• Nenhum resultado encontrado

Americana tem 69% com ao menos uma dose e supera a média nacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Americana tem 69% com ao menos uma dose e supera a média nacional"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Cidade também atinge 25% da população adulta completamente imunizada contra a Covid-19, enquanto

que no Brasil números oficiais apontam 56% com ao menos uma dose e 21,2% com esquema completo

P5

Americana tem 69% com ao menos

uma dose e supera a média nacional

tododia.com.br | 3,00 20 Jul | 2021

TERÇA

‘Emergência’

em Americana

Umidade relativa do ar cai

para 14,8% e Defesa Civil

emite alerta e orientação

Sam Robles/CBF

SELEÇÃO | Recordista, Formiga vai disputar sua sétima Olimpíada

Brasil estreia

amanhã nas

Olimpíadas

Focada no inédito

ouro olímpico,

seleção feminina

já entra em campo

em Tóquio antes

mesmo da abertura

Esportes 16

São Paulo vai

para o tudo ou

nada hoje

na Argentina

Esportes

15

REGISTRANDO O MOMENTO | Após recorde no último sábado, vacinação nesta segunda-feira em Americana teve 3.195 pessoas atendidas

Brasil + Mundo

Cidades

08 05

O presidente afirmou nesta

segunda (19) acreditar que

a PEC do voto impresso não

será aprovada pela Câmara e

sugeriu que, no sistema

atu-al, pode não participar das

eleições. “Se eu disputar, eu

entrego a faixa para qualquer

um. Uma eleição limpa”, disse.

A vacinação contra a

Co-vid-19 para pessoas de 30

e 31 anos – sem

comorbi-dades – começa nesta

ter-ça-feira em Santa Bárbara

d’Oeste. Sem a

necessida-de necessida-de agendamento, o

públi-co deverá apresentar o CPF

e comprovante de endereço

em seu nome em um dos

três postos de vacinação

em funcionamento, no

horá-rio das 9h às 17h. Nesta

se-gunda-feira (19) teve início

a vacinação para pessoas

entre 32 e 33 anos – sem

comorbidades.

Bolsonaro

sugere desistir

das eleições

SBO começa

hoje a vacinar

na faixa de 30

Reprodução / Facebook Prefeitura de Americana

Vacina contra

Covid-19 será

anual a partir

de 2022 em SP

Cidades 03 Cidades 06

(2)

OPINIÃO

/ j o r n a lto d o d i a

02

Terça, 20 de Julho de 2021

Fonte: CPTEC | Unicamp

19°

Predomínio

de sol

CLIMA NA RMC

Não há evidência

científica que

confirme a

necessidade de

doses adicionais

das vacinas

Covid-19

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Em nota oficial ontem

+ 0,43%88

Dólar Com.

+ 2,64% R$ 5,251

Euro

+ 2,58% R$ 6,194

Bovespa

- 1,24% 124.394 pontos

ECONOMIA

Mega Sena

Quina

Federal

05 - 08 - 13 - 27 - 36 - 50 Concurso 2.391 | 17/07/2021 Concurso 5.608 | 17/07/2021 06 - 11 - 15 - 55 - 79 1º Prêmio 38690 2º Prêmio 00494 3º Prêmio 57903 4º Prêmio 65748 5º Prêmio 16757 Concurso 5.580 | 17/07/2021 Número Bilhete

SUA SORTE

Esta edição tem 16 páginas

IS S N 180 7-9504 Jornal TODODIA Fundado em 28 de outubro de 1996 Ano XXII - Nº 8.830

TODODIA - O jornal da Região Metropolitana de Campinas

FRASE DO DIA

FALECIMENTOS

Santa Bárbara d’Oeste Manoel Moreira Gouveia

Faleceu ontem, aos 83 anos. Era casado com Conceição Aparecida Gouveia e quatro filhos. Foi sepultado no Cemitério Campo da Ressurreição. (Funerária Araújo-Orsola)

Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

MAIS FRIO |Com a entrada de nova frente fria, a neve voltou a cair na serra catarinense na madrugada e manhã desta segunda-feira.

IMAGEM DO DIA

Vidas que importam

Proteger as florestas para

salvar vidas

Falar de Segurança Pú-blica no Brasil é algo sem-pre complexo. Isso por-que, vira e mexe, surgem casos emblemáticos e que dividem as opiniões das pessoas. Um mesmo fato, diferentes olhares. Mas o que não podemos admitir nesse debate público é a insensibilidade, de parte da opinião pública, com a vida dos integrantes das forças policiais.

Ao longo de nossos mandatos na Câmara Mu-nicipal de Americana pro-curamos ter a Segurança como uma das principais bandeiras. E enquanto presidente da Comissão de Segurança Pública no Poder Legislativo tomo a liberdade de me posicio-nar a respeito do tema, por ser de grande interes-se público e envolver to-das as pessoas.

Nos últimos anos ve-mos um movimento

or-O Dia de Proteção às Florestas, comemora-do em 17 de julho, nos provoca à reflexão e nem tanto à celebração. A superfície emersa do nosso planeta, o único que temos para habitar, é de aproximadamente 15 bilhões de hectares, dos quais a metade (cer-ca de 7,5 bilhões de hec-tares) já foi floresta, total que hoje está reduzido a cerca de 5,5 bilhões de hectares.

Resultado do contí-nuo e por muito tempo explosivo crescimento da população humana, suas migrações e colo-nizações com conquis-tas intermináveis de territórios, essa perda de estimados 2 bilhões de hectares de flores-tas corresponde a mais que a soma de todos os países das Américas do Sul e Central. Ou quase a América do Norte in-teira, com Canadá, Es-tados Unidos e México, lembrando que os dois primeiros estão entre os cinco maiores países do mundo.

Dos estimados 5,5 bi-lhões de hectares rema-nescentes, pelo menos 1,5 bilhão estão bastante degradados em sua es-trutura e composição, não cumprindo muito das suas funções ecoló-gicas essenciais à saúde do planeta. Esta situa-ção, que por si só já não é boa, torna-se pior quan-do vemos que a destrui-ção segue desenfreada, e nosso país é um pon-to de atenção mundial nesse triste e altamente preocupante assunto. THIAGO BROCHI MIGUEL MILANO VEREADOR EM AMERICANA DOUTOR EM CIÊNCIAS FLORESTAIS

questrado para ‘crucificar’ principalmente a Polícia Militar do Estado de São Paulo. A mais bem prepa-rada corporação de po-lícia estadual, com apro-ximadamente 100 mil membros, é uma das me-nos remuneradas do país. A categoria não tem o me-recido reconhecimento por parte do Governo do Estado.

É necessária uma maior valorização da classe pelo governador, pois a missão da polícia nunca é fácil, em proteger os paulistas. Os policiais têm família e são pessoas de todas as cores, credos e orientações sexuais. Ou seja, quando saem não sabem se voltam pra casa, no enfrentamen-to aos malfeienfrentamen-tores que in-sistem em desafiar as leis e cometer crimes.

Para os eventuais ex-cessos cometidos por agentes das forças poli-ciais, existe a

Corregedo-ria da PM e que funciona para punir quem erra. Dito isso, o importante é frisar que o trabalho dos policiais não pode ser permeado com o receio de haver penalização por adotar condutas firmes no exercício legítimo de suas funções. Para o bem da sociedade inclusive!

Algo que se vê com grande frequência nas co-munidades paulistanas, mas parece ser minimi-zada pela mídia tradicio-nal, são desobediências e agressões a policiais. E parece haver uma espécie de ‘torcida’ para que dis-paros de armas utilizadas pelas corporações oficiais atinjam civis, para legi-timar uma narrativa de “apoio” à bandidagem e o crime organizado.

Algumas pessoas, in-fladas por determinados partidos políticos, insis-tem em ideias como “aca-bar com a PM”, ou mesmo “desmilitarizar” a corpo-ração, como se fosse um trabalho para quaisquer cidadãos. Ser policial é acima de tudo uma voca-ção de vida! Mas não é de se esperar reconhecimen-to de quem não conhece o cheiro da pólvora ou o calor dos incêndios.

É necessária uma

maior valorização

da classe pelo

governador

Temos, obviamente, muitos componentes associados ao problema do desmatamento e da degradação das flores-tas aqui no Brasil e no mundo todo onde elas existem. Trata-se, por-tanto, de problemas complexos, para os quais não existem solu-ções simples.

Todavia, posso des-tacar que entre nossos mais urgentes e difíceis desafios estão a falta de qualidade da nos-sa educação e as graves imperfeições do nosso sistema político, com sua falha representatividade quanto aos interesses na-cionais, no qual impera a super representatividade corporativa setorial.

No fundo, seguimos como uma colônia com capitanias hereditárias hoje substituídas por ou-tros interesses, mas que ainda buscam a conquis-ta do território a qual-quer custo, o que inclui a destruição ambiental, o genocídio indígena e a manutenção do trabalho escravo ou equivalen-te, num círculo vicioso que sistematicamente agrava a questão. Não há dúvidas de que, além de complexos, são gigantes-cos os desafios a vencer!

É inacreditável seguir-mos agindo hoje em dia, com as informações científicas disponíveis.

A sociedade, grosso modo, já está mais sen-sível ao problema que a classe política que a representa. Assim, en-quanto essa situação não muda, necessitamos unir forças entre os conscien-tes do problema para conscientizar mais e mais pessoas de diferen-tes classes e setores para o desafio de salvar as flo-restas que ainda restam e com elas restaurar muito do que perdemos. Afinal, a floresta é vida e sem floresta não há espaço para as sociedades hu-manas florescerem. (19) 9 9444-6774 - Redação (19) 3471-2700 - Distribuição (19) 98826-0438 - Financeiro (19) 98767-1388 - Comercial facebook.com/jornaltododia

Fale conosco

@jornaltododia

Expediente: Avenida São Jerônimo, 2.210 - Morada do Sol - CEP: 13.470-310

Telefone 3471.2700 | www.tododia.com.br | tododia@tododia.com.br Para sugestões de pauta: 3471.2710 e redacao@tododia.com.br Para anunciar: 3471.2740 e comercial2@tododia.com.br Balcão de anúncio: Sede do jornal | Para assinar: 3471.2784

Mande sua mensagem, sua foto, conte sua história, dê sua opinião, ajude a fazer o TODODIA: redacao@tododia.com.br

Presidente: Roberto Romi Zanaga Editor-chefe: Wagner de Freitas Chefe de reportagem: Wander Pessoa

Edimarcio Augusto Monteiro Maria Cristina Luchiari Pisoni Ricardo Alécio

(3)

CIDADES

/ j o r n a lto d o d i a

03

Terça, 20 de Julho de 2021

PANDEMIA

O governo do estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (19) que, a partir de 17 de ja-neiro do ano que vem, iniciará o ciclo de va-cinação anual contra o novo coronavírus, assim como é feito com a gripe (influenza).

A data coincide com a mesma na qual foi inicia-da a imunização contra a Covid em 2021.

O anúncio foi feito durante a entrega de mais um lote de 1 mi-lhão de doses da vacina CoronaVac, parte das 5 milhões previstas para o Programa Nacional de Imunizações.

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, expli-cou que a continuidade

da vacinação contra a Covid-19 anualmen-te não seria um refor-ço vacinal, de refazer a proteção.

“Precisamos fazer com que haja proteção da po-pulação de forma cons-tante, uma vez que, as-sim como o vírus H1N1, da gripe, chegou para fi-car e ainda está no nosso meio, o corona também ficará. Como a formula-ção da vacina permite as-sociação de novas cepas, é capaz que tenhamos dentro de uma próxima vacina mais de um tipo de proteção”.

Segundo ele, não há ainda nenhum estudo específico para a aplica-ção de terceira dose da CoronaVac. Neste mo-mento a preocupação atual é garantir a primei-ra e a segunda dose a to-dos os brasileiros.

CRIANÇAS O governo espera ainda a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vi-gilância Sanitária) para a vacinação de crianças e adolescentes, com base em um estudo feito em pessoas de 3 a 17 anos.

“Foram feitos ques-tionamentos e comple-mentações pela Anvisa e acreditamos que até o final desta semana esses documentos já estejam disponíveis para análise da agência”.

Gorinchteyn lembrou que estudos mostraram a eficiência da CoronaVac contra a variante Delta, que surgiu na Índia e já circula no Brasil e reforçou que a partir de 2022, além da liberação para a produ-ção completa do imuni-zante no país, depois da transferência de tecno-logia da chinesa Sinovac

Estado anuncia que imunização será permanente,

todos os anos, como é feito com a vacina da gripe

Vacina contra Covid

será anual a partir de

janeiro de 2022

AGÊNCIA BRASIL

SÃO PAULO

para o Butantan, já será possível contar também com a Butanvac, após au-torização pela Anvisa.

Segundo o secretário, os testes clínicos da Bu-tanvac, iniciados em 9 de julho, na cidade de Ribeirão Preto, avaliarão em duas fases tanto a efi-cácia quanto a dosagem. “Quando em 17 semanas de estudos se consagrar a segurança efetividade pela Anvisa, imediata-mente teremos 40 milhões de doses que serão dispo-nibilizadas para, inicial-mente, o estado de São Paulo e, à medida que a produção aumentar, para todo o país”.

VACINA | Governo do estado anuncia que imunização será anual a partir de janeiro

Fernanda Sunega / Prefeitura de Campinas

SUMARÉ

BEM terá ‘Dia D’ de exames e consultas

Em celebração aos 153 anos de Sumaré, no pró-ximo dia 26, a BEM (Base de Excelência da Mulher) oferece em julho mais de dois mil exames de ul-trassonografia de mama e transvaginal, além de demais exames de pre-venção do público femi-nino, voltados para pa-cientes pré-agendadas e atendidas na unidade.

No próximo sábado (24), das 8h às 16h, ha-verá o “Dia D” de exames de ultrasson de mama, transvaginal, abdome e gestantes, além da va-cinação contra o coro-navírus para gestantes, e consultas preventivas para as mulheres que comparecerem à unida-de. Ao longo do mês há a exibição de um de ví-deo de conscientização sobre a gravidez na pan-demia e quais cuidados necessários.

“A BEM é a concreti-zação de um longo pla-nejamento trabalho, pensando na assistência de qualidade às

mulhe-res. Desde 2018, quando entregamos a Base da Mulher, mais de 26.500 exames preventivos fo-ram ofertados, cuidando ou iniciando o tratamen-to precoce das nossas mulheres. Neste mês de aniversário, ampliamos a oferta de exames, visan-do sempre os cuidavisan-dos e acolhimento das nossas mulheres, contribuin-do para a saúde e qua-lidade de vida, além do atendimento qualificado

e expecializado”, disse o prefeito Luiz Dalben (Ci-dadania).

A Base de Excelência da Mulher é um espaço Idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Se-cretaria de Saúde e fa-culdade São Leopoldo Mandic e está localiza-do ao lalocaliza-do localiza-do Ambula-tório de Especialidades, na região central.

Desde 2018, mais de cinco mil mulheres

pas-saram por atendimento médico e ambulatorial especializado e exclusivo, contribuindo para a pre-venção de doenças, quali-dade de vida e saúde.

A unidade oferece atendimento em várias especialidades, entre elas, ginecológico, mas-tologista, obstetra de alto risco, nutrição, diag-nóstico de infertilidade, além de encaminhamen-tos para exames, como mamografia, e também assistência psicossocial. O atendimento é efetua-do via agendamento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que realizam a triagem e encaminha-mento para o local.

“É gratificante ver esse trabalho de tamanha im-portância dando resul-tados excelentes. A BEM é a concretização de um longo planejamento e trabalho, pensando na assistência de qualidade às mulheres”, comentou a presidente do Fundo So-cial, Mara Dalben.

| DA REDAÇÃO

MACARENKO

Sumaré anuncia obra

de ampliação em UPA

A Prefeitura de Suma-ré está ampliando a UPA (Unidade de Pronto-A-tendimento) Macarenko, na região central. Um espaço de 720,75 m² aos fundos da unidade, que antes era utilizado para estacionamento, recebe as obras, que incluem a construção de uma nova enfermaria, aumentando mais 21 leitos de baixa e média complexidade, além de dois postos de enfermagem, sala para insumos e medicamen-tos, banheiros e uma re-cepção própria. As obras fazem parte da celebra-ção do aniversário dos 153 anos da cidade, no próximo dia 26.

A prefeitura não divul-gou os valores e prazos para a obra.

Desde 2017, a UPA Ma-carenko vem recebendo investimentos. A unidade

foi totalmente revitaliza-da, houve ampliação de leitos de enfermaria – em março de 2020 a UPA Macareko contava com 15 leitos de leve e média complexidade, hoje são 55 –, implantação de dez leitos de UTI e da Unida-de Respiratória, moUnida-der- moder-nização no atendimento, além do Espaço Kids e Brinquedoteca, espaços para a criançada aguar-dar atendimento.

Desde 2017, a rede mu-nicipal de Saúde de Su-maré teve 15 novas unida-des de saúde entregues e implantação dos Centros Especializados de Aten-dimento, que incluem a Base de Excelência da Mulher e do Homem, Centro de Longevidade e Centros da Criança.

Também houve a aqui-sição de novos equipa-mentos, novas ambu-lâncias e veículos para a Atenção Básica e reade-quações nos prédios.

DA REDAÇÃO

SUMARÉ

SAÚDE DA MULHER | Atendimento na Base em Sumaré

Prefeitura de Sumaré / Divulgação

Ministério não confirma

O Ministério da Saúde afirmou nes-ta segunda-feira (19) que “não há evidên-cia científica” sobre a necessidade de uma campanha anual de vacinação contra a Co-vid-19”, como sugeriu o Secretário de Saúde de São Paulo, Jean Go-rinchteyn, ontem.

“O Ministério da Saúde informa que, até o momento, não há evidência cientí-fica que confirme a

necessidade de doses adicionais das vacinas Covid-19. A recomen-dação é que estados e municípios sigam o que é definido pela Câ-mara Técnica Assesso-ra em Imunização e Doenças Transmissí-veis, que é pactuada entre União e gesto-res estaduais e muni-cipais, e pelo PNO”, completou o governo em nota oficial divul-gada à tarde.

(4)

CIDADES

Terça, 20 de Julho de 2021

04

VACINA NAS EMPRESAS

VACINA NAS EMPRESAS (2)

DE VENTO EM POPA

DE VENTO EM POPA (2)

DE OLHO NOS MÉDICOS

A Secretaria de Saúde de Campinas anunciou nesta se-gunda que a cidade vai fazer uma parceria com empresas privadas para acelerar a vacinação contra a Covid-19 no município. A medida, segundo a prefeitura, é inédita no Brasil. A parceria prevê que as empresas imunizem seus funcionários com as vacinas e insumos para aplicação (seringas, agulhas, álcool líquido 70%, entre outros) fornecidos pela Pasta. As equipes das empresas serão treinadas e supervisionadas pelo Departamento de Vigi-lância em Saúde para lançar os dados no sistema, assim como preparar e armazenar as doses corretamente. O prefeito Dário Saadi (Republicanos) explica que todas as organizações terão igualdade de condições.

Segundo o prefeito da metrópole, o critério de escolha das empresas será o número de pessoas incluídas na vacinação. “Importante dizer que as empresas vão vacinar a mesma faixa etária que os centros de saúde estiverem vacinando. A parceria não vai permitir vacinação de outras idades. Não haverá nenhum tipo de privilégio neste sentido. Inclusive, as vacinas serão enviadas de acordo com o número de pessoas da faixa etária contemplada”, ressaltou. Será publicado no Diário Oficial um edital de chamamento público para as empresas interes-sadas, que deverão preencher o formulário online disponível na publicação.

A gestão de Rafael Piovezan (PV) anda comemorando números – a seu ver – positivos na cidade em termos de investimentos e geração de empregos. Nesta segunda, a área de comunicação postou texto exaltando os 1.606 empregos for-mais registrados em Santa Bárbara entre janeiro e maio deste ano, segundo a base de dados do novo Caged do Ministério da Economia. Em 2020, Santa Bárbara havia gerado 731 empregos com carteira assinada – melhor desempenho desde o ano de 2013 –, lembra a prefeitura.

No comunicado, a prefeitura barbarense cita os empreendimen-tos mais recentes aberempreendimen-tos ou em construção na cidade, entre eles a Paramount Plásticos, novas unidades do Pague Menos e do Assaí Atacadista, da Kacyumara, além dos restaurantes Pa-ris 6 e Coco Bambu, entre outros. “Os números demonstram a geração de empregos e os novos empreendimentos se instalam em nossa cidade. Aqui em Santa Bárbara temos feito um tra-balho ao longo dos últimos anos, com 100% de esgoto tratado, reforço no abastecimento de água – troca e modernização de redes e uma nova represa que vem por aí -, mobilidade urbana, com novas vias interligando a nossa cidade, entre outras ações. Tudo isso proporciona o saldo positivo na geração de empregos e estes novos empreendimentos que estão em implantação e que ainda serão inaugurados neste segundo semestre”, analisou o prefeito Rafael Piovezan.

Depois de denunciar médico que supostamente bate cartão em UBS e sai para trabalhar em hospital particular em Americana, o vereador Gualter Amado (Republicanos) desta vez diz ter verificado numa de suas visitas a unidades de saúde que na escala do dia constava “um médico pediatra que não havia ido ao trabalho e que, em pesquisa junto ao Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) não identificou a especialidade atribuída ao profissional”. Agora, ele quer saber a lista de médicos e enfermeiros que atuam no município por meio de empresas terceirizadas, com nome, formação, registro (conselho) etc e tal.

FOGO CRUZADO

fogocruzado@tododia.com.br

Lei proposta por quatro vereadores amplia restrições a contratações

Projeto veta condenados

na administração pública

Quatro vereadores em Americana – Lucas Leon-cine (PSDB), Professora Juliana (PT), Thiago Mar-tins (PV) e Vagner Ma-lheiros (PSDB) – proto-colaram em conjunto na Câmara um projeto de lei para proibir a Administra-ção Pública, direta e indi-reta, de contratar pessoas condenadas por crimes cometidos contra a Lei Maria da Penha, contra o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Pessoa com Deficiên-cia ou contra o Estatuto do Idoso.

No projeto, os autores vedam a contratação para todos os cargos, efetivos e em comissão de livre nomeação, e determina ainda exoneração de

pes-AMERICANA

DA REDAÇÃO

AMERICANA

Divulgação

CÂMARA | Projeto tenta ampliar a Ficha Limpa Municipal

INSTITUTO DE ZOOTECNIA

Nova Odessa pede ao estado

para utilizar imóveis do IZ

O prefeito de Nova Odes-sa, Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), entregou pessoalmente no último sábado (17) ao secretário de Agricultura e Abasteci-mento do Estado, Itamar Borges, ofícios reafirman-do o pedireafirman-do de cessão de duas áreas do IZ (Instituto de Zootecnia) para uso do município. Em ambos os casos, os imóveis encon-tram-se atualmente vagos, sem uso pela instituição de pesquisa.

Segundo a prefeitura, “o secretário comprometeu--se a agilizar o andamento dos processos e dar uma posição em breve ao pre-feito”.

O primeiro dos imóveis pleiteados trata-se de um prédio técnico situado na sede do IZ, com acesso pela Avenida Carlos Bote-lho (na “entrada” da cida-de), e de algumas antigas residências próximas, cujo complexo pode abrigar di-versos setores da prefeitu-ra – que se compromete, em contrapartida, a pro-mover a recuperação, ma-nutenção e segurança dos imóveis.

O segundo é um imó-vel em área rural que deve servir como novo abrigo de animais da cidade. Tra-ta-se, neste caso, da antiga

Unidade de Reprodução Animal, também conheci-da como “Seriarte”, situa-da na margem direita do Ribeirão Quilombo, após a ponte sobre o rio. O abrigo será mantido pela AAA-NO (Associação dos Ami-gos dos Animais de Nova Odessa).

Também estiveram pre-sentes à visita do secretário o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Ser-gio Luiz dos Santos Tutui, o diretor do IZ, Enilson Geraldo Ribeiro, o secre-tário-adjunto de Desen-volvimento do Município, Rafael Brocchi, o diretor da Agemcamp, Bill Souza, entre outros integrantes da Secretaria de Agricultura, do IZ e da prefeitura.

“O pedido é por esse pa-vilhão técnico aqui atrás (da Diretoria), com 69 salas ociosas. A cessão seria boa para o IZ também, princi-palmente para os funcio-nários, porque revitaliza-ríamos o prédio e terevitaliza-ríamos mais gente circulando, servidores da Prefeitura, trazendo mais segurança”, acrescentou Leitinho.

Neste caso, o ofício in-clui ainda duas residências na Vila Azenha, que devem abrigar a Defesa Civil Mu-nicipal, e outros três imó-veis no Centro para outros setores da prefeitura.

Enilson Ribeiro confir-mou, segundo a prefeitura, que a comunidade científi-ca do IZ já aprovou as ces-sões, com contrapartidas do município. | DA REDAÇÃO

REUNIÃO | Secretário (esq.) e Leitinho (dir.) no encontro

Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação

A “Operação Aglome-ração Zero”, realizada pela Secretaria Munici-pal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, dispersou 4.428 pessoas entre a noite de sexta--feira (16) e a manhã desta segunda (19) em situações de concentra-ção de grupos com mais de dez pessoas.

A ação é realizada por equipes da Guarda Mu-nicipal com o patrulha-mento reforçado em lo-cais mapeados a partir de dados estatísticos de onde a Guarda registra maior número de denún-cias recebidas pelo 156 e 153 e também nos bair-ros com mais casos de transmissão da Covid-19.

Aglomeração Zero é realizada no período em que vigora o Toque de Recolher na cidade, en-tre 23h e 5h.

Entre sexta (19) e a manhã desta segunda (19), as equipes de fis-calização da prefeitura vistoriaram 359 estabe-lecimentos. Destes, nove foram fechados e dois, lacrados.

Operação em

Campinas

dispersa 4 mil

AGLOMERAÇÕES

DA REDAÇÃO CAMPINAS

soas que eventualmente tiverem sido condenadas nas condições previstas pelas leis.

Na justificativa, os par-lamentares destacam que embora a Lei Municipal n.º 5.888/2016 (Lei da

Ficha Limpa Municipal) esteja em vigor, suas hi-póteses de incidência não abrangem pessoas con-denadas pela Lei Maria da Penha e por infringir os estatutos.

“Buscando dar

efetivida-de aos discursos efetivida-de prote-ção aos direitos, igualdade e integridade das mulhe-res, das crianças e adoles-centes, do deficiente e do idoso, o presente projeto é posto como forma de im-pedir que a administração pública direta e indireta do município seja macu-lada pela imoralidade em trazer ao serviço público pessoas com tal histórico. Considerando que todos os vereadores possuíam contribuições importan-tes ao projeto, decidimos apresentar esta propositu-ra em conjunto”, destacam os parlamentares no texto.

O projeto de lei será en-caminhado às comissões pertinentes e, não haven-do impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores, em plenário, durante sessão ordinária.

(5)

CIDADES

Terça, 20 de Julho de 2021

05

PANDEMIA

Às vésperas de comple-tar seis meses de ininter-rupta campanha de vaci-nação contra a Covid-19, Americana supera dois terços de sua população adulta com ao menos uma dose da vacina apli-cada. De acordo com nú-meros oficiais do “vacinô-metro” da prefeitura, com as 3.195 vacinas aplicadas nesta segunda-feira (19) a cidade atingiu 129.260 pessoas atendidas com ao menos a primeira dose, o que represen-ta 69,03% da população vacinável – estimada em 187.230 habitantes com 18 anos ou mais.

O número de pessoas que já estão completa-mente imunizadas – ou seja, que receberam as duas doses ou a dose única, no caso da Jans-sen – saltou para 47.164 pessoas, o que represen-ta 25,19% da população adulta.

Os números oficiais em Americana mostram um ritmo de vacinação acima da média nacional, tan-to para primeira quantan-to para segunda dose.

Conforme dados do

Números apontam um quarto da população adulta com

esquema completo, em índices acima da média nacional

Americana supera os

69% com ao menos

uma dose da vacina

DA REDAÇÃO

AMERICANA

VEJA OS NÚMEROS DA VACINAÇÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA NA CIDADE E NO PAÍS AMERICANA

BRASIL

VACINAÇÃO EM AMERICANA E NO BRASIL

AGENDAMENTO

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Americana prossegue nesta terça-feira (20), com aplicação de doses no pú-blico que fez agendamento prévio no site da prefeitura. Desde o final da semana passada, a cidade já vacina pessoas com 30 anos ou mais, sem comorbidades,

além dos demais públicos já incluídos anteriormente, mediante agendamento pelo site www.americana.

sp.gov.br/saude/agenda-mentovacina.

VACINE-SE

Ministério da Saúde di-vulgados no final da tarde desta segunda (19), em todo o Brasil pouco mais de 90 milhões de pessoas receberam ao menos a primeira dose da vacina contra o novo coronaví-rus – número que repre-senta 56% da população vacinável, estimada em 160 milhões de pessoas.

Em relação à popula-ção que recebeu a imu-nização completa (com as duas doses ou dose única da Janssen), o índi-ce oficial no país ontem era de 21,2% da popula-ção vacinável – quase 34

milhões de pessoas. A quantidade de pes-soas vacinadas em Ame-ricana também é supe-rior à média estadual. Ontem à tarde, o “vacinô-metro” do governo do es-tado apontava 18,12% da população dos 645 muni-cípios do estado com es-quema vacinal completo. Esses novos números da vacinação em Ame-ricana saem dois dias após a cidade ter batido seu recorde diário de do-ses aplicadas. No último sábado foram 4.440 pes-soas atendidas nos pos-tos de vacinação, maior número para um só dia desde que a campanha foi iniciada, no dia 21 de janeiro de 2021.

O total do público vacinável considerado pela prefeitura de Ame-ricana (187.230 pessoas) inclui apenas os maio-res de 18 anos, não le-vando em conta, até o momento, a possibilida-de iminente possibilida-de amplia-ção da campanha para crianças e adolescentes.

No total, a população da cidade é de 242.018 habitantes, segundo o úl-timo censo do IBGE (Ins-tituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística).

SELFIE DA VACINA | Após recorde no sábado, Americana aplicou 3.195 doses ontem

Reprodução / Facebook Prefeitura de Americana

COVID-19

Santa Bárbara começa hoje

a vacinar público de 30 anos

A vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 30 e 31 anos - sem comorbidades - começa nesta terça-feira (20) em Santa Bárbara d’Oeste. Sem a necessidade de agendamento, o público deverá apresentar o CPF e comprovante de ende-reço em seu nome em um dos três postos de vacinação.

A imunização ocorre das 9h às 17h, nos giná-sios municipais Djaniro Pedroso (Rua Prudente de Moraes, 250, Centro), e Mirzinho Daniel (Rua Bororós, s/nº, Jardim São

Francisco), e na Casa de Maria (Rua Mococa, 510, Jardim das Laranjeiras).

Nesta segunda-feira (19) teve início a vacina-ção para pessoas de 32 e 33 anos – sem comorbi-dades. Também a partir desta segunda a aplica-ção da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 passou a ser realizada apenas nos três endereços, deixando de ocorrer para a segunda dose nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Para receber a segunda dose o cidadão deve pro-curar um dos três pontos de imunização a partir da data previamente agen-dada no cartão de vacina da Covid-19.

O prazo para aplicação da segunda dose é de 28 dias após a primeira para a vacina da CoronaVac/ Butantan e a partir de 84 dias (12 semanas) para a da Oxford/AstraZeneca e da Pfizer/Biontech.

Essa reorganização do fluxo, segundo a prefei-tura, permitirá o retorno das vacinações de rotina a partir desta terça-feira para todas as UBSs do município que possuem sala de vacina.

Para agilizar o processo de identificação e vaci-nação, é recomendado o pré-cadastro no site “Va-cina Já” (www.va“Va-cinaja.

sp.gov.br), do governo do

estado.

DA REDAÇÃO

SANTA BÁRBARA D’OESTE

Divulgação

VACINAÇÃO | Santa Bárbara abre para faixa de 30 anos

A Prefeitura de Ameri-cana informou nesta se-gunda-feira (19) o registro de mais sete óbitos por Covid-19, entre os dias 12 e 17 de julho. Foram uma mulher, de 61 anos, e seis homens, com idades en-tre 36 e 57 anos. Com isso, a cidade atingiu 757 mor-tes pela doença desde o início da pandemia.

A cidade também teve confirmados ontem 188 novos casos positivos, o que eleva o total de infec-tados para 24.773 desde o início da crise sanitá-ria. Desses 769 estão em isolamento domiciliar e 23.191 já se recuperaram. | DA REDAÇÃO

Covid: cidade

registra mais

sete mortes

AMERICANA

(6)

CIDADES

Terça, 20 de Julho de 2021

06

Dois homens foram detidos por pesca irregular no Rio Piracicaba, na região do bairro Carioba, em Americana, na manhã de domingo (18). Durante patrulhamento pelas margens do rio, uma equipe do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Gama (Guarda Municipal de Americana) se deparou com a dupla, que não tinha registro de pescador. Eles já haviam sido orientados anteriormente de que a pesca no local é proibida e sobre o risco devido à presença na área de carrapato-estrela, transmissor de febre maculosa. Diante do flagrante, os dois homens foram levados ao plantão policial, junto com os apetrechos e o pescado. No momento que um dos pescadores foi informado que iria ser apresentado à autoridade policial, ele reclamou estar sentindo dores no peito. Foi conduzido ao Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, onde permaneceu, acompanhado de um dos filhos. A motocicleta de um dos homens também foi apreendida por não possuir documentação. No total, foram apreendidas 23 varas de pesca, 12 molinetes, sete suportes para varas de pesca, dois facões, além de peixes e outros apetrechos.

Quatro homens foram presos no final da manhã de domingo (18) após serem flagrados furtando ferragens para construção e telhas de zinco de um barracão em construção no Jardim Mirandola, em Americana. Segundo o 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM/I), por volta de 11h houve um chamado para um furto em andamento em um estabelecimento comercial em construção na Rua José Meneguel. No local, foram encontrados três indivíduos, de 21, 33 e 50 anos de idade, carregando um caminhão com ferragens. Após serem questionados e confessarem o furto, eles indicaram um depósito de sucatas onde um outro caminhão, também carregado com telhas de zinco provenientes do mesmo local, estava sendo descarregado. Neste ferro-velho, seu proprietário, de 61 anos, também foi detido. Os acusados foram conduzidos ao plantão policial, onde receberam voz de prisão por furto qualificado e associação criminosa. As ferragens foram recuperadas e os dois caminhões usados no crime foram apreendidos.

Em celebração aos 153 anos de Sumaré, no dia 26, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove nos finais de semana a distribuição gratuita de mudas frutíferas, nativas e árvores de calçadas, sempre das 8h às 12h. No próximo sábado (24), a ação será na pista de skate da Aveniza da Amizade, em Nova Veneza. A distribuição ocorre seguindo todas as normas sanitárias e de proteção. O objetivo é incentivar a população quanto à preservação ambiental, mobilizando os munícipes a plantarem mudas de árvores em áreas urbanas e rurais. No último sábado (17), mais de 350 mudas foram distribuídas na região do bairro Maria Antonia.

Dupla é detida por pesca ilegal e

um deles passa mal no plantão

Polícia prende quatro por furto

de materiais em construção

Distribuição de mudas de

árvore será em Nova Veneza

GIRO

Divulgação

PROIBIDO | Gama flagra pesca ilegal no Piracicaba

Defesa Civil emite alerta e orienta evitar exercícios ao sol e se hidratar

Umidade do ar em 14% põe

Americana em ‘emergência’

A Defesa Civil de Ame-ricana emitiu “alerta de emergência” sobre a baixa umidade relativa do ar registrada nesta segunda-feira (19). Se-gundo o coordenador da Defesa Civil, João Mi-letta, o índice chegou a 14,8% em Americana, considerado estado de emergência – quando a umidade relativa oscila entre 12% e 20%.

Quando o ar fica seco e o estado de emergência é determinado, cresce o risco de incêndios flo-restais e de danos à saú-de, que podem incluir ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, até outros problemas mais graves.

Por isso, as autorida-des recomendam à po-pulação tomar alguns cuidados até que a situa-ção melhore – o que não deve ocorrer nos próxi-mos dias.

Segundo a Coordena-doria de Defesa Civil do Estado, uma massa de ar frio que avança pelo Su-deste, provocando que-da de temperatura, com momentos de frio inten-so nos próximos dias – com mínimas previstas de apenas 5° C na região

CLIMA DE DESERTO

DA REDAÇÃO E FOLHAPRESS

AMERICANA

Prefeitura de Americana | Divulgação

CLIMA SECO | Americana registrou 14,8% de umidade relativa do ar nesta segunda

NOVA ODESSA

População de rua recebe apoio

Após a chegada de nova frente fria, a Defesa Civil e a área da Promoção Social da Prefeitura de Nova Odessa voltaram às ruas, na noite desta segunda-feira (19), para distribuir cobertores e roupas, abordar cidadãos sem teto e encaminhar os que aceitam para abrigo temporário em uma enti-dade assistencial parceira – o Projeto Kaydi.

“Iniciamos no final da tarde (de segunda-feira) a ronda nos pontos conheci-dos em que costuma ficar esta população de rua em Nova Odessa, distribuin-do os cobertores cedidistribuin-dos pelo Fundo Social de So-lidariedade e pela Direto-ria de Promoção Social. A Defesa Civil do Estado já havia lançado um alerta de que teremos a madruga-da mais fria do ano (nesta

NOVA ODESSA | Cobertores estão sendo distribuídos

Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação

terça-feira)”, justificou o

coordenador da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Wilians Vanag. “Além dos cobertores, para aqueles que quiserem um abrigo adequado, a irmã Cleide (Cleide de Oliveira Moura,

dirigente do Projeto Kaydi)

ofereceu um local para eles

passarem estas noites, mas aqueles que se interessa-rem têm que chegar ao lo-cal (no Jardim Flórida) até as 17h. Nós também pode-mos levá-los lá, mas como se trata de uma instituição de recuperação, e não uma casa de passagem, eles não podem estar

embriaga-dos”, explicou Vanag. Estima-se a existência de cerca de dez moradores em situação de rua atual-mente em Nova Odessa, mas esse número varia muito de mês a mês e já chegou a 30 no passado recente.

Eles costumam se con-centrar em cinco ou seis pontos monitorados cons-tantemente pelas equipes da prefeitura.

CONTATOS Se algum morador se deparar com uma pessoa em situação de rua cor-rendo risco de hipotermia, pode acionar a Defesa Ci-vil Municipal a qualquer hora pelos telefones (19) 99523-6418 ou 99754-9260. O atendimento é fei-to 24 horas.

| DA REDAÇÃO

de Campinas nesta ter-ça-feira e risco de geada. A Defesa Civil orien-ta eviorien-tar exercícios fí-sicos ao ar livre no pe-ríodo entre 11h e 15h; umidificar o ambiente com vaporizadores, ou mantendo toalhas mo-lhadas ou recipientes com água; permanecer em locais protegidos do sol; beber bastante água para hidratar o orga-nismo; além de lavar as narinas com soro fisio-lógico.

RISCO CARDÍACO Além dos riscos à saú-de da pele, olhos e nariz, características do outo-no, como queda da tem-peratura e redução da umidade do ar, também sobrecarregam o sistema cardiovascular – já que o

corpo precisa se adaptar às mudanças.

As alterações climá-ticas aumentam o risco de eventos como infar-to agudo do miocárdio, AVC (acidente vascular cerebral) e anginas (do-res no peito).

“Para suprir nosso or-ganismo com energia adequada, temos alguns efeitos compensatórios: há uma redução do ca-libre dos vasos sanguí-neos e um aumento da frequência cardíaca, o que faz com que o cora-ção tenha maior sobre-carga”, explica Jairo Pi-nheiro, cardiologista do HCor, de São Paulo.

Por isso, nesta época do ano, é importante que pacientes que so-frem com insuficiência cardíaca, arritmias e

in-suficiência coronariana estejam atentos e com a saúde em dia.

Segundo o médico do HCor, as doenças res-piratórias que se fazem presentes durante o ou-tono e o inverno tam-bém contribuem para o aumento de problemas cardiovasculares. “É importante nos prepararmos do ponto de vista fisiológico, ou seja, se agasalhando e se hidratando adequada-mente para minimizar esses efeitos”, comple-menta Pinheiro.

O cardiologista reforça a importância de uma alimentação saudável, sem exagero de comidas gordurosas, da prática de exercícios físicos e da preservação de uma boa noite de sono.

(7)

BRASIL+MUNDO

/ j o r n a lto d o d i a

07

Terça, 20 de Julho de 2021

PANDEMIA

A Anvisa (Agência Na-cional de Vigilância Sani-tária) deu aval nesta se-gunda-feira (19) para dois novos estudos clínicos: um deles para um estudo sobre uma terceira dose da vacina contra Covid da AstraZeneca e outro para testes que avaliem a segurança e a eficácia de um remédio chamado proxalutamida. Segundo a Anvisa, o estudo sobre a eficácia da terceira dose da AstraZeneca deve ser feito com participantes do estudo inicial da vaci-na no país, que receberam duas doses do imunizante com quatro semanas de intervalo entre elas.

A previsão é que esse grupo receba uma tercei-ra dose de 11 a 13 meses após a segunda dose. Os novos testes devem en-volver 10 mil voluntários e ocorrer em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio Grande do Norte.

Serão incluídas pessoas com 18 e 55 anos com

maior risco de exposição a uma infecção pelo coro-navírus, como profissio-nais de saúde. Os testes não incluem gestantes e pessoas com doenças preexistentes, segundo a Anvisa.

Ainda de acordo com a agência, o aval corres-ponde à chamada fase 3 do estudo, quando é avaliada a eficácia de um novo medicamento ou imunizante. A pesquisa deve ser randomizada, controlada e no modelo simples-cego, ou seja, os voluntários serão dividos aleatoriamente em gru-pos (um recebe a vacina e o outro, placebo) e eles não saberão, a princípio, se tomaram vacina ou placebo. Após o fim da pesquisa, todos devem receber a vacina.

Além dos testes da terceira dose, a Anvisa também aprovou nesta segunda-feira um estudo clínico de um remédio chamado proxalutami-da, um bloqueador de hormônios masculinos inicialmente testado para tumores de mama e

prós-tata e alvo de estudos re-centes para o tratamento da Covid.

O objetivo é verificar a eficácia do remédio na redução da infecção cau-sada pelo coronavírus e no processo inflamatório gerado pela doença, diz a agência. O medicamento tem sido apontado pelo presidente Jair Bolsona-ro (sem partido) como uma nova aposta contra a Covid - em algumas oca-siões, o remédio foi citado junto com outros com-provavadamente inefica-zes para a doença, como a cloroquina.

“Tem uma coisa que eu acompanho há algum tempo, e nós temos que estudar aqui no Brasil. Chama-se proxalutami-da. Já tem uns três meses que isso aí... Não tá no mercado, é uma droga ainda em estudo, sendo estudada”, disse neste do-mingo (18).

Como a Folha mos-trou, a aposta no medi-camento também tem sido replicada por gru-pos bolsonaristas. Ainda não há, porém, estudos

Novos testes deverão envolver 10 mil voluntários de

18 a 55 anos de idade e ocorrer em cinco estados

Anvisa libera estudos com

3ª dose da AstraZeneca e

com a ‘nova cloroquina’

NATÁLIA CANCIAN

FOLHAPRESS

Divulgação

CORONAVÍRUS | A Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou novos testes

OMS: ‘Estamos nos distanciando do fim da pandemia’

A OMS (Organização Mundial da Saúde) lança um alerta sobre a situação da pandemia da Covid-19 no mundo e aponta para um aumento no número de novos casos de con-taminação de 11,5% em apenas sete dias.

Para a entidade, é “hora de ser honestos” e

admitir que não se sabe quando a pandemia vai terminar. “Estamos numa situação muito perigosa”, disse Maria van Kerkhove, diretora técnica da OMS, nesta segunda-feira em Gene-bra. “Ainda vemos au-mento de mortes e ca-sos”, afirmou. Além do

aumento da transmis-são, os óbitos nos últi-mos sete dias tiveram uma expansão de 1% no mundo. “Estamos nos distanciando do fim da pandemia.” Para ela, o vírus continua a man-ter o controle sobre sua disseminação.

| FP

publicados em revistas de prestígio ou revisados por pares que confirmem a eficácia da droga contra a Covid.

A falta de dados com-pletos sobre a proxaluta-mida como tratamento para a Covid tem gerado desconfiança entre espe-cialistas, e uma pesquisa já feita com o remédio é alvo de questionamentos

em órgãos como a Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

De acordo com a Anvi-sa, o estudo recém-apro-vado será patrocinado pela empresa Suzhou Kintor Pharmaceuticals, que tem sede na China, e corresponde também à fase 3, a última etapa de testes clínicos.

A ideia é avaliar a

eficá-cia e a segurança da droga em voluntários do sexo masculino com Covid leve a moderada.

Além do Brasil, onde devem participar 50 vo-luntários em Roraima e São Paulo, os testes de-vem ocorrer em mais seis países: Alemanha, Argen-tina, África do Sul, Ucrâ-nia, México e Estados Unidos.

MEIO AMBIENTE

Desmatamento na Amazônia tem alta de 51%

Dados levantados pelo Imazon (Instituto do Ho-mem e Meio Ambiente da Amazônia) e divulga-dos nesta segunda (19) mostram um crescimen-to do desmatamencrescimen-to na Amazônia. Em junho a área devastada atingiu 926 km², equivalente a três vezes a cidade de Fortaleza, o que levou a um total de 8.381 km² nos últimos 11 meses, entre agosto de 2020 e junho de 2021.

É um número 51% maior que os 5.533 km² registrados entre agosto de 2019 e junho de 2020. O Imazon desenvolveu o SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento), que realiza o monitoramento da floresta através de sa-télites (incluindo radar).

A floresta também é mo-nitorada por outras fer-ramentas e instituições, como o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o Global Fo-rest Watch, sistema de monitoramento via

sa-télite utilizado pela Uni-versidade de Maryland, nos Estados Unidos.

A diferença no índice de desmatamento apon-tada pelo Imazon indica que haverá alta no calen-dário de desmatamento

da Amazônia em julho deste ano (a análise é feita de agosto de um ano até julho do ano se-guinte para acompanhar o período chuvoso).

Antônio Fonseca, pes-quisador do Imazon, afirma que os recordes negativos já estavam sendo percebidos no acompanhamento men-sal dos números. “As áreas desmatadas em março, abril e maio fo-ram as maiores dos úl-timos 10 anos para cada mês. E, se analisarmos apenas o acumulado em 2021, o desmatamento também é o pior da úl-tima década”, diz o pes-quisador. Foi o terceiro maior índice de destrui-ção dos últimos 10 anos.

| FOLHAPRESS

CLIMA

Bairros de SP podem ter

temperatura abaixo de zero

Alguns bairros locali-zados em regiões mais afastadas do centro ex-pandido e em pontos mais baixos da cidade de São Paulo, como é o caso de Engenheiro Marsilac (zona sul), podem ter temperaturas negativas nesta terça-feira (20). E o frio intenso vai fazer com que a maior parte da ca-pital registre geada no fim da madrugada.

Nesta segunda-feira a temperatura mínima registrada na cidade de São Paulo foi de 8,4ºC, re-gistrada por volta das 7h, segundo o Inmet (Institu-to Nacional de Meteoro-logia). A aferição foi feita na estação do Mirante de Santana (zona norte), a principal em

funcio-namento do instituto na capital paulista. Em outra estação do Inmet, esta localizada no Sesc Inter-lagos, na zona sul, a míni-ma foi de 5,4°C.

Para esta terça-feira (20), a previsão do Inmet é a de que a capital regis-tre 5ºC, o que, se confir-mado, poderá ser recorde neste ano. Até então, o dia mais gelado deste ano foi em 30 de junho, com 6,3ºC, temperatura mais baixa desde 12 de junho de 2016, quando o ter-mômetro acusou 3,5°C. A situação é reflexo da entrada de um ar polar vindo do sul do continen-te. Trata-se de uma con-dição climática parecida com a registrada no final de junho. | FOLHAPRESS

Arquivo

(8)

BRASIL+MUNDO

Terça, 20 de Julho de 2021

08

Após admitir que PEC do voto impresso não será aprovada, presidente põe em dúvida disputa à reeleição em 2022

Bolsonaro sugere que pode não disputar eleição

GOVERNO

O presidente Jair Bol-sonaro (sem partido) afirmou, nesta segunda--feira (19), acreditar que a PEC do voto impresso não será aprovada pela Câmara e sugeriu que, no sistema atual, pode não participar das elei-ções do ano que vem. As falas ocorrem uma semana após escala-da golpista nas decla-rações do mandatário, que também indicou em ocasiões anteriores que pretende disputar um segundo mandato.

“Eu não acredito mais que passe na Câmara o voto impresso, tá? A gen-te faz o possível. Vamos ver como é que fica aí”, disse Bolsonaro na noite desta segunda, em con-versa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada. A declaração foi transmitida por um site bolsonarista.

Bolsonaro defende a adoção de um sistema de voto impresso nas elei-ções de 2022, sob o ar-gumento de que as urnas eletrônicas seriam passí-veis de fraude. Ele nunca apresentou provas para embasar a acusação.

A bandeira levantada pelo chefe do Executivo é rechaçada pelo TSE (Tri-bunal Superior Eleitoral) e por diversos líderes partidários. De acordo com críticos, o discurso bolsonarista de que as urnas não seriam seguras pode abrir brecha para que Bolsonaro conteste o resultado das eleições, caso não seja reeleito.

Tramita na Câmara dos Deputados uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que esta-belece a impressão em papel de comprovante do voto dado na urna eletrô-nica. O texto atualmente enfrenta forte resistência numa comissão especial na Câmara.

Relator da PEC, o de-putado bolsonarista Fili-pe Barros (PSL-PR) Fili-pediu mais tempo para refor-mular seu parecer e, su-postamente, contemplar sugestões de deputados contrários a seu relatório.

Mesmo que avance nessa comissão, para aprovar uma PEC são ne-cessários ao menos 308 votos na Câmara e 49 no Senado, em votação em dois turnos. Para valer para as eleições de 2022, a proposta teria que ser promulgada até o início de outubro.

Ou seja, as chances de a proposta prosperar para o próximo pleito eram consideradas re-motas mesmo antes da fala de Bolsonaro admi-tindo a provável derrota.

‘ PASSO A FAIXA’ Mais cedo nesta segun-da, Bolsonaro sugeriu que pode não participar das eleições do ano que vem. “Eu entrego a faixa para qualquer um, se eu disputar a eleição, né? Se eu disputar, eu entrego a faixa para qualquer um. Uma eleição limpa”, disse Bolsonaro.

“Agora, participar de uma eleição com essa urna eletrônica... Alguns falam: ‘Ah, o Bolsonaro foi reeleito tantas vezes

com o voto eletrônico’.” O presidente também voltou à carga com novas acusações sem provas so-bre a urna eletrônica. Ele declarou que a ausência da modalidade do voto impresso - chamado por ele de eleição auditável - configuraria uma frau-de. “As mesmas pessoas que tiraram o [ex-presi-dente] Lula da cadeia e [o] tornaram elegível vão contar os votos dentro do TSE de forma secreta. As mesmas pessoas”, disse Bolsonaro a apoiadores.

“O pessoal diz que eu estou ofendendo o mi-nistro [e presidente do TSE, Luís Roberto] Bar-roso. Não estou ofen-dendo, estou mostrando a realidade.”

Pesquisas de opinião indicam favoritismo do ex-presidente Luiz Iná-cio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022, en-quanto apontam piora na popularidade de Bol-sonaro, que se vê ainda pressionado pela CPI da Covid no Senado e por protestos de rua contra seu governo.

Nas últimas semanas, o presidente da República disparou ameaças con-tra o processo eleitoral brasileiro e insultou Bar-roso, a quem chamou de imbecil e idiota. Em 8 de julho, declarou: “Eleições no ano que vem serão limpas. Ou fazemos elei-ções limpas no Brasil ou não temos eleições”.

No dia seguinte, Bol-sonaro também sugeriu que só passaria a faixa presidencial para um sucessor no sistema do voto impresso.

FOLHAPRESS

BRASÍLIA

Arquivo / TodoDia Imagem

FALA | Bolsonaro voltou a acusar urna eletrônica de fraudes, sem apresentar provas

Presidente diz que irá vetar fundo eleitoral turbinado

O presidente Jair Bol-sonaro afirmou nesta segunda-feira (19) que não vai sancionar o fun-do eleitoral de R$ 5,7 bilhões aprovado pelo Congresso Nacional na semana passada.

De acordo com o mandatário, o valor é “astronômico” e pode-ria ser mais bem em-pregado em obras de infraestrutura.

“É uma cifra enorme, que no meu entender está sendo desperdiça-da, caso ela seja san-cionada. Posso adiantar para você que não será sancionada”, disse o mandatário, em entre-vista à TV Brasil.

“O valor é

astronô-mico. Mais R$ 6 bilhões para fazer campanha eleitoral. Imagine na mão do ministro [da Infraestrutura] Tarcí-sio [de Freitas] o que poderia ser feito com esse dinheiro”, decla-rou, em outro trecho da entrevista.

“Se esse recurso vai para a mão do [minis-tro] Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, você pode concluir as obras de água para o Nordeste.”

PROTESTO A aprovação da pro-posta que quase tri-plica o fundo eleitoral para R$ 5,7 bilhões vai ser uma das pautas da

manifestação contra o governo marcada para o próximo sábado (24), segundo Ricardo Pa-tah, presidente da UGT (União Geral dos Traba-lhadores).

“É muito estranho, em um momento tão adverso, tanto na saúde quanto no desemprego, os valores serem am-pliados nesta dimensão. É um desrespeito com a sociedade”, diz.

Outros temas que es-tão na pauta do protes-to são: vacinas, defesa da democracia, fome, desemprego, custo de vida, auxílio emergen-cial de R$ 600 e contes-tação de reforma admi-nistrativa. | FP

INVESTIGAÇÃO

Servidor diz à PF que trocou celular e

não guardou conversas sobre pressão

O servidor do Ministé-rio da Saúde Luís Ricar-do Miranda afirmou à Polícia Federal que não tem cópia de seguran-ça das mensagens cujo teor, sustenta ele, mos-tra pressão recebida por dirigentes da pasta pela compra da vacina india-na Covaxin.

Ouvido na semana passada no inquérito que apura irregularidades no processo de aquisição do imunizante, Ricardo disse que trocou o celu-lar e não providenciou

backup. Ele reforçou na PF o relato feito no mês passado à CPI da Covid, segundo o qual durante o processo de compra ele recebeu diversas mensa-gens e ligações de seus superiores.

Ricardo e o irmão, o deputado Luís Miranda (DEM-DF), afirmaram que, no dia 20 de março, o presidente Jair Bolso-naro foi alertado sobre as suspeitas envolvendo a negociação da Covaxin. As declarações da dupla sobre a Covaxin

arrasta-ram Bolsonaro ao centro das apuração da CPI.

No depoimento à PF, o servidor público disse que o chefe do Executivo fez anotações, inclusive nomes. O parlamentar também será ouvido pela polícia.

“Apesar de meu irmão não ter o aparelho anti-go, mas todas conversas ele printou, ele encami-nhou para mim. Provas existem. E eu quero cola-borar. Vou entregar tudo que for necessário”, disse o deputado. | FOLHAPRESS

CORONAVÍRUS

Brasil está há 180 dias com média de

mortes por Covid-19 acima de 1.000

O Brasil completou, nesta segunda-feira (19), 180 dias seguidos de mé-dia móvel de mortes por Covid acima de 1.000 óbi-tos por dia.Nesta segun-da, o país registrou 615 mortes por Covid e 16.347 casos da doença, chegan-do assim a 542.877 óbitos e a 19.389.167 pessoas in-fectadas.

As médias móveis de casos e mortes conti-nuam em níveis eleva-dos, apesar da redução recente. A média móvel de mortes agora é de 1.224 por dia, uma

que-da de 21% em relação ao dado de 14 dias atrás. Já a de casos é de 40.594 in-fecções por dia, queda de 17% em relação há duas semanas.

A média é um instru-mento estatístico que busca amenizar gran-des variações nos dados, como costumam ocorrer em finais de semana e feriados. Ela é calculada pela soma do número de mortes dos últimos sete dias e a divisão do resul-tado por sete.

Os dados do país, cole-tados até as 20h, são fruto

de colaboração entre veí-culos de comunicação.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 foram atualizados em 25 esta-dos e no Distrito Federal.

O Brasil chegou, nes-ta segunda, a mais de 90 milhões de pessoas com a primeira dose da va-cina contra a Covid. Ao todo, 90.026.281 toma-ram ao menos uma dose do imunizante contra o Sars-CoV-2. O país regis-trou 1.595.213 doses de vacinas contra Covid-19, nesta segunda.

(9)

BRASIL+MUNDO

Terça, 20 de Julho de 2021

09

A disparada de novos casos de coronavírus causados pela variante delta trouxe um dia de sangria para os mercados do Brasil e do mundo. O temor de que novos lockdowns sejam necessários e o risco de que a recuperação econômica demore a acontecer deixaram a maioria das Bolsas no vermelho e elevaram a busca pelo dólar. No Brasil, o Ibovespa, principal índice acionário do país, encerrou a sessão desta segunda-feira (19) em queda de 1,24%, aos 124.394 pontos, no menor patamar desde maio. O tom negativo também predominou nas Bolsas americanas e europeias. Em Wall Street, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq encerraram a sessão desta segunda em quedas de 2,09%, 1,59% e 1,06%, respectivamente.

O principal rival político do primeiro-ministro indiano, a editora-chefe do jornal britânico

Financial Times e jornalistas premiados que

investigavam corrupção em seus países estão entre os nomes que podem ter tido seus celulares invadidos por governos com o uso de um software israelense, segundo reportagens do The Guardian. O veículo britânico é um dos 17 que começaram a publicar uma investigação envolvendo o uso abusivo do software Pegasus por governos de ao menos dez países para invadir celulares e coletar ilegalmente informações sobre jornalistas, ativistas de direitos humanos, religiosos, advogados e acadêmicos, entre outros. Desenvolvido pela empresa com sede em Israel NSO Group, o Pegasus é um programa criado para infectar computadores capaz de acessar smartphones sem que o usuário do aparelho precise clicar em links maliciosos.

O primeiro-ministro do Haiti, Claude Joseph, anunciou nesta segunda-feira (19) que vai renunciar ao cargo, em mais um capítulo da crise de sucessão gerada pelo assassinato do presidente Jovenel Moïse - o premiê na prática assumiu o controle do governo desde o crime, que aconteceu no último dia 7. Joseph disse em entrevista ao jornal americano The Washington

Post que vai entregar o cargo a Ariel Henry, 71,

que tinha sido indicado pelo próprio Moïse para ser o novo premiê. Ele deveria ter tomado posse no próprio dia 7, mas, devido ao assassinato do então presidente, a troca acabou sendo cancelada, e Joseph seguiu no cargo interino.

Preocupação com a variante delta do

coronavírus derruba Bolsas pelo mundo

Opositor indiano e editora-chefe do FT

estão em lista de alvos de software espião

Em meio a disputa de sucessão, premiê

do Haiti anuncia a renúncia ao cargo

GIRO

Arquivo / TodoDia Imagem

BAIXA | Ibovespa encerrou dia com queda de 1,24%

Ação de policiais deixou nove pessoas mortas e 12 feridas em 2019

MP denuncia 12 PMs por

homicídio doloso de jovens

O Ministério Público

de São Paulo denunciou nesta segunda-feira (19) por homicídio doloso (dolo eventual) 12 poli-ciais militares que parti-ciparam da ação em baile da favela de Paraisópolis, no final de 2019, que dei-xou nove pessoas mortas e outras 12 feridas.

Caso a Justiça concorde com os argumentos da Promotoria, os policiais poderão ser levados a jul-gamento no Tribunal do Júri. Um 13º PM também foi denunciado no pro-cesso, mas por ter coloca-do as pessoas no local em risco mediante explosão de um morteiro.

A decisão dos promo-tores diverge do entendi-mento da Polícia Civil em número e enquadramen-to. O delegado do DHPP (departamento de homi-cídios) Manoel Fernandes Soares havia indiciado nove policiais por homi-cídio culposo - ou quan-do não há a intenção de matar. Para o delegado, conforme o despacho de indiciamento obtido pela reportagem, as mortes no baile funk só ocorreram porque os policiais mili-tares “não observaram o necessário cuidado obje-tivo que lhes era exigível, sendo previsível, no con-texto da ação, a ocorrên-cia de resultado letal”.

Os integrantes do Mi-nistério Público concor-dam com essa argumen-tação, mas consideram que isso se encaixa como dolo eventual, “na me-dida em que cercaram as rotas de fuga, deram causa ao tumulto, oca-sionaram uma dispersão de quase 5.000 pessoas por ruas em que passam apenas 4 ou 5, assumindo o risco de matar”, disse a promotora Luciana An-dré Jordão Dias, uma das responsáveis pelo caso, em agosto do ano passa-do, quando o inquérito ainda estava em curso.

Procurada novamente, a promotora não quis se

manifestar. Além de Lu-ciana, também atuam no caso os promotores Neu-dival Mascarenhas Filho e Alexandre Rocha Almeida de Moraes.

O MP divulgou nota na tarde desta segunda in-formando que, além de condenação dos PMs, a Promotoria também quer “a fixação de valor míni-mo para reparação dos danos materiais e morais causados pelas infrações”.

O CASO

Os nove mortos em Paraisópolis eram ado-lescentes e jovens de en-tre 14 e 23 anos, em sua maioria negros, de outros

bairros periféricos de São Paulo, que tinham ido ao baile da comunidade. Quatro eram adolescen-tes; dos nove, uma era mulher.

O ex-ouvidor da Polícia Benedito Mariano, que acompanhou parte das investigações das mortes em Paraisópolis, classifi-cou a denúncia do Minis-tério Público de corajosa e necessária. “O governa-dor [João Doaria] deveria ter a humildade agora de indenizar as famílias das vítimas, já que a ação [da PM] foi improvisada, precipitada e desastrosa”, afirmou ele .

O indiciamento por um crime não-intencional, conforme entendeu o delegado da Polícia Civil, livraria os policiais mili-tares de um eventual júri popular e, na situação em específico, provavelmen-te levaria à absolvição de todos os PMs envolvidos.

Pela legislação brasi-leira, homicídios dolo-sos praticados por PMs são julgados pela Justiça Comum. Já no caso de homicídios culposos, o julgamento cabe aos ma-gistrados do TJM (Tribu-nal de Justiça Militar).

O processo no TJM está com o juiz militar Ronal-do João Roth, que já ma-nifestou internamente que deve seguir o enten-dimento da Corregedoria da PM de que houve legí-tima defesa.

CASO PARAISÓPOLIS

ROGÉRIO PAGNAN

FOLHAPRESS

Arquivo TodoDia Imagem

MORTES | Moradores de Paraisópolis em protesto

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Justiça nega habeas corpus e DJ permanece preso

A Justiça negou neste final de semana o pedido de habeas corpus feito pela defesa de Iverson de Souza Araújo, o DJ Ivis, 29. A informação foi con-firmada pelo Tribunal de Justiça do Ceará, que não deu mais detalhes por es-tar em segredo de justiça. O músico, que respon-de a dois inquéritos respon-de lesão corporal no âmbito da violência doméstica e familiar, está preso des-de a última quarta (14), três dias depois de sua mulher, Pamella Holan-da, 27, divulgar em suas redes sociais vídeos dos crimes dele.

Também neste final de semana, os advogados de

Ivis divulgaram um vídeo em que o artista se des-culpa. “A intenção dele, ao reconhecer os erros que cometeu, era pedir perdão a Pamella, às mu-lheres, aos fãs e a todos que decepcionou”, disse a defesa.

“Quando vi as maté-rias subindo tentei reagir, não me justificando, mas agi errado. Hoje, estou me vendo sozinho, ten-tando ser forte, mas não existe mais força. Estou passando aqui para di-zer a cada um de vocês, você que é mãe, você que é filha, você que é pai, a você, Pamella, eu errei, assumo meu erro”, disse.

Segundo o delegado

Tharsio Facó, da Delega-cia de Eusébio, Pamella procurou a polícia em 2 de julho, relatando que havia sofrido agressões no dia anterior. “Foi

ini-ciada uma investigação, quando testemunhas co-meçaram a ser ouvidas, mas até aquele momen-to não havia imagens das agressões.”

“Essas imagens vieram à tona nas redes sociais no domingo (11), e são de dezembro de 2020. Isso ajudou a polícia a fundamentar o pedido de prisão preventiva, já que os relatos são de que os fatos se repetiam”, completou o delegado Tharsio Facó.

Em um dos vídeos di-vulgados, Pamella apa-rece com a filha do casal nos braços enquanto é agredida por ele.

| FOLHAPRESS

Reprodução

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de

Perspectiva antropológica das danças tradicionais da Lousã-Beira Baixa : análise contextual, coreográfica e musical da Dança das Virgens, Dança dos Homens e Dança das Tesouras /

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento