• Nenhum resultado encontrado

Professor Associado, UDESC-CAV, Av Luiz de Camões, 2090, , Lages-SC, Brasil,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Professor Associado, UDESC-CAV, Av Luiz de Camões, 2090, , Lages-SC, Brasil,"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TEORES DE C ORGÂNICO E N TOTAL EM LATOSSOLO VERMELHO

CULTIVADO COM A SUCESSÃO AVEIA-MILHO E SUBMETIDO A

SETE APLICAÇÕES ANUAIS DE DOSES DE DEJETO SUÍNO

Cassol, P.C.*1; Ernani, P.R.1; Gatiboni, L.C.1; Silva, D.C.P.R. da2; Lucrécio, W.3

1

Professor Associado, UDESC-CAV, Av Luiz de Camões, 2090, 88520-000, Lages-SC, Brasil, a2pc@cav.udesc.br.

2

Mestrando em Manejo do Solo, UDESC-CAV, Bolsista da CAPES, daniellepurkot@yahoo.com.br

3

Graduando em Agronomia, Bolsista de Iniciação Científica, UDESC-CAV, lucrecio_agro@yahoo.com.br

Resumo

A utilização dos dejetos de suínos como fertilizante pode ser uma das alternativas seguras de destinação final deste resíduo que, além de fornecer nutrientes vegetais, pode promover diversos efeitos no solo, destacando-se a elevação dos teores de carbono e nitrogênio. Para estimar a variação nos teores de C orgânico (Corg) e N total (Ntot) no perfil superficial de um Latossolo Vermelho Distroférrico decorrente da aplicação superficial de doses crescentes de dejeto suíno, foi realizado este estudo em experimento a campo, que recebeu sete aplicações anuais dos tratamentos: dejeto suíno (DJ), nas doses zero, 25, 50, 100 e 200, m3/ha, adubação com fertilizante solúvel (AS) e adubação combinada de fertilizante solúvel e dejeto. O experimento foi localizado em Campos Novos, sobre um Latossolo Vermelho Distroférrico, anualmente cultivado com a sucessão milho (Zea mays) e aveia preta (Avena strigosa). O solo foi amostrado em seis profundidades (0-2, 4-6, 9-11, 19-21, 29-31 e 39-41 cm), tomando-se quatro sub-amostras por parcela. Os teores de Corg e Ntot foram maiores na camada mais superficial e decresceram com a profundidade, em taxa mais acentuada nos primeiros 20 cm. O dejeto promoveu elevação nos teores de Corg e Ntot, porém este efeito se limitou às duas camadas mais superficiais e à aplicação de doses maiores do que 50m3/ha.

(2)

ORGANIC CARBON AND TOTAL NITROGEN IN A SOUTH BRASILIAN OXISOIL AFTER SEVEN ANNUAL APLICATIONS OF DOSES OF SWINE SLURRY

Abstract

The utilization of swine waste as fertilizer would be a safe alternative as far as the disposal these material. This practice supplies mineral nutrients to plants and generally promotes several effects in the soil characteristics, especially the increase in carbon and nitrogen concentrations. This study was carried out in a field research to estimate the variation in organic C (Corg) and total N (Ntot) concentrations in the top profile of an Oxisoil Ferralsol resulting from seven annual applications of swine slurry (DJ) in doses of: 0, 25, 50, 100 and 200 m3/ha; soluble fertilizer (AS) and swine slurry with soluble fertilizer. The trial was cultivated with successive crops of corn (Zea mays) and black oat (Avena (strigosa). Samples of soil were collected in six layers (0-2, 4-6, 9-11, 19-21, 29-31, 39-41 cm) with four sub-samples by plot. The Corg and Ntot concentrations were higher in the top layer of the soil and decreased with the depth, with higher rate until the 20 cm-depth. The swine slurry promoted increase in the Corg and Ntot, but this effect was limited to the two superficial layers and required doses higher than 50m3/ha.

Key-words: animal waste, carbon, manure, nitrogen, organic fertilizer.

Introdução

A produção intensiva de suínos gera grandes volumes de resíduos com alto potencial poluente, o que exige sistemas de tratamento e disposição final adequados. Entretanto, estes resíduos contêm todos os nutrientes essenciais às plantas, o que lhes confere valor fertilizante, justificando sua aplicação em áreas de produção agrícola. Além de reciclar e disponibilizar nutrientes às plantas, o dejeto pode promover melhorarias em atributos químicos relacionados com fertilidade e qualidade ambiental solo (Cassol, 1999). O uso racional deste resíduo no solo deve ser intensificado, pois pode ainda prevenir a contaminação de águas e permitir a economia de recursos não renováveis (Perdomo,1996). Porém, a dose de aplicação deve ser limitada à capacidade do ambiente em comportar a adição deste resíduo, sem riscos de poluição do solo e do lençol freático (Seganfredo, 2000).

Este trabalho teve por objetivo estimar a variação nos teores de C orgânico (Corg) e N total (Ntot) no perfil superficial de um Latossolo, cultivado com aveia e milho sob plantio direto, decorrente de aplicação repetida anualmente, por sete anos consecutivos, de doses até 200 m3/há de dejeto suíno, adubação com fertilizante solúvel ou adubação combinada deste adubo com o dejeto suíno.

Material e Métodos

O experimento foi conduzido a campo no seu sétimo ano de cultivo em local pertencente ao município de Campos Novos, SC, sobre um Latossolo Vermelho Distroférrico, onde se cultiva anualmente milho (Zea mays) no verão e aveia (Avena

(3)

testemunha (sem adubação), dejeto suíno (DEJ) nas doses 25, 50, 100 e 200 m3 há-1, adubação solúvel (ADS) e adubação com 25 m3 de dejeto suíno, complementado com adubo solúvel (DEJ-ADS), sendo que para os dois últimos, segui-se a orientação da Comissão de Química e Fertilidade do Solo (CQFS-RS/SC, 2004). Os tratamentos foram aplicados a lanço na superfície do solo e o delineamento experimental utilizado foi blocos casualisados, com quatro repetições.

O dejeto foi derivado de suínos em terminação, tendo sido armazenado por cerca de 40 dias anteriores à aplicação em esterqueira aberta e apresentou concentração de matéria seca e Ntot de 55 e 2,7 kg m-3, respectivamente.

A amostragem foi realizada em quatro pontos aleatórios das parcelas que compreenderam a 45 m2 de área útil, nas profundidades de 0 a 2cm, 4 a 6cm, 9 a 11cm, 19 a 21cm, 29 a 31cm e 39 a 41cm, empregando-se trado com seção de aproximadamente 20cm2. O solo foi seco a 60°C e moído para diâmetro menor que 2mm, determinando-se os teor de Corg e Ntot pelos Método Walkley-Black e Kjeldahl descritos por Tedesco et al. (1995).

Resultados e Discussão

Os teores de Corg e Ntot nas diversas camadas do solo são apresentados na Figura 1-A e B, respectivamente. Independentemente dos tratamentos, os teores de Corg e Ntot foram mais elevados na camada de 2 cm superficiais do solo e decresceram com a profundidade, evidenciando uma taxa de decréscimo mais acentuada até os primeiros 20 cm. Quando aplicado em doses a partir de 50 m3/ha, o dejeto promoveu aumento no teor de Corg em relação ao tratamento testemunha, porém este efeito se limitou a camadas até 6 cm de profundidade. Na camada de 9 a 11 cm, somente a dose 200 m3/ha provocou aumento no teor de C e abaixo desta camada não se observou efeito de tratamento neste atributo.

A variação do teor de Ntot para o conjunto de tratamentos também mostrou decréscimo com a profundidade do solo, evidenciando comportamento semelhante ao Corg. Este resultado se mostra consoante com o fato amplamente reconhecido que a acumulação de N no solo ocorre na forma de compostos orgânicos nitrogenados integrantes da matéria orgânica do solo. Também se observou incremento no teor de Ntot decorrente da aplicação de doses altas do dejeto, neste caso, maiores do que 100 m3/ha e exclusivamente nas camadas até 6 cm de profundidade.

A adubação com fertilizante solúvel e a combinação de fertilizante solúvel com o dejeto suíno, repetidas anualmente no período de sete anos, não mostraram efeito significativo nos teores de Corg e Ntot do solo, embora estes tratamentos tenham apresentado valores destes atributos que também não diferiram do dejeto suíno, mesmo nas doses mais elevadas.

Conclusões

Os resultados obtidos mostram que a aplicação de doses elevadas, a partir de 100 m3/ha, e anualmente repetidas de dejeto suíno na superfície de latossolo distroférrico argiloso, cultivados com a sucessão aveia-milho, em sistema de plantio

(4)

direto, promove incrementos nos teores de C orgânico e N total na camada até seis cm de profundidade.

Pesquisas com aplicações superficiais de doses elevadas de dejeto suíno em solo cultivado, repetidas anualmente por período de tempo superior a dez anos devem ser promovidas, possibilitando se verificar o grau de continuidade dos incrementos nos teores de C orgânico e N total no perfil superficial do solo.

Agradecimentos

Ao Programa Microbacias pelo apoio financeiro à pesquisa.

Ao produtor rural Celso Retore, pela cessão da área experimental e pelo apoio na condução do experimento.

Ao Centro de Ciências Agroveterinárias-CAV da UDESC pelo apoio logístico e pela concessão de Bolsa de Iniciação Científica.

Literatura Citada

CASSOL, P.C. (1999). Eficiência fertilizante de estrumes de bovinos de leite e frangos de corte como fonte de fósforo às plantas, Tese (Doutorado Ciência do Solo-UFRGS). Porto Alegre, Programa de pós-graduação em Ciência do solo-Fac. Agron.-UFRGS, 1999. 162 f.

CQFS-RS/SC (2004). Manual de adubação e de calagem para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porto Alegre, Comissão de Química e Fertilidade do Solo - RS/SC, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo-Núcleo Regional Sul, 2004. 394p.

PERDOMO, C.C. (1996). Uso racional dos dejetos de suínos. Anais do 1° Seminário Internacional de Suinocultura. São Paulo 8 - 9 maio, 1996.

SEGANFREDO, A.M. (2000). Análise dos riscos de poluição do ambiente, quando se usa dejeto de suíno como adubo do solo. Concórdia – SC. EMBRAPA – CNPSA, 2000. (Comunicando Técnico).

TEDESCO, M.J.; VOLKWEISS, S.J.; BOHNEN, H.; GIANELLO, C. & BISSANI, C.A. (1995) Análises de solos, plantas e outros materiais. 2ª Ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1995. 215p. (Boletim Técnico de Solos, 5).

(5)

B

N total - g dm-3 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 P ro fu n d id a d e c m -45 -40 -35 -30 -25 -20 -15 -10 -5 0

A

C orgânico - g dm -3 20 30 40 50 60 P ro fu n d id a d e c m -45 -40 -35 -30 -25 -20 -15 -10 -5 0 Testemunha Adubo solúvel Ad solúvel+Dejeto Dejeto 25m3 Dejeto 50m3 Dejeto 100m3 Dejeto 200m3 Testemunha Adubo solúvel Ad solúvel+Dejeto Dejeto 25m3 Dejeto 50m3 Dejeto 100m3 Dejeto 200m3

Referências

Documentos relacionados

Quando o código chegar na linha principal, será rodado o processo de auditoria e o Mantenedor será notificado quando da conclusão com sucesso, este fará o merge

Estes resultados indicam que existe variação individual nos testes utilizados, sendo os testes do tronco e de isolamento os que forneceram melhores resultados para aplicação

Revogar a Portaria nº 1.608 de 23 de julho de 2019, que designou o servidor LUCIANO FELIX RODRIGUES DA SILVA, matrícula 918042, portador da Cédula de Identidade RG

Já as medidas epidemiológicas utilizadas foram as taxas de mortalidade geral e as ta- xas de mortalidade por causas específicas entre a população idosa com sessenta anos ou

● Avaliar a disponibilidade de carbono orgânico dissolvido nos diferentes sistemas (lagunas permanentes, lagunas intermitentes e lagos costeiros), relacionando ao estado

When the independence algebra A is an algebra without operations, that is, A is just an infinite set, say A, then End(A) coincides with T (A), the transformation semigroup on A,

information about the embryology, physiology, histology and imaging of fetal thyroid, maternal thyroid disease and their impact on the fetus, the treatment that can be offered,