• Nenhum resultado encontrado

OFICINA DE SILK - SCREEN - ESTAMPARIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OFICINA DE SILK - SCREEN - ESTAMPARIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

OFICINA DE SILK - SCREEN - ESTAMPARIA

FICHA TÉCNICA

Setor da Economia: terciário

Ramo de Atividade: comércio e serviço Tipo de Negócio: oficina de silk-screen

Produtos Ofertados/Produzidos: impressão de silk-screen Investimento inicial: 22 mil reais

Área : 40m²

APRESENTAÇÃO

Convivemos diariamente com Serigrafias nos diversos objetos que usamos. Geralmente conhecida pelo nome Silk-Screen, que significa estamparia, é um meio de impressão muito comum na utilização comercial, servindo para uma larga aplicação, seja em tecidos, plásticos, vidro, cerâmica, madeira ou metal.

Serigrafia é uma técnica de impressão de desenhos de cores planas através de um caixilho com tela. A tinta é colocada sobre uma tela (seda, náilon ou rede metálica) com umas regiões permeáveis e outras impermeáveis de modo a formar um desenho sobre qualquer base (papel, metal, tecidos, etc.).

Em geral um desenho pode ser feito com apenas uma matriz e uma impressão. Mas a utilização de várias matrizes e várias impressões também é bastante comum, sobretudo nas Serigrafias. Assim, temos gravuras que resultam de 4, 5, 8 matrizes, e que exigiram o mesmo número de impressões. Há casos de Serigrafias com até 30 impressões ou mais.

MERCADO

O mercado consumidor desse tipo de serviço é amplo e diversificado, exigindo do empreendedor a definição precisa do público que pretende atingir, e de acordo com essa opção poderá variar as técnicas aplicadas. É possível, desde as produções no atacado até o crescente mercado de varejo. Os principais clientes são: confecções, malharias, fabricantes de brindes, candidatos a cargos eleitorais em campanha ou associações partidárias, agências de propaganda, escolas, etc.

O fornecedor dos equipamentos e matéria-prima, geralmente, dão toda a assistência técnica necessária, além de cursos e treinamento técnicos.

Os concorrentes não são seus inimigos. Visite-os e verifique: qualidade, quais os produtos que oferecem, preços, horário de funcionamento, número de empregados, tipo de instalação e principalmente o grau de satisfação dos clientes.

LOCALIZAÇÃO

O local deve oferecer infra-estrutura adequada e condições que propiciem o desenvolvimento da oficina. É fundamental avaliar a facilidade do acesso considerando a entrada de insumos e expedição de produtos acabados. Procure instalar-se em pólos de produção específicos, neste caso, um pólo de confecções pode ser uma boa opção.

As atividades econômicas da maioria das cidades são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço. A consulta de local junto à Prefeitura é o primeiro passo para avaliar a implantação de sua oficina de silks-creen. Na

(2)

Prefeitura de Vitória o PDU é fornecido a partir de consulta no site.

ESTRUTURA

A estrutura básica pode ser montada numa sala com área mínima de 40m². Neste espaço será distribuída harmonicamente a administração do negócio (ambiente que condicione uma mesa com computador e um armário), produção, estocagem,

recepção de matéria-prima e expedição de mercadorias destinadas aos clientes. Para a administração, usar sala separada ou colocar divisória.

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos básicos são: - Mesas térmicas elétricas; - Prensas térmicas;

- Impressoras têxteis;

- Secador e estufa (para certos tipos de trabalhos); - Arquivo (para armazenar as telas que já estão prontas); - Armários (para guardar os equipamentos);

- Varal (para a secagem das estampas);

- Tintas, pincéis, colas, removedores, reguladores, fixadores e telas; - Móveis e utensílios de escritório (computador, impressora, telefone).

INVESTIMENTOS

O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando uma oficina de pequeno porte, montada numa área de 40m², será necessário um investimento de R$ 22 mil aproximadamente, compondo este montante a compra dos equipamentos, insumos e capital de giro para 30 dias.

Obs.: os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale ou não a pena aprofundar a análise de investimento.

Investindo em INFORMATIZAÇÃO

Uma empresa informatizada tem grandes chances de sair na frente do concorrente. Além de facilitar os processos, garantem a segurança na tomada de decisões, melhora a produtividade e diminui os gastos.

Escolha um projeto abrangente que atenda toda a empresa, desde o gerenciamento de conteúdo para websites, até os controles administrativos (financeiro, estoque, caixa, cadastro de clientes, etc.).

Existem no mercado atualmente, três grandes grupos de softwares: SGE Sistema de Gestão Empresarial; SGC Sistema de Gerenciamento de Clientes e Básicos. Eles podem ser encontrados nas empresas especializadas ou na Internet, através dos sistemas disponibilizados nas Provedoras de Serviços de Software (ASP -application service provider).

PESSOAL

Além do empreendedor, que terá a responsabilidade de visitar os clientes e cuidar da parte administrativa, deve-se contar ainda com empregados na produção:

desenhista (domínio do Corel Draw), operador de impressão e um ajudante. É importante que o empreendedor tenha conhecimento das formas de produção –

(3)

fotografia, pigmentação, desenhos, etc.

Contratar pessoas com grande experiência em estampas garantirá um serviço de boa qualidade, que representará retorno para sua empresa.

PROCESSOS PRODUTIVOS

A aplicação do silk-screen não é somente a impressão de desenhos em camisetas existem vários tipos de emprego da técnica, como em: brindes, adesivos, bonés, agendas, sacolas, faixas promocionais, bandeirolas, etc.

O processo consiste em atendimento e produção. Etapas da produção:

- Reproduzir a imagem que se deseja em uma tela, que será utilizada como matriz; - A tela é colocada sobre a superfície que deseja imprimir e, a tinta no interior da tela;

- Com o auxílio de um rodo de borracha espalha-se a tinta;

- Depois de impresso o desenho em uma superfície qualquer, deve ser feito o acabamento final;

- Depois a pintura passa pelo processo de secagem e a posterior embalagem.

No caso de estampas para confecções, o cliente traz as peças abertas ou fechadas, em moletom ou malhas e os quadros com os desenhos. Ficando estabelecido um prazo de entrega e quantas cores serão utilizadas na impressão, geralmente leva-se quatro dias para preparar um lote de peças de uma confecção.

Dica: o Serviço Brasileiro de Resposta técnica – SBRT é um conjunto de instituições que trabalha com o objetivo de orientar tecnicamente os processos produtivos de produtos. Apresenta soluções de problemas tecnológicos de baixa complexidade, em áreas específicas, mediante o fornecimento de resposta técnica personalizada, elaborada sob medida e gratuita. Vale à pena conferir: http://sbrt.ibict.br . . DIVULGAÇÃO

Trazer os clientes até a sua empresa não é uma tarefa fácil, por isso, você deve traçar um plano para divulgar a oficina e a marca de forma atraente e que desperte curiosidade nas pessoas.

Marketing é a técnica de criar, desenvolver e fixar a imagem de uma empresa junto a seus consumidores. Ele começa na escolha do nome da empresa e vai até as campanhas publicitárias, passando pela arrumação da oficina e pela definição da melhor forma de atendimento ao público. Componentes do marketing:

- Nome – deve ser de fácil pronuncia e memorização. Estar associado ao nome do empreendedor pode ser um bom negócio, pois personaliza e aproxima o seu relacionamento com os clientes;

- Logomarca e Slogan – a logomarca é a apresentação visual do nome da sua empresa e deve promover uma associação imediata com o estabelecimento. O slogan é o recado chamativo que acompanha a marca.

- O estabelecimento – a fachada deve ser atraente. Por isso capriche nas cores e disposição do nome na parte externa e no arranjo interno.

- A divulgação – está presente em três fases distintas: a primeira é a inauguração – a campanha publicitária de lançamento da sua empresa pode ser feita através de

(4)

distribuição de folder, convites por mala direta, out-door, espaços publicitários em revistas e jornais e é bom que esteja associada a uma promoção ou coquetel de lançamento. A segunda é a divulgação permanente – feita dia a dia, através do serviço prestado e da qualidade do serviço prestado. É a que mantém os clientes assíduos. A terceira é a específica - direcionada para eventos específicos ou datas comemorativas, com distribuição de brindes personalizados.

DIVERSIFICAÇÃO

Sabendo que equipamentos de alta tecnologia fazem a diferença no mercado, os empresários do ramo estão sempre procurando novas formas de melhorar a qualidade das impressões. Neste ramo não faltam opções para diversificar a produção. Além das roupas, você pode trabalhar com impressão de brindes. Uma boa forma de diversificar seu leque de atuação é agregando valor ao produto principal.

NOTÍCIAS

Comece 2011 com tudo!

Profissionais do mercado serigráfico e estamparia analisam o ano de 2010 e revelam destaques para 2011

Por: Victor Okada

Pois é, 2011 começou. E o começo do ano é um bom momento para considerar os principais pontos de 2010 e traçar planos para os próximos 12 meses. Para ajudá-lo nessa empreitada, leitor, a revista SILK-SCREEN entrevistou profissionais de serigrafia e estamparia e traçou balanços, panoramas e perspectivas. Fique por dentro e antecipe-se nas tendências.

2010

No geral, os empresários entrevistados pela SILK-SCREEN julgam que 2010 foi um período de reação − dos efeitos da crise econômica vivida entre 2008 e 2009. Essa retomada ganhou ainda mais corpo em função dos eventos de grande porte (Copa e eleições) que, mesmo sazonais, proporcionaram oportunidades e estimularam investimentos.

O vendedor externo da Phoenix, André Fernando Pinheiro, confirma a recuperação financeira. “Começamos a colocar a casa em ordem, já visando 2011. Ainda assim, avalio o ano passado (2010) como muito bom, até surpreendente”.

Eurípedes de Almeida, diretor da Tec-Screen, indústria que exporta tintas e insumos serigráficos, aponta adversidades, porém considera positivo o ano que passou. “Temos a falta de competitividade da nossa moeda em comparação ao dólar e ao euro. Mesmo assim, a Tec-Screen teve um crescimento de 32% (no volume de vendas) e 20% (em valores em relação aos anos de 2008 e 2009)”.

Realizar o balanço do ano que passou é fundamental. As ações que deram certo podem ser aprimoradas. Aquilo que teve desempenho regular (ou abaixo do esperado) deve ser reavaliado – um exemplo: a queda nas vendas, que pode ter sido motivada, em alguns casos, por mudanças de mercado.

O diretor comercial da Scápole, Yure Dias Fontes, conta que a foto camisa sempre liderou o segmento e que, em 2010, não foi diferente. Porém, a chegada de novos produtos começa a mudar essa situação. “O aumento do leque de opções para o consumidor levou-nos a registrar, ainda que de forma comedida, uma queda na sua

(5)

preferência, o que nos leva a crer que haja um aumento gradativo por novos produtos em razão da diversificação”.

Tendência 2011: sublimação

Será que a tendência de prosperidade e expansão que marcou 2010 vai se repetir em 2011? Na opinião da maioria dos entrevistados para essa reportagem, a resposta é positiva, ainda mais para os negócios que envolvem a técnica sublimática. “A sublimação não é somente futebol. Temos outros segmentos, como a moda surf wear. Ainda há um pouco de sublimação em bandeiras e camisetas, fantasias para carnaval e festas”, exemplifica Valter Zuanella, diretor comercial da Embaplan.

Fonte: Revista Silk Screen

CURSOS E TREINAMENTOS

Cursos: Técnicas de Vendas; Marketing: Uma Estratégia de Vendas; Gerência de Equipes de Vendas; Gerência de Rotinas e Procedimentos em Vendas;

Atendimento ao Cliente; Como Vender mais e Melhor; Iniciando um Pequeno Grande Negócio; Empretec; Administração Básica para Pequenas Empresas; entre outros.

Palestras Gerenciais : Atendimento a Clientes; Comece Certo – Planejamento e Análise; Determinação do Capital de Giro; Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência; Promoção de vendas; Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda; A Empresa e os Novos Tempos; Qualidade no relacionamento ao cliente; Como Conquistar e Manter Clientes.

A programação anual pode ser consultada no site: www.sebraees.com.br no link Cursos e Palestras.

SEBRAE/ES

Av. Jerônimo Monteiro, 935, Ed. Sebrae – Centro, Vitória/ES CEP: 29010-003

Canal de Relacionamento: 0800 570 0800

SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2077 Bento Ferreira – Vitória/ES CEP: 29052-121 Tel.: (27) 3325-8222 http://www.es.senac.br

Instituto Universal Brasileiro Silk Screen a distância

http://www.institutouniversal.com.br

Instituto Denver Silk Screen a distância

http://www.institutodenver.com.br

EVENTOS

Congresso Nacional de Técnicos Têxteis Centro de Eventos do Ceará

(6)

TecnoTextil Expo Center Norte

Pavilhão Amarelo – São Paulo http://www.tecnotextilbrasil.com.br

Expo Sign & Serigrafía

Costa Salguero Exhibition Center

Av. Costanera R. Obligado y J. Salguero. Argentina, Buenos Aires +54 (11) 4778-7070

http://www.expotrade.com.ar/

Serigrafia / Future Textil / Sign 3 feiras em um único ambiente Expo Center Norte – São Paulo http://www.winstongomes.com.br

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

Cartilha do Fornecedor Capixaba - é um documento que dá as diretrizes legais (direitos de deveres) que norteiam a relação cliente x fornecedor. Está disponível para consulta na Biblioteca do SEBRAE/ES ou no site:

http://www.procon.es.gov.br/download/Cartilha_Fornecedor_Capixasba.pdf

Essa atividade exige o conhecimento de algumas leis:

- Lei nº. 6.080/2003 – Código de Posturas e Atividades Urbanas do Município de Vitória.

- Lei nº. 8.078/1990 - Código de Defesa do Consumidor.

SIMPLES NACIONAL : Para enquadrar essa atividade no SIMPLES NACIONAL, verifique junto com seu contador se ela está de acordo com a definição de microempresa ou de empresa de pequeno empresa porte, prevista no artigo 3º. ,bem como se não está inclusa em qualquer das vedações prevista no artigo 17º., da lei complementar nº.123/2006 que instituiu o SIMPLES NACIONAL e alterações posteriores.

REGISTRO ESPECIAL

Para registrar sua empresa, o empreendedor deverá contratar um contador, que fará todos os registros nos órgãos competentes.

No Espírito Santo, está em funcionamento o REGIN – Registro Mercantil – que é um sistema informatizado que integra os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas como Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual, Prefeituras de Cariacica, Serra, Vitória, Viana, Vila Velha, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares (as demais ainda estão em processo de implantação). Esse sistema visa à desburocratização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas e agiliza o processo de registro das empresas. Para mais informações sugerimos acessar o site da Junta Comercial do ES.

(7)

Para legalizar a empresa é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições:

- Você deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua indústria para fazer a consulta de local (pedido de viabilidade).

- Registro na Junta Comercial;

- Registro na Secretaria da Fazenda; - Registro na Prefeitura do Município; -Registro no INSS;

- Registro no Sindicato Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal); - Registro na Prefeitura para obter o alvará de funcionamento;

- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social INSS”;

- Você deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua oficina para fazer a consulta prévia de local.

- Fazer opção pelo simples nacional ( caso a empresa se enquadra como micro empresa ou empresa de pequeno porte) até 30 dias após a ultimo registro (CNPJ, SEFA-ES E PREFEITURA MUNICIPAL), Lembrado que após a inscrição do CNPJ, tem 180 dias para fazer o registro na Sefaz-ES e na Prefeitura Municipal, caso perca este prazo só pode fazer a opção pelo simples nacional, no inicio do ano seguinte até o dia 31 de janeiro de cada ano.

ENTIDADES

ABSS - Associação Brasileira de Serigrafia e Sinalização http://www.abss.com.br

Associação Brasileira das Indústrias de Etiquetas Adesivas

Rua Maestro Cardim n°. 377, 10° andar cj. 101/102 Paraíso - São Paulo/SP Cep: 01323-000 Tel.: (11) 3288-0508 / 3284-7247

http://www.abiea.org.br

AMPRO - Associação de Marketing Promocional

Rua Padre Garcia Velho, 73 - Cobertura Pinheiros, São Paulo/SP CEP: 05421-030 Tel.: (11) 3815-9998 / 3815-9614 / 3815-4246

http://www.ampro.com.br

PROCON – VITÓRIA

Casa do Cidadão João Luiz Barone Av. Maruípe, nº. 2544 - Itararé Vitória/ES CEP: 29.045-230 Tel.: (0xx27) 3382-5545

http://www.vitoria.es.gov.br/procon/procon.htm

Junta Comercial do Estado do Espírito Santo

Av. Nossa Senhora da Penha, 1433 Praia do Canto - Vitória/ES CEP: 29045-401 Tel.: (027) 3135-3167

https://www.jucees.es.gov.br

(8)

Secretaria da Receita Federal

Rua Pietrângelo de Biase, n°. 56, Centro, Vitória/ES Tel.: 3322-0711 e 146

http://www.receita.fazenda.gov.br

PREFEITURA DE VITÓRIA

SEDEC – DCOPP – Secretaria de Desenvolvimento Urbano Rua Vitória Nunes da Mota, 220, CIAC, Ed. Ítalo Batan Regis Enseada do Suá – Vitória/ES CEP: 29010-331 Tel.: (0xx27) 3135-1097

http://www.vitoria.es.gov.br/home.htm

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DO ESPÍRITO SANTO

Rua Duque de Caxias, no. 105 Centro – Vitória/ES CEP: 29010-000 Tels.: (027) 3380-3771 FAX: (027) 3380-3772 E-mail: crrvitoria@sefa.es.gov.br

http://www.sefaz.es.gov.br

FORNECEDORES E FABRICANTES

O SEBRAE/ES se isenta de responsabilidades quanto à forma da atuação das empresas no mercado

Aquarela Silk e Sign Ltda Cariacica/ES Tel.: (27) 3226-4133

Ateliê Arte

Rua Eugênio Netto, 488, sala 407 Praia do Canto, Vitória/ES Tel.: (27) 3227-3599

Silkpress Ferra Ind. e Com. Rua Felicidade Siqueira, nº. 160, Alvorada - Vila Velha/ES Vila Velha/ES Tel.: (027) 3326-2450 E-mail: silkpress@silkpress.com.br http://www.silkpress.com.br

Screen & Cia Rua Ana Cintra, 44 - Santa Cecília São Paulo/SP Tel.: (11) 3225-9810 CEP: 01201-060

http://www.screencia.com.br

Tele Silk Comércio de Materiais Serigráficos Av. São João, 439 - 3° andar - lojas 433/436 Edifício Grandes Galerias (Galeria do Rock) São Paulo/SP Tel./Fax: (11) 223.7423 / 3225.9399

http://www.telesilkonline.com.br

Amplisilk Av. São João 439, 3º. Andar, loja 442 Edifício Grandes Galerias (Galeria do Rock) São Paulo/SP Tel.: (011) 3337-8437

MNPA propaganda, marketing e editora Rua Jesuíno Antônio, 650 Bl. A9 cj. 44 Osasco/SP CEP: 06045-080 Tel.: (11) 3609-9094 E-mail: info@signdesign.com.br http://www.signdesign.com.br

Oportunidades de negócios é um material meramente informativo acerca dos empreendimentos existentes no segmento correspondente ao seu título. Os dados apresentados são extraídos de publicações técnicas e, em linhas gerais, não têm a

(9)

pretensão de ser um guia para a implementação dos respectivos negócios. É destinada apenas à apresentação de um panorama da atividade ao futuro empresário, que poderá enriquecer suas idéias com as informações apresentadas, mas carecerá de um estudo mais detalhado e específico para a implementação do seu empreendimento.

BIBLIOGRAFIA

- Revista Silk Scren. Comece 2011 com tudo. Edição n. 308 de Janeiro de 2011. - SEBRAE/SP. Como Montar um Silk-Screen. São Paulo: Sebrae/SP, 1996. 40p. - SANDHUSEN, Richard L. Marketing Básico. Editora Saraiva. 2000.

ÁREA RESPONSÁVEL E DATA DE ATUALIZAÇÃO UAI– Unidade de Atendimento Individual - SEBRAE/ES Data de atualização: Fevereiro de 2011.

Referências

Documentos relacionados

a) As células UCN 3 estão presentes no núcleo pré-óptico mediano (MnPO), parte magnocelular dorsal do núcleo paraventricular do hipotálamo (PaMD), parte

A Liga Acadêmica de Direito Penal (LADP), entidade autônoma, civil, laica, não vinculada a partidos políticos, sem fins lucrativos e organizada pelos acadêmicos do curso de Direito

airless Resistência química alargada Aplicação com espátula Maior resistência química ao impacto e à fissuração Hempaline Defend 500 Revestimento de éster vinílico,

o Houve ainda a pontuação de algumas(ns) profissionais sobre a dificuldade na contratação de funcionários(as) como um dos entraves para a constituição de um serviço de

◯ b) Outras empresas, que os utilizam em seus próprios processos produtivos SOC 41.1 Se SIM para a PERGUNTA 41 alternativa (a) , em relação aos processos judiciais ou

Para a avaliação foram facultados os seguintes documentos legais: Matricula 98289, Habite-se 0886/2013, Relatório de Resumo de IPTU, Certidão Negativa e Boletim de

vo que vive la experiencia. este característica de la ciencia ,·no si¡~nifica que debe mantenerse siempre ajena a una experiencia como la psicoterapia.

Este trabalho teve como objetivo a análise das produções científicas brasileiras sobre o TDAH, sob a perspectiva educacional, no período de 2011 a 2015. Os objetivos específicos