• Nenhum resultado encontrado

Universidade. Estácio de Sá. Indústria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade. Estácio de Sá. Indústria"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Universidade

Estácio de Sá

(2)

A Estácio

Hoje reconhecida como a maior instituição particu-lar de ensino superior do país, a Universidade Estácio

de Sá iniciou suas atividades em 1970, como Faculdades

Integradas. Atualmente, dispõe de 39 campi no Estado do

Rio de Janeiro e também está presente nos Estados de São

Paulo (Ourinhos), Minas Gerais (Belo Horizonte e Juiz de

Fora), Espírito Santo (Vitória e Vila Velha), Santa Catarina

(Florianópolis) e Mato Grosso do Sul (Campo Grande),

abrangendo uma comunidade de mais de 170 mil pessoas,

entre alunos, professores e colaboradores.

Nessa trajetória, merece menção o caráter pioneiro

e progressista da Instituição, comprovado em dezenas de

realizações inovadoras em seus 36 anos de existência.

Dentre essas iniciativas, pode-se destacar a criação do

Instituto Politécnico Universitário, o primeiro centro

de formação para o trabalho do país, no qual, em até dois

anos e meio, o aluno pode obter o diploma de nível superior

em áreas profissionais não contempladas pela graduação

tradicional.

Para proporcionar oportunidades de estágio, treina-mento e emprego para seus alunos, a Estácio conta com a

Diretoria de Estágios e Empregos (Direm) – setor que

mantém mais de 16 mil empresas cadastradas e que, em

2006, até o mês de junho, ofereceu 10.136 vagas de em-prego e encaminhou para estágio mais de 52 mil alunos.

Convidamos você a conhecer a Universidade Estácio

de Sá, pessoalmente ou através do site www.estacio.br.

Certamente ficará surpreendido com o que ela possui para

lhe oferecer.

(3)

InDúStrIA

• Automação Industrial

• tecnologia Pesqueira

• Ciências Aeronáuticas

Habilitação em Aviões e Helicópteros

• Engenharia Civil

• Engenharia de Alimentos

• Engenharia de Petróleo e Gás

• Engenharia de Produção

Ênfase em Gestão Econômica

• Engenharia de Produção

Ênfase em Gerência de Produção

• Engenharia Elétrica

Ênfase em telecomunicações

• Engenharia Elétrica

Ênfase em Computação e Automação

• Gestão e Planejamento Ambiental

• Gestão em Construção Civil

• Gestão de Segurança do trabalho

• Gestão de Segurança Empresarial

• Gestão para a Indústria de Petróleo e Gás

• Mecânica Industrial

Conheça também os cursos das áreas de

Artes, Design e Moda • Comunicação

Gestão e Negócios • Humanas

Informática e Telecomunicações • Licenciaturas

Saúde • Turismo, Hotelaria e Gastronomia

(4)

AUtOMAÇÃO InDUStrIAL

Graduação em 2 anos e meio

Instituto Politécnico Universitário

Profissão

Esse profissional otimiza, racionaliza e moderniza as técnicas de produção utilizadas no setor industrial, por meio do emprego de sistemas de automação adequados a cada caso, levando em conta características técnicas, econômicas, gerenciais e humanas. Obtém-se assim a melhoria da qualidade, reduzindo o desperdício e, conseqüentemente, colocando produtos competitivos no mercado.

Diferencial

• Certificações intermediárias que habilitam o aluno a ingressar no mercado de trabalho, antes do término da graduação, como Analista em Sistemas Eletroeletrônicos; Analista em Sistemas de Informática Industrial e Analista em Sistemas de Automação e Controle.

Mercado de trabalho

Empresas que utilizam sistemas de produção em série, softwares e equipamentos de automação industrial, desenvolvendo e aplicando novas tecnologias no que diz respeito a instrumentos e equipamentos de controle de processos.

(5)

tECnOLOGIA PESQUEIrA

Graduação em 2 anos e meio

Instituto Politécnico Universitário

Profissão

Esse profissional atua nas áreas de pesca (técnicas de capturas extra-tivistas, apetrechos utilizados e respectivas embarcações em oceanos e regiões costeiras); tecnologia em aqüicultura (técnicas de bioprodução de animais aquáticos e suas estruturas); tecnologia do processamento do pescado (técnicas de manipulação, conservação e processamento do pescado a bordo ou em terra); gestão ambiental e dos recursos pesqueiros.

Diferenciais

• Grade de disciplinas constantemente atualizada, acompanhando as mudanças do mercado pesqueiro. • Único curso de graduação nessa área na região de Cabo Frio Mercado de trabalho Pólo Pesqueiro de Cabo Frio, empresas de pesca, fazendas de cultivo de organismos aquáticos, processadoras de pescado, intituições ambientais e órgãos públicos.

(6)

CIÊnCIAS AErOnÁUtICAS

Graduação em 3 anos

Habilitação em Aviões e Helicópteros

Profissão

Profissional habilitado ao gerenciamento completo de aeronaves, atuando como especialista em operações aéreas, regulamentação e operação de aeronaves, etc. Além disso, é capacitado a desempenhar, em terra, ativi-dades nas áreas administrativas, operacionais e nas relativas às seguranças (aérea e aeroportuária); elaborar Manuais Gerais de Operações (MGO) de empresas aéreas; elaborar os Certificados de Habilitação de Empresa de Transporte Aéreo (CHETA); ministrar treinamentos teóricos e práticos nas aeronaves em que estiver habilitado e trabalhar em atividades adminis-trativas e operacionais nas áreas governamentais da aviação civil. Diferenciais • Curso homologado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Aci-dentes (Cenipa), o que credencia em termos de segurança de vôo. • Conceito MB em todos os quesitos avaliados pelo MEC: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas. • Escritório Aeronáutico Modelo (EAM), que abriga a empresa aérea Tema Virtual Transportes Aéreos, na qual os alunos estagiam, realizando todos os procedimentos operacionais e administrativos, inclusive uma viagem no simulador.

(7)

• Aulas práticas de pilotagem em instituições conveniadas: Escola Na-cional de Pilotagem e Aeroclube do Brasil (Aeroporto de Jacarepaguá) e Escola de Pilotagem de Maricá (Aeroporto de Maricá). • Simuladores de vôo homologados pelo DAC. Mercado de trabalho Companhias aéreas regulares, não regulares e empresas de táxi aéreo. O mercado aeronáutico se encontra em franca expansão e, nesse cenário, o turismo tem papel de destaque, além da demanda crescente por profissionais também no setor de exploração de petróleo, trans-portando profissionais e equipamentos, e de transporte de cargas e/ou passageiros.

(8)

EnGEnHArIA CIVIL

Graduação em 4 anos e meio

Profissão

A atuação do engenheiro civil está ligada à análise, planejamento e execução de projetos que visam ao bem-estar da sociedade e à proteção do meio ambiente. Os conceitos implícitos na formação do engenheiro civil devem abranger as áreas de projeto e execução de estruturas, construção civil, saneamento básico, transportes e aproveitamento de recursos naturais. Além disso, o engenheiro civil – por ter uma forma-ção com forte base matemática e física, reforçada por conhecimentos administrativos e econômicos – é um dos profissionais de engenharia mais requisitados pelo mercado de trabalho. Sua profissão, de formação generalista, é de fácil adaptação a diversas áreas.

Diferencial

• Sólida formação básica e profissional por meio das mais modernas fer-ramentas utilizadas no ensino de engenharia civil – os conhecimentos tradicionais do curso, aliados a disciplinas voltadas para as áreas de meio ambiente e de produção, fazem deste um dos mais atualizados e modernos cursos de Engenharia Civil do Brasil. Mercado de trabalho Empresas de projetos de engenharia civil, nas áreas de estruturas, geo-tecnia, construção civil, saneamento e recursos hídricos, entre outras; empresas de incorporação, construção e gerenciamento de obras civis; órgãos e empresas governamentais; órgãos e empresas de pesquisas.

(9)

EnGEnHArIA DE ALIMEntOS

Graduação em 5 anos

Profissão

O engenheiro de alimentos – que utiliza conhecimentos das ciências exatas e biológicas – é um profissional valorizado pela indústria de produtos alimentícios, indústria de insumos e equipamentos e também pelos órgãos públicos de fiscalização e regulamentação de alimentos e bebidas. Ele atua na cadeia de produção: beneficiamento, processa-mento, garantia de qualidade, embalagem, distribuição, legislação de alimentos e bebidas e segurança alimentar. Diferenciais • Moderno laboratório de análise em microbiologia, desenvolvimento de processos e biotecnologia, voltado para o controle de qualidade e produtivi-dade dos alimentos, assim como todo o processo de pesquisa e produção de alimentos e bebidas. • Os professores do curso são mestres ou doutores e possuem experiência no mercado de trabalho. • Conceito MB na avaliação do MEC nos quesitos organização didático-pedagógica e instalações físicas. Mercado de trabalho Indústrias produtoras e importadoras de alimentos e bebidas; supermer-cados de grande porte e cooperativas agropecuárias; laboratórios de análises químicas, físicas, físico-químicas e microbiológicas; setores relacionados ao processamento de alimentos e bebidas, como o de vendas técnicas, marketing de novos produtos e legislação; secretarias municipais e estaduais, em abastecimento e distribuição de merenda escolar e centros de abastecimento de alimentos; empresas de consul-toria em alimentos, de aditivos alimentares, de limpeza e sanitização e de produção de equipamentos industriais.

(10)

EnGEnHArIA DE PEtrÓLEO

E GÁS

Graduação em 5 anos

Profissão

O setor de Petróleo e Gás – hoje o grande motor da economia fluminense – responde por 80% de toda a produção nacional de petróleo. O profis-sional de Engenharia de Petróleo e Gás atua especialmente nas áreas de prospecção, transporte, armazenamento, comercialização, segurança, análise de projetos, responsabilidade social e ambiental.

Diferencial

• Prática profissional nos laboratórios de química, física, geologia e, principalmente, no laboratório de visualização 3D.

Mercado de trabalho

Mercado de trabalho extremamente atraente, com grande número de vagas disponíveis e faixa salarial acima do mercado. A demanda por novos profissionais (previsão de mais de 90 mil) pode ser observada, principalmente, no montante de investimento previsto para os próximos 5 anos – mais de R$ 100 bilhões de dólares, só no Brasil.

(11)

EnGEnHArIA DE PrODUÇÃO

Graduação em 4 anos e meio

Ênfase em Gestão Econômica

Profissão

O engenheiro de produção com habilitação em gestão econômica é um profissional adequado a participar das atividades de projeto, implantação e manutenção de sistemas. A Engenharia de Produção é responsável pela integração de processos produtivos, permitindo a perfeita coordenação de tarefas de responsabilidades técnica e administrativa. O profissional está capacitado para trabalhar em diversos ramos, como produção, administração e finanças, entre outros.

Ele atua como um canal de integração entre os sistemas técnicos (en-genharias) e a área administrativa da empresa, o que facilita a criação e a administração de novos produtos e serviços.

Diferencial

• Fornece ao graduado uma ambientação tecnológico-econômica com uma base financeira substantiva – prepara o aluno simultaneamente para concursos públicos.

Mercado de trabalho

Oportunidades na iniciativa privada: indústrias em geral, coordenando au-tomatização de processos, planejamento e controle da produção, sistemas de controle de qualidade, etc.; setor financeiro: corretoras, bancos de inves-timento, seguradoras, fundos de pensão e empresas de auditoria, atuando como analista de investimentos, planejador de operações ou auditor. Oportunidades no setor público: autarquias como Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), agências reguladoras (Aneel, Anatel, ANP, ANS, Anvisa, Antaq, Antt), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tesouro Nacional; empresas estatais como Petrobrás, Furnas, etc.

(12)

EnGEnHArIA DE PrODUÇÃO

Graduação em 4 anos e meio

Ênfase em Gerência de Produção

Profissão

O engenheiro de produção com habilitação em gerência de produção, tanto de bens como de serviços, atua na aplicação de três áreas do conhecimento científico: gestão, otimização e simulação de processos de produção. Ele é o responsável pelas atividades da fabricação indus-trial, dos métodos e seqüências de produção industrial em geral e do produto industrializado.

Diferencial

• Pioneiro na exploração científica de logística empresarial e processos de otimização – o profissional formado pelo curso é capaz de atender às mais específicas exigências do gerenciamento industrial moderno.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para essa área da Engenharia de Produção tem-se mostrado extremamente diversificado.

Como gestor de produção o engenheiro atua nas áreas de processos de manufaturas, sendo o responsável por sua otimização. As grandes empresas nacionais e multinacionais – como Petrobrás, Furnas, CVRD, CSN e Michelin, entre outras – são grandes empregadoras.

(13)

EnGEnHArIA ELÉtrICA

Graduação em 5 anos

Ênfase em telecomunicações

Profissão O engenheiro de telecomunicações atua em todas as etapas dos proces-sos de produção e de serviços que utilizem tecnologias da informação, bem como em atividades pertinentes a projeto, instalação, manutenção e supervisão de equipamentos eletroeletrônicos, redes convergentes (dados, imagem e voz), comunicações via satélite, sistemas e radiodi-fusão e demais áreas das telecomunicações.

Diferenciais

• Prática da profissão em laboratórios de Eletrônica (Básica e Linear), Sistemas Digitais, Redes, Cabeamento Estrutural, Transmissão, Propa-gação e Antenas, Fibras Ópticas e TV a Cabo, Química Geral e Física. • Experiência profissional e titulação do corpo docente.

Mercado de trabalho

Organizações e empresas, públicas e privadas, que utilizem tecnologia de informações, ou tráfego de voz, imagens e dados, como empresas de telefonia fixa e móvel; de consultoria em telecomunicações; de teleprocessamento e transmissão de dados; prestadoras de serviço de manutenção e de infra-estrutura em telecomunicações; instaladoras de redes de telecomunicações e de computadores.

(14)

EnGEnHArIA ELÉtrICA

Graduação em 4 anos e meio

Ênfase em Computação e Automação

Profissão

O profissional de Engenharia Elétrica com ênfase em Computação e Automação trabalha com sistemas computacionais, tecnologias da infor-mação, redes de computadores, banco de dados, aplicativos, controle e automação de processos, engenharia de software, eletrônica embarcada, comunicação de dados e interfaces elétricas e eletrônicas para sistemas de informação e automação de processos. Além de desenvolver e super-visionar projetos de equipamentos e sistemas de informática, o profis-sional atua, também, na manutenção e suporte da tecnologia integrada dos demais equipamentos com os sistemas básicos de computação.

Diferenciais

• Prática da profissão em laboratórios de Eletrônica (Básica e Linear), Sistemas Digitais, Redes de Computadores e Industriais, Cabeamento Estrutural, Simulação Computacional/Robótica, Automação de Proces-sos, Interfaces e Periféricos, Eletrônica Industrial, Química Geral e Física, entre outros.

(15)

Mercado de trabalho

Organizações e empresas públicas e privadas que utilizem tecnologia da informação, redes de computadores, controle e automação de pro-cessos e comunicações de dados; fábricas de software; engenharia de

software, integração de sistemas, robótica, eletrônica embarcada e

(16)

GEStÃO E PLAnEJAMEntO

AMBIEntAL

Graduação em 2 anos

Instituto Politécnico Universitário

Profissão

Analista ambiental. Auxilia na preservação dos recursos naturais, tendo a capacidade de abordar as características dos impactos ambientais dentro de um contexto socioeconômico relevante, abordando, assim, a gestão ambiental nos processos industriais.

Diferencial

• Certificação intermediária que habilita o aluno a ingressar no mercado de trabalho, antes do término da graduação, como Analista em Meio Ambiente.

Mercado de trabalho

Empresas de produção de bens e serviços; indústrias em geral; empresas de consultoria; órgãos governamentais e não-governamentais.

(17)

GEStÃO EM COnStrUÇÃO CIVIL

Graduação em 2 anos e meio

Instituto Politécnico Universitário

Profissão Gestão e prática de ações próprias da construção civil, voltadas para planejamento, custeio, gerenciamento de metas e prazos, administração de recursos humanos e materiais, com ênfase na condução de projetos, obras e reformas. Diferencial • Disciplinas diretamente voltadas para o mercado de trabalho, como Técnicas Usuais e Cuidados no Gerenciamento de Processos, Projetos e Obras; Caminhos para o Planejamento Eficaz e Controle com Resul- tados; Como Conquistar Qualidade sem Aumento de Custos Operacio-nais; Mecanismos para Viabilização de Metas e Prazos.

Mercado de trabalho

(18)

GEStÃO DE SEGUrAnÇA

DO trABALHO

Graduação em 2 anos e meio

Instituto Politécnico Universitário

Profissão

Esse profissional atua na área de gestão de preservacão da saúde e da segurança dos trabalhadores, através de gerenciamento e administração de projetos, objetivando a prevenção de acidentes e a melhoria das condições de trabalho, da produtividade e da qualidade de vida nas empresas.

Diferenciais

• Certificações intermediárias que habilitam o aluno a ingressar no mercado de trabalho, antes do término da graduação, como Analista em Regulamentação do Setor de Segurança do Trabalho; Analista de Riscos do Trabalho e Analista em Sistemas de Gestão de Segurança do Trabalho.

(19)

Mercado de trabalho

Indústrias eletroeletrônica, metalmecânica, madeireira, têxtil, siderúr-gica, petroquímica, extrativa, da construção civil, de transformação, etc.; na área de auditoria; em empresas de produção e distribuição de eletricidade, gás e água; em empresas de transportes, comércio e serviços em geral.

(20)

GEStÃO DE SEGUrAnÇA

EMPrESArIAL

Graduação em 2 anos

Instituto Politécnico Universitário

Profissão

O profissional atua em segmentos de segurança empresarial e privada, desenvolvendo a capacidade de prevenir e detectar riscos de qualquer natureza que possam atingir a integridade patrimonial, por meio do planejamento e uso de tecnologias adequadas.

Diferencial

• Certificações intermediárias que habilitam o aluno para ingressar no mercado de trabalho, antes do término da graduação, como Segurança Patrimonial e Segurança Pessoal e Analista de Inteligência Empresarial e Segurança da Informação. Mercado de trabalho Estabelecimentos industriais e comerciais, empresas de vigilância e segu-rança bancária, instituições de administração da segurança empresarial e privada em todos os seus segmentos e níveis. Em razão do aumento da violência, a segurança privada é o segmento empregatício que mais cresce no Brasil e no mundo.

(21)

GEStÃO PArA A InDúStrIA

DE PEtrÓLEO E GÁS

Graduação em 2 anos e meio

Instituto Politécnico Universitário

Supervisão: Wagner Granja Victer, secretário de Energia, da Indústria

Naval e do Petróleo do Estado do Rio de Janeiro

Coordenação Acadêmica: Osvaldo Queiroga, mestre em Geologia pela

UFRJ

Profissão

Gestor das diversas fases da cadeia produtiva do petróleo e do gás natural – exploração, produção, transporte, refino, comercialização, dis-tribuição e logística – e das principais tecnologias, métodos e sistemas. Esse profissional deve realizar, com responsabilidade social, autonomia, consciência ambiental e ética, as atividades de supervisão e apoio ao gerenciamento de empresas que atuam direta ou indiretamente na ca-deia produtiva de petróleo e gás.

Diferenciais

• Supervisor, coordenador e professores renomados no mercado. • Certificação intermediária que habilita o aluno a ingressar no mercado

de trabalho, antes do término da graduação, como Analista de Proces-sos Industriais.

Mercado de trabalho

Empresas dos segmentos industrial e comercial de petróleo e gás – área em expansão no Brasil e no exterior.

(22)

MECÂnICA InDUStrIAL

Graduação em 2 anos e meio

Instituto Politécnico Universitário

Profissão

O mecânico industrial faz manutenção de equipamentos mecânicos industriais. O profissional tem de planejar, gerenciar, implementar e supervisionar sistemas e áreas ou setores de manutenção; treinar e chefiar equipes de manutenção; propor e aplicar novas tecnologias aos processos; além de ter postura ética e atenta ao meio ambiente. Pode atuar como encarregado de manutenção; controlador de qualidade; mecânico reparador; supervisor de produção; apontador; almoxarife técnico e estoquista; inspetor de segurança; mantenedor de máquinas; mecânico de máquinas; em instrumentação e calibração; perito, técnico e encarregado de serviços mecânicos e/ou elétricos.

Diferenciais

• Disciplinas estruturadas nas bases do conhecimento científico, tec-nológico e de gestão.

• Graduação com ênfase nas áreas de gestão da manufatura e ma-nutenção.

(23)

Mercado de trabalho

Na área de manutenção em empresas públicas, privadas, prestadoras de serviços e na indústria em geral. Manutenção de máquinas e equipa-mentos; produção industrial de móveis; siderurgia e metalurgia; petróleo e petroquímica; indústria naval; produção de couro e calçados; setor elétrico – produção e distribuição de energia; segmento automotivo – autopeças, produção de autos; climatização de ambientes/manutenção predial; indústria bélica e transportes.

(24)

www.estacio.br

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, ao oferecer o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Saúde Estética, a UFPE afirma sua vocação para a formação de recursos humanos de qualidade

diria, mesmo, mais: temos no próprio Freud um exemplo que prova que sua fórmula, segundo a qual a perversão é o negativo da neurose, não deve ser tomada como o foi durante muito

Constitui objeto do presente instrumento o Registro de Preços para futura e eventual aquisição de EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS, para atender ao Serviço Nacional de

A alternativa de um reestudo do processo, que resultou na hipótese de instalação de um sistema de lavagem em forma de cascata na etapa de enxágüe, onde diminuiria o araste dos

Levando em conta a metodologia proposta, para a análise dos argumentos mediante a identificação e resolução do estudo de caso, verificamos a qualidade de boa argumentação

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

O presente estudo foi realizado com o objetivo de descrever o perfil das mulheres que tiveram parto na maternidade do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago em