• Nenhum resultado encontrado

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa O IMPACTO DA ESTRUTURA DE CAPITAL NA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: EVIDÊNCIAS DO MERCADO BRASILEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Insper Instituto de Ensino e Pesquisa O IMPACTO DA ESTRUTURA DE CAPITAL NA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: EVIDÊNCIAS DO MERCADO BRASILEIRO"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa

Mestrado Profissional em Economia e Finanças Aplicadas

DELPHO ALBARELLA NETO

O IMPACTO DA ESTRUTURA DE CAPITAL NA

AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: EVIDÊNCIAS DO

MERCADO BRASILEIRO

São Paulo

2014

(2)

Delpho Albarella Neto

O IMPACTO DA ESTRUTURA DE CAPITAL NA

AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: EVIDÊNCIAS DO

MERCADO BRASILEIRO

Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Economia do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Economia.

Área de concentração: Finanças Aplicadas

Orientador: Prof. Dr. Antonio Zoratto Sanvicente – EESP/FGV

São Paulo

2014

(3)

Neto, Delpho Albarella

O impacto da estrutura de capital na avaliação de empresas: evidências do mercado brasileiro/Delpho Albarella Neto; orientador: Antonio Zoratto Sanvicente – São Paulo: EESP/FGV, 2014. 43f. Dissertação (Mestrado – Programa de Mestrado Profissional em Economia. Área de concentração: Finanças Aplicadas) – Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.

(4)

FOLHA DE APROVAÇÃO

Delpho Albarella Neto

O impacto da estrutura de capital na avaliação de empresas: evidências do mercado brasileiro

Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Economia do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Economia.

Área de concentração: Finanças Aplicadas Aprovado em: Dezembro/2014

Banca Examinadora

Prof. Dr. Antonio Zoratto Sanvicente Orientador

Instituição: EESP/FGV Assinatura: _________________________

Prof. Dr. Michael Viriato Araujo

Instituição: Insper Assinatura: _________________________

Prof. Dr. José Roberto Ferreira Savoia

(5)

Aos dezoito de dezembro de dois mil e catorze

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus queridos pais, e a minha namorada, Natacha Perez.

(6)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus.

Ao meu orientador, por sempre acreditar em meu potencial, por sua paciência, sua dedicação e seu profissionalismo.

Aos meus familiares, por ensinarem a priorizar e dar valor aos estudos, pela dedicação, carinho e apoio incondicional.

Aos meus amigos, que apesar de minha ausência, sempre me apoiaram e estiveram ao meu lado.

À minha namorada, Natacha Perez, que me apoiou incondicionalmente, me aconselhou e que graças a seu carinho, amor e dedicação pude trilhar este caminho.

(7)

RESUMO

NETO, Delpho Albarella. O impacto da estrutura de capital na avaliação de

empresas: evidências do mercado brasileiro, 2014. 43 f. Dissertação de

Mestrado – Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, São Paulo, 2014.

Este trabalho visa a analisar a relevância da dívida em termos de valor no apreçamento de uma ação. Partindo do modelo de Ohlson (1995), o patrimônio líquido é decomposto em seus dois principais componentes (ativos e capital de terceiros), para que se possa testar se o mercado os precifica de forma diferente. O valor informacional da dívida é analisado levando em consideração as teorias da sinalização e da estrutura “ótima de capital”, além da relação entre custo da dívida e retorno sobre investimentos. A amostra compreende todas as empresas brasileiras não financeiras listadas na BM&F Bovespa. Os resultados parecem suportar a teoria da sinalização, uma vez que o endividamento em empresas com boas perspectivas futuras de lucratividade tem sinal positivo para o preço da ação. Contudo, desvios da proporção “ótima” (ou meta) de dívida sobre capital próprio não parecem ser relevantes para o mercado, o que não suporta a teoria da estrutura “ótima” de capital. O impacto da dívida no valor de uma ação parece ter impacto positivo (negativo) para as empresas com custo de dívida inferior (superior) ao retorno sobre investimentos.

Palavras-chave: Estrutura de Capital, Política de Financiamento, Preço de Ação

(8)

ABSTRACT

NETO, Delpho Albarella. The impact of capital structure on firm valuation:

evidence from the Brazilian market 2014. 43 p. Dissertation (Mastership)

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, São Paulo, 2014.

This paper analyzes the share value relevance of debt. Starting with the Ohlson (1995) model, equity book value is decomposed into assets and liabilities, so that one can test whether the market prices them differently. The information content of debt is analyzed taking into account the signaling and "optimal" capital structure theories, and also the relationship between the cost of debt and the rate of return on investment. The sample includes all non-financial Brazilian companies listed at the BM&F Bovespa. The results seem to support the signaling theory, since the debt parameter in companies facing good future profitability prospects is positively associated with share price. Deviations from the "optimal" (or target) debt-to-equity ratio do not seem to be relevant to the market, a result that does not support the "optimal" capital structure theory. The impact of debt on share price seems to have positive (negative) impact on firms with favorable (unfavorable) financial leverage.

Keywords: Capital Structure, Financing Policy, Stock Price. JEL Code: G320, G120

(9)

SUMÁRIO EXECUTIVO

` De acordo com o mainstream da teoria de finanças, todas as decisões tomadas por uma empresa devem ter como intuito a maximização da riqueza do acionista, o que implica a maximização do valor da empresa. Dessa forma, decisões, como por exemplo, a forma de alocação de recursos – que é basicamente a decisão sobre os projetos em que a empresa vai investir – então as maneiras de financiá-los – seja através de capital próprio e/ou de terceiros – entre outras decisões, deveriam visar à maximização do valor da empresa. Isso significa que, caso a empresa seja aberta, tais decisões deveriam ter como objetivo a maximização do valor das ações desta empresa.

A partir da década de 50 nasceu o que é conhecido hoje como a moderna teoria de finanças. Desde então muitos estudos foram feitos a respeito de como precificar uma ação e como certas decisões afetam, ou deveriam afetar os preços das ações. Dentre esses estudos, muitos se preocuparam em analisar como a escolha da proporção entre capital próprio e de terceiros, também chamada de estrutura de capital, impactaria o preço de uma ação.

Assim surgiram muitas teorias sobre o impacto do uso de dívida no valor de uma ação; por exemplo, teorias sobre qual seria a proporção ótima de capital de terceiros e capital próprio em uma empresa (também conhecida como teoria da estrutura ótima de capital), que impacto haveria para a riqueza do acionista quando o retorno sobre os investimentos da firma é inferior ou superior ao custo da dívida, ou ainda teorias a respeito de se o anúncio de emissões, tanto de ações quanto de títulos de dívida traz alguma informação adicional ao mercado a respeito do valor da empresa (também conhecida como teoria da sinalização).

Este tema foi largamente estudado porque, ao longo das últimas décadas, foi possível observar mudanças significativas nos preços das ações após as empresas anunciarem mudanças em sua estrutura de capital, seja através de emissão de ações, seja através de emissão de títulos de dívida.

(10)

Além disso, pode-se verificar que as empresas possuem estruturas de capital bastante diferentes uma das outras, inclusive empresas do mesmo setor. Por conta disso, é possível inferir que a escolha da estrutura de capital é uma decisão gerencial bastante importante para uma empresa e seus acionistas.

A maioria dos trabalhos estuda o impacto do anúncio de mudanças na estrutura de capital baseados em modelos de retorno acima do normalmente esperado para um dado período. No entanto, as conclusões desses estudos podem ser enganosas, pois as empresas podem anunciar mudanças na estrutura de capital e também outros tipos de mudança ao mesmo tempo. Por exemplo, uma empresa pode decidir emitir títulos de dívida para comprar outra empresa ou recomprar dívidas de longo prazo. Adicionalmente, é possível que ao mesmo tempo em que haja anúncio de uma emissão a empresa também divulgue uma reorganização societária.

Portanto, os retornos acima ou abaixo do esperado para um dado período estudado podem ser consequência de outros fatores, e não necessariamente decorrentes da mudança na estrutura de capital, ou seja, o contexto e a janela de tempo estudada podem alterar completamente a conclusão com base em modelos de retorno.

Por estes motivos, o presente estudo se baseia em um modelo de precificação direta do valor da ação, no qual é possível testar as teorias do uso de capital de terceiros levando em conta o contexto no qual as firmas estão inseridas, como por exemplo, se os retornos sobre seus ativos versus seu custo de dívida geram resultado positivo ou negativo para o acionista, se suas oportunidades futuras de crescimento são boas ou más, ou então, se sua proporção de capital próprio e de terceiros está muito longe ou próxima do que é considerado ser o seu nível ótimo.

É esperado que para empresas com proporção de capital próprio e de terceiros muito diferente da meta, por estarem longe do que seria a proporção ótima, haveria certa penalização no preço de suas ações, uma vez que não estariam maximizando o valor da empresa. Além disso, empresas cujos investimentos geram retornos inferiores (superiores) ao custo da dívida também deveriam ser penalizadas (premiadas), pois o impacto é negativo

(11)

(positivo) para o acionista. Por fim, o endividamento não deveria ser interpretado como um mau sinal para empresas com boas perspectivas futuras de crescimento, pois para o mercado o uso de capital de terceiros para empresas nesta situação sinaliza confiança na geração futura de caixa, o que é bom para o acionista e o preço das ações.

O modelo foi estimado com dados trimestrais, compreendidos entre o 4º trimestre de 2010 e o 2º trimestre de 2014, de empresas não financeiras listadas na BM&FBovespa. Os resultados mostram que a dívida não é relevante para precificar uma ação, ao se levar em conta quão afastada a proporção dívida sobre capital próprio está do target. Por outro lado, quando o retorno sobre investimentos é maior que o custo da dívida, o mercado paga um prêmio por estas ações. Por fim, os resultados mostram que o uso de mais capital de terceiros é relevante para empresas com boas oportunidades de crescimento e que o mercado também paga um prêmio por estas ações.

Consequentemente, o trabalho mostra que a estrutura de capital é uma decisão importante e impacta o preço da ação. É possível concluir que empresas com boas perspectivas futuras de crescimento, e/ou cujos retornos sobre investimentos sejam superiores ao custo da dívida possam se alavancar mais (usar mais capital de terceiros em detrimento de capital próprio), pois o mercado pagará um prêmio por suas ações. No entanto, o afastamento da proporção ótima de capital de terceiros não parece influenciar no quão relevante é a dívida para a precificação das ações.

Contudo, é necessário levar em conta que os resultados são extremamente dependentes do modelo utilizado, e que as variáveis adotadas como proxies para contextualizar as empresas (por exemplo, a proxy de estrutura ótima de capital) podem ser substituídas por outras, o que poderia alterar significativamente os resultados obtidos.

(12)

SUMÁRIO

SUMÁRIO EXECUTIVO ... 8

1 INTRODUÇÃO ... 12

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ... 13

2.1. Testes de Hipóteses ... 20

2.1.1. Componentes do patrimônio líquido (PL) e a relação entre retorno sobre investimentos (ROI) e o custo da dívida (CD) ... 21

2.1.2. Estrutura ótima de capital ... 22

2.1.3. Teoria da Sinalização ... 26

3 METODOLOGIA ... 29

3.1. Local da Pesquisa ... 29

3.2. Período do Estudo ... 29

3.3. Critérios de Inclusão e Exclusão ... 29

3.4. Procedimento e Instrumentos de Coleta de Dados ... 30

3.5. Dados e Procedimento Econométrico ... 30

3.5.1. Descrição e análise dos dados ... 30

3.5.2. Procedimento econométrico ... 32

4 RESULTADOS ... 34

5 CONCLUSÃO ... 38

(13)

12

1 INTRODUÇÃO

Por muito tempo, o principal foco dos estudos sobre precificação de ações foi a análise de dados contábeis como lucro e seus componentes. No entanto, menos atenção tem sido atribuída a outras informações advindas do balanço patrimonial e de outras demonstrações financeiras das empresas (GINER e REVERTE, 2001).

Focalizando a discussão em questões de valoração, ao invés de analisar o conteúdo informacional das variáveis que influenciam a precificação de ações, o presente ensaio tenta replicar, com empresas brasileiras, o estudo realizado por Giner e Reverte (2001) com empresas espanholas.

Este estudo consiste em analisar a relevância da estrutura de capital em termos de valor, no preço de uma ação. A análise é feita a partir do modelo básico de avaliação de ações desenvolvido por Ohlson (1995), o qual é utilizado para testar teorias alternativas que explicam a influência da presença de capital de terceiros no preço das ações. Também são utilizadas variáveis de controle como proxies de argumentos econômicos a respeito do efeito da dívida no preço das ações.

Dentre vários argumentos conhecidos que tentam explicar a influência do capital de terceiros no valor das ações, podem-se destacar a teoria da estrutura “ótima de capital”, a teoria da sinalização e a relação entre o retorno sobre investimentos (ROI) e o custo da dívida (CD).

No entanto, tais argumentos podem trazer conclusões conflitantes a respeito do comportamento do mercado. Conforme o trabalho feito por Giner e Reverte (2001), na tentativa de apurar melhor os motivos dos movimentos do valor de mercado das ações, é adotada uma abordagem contextual, analisando o valor informacional da dívida sob circunstâncias específicas de uma firma. Posteriormente, é levado em conta o desvio da estrutura de capital de uma firma com relação ao que seria sua estrutura “ótima” de capital. Por fim, para analisar se endividamento é positivo ou negativo para a avaliação de uma

(14)

13 ação, são consideradas as perspectivas futuras de lucratividade de uma empresa.

A amostra deste trabalho consiste em todas as empresas não financeiras abertas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, que tiveram ações negociadas no 4º. trimestre de 2010 e o 2º trimestre de 2014.

De acordo com o levantamento bibliográfico realizado, o presente parece ser o primeiro estudo com o referido enfoque para o mercado de capitais brasileiro. Ele está organizado da seguinte forma: a segunda seção é dedicada a uma breve recapitulação da bibliografia. A terceira parte apresenta a metodologia adotada e a descrição da amostra, enquanto a parte quatro discute os resultados obtidos. A parte cinco contém a conclusão.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Este estudo consiste em analisar a relevância do nível de endividamento em termos de valor na precificação de uma ação no mercado brasileiro. Para tal análise, é usada uma versão simplificada do modelo de precificação de ações desenvolvido por Ohlson (1995)1. O mesmo é baseado em variáveis contábeis e oferece uma alternativa simples ao modelo de dividendos descontados. Contudo, o modelo de Ohlson, conforme constatado por Rees (1997, p. 1111): “(...) inclui a expectativa de lucros anormais, o que o torna de difícil aplicação prática.”

1

O modelo de Ohlson (1995) é baseado no modelo abaixo de avaliação de lucro residual, conforme Preinreich (1938) e Edwards e Bell (1961) apud Giner e Reverte (2001):

𝑃𝑡= 𝑏𝑣𝑡+ ∑(1 + 𝑘)−𝜏 ∞

𝜏=1

∗ 𝐸𝑡[𝑥𝑡+𝜏− 𝑘 ∗ 𝑏𝑣𝑡+𝜏−1]

Em que 𝑃𝑡 é o preço da ação no final do ano t, 𝑏𝑣𝑡 é o valor patrimonial do capital próprio no

(15)

14 Para superar este problema há duas alternativas. A primeira delas seria incorporar as estimativas feitas por analistas diretamente no modelo, pois funcionariam como proxies de lucros anormais futuros. A segunda seria a de utilizar as variáveis contábeis e financeiras disponíveis para modelar as expectativas, conforme fizeram Rees (1997) e Giner e Reverte (2001).

Dessa forma, a versão de partida utilizada do modelo de Ohlson (1995) é:

𝑃𝑖𝑡 = 𝛼0+ 𝛼1𝑃𝐿𝑖𝑡+ +𝛼3𝐿𝑖𝑡+ 𝑒𝑖𝑡 (1)

Na equação (1), 𝑃𝑖𝑡 é o preço da ação ordinária da empresa i no fim do

ano t, 𝑃𝐿𝑖𝑡 é o valor do patrimônio líquido contábil da empresa i no fim do ano t

e 𝐿𝑖𝑡 é o lucro líquido no fim do ano t para a empresa i. Todas as variáveis são medidas por ação ordinária.

Para que seja possível testar a relevância em termos de valor do endividamento para a valoração de uma ação e, ao mesmo tempo, testar as teorias alternativas que justificam o uso de capital de terceiros, a variável patrimônio líquido é dividida em seus dois principais componentes: ativos e passivos, além da inclusão de dummies, que servirão de proxies para os testes das teorias alternativas, surgindo assim o seguinte modelo:

ln (𝑃𝑖𝑡 𝑅𝐿𝑖𝑡 ⁄ ) = 𝛽0+ 𝛽1ln (𝐴𝑖𝑡⁄𝑅𝐿𝑖𝑡) + 𝛽2ln (𝐵𝑖𝑡⁄𝑅𝐿𝑖𝑡) + 𝛽3(𝐿𝑖𝑡⁄𝑅𝐿𝑖𝑡) + 𝛽4𝐷1(𝐵𝑖𝑡 𝑅𝐿𝑖𝑡 ⁄ ) + 𝛽5𝐷2(𝐵𝑖𝑡 𝑅𝐿𝑖𝑡 ⁄ ) + 𝛽6𝐷3(𝐵𝑖𝑡 𝑅𝐿𝑖𝑡 ⁄ ) + 𝑒𝑖𝑡 (2) Onde:

𝑃𝑖𝑡 = Preço da ação. Preço da ação ordinária da empresa i no final do

trimestre fiscal t.

𝐴𝑖𝑡 = Ativos totais por ação. Ativos líquidos totais da empresa i por ação (subtraindo contas a pagar), no fim do trimestre fiscal t.

(16)

15 𝐵𝑖𝑡 = Dívida por ação. Dívida total da empresa i no final do trimestre t,

definida como toda a dívida de curto e longo prazo (excluindo contas a pagar).

𝐿𝑖𝑡 = Lucro por ação disponível aos acionistas detentores de ações ordinárias. Lucros da empresa i no trimestre t.

𝑅𝐿𝑖𝑡 = Receita líquida por ação. Receita líquida da empresa i no trimestre t, definida como receita bruta subtraída do custo de mercadoria vendida (CMV).

𝐷1 = Afastamento da estrutura “ótima” de capital. Assume valor igual a um se empresa estiver longe da estrutura “ótima” de capital, e zero caso contrário. A proxy de afastamento é a razão B/PL. A empresa é considerada longe da estrutura “ótima” se estiver no 1º ou 4º quartil da distribuição dos valores da razão B/PL de todas as empresas para o respectivo trimestre, e é considerada próxima da estrutura “ótima” de capital se estiver no 2º ou 3º quartil.

𝐷2 = Oportunidade futura de crescimento do lucro. Assume valor 1 se a empresa tiver boas perspectivas futuras de crescimento futuro do lucro e 0 caso contrário. A proxy a ser utilizada é a razão P/PL. As oportunidades futuras são boas se P/PL>1 e ruins se P/PL<1. 𝐷3 = Impacto da alavancagem para o acionista. Assume valor 1 se o

impacto da alavancagem for “positivo para o acionista” e 0 caso contrário. A proxy a ser utilizada para medir o impacto é a comparação entre ROI e CD. Se ROI > CD, então o impacto é “positivo para o acionista”, caso CD > ROI o impacto é “negativo para o acionista”.

Por fim, visto que a variável 𝐵it será introduzida com valores positivos, β2 deverá ser um coeficiente com sinal negativo, pois a dívida total da empresa

é descontada do patrimônio líquido.

O foco está na análise dos coeficientes referentes à divida, 𝛽2, 𝛽4, 𝛽5 e 𝛽6, ou seja, em verificar o conteúdo informacional da presença de dívida na

(17)

16 estrutura de capital da empresa, inclusive sob os aspectos de algumas teorias alternativas quanto ao uso de capital de terceiros, cujas proxies são as

dummies incluídas na equação (2), detalhadas mais adiante.

Modelos de valoração foram muito utilizados em outros estudos. Por exemplo, Green et al. (1996), Rees (1997), Fama e French (1998) e Giner e Reverte (2001) analisaram, entre outras variáveis, o impacto do endividamento no preço das ações. Contudo, à exceção dos últimos, os resultados não foram conclusivos, acabando por não trazer evidência suficiente a respeito do impacto do endividamento no preço da ação de uma firma.

Autores brasileiros, como Brito Corrar e Batistella (2007), Bortoluzzo e Sanvicente (2013) e Nakamura, Martin, et al. (2007), fizeram trabalhos com o intuito de estudar os determinantes da estrutura de capital de empresas brasileiras. Com exceção de Bortoluzzo e Sanvicente (2013), tais estudos geralmente envolvem explicar o nível de alavancagem controlando para variáveis proxies de geração interna de recursos, custos de falência, benefício fiscal, entre outras. Contudo, este tipo de abordagem não é capaz de verificar diretamente o efeito da decisão de estrutura de capital na criação ou destruição de valor para o acionista, como é proposto no presente estudo, em que procura-se explicar o preço da ação controlando para ativos, endividamento e

proxies de teorias a respeito da estrutura de capital. Estudar este efeito é

importante, uma vez que qualquer decisão tomada a respeito da estrutura de capital deveria levar em conta a maximização de valor para o acionista.

Brito, Corrar e Batistella (2007) testaram os determinantes da estrutura de capital ao estimarem como alguns fatores exógenos como risco, rentabilidade operacional e crescimento, entre outros, determinam o nível de endividamento das empresas (a variável dependente), tanto de curto, quanto de longo prazo. Esta análise foi feita ao estimar, separadamente, tanto os determinantes de endividamento total, como também de endividamento de curto e longo prazo. A técnica estatística empregada foi regressão por MQO (mínimos quadrados ordinários) com a técnica de pooling, que pode ser inadequada, pois não leva em consideração a correlação temporal entre as observações de cada cross section.

(18)

17 Em seu trabalho, Brito, Corrar e Batistella (2007) encontraram relação positiva entre endividamento de longo prazo e crescimento. Isso mostra que as empresas com altas taxas de crescimento emitem mais dívida para financiar seus investimentos, o que pode ser explicado como sinalização ao mercado de alta geração futura de caixa e que, portanto, suas ações estão subvalorizadas, em concordância com a teoria da sinalização. Este resultado foi mesmo encontrado no presente estudo, porém com uma proxy diferente.

O fator rentabilidade operacional não foi determinante da estrutura de capital, e os autores atentam para o fato de que as empresas tomariam recursos apenas se estes fossem atrativos economicamente. Neste trabalho, essa abordagem é feita, ao levar em consideração a relação entre rentabilidade para o acionista e o custo da dívida. Os resultados evidenciam tal relação como significante e positiva para relevância da dívida em termos de valor ao se precificar uma ação, conforme será detalhado mais adiante.

Bortoluzzo e Sanvicente (2013) analisaram de que forma as empresas determinam sua estrutura de capital, porém utilizando uma abordagem completamente diferente de outros trabalhos da literatura nacional. O estudo foi feito levando em consideração a interdependência entre endividamento, distribuição de dividendos e o custo de agência decorrente do uso de capital próprio, além de incluírem outras variáveis de controle. Para levar em consideração a relação de interdependência, Bortoluzzo e Sanvicente (2013) estimam não somente a variável dívida como dependente, mas também distribuição de dividendos e custo de agência, todas as três simultaneamente, pela técnica de 3SLS (three stages least squares), comparando-os com estimação por MQO, com o intuito de verificar se de fato há uma relação de interdependência entre elas. Tal método pode ser considerado mais adequado pois, ao levar em consideração a endogeneidade das variáveis dependentes, os coeficientes estimados não sofreriam de problema de viés de simultaneidade (Bortoluzzo & Sanvicente, 2013). Nenhum outro trabalho da literatura brasileira abordou o tema dessa forma, por isso provavelmente as conclusões destes estariam erradas, uma vez que os coeficientes podem ter problemas de viés de simultaneidade.

(19)

18 Os resultados comprovam que as regressões por 3SLS são mais apropriadas, pois a maioria dos erros padrão dos coeficientes estimados por 3SLS foram significativamente inferiores aos de regressões por MQO. Com relação à estrutura de capital, os autores concluem que o nível de endividamento é positivamente associado tanto com o custo de agência de capital próprio como também com fluxo de caixa operacional, o que indica a existência de uma estrutura “ótima” de capital, resultado este oposto ao apresentado neste trabalho.

Nakamura, Martin, et al. (2007) estudam os determinantes da estrutura de capital e sua dinâmica no tempo, testando basicamente duas teorias, a de

Trade-off (estrutura “ótima de capital)” e a teoria do Pecking Order (teoria da

sinalização). Para tal, foram criadas proxies defasadas e não defasadas para cada teoria e para o nível de endividamento, como por exemplo, oportunidades de crescimento do lucro e taxa de crescimento das vendas recentes como

proxies de geração interna de recursos para testar a teoria de Pecking Order,

liquidez corrente, risco financeiro, entre outras, como proxies para testar a teoria de Trade-off, endividamento a mercado (dívida total/ativos totais a mercado) e endividamento contábil (dívida total/ativos totais (contábil) como

proxies de alavancagem.

Os autores estimam duas equações, uma para cada proxy de alavancagem, tanto pelo método de GMM (Generalized Method of Moments) quanto pelo método AH (Anderson-Hsiao), com a técnica de painel dinâmico com efeitos fixos de tempo e cross section. Este método foi utilizado por permitir a exogeneidedade estrita dos regressores, e robustez a heterocedasticidade e correlação dos erros com as variáveis explicativas.

Pelos resultados apresentados, empresas com maiores taxas de crescimento das vendas, rentabilidade operacional e potencial de crescimento futuro tendem a se endividar menos, ou seja, preferem se financiar com recursos gerados pelas operações a se endividar, o que estaria em linha com a teoria de Pecking Order, o oposto do resultado encontrado neste trabalho.

O resultado da proxy de risco financeiro mostra uma relação ambivalente, na qual o risco defasado apresenta relação positiva com

(20)

19 endividamento, ao passo que o não defasado apresenta relação negativa. Além disso, o coeficiente da variável risco não defasada é quase seis vezes maior, em módulo, do que o da defasada. De acordo com os autores, essa ambivalência pode ser explicada pela própria reação do mercado em sua percepção de risco. Tal dinâmica está de acordo com a teoria de Trade-off, pois uma empresa com alto grau de incerteza (alto risco do negócio) tende a se endividar menos do que gostaria para manter a flexibilidade para futuros investimentos. Dessa forma, seria possível tomar dívida quando necessário, por exemplo, em caso de surgimento de novos projetos mais lucrativos, e assim aumentar mais o seu valor. Novamente, tal resultado, compatível com o da teoria de Trade-off, é oposto ao encontrado no presente estudo.

Outros autores, como Masulis (1983), Dann e Mikkelson (1984), Eckbo (1986), Schipper e Smith (1986) e Janjigian (1987) utilizaram modelos de retorno de ações ou modelos de retornos anormais de ações, com uma abordagem de curto prazo, pois estudaram o impacto de mudanças - ou anúncios de mudança - na estrutura de capital das empresas, como por exemplo, anúncios de emissão de ações, de troca de ações ou dívidas, e de emissão de dívidas conversíveis em ações.

Alguns destes estudos sobre eventos de anúncios de recompra ou ofertas de troca mostram que o preço da ação diminui quando o efeito é o de redução da alavancagem financeira, ao passo que, ao elevar a alavancagem, o preço da ação aumenta. Já em outros estudos envolvendo anúncio de oferta de títulos houve evidência de que o preço da ação cai com o anúncio de oferta de ações ordinárias ou dívida conversível em ação; porém, o movimento no preço da ação seria insignificante nos casos de emissão de dívida não conversível.

Infelizmente, tais estudos podem levar a conclusões enganosas e conflitantes. Por exemplo, no caso de anúncio de recompra de ações, não somente a alteração da estrutura de capital impactaria o preço de uma ação; este também poderia ser impactado em decorrência de outros fatores, como por exemplo, mudanças na estrutura societária, mudanças na composição dos ativos, efeitos de sinalização ou ainda efeitos dos impostos. (Kim, Chen, & Nance, 1992).

(21)

20 Adicionalmente, Kim et al. (1992, p. 134) constataram que

A presença de eventos conjuntos torna difícil tirar conclusões a respeito desses estudos. A maior parte das empresas da amostra anuncia ofertas de dívida ou ações e, simultaneamente, o uso dos recursos (i.e., adição de uma nova linha ou redução do endividamento). Isso torna impossível separar o efeito da intenção de uso dos recursos do efeito de mudanças na alavancagem financeira.

Assim como fizeram Giner e Reverte (2001), para evitar os problemas apontados anteriormente (como as conclusões conflitantes sobre os estudos de eventos e a direção do movimento dos preços das ações), este trabalho adota uma abordagem de longo prazo, com modelos de valoração e variáveis de controle que possibilitam examinar a relevância da dívida para o valor da ação, dadas as circunstâncias específicas das firmas.

Giner e Reverte (2001) utilizam-se da relação entre duas variáveis, retorno sobre investimentos (ROI) e custo da dívida (CD). Dessa forma, é possível analisar as firmas sob duas circunstâncias diferentes: (i) quando a alavancagem financeira é “positiva para o acionista”, pois, se ROI é maior que CD, há impacto positivo no retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), e (ii) quando a alavancagem é “negativa para o acionista”, pois, quando ROI é menor que CD o impacto no ROE é negativo. A definição desses dois parâmetros se dá conforme abaixo:

𝑅𝑂𝐼𝑖𝑡 = Retorno sobre investimentos. Definido como a razão entre (i) lucros antes de impostos (LAIR) adicionados de despesas financeiras e (ii) ativos totais subtraídos de contas a pagar de uma firma i no trimestre t.

𝐶𝐷𝑖𝑡 = Custo da dívida. Definido como a razão entre (i) despesas

financeiras e (ii) dívida total subtraída de contas a pagar e participação de acionistas minoritários.

(22)

21 2.1.1. Componentes do patrimônio líquido (PL) e a relação entre retorno

sobre investimentos (ROI) e o custo da dívida (CD)

O primeiro teste a ser feito consiste em verificar se a decomposição do patrimônio líquido (PL), presente na versão inicialmente utilizada do modelo de Ohlson (1995), em seus dois principais componentes, ativos e passivos, traz informação adicional ao modelo, ou seja, se os dois parâmetros em que PL é dividido são relevantes em termos de valor. Dessa forma, a primeira hipótese nula é:

𝐻01: Os dois principais componentes do patrimônio líquido (ativos e

passivos) são igualmente valorados pelo mercado.

Esta hipótese é examinada ao se testar se 𝛽1 = −𝛽2 na equação (2), ou

seja, se os coeficientes de ativo e passivo são iguais em módulo. Conforme explicado anteriormente, aqui o objetivo é testar se o modelo de Ohlson (1995) se aplica ao mercado acionário brasileiro quando modificado (decomposição do patrimônio liquido).

Para testar a relação entre ROI e CD, será analisado o coeficiente 𝛽6

referente à iteração da dummy 𝐷3 com a variável dívida. Esta dummy assume valor igual a 1 para empresas cujo endividamento gera retorno positivo ao acionista – 𝑅𝑂𝐼𝑡 > 𝐶𝐷𝑡 – e assume valor 0 para empresas em que a alavancagem é prejudicial ao acionista – 𝑅𝑂𝐼𝑖 < 𝐶𝐷𝑖. Por conta disso, é

possível analisar o impacto da dívida no valor da ação de empresas que se encontrem em situações econômicas diferentes (com respeito à relação entre ROI e CD).

Consequentemente, a segunda hipótese nula a ser testada é:

𝐻02: A relevância em termos de valor da dívida não depende da relação

(23)

22 Esta hipótese é testada ao analisar a significância e o sinal de 𝛽6. É esperado que este coeficiente seja positivo, pois o mercado deve pagar um prêmio por empresas em que a alavancagem financeira gere impacto positivo no retorno aos acionistas.

Dentre uma série de argumentos que justificam a influência do capital de terceiros no preço de uma ação, é possível destacar, além da relação entre ROI e CD:

(i) Teoria da estrutura ótima de capital (proporção ideal de capital de terceiros e capital próprio) e;

(ii) Teoria da sinalização

2.1.2. Estrutura ótima de capital

2.1.2.1. Estrutura “ótima” de capital e impostos

Modigliani e Miller (1958) argumentam que a estrutura de capital é irrelevante para o valor de uma empresa, supondo mercado perfeito, no qual não haveria impostos.

No entanto, é razoável pensar que, no caso de empresas que possam abater de sua base tributária os juros do serviço da dívida, haveria alguma criação de valor. Esse abatimento, também conhecido como benefício fiscal, aumentaria a sobra de caixa futura da empresa. Se a empresa se endividar até o ponto máximo de abatimento de sua base tributária, a geração de caixa seria maximizada e, consequentemente, aumentaria a riqueza do acionista.

Entretanto, o aumento do endividamento traz consequências e custos adicionais à firma. Os fluxos de caixa futuros, que já são incertos, tendem a se tornar mais voláteis e, portanto, a empresa torna-se mais arriscada. Com isso, o mercado pode exigir retornos maiores das ações como compensação pelo incremento de risco. Adicionalmente, o risco também é maior para os credores,

(24)

23 que exigirão remuneração maior, pois além do aumento da volatilidade dos fluxos de caixa, empresas mais alavancadas incorrem em maiores custos de falência, entre outros custos. Por conta disso, é plausível que haja um nível ótimo de endividamento, em que o incremento marginal do benefício fiscal se iguale ao custo marginal de falência (Masulis, 1983).

Dessa forma, é possível que, por conta do benefício fiscal, exista uma estrutura “ótima” de capital. Adicionalmente, a percepção dos investidores a respeito do valor de uma empresa pode ser largamente influenciada pela magnitude com a qual a razão dívida-capital próprio se afasta do que seria a estrutura “ótima” de capital (Giner & Reverte, 2001). Portanto, desvios da estrutura “ótima”, seja para qual direção forem, jamais deveriam ser recompensados pelo mercado (Green, Stark, & Thomas, 1996).

2.1.2.2. Estrutura “ótima” de capital e custo de agência

Mesmo sem levar em consideração o benefício fiscal, a teoria de custo de agência também justifica a existência de uma estrutura ótima de capital. Para Jensen e Meckling (1984), as expectativas dos fluxos de caixa futuros de uma empresa não são independentes de sua estrutura de capital. Por conseguinte, os acionistas de uma empresa altamente endividada tenderiam a investir em projetos muito mais arriscados. Caso o projeto fosse bem sucedido, a riqueza dos acionistas poderia aumentar bastante, mesmo após o pagamento aos credores. Porém, caso o projeto não seja bem sucedido, a riqueza dos credores diminuiria bastante, pois os acionistas entregariam a empresa como pagamento da dívida. Esse cenário, portanto, demanda a criação de mecanismos de controle impostos pelos credores aos acionistas, como por exemplo, auditorias, contratos, garantias e restrições expressas por indicadores contábeis. Tais mecanismos, que geram custos às empresas, são os chamados custos de agência de capital de terceiros (neste caso, o credor é o agente, e o acionista é o principal).

(25)

24 Por outro lado, há também os custos de agência associados ao capital próprio. À medida que uma firma emite ações – aumentando, portanto, a proporção de capital próprio – há conflito de interesses entre os administradores (ou sócio administrador) e os novos acionistas, pois o administrador procurará maximizar a sua própria riqueza, o que pode levá-lo a tomar medidas opostas aos interesses dos acionistas, de maximizar o valor da empresa (um executivo pode preferir empregar recursos na compra de um jato luxuoso, ou na reforma de sua própria sala no escritório, por exemplo). Por estes motivos, os acionistas terão custos para monitorar os administradores, como por exemplo, contratar auditorias independentes para assegurar que a direção da empresa atue a favor dos controladores.

Logo, tais relações geram custos de agência tanto provenientes do uso de capital de terceiros, quanto do uso de capital próprio. Assim sendo, o custo de agência do uso de capital próprio aumenta a medida que há mais emissão de ações, o que por outro lado, diminui o custo de agência de capital de terceiros, uma vez que ao aumentar a proporção de capital próprio há dimuição da proporção de capital de terceiros. A minimização da soma destes custos de agência maximizaria o valor da empresa e levaria, portanto, a uma estrutura “ótima” de capital.

Consequentemente, tais teorias de trade off estático das proporções de dívida e capital próprio, como por exemplo o dilema do uso de dívida para aproveitar benefício fiscal versus o custo de endividamento, ou ainda os custos de agência para acionistas e credores, e para acionistas e sócios administradores, sustentam a existência de uma estrutura ótima de capital, a qual maximiza o valor da empresa.

Portanto, se há uma proporção considerada ótima de capital próprio e de terceiros que maximiza o valor da empresa, espera-se que os investidores exijam um desconto no preço das ações de firmas que optaram por desviar de tal estrutura “ótima”.

Apesar das evidências da existência de uma estrutura “ótima” de endividamento para uma firma, testar empiricamente o que seria o nível “ótimo” é extremamente difícil, por conta da falta de conhecimento a respeito de como

(26)

25 determinar o que seria o nível desejado, ou a meta de endividamento de uma empresa (Giner & Reverte, 2001).

De acordo com Giner e Reverte (2001), haveria duas proxies para medir a estrutura de capital desejada:

(i) A mediana da razão dívida sobre capital próprio para todas as empresas em um trimestre em particular.

(ii) A mediana de endividamento da indústria a que uma empresa pertence.

Para fins práticos, e para posterior possibilidade de comparação com o estudo de Giner e Reverte (2001), este trabalho usa a primeira proxy, porém com alteração da periodicidade dos dados, de anual para trimestral.

A razão dívida sobre capital próprio é calculada para todos os trimestres em análise. Para isso, são computados quartis da distribuição da razão dívida sobre capital próprio para cada trimestre. Empresas no primeiro e no quarto quartis são consideradas como estando longe da meta de estrutura “ótima”, ao passo que as empresas pertencentes ao segundo e ao terceiro quartis são consideradas como bastante próximas da meta.

Consequentemente, a terceira hipótese nula a ser testada é:

𝐻03: A relevância da dívida em termos de valor não depende de quão

perto do nível considerado “ótimo” está a alavancagem da empresa.

Para testar essa hipótese, é analisado o coeficiente 𝛽4 da equação (2), referente à interação da variável dívida com a variável 𝐷1, que é uma dummy

que assume valor 1 para empresas em que a distribuição da razão dívida sobre capital próprio esteja no primeiro ou quarto quartis (o que significa que estariam mais longe da estrutura “ótima” de capital) e assume valor 0 para os casos que estejam nos quartis intermediários da distribuição da razão dívida sobre capital próprio.

Por conta do efeito do termo de interação entre a dummy e a dívida deflacionada, a inclinação da variável referente à dívida para as empresas

(27)

26 pertencentes ao grupo que está longe da estrutura “ótima” de capital se dá por (𝛽2 + 𝛽4), enquanto que para o outro grupo a inclinação da dívida em relação ao preço da ação se dá por 𝛽2.

O coeficiente 𝛽4, por consequência, pode ser interpretado como o efeito incremental do conteúdo informacional da dívida para aqueles casos em que, independentemente da direção, se desviaram da meta de estrutura de capital desejada. Para Giner e Reverte (2001), é esperado que, para os casos com a razão dívida sobre capital próprio longe da meta, a variável dívida penalizará mais o preço da ação e, consequentemente, espera-se 𝛽4 menor que zero.

2.1.3. Teoria da Sinalização

A existência de assimetria de informação, neste contexto, se refere à situação em que um executivo possui informações que os investidores externos não têm a respeito das perspectivas futuras da empresa por ele administrada. Com base nessa observação, alguns autores, como Ross (1977), Myers e Majluf (1984) e Miller e Rock (1985) desenvolveram modelos que explicam o impacto das decisões de financiamento no preço das ações.

Em seu trabalho, Ross (1997) diz que o anúncio de emissão de dívida sinaliza “boa notícia”, pois indica que a firma tem boas perspectivas para a geração de caixa no futuro, o que traria impacto positivo para a avaliação da empresa.

Para Myers e Majluf (1984), os acionistas controladores de uma firma só emitirão ações se acharem que suas ações estejam sobrevalorizadas, pois preveem más perspectivas futuras para a empresa. Os investidores externos, que são menos informados que os administradores e acionistas controladores a respeito das perspectivas futuras da empresa, perceberão o sinal por trás desta emissão e exigirão um desconto no preço das novas ações. Os autores afirmam então que há uma hierarquia na forma como as empresas se financiarão para investir em um novo projeto (conhecida como “pecking order”).

(28)

27 Neste modelo, a empresa sempre preferiria financiamento interno a financiamento externo e, caso fosse realmente necessário captar recursos externos, preferiria a emissão de dívida à emissão de ações. Consequentemente, o anúncio de não emissão de qualquer tipo seria interpretado como um bom sinal referente às perspectivas futuras da empresa. O impacto de emissão de dívida teria um pequeno efeito negativo (praticamente nulo) no preço das ações, ao passo que a emissão de ações sempre geraria impacto negativo no preço das ações.

Na mesma linha, Miller e Rock (1985) chegaram à conclusão de que o anúncio não esperado, ou acima do esperado, de qualquer tipo de emissão seria interpretado pelo mercado como um mau sinal, indicando que a empresa não dispõe de lucro suficiente para financiar seus investimentos.

Em suma, a teoria da sinalização nos diz que a direção da mudança no preço da ação, por conta de alterações no endividamento, pode ser positiva ou negativa, pois dependerá do uso dos recursos. Se eles forem utilizados para investir em um novo projeto rentável, então mais endividamento será interpretado como um bom sinal. Contudo, se os recursos forem utilizados para cobrir furos de caixa não esperados, ou acima do esperado, então mais endividamento será considerado um mau sinal.

Logo, o valor informacional da dívida depende das perspectivas futuras da empresa. Giner e Reverte (2001) utilizam como proxy das perspectivas futuras da empresa a razão entre preço da ação e patrimônio líquido (P/PL), ao final do ano t. O modelo de lucro residual levaria então à seguinte equação para a razão P/PL: 𝑃𝑖𝑡 𝑃𝐿𝑖𝑡= 1 + (𝑅𝑂𝐸𝑖,𝑡+1−𝑘 ) (1+𝑘 ) + (𝑅𝑂𝐸𝑖,𝑡+2−𝑘 ) (1+𝑘𝑖)² ∗ 𝑃𝐿𝑖,𝑡+1 𝑃𝐿𝑡 + (𝑅𝑂𝐸𝑖,𝑡+3−𝑘𝑖) (1+𝑘 )³ ∗ 𝑃𝐿𝑖,𝑡+2 𝑃𝐿𝑡 + (… ) + (𝑅𝑂𝐸𝑖,𝑡+𝑇−𝑘𝑖) (1+𝑘 )𝑇 ∗ 𝑃𝐿𝑖,𝑡+𝑇−1 𝑃𝐿𝑡 (3)

Na equação (3), 𝑃𝑖𝑡 é o preço da ação ordinária da empresa i no período

(29)

28 retorno sobre o patrimônio líquido da empresa i no período t e 𝑘𝑖 é o custo de

capital próprio da empresa i.

Da equação (3) é possível inferir que o valor presente dos lucros anormais futuros é positivo caso a razão preço da ação sobre patrimônio líquido (P/PL) seja maior que 1, e negativo caso a razão P/PL seja menor que 1. Por conta disso, é possível interpretar que o valor de uma ação seja menos negativamente afetado pela dívida nas empresas com um múltiplo P/PL alto em contraste com aquelas empresas com múltiplo P/PL baixo (Giner & Reverte, 2001).

À vista disso, a quarta hipótese nula é:

𝐻04: O valor informacional da dívida não depende das perspectivas

futuras de crescimento do lucro da empresa.

Para se testar essa hipótese é analisado o coeficiente 𝛽5, referente à interação da variável 𝐷2 com a dívida deflacionada, que é uma dummy que

assume valor 1 quando a razão preço da ação sobre patrimônio líquido (P/PL) é superior a 1 (indicando boas perspectivas futuras de lucratividade), e 0 se P/PL é inferior a 1.

Segundo Giner e Reverte (2001), o coeficiente 𝛽5, referente ao termo de

interação da dummy com a dívida deflacionada, pode ser interpretado como o diferencial do valor informacional da dívida para as empresas com alto potencial de crescimento de lucros. Adicionalmente, é esperado que o parâmetro 𝛽5 seja significativamente maior que zero, pois o endividamento

poderia ser uma sinalização positiva para as firmas com alto potencial de crescimento de lucro.

(30)

29

3 METODOLOGIA

No presente estudo é utilizada uma abordagem metodológica quantitativa com vistas ao estudo da relevância da dívida em termos de valor ao se analisar o apreçamento de uma ação, e a aplicação dos modelos expostos por Giner e Reverte (2001) ao mercado acionário brasileiro.

3.1. Local da Pesquisa

A pesquisa se debruçará sobre empresas abertas não financeiras com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa).

3.2. Período do Estudo

O banco de dados para a presente pesquisa contempla ações ordinárias que foram negociadas na BM&FBovespa no último dia útil de cada trimestre, iniciando no último trimestre de 2010, até o segundo trimestre de 2014. Este período foi escolhido por que a partir do último trimestre de 2010 todas as empresas listadas na BM&F Bovespa foram obrigadas a utilizar a metodologia contábil IFRS. A mudança da metodologia contábil pode influenciar a precificação de uma ação, por conta disso, foi escolhido o período em que todas as empresas utilizaram o mesmo padrão, evitando a contaminação das estimações devido a diferenças metodológicas contábeis entre as empresas.

(31)

30 Dentre as ações listadas na BM&FBovespa, foram consideradas, dentre as não financeiras, apenas aquelas que tiveram negociação no último dia útil de cada trimestre para todo o período compreendido na amostra. Para aquelas ações que não foram negociadas no último dia útil de algum trimestre, foi utilizada uma tolerância de 7 dias corridos anteriores ao último dia útil do respectivo trimestre. Caso tenha havido negócio para esta ação em algum desses dias, foi considerado o preço de fechamento do dia mais próximo ao último dia útil do ano, caso contrário, a empresa foi excluída.

3.4. Procedimento e Instrumentos de Coleta de Dados

Os dados analisados foram coletados no banco de dados da Economática e para as regressões se utilizou o pacote econométrico Eviews 7.1.

3.5. Dados e Procedimento Econométrico

3.5.1. Descrição e análise dos dados

Segundo os critérios de inclusão e exclusão descritos anteriormente, há um total de 3125 observações (247 empresas X 15 trimestres) disponíveis para o presente estudo.

A Tabela 1 abaixo apresenta as estatísticas descritivas das variáveis utilizadas no presente estudo. O Painel A se refere às variáveis deflacionadas por receita líquida, enquanto que o Painel B se refere às variáveis não deflacionadas. Como se pode observar, a curtose das variáveis é bastante elevada, o que indica a presença de grande quantidades de observações extremas. Os valores de máximo e mínimo também são bastante díspares.

(32)

31 Tanto a curtose, quanto a assimetria e a diferença entre o máximo e o mínimo são muito maiores nos dados deflacionados por receita líquida. Observa-se inclusive uma mudança de sinal da variável lucro líquido, que passa de positiva, no Painel B, para negativa no Painel A.

Essas diferenças ocorrem por conta do próprio deflacionamento, pois em uma quantidade significativa de observações a receita líquida por ação é bastante próxima de 0, fazendo com que alguns valores deflacionados assumam valores muito maiores, em módulo, do que eram anteriormente. Por isso observa-se, por exemplo, o aumento da curtose, das médias e da inversão do sinal da média do lucro por ação.

Contudo, apesar da média do lucro mudar de positiva para negativa no caso das variáveis deflacionadas, em média, por trimestre, apenas 35% das observações são negativas, ao passo que as outras 65% são positivas.

Tabela 1 - Descrição da amostra: 4º trimestre 2010 ao 2º trimestre de 2014

Média Mediana Máximo Mínimo Assimetria Curtose Painel A: Estatística descritiva, variáveis deflacionadas (n=3125) (em reais, por ação)

P 39,53 1,49 33.741,92 0,01 37,13 1.558,32

A 55,14 3,13 13.430,38 0,00 17,15 338,04

B 718,26 1,72 361.862,20 0,00 22,33 536,84

L -54,80 0,03 1.491,42 -122.524,16 -46,08 2.235,95 Painel B: Estatística descritiva, variáveis não deflacionadas (n=3125) (em reais, por ação)

P* 15,34 10,45 238,74 0,00 4,08 31,11

A* 43,97 20,43 1.157,27 0,00 7,08 80,76

B* 26,68 11,78 577,83 0,00 5,39 42,03

L* 1,24 0,18 318,10 -76,00 12,45 219,02

Painel C: Estatística descritiva, proxies (n=3125) (em reais, por ação)

B/PL 1,59 1,14 38,34 -18,79 2,86 35,27 P/PL 1,88 1,00 47,15 -4,88 5,98 57,20 ROI 0,06 0,05 1,24 -3,55 -8,05 226,46 CD 0,06 0,04 1,34 0,00 6,28 81,56 ROI-CD 0,01 0,01 0,97 -3,74 -8,73 217,12 Fonte: Autor Nota:

P: Preço da ação ordinária no final do trimestre fiscal t; A: Total de ativos líquidos por ação ordinária, no fim do trimestre fiscal t; B: Dívida total por ação ordinária, no fim do trimestre fiscal t; L: Lucros por ação ordinária, no período t; B/PL: Dívida total sobre patrimônio líquido no trimestre t; P/PL: Preço da ação ordinária sobre patrimônio líquido no trimestre t; ROI: Retorno sobre investimentos no trimestre t; CD: Custo

(33)

32

da dívida no trimestre t; ROI-CD: diferença entre ROI e CD no trimestre t.

As variáveis P*,A*,B* e L* são as variáveis P,A,B e L não deflacionadas por receita líquida por ação ordinária.

3.5.2. Procedimento econométrico

Essa seção visa apresentar os procedimentos econométricos utilizados para estimação da relevância da dívida para o valor de uma ação.

Os modelos em Giner e Reverte (2001) foram estimados por pooled

cross section and time series, sem quaisquer transformações para remover

efeitos não observados de variáveis explicativas. A opção por não usar o estimador de efeitos fixos, segundo os autores, seria devida ao número reduzido de observações, já que isso geraria perda excessiva de graus de liberdade.

Considerando que a amostra utilizada é constituída por dados em

cross-section ordenados no tempo, aqui adotou-se o método de mínimos quadrados

em painel desbalanceado, com efeitos fixos de tempo e cross sections.

Neste estudo também há necessidade de contornar o mesmo problema econométrico encontrado por Giner e Reverte (2001), a heterocedasticidade. Por conta disto, o método para estimar os erros padrão dos coeficientes utilizado foi o de ajuste por clustering (ou period seemingly unrelated regression

- SUR), que leva em consideração heterocedasticidade e também

autocorrelação dos erros, porém adiciona a restrição de não correlação entre os resíduos das várias cross sections.

Como vantagem, a regressão em painel permite controlar efeitos fixos não observáveis que podem enviesar as estimativas dos coeficientes. O estimador de efeitos fixos leva em conta a possibilidade de correlação entre uma variável não observável e as variáveis explicativas em qualquer período do tempo (não existiria exogeneidade estrita dos regressores). Assim, qualquer variável explicativa constante ao longo do tempo para todas as cross-sections é removida pela transformação de efeitos fixos (WOOLDRIDGE, 2006).

(34)

33 Entretanto, em termos do número de graus de liberdade, de fato, o painel com efeitos fixos apresenta um número menor de graus de liberdade do que a mesma regressão estimada por pooling.

Ao tomar-se como exemplo a equação (2), é possível calcular o número de graus de liberdade; há um total de NT observações (N empresas, em T períodos) e 6 variáveis (ativos, dívida, lucro e 3 dummies), mais o intercepto. Assim, no caso de pooled regressions, há NT – 7 graus de liberdade. Contudo, ao se adotar a transformação que elimina os efeitos fixos, para cada observação da cross-section, abre-se mão de um grau de liberdade devido à redução temporal. Portanto, os graus de liberdade são gl = NT - N – 6 = N(T-1)

- 6 (WOOLDRIDGE, 2006).

Porém, como a amostra aqui estudada é consideravelmente maior do que a utilizada por Giner e Reverte (2001) – 3125 observações, enquanto os referidos autores contavam com 599 observações – optou-se pela estimação através do painel.

O estimador com dados em painel, vis-à-vis o de pooled regressions, portanto, reduz a probabilidade de multicolinearidade e é mais eficiente (estimador não enviesado, com variâncias menores para todos os possíveis valores dos parâmetros), mesmo contando com um menor número de graus de liberdade.

(35)

34

4 RESULTADOS

Os resultados preliminares para a primeira hipótese são apresentados na Tabela 2. Todas as variáveis, exceto lucro e a dummy D1, são estatisticamente significantes. Do ponto de vista de apreçamento, isto implica que a separação do patrimônio líquido (PL) em seus dois principais componentes, ativos e passivos, traz informações relevantes para a precificação de uma ação.

Tabela 2 – Resultado das regressões para equação (2) com dados em painel estimados por efeitos fixos2

Intercepto A B L D1 D2 D3 R² Ajustado Nº Obs. -1,2009 1,5321 -0,5900 0,0000 0,0000 0,0017 0,0007 0,93 3125 (0,00)* (0,00)* (0,00)* (0,94) (0,16) (0,00)* (0,00)* Fonte: Autor Nota:

P, A e B (não interada) estão em log.

A: Total de ativos líquidos divididos pela receita líquida, por ação ordinária, no fim do trimestre fiscal t; B: Dívida total dividida pela receita líquida, por ação ordinária, no fim do trimestre fiscal t; L: Lucros divididos pela receita líquida, por ação ordinária, no período t. D1: Dummy que assume valor igual a 1 se a empresa estiver contida no 1o ou 4o quartis da distribuição da razão B/PL no período t e 0 caso contrário. D2: Dummy que assume valor igual a 1 se razão P/PL > 1 e 0 caso contrário. D3: Dummy que assume valor igual a 1 se ROI > CD e 0 caso contrário.

Dados entre parênteses representam os p-valores. *Significante ao nível de 1%.

** Significante ao nível de 5%.

Além disso, o coeficiente de β2 é negativo, conforme esperado.

A Tabela 3 abaixo resume o que era esperado com relação aos coeficientes para cada hipótese e o que foi de fato obtido.

2

A equação (2) foi estimada por efeitos fixos e efeitos aleatórios. O teste de Hausman foi aplicado. A hipótese nula de que o modelo apropriado seria o de efeitos aleatórios foi rejeitada, com estatística Chi-Quadrado de 15,33 e p-valor inferior a 5%.

(36)

35

Tabela 3 – Resultados versus hipóteses

Hipótese Coeficiente P-valor Esperado Obtido Decomposição do PL β1+β2 ≠ 0 β1+β2 ≠ 0 0,00 β2 < 0 β2 < 0 Relação ROI e CD β6 > 0 β6 > 0 0,00 Estrutura "ótima" β4 < 0 β4 > 0 0,16 Teoria da Sinalização β5 > 0 β5 > 0 0,00

Recapitulando a primeira hipótese nula:

𝐻01: Os dois principais componentes do patrimônio líquido (ativos e

passivos) são igualmente valorados pelo mercado.

Tal hipótese serve para testar se a versão do modelo de Ohlson utilizada, dividindo PL em ativo e passivo, é relevante, ou seja, se essa decomposição traz alguma informação diferente da variável PL. Os dados mostram que os coeficientes de ativo e passivo são estatisticamente diferentes (teste de Wald = 261, p-valor inferior 0,01%). Assim, a divisão do PL em seus dois principais componentes traz informação relevante, pois o resultado mostra que ambos são precificados de forma diferente pelo mercado.

Para testar a segunda hipótese:

𝐻02: A relevância em termos de valor da dívida não depende da relação

entre CD e ROI.

é analisado o coeficiente 𝛽6. Caso ele seja estatisticamente significante, rejeita-se a hipóterejeita-se nula de que a relação entre ROI e CD não é relevante para testar o impacto da dívida na valoração de uma ação.

Neste caso, parece que a relação entre ROI e CD afeta o conteúdo informacional trazido pela dívida, pois 𝛽6 é significante a 1%. Adicionalmente, conforme o esperado, o sinal do coeficiente é positivo, o que mostra que o

(37)

36 mercado paga um prêmio para ações de empresas com alavancagem “positiva para o acionista” (ROI > CD).

A terceira hipótese nula:

𝐻03: A relevância da dívida em termos de valor não depende de quão

perto do nível considerado “ótimo” está a alavancagem da empresa.

referente ao afastamento da meta de estrutura de capital, é testada através da análise do coeficiente 𝛽4, referente à interação da variável dívida com a dummy 𝐷1, que assume valor 1 para empresas longe da estrutura de capital meta e 0 caso contrário. Conforme o modelo estimado mostra, o sinal de 𝛽4 é positivo, o que é distinto do esperado, pois o mercado deveria penalizar, ao invés de premiar, empresas longe da estrutura ótima de capital, uma vez que estas, conforme a teoria, estariam destruindo valor.

No entanto, o coeficiente é estatisticamente insignificante (p-valor = 16%). Por conta disso, o afastamento da estrutura ótima de capital não parece relevante para explicar o impacto do uso de capital de terceiros na valoração de uma ação.

Por fim, a quarta hipótese nula,

𝐻04: O valor informacional da dívida não depende das perspectivas

futuras de crescimento do lucro da empresa.

referente às oportunidades futuras de crescimento dos lucros, é testada ao se analisar o coeficiente 𝛽5, que se refere à interação da variável dívida deflacionada com a dummy 𝐷2, que assume valor 1 caso a empresa tenha

boas perspectivas futuras de crescimento do lucro, e 0 caso contrário.

Conforme descrito na Tabela 2, o coeficiente 𝛽5 estimado é significante a 1% e seu sinal é positivo, conforme o esperado. Dessa forma, rejeita-se a hipótese nula de que o impacto da dívida na valoração de uma ação não dependa das oportunidades de crescimento do lucro de uma empresa. Adicionalmente, o sinal positivo mostra que ações de empresas com boas oportunidades de crescimento do lucro são recompensadas pelo mercado.

(38)
(39)

38

5 CONCLUSÃO

Neste trabalho, uma versão simplificada do modelo de Ohlson (1995) foi utilizada para fazer uma análise da relevância da dívida em termos de valor, sob a ótica de algumas teorias alternativas que justificam o uso de dívida. Para testar tais teorias foram utilizadas proxies que contextualizaram as empresas de acordo com suas circunstâncias específicas, como por exemplo, suas perspectivas futuras de lucratividade, situação atual do impacto do endividamento para o acionista (se positivo ou negativo) e seu grau de alavancagem em relação ao restante do mercado.

A necessidade de contextualizar e usar um modelo de precificação de ação nasce para que seja possível interpretar melhor o valor informacional da dívida, pois grande parte dos estudos sobre o assunto foi feito utilizando uma abordagem de curto prazo, por serem baseados na análise da variação do preço de uma ação em janelas de tempo que incluíam anúncios de eventos relacionados a mudanças na estrutura de capital.

Neste estudo, assim como feito por Giner e Reverte (2001), foram levados em consideração argumentos econômicos que justificam o uso de capital de terceiros, como por exemplo, a teoria da estrutura “ótima” de capital, a teoria da sinalização e a relação entre o custo da dívida (CD) e retorno sobre investimentos (ROI).

Os resultados mostram que a decomposição da variável PL no modelo de Ohlson (1995) em dívida e ativo é positiva, pois com essa separação foi possível inferir que a dívida é relevante e que, ao valorar uma ação, a dívida é avaliada de forma diferente dos ativos pelo mercado. Além disso, o impacto da dívida no preço da ação depende da relação entre ROI e CD, sendo que investidores pagam um ágio por ações de empresas com alavancagem positiva para o acionista (quando ROI > CD). Com relação à teoria da estrutura “ótima” de capital, os resultados revelam que o valor informacional da dívida não depende do distanciamento do nível de alavancagem de seu nível meta. Por fim, empresas com maior potencial de crescimento futuro de lucros mostraram

(40)

39 que o aumento do endividamento é percebido pelo mercado como um sinal positivo, ao contrário daquelas com baixas perspectivas, resultado este em linha com a teoria da sinalização.

Sobre as limitações deste estudo, vale citar a grande dependência dos resultados relativos às proxies escolhidas para testar as teorias que justificam o uso de capital de terceiros, há outras proxies que podem ser utilizadas para realizar os testes. Além disso, os resultados são também bastante dependentes do modelo de precificação de ações, que é uma versão modificada daquele proposto por Ohlson (1995). Dessa forma, como sugestão para estudos posteriores, é possível fazer tais análises através do modelo completo proposto por Ohlson (1995). Adicionalmente, as proxies podem ser calculadas por setor, ao invés de se comparar com todas as empresas.

(41)

40

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bortoluzzo, A. B., & Sanvicente, A. Z. (2013). Agency Costs, Capital Structure Decisions and the Interaction with Payout Decisions: Empirical Evidence from Brazil. Trabalho apresentado no encontro da ANPAD em 2013. Brito, G. A., Corrar, L. J., & Batistella, F. D. (2007). Fatores determinantes da

estrutura de capital das maiores empresas que atuam no Brasil. Revista

Contabilidade & Finanças - USP(43), 9-19.

Dann, L. Y., & Mikkelson, W. H. (1984). Convertible debt issuance, capital structure change and financing-related information: Some new evidence.

Journal of Financial Economics, 13(2), 157-186.

Eckbo, B. E. (1986). Valuation effects of corporate debt offerings. Journal of

Financial Economics, 15(1), 119-151.

Fama, E. F., & French, K. R. (1998). Taxes, financing decisions, and firm value.

The Journal of Finance, 53(3), 819-843.

Giner, B., & Reverte, C. (2001). Valuation implications of capital structure: a contextual approach. European Accounting Review, 10(2), 291-314. Green, J. P., Stark, A. W., & Thomas, H. M. (1996). UK evidence on the market

valuation of research and development expenditures. Journal of

Business Finance & Accounting, 23(2), 191-216.

Janjigian, V. (1987). The leverage changing consequences of convertible debt financing. Financial Management, 15-21.

Jensen, M. C., & Meckling, W. H. (1976). Theory of the firm: Managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of Financial

Economics, 3(4), 305-360.

Kim, I.-w., Chen, K. H., & Nance, J. (1992). Information content of financial leverage: an empirical study. Journal of Business Finance & Accounting,

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras

Ingressa-se, então, no tema sobre a litigância climática, a qual consiste em um elemento essencial para dinâmica funcional do constitucionalismo climático global, na

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que