• Nenhum resultado encontrado

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESPOSENDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESPOSENDE"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)

C

ENTRO DE

E

DUCAÇÃO

A

MBIENTAL

E

SPOSENDE

(2)

“A viagem da Clarinha”, um dos módulos interactivos que integra a exposição permanente do CEA, e que aborda o percurso do rio Cávado, desde a sua nascente até à foz.

(3)

Caros parceiros,

Com a abertura do Centro de Educação Ambiental (CEA), no passado dia 19 de Agosto, foi dado um novo impulso na forma de fazer educação ambiental em Esposende.

Este espaço, para além de uma mais valia no trabalho de sensibilização, educação e formação ambiental que o Município de Esposende desenvolve desde 1997, pretende ser um pólo dinamizador e inovador na área do ambiente, abrangendo a investigação, a exposição e a aprendizagem de matérias relacionadas com o ambiente.

Os objectivos que nortearam a criação do CEA passam pela educação, formação e esclarecimento da comunidade, bases para o desenvolvimento de um espírito de corresponsabilidade e de cidadania rumo à sustentabilidade ambiental do concelho.

Trata-se de um espaço de descoberta, aberto, criativo, e interdisciplinar, que ambiciona um mundo de inovadoras soluções, oportunidades e conhecimentos, um projecto que se pretende de todos e dirigido a todos. Os espaços existentes no CEA propiciam uma nova percepção da relação Homem/Ambiente e o contacto com outras formas de conhecimento e tecnologias.

O Plano de Actividades para o ano lectivo de 2011-2012 inclui, para além de

visitas organizadas aos vários espaços do CEA, um conjunto diversificado de iniciativas sobre várias temáticas ambientais, onde serão utilizadas diferentes

metodologias, adequadas aos objectivos e metas definidas para cada uma das áreas. Mas, para além das questões ambientais, o CEA propõe igualmente a realização de eventos e actividades de natureza mais lúdica.

O objectivo último da educação para a sustentabilidade passa pelo fomento de uma democracia participativa e crítica. No entanto, estimular uma participação contínua e o envolvimento real dos munícipes e dos cidadãos em geral, pressupõe a aquisição de conhecimentos e de competências, que somados a uma maior sensibilidade e motivação para as questões ligadas ao ambiente, potenciam o desenvolvimento de uma maior consciência ambiental e

consequentemente, a alteração de hábitos e comportamentos. O

estabelecimento de parcerias e protocolos com entidades externas, e a articulação e cooperação entre instituições são estratégias fundamentais, que permitirão a obtenção de melhores resultados e a materialização dos objectivos delineados.

Este é o grande propósito do Centro de Educação Ambiental

Faça parte desta missão!

(4)

Centro de Educação Ambiental de Esposende

“uma janela aberta para o mundo”

Localizado na antiga Quinta do Paiva, em Marinhas, o Centro de Educação Ambiental possui várias edificações que foram reestruturadas e que se encontram vocacionadas para apoiar o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e a realização de oficinas temáticas e de actividades de expressão plástica.

Para além da exposição “Ambiente Interactivo”, uma exposição permanente em que as novas tecnologias são a nota dominante, de uma biblioteca, de uma ecoteca, de um auditório e de várias salas para actividades, o CEA apresenta ainda ao visitante espaços exteriores distintos, com múltiplas funções, como é o caso do Trilho da Biodiversidade, das Hortas Pedagógicas, do Parque de Merendas e do Horto Municipal.

(5)

Centro de Educação Ambiental

da ideia à acção

A estratégia para o desenvolvimento das actividades propostas neste documento passará pelo fomento de parcerias e protocolos de cooperação, mas também pela implementação de uma metodologia de actuação que se pretende clara e objectiva, e que se baseia nas seguintes fases:

Descoberta

Interiorização de informação

Assimilação

Avaliação e responsabilização

O estabelecimento de protocolos de cooperação com diversas instituições locais e externas fará igualmente parte das medidas a implementar durante o corrente ano lectivo.

(6)

PLANO DE ACTIVIDADES 2011/2012

As iniciativas que integram o Plano de Actividades do CEA e que se apresentam no presente documento, pretendem trabalhar de forma equilibrada os domínios afectivos e cognitivos.

Para além de um conjunto de recursos e serviços, o CEA disponibiliza um programa dirigido à comunidade educativa e proporciona também várias actividades pensadas para públicos-alvo específicos e para a comunidade em geral.

A participação em algumas das iniciativas propostas implicará um custo, conforme preçário disponível no

site da Esposende Ambiente (www.esposendeambiente.pt). Contudo, os estabelecimentos de educação e ensino e IPSS’s concelhios têm à partida um acesso privilegiado e praticamente gratuito às propostas do CEA.

Como consultar este documento?

As propostas apresentadas neste documento subdividem-se em quatro capítulos

Espaços do CEA

Serviços do CEA

Actividades no CEA

(7)

Espaços do CEA

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original” (Einstein)

(8)

Exposição

“Ambiente Interactivo”

Através da utilização de sons e imagens atractivas, esta exposição apela aos sentidos do visitante, e despoleta uma curiosidade natural e um vontade de conhecer melhor o nosso concelho.

(9)

ESPAÇOS DO CEA

Os recursos que o CEA coloca à disposição do visitante, nomeadamente as várias salas de trabalho e equipamentos do Centro de Formação, bem como os diversos espaços exteriores, proporcionam um indispensável complemento técnico e logístico ao desenvolvimento de projectos educativos, de pesquisa e investigação.

Exposição “Ambiente Interactivo”

Esta exposição, de carácter permanente, destaca-se pela tecnologia interactiva que lhe está associada, uma vez que permite ao visitante “navegar” por entre vários cenários e quadros, e obter informação sobre vários temas ambientais na “quantidade e medida” que lhe é mais adequada. Os temas abordados – água, resíduos, biodiversidade e energia - despoletam uma curiosidade natural em conhecer mais e melhor o concelho de Esposende e contribuem para uma melhor percepção das questões ambientais com influência directa no desenvolvimento sustentável da região.

Público-alvo: Todas as faixas etárias. Alguns módulos privilegiam o lúdico e a aprendizagem associada ao divertimento, enquanto que outras soluções possuem um cunho mais educativo e informativo.

Calendarização: Durante o ano lectivo, incluindo interrupções lectivas. As visitas

guiadas dirigidas à comunidade educativa de Esposende serão preferencialmente desenvolvidas durante o 1º período.

Exposições temporárias

O Centro de Acolhimento e outros espaços do CEA irão receber regularmente exposições temporárias que versarão sobre diversas temáticas ambientais, de acordo com os projectos em curso e áreas de intervenção agendadas.

(10)

Os espaços da Biblioteca e Ecoteca têm como objectivo dotar o CEA das condições e materiais essenciais à realização de trabalhos de pesquisa, essencialmente na área do ambiente.

(11)

ESPAÇOS DO CEA

Ecoteca

Este espaço tem como missão apoiar os alunos, professores e visitantes na realização de trabalhos de pesquisa, em particular trabalhos ligados à área do ambiente. Para o efeito a ecoteca disponibiliza computadores com ligação à internet, bem como as condições necessárias para a realização de trabalhos, nomeadamente trabalhos em grupo.

Biblioteca

A biblioteca situa-se no Centro de Formação do CEA e trata-se de um espaço destinado à consulta e pesquisa bibliográfica, que privilegia a procura de conhecimento e formação sobre diferentes áreas temáticas ligadas ao Ambiente e à Sustentabilidade. A biblioteca do CEA, com o apoio da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, disponibiliza um conjunto significativo de publicações que abordam diferentes vertentes do meio ambiente, no sentido de apoiar a realização de trabalhos escolares ou académicos. Para o efeito, e para além de livros adequados a diferentes faixas etárias, encontram-se também disponíveis para consulta e pesquisa bibliográfica, brochuras, artigos e publicações sobre diversas temáticas ambientais, bem como documentos técnicos de âmbito local, regional e nacional.

Público-alvo: Todas as faixas etárias

(12)

As Oficinas do Verdinho e do Caça-Sujões são duas salas de actividades, situadas junto ao Horto Municipal onde é possível a realização de actividades de natureza mais prática.

(13)

ESPAÇOS DO CEA

Auditório

O auditório do CEA dispõe de 70 lugares sentados e encontra-se equipado com

um sistema de projecção multimédia, possibilitando desta forma o

visionamento de filmes e apresentações, bem como a realização de seminários, congressos e outros eventos que envolvam a participação de grupos organizados ou mesmo da população em geral, constituindo-se como um espaço dedicado à partilha de conhecimento e de saberes.

Salas de Actividades

Para a realização de trabalhos e actividades de natureza mais prática, o CEA disponibiliza, no Centro de Formação, uma sala com capacidade para 40 lugares sentados, e junto ao Horto Municipal, duas salas polivalentes – a Oficina do Verdinho e a Oficina do Caça-sujões. A Sala de Actividades do Centro de Formação tem como primeiro objectivo o desenvolvimento de acções que complementem a visita à exposição “Ambiente Interactivo”, nomeadamente através da realização de trabalhos de descoberta e de interiorização de

conhecimentos. Já as oficinas de trabalho, com capacidade para 50

participantes, encontram-se destinadas à realização de actividades ambientais de cariz mais prático, nomeadamente trabalhos relacionados com jardinagem, agricultura, trabalho manuais e de expressão plástica.

(14)

O Horto Municipal, para além de apoiar a manutenção dos espaços verdes do concelho, tem também como missão sensibilizar os visitantes para a importância das plantas e dos espaços verdes.

(15)

ESPAÇOS DO CEA

Horto Municipal

O Horto Municipal encontra-se sob a gestão do Sector de Espaços Verdes da Esposende Ambiente e tem como objectivo principal a propagação de plantas para posterior colocação e manutenção dos espaços verdes do município de Esposende. Para além desta valência, o Horto Municipal encontra-se aberto ao público, e contribui assim para fortalecer toda a componente pedagógica do CEA.

Trilho da Biodiversidade

Na zona mais a norte do CEA, o visitante encontra um pequeno trilho, que serpenteia um espaço verde dedicado à temática da biodiversidade e que convida à reflexão e ao conhecimento, alertando para a importância de algumas das espécies que integram a biodiversidade local. Para além de várias espécies florestais autóctones, neste trilho também é possível encontrar plantas aromáticas, bem como espécies adaptadas às condições edafo-climáticas locais.

Público-alvo: Todas as faixas etárias

(16)
(17)

Serviços do CEA

“Não arriscar nada é arriscar tudo” (Al Gore)

(18)

SERVIÇOS DO CEA

Para além dos recursos já identificados, e com o objectivo de rentabilizar os espaços e equipamentos existentes, o CEA pretende também disponibilizar um conjunto de serviços que irão sendo ajustados e mais adequadamente divulgados ao longo do tempo.

Organização de Congressos e Simpósios

A organização de congressos e simpósios de carácter científico, profissional ou social, em áreas ambientais tão diversificadas e abrangentes quanto possível, será outra das apostas do CEA. Para além de organizar e promover os seus próprios eventos, o CEA pretende também promover a disponibilização do espaço, dos equipamentos e dos recursos existentes para a realização de eventos desta natureza, a entidades externas que solicitem as instalações para estes fins.

Este serviço tem um custo associado que poderá ser consultado no preçário do CEA.

Organização de Acções e Cursos de Formação

Os espaços do CEA estarão disponíveis para o desenvolvimento de acções e cursos de formação direccionados a diversos públicos da comunidade, pretendendo ser um instrumento de auxílio na implementação de actividades que requerem conhecimentos específicos na área ambiental.

Este serviço tem um custo associado que poderá ser consultado no preçário do CEA.

(19)

SERVIÇOS DO CEA

Desenvolvimento de Estágios

O Centro de Educação Ambiental poderá receber estagiários, provenientes de diversas e distintas área de formação, constituindo-se assim como um parceiro fundamental de estabelecimentos de educação e ensino.

Aluguer de Espaços e Equipamentos

Os espaços e os equipamentos do CEA poderão ser requisitados para o desenvolvimento de actividades e iniciativas promovidas por entidades externas, desde que devidamente justificados e mediante o pagamento de um valor pré-definido, conforme descriminado no preçário do CEA.

Este serviço tem um custo associado que poderá ser consultado no preçário do CEA.

Festas Temáticas e Festas de Aniversário

Para além de organizar e promover os seus próprios eventos, o CEA irá também disponibilizar os seus espaços para a realização de iniciativas de carácter mais lúdico, como é o caso das Festas de Aniversário ou das Festas Temáticas. Este serviço tem um custo associado que poderá ser consultado no preçário do CEA.

Este serviço tem um custo associado que poderá ser consultado no preçário do CEA.

(20)
(21)

Actividades no CEA

“O principal desafio deste século é transformar uma ideia que parece abstracta – desenvolvimento sustentável – numa realidade para todos. “ (Kofi Annan )

(22)

Visita do Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro

(23)

ACTIVIDADES NO CEA

As actividades que a seguir se descrevem serão desenvolvidas durante o presente ano lectivo e têm como primeiro objectivo dar a conhecer este novo equipamento, bem como as diversas valências do mesmo.

À descoberta do CEA

Para além da possibilidade de conhecerem os diferentes espaços do Centro de Educação Ambiental, esta actividade integra também uma visita guiada à exposição “Ambiente Interactivo” e a participação numa actividade de expressão plástica intitulada “Álbum de fotografias”.

Destinatários: Alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino básico.

Utentes das IPSS’s e comunidade sénior Associações culturais, desportivas ou outras

Calendarização: Durante o ano lectivo, incluindo interrupções lectivas (consultar

Horário de Funcionamento). As visitas guiadas dirigidas à comunidade educativa de Esposende serão preferencialmente desenvolvidas durante o 1º período.

Normas:

Número máximo de participantes: 25

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

Contactos)

Caso os estabelecimentos de ensino do concelho não possuam meio de transporte próprio, e após formalização da inscrição, o CEA disponibilizará transporte para a primeira visita, ficando o agendamento da mesma dependente da disponibilidade de autocarro.

Os estabelecimentos de educação e ensino e IPSS de fora do concelho poderão inscrever-se nesta iniciativa, mediante um custo conforme descrito no preçário.

(24)

Transplantações de azevinho realizadas no Campo da Cividade, com a colaboração da Associação Rio Neiva, em Novembro de 2010, no âmbito da Semana da Floresta Autóctone.

Semana da Floresta

Autóctone

(25)

ACTIVIDADES NO CEA

Semana da Floresta Autóctone

O Centro de Educação Ambiental e o Gabinete Técnico Florestal da autarquia irão associar-se às comemorações do Dia da Floresta Autóctone, através da realização de um conjunto de actividades que terão como tema central a divulgação e preservação das espécies autóctones. Para além da realização de sementeiras e plantações, e da participação numa Gincana Florestal, os

participantes terão igualmente oportunidade de visualizar algumas

demonstrações relacionadas com o trabalho diário da Equipa de Sapadores Florestais.

Destinatários: Alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino básico.

Utentes das IPSS’s

Calendarização: de 21 a 26 de Novembro, das 9h30 às 11h30, e das 14h30 às

16h30

Normas:

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

Contactosno final do documento)

Oficina “Segredos das plantas”

Na sexta-feira, 25 de Novembro, ao final da tarde, será realizada uma Oficina sobre Plantas Aromáticas e Medicinais, dirigida a todos quanto queiram conhecer um pouco mais os segredos das plantas com aroma.

Vamos reflorestar o Monte da Sr.ª da Guia

No sábado, dia 26, com a colaboração das Associações de Bombeiros, da Equipa de Sapadores Florestais e da Junta de Freguesia de Belinho, será realizada uma grande acção de reflorestação da encosta mais sensível do Monte da Sr.ª da Guia. Cada voluntário poderá contribuir para esta causa, através da plantação de uma árvore. A actividade decorrerá durante todo o dia.

(26)

ACTIVIDADES NO CEA

Oficinas “Vamos aprender a fazer”

O desenvolvimento desta iniciativa tem como suporte e metodologia de actuação as expressões “saber saber” e “saber fazer”. Através da experimentação, o CEA pretende enfatizar a importância da componente prática no desenvolvimento de actividades de educação ambiental, como uma importante ferramenta de trabalho que potencia a alteração de hábitos e comportamentos.

Oficina de Brinquedos Florestais

Esta oficina temática será desenvolvida pelo Gabinete Técnico Florestal da autarquia e tem como objectivo dar a conhecer a importância dos recursos florestais.

Destinatários: Alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.

Utentes das IPSS’s

Calendarização: Durante o 2º período lectivo, todas as quartas-feiras, das 10h00

às 11h30, na Oficina do Verdinho.

Normas:

Número máximo de participantes: 25

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

(27)

ACTIVIDADES NO CEA

Oficina “Vamos reciclar papel”

Esta actividade inclui uma pequena apresentação sobre a importância da reciclagem, para além da realização de uma acção de reciclagem de papel.

Destinatários: Alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.

Utentes das IPSS’s, Comunidade Sénior

Calendarização: Durante o 2º e 3º períodos lectivos, incluindo interrupções

lectivas.

Normas:

Número máximo de participantes: 25

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

Contactosno final do documento)

Oficina “Energicodependente”

Esta oficina integra a realização de várias experiências e pretende dar a conhecer as várias fontes de energia, bem como fomentar a utilização sustentada dos recursos energéticos e eficiência energética no dia-a-dia.

Destinatários: Alunos do 2º e 3 ciclos do Ensino Básico e secundário Calendarização: Durante o 3º período lectivo.

Normas:

Número máximo de participantes: 30

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

(28)

ACTIVIDADES NO CEA

Oficina “Brincar com a Ciência”

Nesta oficina pretende-se abordar as ciências experimentais nas mais variadas vertentes do ambiente, através da realização de experiências sobre os processos e os fenómenos que ocorrem na natureza, demonstrando como estes se processam, quer através da observação dos mesmos, quer através da realização de pequenas experiências.

Destinatários: Alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

Utentes das IPSS’s

Calendarização: Durante o 3º período lectivo Normas:

Número máximo de participantes: 25

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

Contactosno final do documento)

Oficina das Sementes

As acções a desenvolver nesta oficina consistirão na realização de sementeiras, plantações e cultivo de espécies vegetais com o intuito dos participantes compreenderem e acompanharem as várias fases de desenvolvimento do ciclo vegetativo de diversas plantas.

Destinatários: Comunidade em geral.

Utentes das IPSS’s, Comunidade Sénior e associações

Calendarização: Durante o 2º período lectivo, podendo alargar-se ao mês de

Abril

Normas:

Número máximo de participantes: 25

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

(29)

ACTIVIDADES NO CEA

Oficina “Use e re-Use”

Esta oficina tem como objectivo divulgar estratégias simples e acessíveis de reaproveitar o chamado “lixo” em diferentes áreas como decoração, costura, arte, etc, e desta forma utilizar de forma mais sustentável os recursos naturais.

Destinatários: Comunidade em geral.

Utentes de IPSS’s, Comunidade Sénior e associações

Calendarização: A partir de Janeiro, previsivelmente no último sábado de cada

mês.

Normas:

Número máximo de participantes: 20

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

Contactosno final do documento)

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre os temas das oficinas, as datas de realização e os custo da inscrição.

Oficina “Saberes e Sabores”

Dirigida à comunidade em geral, esta iniciativa pretende aliar as boas práticas agrícolas à culinária, através da realização de workshops temáticos onde a produção biológica e a alimentação saudável vão ser notas dominantes.

Destinatários: Comunidade em geral.

IPSS’s, e associações

Calendarização: A partir de Março. As datas serão divulgadas posteriormente. Normas:

Número máximo de participantes: 20

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

Contactosno final do documento)

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre os temas das oficinas, as datas de realização e os custo da inscrição.

(30)

ACTIVIDADES NO CEA

Oficinas de Férias

Esta actividade encontra-se vocacionada para a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens durante as interrupções lectivas, Natal, Páscoa e Verão, onde serão desenvolvidas de actividades pontuais associadas a um tema.

Destinatários: Crianças/jovens dos 7 aos 12 anos.

Utentes das IPSS

Calendarização: Pontualmente, durante as interrupções lectivas. Normas:

Número máximo de participantes: 25

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

Contactosno final do documento)

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre as datas de realização e os custo da inscrição.

Oficina “Jardim dos Sentidos”

Esta oficina encontra-se direccionada para grupos específicos, nomeadamente crianças e jovens portadores de deficiência física e/ou mental, bem como cidadãos com limitações diversas e tem como objectivo a realização de um percurso e de actividades sensoriais, onde serão explorados os diferentes elementos da natureza com base nos sentidos, evidenciando-se assim outras formas de olhar a natureza.

Destinatários: Alunos com necessidades educativas especiais

Utentes da APPACDM e CISE

Utentes das IPSS, Comunidade Sénior

Calendarização: Durante o 3º período lectivo. Normas:

Número máximo de participantes: 10

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

(31)

ACTIVIDADES NO CEA

Palestras “À conversa no CEA”

Regularmente serão realizadas palestras onde se pretende uma abordagem participativa de diversos temas de índole ambiental, tendo como destinatários a comunidade em geral e grupos da sociedade específicos. Estas palestras serão realizadas com o intuito de informar e de esclarecer a população sobre algumas questões pertinentes relacionadas directa ou indirectamente com temáticas ambientais e que sejam de interesse público. A abordagem dos temas será efectuada de forma mais informal potenciando-se assim o espaço para o debate e a discussão, permitindo a troca de ideias, experiências, o esclarecimento e a reflexão sobre questões pertinentes da actualidade.

Destinatários: Alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário.

IPSS’s , associações culturais, desportivas ou outras Juntas de Freguesia e munícipes

Representantes das várias actividades económicas

Calendarização: Mensalmente, a partir de Dezembro

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre os temas das palestras, datas e horários de realização.

(32)

Os alunos do Ensino Especial iniciaram o seu projecto com uma visita aos vários espaços do CEA.

Horticultura Terapêutica

no CEA

(33)

ACTIVIDADES NO CEA

Horticultura Terapêutica no CEA

Os participantes deste programa realizarão, em rotinas semanais, diversas acções de cariz prático associadas à área da jardinagem e que têm como principal objectivo contribuir para o desenvolvimento de competências de base, motivando os alunos para aprendizagens cognitivas e para o seu desenvolvimento pessoal. As actividades propostas terão como principal objectivo promover o contacto directo com a natureza, nomeadamente com as plantas, no sentido de potenciar o bem-estar e o aumento da qualidade de vida dos participantes.

Destinatários: Alunos do Ensino Especial

APPACDM

Calendarização: Durante o ano lectivo Normas:

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

Contactosno final do documento)

Hortas Pedagógicas da Maria Repolha

Os pequenos talhões disponíveis no CEA podem ser adoptados por

estabelecimentos de educação e ensino, IPSS’S ou grupos de cidadãos organizados, ficando estes responsáveis pelo desenvolvimento das várias tarefas e trabalhos agrícolas inerentes à produção quer de hortícolas quer de flores, nomeadamente a sementeira, manutenção e colheita. O CEA dará o apoio técnico necessário e fornecerá os materiais implícitos ao desenvolvimento dos vários projectos. O objectivo desta iniciativa passa essencialmente por educar as diferentes gerações para a importância dos produtos da terra e para a necessidade de se respeitar os ciclos das plantas.

Destinatários: Alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do Ensino Básico

Utentes das IPSS e associações

Calendarização: As hortas encontram-se disponíveis a partir de 17 de Outubro. Normas:

As inscrições e selecção do talhão devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultarContactosno final do documento)

(34)

ACTIVIDADES NO CEA

O meu Natal é Ecológico

O Natal está normalmente associado ao consumo excessivo de tudo, nomeadamente de recursos naturais. Assim sendo, torna-se importante sensibilizar os mais novos e não só, para a necessidade de se adoptar comportamentos mais adequados à sustentabilidade do nosso planeta, começando por pequenos gestos em nossa casa, na nossa escola, no nosso local de trabalho.

Os estabelecimentos de ensino e instituições inscritos elaborarão um enfeite de Natal obrigatoriamente utilizando resíduos e desperdícios, de acordo com as indicações que serão entretanto remetidas. Estes enfeites serão depois utilizados na decoração das árvores de Natal e dos espaços do CEA.

Esta iniciativa será valorizada com a integração de acções complementares, com o intuito de sensibilizar os munícipes em geral para estas questões.

A participação dos estabelecimentos de educação e ensino e das IPSS será reconhecida de forma simbólica, conforme as normas de participação da iniciativa que serão posteriormente enviadas a todos os inscritos.

Destinatários: Estabelecimentos de educação e ensino

IPSS. Comunidade sénior

Calendarização: A elaboração e entrega dos trabalhos deverão decorrer até 16

de Dezembro de 2011. Os enfeites ficarão expostos até 7 de Janeiro de 2012.

Normas:

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre as actividades que serão desenvolvidas no âmbito desta iniciativa.

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

(35)

ACTIVIDADES NO CEA

Dia a dia, pense verde todo o ano

Nesta iniciativa pretende-se o desenvolvimento de actividades que contribuam para que, simbolicamente, se possam assinalar alguns dos dias do calendário dedicados a temáticas ambientais. Estas acções serão direccionadas para a comunidade educativa e para a população em geral.

Toda a informação sobre as actividades que serão realizadas no âmbito de cada dia será disponibilizada com antecedência no site da EAmb.

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre as actividades que serão desenvolvidas no âmbito desta iniciativa.

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

Contactosno final do documento)

Datas Ambientais

Dia Mundial da Floresta 21 de Março

Dia Mundial da Água 22 de Março

Dia Mundial da Terra 22 de Abril

Dia Mundial da Biodiversidade 22 de Maio

Dia Nacional da Energia 29 de Maio

(36)

ACTIVIDADES NO CEA

Iniciativa “À descoberta do rio Cávado”

Com o desenvolvimento desta iniciativa pretende-se uma exploração aprofundada do módulo interactivo “A Viagem da Clarinha” que versa sobre o tema da água na perspectiva de um curso de água, neste caso o rio Cávado, bem como a realização de várias actividades complementares de forma a potenciar a interiorização de conhecimentos e uma maior motivação para os assuntos abordados, como seja a realização de trabalhos de limpeza das margens, o registo fotográfico das ameaças e dos valores ambientais, a preparação de sinalética e, se viável, o intercâmbio com escolas e instituições localizadas ao longo do rio.

Destinatários: Alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e utentes das IPSS Calendarização: 2º e 3º períodos lectivos

Normas:

Número máximo de participantes: 25

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

Contactosno final do documento)

Concurso “Eco-Floreira”

Nesta iniciativa as escolas e IPSS interessadas deverão idealizar e construir um floreira ecológica, com base no reaproveitamento de materiais, mas onde também estejam presentes elementos naturais. Os alunos deverão igualmente elaborar um pequeno relatório de acompanhamento do projecto. Os trabalhos a concurso ficarão depois expostos no CEA e serão avaliados por um júri. Todos os

responsáveis pelos trabalhos apresentados receberão um prémio de

participação relacionado com a temática em causa, e os autores dos trabalhos premiados receberão um conjunto de artigos e materiais ligados à jardinagem e à agricultura. As normas desta iniciativa ficarão disponíveis no site da EAmb até ao final do ano de 2011.

Destinatários: Alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do Ensino Básico e IPSS Calendarização: a entrega dos trabalhos deverá ser efectuada até 21 de Maio Normas:

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

(37)

ACTIVIDADES NO CEA

Campos de Férias

A dinamização de campos de férias será outras das apostas do CEA. Nestes Campos de Férias, para além da participação em actividades desenvolvidas nos espaços do CEA, serão ainda privilegiadas actividades de descoberta da natureza e outras experiências ao ar livre. Os Campos de Férias terão a duração de pelo menos três dias e contarão com o envolvimento de outras entidades, de modo a permitir o enriquecimento das iniciativas e condições disponibilizadas.

Destinatários: Crianças/jovens entre os 7 e os 12 anos

Calendarização: Interrupção lectiva da Páscoa e férias de verão Normas:

Número máximo de participantes/Campo: 20

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre esta iniciativa, nomeadamente as datas de realização e custos associados

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

(38)

ACTIVIDADES NO CEA

Semana da Abelha e do Mel

Esta iniciativa, que conta com a colaboração do Gabinete Técnico Florestal, propõe a realização de um conjunto significativo de actividades, nas mais variadas áreas, tendo por base a apicultura. Aproveitando o facto de que, a 22 de Maio se comemora, para além do Dia Mundial da Biodiversidade, o Dia do Apicultor, serão levadas a cabo diversas iniciativas como a realização de um curso de formação sobre apicultura, o desenvolvimento de uma oficina de culinária ligada ao mel, e de um workshop sobre as propriedades curativas do pólen e do mel, a realização de leituras dramatizadas e teatros de fantoches sobre a abelha, a projecção de filmes animados sobre o tema, bem como a realização de uma exposição com os trabalhos que concorreram ao concurso “Eco-floreiras”

Destinatários: Alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico

Alunos do Secundário e IPSS’s Agricultores

População em geral

Calendarização: de 21 de Maio a 26 de Maio Normas:

As inscrições devem ser efectuadas via e-mail ou telefonicamente (consultar

Contactosno final do documento)

Consulte o site da Eamb para mais informações sobre as actividades que serão desenvolvidas no âmbito desta iniciativa e respectivas datas de realização.

(39)

ACTIVIDADES NO CEA

Voluntariado “Gota a gota”

Aliar a disponibilidade, a vontade, o tempo, a dedicação, as competências, e principalmente, a atitude e espírito pró – activo em favor da preservação ambiental será a força motriz que no desenvolvimento de projectos de voluntariado ambiental no CEA, em colaboração com o Banco de Voluntariado Local. Neste sentido, cada voluntariado será uma “Gota” que irá encher este oceano de acções, investimento e dinâmica que se pretende que CEA seja, valorizando e colaborando nos programas ou iniciativas onde a sua colaboração se verifique pertinente, dada a sua relevância ou complexidade.

Destinatários: População em geral Calendarização: a partir de 2012 Normas:

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre as actividades que serão desenvolvidas no âmbito desta iniciativa e respectivas datas de realização.

Workshops “Hoje é dia de…”

No âmbito desta iniciativa serão desenvolvidas pequenas acções de formação sobre temáticas e áreas tão diversas como a agricultura biológica, a poda de árvores, a compostagem doméstica, o fabrico de fantoches e marionetas, a dramatização de histórias e a fotografia da natureza, etc.

Destinatários: População em geral Calendarização: a partir de 2012 Normas:

Consulte o site da EAmb para mais informações sobre as actividades que serão desenvolvidas no âmbito desta iniciativa, as datas de realização e o custo de inscrição.

(40)
(41)
(42)

E PARA ALÉM DO CEA?

Para além das propostas já apresentadas, que integram iniciativas a desenvolver nas instalações do Centro de Educação Ambiental, a Esposende Ambiente irá também promover a realização de actividades ligadas à sensibilização ambiental, com vista a uma utilização mais sustentável dos recursos e à redução do impacte no ambiente decorrente do nosso estilo de vida. A colaboração no desenvolvimento de projectos partilhados com várias entidades e a sensibilização da comunidade em geral são alguns dos objectivos dos propostas do Programa de Educação para a Sustentabilidade.

Programa “Eco-Escolas”

Este programa de educação ambiental é promovido pela secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental e direccionado para as escolas. As autarquias desempenham o papel de parceiras e colaboradoras no desenvolvimento das actividades. Uma escola que pretenda ser reconhecida com a Bandeira Verde deverá seguir a metodologia proposta e realizar actividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e tema do ano. Para mais informação consultar o seguinte site: www.abae.pt

Destinatários: Escolas 1º, 2º e 3º ciclos

Programa “Mais escola, mais planeta”

Tendo como ponto de partida a redução da sua pegada ecológica, os estabelecimentos de educação e ensino concelhios que se encontram sob a gestão do Município de Esposende serão desafiados a reduzirem os consumos de energia e de água, e assim contribuírem efectivamente para a alteração de comportamentos, para que a “escola” possa gerir de uma forma sustentável os seus recursos.

As escolas e jardins de infância poderão trabalhar diferentes vertentes ambientais, como energia, resíduos, água, entre outros, desde que devidamente integradas nos projectos individuais. Paralelamente a Eamb e a autarquia farão o acompanhamento dos consumos de água e energia. No final do ano lectivo, 50% do valor monetário que cada estabelecimento de educação e ensino poupar em energia e em água, comparativamente com o ano lectivo anterior, será entregue aos respectivos estabelecimentos de ensino na forma de material escolar.

As normas de participação serão divulgadas junto dos potenciais participantes.

(43)

E PARA ALÉM DO CEA?

Desfile de Carnaval “Fantasia Ambiente”

À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende irá promover a realização de um desfile de carnaval ecológico, cujo o tema incidirá preferencialmente sobre as questões ligadas à energia – energias renováveis, eficiência energética, fontes energéticas poluentes. As fantasias de Carnaval poderão ser confeccionadas a partir de desperdícios ou, em alternativa, os estabelecimentos de ensino poderão optar pela elaboração de acessórios, como cartazes, faixas, adereços, etc, visando a sensibilização da população para a importância do uso sustentado dos recursos energéticos. O objectivo final será a realização de um desfile pela cidade de Esposende.

As normas de participação serão divulgadas atempadamente junto dos potenciais participantes.

Destinatários: Todos os estabelecimentos de ensino e instituições concelhios. Data de realização: 17 de Fevereiro de 2012

Hora do Planeta

À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende e a EAmb irão aderir à campanha Hora do Planeta 2012, associando-se a cidadãos e empresas em todo o mundo que irão participar num evento simbólico que pretende estimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para reduzir as emissões de carbono numa base contínua e diária. Assim, a 31 de Março de 2012 todos serão convidados a apagar as luzes durante uma hora, para mostrar que, unidos, podemos fazer a diferença na luta contra as alterações climáticas.

Destinatários: Comunidade em geral Data de realização: 31 de Março de 2012

(44)

E PARA ALÉM DO CEA?

Galardão “Esposende tem BOA energia”

Em 2012 será lançada uma nova edição do Galardão “Esposende tem BOA energia”, um galardão de reconhecimento de boas práticas em projectos que promovam a gestão sustentada de energia, o combate às alterações climáticas, bem como o desenvolvimento sustentável do concelho. Este concurso divide-se em sete categorias:

Categoria estabelecimentos de educação e ensino

Categoria instituições de solidariedade social e associações Categoria Indústria

Categoria Comércio e Serviços Categoria Munícipe

Categoria Construção Categoria Turismo

O regulamento desta iniciativa será divulgada atempadamente junto dos potenciais participantes.

Newsletter “Este mês pense mais em…”

Será igualmente dada continuidade ao envio mensal de uma publicação em formato digital que abordará diversas temáticas ambientais e que divulgará também as iniciativas a desenvolver no Centro de Educação Ambiental.

Destinatários: Lista de contactos da base de dados da EAmb. Caso queiram

(45)

Contactos

Centro de Educação Ambiental

Rua Conde de Madimba - Marinhas

4740-572 Esposende

Tel. 253 969380

e-mail: cea@esposendeambiente.pt

Horário de funcionamento do CEA

Horário de inverno - Outubro a Maio

Segunda a sexta-feira: 9h30m – 12h30m

14h00 – 17h30m

Sábado: 14h00m – 17h30m

Horário de verão - Junho a Setembro

Segunda a sexta-feira : 9h30m – 12h30m

14h00 – 18h30m

Referências

Documentos relacionados

2006/2007 – Professore a contratto per modulo di 40 ore per l’insegnamento di “Lingua e traduzione portoghese”, laurea specialistica, presso la cattedra di Lingua e

Embora nos mashups colaborativos predominem atualizações com conteúdo opi- nativo, com base nas impressões dos usuários sobre os assuntos tratados, sem que se tenha propriamente

Quando a tecla utilizada possuir apenas um produto associado este será emitido automaticamente, quando possui mais de um produto associado mostrará no display para que o

A amostra foi composta por 3.075 idosos do banco de dados do Projeto Fibra UNICAMP, os quais foram avaliados por meio de questionário sociodemográfico,

Em uma amostra de oito indivíduos, observaram, pelas telerradiografias em norma lateral pré-cirúrgica imediata e pós-cirúrgica tardia, alta correlação entre o movimento do ponto

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

Diante desta realidade, propomos apresentar pontos que justifiquem a importância da participação do parceiro no planejamento familiar, enfatizando essa participação como meio