• Nenhum resultado encontrado

Projeto Trader Viajante,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Trader Viajante,"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

6 TENDÊNCIAS

Em nosso primeiro ebook estudamos sobre a Teoria de Dow e nela fizemos uma introdução sobre as tendências, caso não se lembre, recomendo que volte ao capítulo 1 e releia sobre o assunto antes de continuar. Os ebooks seguem uma ordem de estudo para que você crie uma base sólida, por essa razão, é muito importante que você tenha compreendido bem os ebooks anteriores para darmos continuidade aos nossos estudos.

Agora que já sabe tudo sobre os ebooks, vamos continuar.

Sabemos que existem três possíveis tendências que o mercado pode seguir: Tendência de alta, Tendência lateral e Tendência de baixa e também sabemos que podemos encontrar três tendências diferentes ocorrendo em períodos diferentes, certo?

Figura 30 – Tendências. Próprio Autor.

6.1 Tendência Lateral.

Consideramos uma tendência lateral, quando encontramos os preços formando topos e fundos em uma mesma região de preços. Criando assim uma zona de suporte e resistência entre os preços. Figura 31. O padrão lateral, ou tendência lateral, também pode ser chamado de consolidação, desde que o padrão seja formado por pelo menos quatro candles.

(3)

Figura 31 – Tendência Lateral. WINZ20. Próprio autor.

https://www.clear.com.br/site/plataformas/profit-trader-clear

Na figura 31 observamos que os compradores conseguiram empurrar o preço até próximo aos 109.924 pontos, em seguida a pressão vendedora empurra os preços até a casa dos 109.726 pontos. Chegando nesta região, os compradores novamente iniciam uma pressão compradora, chegam à casa dos 109.924, mas, os vendedores novamente barram o avanço dos preços, fazendo com que esse preço volte aos 109.726 pontos, esse “cabo de guerra” chega a durar cerca de três horas, até que a pressão compradora supera a vendedora rompe a resistência e segue a alta. Em outros ativos e em outros tempos gráficos, podemos ver esse padrão tendo duração de dias, meses e até anos.

Quando delimitamos nossos suportes e resistências em uma tendência lateral é importante vocês observarem que os preços nos topos e fundos não são exatos, são em regiões próximas, já falamos sobre isso, mas não custa lembra-los. É esse equilíbrio entre forças de alta e baixa que nos dá a formação do padrão lateral.

6.2 Tendência de Alta.

A tendência de alta é um movimento que acontece quando há uma valorização do preço de um ativo, essa valorização acontece devido ao aumento da pressão compradora, é o

Resistência

(4)

momento onde os compradores estão mais fortes que os vendedores, isso impulsiona o preço para cima. Os compradores neste momento estão mais otimistas e os vendedores mais receosos.

Um dos principais sinais que podemos observar no gráfico em tendência de alta é a formação de padrões de topos e fundos ascendentes, ou seja, quando cada novo topo que se forma é superior ao anterior e quando cada novo fundo se forma ele também é superior ao anterior. Figura 32.

Figura 32 – Topos e fundos ascendentes. Próprio autor.

Os vendedores receosos com o ativo subindo, costumam colocar preços mais altos para venda e os compradores que neste momento estão mais otimistas aceitam pagar pelos valores ofertados pelos vendedores. Graficamente os fundos ascendentes indicam o otimismo do mercado em relação a esse ativo. Vejam o gráfico a seguir.

TOPO TOPO TOPO FUNDO FUNDO FUNDO FUNDO TOPO

(5)

Figura 33 – Tendência de alta. WINZ20. Próprio autor.

https://www.clear.com.br/site/plataformas/profit-trader-clear

6.3 Tendência de Baixa.

A tendência de baixa inicia quando os compradores que estavam otimistas passam a não ter mais interesse em pagar preços tão altos pelo ativo. Os vendedores neste momento começam a aceitar vender o ativo por preços mais baixos, e assim surge o movimento de baixa.

É um período de desvalorização do preço, que é caracterizado pela pressão vendedora mais forte que a compradora. Neste ponto invertem-se os papéis, agora os vendedores estão mais otimistas e os compradores receosos.

O padrão de topos e fundos agora é descendente, ou seja, cada novo topo formado é inferior ao anterior e cada fundo formado é menor que o anterior. Figura 34.

Tendência de Alta Topos e Fundos

(6)

Figura 34 – Topos e fundos descendentes. Próprio autor.

Agora vejamos o gráfico a seguir, a sucessão de topos e fundos descendentes nos mostra que a força dos vendedores supera a dos compradores, e estes começam a vender a preços cada vez mais baixos, dando assim, continuidade à tendência de baixa.

Figura 35 – Tendência de baixa. WINZ20. Próprio autor.

https://www.clear.com.br/site/plataformas/profit-trader-clear TOPO TOPO TOPO TOPO FUNDO FUNDO FUNDO FUNDO Tendência de Baixa Topos e Fundos descendentes

(7)

6.4 Linhas de tendência (LT).

Agora que já vimos às três tendências que podemos encontrar em um gráfico, vamos facilitar ainda mais as coisas.

Lembra-se que para visualizar melhor as regiões de suporte e resistência unimos o maior número de “toques” e traçamos uma linha horizontal? Então, para visualizarmos as tendências, podemos traçar uma linha unindo os fundos em uma tendência de alta ou em uma tendência de baixa, traçar uma linha unindo os topos. Vejam as figuras a seguir.

Figura 36 – Linha de Tendência de Alta (LTA). Figura 37 – Linha de Tendência de Baixa (LTB). Próprio Autor.

Para traçar nossas linhas de tendência, precisamos ter pelo menos dois pontos no gráfico o qual poderemos uni-los por uma linha de tendência, podendo ser ou dois topos ou dois fundos.

Para que haja confirmação de uma linha de tendência, esta precisará ser testada mais uma vez, ou seja, será feito um terceiro toque nesta linha, onde o preço testará essa linha e confirmará a tendência. Da mesma forma como traçamos os suportes e resistências, traçamos nossa linha de tendência nas regiões onde mais topos ou fundos foram tocados, sem se preocupar tanto com os pavios formados.

Em tendências laterais utilizaremos as nossas demarcações de suporte e resistência que já conhecemos. Figura 38.

(8)

Figura 38 – Tendência Lateral com marcações de suporte e resistência. Próprio Autor.

Como já vimos no capítulo 4 (Ebook Suportes e Resistências), nossas linhas de tendências (LTA’s) funcionam como pontos de entrada em algumas negociações, seja a entrada em um rompimento ou entrada a favor da tendência principal. Figura 39.

Nesta figura 39, observamos que o preço a partir da nossa marcação inicial em 1 e o segundo ponto de apoio em 2, faz a confirmação do movimento em 3 e em 4 tenta romper mas não tem força para continuar. O preço volta a ficar acima da nossa LTA e somente após uma consolidação em 5, os vendedores conseguem força para romper e mudar assim para tendência de baixa.

Figura 39 – Linha de Tendência de Alta (LTA). WINZ20. Próprio Autor.

https://www.clear.com.br/site/plataformas/profit-trader-clear 1 2 3 4 5

(9)

Relembrando também que quanto mais “toques” em uma linha de tendência, ou seja, quanto maior o número de topos ou fundos que toquem as LT’s, mais significativa é a tendência.

6.5 Mudança de Tendência.

Vamos pensar por um instante, se uma tendência de alta ou baixa é formada por topos e fundos ascendentes ou descendentes, como acontece a mudança de uma tendência? Espero que a resposta venha facilmente em sua cabeça, mas, se não veio, vamos lá. A quebra na sequencia de topos e fundos ascendentes ou descendentes caracteriza uma mudança de tendência, vejamos a imagem a seguir.

Figura 40 – Mudança de tendência. Próprio Autor.

Conseguem perceber que na figura anterior temos uma sequência inicial de topos e fundos ascendentes até que o fundo 3 fica abaixo do fundo anterior e o topo 4 fica abaixo do topo anterior? Essa quebra na sequência faz com que haja a mudança de tendência. Vejamos que na figura a seguir acontece a mesma coisa, porém, em uma tendência de baixa.

TOPO 1 TOPO 2 TOPO 3 TOPO 4 FUNDO 1 FUNDO 2 FUNDO 3 FUNDO 4

(10)

Figura 41 – Mudança de tendência. Próprio Autor.

Nesta imagem, percebemos que o fundo 4 é mais alto que o fundo anterior e o topo 4 é mais alto que o topo anterior, sendo essa uma mudança de tendência de baixa para alta.

Podemos deixar ainda mais fácil a visualização de uma mudança de tendência, traçando uma linha horizontal a partir da máxima do topo (cabeça do pivô) que antecede a mínima da tendência, ou seja, deixaremos a máxima do topo anterior como sendo uma linha de resistência. Figura 42. Em uma tendência de alta, traçaremos a linha de suporte a partir da mínima do fundo que antecede a máxima da tendência.

Figura 42 – Fim de tendência de baixa, início de tendência de alta.WINZ20. Próprio Autor.

https://www.clear.com.br/site/plataformas/profit-trader-clear TOPO 2 TOPO 1 TOPO 3 TOPO 4 TOPO 5 FUNDO 1 FUNDO 2 FUNDO 3 FUNDO 4 TOPO 1 TOPO 2 TOPO 3 TOPO 4 TOPO 5 TOPO 6 FUNDO 1 FUNDO 2 FUNDO 3 FUNDO 4 FUNDO 5 Resistência

(11)

6.6 Canais de tendência.

Um canal de tendência também pode ser ascendente, descendente ou lateral (Figura 38). Ele é formado por duas linhas paralelas, uma delas é a LTA (Figura 36) que conecta uma série de fundos, uma LTB (Figura 37) que conecta uma série de topos da tendência que você esteja acompanhando e a outra linha fica paralela a esta, acompanhando o preço.

Os canais são formações mais completas que as linhas de tendência, pois delimitam um espaço bastante objetivo de preços entre suas linhas.

Na figura abaixo, podemos observar como o preço se comporta dentro desse espaço delimitado, e como as linhas funcionam bem como suportes e resistências em vários pontos.

Figura 43 – Canal de alta, LTA’s funcionando como suporte e resistência. WINZ20. Próprio Autor.

https://www.clear.com.br/site/plataformas/profit-trader-clear

Espero que as explicações tenham sido claras e bem ilustradas e desejo que seu aprendizado seja constante e que você se sinta cada dia mais preparado para entrar no mercado financeiro. Bons estudos e caso ainda tenham alguma dúvida, entrem em contato conosco pelos contatos abaixo. Bons trades.

(12)

REFERÊNCIAS

ABE, Marcos. Manual de análise técnica: essência e estratégias avançadas: Tudo o que um insvetidor precisa saber para prosperar na Bolsa de Valores até em tempos de crise – São Paulo, Novatec, 2009. http://daltonvieira.com/entenda-os-movimentos-alta-baixa-e-lateral https://www.bolsadevaloresaovivo.com.br/index.php?q=pivot-de-baixa https://www.bussoladoinvestidor.com.br/tendencias-na-analise-tecnica/ https://portaldotrader.com.br/aprenda/analise-tecnica-curso-gratuito/conceitos-adicionais/tendencias https://investmax.com.br/a/analise-tecnica/linha-de-tendencia/ https://www.nelogica.com.br/conhecimento/artigos/trading/trades-canais

Referências

Documentos relacionados

Silveira Bonilla (2011), afirma que a “[...] inclusão não pode ser analisada a partir do conceito de exclusão e que este binômio não pode ser considerado

tecnologia levaria o capital, inexoravelmente, a projetos de desenvolvimento de novas tecnologias. Foi exatamente o que ocorreu nas últimas décadas: a aplicação de um

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Neste momento a vacina com a melhor perspetiva de disseminação pelos cuidados de saúde é a M.vaccae, pela sua ação como vacina terapêutica, aguardando-se a sua

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das