• Nenhum resultado encontrado

O jovem, cinco pães e dois peixinhos!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O jovem, cinco pães e dois peixinhos!"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

3 de julho de 2015

O jovem, cinco pães e dois peixinhos!

"Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?". João 6:9.

Durante toda a vida de Jesus sobre a Terra, por onde ele passava, multidões o acompanhavam. Certo dia, na região da Galileia, em um lugar ermo e longe da cidade, Jesus estava anunciando as boas novas a uma grande multidão. Já era tarde, mas as pessoas insistiam em ficar. Preocupado, um de seus discípulos pediu–lhe que as dispensasse, a fim de que eles voltassem e comprassem algum alimento na aldeia.

Todavia, Jesus, preocupado com a situação, perguntou a um dos discípulos onde poderiam comprar pão para a multidão. Espantado, este afirmou ao Mestre que não havia dinheiro suficiente para alimentar cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

A história nos relata que foi apresentado a Jesus um rapaz que tinha apenas cinco pães e dois peixinhos. Em um ato de fé e solidariedade, este oferece os alimentos e, para surpresa de todos, o Filho de Deus havendo dado graças, repartiu-os entre os discípulos que, por sua vez repartiram com a multidão e ainda sobraram doze cestos.

Podemos perceber, com essa história, que um pequeno ato de fé e solidariedade pode mudar aquilo que julgamos pouco ou pequeno, em algo grandioso e verdadeiramente significativo para quem necessita.

“Do que valem as palavras se são apenas lembranças? Se o que transparece o sentimento são suas atitudes!” ( Iago Bellini)

Que a Graça e a Paz estejam com todos vocês, shalom!

(2)

Entrega de diplomas DSD I e II

No dia 30 de junho, os alunos que realizaram as provas Deutsches Sprachdiplom I e II em 2014 receberam seus diplomas.

O evento contou com a presença de Lars Franzen, Vice-Cônsul da Alemanha em Porto Alegre, e de Gabriele Metz-Klein, Coordenadora de Alemão para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, juntamente com o Diretor Stanlei Braun. Todos salientaram a importância da

fluência no idioma alemão e as diversas oportunidades daí decorrentes. Alunos receberam os diplomas das mãos do

Vice-Cônsul da Alemanha em Porto Alegre.

(3)

22º Encontro Nacional de Liderança Jovem

Acontece, até o dia 4 de julho, o 22º Encontro Nacional de Liderança Jovem da Rede Sinodal de Ensino, em Novo Hamburgo. O Dohms Higienópolis está representado por dois alunos – Luíse Lindemann Kunzler e Pedro Schnarndorf, ambos do M1E – e, também, pelo Professor Pastor Valdemar Schultz.

O objetivo desse evento é promover um espaço de convivência e despertar a liderança em jovens luteranos que estudam nas Escolas da Rede.

Empreendedorismo premiado

A empresa de dois ex-alunos do Dohms foi, recentemente, eleita a melhor do Brasil na área em que atua, em evento realizado na cidade de São Paulo. Os irmãos Patrícia e Guilherme Cruz – que estudaram da Educação Infantil ao 3º Ano do Ensino Médio na Escola – hoje são proprietários de uma empresa de animação de eventos infantis. “O Dohms teve papel fundamental no nosso desenvolvimento, tanto pessoal, quanto profissional”, diz Guilherme.

O Colégio, que tem como prioridade a educação e a formação humana de seus alunos, parabeniza os ex-alunos pela conquista.

Luíse Lindemann Kunzler e Pedro Schnarndorf representam o Dohms no encontro.

(4)

Um médico na sala de aula

Para dar continuidade aos estudos sobre os sistemas do corpo humano iniciados em sala de aula, a turma do 5º ano D participou de um bate-papo com o neurologista Alberto Maia, no dia 1º de julho. O médico – pai de um dos alunos da turma – falou sobre o sistema nervoso, valendo-se de exemplos do cotidiano que favoreceram o entendimento e a construção de relações por parte dos alunos.

Na avaliação da professora Milene Maricato de Mello, o encontro foi muito proveitoso. “Nosso convidado abordou o tema de forma muito especial, provocando a curiosidade e mantendo a atenção da turma. Ele trouxe dicas valiosas, como a importância do sono na aprendizagem”, exemplifica a professora. Segundo ela, os alunos se mostraram interessados e fizeram muitas perguntas ao neurologista.

Concurso de Redação da Rede Sinodal de Educação

No dia 1º de julho, todos os alunos do Ensino Médio do Dohms participaram do Concurso de Redação da Rede Sinodal de Educação. O evento visa oportunizar mais um momento de exercício da escrita, com a chance de terem suas produções analisadas pelos critérios de avaliação do ENEM e, também, auxiliar na formação humana e cidadã dos estudantes, através do desenvolvimento de textos dissertativo-argumentativos.

Semana Cultural

De 13 a 17 de julho, será realizada a Semana Cultural que promete dias movimentados na Escola. Durante toda a semana, os alunos terão a oportunidade de participar de atividades diferenciadas, como assistir a peças teatrais e presenciarem diversas oficinas e exposições.

Médico neurologista deu aula sobre o sistema nervoso para os alunos do 5º ano D.

(5)

Vem aí a Feira do Livro

Quer coisa melhor para fazer nas férias de inverno, do que ler um bom livro? Para leitura própria ou para presentear alguém, um livro é sempre uma boa pedida e, acima de tudo, é fonte de cultura e diversão.

Então agende-se: de 14 a 16 de julho, nossa Escola recebe mais uma edição da já tradicional Feira do Livro.

Oficinas de espanhol

Estão abertas, até 10 de julho, as inscrições para as Oficinas de Espanhol dirigidas aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental em nossa Escola. Horários e maiores informações estão disponíveis na Secretaria Acadêmica.

(6)

Grupo da 43ª VIESA segue em viagem

O grupo da 43ª VIESA (Viagem de estudos à Alemanha) segue a rotina de estudos e passeios pelo sul da Alemanha e oeste da Áustria.

Hospedados em Salzburg, os alunos e professores foram, no dia 24 de junho, até a cidade de Berchtesgaden para visitar a Mina de Sal e o Lago Königsse, onde realizaram passeio de barco por suas belas águas.

No dia seguinte (25), o grupo viajou até Stuttgart, cidade por qual passearam e aprenderam a se localizar - através de mapas - por conta própria.

O dia foi cheio na sexta-feira, 26 de junho, pois os professores e alunos foram visitar o Museu da Mercedes Benz e o Zoológico Wilhelma. Marcada para o turno da noite, foi realizada reunião de preparação para o tempo que estão, desde 27 de junho, passando com as famílias hospedeiras e indo às escolas regulares, possibilitando a imersão na cultura alemã por completo.

Após o período com as famílias do intercâmbio, o grupo passará uma semana na capital da Alemanha, Berlim, com volta para Porto Alegre marcada para o dia 31 de julho.

(7)

Saída pedagógica

Os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental visitaram, no dia 1º de julho, a Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento. A saída deu continuidade aos trabalhos de

conscientização da importância da água, iniciados com os alunos em sala de aula, após a leitura do livro “Bebel,

uma gotinha que caiu do céu”, de

Patrícia Secco.

O Colégio reconhece a importância de aprender na prática e ter essa proximidade com os conceitos abordados em sala de aula e, por isso, promove saídas pedagógicas em todos os níveis de ensino.

Apresentação de canto

Na noite do dia 2 de julho, o Salão Nobre da Escola foi palco de um belo espetáculo musical que envolveu o Grupo Vocal e alunos do Canto Juvenil. O momento contou com a presença de pais, alunos e funcionários da Escola, que foram cativados pelas apresentações.

Alunos descobriram o caminho que a água percorre para chegar até nossas casas.

(8)

Jardins de Monet

As turmas do Infantil 2B e 3B estão desenvolvendo uma série de atividades relacionadas ao renomado pintor Monet. Além do projeto Criarte, os alunos leram um livro em que a personagem Lineia faz um piquenique nos Jardins de Monet, em Paris. Inspirados na obra, eles carimbaram o passaporte, no dia 1º de julho, em um passeio na Sogipa, com direito a brincadeiras em meio à natureza e a um delicioso piquenique.

Seminário Professor Leitor

Na noite de 25 de junho, todos os professores do Colégio participaram de mais uma edição do evento que integra os projetos de Formação Continuada do Pastor Dohms: o Seminário Professor Leitor.

O encontro possibilita que os professores, a partir de leituras prévias, reflitam sobre as obras lidas e discutam os temas nelas abordados, com o objetivo de aprofundar conhecimentos e suscitar questionamentos acerca da própria prática.

O enfoque das leituras, neste primeiro semestre, foi o uso das novas tecnologias na educação e a importância da pesquisa no processo ensino-aprendizagem.

(9)

Momento Poético

Os alunos da Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental têm, em 11 de julho, a oportunidade de declamar uma poesia no Momento Poético 2015, que acontecerá às 8h no Salão da Comunidade. Neste ano, o homenageado é o escritor Carlos Urbim, cujas obras já vêm sendo trabalhadas nas salas de aula do Dohms.

Aos participantes, é importante lembrar que todos devem vir uniformizados e que, ao chegarem, devem procurar sua professora.

Reunião da 44ª VIESA

Está marcada para a próxima terça-feira - 7 de julho, às 19h, no Anfiteatro da Escola - a reunião informativa sobre a 44ª Viagem de Estudos à Alemanha (VIESA), em janeiro e fevereiro de 2016. Estão convidados os pais e alunos das turmas M2 que cursam as aulas de Língua Alemã nos currículos regular (Pro Deutsch) ou bilíngue. Na reunião, serão tratados os objetivos da viagem, programa, valores, documentação necessária, combinações e orientações iniciais.

Copa Farroupilha

No dia 7 de julho, as equipes masculinas de basquete infantil e infanto-juvenil do Dohms Higienópolis participarão da Copa Farroupilha Juvenil, às 20h15min, no Colégio Farroupilha, anfitrião do evento.

Horas-projeto

Os alunos da 3ª Série do Ensino Médio receberam, durante a semana passada, seus extratos sobre as horas-projeto. É importante que os pais analisem, juntamente com seus filhos, se a carga-horária necessária já foi ou está sendo cursada, conforme exige a matriz curricular do Ensino Médio da Escola. Todas as informações para a interpretação do extrato constam no documento. Em caso de dúvidas, responsáveis e alunos podem recorrer à Equipe Pedagógica.

(10)

Reunião de Pais Representantes com o Diretor

Às 19h do dia 8 de julho, quarta-feira, no Salão Nobre, será realizado um coquetel de encerramento do 1° semestre, para o qual estão convidados os Pais Representantes. É importante a participação de todos, para que fiquem cientes e repassem as informações fornecidas pela Escola aos demais pais.

Conselhos de Classe

Alunos dos Níveis 3 e 4 devem ficar atentos aos sábados letivos em que ocorrerão os Conselhos de Classe: no dia 11 de julho – para alunos das turmas F8A, F8B, F8C, F8E, F9A, F9C, F9E, M1E, M1G, M3A, M3C e M3E – e, no dia 15 de agosto, para as turmas F6A, F6B, F6C, F6E, F7A, F7B, F7C, F7E, M1A, M1C, M2A, M2C e M2E.

No dia 11 de julho, os alunos devem ficar atentos aos seguintes horários:

7h30min – F9E/ F9C e M1E e M1G 8h30min – F8E/ F9A e M3E

9h30min – F8C/ F8B e M3C 10h30min – F8A e M3A

Os horários para os Conselhos de Classe do dia 15 de agosto serão divulgados em breve.

Pareceres descritivos da Educação Infantil

Uma aula-vivência, no dia 17 de julho, marcará a entrega dos pareceres descritivos aos pais da Educação Infantil. As reuniões seguem o cronograma abaixo.

7h30min

I2A e I2E Sala D12

I3A e I3E Sala D15

I4A e I4E Sala D14

13h25min

I2B e I3B Sala D12

I4B

Sala D15

I4D

Sala D14

(11)

Exposição Human Bodies

A partir do dia 2 de julho, no estacionamento do Shopping Iguatemi, acontece a exposição internacional “Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano”. As turmas F8A, F8C e F8E visitarão a exposição no dia 11 de agosto, enquanto a turma F8B fará a visita no dia 12. O pagamento deverá ser efetuado até o dia 17 de julho, antes do recesso escolar, na Secretaria Acadêmica.

Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas no link abaixo. http://humanbodies.com.br/plus/modulos/conteudo/?tac=a-exposicao

Uso do uniforme

O Dohms salienta que é imprescindível o uso do uniforme seja dentro das dependências do Colégio ou em saídas pedagógicas. Assim, solicitamos a colaboração de todos.

Café com Oração

O grupo Café com Oração anuncia as datas dos próximos encontros que têm como tema o “Amor Verdadeiro”.

 Dia 7 de julho, terça-feira, às 7h30min.

 Dia 8 de julho, quarta-feira, às 13h30min.

(12)

Reunião das Coordenações de Áreas

No dia 7 de julho, terça-feira, realiza-se mais uma reunião com os Coordenadores das Áreas de Ensino da Unidade Higienópolis. O divulgador das Editoras Saraiva e Ática–Scipione também participará da reunião.

Reunião da Pastoral Escolar

Acontece, na segunda-feira, 6 de julho, o Encontro da Pastoral e Comissão da Semana Luterana, na Escola de Tramandaí.

"Cristo é a nossa paz." Ef 2,14.

Festival de música de Teutônia

De 19 a 23 de julho, será realizado o Festival de Música de Teutônia, que - da diversidade de gêneros musicais – vai oferecer cursos e oficinas de diferentes instrumentos, ministrados por renomados professores de todo o Estado. Mais informações sobre o evento, que acontece no Colégio Teutônia, podem ser encontradas no site:

(13)

Cultos ao entardecer

Todos os sábados, às 18h30min, na Igreja Martin Luther (Rua Cel. Camisão, 30).

Estes encontros comunitários vespertinos querem facilitar e motivar para uma maior participação das pessoas.

Participe!

Culto das crianças

Todos os domingos, no horário do culto, às 9h30min, na Igreja Martin Luther.

Jesus Cristo diz: “deixem que as crianças venham a mim.” Pais, mães, padrinhos e madrinhas: tragam as crianças!

Feijoada

Cardápio: feijoada, arroz, batata doce, couve, laranja, farofa, saladas diversas e sobremesas.

Data: 05 de julho (domingo) Horário: 12h

Ingressos: R$ 30,00 adulto e R$ 15,00 infantil (6 a 12 anos) Local: Salão de Eventos da Comunidade Martin Luther Rua: Cel. Camisão, 30

Referências

Documentos relacionados

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

Para aguçar seu intelecto, para tomar-se mais observador, para aperfeiçoar-se no poder de concentração de espí­ rito, para obrigar-se â atençOo, para desenvolver o espírito

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a

Does competitive environment moderate the market orientation performance relationship?, Journal of Marketing, v... A disseminação do conceito de marketing nas

De acordo com Vargas e Luz (2010, apud Marinho et al., 2018) um programa de atividades educativas sobre a segurança do paciente pode ser uma importante iniciativa para implementar