• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DPPG Nº 30/2021 de 12 DE MARÇO DE 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DPPG Nº 30/2021 de 12 DE MARÇO DE 2021"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL DPPG Nº 30/2021 de 12 DE MARÇO DE 2021

EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

TECNOLÓGICA: 1º SEMESTRE LETIVO DE 2021

O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINASGERAIS - CEFET-MG, autarquia federal de regime especial, torna público o processo público para seleção e admissão de alunos especiais para o Curso de Mestrado em Educação Tecnológica (recomendado pela CAPES).

1. DO HORÁRIO DAS AULAS

As disciplinas, ministradas no CEFET-MG, funcionam em horário diurno, de segunda a sábado e a oferta será por meio do Ensino Remoto. Cada disciplina ocorrerá uma vez por semana, no turno da manhã ou da tarde, salvo casos

excepcionais, conforme especificidades descritas no horário de aulas anexo ao Edital (Anexo II).

2. DA MODALIDADE

São considerados alunos especiais aqueles que têm matrícula em regime de disciplina isolada no Curso de Mestrado em Educação Tecnológica. É permitido cursar apenas 01 (uma) disciplina em regime de disciplina isolada no mesmo semestre letivo. As ementas das disciplinas estão apresentadas no Anexo III.

3. INSCRIÇÃO

3.1 Período de Inscrição: 25/03/2021 a 08/04/2021

3.2 Link para inscrição:

https://sig.cefetmg.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto.

3.3 Preencher formulário online disponibilizado no mesmo sítio eletrônico.

3.4 Taxa de Expediente de Processo Seletivo: R$ 30,00 (trinta reais), a ser paga no Banco do Brasil, utilizando a Guia do Recolhimento da União (GRU), conforme instruções encontradas no endereço eletrônico www.ppget.cefetmg.br. A emissão da GRU é feita de segunda a sexta-feira até às 17 h. Não serão aceitos comprovantes de

(2)

agendamento do pagamento. Em hipótese alguma, será devolvida a Taxa de Expediente de Processo Seletivo.

3.5 A inscrição compreende a submissão eletrônica da documentação relacionada nos subitens de “a” a “g” abaixo, devidamente digitalizada:

a) Comprovante de quitação da Taxa de Expediente de Processo Seletivo.

b) Cópia do diploma de graduação (frente e verso) e pós-graduação (frente e verso), se houver. Na ausência do diploma de graduação, deverá ser apresentado documento equivalente ou documento que comprove que o(a) candidato(a) está em condições de concluir o curso de graduação antes da data de matrícula.

c) Histórico escolar do curso de graduação. d) Documento de identidade e CPF.

e) Currículo Lattes atualizado em até 120 dias anteriores à data do primeiro dia do período da inscrição (http://lattes.cnpq.br/).

f) Certidão de quitação eleitoral, disponível em:

http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral. g) Declaração de ciência de possível alteração no quadro de horários das

disciplinas a serem ofertadas e da não devolução da taxa de expediente (Anexo I).

3.6 Considera-se documento equivalente, para efeito do disposto no subitem “b” acima, aquele que comprove ter o(a) candidato(a) se graduado em estabelecimento oficialmente reconhecido no país ou igual diploma de estabelecimento estrangeiro, revalidado por órgão competente.

3.7 Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta. 4. NÚMERO DE VAGAS

4.1 O número de vagas para alunos especiais em cada disciplina encontra-se distribuído no quadro abaixo:

DISCIPLINA DOCENTE / Link do currículo VAGAS

Ambientes de Aprendizagem no Ensino de

Ciência e Tecnologia Prof. Dr. Ivo de Jesus Ramos http://lattes.cnpq.br/3740726434108113 No máximo 20

As novas tecnologias em ensino e

aprendizagem na Educação Tecnológica Profa. Dra. Márcia Gorett Ribeiro Grossi http://lattes.cnpq.br/1925812982762374 No máximo 20 Ensino e formação de professores para

Educação Profissional e Tecnológica Profa. Dra. Maria Adélia da Costa http://lattes.cnpq.br/9187464228520381 No máximo 20

(3)

História da Ciência e da Tecnologia Profa. Dra. Sabina Maura Silva http://lattes.cnpq.br/3871655013250129 No máximo 20 TAET: Currículo: Diversidade, cultura e

produção do conhecimento Profa. Dra. Silvani dos Santos Valentim http://lattes.cnpq.br/8274357459966258 No máximo 20

TAET: Introdução à Análise do Discurso Francesa e sua aplicação às Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica

Profa. Dra. Luciana Aparecida Silva de Azeredo

http://lattes.cnpq.br/4394909610218215

No máximo 20 TAET: História e Historiografia da Educação

Profissional

Prof. Dr. Irlen Antônio Gonçalves

http://lattes.cnpq.br/0156197892875545

Prof. Dr. José Geraldo Pedrosa

http://lattes.cnpq.br/7103107947957772

No máximo 20

4.2 O preenchimento do número total de vagas irá depender da aprovação e classificação dos(as) candidatos(as). O número de vagas informado é o número máximo que o professor poderá selecionar, não sendo obrigatória a seleção do total informado.

5. AVALIAÇÃO

5.1 A avaliação dos(as) candidatos(as) para matrícula em regime de disciplina isolada é realizada pelo professor responsável pela disciplina.

5.2 Cabe ao Colegiado do Curso a aprovação, em caráter conclusivo, da avaliação realizada pelos professores de cada disciplina.

5.3 A avaliação deverá compreender a análise da documentação apresentada pelo(a) candidato(a), incluindo diploma de graduação, histórico escolar de graduação, currículo Lattes e justificativa apresentada no formulário online.

5.3.1 A justificativa deverá ser formulada pelo(a) candidato(a) em forma de Carta de Intenção, considerando:

A) a motivação formativa que gerou o interesse por cursar a disciplina; B) a justificativa da escolha;

C) o potencial da disciplina em relação aos interesses temáticos do(a) candidato(a), continuidade de estudos e/ou atividade profissional;

5.3.2 O texto da carta de intenção deverá obedecer aos princípios da textualidade no que diz respeito à coerência e à articulação de ideias.

6. RESULTADO

6.1 O resultado, contendo a relação nominal dos(as) candidatos(as) classificados(as) e aprovados(as), por disciplina, será publicado até o dia 19 de abril de 2021 no

(4)

endereço eletrônico www.ppget.cefetmg.br. 7. MATRÍCULA

7.1 O(A) candidato(a) aprovado(a) deverá requerer a sua matrícula, do dia 26 a 30 de abril de 2021, encaminhando pelo e-mail et.cefetmg@gmail.com:

a) Formulário de Requerimento de Matrícula para Alunos Especiais disponível no endereço eletrônico www.ppget.cefetmg.br.

b) Termo de Cessão de Direitos Autorais e de Propriedade Intelectual em favor do CEFET- MG, referente aos produtos decorrentes do período de sua atuação como aluno especial no Curso, devidamente preenchido e assinado.

7.2 A apresentação da versão original de todos os documentos listados no item 3.5 deste Edital se dará, obrigatoriamente, após a liberação das atividades presenciais. Os procedimentos para que essa entrega ocorra serão informados pela Secretaria do PPGET.

8. NORMAS APLICÁVEIS

8.1 A inscrição dos(as) candidatos(as) no Processo Seletivo implica aceitação das normas estabelecidas: por este Edital; pelo Regulamento do Curso de Mestrado em Educação Tecnológica; pelo Regimento Geral; pelo Estatuto do CEFET-MG; bem como na ciência do calendário do processo seletivo divulgado no ato da inscrição. 8.2 Caberá recurso do resultado divulgado, devendo esse ser interposto junto à Comissão do Processo Seletivo, por meio do endereço eletrônico alunosespeciais.ppget.cefetmg@gmail.com, até às 16 horas do dia útil seguinte à publicação do resultado. Os recursos serão julgados pela Comissão do Processo Seletivo e os resultados divulgados no dia útil seguinte ao encerramento do período de recurso.

9. CASOS OMISSOS

Os casos omissos ou especiais serão analisados pela Comissão de Seleção nomeada pelo Colegiado do Mestrado em Educação Tecnológica, composta pelos seguintes docentes:

Drª. Márcia Gorett Ribeiro Grossi – Presidente Dr. Ivo de Jesus Ramos

(5)

Drª. Luciana Aparecida Silva de Azeredo Drª. Maria Adélia da Costa

Drª. Sabina Maura Silva

10. PRAZO DE VALIDADE

A validade deste Edital encerrará depois de decorrido 25% (vinte e cinco por cento) do primeiro semestre letivo de 2021.

Para conhecimento de todos, determino que seja o presente Edital afixado em lugar próprio e publicado no órgão oficial do Governo Federal.

Belo Horizonte, 12 de março de 2021.

Prof. Dr. Flávio Antônio dos Santos Diretor-Geral do CEFET-MG

Prof. Dr. Conrado de Souza Rodrigues Diretor de Pesquisa e Pós-graduação

Prof. Dr. Alexandre da Silva Ferry

(6)

Anexo I –

EDITAL DPPG Nº 30/2021 de 12 DE MARÇO DE 2021

DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA DE POSSÍVEL ALTERAÇÃO NO QUADRO DE HORÁRIOS E NÃO DEVOLUÇÃO DA TAXA DE EXPEDIENTE

Eu, _____________________________________________________________, declaro estar ciente que as disciplinas referentes ao quadro de horários 2021/1, do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, poderão sofrer modificações em relação ao dia e ao horário em que serão ofertadas. Também estou ciente que o valor da taxa de expediente não será devolvido por qualquer motivo, independentemente da justificativa.

Belo Horizonte, _____ de _______________________de 2021.

Nome completo digitado: ________________________________________

(7)

Anexo II –

EDITAL DPPG Nº 30/2021 de 12 DE MARÇO DE 2021

H

ORÁRIOS DAS AULAS DAS

D

ISCIPLINAS

1

º

/2021

DISCIPLINA DOCENTE DIA HORÁRIO

TAET: História e Historiografia da Educação Profissional

Irlen Antônio Gonçalves

José Geraldo Pedrosa Segunda-feira 13:50 – 16:30

Ensino e formação de professores para Educação Profissional e Tecnológica

Maria Adélia da Costa

Terça-feira 08:50 – 11:30

Ambientes de Aprendizagem no

Ensino de Ciência e Tecnologia Ivo de Jesus Ramos 13:50 – 16:30

História da Educação Profissional no

Brasil Irlen Antônio Gonçalves Quarta-feira 08:50 – 11:30

TAET: Introdução à Análise do Discurso Francesa e sua aplicação às Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica

Luciana Aparecida Silva de Azeredo

Quinta-feira

08:50 – 11:30 TAET: Currículo: Diversidade,

cultura e produção do conhecimento Silvani dos Santos Valentim 13:50 – 16:30

História da Ciência e da Tecnologia Sabina Maura Silva 13:50 – 16:30

As novas tecnologias em ensino e aprendizagem na Educação

Tecnológica Márcia Gorett Ribeiro Grossi Sexta-feira 08:50 – 11:30

Obs.: Os horários 2021/1 do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG poderão sofrer modificações em relação ao dia e ao horário em que serão ofertadas.

(8)

Anexo III –

EDITAL DPPG Nº 30/2021 de 12 DE MARÇO DE 2021

E

MENTAS DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NO

1

º SEMESTRE LETIVO DE

2021

Ambientes de Aprendizagem no Ensino de Ciência e Tecnologia

Discussão do conceito de ambientes de aprendizagem focalizando: a sala de aula e a escola; referenciais teóricos, metodologias de pesquisa e estudo; percepções de alunos e professores; aspectos cognitivos e culturais; objetivos, interações e elementos que mobilizam alunos e professores; oportunidades de ação para alunos e professores; estilos de conduta de professores e alunos; formas de estruturação envolvendo experimentos didáticos, computadores, livros didáticos e outras mediações.

As novas tecnologias em ensino e aprendizagem na Educação Tecnológica

Os padrões básicos de Aprendizagem. A pedagogia neurocientífica. Aprendizagem e Educação e o desenvolvimento do cérebro. As concepções de ensino-aprendizagem. Os modelos educativos. A integração da tecnologia e a educação sob as visões das concepções educativas. Ambientes virtuais de aprendizagem.

Ensino e formação de professores para Educação Profissional e Tecnológica

Condições teórico-práticas, políticas do ensino e da formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Saberes docentes. Práticas pedagógicas na EPT. Metodologias para aprendizagem ativa.

História da Ciência e da Tecnologia

A visão histórica da ciência e da tecnologia. A concepção grega de natureza. A Revolução Copernicana. A revolução científica do século XVII. Conhecimento científico e conhecimento tecnológico. A emergência da ciência moderna e contemporânea. A ciência e a tecnologia no Brasil.

História da Educação Profissional no Brasil

História e historiografia da educação profissional; profissionalização no Brasil: trabalho no campo e na cidade; escolarização das profissões; escolas de formação profissional; políticas públicas para a educação profissional; ensino técnico industrial e escolas técnicas.

TAET: Currículo: Diversidade, cultura e produção do conhecimento

Currículo e práxis decolonial, culturas, africanidades, interculturalidade e a análise de diferentes referenciais teóricos no âmbito das ciências da educação, do currículo e da Educação Profissional e Tecnológica. Relações étnico-raciais, gênero e a organização do trabalho escolar. Processos de ensino-aprendizagem e produção do conhecimento na perspectiva das Teorias Críticas, da pós-modernidade e das epistemologias do Sul Global.

TAET: Introdução à Análise do Discurso Francesa e sua aplicação às Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica

Nascimento da análise do discurso de linha francesa (ADF). Bases teóricas da ADF: Materialismo Histórico, Linguística e Psicanálise. Análise de conteúdo e Análise crítica do discurso: semelhanças e diferenças. Noções essenciais: sujeito, discurso, prática discursiva, formação discursiva, ideologia, efeito de sentido etc. Princípios da análise discursiva: Constituição de corpus, dispositivo e descrição/interpretação. Governamentalidade, Biopoder, Neoliberalismo e Educação. Currículo e objetivação-subjetivação na Educação Profissional e Tecnológica.

TAET: História e Historiografia da Educação Profissional

A disciplina História e Historiografia da Educação Profissional abrange as questões relacionadas aos estudos e as pesquisas sobre a Educação Profissional na perspectiva histórica. Os temas abordados serão, especialmente, voltados para os aspectos teórico-metodológico da História e da História da Educação, com recorte para o objeto educação profissional: intelectuais e pensadores da educação profissional; história das instituições educativas; discurso político sobre educação profissional.

Referências

Documentos relacionados

1º Ficam estabelecidas medidas qualificadas nos Municípios do Estado do Espírito Santo classificados no risco extremo, de acordo com o mapeamento de risco previsto no

Considerando o fenômeno comunicacional, com destaque para o papel do sujeito na recepção midiática, como objeto de estudo pelos mais distintos pesquisadores comunicacionais

Para os leitores interessados em penetrar no universo multifacetado da nova corrente filosófica, que tem chamado atenção em várias partes do mundo, sob o nome de Realismo

O choque hipovolêmico resulta da perda O choque hipovolêmico resulta da perda de líquidos e fluídos corporais, quando de líquidos e fluídos corporais,

O “Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade” procura induzir processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais, municipais e das equipes

profissionais do NASF Discussão de temas / ações de educação permanente Definição de critérios de acesso, fluxos, atribuições de cada profissional Monitoramento e

Cat scratch disease was suspected, but serological tests by means of in house indirect fluorescence assay (IFA) against Bartonella quintana and Bartonella henselae gave

human immunodeficiency virus (HiV)-infected patients have been described and need to be distinguished from the “classic” form of progressive multifocal leukoencephalopathy (PML).