• Nenhum resultado encontrado

INFUSÕES DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFUSÕES DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

INFUSÕES DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS

Desde a mais remota antiguidade que o homem tem vindo a colher e misturar várias plantas aromáticas e medicinais – uma arte que tem passado de geração em geração.

Fazer uma infusão de plantas frescas ou secas, consiste numa forma simples e pura de beneficiar dos efeitos positivos destas plantas. É um ritual que nos proporciona serenidade, divertimento e harmonia.

As infusões de plantas aromáticas e medicinais da BIOVER, combinam um excelente sabor com uma boa influência na saúde. Todas as infusões possuem plantas provenientes do modo de produção biológico* e não contêm aromas, sabores, corantes ou conservantes adicionados.

A embalagem individual em saquetas garante uma conservação máxima das plantas e dos seus ingredientes activos.

Para melhores efeitos, as infusões da BIOVER devem ser usadas em combinação com outros suplementos alimentares da gama BIOVER.

1. PLANTAS SIMPLES

CAMOMILA

A camomila tem vindo a ser apreciada há séculos, pela sua excepcional acção calmante sobre o sistema digestivo, aliviando sintomas relacionados com o estômago (acidez, azia) e intestinos.

Sugestão: O chá de camomila pode ser usado para dar brilho e reflexos a cabelos louros. Basta passar por água o cabelo com o chá de camomila e deixar secar. O chá de camomila frio pode também ser usado como uma loção purificante e refrescante da pele. Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 4-5 chávenas de chá por dia.

Ingredientes: Camomila alemã* Matricaria chamomilla

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 1,3g cada

TÍLIA

As lindas brácteas (flores e pequenas folhas) das tileiras têm há muito estado a associadas ao descanso e à serenidade. Ideal para uma boa noite de sono, inclusive para crianças. A tília exerce também um efeito calmante nas vias respiratórias.

Sugestão: O chá de tília frio pode ser usado como uma loção calmante para peles sensíveis e avermelhadas.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 4-5 chávenas de chá por dia.

Ingredientes: Brácteas de Tília* Tília cordata

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 2g cada

URTIGA VULGAR

A urtiga possui vários usos populares. Tradicionalmente, tem vindo a ser usada pelas suas qualidades purificantes. É especialmente recomendada para aliviar articulações tensas e como um auxiliar para o bom funcionamento dos rins.

Sugestão: O chá de urtiga frio pode ser usado como uma loção para peles oleosas.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 5 ou mais chávenas de chá por dia.

Ingredientes: Urtiga vulgar* Urtica dioica

(2)

HORTELÃ-PIMENTA

A hortelã-pimenta consiste num auxiliar ideal contra gases intestinais (flatulência) e a sensação de estômago cheio e inchado. Relaxa os intestinos. Melhora a digestão e alivia as constipações de Inverno.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 4-5 chávenas de chá por dia.

Ingredientes: Hortelã-pimenta* Mentha piperita

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 1,7g cada

ROOIBOS

Saboroso e saudável! Esta é uma descrição curta mas precisa do rooibos. Rooibos cresce na África do sul. As suas folhas são apanhadas, esmagadas e deixadas ao sol para oxidarem, dando origem a um chá com uma distinta cor vermelha.

Rooibos não contém cafeína ou teína e é rico em antioxidantes. Esta bebida relaxante é ideal antes de dormir e é tradicionalmente usada pelas suas inúmeras qualidades benéficas, nomeadamente pelo seu teor em antioxidantes polifenólicos (flavonóides e ácidos fenólicos) que combatem radicais livres. É usado em casos de cólicas, alergias, insónias, problemas digestivos e dores de cabeça. Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 4-5 chávenas de chá por dia.

Ingredientes: Chá Vermelho Rooibos* Aspalathus linearis

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 2g cada

ROSA – ESTIMULANTE

A rosa é naturalmente rica em vitaminas. Este chá é portanto frequentemente usado como estimulante ou como auxiliar da melhoria da resistência natural do organismo.

Sugestão: Adicionar uma colher de chá de açúcar a uma chávena de água fervente com uma saqueta de chá e deixar em infusão até arrefecer. Encher 1/3 de um copo com esta mistura e adicionar água gaseificada, para obter uma bebida realmente refrescante de verão. É também delicioso em licores.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 4-5 chávenas de chá por dia.

Ingredientes: Rosa* Rosa canina

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 2g cada

FLORES DE SABUGUEIRO – VIAS RESPIRATÓRIAS

As flores de sabugueiro têm um sabor bem característico, conseguem aliar ao mesmo tempo um sabor fresco e suave. Deixe em infusão algum tempo para difundir todos os seus aromas. A infusão de flores de sabugueiro é utilizada desde tempos imemoriais logo que surgiam as primeiras geadas e os nevoeiros frios e cerrados, de forma a suavizar as vias respiratórias.

Sugestão: esta infusão também pode ser bebida fria ou gelada no verão.

Modo de Usar: deitar água a ferver sobre a saqueta de ervas e deixar em infusão durante 3 a 5 minutos. Tomar cerca de 5 chávenas por dia.

Ingredientes: Flores de sabugueiro* (Sambucus nigra flos) (*cultura biológica). É importante manter um regime alimentar variado e um modo de vida saudável. Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão bio

(3)

ANTI-STRESS - PARA UMA BOA NOITE DE SONO

O stress da vida moderna pode frequentemente levar a incertezas e preocupações. Sentimo-nos sob pressão e sofremos frequentemente de dificuldades a adormecer. Esta infusão de plantas calmantes vai ajudar a relaxar e a proporcionar descanso e uma boa noite de sono.

A erva-cidreira, a valeriana, o lúpulo e a tília são tradicionalmente usados pela sua acção tranquilizante. O hipericão vai desanuviar os maus humores, diminuir as tensões e recuperar a boa disposição e o bom humor.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 2-3 chávenas de chá por dia e uma chávena adicional antes do deitar.

Ingredientes: Erva-cidreira* Melissa officinalis, hipericão* Hypericum perforatum, tília* Tlia cordata, lúcia-lima* Lippia citriodora, valeriana* Valeriana officinalis, alcaçús* Glycyrrhiza glabra, laranja* Citrus sinensis e lúpulo* Humulus lupulus.

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 2g cada

Atenção: Não usar durante a gravidez e período de aleitamento. Contém hipericão, que pode afectar a acção de certos medicamentos. Consultar o médico antes de iniciar o tratamento com hipericão e evitar prolongadas exposições ao sol durante o seu uso.

ALEITAMENTO MATERNO

O aleitamento com leite materno consiste na forma mais natural de amamentar. Contudo, nem tudo corre como planeamos. Mesmo que não hajam problemas, esta infusão consiste numa preciosa ajuda.

Contém funcho e sementes de alcarávia, excelentes para estimularem a secreção de leite e para combaterem espasmos em bebés. A erva-cidreira é calmante tanto para a mãe, como para a criança.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 4-5 chávenas de chá por dia.

Ingredientes: Erva-cidreira* Melissa officinalis, funcho* Foeniculum vulgare, sementes de alcarávia* Carum carvi, laranja doce*

Citrus sinensis e alcaçús* Glycyrrhiza glabra.

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 1,9g cada

COLESTEROL

Muitas pessoas controlam os seus níveis de colesterol e a manutenção dos níveis do bom colesterol é importante para um bom estado de saúde. Esta infusão vai ajudar na luta contra o colesterol.

Curcuma, chá verde e dente de leão são plantas benéficas para combater o colesterol. O honeybush é uma planta versátil com qualidades anti-oxidantes, tornando-o ideal como parte de uma dieta de controlo do colesterol. O alcaçús confere um excelente sabor.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 3 chávenas de chá por dia, antes ou durante as principais refeições.

Ingredientes: Chá verde* Camellia sinensis, honeybush* Cyclopia intermedia, alcaçús* Glycyrrhiza glabra, curcuma* Curcuma longa

e dente de leão* Taraxacum officinale.

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 2g cada

CIRCULAÇÃO – PARA UMA SENSAÇÃO DE PERNAS LEVES

Períodos prolongados de estar sentado ou em pé, excesso de calor, após uma longa caminhada, etc., podem causar fadiga, pernas pesadas e cansadas. Este problema pode ser aliviado melhorando a elasticidade e flexibilidade das veias sanguíneas. Existem várias plantas medicinais que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea, sendo a mais conhecida a folha de vinha vermelha. Sugestão: dormir com os pés mais elevados do que o resto do corpo, massajar regularmente as pernas (debaixo para cima), tomar um banho de pés refrescante,…

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 2-3 chávenas de chá por dia.

Ingredientes: Videira vermelha* Vitis vinifera, meliloto* Melilotus officinalis, solidago* Solidago virgaurea, camomila* Matricaria chamomilla, hamamélis* Hamamelis virginiana, espinheiro-alvar* Crataegus monogyna e hortelã spearmint* Mentha viridis.

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 1,5g cada

Atenção: Não usar durante a gravidez e período de aleitamento, sem prévio conselho médico.

BELEZA DA PELE – PARA A LUMINOSIDADE DA PELE

A pele é o reflexo de um bom estado de saúde. Pela purificação do organismo de toxinas, proporciona-se uma aparência fresca e saudável. São conhecidos desde a mais remota antiguidade, os efeitos benéficos de algumas plantas medicinais para obter uma pele jovem. A bardana e o amor-perfeito são famosos pelas suas qualidades purificantes, enquanto que a urtiga e o chá verde vão ajudar a eliminar as toxinas do organismo. O funcho e a camomila vão promover um bom funcionamento intestinal. O dente de leão vai estimular a limpeza do fígado.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 3-4 chávenas de chá por dia.

Ingredientes: Chá verde* Camellia sinensis, urtiga vulgar* Urtica dioica, rosa* Rosa canina, bardana* Arctium lappa, dente de leão*

Taraxacum officinale, amor-perfeito* Viola tricolor, erva-cidreira* Melissa officinalis, camomila* Matricaria chamomilla, funcho*

Foeniculum vulgare e hibiscus* Hibiscus sabdariffa.

(4)

DIGESTÃO – PARA ALIVIAR A SENSAÇÃO DE ESTÔMAGO PESADO APÓS AS REFEIÇÕES

Muita quantidade, muito depressa, muito gordo, muito pesado… Temos que admitir: por vezes, todos abusamos do nosso sistema digestivo. Esta infusão digestiva consiste em plantas medicinais conhecidas pelos seus efeitos positivos sobre o fígado, vesícula biliar e na digestão em geral. Após uma refeição pesada, uma chávena desta bebida refrescante vai ajudar o estômago a ter uma sensação de leveza. O boldo intervém na purificação da vesícula biliar, enquanto que o dente de leão vai auxiliar na digestão de alimentos pesados. O cardo mariano estimula e protege o fígado. A hortelã-pimenta confere a esta infusão um agradável sabor e actua como um anti-dispéptico.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber uma chávena de chá cerca de meia-hora antes das refeições ou sempre que necessário. Beber 3 chávenas de chá por dia. Ingredientes: Dente de leão* Taraxacum officinale, boldo* Peumus boldus, hortelã-pimenta* Mentha piperita e cardo mariano*

Silybum marianum.

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 2g cada

Atenção: Não usar durante a gravidez e período de aleitamento. Em caso de problemas nas vias biliares, não utilizar sem prévio conselho médico.

EQUILÍBRIO FEMININO – PARA PEQUENOS MALES DO FORO FEMININO

Quer seja devido à posição da lua, a um determinado período do mês ou a um período da vida, é um facto que muitas mulheres são frequentemente confrontadas com problemas de irritabilidade, transpiração excessiva, afrontamentos, nervosismo, insónias, etc. Desde a mais remota antiguidade que as mulheres têm vindo a usar as plantas medicinais para combaterem estes problemas e para melhorar o seu estado de bem-estar em geral. Esta deliciosa bebida para senhoras, vai ajudar a redescobrir o equilíbrio feminino de forma natural.

A salva possui renome pelas suas qualidades reguladoras do suor. A veleriana e a erva-cidreira possuem um efeito calmante e proporcionam uma boa noite de sono. A raiz de dente de leão intervém na acção do fígado e exerce uma influência positiva no equilíbrio dos fluidos, combatendo a retenção de líquidos. A cimifuga actua como um regulador hormonal, enquanto que a camomila acalma.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 3-4 chávenas de chá por dia.

Ingredientes: Camomila* Matricaria chamomilla, erva-cidreira* Melissa officinalis, rosa* Rosa canina, dente de leão* Taraxacum officinale, salva* Salvia officinalis, lúcia-lima* Lippia citriodora, valeriana* Valeriana officinalis e cimifuga* Cimifuga racemosa. Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 1,8g cada

Atenção: Não usar durante a gravidez e período de aleitamento, sem prévio conselho médico.

VENTRE LISO – ALIVÍA A SENSAÇÃO DE ESTÔMAGO INCHADO

Uma boa saúde e uma boa sensação andam de mãos dadas. Uma boa digestão requer um adequado equilíbrio ácido-base e movimentos intestinais regulares. Os desequilíbrios podem causar rapidamente a sensação de desconforto. Esta infusão alivia o estômago e acalma intestinos irritáveis.

O alcaçús, a camomila e a hortelã-pimenta têm vindo a ser usadas durante séculos, para acalmar e proteger o estômago. A erva-cidreira alivia espasmos, enquanto que o funcho combate os gases intestinais.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 3 chávenas de chá por dia, antes das principais refeições.

Ingredientes: Camomila* Matricaria chamomilla, funcho* Foeniculum vulgare, hortelã-pimenta* Mentha piperita, erva-cidreira*

Melissa officinalis e alcaçús* Glycyrrhiza glabra.

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 1,9g cada

Atenção: Não usar durante a gravidez e período de aleitamento, sem prévio conselho médico.

TRÂNSITO INTESTINAL - PARA FEZES REGULARES

São inúmeros os factores capazes de perturbar o nosso equilíbrio intestinal natural: stress, cansaço, uma mudança de ambiente, etc. Esta infusão possui plantas medicinais que vão estimular a acção dos intestinos e assegurar movimentos intestinais regulares. Vai regular o trânsito intestinal e favorecer fezes regulares.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 1-2 chávenas de chá por dia, antes do deitar.

Ingredientes: Sabugueiro* Sambucus nigra, sene* Cassia angustifolia, camomila* Matricaria chamomilla, funcho* Foeniculum vulgare, rosa* Rosa canina e alcaçús* Glycyrrhiza glabra.

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 1,8g cada

Atenção: Não usar durante a gravidez e período de aleitamento. Não usar em casos de prisão de ventre crónica ou hemorróidas. Não usar mais do que 1-2 semanas.

CHÁ VERDE + LÚCIA-LIMA – ACÇÃO ANTI-RADICAIS LIVRES

No Extremo Oriente, o chá verde é considerado um “elixir da vida”. São muitas as qualidades terapêuticas atribuídas a esta planta excepcional. O seu efeito neutralizante nos radicais livres ajuda a purificar o organismo e promove uma sensação de bem-estar e de vitalidade. Esta infusão fresca é baseada no chá verde e na lúcia-lima (com um aroma irresistível). Pode ser usada diariamente. Sugestão: Esta infusão pode ser bebida fria, com uma rodela de limão.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Ingredientes: Chá verde* Camellia sinensis e lúcia-lima* Lippia citriodora.

(5)

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 2g cada

ARTICULAÇÕES – MOBILIDADE E FLEXIBILIDADE DAS ARTICULAÇÕES

À medida que os anos passam, é inevitável que as articulações comecem a apresentar sinais de desgaste e de dor. Músculos tensos, ossos a estalar, mãos rígidas com tempo húmido – à medida que envelhecemos, todos experimentamos todos estes tipos de sintomas. Esta infusão, à base de urtiga, salgueiro-branco e groselheira negra, vai ajudar a aliviar os problemas das articulações e a eliminar as toxinas que os causam.

Sugestões: Não esforçar em demasia as articulações, descansar o suficiente, evitar o excesso de peso e evitar trabalhar de pé. Praticar exercício físico moderado, alternado com períodos de repouso. Aplicar compressas quentes ou frias para o alívio de dores. Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 3-4 chávenas de chá por dia.

Ingredientes: Urtiga* Urtica dioica, groselheira negra* Ribes nigrum, salgueiro branco* Salix alba, hortelã-pimenta* Mentha piperita

e malvas Malva sylvestris.

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 1,8g cada Atenção: Não usar durante a gravidez e período de aleitamento.

DEPURATIVO – PARA UMA MELHOR ELIMINAÇÃO DE ÁGUA E TOXINAS

O nosso estilo de vida moderno causa muitas vezes, acumulação de toxinas no nosso organismo. Os rituais de purificação exercem um papel importante em muitas culturas diferentes. A limpeza regular do organismo é essencial para um bom estado de saúde em geral e proporciona um novo dinamismo. A uva-ursina, a bétula e o solidago são famosos pelos seus efeitos purificantes e depurativos. Esta infusão com sabor fresco ajuda a remover o excesso de água e de toxinas.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 3-4 chávenas de chá por dia.

Ingredientes: Bétula* Betula alba, solidago* Solidago virgaurea, hortelã-pimenta* Mentha piperita, lúcia-lima* Lippia citriodora e uva ursina* Arctostaphylos uva ursi.

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 1,9g cada Atenção: Não usar durante a gravidez e período de aleitamento.

RESPIRAÇÃO – BENÉFICO PARA A GARGANTA E PEITO

Quer no Inverno, quer no verão, o conforto da respiração pode ser afectado por inúmeros factores diferentes: poluição atmosférica, alterações climáticas, condições do ambiente tais como ar-condicionados e ar de Inverno seco, etc. A BIOVER seleccionou um número de plantas medicinais famosas pelos seus efeitos calmantes no peito e garganta e misturou-as numa deliciosa infusão. A raiz de alteia e a tanchagem são ricos em mucilagem que exercem uma acção benéfica na garganta e vias respiratórias. O tomilho, a salva e o eucalipto possuem efeitos purificantes. Desta forma, com esta infusão consegue-se respirar melhor!

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Beber 5 chávenas de chá por dia.

Ingredientes: Alteia* Althae officinalis, tanchagem* Plantago lanecolata, alcaçús* Glycyrrhiza glabra, eucalipto* Eucalyptus globulus, funcho* Foeniculum vulgare, tomilho* Thymus vulgaris e salva* Salvia officinalis.

Apresentação: Caixa com 20 saquetas de infusão x 1,8g cada

VITALIDADE – PARA RECUPERAR UM TÓNUS NATURAL

Muitas vezes, necessitamos de nos redescobrir para recarregar as nossas baterias. Esta potente infusão para força e vitalidade extras, pode ser usada diariamente. A rosa é famosa pelas suas qualidades estimulantes. O sabor fresco do hibiscus, reforça este efeito. O honeybush, uma planta sul-africana, possui um sabor naturalmente doce, sem cafeína e neutraliza os radicais livres. Ideal em todas as idades.

Sugestão: Esta infusão pode ser bebida fria, com uma rodela de limão ou de laranja.

Modo de Usar: Colocar água fervente numa chávena de chá com uma saqueta de chá e deixar em infusão durante 3-5 minutos. Ingredientes: Rosa* Rosa canina, honeybush* Cyclopia intermedia, hibiscus* Hibiscus sabdariffa, laranja doce* Citrus sinensis e sabugueiro* Sambucus nigra.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• É necessário realizar o pagamento do ITR pelo seu fato gerador: deter propriedade, domínio útil ou posse de imóvel rural.. • O não pagamento do imposto gera cobrança do

Isto causa vários impactos (ex.: não conseguir tomar crédito rural, não conseguir concluir a inscrição no CAR, realizar atos no INCRA, transmissão do imóvel, etc.)?.