

se tem tosse seca persistente.

Ao tomar PERINDOPRIL ZENTIVA com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou se tiver tomado recentemente qualquer outro medicamento, incluíndo medicamentos obtidos sem receita médica ou de origem natural. Deverá confirmar com o seu médico se está a tomar algum dos seguintes medicamentos de modo a ter a certeza que de é seguro tomar PERINDOPRIL ZENTIVA: outros medicamentos para o tratamento da hipertensão incluindo diuréticos;

diuréticos popadores de potássio (ex:espirinolactona, triamterene ou amilorida): suplementos de potássio ou substitutos do sal contendo potássio;

medicamentos para o tratamento da diabetes (insulina ou comprimidos) para diminuição do açucar no sangue;

lítio para o tratamento da mania ou depressão

medicamentos para o tratamento de doenças mentais tais como depressão, ansiedade, esquizofrenia ou outras psicoses

alopurinol para o tratamento da gota

imunosupressores utilizados para o tratamento de doenças auto-imunes (ex: artrite reumatóide) ou após transplante.

procaínamida, para o tratamento de batimentos cardíacos irregulares

medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINE’s) para o alívio da dor, incluíndo aspirina (se a dose for igual ou superior a 3 g/dia)

medicamentos utilizados para o tratamento da pressão arterial baixa, choque ou asma (ex: epinefrina, noradrenalina ou adrenalina)

vasodilatadores incluindo nitratos (medicamento que torna os vasos sanguíneos mais largos)

heparina (medicamento para diluir o sangue).

Pergunte ao seu médico se não tiver a certeza que tipo de medicamentos são estes.

Informe o seu médico ou dentista antes de receber um anestésico ou de uma cirurgia, uma vez que a sua pressão arterial pode diminuir subitamente durante a anestesia.

Ao tomar PERINDOPRIL ZENTIVA com alimentos e bebidas

Recomenda-se que PERINDOPRIL ZENTIVA seja tomado antes de uma refeição com uma quantidade suficiente de líquido (ex: água) de modo a reduzir a influência dos alimentos no mecanismo de acção do medicamento.

Aditivos alimentares contendo potássio ou subsitutos do sal não devem ser utilizados se tomar PERINDOPRIL ZENTIVA. As concentrações plasmáticas de potássio podem ser muito elevadas. Além disso, a ingestão de quantidades muito grandes de sal (cloreto de sódio) na dieta pode reduzir o efeito antihipertensivo de PERINDOPRIL ZENTIVA. Gravidez e Aleitamento

(4)

Deverá alertar o seu médico se pensa que está (ou pode vir a estar) grávida. O seu médico irá normalmente aconselhá-la a parar o tratamento com perindopril antes de ficar grávida ou o mais depressa possível após descoberta de uma gravidez, e iá aconselhá-la a tomar outro medicamento em vez do perindopril. O perindopril não é recomendado no início da gravidez e não deve ser utilizado se tiver mais de 3 meses de gravidez, uma vez que poderá causar danos graves ao seu bebé se utilizado após o terceiro mês de gravidez. Amamentação

Informe o seu médico se está a amamentar ou se está prestes a começar a amamentar. O perindopril não é recomendado para mães que estão a amamentar e se desejar amamentar, o seu médico deve escolher outro tratamento para si, especialmente se o seu bebé é recém-nascido ou se nasceu prematuramente.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Condução de veículos e utilização de máquinas

Não foram efectuados quaisquer estudos para avaliar os efeitos na condução de veículos ou utilização de máquinas. No entanto, PERINDOPRIL ZENTIVA não afecta o estado de vigilância mas, reacções diferentes tais como tonturas ou fraqueza, relacionada com a diminuição da pressão arterial podem ocorrer em alguns doentes, especialmente no início do tratamento ou quando há um aumento de dose. Se for afectado, a sua capacidade de conduzir ou operar máquinas pode ser prejudicada.

Informações importantes sobre alguns ingredientes de PERINDOPRIL ZENTIVA

PERINDOPRIL ZENTIVA contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem alguma intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR PERINDOPRIL ZENTIVA

Tomar PERINDOPRIL ZENTIVA sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

PERINDOPRIL ZENTIVA pode ser utilizado sozinho ou em combinação com outros medicamentos para diminuir a pressão arterial.

As posologias habituais para PERINDOPRIL ZENTIVA são: Hipertensão arterial:

A dose inicial recomendada é de 4 mg por dia, numa toma matinal. Em doentes idosos, doentes com pressão arterial baixa ou insuficiência cardíaca, pode ser utilizada uma dose inicial de 2 mg.

Após um mês de tratamento, a dose pode ser aumentada para 4 mg por dia e se necessário para 8 mg por dia.

(5)

O tratamento deve ser iniciado com 2 mg por dia sobre vigilância médica apertada. Após duas semanas de tratamento, pode ser aumentada para 4 mg se necessário.

Doença arterial coronária estável:

A dose inicial habitual é de 4 mg uma vez por dia. Após duas semanas, e se a dose de 4 mg for bem tolerada, pode haver um aumento para 8 mg uma vez por dia.

Se tiver mais de 65 anos, a dose inicial habitual é de 2 mg uma vez por dia. Após uma semana, esta pode ser aumentada até 4 mg e na semana seguinte até 8 mg uma vez por dia.

O seu médico poderá fazer-lhe análises sanguíneas para verificar se os seus rins estão a funcionar correctamente antes de aumentar a dose para os 8 mg.

Em caso de compromisso renal ou hepático o seu médico irá ajustar-lhe a posologia de PERINDOPRIL ZENTIVA.

Tome o seu comprimido com um copo de água, preferencialmente todos os dias à mesma hora, de manhã, antes de uma refeição.

Se estiver a tomar diuréticos, o seu médico poderá decidir reduzir ou descontinuar estes medicamentos, no início do tratamento com PERINDOPRIL ZENTIVA.

PERINDOPRIL ZENTIVA não é adequado para o uso em crianças. Se tomar mais PERINDOPRIL ZENTIVA do que deveria

Se tomou mais comprimidos do que deveria, contacte imediatamente o serviço de urgência hospitalar mais próximo ou o seu médico. O efeito mais provável em caso de sobredosagem é uma diminuição da pressão arterial. Se ocorrer uma baixa de pressão arterial marcada (sintomas tais como tonturas ou desfalecimento), deitar-se com as pernas elevadas pode ajudar.

Caso se tenha esquecido de tomar PERINDOPRIL ZENTIVA

É importante que tome o seu medicamento todos os dias. No entanto, se se esqueceu de tomar uma ou mais doses, tome-a assim que se lembrar e depois continue o tratamento tal como foi prescrito. Não tome uma dose a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar.

Se parar de tomar PERINDOPRIL ZENTIVA

Consulte sempre o seu médico se desejar parar o seu tratamento. Mesmo que se sinta bem, poderá ser necessário continuar a tomar este medicamento.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, PERINDOPRIL ZENTIVA pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

(6)

Estes efeitos adversos ocorrem pouco frequentemente (afectando menos de 1 em cada 100 pessoas). No entanto, se sentir alguma dos seguintes efeitos adversos, contacte o seu médico imediatamente:

Inchaço da cara, lábios, boca, língua e garganta Dificuldade em respirar

Tonturas ou desfalecimento

Ritmo cardíaco acelerado ou irregular

Estes são sintomas de uma reacção séria (angioedema) que pode ocorrer com todos os medicamentos deste tipo (inibidores da ECA). Deverá ser tratada imediatamente, nomeadamente no hospital.

Outros efeitos adversos

Frequentes (afectam menos de 1 em cada 10 pessoas): Tosse, dificuldade em respirar

Vertigens ligeiras devido à baixa de pressão arterial (em particular após as primeiras doses, quando há um aumento de dose ou quando também são tomados diuréticos)

Dor de cabeça, tontura, cansaço, parestesia (sensação de formigueiro), cãibras musculares, perturbações visuais (ex.: visão turva, dor nos olhos), zumbidos

Náusea, vómitos, dor abdominal, alterações do sabor dos alimentos, sensação de indigestão, diarreia, obstipação

Erupção cutânea, comichão Sensação de fraqueza

Pouco frequentes (afectam menos de 1 pessoa em cada 100) Alterações do humor ou perturbações do sono

Broncoespasmo (aperto no peito, pieira, falta de ar) Boca seca

Problemas renais Impotência Suores

Muito raros (afectam menos de 1 em cada 10 000 pessoas) Confusão

Ritmo cardíaco irregular, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (estes foram notificados com inibidores da ECA em combinação com pressão arterial baixa)

Angina pectoris (angina de peito)

Pneumonia eosinófila (tipo de pneumonia rara), rinite

Pancreatite (inflamação do pâncreas), hepatite (inflamação do fígado)

Eritema multiforme (reacção cutânea resultante de uma reacção alérgica provocada por várias causas)

Problemas renais agudos

Alterações na contagem das células sanguíneas: o seu médico poderá solicitar-lhe análises sanguíneas frequentes para monitorizar esta situação

Desconhecidas (não pode calculada a partir dos dados disponíveis) Hipoglicémia (diminuição dos níveis de açúcar no sangue)

(7)

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR PERINDOPRIL ZENTIVA Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize PERINDOPRIL ZENTIVA após o prazo de validade impresso na embalagem. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Conservar abaixo de 25ºC.

Conserve na embalagem original de modo a proteger da luz.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de PERINDOPRIL ZENTIVA: A substância activa é perindopril tert-butilamina. PERINDOPRIL ZENTIVA 2 mg comprimidos:

Cada comprimido contém 1,669 mg de perindopril (na forma de sal sódico), equivalente a 2 mg de perindopril tert-butilamina.

PERINDOPRIL ZENTIVA 4 mg comprimidos:

Cada comprimido contém 3,338 mg de perindopril (na forma de sal sódico), equivalente a 4 mg de perindopril tert-butilamina. Outros ingredientes: Celulose microcristalina Estearato de magnésio Lactose anidra Amido de milho Talco

Qual o aspecto de PERINDOPRIL ZENTIVA e conteúdo da embalagem

2 mg: comprimidos de cor branca a creme, oblongos com uma linha de quebra em cada face. Têm impresso “2” num dos lados da linha de quebra em cada uma das faces do comprimido. A linha de quebra é apenas para partir o comprimido facilitando a sua deglutição e não para o dividir em duas doses iguais.

(8)

4 mg: comprimidos de cor branca a creme, oblongos com uma linha de quebra em cada face. A linha de quebra é apenas para partir o comprimido facilitando a sua deglutição e não para o dividir em duas doses iguais.

Blister Alumínio/Alumínio.

Embalagens de 30 e 90 comprimidos

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Sanofi-Aventis – Produtos Farmacêuticos, Lda.

Empreendimento Lagoas Park Edifício 7 – 3º piso 2740-244 Porto Salvo Fabricante: Weimer Pharma GmbH Im Steingerüst 30, 76437 Rastatt Germany Telefone: 0049 7222 504-0 Fax: 0049 7222 52478 info@weimer.de

Nome do medicamento noutros estados membros: UK: Perindopril 2mg tablets Perindopril 4mg tablets CZ: Pricoron 2mg Pricoron 4mg FR: Perindopril Zentiva 2 mg Perindopril Zentiva 4 mg LV: Pricoron 2mg tabletes Pricoron 4mg tabletes RO: Pricoron 2mg comprimate Pricoron 4mg comprimate

(9)

Referências

Documentos relacionados

Para as perdas e saída do produto que não se incendiaram, a água nebulizada pode ser utilizada para dispersar os vapores inflamáveis e proteger as pessoas ocupadas a parar

Assim, objetivou-se investigar a ocorrência de sintomas indicativos de Transtornos Mentais Comuns entre estudantes do curso de Enfermagem, em faculdade de município do

Em caso de incêndio arrefecer imediatamente os contentores para evitar o perigo de explosões (decomposição do produto, sobrepressões) e o desenvolvimento de

a) as necessidades são limitadas e os recursos disponíveis são escassos; b) as necessidades são ilimitadas e os recursos disponíveis são escassos; c) as necessidades são ilimitadas

O presente trabalho teve por objetivo avaliar os métodos da Identidade de Modelos, das Variáveis Dummy (binárias) e da Análise de Variância, utilizados para a comparação

O relato a seguir apresenta os resultados do projeto de pesquisa, cuja proposta se pautou na recuperação de parte do acervo em audiovisual no formato 16mm, do

Considerando que a sociedade, segundo Baudrillard, não consome apenas o próprio produto, sua utilidade, mas também seu valor simbólico é sobre ele que a comunicação publicitária

Os Fóruns Regionais foram desenhados pelo Centro de Desenvolvimento de Capacidades (CDC) e têm como objetivo desenvolver redes culturais e contribuir para a construção de