• Nenhum resultado encontrado

AGRUS: UM SOFTWARE PARA A GESTÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIOS EM REDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGRUS: UM SOFTWARE PARA A GESTÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIOS EM REDE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

AGRUS: UM SOFTWARE PARA A GESTÃO DE SISTEMAS DE

PRODUÇÃO AGROPECUÁRIOS EM REDE

SÉRGIO LUIZ CARNEIRO1 DIMAS SOARES JÚNIOR2

ADEMIR MORGENSTERN PADILHA3 DINIZ DIAS DOLIVEIRA1

MÁRCIO MIRANDA2 MILTON SATOSHI MATSUSHITA1 ODÍLIO SEPULCRI1 RAFAEL FUENTE LLANILLO2 SIDNEI APARECIDO BARONI1

RESUMO

Muito se tem escrito e falado sobre a necessidade de se dotar as empresas rurais familiares de instrumentos adequados de gestão agropecuária que lhes permitam gerenciar apropriadamente os recursos disponíveis. O presente trabalho apresenta o software AGRUS, desenvolvido para auxiliar um projeto em que se busca gerar referências técnicas e econômicas obtidas em redes de propriedades rurais, representativas de sistemas de produção familiares no Paraná e que passaram por um processo de intervenção, com base na análise de dados coletados a campo. A posterior divulgação de tais referências tem por objetivo promover a melhoria da renda e da qualidade de vida dos agricultores familiares.

PALAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar; Gestão rural; Sistemas de Produção;

Software.

AGRUS: A SOFTWARE FOR THE MANAGEMENT OF FARMING

PRODUCTION SYSTEMS IN NETWORKS

ABSTRACT

There is a plenty of writing and talking about the need of endowing the rural household enterprises of suitable instruments of agricultural management which could allow them to manage appropriately the available resources. The present work presents the software AGRUS developed to support a project which aims to generate technical and economic references obtained in networks of rural holdings, representatives of household farming systems in Parana state and that had been subjected to an intervention process, based on the analysis of

1 Engenheiro Agrônomo. Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Londrina/PR

E-mail: slcarneiro@idealnet.com.br; rederef@pr.gov.br; geopro@pr.gov.br; regionalbaroni@teracom.com.br

2Engenheiro Agrônomo. Instituto Agronômico do Paraná – Londrina/PR, E-mail: dimasjr@pr.gov.br ;

marcio@iapar.br; rfuenes@iapar.br .

(2)

field collected data. The later publishing of these references aims to promote the improvement of income and life quality of the household farmers.

KEYWORDS: Household agriculture; Rural Management; Production Systems; Software.

1. INTRODUÇÃO

Gerar referências técnicas e econômicas obtidas em redes de propriedades representativas, com dados coletados a campo, depois divulgá-las com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares. Esse é um dos propósitos das Redes de Referências para a Agricultura Familiar, doravante denominada de

REDES, um projeto desenvolvido, desde 1998, pelo Governo do Paraná, através do Programa

Paraná 12 Meses (SEAB, 1999), executado pela Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER-Paraná e pelo Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR (IAPAR, 2005).

Após cinco anos de existência das REDES, a EMATER-Paraná e o IAPAR, junto com a Megasol Informática, uma empresa privada estabelecida no município de Londrina-PR, desenvolveram um software para solucionar os seguintes desafios: acompanhar sistemas de produção agrícolas familiares possibilitando, ao mesmo tempo, gerar informações facilmente interpretáveis por técnicos e agricultores; possuir interface na WEB para a atualização rápida e permanente de um banco de dados central com informações geradas por técnicos e agricultores de diferentes regiões, bem como permitir a consulta do grande público envolvido na área rural interessado em analisar comparativamente as referências técnicas e econômicas disponíveis para os sistemas de produção agropecuários; e, oferecer um produto capaz de gerenciar lançamentos de operações com detalhamento técnico para diferentes atividades rurais e para multiusuários.

O objetivo deste texto é descrever, resumidamente, o que é, como funciona e o potencial de uso do referido software, denominado AGRUS.

2. DESCRIÇÃO DO SOFTWARE AGRUS

Para compreender o que é o software AGRUS, fazem-se necessárias algumas explicações sobre as REDES, um projeto que, atualmente, acompanha e registra informações de cerca de 200 propriedades rurais representativas de sistemas de produção agropecuários da

(3)

econômicas desenvolvidas em uma unidade de produção precisam ser analisadas. Cada propriedade é acompanhada por um período mínimo de cinco anos agrícolas para que, nesse período, sejam feitas as intervenções visando à melhoria desses sistemas de produção. Isto objetiva retirar a influência devida às variações características da agricultura, tais como eventos climáticos e os preços pagos e recebidos pelos agricultores. A partir desse período de acompanhamento, os sistemas de produção agropecuários são analisados e agrupados em tipos semelhantes, gerando as referências técnicas e econômicas que são, finalmente, publicadas e divulgadas.

Portanto, trata-se de um projeto que gera e transfere conhecimento visando o fortalecimento da agricultura familiar, pois nas REDES são produzidas e divulgadas informações balizadoras de sistemas de produção agropecuários bem adaptados e viáveis para este segmento da agricultura. Uma outra característica importante das REDES é a participação conjunta de extensionistas, de pesquisadores e de agricultores, num processo em que os procedimentos metodológicos estão bem definidos (SEAB, 1999; CARVALHO, 2001; PASSINI 1997).

Uma grande dificuldade encontrada no desenvolvimento dos trabalhos das REDES, que também se fazia presente em outros projetos desenvolvidos pela EMATER-Paraná, foi a de encontrar no mercado um software que fosse capaz de atender às necessidades do projeto. A solução foi criar um produto específico para essa finalidade. Assim, o IAPAR e a EMATER-Paraná, formalizaram uma parceria com a Megasol Informática, empresa particular especializada em desenvolvimento de software para o agronegócio, visando desenvolver o produto desejado. As atribuições das organizações foram então definidas, cabendo ao IAPAR e à EMATER-Paraná, através de seus pesquisadores e extensionistas, a autoria pelo conteúdo intelectual do software e, à Megasol, a autoria da engenharia do produto.

O AGRUS foi idealizado para gerenciar de maneira centralizada as informações de propriedades rurais, analisadas individualmente, por grupos, regiões, estados ou país. Isso é possível graças à interface do software na Web. Assim, a sua utilização em empresas de assistência técnica e extensão rural, em cooperativas agrícolas ou em empresas particulares, dentre outras, permite acumular dados ao longo do tempo, alimentando um banco de dados central que pode disponibilizar informações globais de desempenho econômico e técnico de

(4)

sistemas de produção agropecuários, os quais servirão de referência para o fortalecimento da agricultura, e em especial o seu segmento familiar.

Tendo por base o trabalho atualmente em curso, o processo inicia com a coleta de dados no campo por produtores rurais assistidos pela EMATER-Paraná, em formulários específicos. Os extensionistas, ao final de cada safra, processam as informações em computadores existentes nos escritórios municipais e remetem, via Internet, os arquivos para o banco de dados central. Há um mecanismo no banco de dados central protegido por senha que identifica a origem de cada arquivo recebido, visando organizar as informações por categoria social dos produtores rurais, por atividade agropecuária, por município, por região, por estado etc.

O acesso ao banco de dados é feito em um site, cujo endereço atual é www.agrus.com.br, onde as informações estarão disponibilizadas para os usuários do sistema, mediante senha de acesso (MEGASOL, 2005). Contudo, não estarão disponíveis as informações individualizadas do produtor consideradas confidenciais, como por exemplo, o nome do produtor, sua renda e seu endereço. O banco de dados também não serve para fins de fiscalização, por exemplo, evitando indicar se um determinado produtor cumpre ou não a legislação ambiental. A função primordial do AGRUS é oferecer informações balizadoras para comparar resultados econômicos e avaliar o nível de desempenho obtido em uma exploração agropecuária num determinado contexto.

O potencial de uso do software vai além do trabalho desenvolvido nas REDES e nos demais processos desenvolvidos pela EMATER-Paraná em parceria com o IAPAR. O produto também pode ser utilizado na agricultura empresarial, principalmente nos casos em que o proprietário precisa gerenciar várias propriedades localizadas em diferentes regiões. Poderá também ser muito útil para as grandes organizações, tais como as cooperativas agrícolas, que pretendem estabelecer um processo de gestão compartilhado com seus clientes ou associados. Enfim, considera-se que há um excelente potencial de uso do produto.

3. OBJETIVOS DO SOFTWARE AGRUS

O objetivo principal do software AGRUS é: “Permitir o acompanhamento de sistemas de produção familiares ou de empresas rurais, possibilitando ao mesmo tempo a geração de informações mais facilmente interpretáveis por técnicos e agricultores e a intervenção técnica

(5)

multiproduto e multiusuário”. Para atingir o objetivo inicial, os seguintes objetivos específicos foram definidos:

• Trabalhar em interface WEB, permitindo a atualização rápida e permanente do banco

de dados gerado por técnicos em diferentes regiões, bem como a consulta por produtores

interessados em analisar comparativamente as referências técnicas e econômicas disponíveis para o seu sistema de produção.

• Oferecer ao menos quatro níveis de detalhamento para lançamento de operações permitindo o aprofundamento técnico no acompanhamento e análise das diferentes atividades.

• Criar uma solução para gerenciar de forma integrada as principais atividades desenvolvidas na agropecuária. Este foi considerado o maior desafio no desenvolvimento do programa. No sistema integrador desenvolveram-se parâmetros para organizar o banco de dados. A figura 1 retrata esse processo.

Figura 1 – Processo de integração das atividades agropecuárias (MEGASOL, 2005)

Apresenta-se a seguir uma seqüência de procedimentos iniciais para operar o programa:

• Cadastro via Internet: o administrador cadastra os técnicos que vão operar o programa, os técnicos cadastram os produtores e as propriedades que serão acompanhadas. O portal envia ao usuário um login e uma senha, para acesso e download do cadastro efetuado.

(6)

• Download e instalação do AGRUS no computador local: com o login e a senha recebidos tem-se acesso à área privada de download da instalação do programa. Após o download efetua-se a instalação do programa no computador local.

• Atualização dos dados: após o programa instalado, com o login e a senha recebidos, o usuário efetua a atualização dos dados cadastrados na Internet. Este mesmo login e senha permitirão a sincronização dos bancos de dados durante o envio e recebimento de informações via internet.

O Portal Agrus, além de operacionalizar este processo, pretende disponibilizar notícias, artigos, informações úteis para a agricultura e, o mais importante, o banco de dados das REDES, com a apresentação dos indicadores técnicos e econômicos dos principais sistemas de produção agropecuários, ou seja, informações coletadas a campo, portanto, casos concretos.

Os cadastros iniciais são obrigatoriamente realizados na Internet, a fim de se ter uma referência única do produtor e da propriedade, conforme ilustrado na figura 3 e descrito abaixo:

• Cadastro do Produtor: dados básicos do produtor, qualidade de vida da família, da mão-de-obra familiar, salário base e rateio do salário base.

• Cadastro da Propriedade: dados da propriedade, talhões e o uso dos talhões (com aspectos qualitativos incluídos).

• Cadastro dos Funcionários: dados da mão-de-obra fixa, o salário base e rateio.

• Cadastro do Imobilizado: dados das máquinas e equipamentos, bens imóveis e culturas permanentes.

O AGRUS incorporou algumas inovações para facilitar o lançamento de dados das atividades agropecuárias, além de aumentar as alternativas de lançamento, incluindo algumas informações técnicas. Essa possibilidade deverá atender às necessidades dos Processos de Referências. Vários extensionistas que atuam nesses Processos participaram de reuniões organizadas para definir os planos de contas das principais atividades agrícolas.

Para o lançamento da safra, inicialmente faz-se a abertura de safra e em seguida o lançamento das operações organizadas em “tree view” (ver Figura 4). Lançam-se conjuntamente as movimentações de insumos, de mão-de-obra, de operação mecanizada e os detalhes técnicos.

(7)

O AGRUS permite acompanhar atividades não-agrícolas, tais como a transformação e a comercialização de produtos, a venda de serviços e o aluguel de máquinas.

Figura 3 – Página de cadastro de produtores do AGRUS

No fechamento de cada ano agrícola, as informações são enviadas para o banco de dados central, e organizadas, dentre outros critérios, segundo,: 1) meso-região (segundo divisão utilizada para planejamento), região e município; e, 2) atividades ou categorias sociais dos agricultores. Assim são geradas as referências técnicas e econômicas para consulta dos demais usuários cadastrados. A Figura 4 apresenta a página de lançamento das operações agropecuárias, organizadas em tree view.

(8)

Figura 4 – Uma das páginas de lançamento de operações agropecuárias do AGRUS.

Como foi mencionado anteriormente, os usuários cadastrados terão acesso ao portal de informação do AGRUS na Internet. Esses usuários receberão senhas diferenciadas, e estão organizados da seguinte maneira:

• Administrador: vai realizar a manutenção, os ajustes ou as alterações que forem necessárias para o bom funcionamento do software;

• Técnico: terá acesso às informações dos vários produtores que ele acompanha, sem restrições, e das informações globais dos produtores atendidos por outros técnicos (não estarão disponíveis as informações consideradas confidenciais);

• Produtor: terá acesso aos dados da sua propriedade e poderá fazer comparações com os dados globais disponíveis no portal.

Poderão ser criados e disponibilizados diversos relatórios, através das combinações dos dados existentes, gerando as informações desejáveis. A Figura 5 apresenta um exemplo de relatório que deverá estar disponível no portal do AGRUS.

(9)

Figura 5 – Um exemplo de relatório do AGRUS (MEGASOL, 2005)

No exemplo acima, apresenta-se um relatório sobre a qualidade de vida em uma determinada região, num ano agrícola. Muitas combinações serão possíveis de se fazer, por exemplo, a qualidade de vida em sistemas de produção e em regiões diferentes.

4. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

O software AGRUS é um produto inovador que traz uma solução inteligente para as organizações que compartilham ou pretendem compartilhar um processo de gestão em rede, voltado para a compreensão do funcionamento e da melhoria do desempenho de sistemas de produção agropecuários. Com a utilização do produto ao longo do tempo, acumulam-se informações úteis para a elaboração de referências técnicas e econômicas, possibilitando análises mais confiáveis e intervenções mais precisas.

Para as lideranças do setor agrícola, oferece informações indispensáveis para a formulação de diretrizes e para melhor alocação de recursos.

Para organismos certificadores oferece um acompanhamento detalhado dos sistemas de produção que, uma vez inseridos em uma cadeia produtiva, pode certificar a origem dos produtos.

(10)

Para departamentos e secretarias do setor público, oferece informações estatísticas colhidas diretamente no campo sobre indicadores de produção devidamente tabulados.

Para a pesquisa agrícola, as referências servem de diagnóstico do comportamento a campo de uma determinada tecnologia gerada em área experimental, gerando informações que auxiliam na demanda de novas pesquisas.

Para a extensão rural, essas informações são essenciais na elaboração de propostas de desenvolvimento rural, nos planos de ocupação de áreas rurais, ou simplesmente para propor intervenções pontuais objetivando a melhoria da renda e das condições de trabalho do agricultor, em especial o público da agricultura familiar. Em breve, o software deverá ser utilizado na implantação de um Sistema de Informação da Assistência Técnica e Extensão

Rural Paranaense, que contribuirá nas formulações de políticas públicas e de programas de

governo, além de integrar agentes de desenvolvimento e socializar as informações.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARVALHO, Adenir et al. Redes de referências para a agricultura familiar: apresentação do enfoque de trabalho através de descrição de propriedades acompanhadas. Londrina: PROGRAMA PARANÁ 12 MESES, 2000. 78 p.

CARVALHO, Adenir et al. Sistemas de produção familiares do Norte do Paraná. Londrina: IAPAR / EMATER, 2001, 56 p.

IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná. Redes de Referências – disponível em http://www.iapar.br/redreferencia/refernova.html – último acesso em 30/05/2005.

MEGASOL – Serviços de Informática. Portal Agrus – disponível em http://www.agrus.com.br – último acesso em 30/05/2005.

PASSINI, João José. Redes de propriedades de referência. In: INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ. Enfoque sistêmico em P&D: a experiência metodológica do Iapar. Londrina: Ed. Iapar (Circular nº97), 1997. cap. 6, p. 112-127.

SEAB - Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Projeto Paraná 12 Meses: Manual Operativo. Curitiba: SEAB, 1999. p. 237

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve por objetivo o estudo da dimensão das doenças crônicas, especificamente o diabetes mellitus, visando à elaboração de um modelo de processo

- Remover as pastilhas usadas e retornar todo o parafuso de regulagem em seguida montar uma pastilha nova do lado da roda, empurrando com a mão a pinça no sentido do cilindro de

Contudo, sendo um campo de pesquisa e de atuação muito específico e novo no Brasil, ainda existe uma série de dificuldades para a eleição de parâmetros de conservação

Nas leituras de falhas efetuadas, foram obtidos códigos de anomalia por meio de dois diferentes protocolos de comunicação: o ISO 14230 KWP (2000) e o ISO 15765-4 CAN. A seguir, no

As dimensões de TI estudadas nessa pesquisa buscou identificar e relação entre Tecnologia da Informação e a entrega da Proposta de Valor Social pela Empresa estudada. A

Com base nos resultados da pesquisa referente à questão sobre a internacionalização de processos de negócios habilitados pela TI com o apoio do BPM para a geração de ganhos para

Os melhores projetos de componentes e processos de fundição são obtidos com interações entre engenheiros de fundição e projetistas, e o uso de novas

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)