• Nenhum resultado encontrado

Simulado turma de AFO 2 1. Com relação ao orçamento público, aos princípios orçamentários e aos ciclos orçamentários marque a opção incorreta.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Simulado turma de AFO 2 1. Com relação ao orçamento público, aos princípios orçamentários e aos ciclos orçamentários marque a opção incorreta."

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Simulado turma de AFO 2

1. Com relação ao orçamento público, aos princípios orçamentários e aos ciclos orçamentários marque a opção incorreta.

a) Caso determinado órgão do governo federal pretenda instalar um sistema integrado de vigilância, destinado a monitorar a atividade dos veículos em todas as rodovias federais e a previsão de execução da despesa ultrapasse um exercício financeiro, o referido projeto poderá ser iniciado quando for regularmente incluído no plano plurianual.

b) O orçamento público, instrumento que discrimina as despesas dos programas governamentais segundo sua natureza, enfatiza os fins almejados de modo a demonstrar o alvo e a finalidade dos gastos públicos bem como identificar o responsável pela execução desses programas.

c) Considere que a prefeitura de determinado município brasileiro tenha planejado, para 2014, uma sequência de operações para originarem receitas classificadas, segundo a lei, como receita de capital. Nessa situação, essas receitas deverão ser consideradas na apuração da receita orçamentária do município.

d) De acordo com o princípio da unidade, ou da totalidade orçamentária, todos os entes federados devem reunir seus diferentes orçamentos em uma única lei orçamentária, que consolidará todas as receitas e despesas públicas do Estado. e) Conforme o princípio da anualidade, a vigência do orçamento limita-se a um exercício financeiro.

(2)

2. Com relação ao orçamento público, aos princípios orçamentários e aos ciclos orçamentários marque a opção incorreta.

a) Considere que um prefeito pretenda iniciar uma ação governamental, para a qual não haja vedações nem previsões na Lei Orçamentária Anual. Nessa situação, em observância ao princípio da legalidade, a ação mencionada somente poderá ser iniciada após aprovação de crédito adicional que inclua autorização expressa e específica no orçamento.

b) Alguns dos princípios observados no processo de elaboração, aprovação, execução e controle do orçamento não estão expressos nas normas constitucionais ou legais em vigor.

c) É correto afirmar que a meta de superávits primários, como um pilar da política econômica, tem como pressuposto a observância do princípio do equilíbrio.

d) O princípio da não afetação da receita vincula as receitas a partir da aplicação dos mecanismos de desvinculação das receitas da União (DRU).

e) O princípio da legalidade indica que as ferramentas de planejamento orçamentário dos entes federativos, para apresentarem eficácia e legitimidade, requerem formalidade legal.

(3)

3. Marque a opção errada sobre os instrumentos de planejamento.

a) No momento da promulgação da lei orçamentária anual, encerra-se a participação do Congresso Nacional no ciclo orçamentário.

b) A LRF ampliou as funções da lei de diretrizes orçamentárias ao fixar que este dispositivo legal anual deverá tratar, entre outros assuntos, de normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos programas financiados com recursos do orçamento.

c) O projeto de lei do plano plurianual é de iniciativa do chefe do Poder Executivo e deve ser enviado ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto do primeiro ano do mandato presidencial.

d) Entre as atribuições próprias da lei de diretrizes orçamentárias não está a definição dos conceitos de programa, ação e subtítulo a serem utilizados pela LOA.

e) Caso determinado órgão do Poder Judiciário não tenha promovido a limitação de empenho de suas dotações orçamentárias no prazo e nas condições estipuladas pela legislação, o Poder Executivo poderá limitar os valores financeiros segundo seus próprios critérios.

(4)

4. Sobre ciclo orçamentário marque a opção correta.

a) Por se tratar de obrigação legal da União, as despesas referentes ao orçamento da seguridade social estão excluídas da limitação de empenho e movimentação financeira.

b) As atividades, os projetos e as operações especiais devem ser detalhados na estrutura programática em subtítulos, não podendo haver alterações de sua finalidade, do produto e das metas estabelecidas, a não ser que sejam feitas por meio de projeto de lei que altere a lei orçamentária anual.

c) Suponha que o estado de calamidade pública tenha sido regularmente decretado em determinada região do país por causa de inundações provocadas por fortes chuvas. Nessa situação, o governo não poderá utilizar créditos suplementares para a realização de despesas de socorro às vítimas atingidas pela calamidade.

d) O objetivo da programação orçamentária e financeira da execução das despesas públicas é monitorar o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos no plano plurianual.

e) O orçamento público constitui norma legal a ser aplicada integralmente e contém a previsão de receitas e a estimativa de despesas a serem realizadas pelo governo em determinado exercício financeiro, sendo objeto de estudo tanto do direito financeiro quanto do direito tributário.

(5)

5. Sobre ciclo orçamentário marque a opção errada.

a) No Brasil, a LOA é, de fato, composta por três orçamentos: o fiscal, o da seguridade social e o de investimento das empresas estatais.

b) Considere que, na fronteira entre Brasil e Bolívia, incidentes envolvendo membros das forças de segurança brasileira e traficantes tenham demandado operações extras da Polícia Federal na região e que, apesar de o orçamento prever recursos para essas operações, eles não sejam suficientes para financiá-las. Nessa situação, os recursos adicionais necessários devem ser providos por meio da abertura de créditos extraordinários.

c) A LDO orienta a elaboração da LOA e auxilia na coerência entre o PPA e a LOA.

d) Se o Poder Executivo não apresentar o projeto de lei de diretrizes orçamentárias no prazo estabelecido pela legislação pertinente, será vedado ao Poder Legislativo ou a qualquer de seus membros a elaboração e apresentação de projeto de lei que trate desse assunto.

e) Suponha que, em decorrência da apresentação de emendas ao projeto de lei orçamentária anual, alguns recursos tenham ficado sem as respectivas despesas. Nessa situação, os recursos sem as correspondentes despesas devem ser utilizados mediante créditos suplementares ou especiais.

(6)

6. Sobre as emendas à LOA marque a opção certa.

a) A compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias é condição necessária para a aprovação de emendas ao projeto de lei orçamentária anual.

b) Somente é possível a apresentação de emendas sobre projetos que nunca tenham tramitado pelo parlamento.

c) Admite-se a apresentação de emenda ao projeto de lei orçamentária anual, com a indicação de recursos necessários, mediante a anulação de despesa referente a dotações para pessoal e seus encargos.

d) Considere que determinado parlamentar deseje apresentar emenda ao projeto de lei orçamentária anual apresentado pelo Poder Executivo. Nessa situação, o autor da emenda deverá indicar os recursos necessários à sua aprovação, sendo vedada a anulação de despesas com diárias destinadas aos servidores públicos.

e) As emendas dispostas na Carta Magna constituem técnica bastante difundida e amplamente utilizada pelo Poder Legislativo para corrigir erros e omissões que desfiguram o texto da lei orçamentária anual, de responsabilidade do Poder Executivo.

(7)

7. Assinale a opção correta a respeito da elaboração, acompanhamento e fiscalização do orçamento público.

a) Os relatores setoriais serão indicados dentre os membros das comissões permanentes de acordo com suas áreas temáticas de atuação; notória atuação parlamentar nas respectivas políticas públicas e terá um exercício vigente de até quatro anos.

b) Os recursos orçamentários são distribuídos, entre as regiões macroeconômicas, em razão proporcional ao índice de desenvolvimento humano.

c) A proposta orçamentária deve conter o demonstrativo da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.

d) A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), cujos objetivos são examinar e emitir parecer sobre o projeto de lei orçamentária federal, é constituída por vereadores, deputados e senadores.

e) As leis de diretrizes orçamentárias devem dispor sobre as normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.

8. No que se refere à apreciação das proposições legislativas de matéria orçamentária, o topo da hierarquia material é ocupado a) pelos créditos extraordinários.

b) pelo plano plurianual.

c) pela lei de diretrizes orçamentárias. d) pela lei orçamentária anual.

(8)

9. Acerca das alterações na lei orçamentária, assinale a opção correta.

a) Despesas extraorçamentárias, ainda que restituíveis, devem ser objeto de programação orçamentária.

b) Créditos especiais podem ser abertos para despesas imprevistas desde que haja compensação posterior com recursos supervenientes.

c) O crédito extraordinário somente poderá ser utilizado após aprovação da respectiva medida provisória.

d) Créditos suplementares podem ser abertos até o limite do excesso de arrecadação.

e) Há necessidade de prévia autorização legislativa para o remanejamento de receita de um mesmo programa, de um órgão para outro.

(9)

10. Sobre as receitas públicas marque a opção errada.

a) A classificação da receita por identificador de resultado primário divide as receitas públicas entre aquelas relacionadas com superávit primário.

b) Considere que uma universidade pública seja proprietária de uma fazenda de criação de gado e realize a venda de animais para abate, auferindo, na operação, receita tipicamente classificada como de atividade agropecuária. Nessa situação, tal receita, do ponto de vista orçamentário, deverá ser classificada como receita corrente.

c) Os códigos correspondentes às rubricas devem ser utilizados quando se fizer necessário discriminar os tipos de receita agrupados em determinada espécie.

d) Todas as receitas correntes passam pelos estágios de lançamento, arrecadação e recolhimento.

e) Podem ser arrecadadas receitas não previstas na lei orçamentária anual (LOA), assim como é possível a realização de despesas orçamentárias durante o exercício que não estavam contempladas na dotação orçamentária inicial aprovada na mesma LOA.

(10)

11. Sobre as receitas públicas marque a opção correta.

a) Se determinado órgão público tiver recebido rendimentos sobre aplicações de disponibilidades em operações de mercado, então a receita correspondente a esses rendimentos será classificada como receita patrimonial.

b) Entre as receitas incluídas na lei orçamentária anual estão as operações de crédito por antecipação de receita.

c) As etapas da receita seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos, levando-se em consideração o modelo de orçamento existente no país. Dessa forma, a ordem sistemática inicia-se com a etapa de previsão e termina com a etapa de arrecadação.

d) A classificação por fonte/destinação de recursos reflete a autossuficiência de determinados programas e ações, ou seja, tais programas e ações só podem ser financiados por determinado tipo de recurso.

e) Receitas intraorçamentárias são ingressos provenientes de operação entre órgãos, fundos e entidades integrantes do mesmo orçamento e devem ser consideradas na consolidação das contas públicas.

12. São receitas efetivas:

a) as contribuições de melhorias e a prestação de serviços e aluguéis de imóveis públicos.

b) as vendas de edificações e os impostos e taxas.

c) as transferências correntes e a amortização de empréstimos e de juros das dívidas.

d) os impostos, as contribuições de melhorias e a amortização de empréstimos.

e) a obtenção de empréstimos e as vendas de produtos industrializados e agrícolas.

(11)

13. Sobre a classificação e execução da despesa orçamentária marque a opção incorreta.

a) Uma despesa realizada no exercício de 2013 e liquidada parcialmente nesse mesmo ano pode ser inscrita em restos a pagar pela parcela não liquidada, sendo vedado o seu pagamento, no exercício de 2014, na conta de despesas de exercícios anteriores.

b) Na classificação orçamentária da despesa, a modalidade de aplicação indica, entre outros, se recursos do orçamento da União se destinam à aplicação por entidades privadas sem fins lucrativos ou por outras instituições.

c) Podem ser arrecadadas receitas não previstas na lei orçamentária anual (LOA), assim como é possível a realização de despesas orçamentárias durante o exercício que não estavam contempladas na dotação orçamentária inicial aprovada na mesma LOA.

d) A aquisição de material permanente é classificada como despesa capital. Por essa razão, uma nota fiscal dessa aquisição que não contiver a descrição correta, de acordo com o empenho regularmente emitido, deve ser corrigida.

e) Se uma operação emergencial demandar o deslocamento de agentes da Polícia Federal para uma região de fronteira internacional, o financiamento dessa viagem poderá ser feito por meio de suprimento de fundos.

(12)

14. Sobre as despesas públicas marque a opção incorreta.

a) Na estrutura programática da despesa, as despesas decorrentes de sentenças judiciais, por não gerarem produtos, podem ser classificadas como operações especiais.

b) A classificação da despesa que permite avaliar o impacto da ação governamental na economia do país é denominada classificação funcional, que, por sua vez, divide-se em espécies, como educação, saúde e infraestrutura.

c) Os restos a pagar inscritos e cancelados no exercício seguinte, que vierem a constituir obrigação em outro exercício futuro, serão pagos à conta de despesa orçamentária no exercício em que forem liquidados.

d) A fixação de despesa na lei orçamentária anual deve incluir a respectiva fonte de recursos, mesmo quando se tratar de despesas financiadas com recursos desvinculados. e) O limite para a definição das despesas de pequeno vulto que podem ser objeto de suprimento de fundos é estabelecido por portaria do ministro da Fazenda, sendo aplicável a todos os demais órgãos do Poder Executivo federal.

(13)

15. Sobre a receitas e despesa pública marque a opção errada. a) Considera-se cumprido o estágio da liquidação da despesa assim que se apura a pessoa jurídica a quem se deve pagar determinada importância a fim de extinguir obrigação decorrente do fornecimento de bem ou de serviço a órgão público.

b) A aquisição, por determinado órgão público, de veículos por meio de contrato de arrendamento mercantil financeiro deve ser registrada como receita orçamentária.

c) As dívidas realizadas para atender a insuficiências de caixa ou de tesouraria constituem dívida flutuante.

d) Suponha que, ao final do exercício, determinado serviço não tenha sido prestado pelo contratado, embora o prazo para cumprimento da obrigação ainda estivesse vigente. Nessa situação, o empenho poderá ser mantido para pagamento no exercício subsequente, sem necessidade de reinclusão orçamentária.

e) Se um servidor cujo filho tenha nascido em 12/10/2012 solicitar o auxílio-natalidade em 2013, a despesa gerada pela solicitação configurará despesas de exercícios anteriores.

(14)

16. Nos termos da Lei n.º 4.320/1964, constitui despesa de capital

a) a transferência constitucional da União utilizada pelos demais entes federativos como despesa de capital.

b) concessão de empréstimos.

c) subvenção econômica para empresa do setor produtivo quando houver autorização mediante lei especial.

d) a cobertura de déficit para manutenção de empresas estatais. e) o pagamento de juros de financiamentos de longo prazo.

17. Integram parte dos dispêndios financeiros extraorçamentários

a) a devolução de cauções em dinheiro, a devolução de depósito de terceiros e a quitação de restos a pagar.

b) as despesas de amortização da dívida, a devolução de caução em dinheiro e a quitação de retenções.

c) a despesa de pessoal, a devolução de depósitos de terceiros e a quitação de restos a pagar.

d) as despesas de amortização da dívida, a devolução de caução em dinheiro e as despesas de encargos sociais.

e) a devolução de caução em dinheiro, as despesas de serviços de terceiros e a quitação de consignações.

(15)

18. Com base no disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, marque a opção incorreta.

a) Suponha que determinado ente da Federação aja com negligência no dever de arrecadar os impostos de sua competência devidamente instituídos e previstos. Nesse caso, fica vedada a realização de transferências voluntárias ao referido ente, no que se refere aos referidos impostos.

b) A previsão da receita pública deve ser acompanhada de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos e de projeção para os dois seguintes àquele a que se refira.

c) Os requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal incluem a instituição, a previsão e a efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação. d) Admite-se a reestimativa da previsão da receita pública, desde que promovida pelo Poder Legislativo no caso de erros ou omissões.

e) Para a renúncia de receitas concedidas na modalidade de anistia a contribuintes que tenham suprimido tributo até o valor de R$ 10.000, 00, não se exige que o valor esteja compatível com a lei de diretrizes orçamentárias ou que a renúncia de receitas seja objeto de compensação.

(16)

19. Sobre a LRF, marque a opção incorreta.

a) De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, se o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contrair um empréstimo com instituição financeira internacional, ele não precisa demonstrar as condições e os critérios de realização da referida operação na prestação de contas que o presidente da República disponibilizará para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade.

b) A definição das fontes de recursos da despesa orçamentária deve ser realizada por intermédio do cronograma de execução mensal de desembolso.

c) O montante de receita corrente líquida calculado em determinado período pode não incluir todas as receitas correntes previstas para o exercício financeiro que estiver em curso.

d) As despesas decorrentes do programa de incentivo à demissão voluntária de determinado órgão público estão excluídas do limite de despesas de pessoal do referido órgão.

e) A concessão de garantias dadas pela União em operações de crédito realizadas por entes subnacionais da Federação integra os riscos a serem prevenidos pela gestão fiscal responsável.

(17)

20. Sobre a LRF, marque a opção incorreta.

a) A aprovação, pelo Poder Legislativo, de projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo, com vistas a ampliar o alcance de uma atividade, o que implicará novas despesas correntes a serem orçadas para os dois próximos exercícios, não fere dispositivos constitucionais nem a LRF.

b) A dívida pública fundada engloba as obrigações financeiras decorrentes de convênios.

c) Entre as formas de operação de crédito assessória previstas na LRF inclui-se a concessão de garantia.

d) Em atendimento ao princípio da publicidade, conforme a LRF, o administrador público deve disponibilizar a quem requerer os lançamentos da receita, independentemente de sua natureza. e) A lei orçamentária anual de um estado da Federação deve, obrigatoriamente, indicar todas as despesas referentes à sua dívida pública, mobiliária ou contratual.

Referências

Documentos relacionados

JUSTIFICATIVA: Em comemoração pelo aniversário da querida Princesinha da Região dos Lagos, a nossa cidade de Iguaba Grande, nossa Unidade Escolar, terá como tema

de voto nas Assembléias Gerais da Companhia, sendo que cada Ação corresponderá a um voto; (b) direito ao recebimento de dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício

O aprofundamento no estudo dos riscos à saúde e ao meio ambiente, por meio de monitoramentos da qualidade do esgoto tratado e seus impactos na aplicação agrícola, dos níveis de

O traço discursivo constitutivo predominante no corpus analisado é o político, a partir de uma atitude individual e/ou coletiva que gera efeitos de sentido diversos. Assim,

ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação ou por outros fatores de ordem técnica que venham a impossibilitar

O Tertuliarium é o ambiente otimizado para a reunião dos pesqui­ sadores e interessados em apresentar conteúdos e debater sobre os tópicos avançados da Conscienciologia..

A meta de transformar a revista numa publicação nacional foi alcançada, pois além de catorze autores ligados à Universidade de Brasília, te- mos autores vinculados as

Atividades na Neonatologia, cinco alunos em cada setor, com rodízio a cada 15 dias. Módulo IV – Ambulatório de Obstetrícia e Sala