• Nenhum resultado encontrado

SABADÃO CSP BIOLOGIA FELIPE FERNANDES 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SABADÃO CSP BIOLOGIA FELIPE FERNANDES 1"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

SABADÃO – CSP – BIOLOGIA – FELIPE FERNANDES

1

Parte 1 – Fotossíntese

Questão 1

O gás carbônico e o oxigênio estão envolvidos no metabolismo energético das plantas. Acerca desses gases pode-se dizer que:

a) o gás carbônico é produzido apenas durante o dia b) o gás carbônico é produzido apenas à noite c) o oxigênio é produzido apenas à noite

d) o oxigênio e o gás carbônico são produzidos dia e noite e) o oxigênio é produzido apenas durante o dia

Questão 2

A taxa de fotossíntese nos vegetais está relacionada com a absorção de luz pelos pigmentos encontrados nos cloroplastos. O gráfico abaixo mostra os espectros de absorção de três desses pigmentos.

Analisando esses espectros de absorção, o gráfico que melhor descreve a variação na intensidade de fotossíntese medida a partir da produção de oxigênio, ao longo do espectro luminoso, é:

C Questão 3

O cloroplasto, organela citoplasmática na qual ocorre a fotossíntese, apresenta duas membranas que o envolvem e inúmeras bolsas membranosas. A respeito do cloroplasto representado na figura, analise as afirmativas a seguir:

Está(ao) correta(as):

1 – é envolto por duas membranas de constituição lipoproteica (A) e possui internamente um elaborado sistemas de bolsas membranosas,

interligadas, cada uma chamada de tilacoide.

2 – apresenta estruturas que lembram pilhas de moedas, sendo cada pilha denominada “granum” (C).

3 – contém moléculas de clorofila organizadas nos tilacoides (B), e no espaço interno do cloroplasto, fica o estroma.

(2)

SABADÃO – CSP – BIOLOGIA – FELIPE FERNANDES

2

a) 1 apenas. b) 1 e 2 apenas. c) 1, 2 e 3. d) 2 e 3 apenas. e) 3 apenas. Questão 4

Existem fatores que interferem na taxa de fotossíntese de uma planta. A esse propósito, analise os itens mencionados a seguir.

1 – intensidade de energia luminosa. 2 – concentração de gás carbônico.

3 – temperatura. 4 – concentração do oxigênio.

Questão 5

Em relação ao processo de fotossíntese, é FALSO afirmar:

a) Durante a fotossíntese, ocorrem reações químicas que transformam moléculas de gás carbônico e água em moléculas orgânicas mais oxigênio.

b) O ATP e o NADPH2, produzidos pela fotofosforilação, são utilizados na etapa química da fotossíntese. c) A energia química produzida pela fotossíntese fica armazenada nas ligações das moléculas orgânicas. d) A fotossíntese ocorre em duas etapas, sendo uma delas dependente da presença de luz e a outra não.

e) A etapa química da fotossíntese consiste basicamente na fixação de carbono e na liberação de oxigênio para produção de compostos orgânicos

Questão 6

J. Priestley demonstrou que um animal e uma planta, colocados juntos dentro de uma campânula completamente vedada, vivem mais tempo do que qualquer um dos dois colocados sozinhos em campânulas separadas.

De acordo com os dados acima e com base em seus conhecimentos, é correto afirmar que: a) uma planta para realizar a fotossíntese utiliza O2 durante a noite.

b) uma planta para realizar a fotossíntese utiliza o CO2 eliminado pelos animais. c) a planta e o animal eliminam CO2, apenas durante o dia.

d) a planta respira CO2 e o animal respira O2

e) a planta e o animal produzem O2 mas, só durante a noite. Questão 7

Com relação às equações que descrevem dois importantes processos biológicos I. 12H2O + 6CO2

C6H12O6 + 6O2 + 6H2O

II. C6H12O6 + 6O2

6H2O + 6CO2

Pode-se afirmar que

a) I ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais.

b) I ocorre nas mitocôndrias, tanto em células animais quanto vegetais, e II ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais.

c) I ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais, e II ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais.

d) I ocorre nos cloroplastos e mitocôndrias, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais.

e) I ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, tanto em células animais quanto vegetais.

Questão 8

Observe o gráfico a seguir, que representa o Ponto de Compensação Fótico (PCF) de duas plantas A e B, de espécies diferentes, que se encontram no mesmo ambiente.

Interferem na taxa fotossintética:

a) 1, 2, 3, 4. b) 1, 2, 3 apenas. c) 2, 3 apenas. d) 3, 4 apenas. e) 1, 2 apenas.

(3)

SABADÃO – CSP – BIOLOGIA – FELIPE FERNANDES

3

Questão 9

O gráfico abaixo mostra a taxa de fotossíntese de uma mesma planta em função da temperatura e sob a concentração atmosférica de 0,05% de CO2. As curvas correspondem aos resultados sob duas diferentes condições ambientais: dias nublados e dias ensolarados.

Dois dos fatores que aceleram a taxa de fotossíntese são a taxa de iluminação e a proporção de CO2. Como apenas as condições

ambientais foram alteradas, a curva mais elevada representa os resultados em dias ensolarados. Caso a concentração de CO2 seja

aumentada, também haverá acréscimo de taxa de fotossíntese.

Já em temperaturas acima de 40 ºC, ocorre a desnaturação de enzimas que atuam na fotossíntese, o que explica a queda de ambas as curvas nessa faixa de valores.

Questão 10

Questão 11

Um estudante realizou um experimento utilizando duas câmaras fechadas, iluminadas e com condições de luz e temperatura constantes. Detalhes do experimento podem ser observados no esquema.

É correto afirmar que:

a) o PCF é o mesmo para as plantas A e B.

b) a planta A, para poder crescer, precisa receber luz em intensidade abaixo do seu PCF.

c) a planta B é provavelmente uma planta de sol (heliófila) e para poder crescer precisa receber luz em intensidade igual à do seu PCF. d) as plantas A e B para poderem crescer precisam receber luz em intensidade superior aos seus PCF.

a) Cite dois fatores responsáveis pelas diferenças nas taxas de fotossíntese representadas nas duas curvas.

b) Identifique o processo biológico que promove a queda dessas taxas em temperaturas acima de 40ºC.

Em vegetais, as taxas de fotossíntese e de respiração podem ser calculadas a partir da quantidade de gás oxigênio produzido ou consumido num determinado intervalo de tempo. O gráfico mostra as taxas de respiração e de fotossíntese de uma planta aquática, quando se varia a intensidade luminosa.

Em que intensidade luminosa, o volume de gás oxigênio produzido na fotossíntese é igual ao volume desse gás consumido na respiração? Se a planta for mantida em intensidade luminosa "r", ela pode crescer? Justifique.

(4)

SABADÃO – CSP – BIOLOGIA – FELIPE FERNANDES

4

A planta B, por estar submetida a um regime de restrição hídrica, apresenta seus estômatos fechados para evitar a transpiração estomática e a conseqüente perda d’água. Com isso, a absorção de CO2 fica reduzida e se acumula na câmara 2.

A planta A não possui restrições hídricas, nem problemas de perda d’água pela transpiração. Mantém seus estômatos abertos e absorve oCO2 , utilizado

no processo fotossintético, ocasionando a sua diminuição na câmara 1.

Parte 2 – Síntese de Proteínas

Questão 1

Considere uma molécula de DNA sem qualquer mutação e que apresente 16% de bases nitrogenadas de citosina. Determine os percentuais de guanina e de timina encontrados nessa molécula, justificando suas respostas.

Questão 2

O termo “código genético” refere-se

a) ao conjunto de trincas de bases nitrogenadas; cada trinca correspondendo a um determinado aminoácido. b) ao conjunto de todos os genes de um organismo, capazes de sintetizar diferentes proteínas.

c) ao conjunto de proteínas sintetizadas a partir de uma sequência específica de RNA. d) a todo o genoma de um organismo, incluindo regiões expressas e não expressas. e) à síntese de RNA a partir de um dos filamentos de DNA.

Questão 3

A sequência de DNA a seguir ocorre no filamento codificante de um gene estrutural em uma bactéria.

O estudante realizou medidas da concentração de CO2 em cada câmara no início e no final do experimento. Além disso, analisou ao microscópio o grau de abertura ou fechamento dos estômatos nas folhas de cada uma das plantas. Depois de realizar estas observações, qual deve ter sido o resultado encontrado pelo estudante com relação à concentração de CO2 nos dois ambientes e com relação à abertura dos estômatos das duas plantas? Explique o resultado encontrado.

(5)

SABADÃO – CSP – BIOLOGIA – FELIPE FERNANDES

5

a) Qual é a sequência do RNA mensageiro, transcrita a partir desse trecho de DNA?

b) Qual é a sequência de aminoácidos do polipeptídeo codificado por esse RNA mensageiro? (use a tabela do código genético)

c) Se uma mutação ocorre no nucleotídeo T (indicado com uma seta), substituindo-o por A, qual será a sequência de aminoácidos depois da transcrição e tradução? (use a tabela do código genético)

Questão 4

A figura abaixo representa um gene eucariótico de uma determinada enzima. “A” é a região promotora do gene; “B” e “D” são éxons; e “C” é um íntron.

a) Das partes assinaladas, quais são codificadoras, ou seja, quais contêm informações que vão fazer parte do transcrito final e da proteína? Explique.

b) Alguns indivíduos possuem uma mutação em “A”, o que gera uma atividade enzimática reduzida. Entretanto, não existem diferenças estruturais entre as enzimas codificadas pelos genes com e sem esta mutação. Como tal fato pode ser explicado?

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Leia o texto a seguir para responder à(s) seguinte(s) questão(ões):

As bases nitrogenadas, quando oxidadas, podem causar emparelhamento errôneo durante a replicação do DNA. Por exemplo, uma guanina oxidada (G*) pode passar a se emparelhar, durante a divisão celular, com timina (T) e não com citosina (C). Esse erro gera células mutadas, com uma adenina (A) onde deveria haver uma guanina (G) normal.

Questão 5

Considere uma célula bacteriana com quatro guaninas oxidadas em um trecho do gene que codifica determinada proteína, conforme mostra a sequência:

G*CG* - CCC - TG*T - ACG* - ATA

Ao final de certo tempo, essa célula, ao dividir-se, dá origem a uma população de bactérias mutantes.

O número máximo de aminoácidos diferentes que poderão ser substituídos na proteína sintetizada por essas bactérias, a partir da sequência de DNA apresentada, é igual a:

a) 0 b) 1 c) 2 d) 3 Questão 6

(6)

SABADÃO – CSP – BIOLOGIA – FELIPE FERNANDES

6

A presença de genomas maiores,mas relativamente com menos genes funcionais, representa uma vantagem adaptativa pelo fato de reduzir a

a) variabilidade genética. b) ocorrência de transcrições.

c) complexidade do material genético. d) vulnerabilidade às mutações deletérias. e) frequência dos mecanismos de evolução.

Questão 7

A ribose e a desoxirribose são os componentes estruturais dos ácidos nucleicos e exemplos de monossacarídeos que compõem as moléculas de DNA e RNA. O nome dado aos monossacarídeos diz respeito ao número de átomos de carbono da molécula. Desse modo, a ribose e a desoxirribose são monossacarídeos constituídos por quantos átomos de carbono em suas moléculas? a) 3. b) 5. c) 6. d) 7. Questão 8

No processo de síntese de certa proteína, os RNA transportadores responsáveis pela adição dos aminoácidos serina, asparagina e glutamina a um segmento da cadeia polipeptídica tinham os anticódons UCA, UUA e GUC, respectivamente. No gene que codifica essa proteína, a sequência de bases correspondente a esses aminoácidos é

a) U C A U U A G U C. b) A G T A A T C A G. c) A G U A A U C A G. d) T C A T T A G T C. e) T G T T T T C T G. Questão 9

Alguns antibióticos são particularmente usados em doenças causadas por bactérias. A tetraciclina é um deles; sua ação impede que o RNA transportador (RNA ) se ligue aos ribossomos da bactéria, evitando a progressão da doença. t

a) Que processo celular é interrompido pela ação da tetraciclina? Qual é o papel do RNA nesse processo? t

b) Em que local, na bactéria, ocorre a síntese do RNA ? Cite dois outros componentes bacterianos encontrados nesse t mesmo local.

Questão 10

Uma cultura de células de mamífero foi incubada com um agente mutagênico e teve seu DNA alterado. As células mutantes produziram moléculas de RNA mensageiro cujas proteínas modificadas tinham os aminoácidos isoleucina (ILE) ou valina (VAL), em vez de leucina (LEU), em uma determinada posição. Quando essas células mutantes foram expostas a outro agente mutagênico, foi gerada uma proteína com fenilalanina (PHE) nessa mesma posição.

Observe o esquema:

(7)

SABADÃO – CSP – BIOLOGIA – FELIPE FERNANDES

7

Pr imei ra L etr a Segunda Letra T er cei ra L etr a U C A G U UUU phe UUC UUA leu UUG       UCU UCC ser UCA UCG       UAU tyr UAC UAA parada UCG parada    UGU cys UGC UGA parada UGG trp    U C A G C CUU CUC leu CUA CUG       CCU CCC pro CCA CCG       CAU his CAC CAA glu CAG       CGU CGC arg CGA CGG       U C A G A AUU AUC ile AUA AUG met      ACU ACC thr ACA ACG       AAU asp AAC AAA lys AAG       AGU ser AGC AGA arg AGG       U C A G G GUU GUC val GUA GUG       GCU GCC ala GCA GCG       GAU asp GAC GAA glu GAG       GGU GGC gli GGA GGG       U C A G

Admita que as duas mutações ocorridas tenham sido provocadas pela mudança em apenas uma base nitrogenada.

Utilizando a tabela de códigos genéticos, indique os códons possíveis para cada um dos quatro aminoácidos envolvidos nas mutações.

(8)

SABADÃO – CSP – BIOLOGIA – FELIPE FERNANDES

8

GABARITO PARTE 2

Gabarito:

Resposta da questão 1:

Devido ao pareamento obrigatório das bases nitrogenadas do DNA, a quantidade de citosina é igual à

de guanina e a quantidade de adenina é igual à quantidade de timina. Dessa forma, temos: 16% de C e

16% de G, somando 32% das bases do DNA. O restante, 68%, é dividido igualmente entre A e T. Logo,

temos: 34% de A e 34% de T.

Resposta da questão 2:

[A]

O código genético é formado por trincas de bases nitrogenadas; cada trinca (códon) especifica um

aminoácido durante a síntese de uma proteína.

Resposta da questão 3:

a) 5’-GAAUGUCAGAACUGCCAUGCUUCAUAUGAAUAGACCUCUAG-3’

b) AUG–UCA–GAA–CUG–CCA–UGC–UUC–AUA–UGA-AUAGACCUCUAG Met–Ser–Glu–Leu–Pro–

Cys–Phe–Ile–Término

c) AUG–UCA–GAA–CUG–CCA–UGC–UUC–AUA–AGA-AUA-GAC-CUC-UAG Met–Ser–Glu–Leu–Pro–

Cys–Phe–Ile–Arg-Ile-Asp-Leu-Término

Resposta da questão 4:

a) “B” e “D”. Somente os éxons contém informação do transcrito final e da proteína. A região

promotora é reconhecida pela RNA polimerase para o início da transcrição. Os íntrons são

inicialmente transcritos, mas depois retirados no processo de splicing e não fazem parte do transcrito

final ou da proteína.

b) A mutação ocorrida em “A” não gera alteração na estrutura da proteína. Entretanto, a atividade

enzimática é reduzida porque a ligação entre a RNA polimerase e a região promotora é mais fraca, o

que leva a uma diminuição na expressão gênica.

Resposta da questão 5:

[C]

De acordo com as informações, as guaninas oxidadas serão substituídas por adeninas. Desse modo,

no DNA das células mutadas, dos três códons modificados, dois serão iguais:

G * CG* ACA TG * T TAT ACG* ACA   

Como o código é degenerado, duas consequências são possíveis:

1ª. Os códons alterados podem codificar para o mesmo aminoácido. Neste caso, não haverá alteração

na proteína.

(9)

SABADÃO – CSP – BIOLOGIA – FELIPE FERNANDES

9

2ª. Dos três códons alterados, dois são iguais. Logo, no máximo dois aminoácidos podem ser

diferentes.

Resposta da questão 6:

[D]

A presença de genomas maiores contendo sequências de nucleotídeos inativos, ou não codificantes,

resulta em menor vulnerabilidade às mutações prejudiciais à espécie.

Resposta da questão 7:

[B]

A ribose e a desoxirribose são monossacarídeos do grupo das pentoses, isto é, açúcares com cinco

átomos de carbono em suas moléculas.

Resposta da questão 8:

[D]

O segmento do gene que codifica a sequência de aminoácidos serina, asparagina e glutamina

apresenta a seguinte sequência de bases nitrogenadas:

T C A T T A G T C.

Resposta da questão 9:

a) O processo interrompido pelo antibiótico é a tradução do

RNA ,m

isto é, a síntese das proteínas

bacterianas. O

RNAt

conduz os aminoácidos ativados aos ribossomos.

b) O

RNAt

é transcrito a partir do DNA disperso no citosol da bactéria. No citosol bacteriano

encontram-se ribossomos e plamídeos.

Resposta da questão 10:

Na situação descrita, foram três aminoácidos trocados, por conta das mutações ocorridas do DNA do

mamífero hipotético. A troca do aminoácido leucina para isoleucina pode envolver a transversão da

primeira base (C) pela base A; dessa forma, os códons CUU, CUC e CUA passam a codificar o

aminoácido isoleucina quando mudam para AUU, AUC e AUA, respectivamente.

A substituição da primeira base dos códons CUU, CUC e CUA, por G, produz GUU, GUC e GUA,

codificantes do aminoácido valina. A troca da primeira base do códon AUU por U, passa a codificar o

aminoácido fenilalanina. A substituição da primeira base da trinca GUC (valina), por U, passa a

especificar também o aminoácido fenilalanina (UUC).

Referências

Documentos relacionados

CARTA DA ANFAVEA é uma publicação mensal da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Av. Centro de Documentação da Indústria Automobilística

O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de diferentes substratos inorgânicos, preparados pela mistura de determinadas proporções de areia com caulinita natural ou

Da análise do relatório de autoavaliação que a implementação do processo tem como objetivo identificar claramente os pontos fortes e fracos da organização e promover

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

O Capítulo I compreendeu a elaboração de um material didático de ensino, além de realizar uma pesquisa (mesmo que breve) na área de educação, uma ação de extensão

z Para detectar colisões é necessário que o comprimento mínimo da trama seja suficiente para encher de bits todo o comprimento da rede duas vezes (slot time).. ¾ Aumentar a

Exceto para o cobre, que apresentou maiores teores nas raízes, a folha demonstrou ser o órgão da planta de pimentão, que em média, possui a maior

O processo disciplinar é obrigatório para aplicação de sanções quando estejam em causa infracções qualificadas como muito grave e, em qualquer caso, quando