• Nenhum resultado encontrado

Palestra de H. Perle, no CETIQT. Acabamento de malhas de algodão. Distinguem-se 3 tipos de acabamento:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palestra de H. Perle, no CETIQT. Acabamento de malhas de algodão. Distinguem-se 3 tipos de acabamento:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Palestra de H. Perle, 29.04.99 no CETIQT

Acabamento de malhas de algodão Distinguem-se 3 tipos de acabamento: • Acabamento mecânico

• Acabamento com enzimas • Acabamento químico

Dependendo da qualidade da malha, do parque das máquinas existentes e da finalidade da aplicação, as malhas são acabadas somente no tubo, ou primeiramente no tubo e depois o tubo é cortado, ou somente na forma aberta. Com isto resulta uma variedade de diferentes

processos de acabamento.

Em comparação com os tecidos, as malhas encolhem consideravelmente mais, devido a sua estrutura diferente. Durante o acabamento, as malhas são deformadas mais fortemente no sentido longitudinal. Para anular esta deformação e para pré-encolher o material, os processos do acabamento mecânico são mais importantes do que em tecidos.

Processos de acabamento mecânico são realizados para: • Manter a largura do material a ser entregue

• Reduzir os valores de encolhimento • Melhorar o volume do material

• Obter uma aparência uniforme do material • Obter um toque liso e macio

As vantagens de um acabamento mecânico, em comparação com os processos do acabamento químico, são:

• Não contém formaldeído

• Quase não existem perdas da resistência e o material não se torna frágil • Não têm gastos adicionais com produtos químicos

• Não existe poluição do ar ou dos efluentes pelos auxiliares • Boa hidrofilia

Os processos de acabamento mecânico são realizados em ramas, instalações de encolhimento, em máquinas Tumbler, calandras e instalações de compactação e de relaxamento.

(2)

Nos processos de acabamento com enzimas, as malhas de celulose são acabadas junto com processos mecânicos em uma forma que é favorável ao meio ambiente. Os seguintes efeitos de acabamento são almejados:

• Eliminação de fibras sobresaídas, de pilling, de neps e de nós no material • Uma superfície lisa e uniforme

• Um toque macio e elegante

• Evitar a aderência do material na confecção

Para este tipo de acabamento utiliza-se também o termo “biofinishing”.

Este processo é realizado em instalações com mecânica de lavagem, quer dizer em máquinas Jet.

Processos químicos de acabamento.

Pode-se observar ultimamente que as exigências dos consumidores aumentam a respeito de uma estabilidade dimensional permanente, de tratamentos fáceis e de boas características no uso de malhas.

Os efeitos como estabilidade dimensional, toque e solidezes à cor, obtidos pelos processos de acabamento mecânico, são freqüentemente insuficientes, especialmente depois da lavagem. Somente a combinação de um acabamento mecânico e um acabamento químico leva a um ótimo resultado.

No acabamento químico, o material de celulose é modificado pelos assim denominados reticulantes, de modo que ela incha menos na água e, por isso, o material tem uma tendência menor ao encolhimento.

As vantagens dos materiais acabados assim são:

• Melhor comportamento na costura, os artigos leves como Single Jersey, por exemplo, têm uma tendência consideravelmente menor ao enrolamento

• Uma aparência do material consideravelmente mais lisa depois da lavagem • O material parece menos “usado” depois de várias lavagens em casa • Depois da centrifugação, o material seca mais rápido ao ar

• A tendência ao pilling é bem menor

• Tingimentos e estampas freqüentemente têm uma solidez melhor à lavagem

• O material mostra uma menor alteração da tonalidade na lavagem com detergentes que contém alvejantes óticos

• A tendência ao alongamento é consideravelmente menor

Processo de acabamento de malhas de algodão em forma tubular (por exemplo para roupas íntimas):

(3)

O alvejamento e o tingimento são feitos no Jet ou nas máquinas Overflow, das quais existe uma grande variedade. A máquina mais conhecida deveria ser a máquina Roto-Stream da empresa Thies.

Trata-se de uma máquina de tingimento com jatos em forma redonda que possui um acumulador para o material livre de apoio. Por causa do próprio peso do material que foi guiado pelos jatos, a cesta gira-se lentamente. O material não pode se sobrepor. É importante em todas as máquinas de tingimento em corda que o material não entre na máquina de uma forma torcida.

O alvejamento é feito com peróxido de hidrogênio segundo as receitas habituais. O tingimento é feito de preferência com corantes reativos. Deles resultam melhores graus de fixação e, com isso, um melhor rendimento de cor. Recomenda-se a utilização de lubrificantes para evitar a fixação de rugas. Finalmente, o material é amaciado na regra com um produto catiônico. Para evitar rugas, o resfriamento deveria ser realizado lentamente (Aplicação de água quente). Se a extração de água depois do alvejamento e do tingimento, respectivamente, for feita na centrífuga, tem que ser levado em consideração que a centrifugação não seja feita por muito tempo e não seja utilizado um número de rotações alto demais. Depois o material é alargado e enfestado.

Um melhor processo é a extração de água por um espremedor e a subseqüente estiragem à largura. Uma construção conhecida que faz isto é a máquina Santastrech da empresa Santex da Suíça.

Através de um dispositivo de abertura e de desenrolamento na entrada da máquina, o material tubular é guiado com superalimentação para uma tina de umectação para ser umectado

novamente e para compensar diferenças de umidade. Depois, o material chega a um dispositivo de espremer que possui dois rolos. Para evitar rugas, o tubo é inflado antes pela injeção de ar. Para compensar a deformação longitudinal na estiragem excessiva, o material é transportado verticalmente dos rolos de espremir com superalimentação ao tempereiro e é esticado excessivamente, de modo que as malhas possuam o mesmo tamanho como no material cru. Depois, o material é posto em cima de uma esteira transportadora para enfestá-lo sem estiragem longitudinal em um container.

Também existem máquinas com dois Foulard, e neste caso o segundo par de rolos permite uma impregnação molhado sobre molhado com amaciantes ou outros produtos.

Em seqüência, o material é guiado a um secador de encolhimento e relaxamento que trabalha com pouca tensão.

(4)

As características importantes para a qualidade de malhas são a qualidado do fio, a uniformidade da aparência do material e o título correto do fio. A qualidade pode ser

melhorada mais pelos processos como chamuscagem, mercerização e pelo tratamento químico com resinas.

Tem que ser distinguido, se o pré-tratamento é feito na forma tubular e o tubo é cortado depois para a estampa ou para o tingimento Pad Batch, ou se o tratamento é feito em forma aberta desde o início, por exemplo se as máquinas para a chamuscagem e a mercerização na forma tubular não estiverem à disposição.

Chamuscar

O processo de fiação gera pilosidade no fio. Quanto maiores são os títulos do fio, tanto maior é a quantidade da pilosidade gerada. O processo de chamuscagem elimina o pêlo da superfície do material e por isso, os materiais têm uma aparência limpa e as cores tornam-se mais claras. Se os materiais feitos de fios simples não forem chamuscados, as fibras se enroscarão durante a mercerização, e isto leva à colagem do material.

A chamuscagem à largura em chamuscadoras a gás comuns é possível em artigos que não têm a tendência de enrolar as pontas, como o Interlock, mas tem que ser levada em consideração uma estiragem longitudinal mais ou menos forte. Na chamuscagem de malhas na forma tubular existe o problema de criar marcas nos cantos.

A empresa Dornier desenvolveu um sistema circular de chamuscagem. Um sistema de expansão automaticamente regulável, como também é utilizado para a mercerização na forma tubular, serve como base desta máquina. O dispositivo de expansão aplica a tensão, enquanto os 8 queimadores giratórios estão arranjados em um anel, de modo que a largura completa das chamas de cada segmento é aplicada no material. Todos os dados são controlados por uma estação de computadores.

Mercerização

A boa fama de malhas mercerizadas de algodão e suas misturas é caracterizada como se segue: - Menos enviezamento e pilling depois da lavagem

- Brilho permanente

- Estabilidade dimensional aumentada na largura e no comprimento

- Maior afinidade aos corantes, economizando uma quantidade entre 20% e 30% - Menor perda de resistência se for feito um acabamento final de alta qualidade

Para a mercerização de malhas na forma aberta que não têm a tendencia de enrolar nas pontas, a máquina “Dimensa”da empresa Benninger deu bons resultados. O problema da compactação

(5)

nas laterais, que pode ser observado em máquinas de mercerização com rolos, é consideravelmente menor nesta máquina.

Na zona de impregnação da máquina Dimensa, o material entra em contato com hidróxido de sódio quente a 60°C. Depois, o material percorre um setor de mercerização com rolos que possui dois rolos grandes de resfriamento. Se for realizada uma boa penetração do material com hidróxido de sódio no setor de impregnação a quente, o material deve inchar agora a uma temperatura baixa.

Segue-se agora a primeira parte da zona de estabilização, o campo de estiragem, que possui braços móveis de comprimento de três metros. Uma base quente de baixa concentração é aplicada na largura inteira do material através de uma caixa de pulverização, para começar o processo de estabilização. O material entra depois na zona normal de mercerização com rolos. A empresa Dornier e outros fornecedores de máquinas oferecem máquinas de mercerização de malhas na forma tubular.

A malha tubular é impregnada com hidróxido de sódio de 28° Bé e com amaciante a uma temperatura de 18 a 20°C e é espremida sob uma pressão média do Foulard. O próximo passo é a estabilização do material. Ele é lavado com água quente para reduzir o teor do hidróxido de sódio em cima do material. Até este ponto, o material ainda é flexível e a largura e o peso podem ser modificados até um certo ponto. Por isto, ele tem que ser esticado de maneira constante e uniforme. Dispositivos de expansão de aço (denominados “charutos”) são necessários para obter a tensão na largura.

A empresa Dornier desenvolveu uma construção, na qual o material tubular pode ser mercerizado e também alvejado.

O processo Sandoflex também pode ser aplicado. Para malhas são indicadas as vantagens descritas a seguir:

- Boa estabilidade dimensional

- Menor pilling e fibrilação, respectivamente, depois de tratamentos de lavagem - Melhoria da elasticidade

O material é tratado na forma aberta ou tubular em um processo Cold Pad Batch com hidróxido de potássio de 23° Bé e 50 ml/l de Sandoflex A da empresa Clariant, é enrolado e repousa depois por 3 a 4 horas. Depois é feito um enxagüe a quente e a frio e uma

neutralização.

Mercerização a seco (processo SM)

O material é impregnado na forma aberta com hidróxido de sódio de 20° Bé em um Foulard, pode encolher livremente em um dispositivo de repouso e é secado depois em uma rama a 110°C até uma umidade residual de 8% .

(6)

A lavagem e a neutralização são feitas em separado em máquinas de lavar em cordas. As vantagens são:

• Não é preciso uma máquina de mercerização • Não ocorre a compactação nas laterais • A estiragem em Single Jersey é compensada

Mas o brilho é menos intenso em comparação com a mercerização normal.

O tingimento é feito na maioria das vezes em máquinas Jet ou Overflow, com a preferência da utilização de corantes bireativos. O tubo é alargado e cortado depois e o material é secado em um secador que trabalha com pouca tensão, por exemplo em um secador com esteiras que possui um dispositivo de Tumbler.

Depois da colagem das laterais, os materiais Interlock ou Single Jersey também podem ser tingidos na forma aberta com corantes reativos, através do processo Cold Pad Batch. Depois do repouso em cima de rolos, o material é lavado em máquinas de lavar em corda.

A vantagem desta maneira de tingir é a obtenção de uma superfície do material lisa. Acabamento final

As malhas para camisetas ou pijamas são acabadas na maioria das vezes com resinas para obter uma estabilidade dimensional melhor, especialmento no sentido transversal. É feito um processo Foulard e depois o material entra com muita superalimantação em uma rama de agulhas, onde é feita a secagem e a condensação.

A empresa BASF recomenda a seguinte receita para fazer um acabamento final com a utilização de formaldeído de baixa concentração:

20 - 40 g/l de Fixapret ECO 8 g/l de Cloreto de magnésio 20 - 30 g/l de Siligen VN

10 g/l de Siligen SIN 10 - 20 g/l de Basosoft SWK Absorção do banho: Aprox. 80% Secagem a aprox. 150°C

Condensação por aprox. 40 segundos a 170°C

O Fixapret ECO é um reticulante de baixa concentração de formaldeído. O cloreto de magnésio serve como catalizador.

(7)

O Siligen VN é uma emulsão de polietileno e serve especialmente para a melhoria do comportamento na costura.

O Siligen SIN é uma micro-emulsão de silicone. O Basosoft SWK é um amaciante não-ionogênico.

Recomenda-se a umectação do material com vapor ou neblina no final da rama para melhorar o comportamento na costura.

Tratamento final:

Na maioria das vezes é feito um tratamento na máquina Top-Tex da empresa Montforts para dar ao material um toque liso e para melhorar ainda mais os valores de encolhimento

longitudinal. Esta máquina trabalha segundo o princípio de sanforização.

O material é umectado primeiro em um tambor de vaporização e é guiado depois entre uma fita de borracha, que foi esticada excessivamente antes, e um tambor aquecido. O material tem que acompanhar o encurtamento da fita de borracha. Depois o material é secado por um tambor aquecido.

Referências

Documentos relacionados

O curso irá funcionar segundo um modelo b-learning: horas de contacto síncronas via Zoom e horas de trabalho assíncrono, via plataforma Moodle. 1 2 CURSO E-LEARNING

Para que a fotossíntese ocorra, o pigmento deve absorver a energia de 1 fóton adequado (com λ entre 400 e 700 nm) porque 1 e- não pode absorver energia de 2 ou mais fótons

Reiteramos que esta capacidade plena é admissível quando o pneu estiver com a máxima pressão recomendada (este limite está apresentado na lateral do pneu, e varia de caso para

Desça a motobomba dentro do poço tomando cuidado para não danifi car os cabos elétricos ou o cabo do eletrodo de nível (fi gura 10).. Em caso de tubulação com fl ange, as

Buscando compreender algumas especificidades das respostas ao treinamento em crianças e jovens adolescentes e entendendo que a velocidade e a força são fatores determinantes

De maneira similar, Ofori e Gang (2001) apontam a melhoria dos procedimentos operacionais, juntamente com a melhoria da imagem da empresa, como os principais benefícios

Analisaram-se também os mesmos itens: não menstruar (amenorréia), vida, desejo sexual e orgasmo comparando-os entre as pacientes que realizaram histerectomia total

Transformación genética de papa Material vegetal Extracción y análisis de ADN genómico. Extracción y análisis de ARN