• Nenhum resultado encontrado

DIRETRIZ DO MOVIMENTO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL PARA OS ANOS DE 2015 e 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETRIZ DO MOVIMENTO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL PARA OS ANOS DE 2015 e 2016"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

DIRETRIZ DO MOVIMENTO

DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL

PARA OS ANOS DE

2015 e 2016

APROVADA NO CONSELHO NACIONAL DOS REPRESENTANTES E HOMOLOGADA NA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA

(2)

DIRETRIZ DO MOVIMENTO DA

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

PARA OS ANOS DE 2015 e 2016

(3)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Av. Engo Armando de Arruda Pereira, 1.266

CEP 04308-900 – São Paulo, SP Fone: (11) 5014-2222 Website: http://www.sni.org.br

E-mail: sni@sni.org.br

(4)

Junji Miyaura

Presidente Doutrinário para América Latina

Tuguio Teramae

Diretor-Presidente em Exercício da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

São Paulo, 1º de dezembro de 2014.

Aos(Ás) Srs.(as)

Supervisor(a) Administrativo(a) e Doutrinário(a) Regional Presidente da Associação dos Preletores Regionais

Presidente da Federação das Assoc. Fraternidade Presidente da Federação das Assoc. Pomba Branca Presidente da Associação dos Jovens da Regional Presidente da União das Assoc. da Prosperidade Presidente da Assoc. Regional dos Educadores Preletor(a) e Líder da Iluminação

Coordenador(a) da Organização Setorial (núcleo) Presidente de Associação Local / APL

Prezados(as) Senhores(as) Reverências, muito obrigado.

É com grata satisfação que estamos encaminhando às suas mãos a DIRETRIZ DO MOVIMENTO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL para 2015 e 2016, aprovada na reunião do Conselho Nacional dos Representantes e homologada na Assembleia Geral Ordinária, ambos realizados na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna (SP), de 07 a 09/11/2014 e em sequência, nas Academias de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie de Santa Tecla e Santa Fé nos dias 15 e 16/11/14.

Trata-se de material fundamental para o desenvolvimento do nosso movimento para cumprir e alcançar com sucesso todas as metas traçadas.

Contamos com a habitual dedicação e colaboração de V.Sas. no sentido de concretizarem infalivelmente o objetivo estabelecido para sua Regional, contribuindo assim, para o engrandecimento do Movimento de Iluminação da Humanidade.

(5)
(6)

O Movimento de Iluminação da Hu-manidade / Movimento Internacional de Paz pela Fé visa despertar na mente de to-das as pessoas a Verdade de que o homem p¿OKRGH'HXVLVHQWRGHGRHQoDSHFDGR e de qualquer sofrimento. Sabemos que a nossa vida é a própria Vida de Deus e que ela é uma e comum a todas as pessoas e a todos os seres. Portanto, ao praticar qual-quer ato em relação a outros seres, na ver-dade estamos praticando esse mesmo ato para nós mesmos. No livro O Amor Tudo Cura, o sagrado prof. Seicho Taniguchi escrev e:

O amor tudo realiza. O amor tudo YLYL¿FD ( R DPRU WXGR FXUD 3HQVR que, na sociedade humana atual, o que mais se exige é o amor profun-do, muito profunprofun-do, que tudo cura. A humanidade se destrói quando perde de vista o amor. A mesma força que provoca a explosão de uma bomba nuclear, quando espiritualizada pelo amor do homem, transforma-se em energia elétrica capaz de produzir todos os tipos de felicidade à huma-nidade.

Ocorre o mesmo no lar. O que YLYL¿FD WXGR TXH HQYROYH R ODU p R DPRUHQWUHSDLVH¿OKRVHQWUHPDULGR e mulher, entre irmãos, entre sogro e nora. É esse amor que salva concre-tamente, e rapidamente, todas as pes-soas da família. (O Amor Tudo Cura – Prefácio, Seicho Taniguchi)

Sabemos que a situação conturbada da sociedade atual é fruto do esquecimento desse profundo amor por parte das pessoas que, ignorando a Verdade, procuram alcan-çar a felicidade própria mesmo causando sofrimento a outros seres. Conhecendo a lei de causa e efeito, sabemos que a verda-deira felicidade se obtém somente quando praticamos o bem a outras pessoas e outros seres. Entretanto, por desconhecerem essa Verdade, as pessoas procuram a salvação em outras formas de vida, caminhando em vão para rumos totalmente diferentes. O objetivo do nosso Movimento é levar a Verdade justamente a essas pessoas.

Por outro lado, o problema ambiental é, atualmente, uma das maiores preocupa-ções dos cientistas e da grande maioria dos governantes do mundo todo. Observamos a ocorrência de grandes catástrofes cau-sados por fenômenos da natureza, como vendavais, tufão, seca, tempestades, tor-nados, terremotos, todos eles de enormes proporções, vitimando milhares de pessoas em todo o mundo. O Brasil também não é exceção. Têm ocorrido tempestades, secas, inundações, vendavais, e até tornado, em locais que nunca havia ocorrido. Os cien- WLVWDVD¿UPDPTXHWXGRLVVRpFRQVHTXrQ-cia da violação da natureza pelo homem.

A Seicho-No-Ie vem alertando para esse problema desde a sua fundação, dizen-do que devemos viver em harmonia com a natureza.

No livro Viver com Alegria, o prof. Seicho Taniguchi escreve:

Diretriz do Movimento da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

para a concretização de “um movimento que cresce com a natureza”

(7)

Como resultado disso tudo, nos últimos tempos a Terra tornou-se agressiva. As condições meteoroló-gicas se alteraram: há falta de chuva em alguns lugares, enquanto em ou-tras regiões caem chuvas torrenciais, destruindo lavouras e casas. Muitos problemas têm surgido nos últimos tempos. Têm ocorrido catástrofes como erupções vulcânicas, grandes inundações etc., e pode-se dizer que são sinais de alerta que o planeta Terr a está emitindo para a humani-dade. [...]

Por exemplo, se causarmos da-nos às pessoas ou aos animais, acaba-remos sofrendo danos na mesma pro-porção. Se continuarmos destruin do ÀRUHVWDVHPDWDQGRDQLPDLVFKHJDUi o dia da “prestação de contas” e sere-mos agredidos pela própria natureza. [...]

Até agora, os homens têm cau-sado muitos danos às mais variadas espécies de animais deste planeta. E, em consequência da agressão ao am-biente, vêm sofrendo problemas gra-ves tais como: escassez de provisão, alterações climáticas, catástrofes etc. (Viver com Alegria, pp. 18-20) Em outro trecho no mesmo livro, o prof. Seicho Taniguchi cita:

Também nas relações huma-nas, se causarmos danos aos outros, um dia sofreremos danos de algum modo e nos tornaremos infelizes. Por outro lado, se contribuirmos para o bem dos outros amando-os, prote-gendo-os e contribuindo para o de-senvolvimento e prosperidade deles,

seremos também amados, protegidos H EHQH¿FLDGRV Viver com Alegria, p.19)

,VVRVLJQL¿FDTXHHQTXDQWRQmRKRX-ver uma grande mudança no modo de vida das pessoas, o ser humano não poderá ser verdadeiramente feliz.

Na Conferência Especial da Seicho--No-Ie realizada no Brasil em 2014, enfa-tizou-se que o problema ambiental está di-retamente relacionado com a alimentação à base de carne, e que, portanto, é urgente a necessidade de eliminarmos do cardápio os pratos que têm como base a carne, em nossas refeições. Na verdade, esse assunto foi tema da Conferência Especial de 2006, quando fomos orientados pelo prof. Masa-nobu Taniguchi de que devemos controlar os nossos desejos e ir, aos poucos, dimi-nuindo a quantidade de carne de nossas re-feições. Dessa forma, contribuiremos não só com a redução da matança de animais, como também com a redução do ritmo de aquecimento global.

e FLWDGR SRU yUJmRV R¿FLDLV TXH R Brasil, que tem a quinta maior população mundial, é o maior exportador de carn e bo-vina no mundo, seguido por Índia, Austrá-lia e Estados Unidos, e é o segundo maior consumidor de carne bovina, depois dos Estados Unidos. No Brasil, em 80% das áreas desmatadas há o predomínio de cria-ção de gado de corte, criados em sistema de pastagem. Em outras áreas, são produzidos grãos, dos quais mais de um terço é desti-QDGRSDUDDOLPHQWDURJDGR,VVRVLJQL¿FD que, quanto mais aumenta o consumo de carne, mais aumenta o desmatamento.

Portanto, é premente que passemos a adotar uma conduta de vivenciarmos

(8)

ver-dadeiramente o Ensinamento da Seicho--No-Ie, que nos ensina a parar de tirar dos outros e a eliminar a prática de fazer os outros sofrerem, e, em vez disso, nos doar mos uns aos outros, com um compor-tamento amoroso e afetuoso, não só para o bem dos seres humanos, mas também SDUDEHQH¿FLDUDWRGRVRVVHUHVYLYRV(VVD prática deve ser adotada no cotidiano por todos os membros, adeptos e simpatizantes da Seicho-No-Ie.

Com essa visão, apresentamos a di-retriz para “um movimento que cresce com a natureza”.

1. Contribuição para a solução do

pro-blema da paz, do meio ambiente e dos recursos naturais

Na Diretriz Quinquenal do Movimento da Sede Internacional – Japão, consta que é chegado o momento de mudar-mos da “civilização de recursos sub-terrâneos” (civilização que tem como fonte de energia os recursos prove-nientes do subsolo) – uma civilização que prioriza a ganância, que busca suas fontes de energia em combustíveis fós-seis e em energia nuclear e que planeja seu crescimento econômico com a des-truição da natureza – e passarmos para uma Nova Civilização, uma “civiliza-ção de recursos terrestres” renováveis. Isto é, mudarmos para uma “nova civi-lização”, que utilize a energia natural renovável e sustente os recursos natu-rais limitados por meio da circulação, e onde todos os seres vivos coexistam e prosperem.

Pontos a acrescentar a partir de 2015 a) Reduzir o consumo de carne e pra-ticar as Quatro Mentes Imensuráveis também em relação à natureza. a1) Empenharemos na divulgação

da necessidade de reduzir o consumo de carne nas refei-ções, visando a conscientização do grande problema ambiental. Para isso, será utilizado ampla-mente o vídeo elaborado pela Sede Internacional.

a2) Orientaremos os adeptos e sim-patizantes a adotarem práticas de refeição sem o uso de carne, recomendando-os a acompa-nhar as sugestões constantes da seção do Facebook da Sede In-ternacional e de demais meios de comunicação da SEICHO--NO-IE DO BRASIL.

a3) Adotaremos, nas Academias de Treinamento Espiritual e nos refeitórios da Sede Central e nas Regionais, o dia “uma re-feição simples” (ex.: somente uma por ção de arroz e feijão, ou somente uma porção de sopa) no almoço ou no jantar, uma vez por mês, e parte da eco-nomia desse dia será destinada aos paí ses que não possuem re-cursos materiais para dar uma vida decente à sua população. a4) Excluiremos do cardápio, de

todas as Academias de Trei-namento Espiritual e de todos

(9)

os eventos da Seicho-No-Ie, a carne bovina e a suína, quando forem servidos lanches ou re-feições.

a5) Divulgaremos em cursos e reu-niões de estudos o conceito e o objetivo do Escritório na Flo-resta, adotado como modelo para a concretização da nova civilização.

a6) A Sede Central, Subsede e to-das as Regionais da SEICHO--NO-IE DO BRASIL elabora-rão projetos para a introdução de tecnologia ambiental, in-cluindo a geração de energia fotovoltaica, geração de ener-gia eólica, baterias de armaze-namento, carros elétricos etc. a7) A Sede Central, Subsede e

Aca demias realizarão um mo-nitoramento da emissão de gás carbônico (CO2) e trabalharão para a redução das emissões. a8) As Regionais serão orientadas

a formar comissões e elaborar XP SODQR D ¿P GH FRQWULEXt-rem para a preservação e res-WDXUDomR GH iUHDV ÀRUHVWDLV GD região doutrinária a que per-tencem. Esses planos deverão ser submetidos à Sede Central DWpR¿QDOGRDQRGH

a9) A Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual da Sei cho-No-Ie – Ibiúna-SP será transformada em um centro

de referência de aplicação de energias renováveis, reutiliza-ção de água, reciclagem e cul-tivo orgânico.

a10) A SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL orientará os líderes e adep-tos a realizar o levantamento da emissão de CO2 em suas resi-dências e, enquanto trabalham para a sua redução, a buscar, na medida do possível, a concreti-zação do “carbono zero”. a11) Será introduzida a leitura do

Canto em Louvor à Natureza e do Kanzeon Bosatsu Sanka, as-sim que for traduzido, nos Se-minários de Treinamento Espi-ri tual que ocorrem nas Acade-mias.

2. Realização de um “movimento

orga-nizacional de alta qualidade”

Pontos a acrescentar a partir de 2015 a) A Sede Central da SEICHO-NO-IE

DO BRASIL colaborará na elabo-ração de manuais de estudo e no aprimoramento dos preletores e lí-deres da iluminação (LIs). Após a conclusão, orientará os preletores e LIs a procederem estudos de acor-do com esses manuais, promoven-do cursos e reuniões de estupromoven-dos. b) Seicho-No-Ie na mídia – A mídia

é representada hoje pela televisão, rádio, internet e suas diversas redes sociais, que constituem os prin-cipais meios de comunicação em todo o mundo. Além de a

(10)

Seicho--No-Ie usar suas próprias revistas: Fonte de Luz, Mulher Feliz e Mun-do Ideal, e seus próprios jornais, como o Círculo de Harmonia (em português) e o Enkan (em japonês), publicados periodicamente com grande sucesso, a SNI também está presente nessas modernas mídias. Daremos continuidade a essa divul-gação pelos programas Seicho-No--Ie no Rádio e Seicho-NoSeicho-No--Ie na TV, pelo nosso site e pela rede social própria, o Posting joy, além de con-vidar pessoas que visitam frequen-temente as demais redes sociais para que elas tomem contato com o Ensinamento por meios virtuais e, futuramente, passem a frequentar as reuniões da Seicho-No-Ie. Tam-bém, por meio da mídia, continua-remos divulgando para a sociedade o “Modo feliz de viver em harmo-nia com a natureza”.

c) A SEICHO-NO-IE DO BRASIL dará continuidade à divulgação da bolsa de estudo da Sede Internacio-QDOD¿PGHFRODERUDUQDIRUPDomR de jovens que desejem atuar inten-samente na divulgação da Verdade pregada pela Seicho-No-Ie.

d) A SEICHO-NO-IE DO BRASIL atuará de forma ativa na formação de sucessores, por meio de Reuni-ões de Crianças e de ReuniReuni-ões de Juvenis. Todas as organizações se responsabilizarão pela sua atuação. Para tanto, serão formadas comis-sões, tanto na Sede Central como QDV 5HJLRQDLV SDUD GH¿QLU IRUPDV de trabalho para esse objetivo.

To-das as determinações sobre a atu-ação serão estabelecidas por essas comissões, inclusive quem as pre-sidirá. As Reuniões de Crianças e de Juvenis deverão contar, na me-dida do possível, com a presença de pelo menos um preletor ou líder de iluminação, os quais serão os res-ponsáveis para promover a correta orientação das crianças e juvenis. A Associação dos Educadores da Sei-cho-No-Ie colaborará na orientação dessas reuniões, na elaboração de materiais didáticos e de programa-ções e na formação e treinamento de orientadores.

Pontos presentes no ano anterior aos quais será dada ênfase em 2015:

a) A Sede Central da SEICHO-NO--IE DO BRASIL colaborará com a Sede Internacional na tradução do Canto em Louvor à Natureza para o idioma espanhol e do Canto em Louvor a Kanzeon Bosatsu para os idiomas português, e espanhol. b) A SEICHO-NO-IE DO BRASIL

continuará atuando intensamente na formação de novas Associações Locais (ALs) e Núcleos, realizando reuniões periódicas e dominicais, D¿PGHGDURSRUWXQLGDGHDQRYDV pessoas para participar das reuniões da Seicho-No-Ie e vivenciar as três práticas para o Despertar Espiritual e a prática do Princípio do Relógio de Sol em seu cotidiano.

c) Seminário da Luz – Consideran-do que é uma atividade direcionada

(11)

para o público que não conhece o Ensinamento, o Seminário da Luz é o portal de entrada para a Seicho--No-Ie. Portanto, será desenvol-vido um grande trabalho visando a participação mínima de 50% de participantes que ainda não tiveram contato com o Ensinamento. Pos-teriormente à realização do evento serão realizadas reuniões de estudo para as pessoas que participaram pela primeira vez, ensinando-as a praticar o Ensinamento no seu dia a dia e direcionando-as para as res-pectivas organizações.

d) Domingo da Seicho-No-Ie – O Domingo da Seicho-No-Ie, realiza-do de forma padronizada em torealiza-dos os locais, é uma atividade impor-tante que tem reunido grande pú-blico aos domingos. É a outra porta de entrada para pessoas novas. Em locais onde seja inviável a realiza-ção aos domingos, a reunião pode ser feita em outro dia da semana, e, nesse caso, a reunião se denomina-rá “Segunda da Seicho-No-Ie” ou “Quarta da Seicho-No-Ie” etc., de acordo com o dia da semana. As programações e as orientações se-rão enviadas pela Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. e) Missão Sagrada – Em todos os

seminários realizados nas Acade-mias, deverão constar no progra-ma, explicação e divulgação da Missão Sagrada. Os organizadores dos eventos reservarão no mínimo 15 minutos para explicar sobre a importância da Missão Sagrada,

incentivando os participantes a se inscreverem na mesma.

f) Dinamização Organizacional – O programa de Dinamização Or-ganizacional está trabalhando ati-vamente para criar reuniões dinâ-micas, mais organizadas e mais estruturadas, em todas as ALs e or-ganizações setoriais (Núcleos). Seu objetivo é promover o desenvolvi-mento das organizações setoriais, SDUD XPD H[SDQVmR VyOLGD H H¿FD] do Movimento de Iluminação da Humanidade pela SEICHO-NO-IE DO BRASIL, alinhando competên-cias individuais e organizacionais, objetivos sagrados e missão da Sei-cho-No-Ie, de maneira integrada e focada na essência da doutrina. g) Divulgação de revistas e livros da

Seicho-No-Ie – A característica do Movimento da Seicho-No-Ie é a forma de divulgação, ou seja, por meio de palavras escritas.

g1 – Revistas da Seicho-No-Ie – Considerando que o início do Movimento da Seicho-No-Ie no mundo foi por meio de um revista, lançada no ano de 1930, e que o grande avanço do Movimento no Brasil tam-bém se deve ao lançamento da revista Acendedor (hoje Fonte de Luz), em 1965, po-demos sentir o valor das re-vistas da Seicho-No-Ie. Foi graças a elas que milhares de pessoas foram salvas e assim passaram a divulgá-las.

(12)

De-vemos lembrar que revistas paradas não cumprem seu pa-pel de salvar. Tendo isso em mente, realizaremos um in-tenso trabalho corpo a corpo e a divulgação casa em casa. g2 – Livros da Seicho-No-Ie –

Caso o Ensinamento fosse transmitido somente de boca a boca, poderia haver distor-ção. Neste aspecto, a doutrina da Seicho-No-Ie está com-pilada em centenas de livros escritos pelo próprio sagrado mestre Masaharu Taniguchi, iniciador do Movimento, e pelos outros professores e preletores. Como as pessoas podem estudar por meio dos

livros, não há o menor risco de sofrer distorção. Com a leitura, qualquer pessoa pode atingir um nível bastante ele-vado de iluminação espiritual, pois os livros da Seicho-No--Ie são considerados os “tem-plos de sabedoria de Deus”. Lembrando que o obje tivo do nosso Movimento é des-pertar a natureza divina de todas as pessoas, atuaremos intensamente na divulgação dos meios que proporcionam o verdadeiro despertar das pessoas. Serão realizados se-minários de livros nas Regio-nais onde não será realizado o Seminário da Luz no ano.

(13)

Plano de Ação da Superintendência das Atividades dos Preletores

tados aos preletores e líderes da ilu-minação os assuntos pertinentes às matérias estudadas recentemente na Conferência Especial da Seicho-No--Ie para a Paz Mundial – Brasil 2014, com o Supremo Presidente, prof. Ma-sanobu Taniguchi, e também no Cur-so para Preletores e Líderes da Ilumi-nação realizado no segundo semestre de 2013, em que foi falado sobre a nova civilização. Além dos livros de autoria do Supremo Presidente. b) Utilizar sempre que possível os

con-ceitos orientados pelo prof. Masano-bu Taniguchi sobre a lógica simétri-ca, visão analógica e digital, as Qua-tro Mentes Imensuráveis, o Princípio do Relógio de Sol, para que possa-mos aprofundar o conhecimento des-ses conceitos e sua aplicação nas di-versas situações do dia a dia.

c) Incentivar as Associações Locais a inserirem em sua programação os assuntos da atualidade e a escalarem os preletores preparados para pales-trar sobre esses assuntos, divulgando assim aos adeptos o modo de vida de plena harmonia com a natureza e com todos os seres vivos. Além dis-so, em suas orientações pessoais e di-vulgações, falar sempre que possível sobre o Princípio do Relógio de Sol e a prática das Quatro Mentes Imen-suráveis, que além das três práticas espirituais reforça a fé e a convicção QD9HUGDGH³+RPHP¿OKRGH'HXV´ Em consonância com a Diretriz

Quinquenal do Movimento, lançada e aprovada em 24/1/2012 pela Sede Interna-cional e que hoje se encontra no terceiro ano, alinharemos as ações no sentido de concretizar o movimento que cresce em comunhão com a natureza, num trabalho conjunto com todas as organizações. Nesse sentido, os preletores e líderes da ilumina-ção trabalharão intensamente para divulgar aos adeptos o conceito da nova civilização, onde adotarão um modo de vida seguindo o Princípio do Relógio de Sol e a prática das Quatro Mentes Imensuráveis, para, com essa postura, poderem viver em harmonia com todos os seres do planeta.

Dessa forma, as ações da Associação dos Preletores em 2015 serão no sentido de convocar os preletores e líderes da ilumi-nação para essa vivência religiosa no co-tidiano, conscientizando-os cada vez mais da importância da nossa responsabilidade para a proteção do meio ambiente da Terra e, consequentemente, para a manutenção da paz mundial, e de transmitir esse ensi-namento ao maior número de pessoas. 'HQWURGHVVHFRQWH[WRLQWHQVL¿FDUHPRVRV seguintes pontos:

1. Capacitação dos preletores e líderes da iluminação

a) Capacitar os preletores e líderes da iluminação para a divulgação aos adeptos desse modo de vida, inserin-do sempre nos materiais de estuinserin-do para preletores e líderes da ilumina-ção, nas aulas virtuais mensais, nos cursos, seminários e atividades

(14)

vol-d) Incentivar a leitura do Canto em Lou-vor à Natureza após a leitura da su-tra sagrada em suas orações diárias, para orar pela grande harmonia entre Deus-natureza-homem, aprofundan-do assim a fé em Deus absoluto. e) Sabendo da grande importância do

Centro de Treinamento de Preletores (CTP) para a capacitação dos pre-letores e líderes da iluminação, em 2015 os divulgadores também se-rão contemplados nesse treinamento oferecido pela Superintendência das Atividades dos Preletores. Com isso, alinharemos informações e procedi-mentos, possibilitando a eles serem inseridos no contexto da divulgação do conceito da nova civilização e do viver religioso em harmonia com to-dos os seres.

2. Ações que contribuirão para a solu-ção dos problemas da paz, do meio ambiente e dos recursos naturais a) ,QWHQVL¿FDU DV PHOKRULDV QR SRUWDO

dos preletores, importante ferramen-ta de comunicação com os preleto-res de todo o Brasil, inserindo mais informações, implementando novos processos via web, além dos que já estão em prática, como o envio do relatório via web, intercâmbio entre regionais, inscrição e controle dos alunos dos Módulos de Estudos e ou-tros, diminuindo com isso a emissão de impressos e envio de correspon-dências.

b) Utilização cada vez maior de aulas gravadas e disponibilizadas na inter-QHW SDUD DV PDLV GLYHUVDV

¿QDOLGD-des: treinamento para candidatos aos exames de graduação e promoção de grau, curso para formandos, trei-namento de orientação pessoal etc. Dessa forma, será possível facilitar o acesso a esses treinamentos e aulas, evitando também o deslocamento e consequente emissão de gás carbô-nico (CO2).

c) Por meio da conscientização dos pro-blemas decorrentes do consumo de carne, incentivar os preletores e líde-res da iluminação a eliminar gradati-vamente a carne de sua alimentação. Eliminar a carne do cardápio dos lan-ches e refeições das atividades para preletores e líderes da iluminação, oferecendo lanches saudáveis à base de pães, frutas, queijos e sucos na-turais e refeições à base de vegetais. Conscientizar os adeptos nas pales-tras das ALs sobre a importância de diminuir o consumo de carne.

d) Incentivar preletores e líderes da iluminação a controlar a emissão do CO2 decorrente do deslocamento para suas atividades missionárias. Além dessas ações de alinhamento com a Diretriz Quinquenal do Movimento, continuaremos a trabalhar com base na Di-retriz Trienal do Movimento da SEICHO--NO-IE DO BRASIL, enfatizando ainda mais os itens a seguir:

1. O preletor e a Associação Local Temos enfatizado bastante nos cursos para preletores e líderes da ilumina-ção e nos treinamentos realizados pelo CTP (Centro de Treinamento de

(15)

Prele-tores) a importância de o preletor atuar efetivamente na sua Associação Local, colaborando para que esta seja real-mente um local onde a doutrina esteja sempre presente e os adeptos possam encontrar ali a salvação.

A reunião da Associação Local é o ponto inicial da expansão dos en-sinamentos e, para o preletor, é uma academia de treinamento espiri tual, para polir, aprimorar e fortalecer o espírito.O preletor que se dirige a esse local deve ter em mente o fato de ter sido escolhido por Deus e para lá enviado por Deus. É importante que procure unicamente fazer mani-festar Deus nesse local.

(Manual do Preletor, p. 89)

Assim, continuaremos a incentivar os preletores e líderes da iluminação a colaborarem efetivamente nas suas respectivas Associações Locais, tra-zendo mais pessoas para conhecer os ensinamentos, conscientizando-os da responsabilidade de cada um na situa-ção atual da Associasitua-ção Local. Os pre-letores e líderes da iluminação devem pensar em novas formas de atender aos anseios das pessoas, devem tornar-se

mais próximos dos adeptos e ter com eles uma vivência real de fraternidade.

Artigo 11 – Cada membro da Sei-cho-No-Ie deve ter plena cons ciência de que os resultados do Movimento de Iluminação nada mais são que re-ÀH[RVGDVLQFHULGDGHGHFDGDXPQD busca do caminho de Deus e do apri-moramento espiritual. [...]

( DVVLP OLJDGRV SRU XP ¿UPH vínculo divino, devem colaborar para a manifestação da Imagem Verdadei-ra. (O que Deve Fazer o Dedicado à Iluminação, pp. 80-81)

2. Visitas de Bênção

Incentivar o preletores e líderes da ilu-minação a participarem do grupo aben-çoador da Seicho-No-Ie, como oportu-nidade de exercitar o amor. Conforme disse o prof. Seicho Taniguchi, em seu livro Meditação Shinsokan é Maravi-lhosa, no Prefácio: “O viver religioso consiste em realizar treinamentos para fazer naturalmente o que é natural”. Portanto, a Visita de Bênção funciona para os preletores e líderes da ilumi-nação como treinamento para realizar naturalmente o amor.

(16)

Plano de Ação da Associação Fraternidade

Luz (inicialmente intitulada re-vista Acendedor), durante todo o ano, a partir de fevereiro de 2015, criaremos nessa revis-WDXPDVHomRPHQVDO¿[DSDUD difundir o conceito correto da relação entre Deus, natureza e ser humano.

a2) Divulgaremos maciçamente os ¿OPHV SURGX]LGRV SHOD 6HGH Internacional entre nossos as-sociados, os quais estarão foca-lizando a “Paz mundial a partir da mesa de refeição” e “Pen-sando sobre a paz mundial e a alimentação à base de carne”. a3) Adotaremos a alimentação sem

carne em todos os eventos pro-movidos pela Associação Fra-ternidade da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, em todos os ní-veis hierárquicos (nacional, re-gional e local).

a4) Tomando como exemplo a de-terminação da Sede Interna-cional e da Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, também instituiremos em nos-sos eventos, em especial nas Academias de Treinamento Es piritual, pelo menos uma re-fei ção mais simples em cada evento (português e japonês). A economia obtida com essa prática será destinada a insti-tuições que cuidam de pessoas A Associação Fraternidade da

SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR), em conformidade com a Diretriz Quinquenal da Sede Internacional (2012-2016) e a Di-retriz Trienal do Movimento da SNI/BR (2013-2015), não poupará esforços e con-tribuirá substancialmente para a concretiza-omRGHWRGDVDVSURSRVWDVQHODVGH¿QLGDV Para tanto, apresentamos a seguir o nosso Plano de Ação para o ano de 2015 (resu-mido):

1. Contribuição para a solução do pro-blema da paz, do meio ambiente e dos recursos naturais

Através de todos os Departamentos da nossa organização, sobretudo pelo De-partamento de Meio Ambiente e Ação Social, utilizando a revista mensal Fon te de Luz, eventos nas Academias de Trei-namento Espiritual (português e japo-nês), eventos nacionais, regionais, dos Núcleos e Associações Locais, orien-taremos continuamente nossos adep tos, associados e líderes em geral a respei-to da consciência e da necessidade de criarmos as condições necessárias para a implantação da nova civilização, ou seja, mudarmos da atual “civilização de recursos subterrâneos” para uma “civili-zação de recursos terrestres”.

Para cumprir esse intento, priorizare-mos:

a) Redução do consumo de carne e a prática das Quatro Mentes Imen-suráveis

a1) Em comemoração dos 50 anos de edição da revista Fonte de

(17)

que não possuam recursos ma-teriais.

a5) Faremos a inserção da leitura do Canto em Louvor à Natu-reza e da “Oração para visua-lizar a grande harmonia entre a natureza e os seres humanos” em todos os nossos eventos nas Academias de Treinamento Espiritual. Com isso, orienta-remos e incentivaorienta-remos todos os nossos associados a introdu-zir a leitura dessas orações em suas práticas diárias.

a6) Pelo Departamento de Meio Ambiente e Ação Social, incen-tivaremos, mapearemos e acom-panharemos projetos e ações inovadores das Federações, Associações Locais e de asso-ciados da Associação Fraterni-dade, que visem à pre servação e restauração de biomas e áreas ÀRUHVWDLVGDUHJLmRGRXWULQiULDD que pertencem e que sejam eco-nomicamente viá veis.

a7) Por meio do mesmo Departa-mento, incentivaremos, ma-pearemos e acompanharemos projetos e ações inovadores das Federações, Associações Lo-cais e de associados da Asso-ciação Fraternidade, que visem à geração de energia renovável e que a mesma seja economica-mente viável.

a8) Apoiaremos e participaremos ativamente de ações

semelhan-tes promovidas pelas Associa-ções Pomba Branca, dos Jo-vens, Prosperidade, de Educa-dores e dos Preletores.

a9) Nas assistências às Regionais (apadrinhamento), trabalhare-mos de forma integrada com as demais organizações, bus-cando uma melhor otimização com menos deslocamento de pessoas para a redução do gás carbônico (CO2).

a10) As Secretarias Executiva e de Comunicação e Tecnologia tra-balharão exaustivamente para aumentar a disponibilização de matérias de apoio por meio de arquivo eletrônico, diminuindo o consumo de papéis e CDs. Para isso, utilizaremos cada vez mais nossos ambientes vir-tuais e espaços “na nuvem” para compartilhar documentos e arquivos com nossa liderança. a11) Pelo Setor de Suporte às Or-ganizações (SSO), desenvolve-re mos um sistema de coleta de dados ou envio de informações (organizacional) por meio vir-tual, diminuindo de forma sig-QL¿FDWLYDRFRQVXPRGHSDSHO 2. Realização de um “movimento

orga-nizacional de alta qualidade”

Acreditamos que a proposição desse segundo pilar será plenamente atingida com a continuação da implantação da Dinamização Organizacional em todas as Regionais do Brasil. Para tanto, a

(18)

Associação Fraternidade da SEICHO--NO-IE DO BRASIL trabalhará cada vez mais integrada com todas as demais organizações da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Para cumprirmos esse intento, priori-zaremos nossas ações através dos ob-jetivos sagrados, dos indicadores e das metas, a saber:

a) Auxílio Mútuo

Para que possamos vivenciar a Verdade “Eu e o outro somos um” e, sem exigir nada em troca, prati-car ao máximo esse ensinamento, preen chendo de alegria e gratidão a própria vida e a do próximo, nos esforçaremos enormemente para me lhorar a qualidade de nossas As-sociações Locais (ALs) ao mesmo tempo reativaremos as ALs que eventualmente estejam inativas e fundaremos novas ALs. Nesse ca-VR LQWHQVL¿FDUHPRV DV 9LVLWDV GH Bênção, as orientações pessoais, as maratonas de sutras sagradas e a Meditação Shinsokan de Oração Mútua, que são os indicadores. Também trabalharemos para o cum-primento das metas de Missão Sa-grada e de Cura Divina (Forma Hu-mana). Para tanto, angariaremos no-vos contribuintes da Missão Sagra-da, através de momentos de explica-ção sobre a importância espiritual da Missão Sagrada, sistematicamente, nas reuniões semanais. Também rea-lizaremos um trabalho para ativar todos os contribuintes inativos da Missão Sagrada, por meio de telefo-nemas, Visitas de Bên ção, orações,

utilizando a listagem fornecida pela Superintendência da Missão Sagra-da. E continuaremos realizando, mensalmente, nas ALs, a Cerimônia de Consagração do Agradecimento da Missão Sagrada.

b) Divulgação da Verdade

Para melhorar o destino da huma-nidade mediante o poder criador GDVERDVSDODYUDVVHUHPRV¿UPHVH persistentes no aumento consisten-te da quantidade mensal de divul-gação das revistas da Seicho-No-Ie, buscando novos cotistas e assinan- WHV7DPEpPLQWHQVL¿FDUHPRVDGL-vulgação dos livros da Seicho-No--Ie e das Palavras de Luz.

O principal meio de avaliarmos o crescimento do nosso Movimento está na quantidade de participan-tes/mês e de novos participantes/ mês que uma AL ou Núcleo conse-gue ter. Para isso, implantaremos o proje to “casa cheia”, que contem-pla o “projeto 30” buscando a reali-zação de reuniões de alta qualidade, DOpPGDLQWHQVL¿FDomRGDLPSODQWD-omR GDV UHXQL}HV HVSHFt¿FDV SDUD homens, inclusive na organização em japonês.

2XWUD IRUPD H¿FD] GH 'LYXOJDomR da Verdade está na realização de Reuniões de Vizinhança e do Do-mingo da Seicho-No-Ie (ou reu-nião da Seicho-No-Ie). Por isso, em 2015 daremos ainda mais im-portância na realização das Reu-niões de Vizinhança, sobretudo, no envolvimento e comprometimento

(19)

no Domingo da Seicho-No-Ie (ou reunião da Seicho-No-Ie), traba-lhando totalmente integrado com as demais organizações.

Completa o ciclo da Divulgação da Verdade o Seminário da Luz, o mais importante evento de uma Re-gional. Empenharemos ao máximo para que todas as Regionais consi-gam ultrapassar suas metas.

c) Estudo da Verdade

&RQIRUPHGHVFULWRQD'H¿QLomRGRV Resultados Esperados deste Obje-tivo Sagrado: “Estudar a Verda de, para que, em conjunto com a prática da Meditação Shinsokan e a prática de amor ao próximo, a humanidade compreenda integralmente a Verda-de e siga o verdaVerda-deiro caminho do SURJUHGLU LQ¿QLWR´ 3DUD TXH LVVR seja uma realidade, é fundamental que o Núcleo realize os Módulos de Estudos da Seicho-No-Ie.

Para 2015, será formada uma co-missão composta por todas as orga-QL]Do}HV SDUD GH¿QLU HVWUDWpJLDV de divulgação e oferecer melhor acompanhamento e assistência às Regionais e aos Núcleos quando da sua realização.

Também incentivaremos nossos associados a participarem da aula virtual de estudo de A Verdade da Vida promovida pela Sede Central às quartas-feiras.

Outro importante meio para estu-do é, sem qualquer sombra de

dú-vida, os Seminários e Cursos nas Academias de Treinamento Espi-ritual. Trabalharemos com atenção redobrada para o cumprimento das metas de participação em todos os nossos seminários e cursos nas Academias. Cabendo um destaque especial a dois eventos inéditos em nossa organização: a realização do primeiro Seminário de Treinamento Espiritual com Oferenda de Traba-lho para Homens, na Academia de Ibiúna-SP, e o primeiro Curso para Líderes da Associação Fraternidade de quatro dias que acontecerá para-lelamente.

Baseados nos ensinamentos trans-mitidos pelo Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, prof. Masano-bu Taniguchi no livro O Princípio do Relógio de Sol, incentivaremos nossas Associações Locais (ALs) a valorizar o potencial artístico de seus associados, oferecendo-lhes oportunidades para se expressarem durante nossas reuniões e eventos, e, desde que aprovado na reunião do Conselho Doutrinário Organizacio-nal RegioOrganizacio-nal (CDOR), poderão ser formados grupos musicais, corais para interpretar os Hinos Sagrados e músicas da Seicho-No-Ie, além de grupos de teatro, de artes plás-ticas etc. Para viabilizar esta pro-posta, a Associação Fraternidade da SEICHO-NO-IE DO BRASIL criará o Departamento Cultural. Esse Departamento trabalhará em parceria com a Comissão Cultural da SEICHO-NO-IE DO BRASIL – que avaliará, sugerirá e dará

(20)

pare-cer sobre novas músicas, apresenta-ções artísticas, grupos de teatro etc. Tal trabalho será desenvolvido em conjunto com a Associação Pom-ba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e com a Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Acreditamos que assim criaremos condições para que nos-sas reuniões sejam mais alegres, di-nâmicas e participativas.

Em continuidade ao trabalho em conjunto com as organizações, es-taremos apoiando a Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL nos trabalhos de Pro-teção à Pequena Vida e participação intensa da Associação Fraternidade da SEICHO-NO-IE DO BRASIL no Encontro Nacional em Prol da Pequena Vida, para a conscientiza-ção dos homens da sociedade sobre a importância do engajamento de nossa organização, abordando tam-bém esse tema em nossas reuniões HVSHFt¿FDVSDUDKRPHQV

d) Confraternização

Neste Objetivo Sagrado, o concei-to é “unir como irmãos, partilhar sentimentos e ideais, comemorar com outras pessoas e conviver pa-FL¿FDPHQWH´ 3DUD LVVR HP  teremos a Convenção Nacional da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, em idioma japonês, a Convenção Na-cional Infantil, a Convenção Nacio-nal para Juvenis, a 60a Convenção

Nacional da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (AJSI/BR) e também a

comemo-ração do Jubileu de Diamante da AJSI/BR. Em todas essas ativida-des atuaremos com muita alegria, tanto no que diz respeito à divulga-ção de convites, quanto à organiza-ção antes, durante e depois.

Teremos a 59a Festividade do

San-tuário Hoozo do Brasil, onde par-ticiparemos ativamente na divulga-ção dos registros espirituais, se-guin do sempre as orientações do Regulamento Interno da Festivida-de do Santuário Hoozo.

e) Meio Ambiente

Este Objetivo Sagrado está contem-plado no primeiro pilar deste Plano de Ação da Associação Fraternida-de da SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL – 2015.

f) Formação de Líderes (sucessores do Movimento)

Com a visão de que devemos formar líderes desde a base, apoiaremos in-tegralmente as Associações da Pom-ba Branca e dos Jovens quanto às reuniões infantil, juvenil e de jovens. 3DUDTXHVHFXPSUDHVVD¿QDOLGDGH foram criados os Departamentos de Apoio ao Departamento Infantil e o Departamento de Apoio à AJSI/BR / Departamento Juvenil.

Trabalharemos para um aumento VLJQL¿FDWLYR GR TXDGUR GH QRVVRV associados. Para isso, os líderes e os atuais associados valorizarão seus contatos com pessoas da sua co-munidade e transmitirão os ensina-mentos da Seicho-No-Ie distribuin-do pessoalmente as nossas revistas

(21)

mensais, livros da Seicho-No-Ie e outras publicações. Na reunião da AL, falaremos da importância de ser associado, incentivando-os a serem cotistas de pelo menos uma revista da SNI e contribuintes da Missão Sagrada.

Com o conceito de que a Associa-ção Fraternidade é uma organiza-ção que congrega homens adultos, ou seja, jovens acima de 35 anos, meia-idade e melhor idade (terceira idade), criamos o Departamento de Terceira Idade (que trabalhará em conjunto com a Associação Pomba Branca) e o Departamento de Ho-mens Solteiros (nome provisório), cuja principal atribuição é fazer a ponte entre a Associação dos Jo-vens da SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL (AJSI/BR) e a Associação Fra-ternidade, dando atenção especial aos homens de meia-idade.

Ainda dentro deste Objetivo Sagra-do, trabalharemos conjuntamente com as demais organizações e com o apoio da Associação dos Preleto- UHVSDUDDXPHQWDUVLJQL¿FDWLYDPHQ-te os alunos matriculados nos Mó-dulos de Estudos da Seicho-No-Ie, objetivando também a formação de grande quantidade de novos divul-gadores e preletores.

Tendo elegido a “Família” como prioridade da Associação Fraterni-dade da SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL, o Departamento de Casais terá papel de alta relevância, atuando sempre em conjunto e em total sintonia com a Associação Pomba Branca. Na organização em idioma japonês, terá o mesmo papel o De-partamento Soonen, que atuará da mesma forma com o Departamento Wakahato.

(22)

Plano de Ação da Associação Pomba Branca

tuiremos nos seminários “Alegria da Mulher”, “Mulher Feliz” e “Terceira Idade” um dia com uma refeição bem simples, como um jantar com sopa e pão, e a economia obtida com essa prática será destinada a instituições que cuidam de pessoas que não pos-suem recursos materiais.

c) Continuaremos realizando o Momen-to Meio Ambiente em Momen-todas as nossas reuniões semanais nas ALs, Reuniões de Crianças, de Mães, Terceira Idade e nos Domingos da Seicho-No-Ie, desenvolvendo a consciência ecoló-gica, por meio de vivências e trocas de experiências, estimulando-as à Redução, Reutilização e Reciclagem de materiais.

Utilizaremos o DVD sobre a alimen-tação e a paz, produzido pela Sede In-ternacional, em nossos seminários nas Academias de Treinamento Espiritual, entre outros. Também, em nossos se-PLQiULRV HVSHFt¿FRV QDV $FDGHPLDV FRQWLQXDUHPRV H LQWHQVL¿FDUHPRV DV R¿FLQDVGHPHLRDPELHQWHFRPDSUHQ-dizagem de compostagem, plantio de sementes e mudas, reaproveitamento de materiais recicláveis e mais.

2) Realização de um “movimento orga-nizacional de alta qualidade”

a) Para o aumento do quadro de nossas associadas, as líderes e adeptas valo-rizarão seus contatos com pessoas da sua comunidade e transmitirão os en-Em conformidade com a Diretriz da Sede

Internacional e da Sede Central da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL, apresentamos o nosso Plano de Ação (resumido) para o ano de 2015.

1) Contribuição para a solução do pro-blema da paz, do meio ambiente e dos recursos naturais

a) Continuaremos com a seção Planeta em Harmonia, em nossa revista Mu-lher Feliz, acrescentando relatos de ações que estão sendo desenvolvidas em prol do meio ambiente. Colhere-mos esses relatos com a nossa lide-rança. Assim, incentivaremos todos os nossos leitores a terem uma vida de esforço para a redução da emissão de gás carbônico (CO2).

Continuaremos publicando, em nos-sa seção Gastronomia, somente re-ceitas sem o uso de carne.

Também divulgaremos por meio de nossa revista, e-mails e de nossa rede social própria, o postingjoy, onde in-centivaremos a publicação de regis-tros de alegria, segundo o Princípio do Relógio de Sol, e a contribuição com receitas sem o uso da carne vermelha. Continuaremos também com os arti-gos atuais da profa Junko Taniguchi,

D ¿P GH HVWDUPRV DOLQKDGDV FRP R pensamento da nossa Suprema Presi-dente da Associação Pomba Branca. b) Além de todos os nossos seminários

(23)

insti-sinamentos da Seicho-No-Ie, distri-buindo pessoalmente as nossas revis-tas mensais, livros da Seicho-No-Ie e outras publicações. Na reunião da AL, falaremos da importância de ser associada, incentivando-as a serem cotistas de pelo menos uma revista da SNI e contribuintes da Missão Sa-grada.

b) Atos de dedicação de amor ao pró-ximo, uma das três práticas religiosas que todo adepto deve realizar. Para isso, realizaremos mensalmente a sa-grada Visita de Bênção aos líderes, adeptos e pessoas da comunidade. Também visitaremos casas de repou-so, hospitais, orfanatos etc., num tra-balho conjunto com o Departamento da Terceira Idade e Filantropia. E continuaremos realizando o trabalho com as gestantes e o Encontro Anual em Prol da Pequena Vida, este último com o apoio da Associação Fraterni-dade e da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

c) Angariaremos novos contribuintes da Missão Sagrada, através de mo-mentos de explicação sobre a im-portância espiritual da Missão Sa-grada, periodicamente, nas reuniões semanais. Também realizaremos um trabalho para ativar todas as contri-buintes inativas da Missão Sagrada, por meio de telefonemas, Visitas de Bênção, orações, utilizando a lista-gem fornecida pela Superintendência da Missão Sagrada. E continuaremos realizando, mensalmente, nas ALs, a Cerimônia de Consagração do Agra-decimento da Missão Sagrada.

d) Para a expansão de adeptas de meia--idade, atuaremos por meio do De-partamento de Casais, juntamente com a Fraternidade, iniciando reuni-ões nas Federaçreuni-ões em que ainda não as realizam; e por meio do Departa-mento Wakahato, onde iniciaremos um trabalho para casais e implemen-taremos Reuniões de Mães à noite e QRV¿QDLVGHVHPDQDSDUDTXHHVVDV jovens senhoras, das organizações em japonês e em português, possam participar, e promoveremos ativi-GDGHV HVSHFt¿FDV SDUD PXOKHUHV GH meia-idade, com palestras de temáti-ca adequada nas reuniões semanais, HP HQFRQWURV PHQVDLV HVSHFt¿FRV H também com módulos em nossos se-minários nas Academias.

e) Vivenciando uma das três práticas para o Despertar Espiritual: leitura de obras da Seicho-No-Ie:

e1) Uma vez ao mês, um grupo de dirigentes fará a divulgação de revistas da SNI nas proximida-des da AL;

e2) Utilização das revistas nas reu-niões das ALs, reureu-niões de es-tudos para mães, reuniões para casais, juntamente com o livro--texto;

e3) Projeto Mulher Feliz: cada As-sociação Local receberá a meta de doação de 3 (três) assinaturas da revista da Seicho-No-Ie Mu-lher Feliz, para serem enviadas às penitenciárias femininas, en-tidades assistenciais (asilos, cre-ches, postos de saúde, hospitais, mães de jovens internos de casas

(24)

de recuperação etc.). Para a con-cretização da meta, de maneira WUDQTXLOD UiSLGD H H¿FD] UHDOL-zaremos a Conferência Mulher Feliz até o mês de maio de cada ano, em todas as Associações Locais.

f) Formação de sucessores

f1) As ALs se empenharão no sen-tido de promover a participação de suas associadas e dirigen-tes no Módulo de Estudos da SNI ou no Ciclo de Estudos da Pros peridade, habituando-as ao constante estudo da Verdade e formação de Divulgadoras da SNI.

A Federação promoverá mensal-mente o Encontro Regional de Divulgadores da SNI, podendo ser paralelo à reunião mensal da Associação Regional dos Prele-tores, juntamente com as demais organizações.

f2) Com as demais organizações, ¿UPDQGRODoRVGHP~WXDFRODER-ração, trabalharemos para a con-solidação e aumento das Reu-niões de Crianças e Kodomo kai em todo o Brasil, dando condi-ções para a continuidade do mo-vimento pela formação das Reu-niões de Juvenis e Jovens.

x Envolveremos toda família participante da Pomba Bran-ca e Fraternidade nesta mis-são!

x &RQWDPRV DJRUD FRP D ¿-gura do Coordenador Nacio-nal do Departamento Infantil pela Associação da Frater-nidade, consolidando nosso trabalho de uma organização unida por laços de amor, de amor mútuo e cooperação. x Forneceremos um DVD com

orientações de como fazer a apresentação nas Reuniões de Crianças.

x Realizaremos treinamento na Regional, para preparar orien-tadores e coordenadores para as atividades infantis, com o apoio do Departamento In-fantil Nacional.

x Realizaremos um Treinamen-to Nacional para Coordena-dores e OrientaCoordena-dores de Reu-nião de Crianças, na Sede Central, com a participação das demais organizações. Atua lizaremos as “52 progra-ma ções para Reunião de Crian ças”, disponíveis no site do Domingo da Seicho-No--Ie, para que sejam modelos para todas as reuniões.

g) Fortalecimento das ALs:

g1) Vivenciaremos em nossas reu-niões as três práticas para o Despertar Espiritual: Medita-ção Shinsokan, leitura de obras da Seicho-No-Ie e dedicação de amor ao próximo, além do viver segundo o Princípio do Relógio

(25)

de Sol, promovendo momentos para o público expor seus mo-mentos de alegria ou escrevê-los no Diário.

g2) A oração de encerramento da reunião poderá eventualmente ser substituída por 10 minutos de Meditação Shinsokan. (Mate-rial do CDOR – 7/2011)

g3) Visando o viver registrando ape-nas as horas em que o sol brilha, LQWHQVL¿FDUHPRV D GLYXOJDomR H uso do Diário do Relógio de Sol, de autoria da profa Junko

Tani-guchi, em nossas reuniões de ALs e Reunião de Estudos para Mães.

g4) Para que nossas reuniões sejam mais alegres, dinâmicas e cria-tivas, incentivaremos as mani-festações artísticas e culturais, como formação de corais, gru-pos teatrais, entre outros.

h) Reuniões de Vizinhança (aumen-tando a oportunidade para transmitir a Verdade para novas pessoas)

,QLFLDPRV QR ¿QDO GH  D SHV-quisa de quantidade de Reuniões de Vizinhança promovidas pela Federa-ção das Associações Pomba Branca,

e o número foi surpreendente. Con-tinuaremos apoiando esse trabalho, inclusive incentivando a abertura de novas Reuniões de Vizinhança. i) Domingo da Seicho-No-Ie

(aumen-tando a oportunidade para transmitir a Verdade para novas pessoas)

As líderes locais da Associação Pom-ba Branca continuarão participando ativamente da equipe de coordenação do Domingo da Seicho-No-Ie nos Núcleos/ALs, e a Superintendência da Associação Pomba Branca conti-nuará dando todo o apoio na prepa-ração e dúvidas sobre a programação do DSNI, juntamente com as demais organizações, num trabalho conjunto da dinamização.

j) Seminários nas Academias

Trabalharemos com atenção redobra-da para o cumprimento redobra-das metas de participação em todos os nossos se-minários nas Academias. Realizare-mos dois seminários na nova Acade-mia de Goiás: “Alegria da Mulher” e “Casais”.

“Sejamos nós, as mulheres, o sol no lar e anjos de amor para Iluminar o Brasil!”

(26)

Plano de Ação da Associação dos Jovens

assim o consumo de papéis e CDs. Para isso, usaremos cada vez mais nossos ambientes virtuais e espa-ços “na nuvem” para compartilhar documentos e arquivos com nossa liderança.

f) A AJSI/BR criará a coleta de da-dos ou envio de informações (or-ganizacional) da Associação Local H5HJLRQDOSRUPHLRYLUWXDOD¿P GH GLPLQXLU GH IRUPD VLJQL¿FDWLYD o consumo de papel.

g) A AJSI/BR irá incentivar a leitura do Canto em Louvor à Natureza to-dos os dias, para fortalecer cada vez a ordem: Deus-Natureza-Homem. 2. Realização de um “movimento

orga-nizacional de alta qualidade”: a) Dois (2) focos da AJSI/BR:

x Fortalecer as Associações Lo-cais tendo como foco as pessoas (associados).

x Potencializar os líderes da AJSI/ BR.

b) Trabalho integrado com todas as organizações da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

c) Realizar as três práticas para o Des-pertar Espiritual:

x Realização da Meditação Shin-sokan.

1. Contribuição para a solução do pro-blema da paz, do meio ambiente e dos recursos naturais:

a) A Associação dos Jovens da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL (AJSI/ BR) acompanhará as publicações em redes sociais da Sede Interna-cional e promoverá campanhas para que esses vídeos sejam divulgados a todos os jovens, em estilo virtual e em sua página institucional. b) A AJSI/BR, em comum acordo com

as Academias de Treinamento Espi-ritual, continuará a adotar a refeição sem carne vermelha em todos os níveis hierárquicos. E a economia conseguida com essa medida será GHVWLQDGDDSDtVHVFRPGL¿FXOGDGHV em oferecer condição satisfatória de alimentação à sua população.

c) A AJSI/BR incluirá mensalmente artigos sobre a preservação do meio ambiente na seção Espaço Meio Ambiente da revista Mundo Ideal, apresentando, além do embasamen-to doutrinário, dicas práticas para o cotidiano, seja no trabalho, em casa ou em outros ambientes sociais. d) $$-6,%5 LQWHQVL¿FDUi RV

WUHLQD-mentos e reuniões em formato vir-tual para a redução de gás carbôni-co (CO2).

e) A AJSI/BR aumentará os materiais de arquivo eletrônico, diminuindo

(27)

x Leitura de livros da Seicho-No--Ie e da Sutra Sagrada.

x Dedicação de amor ao próximo. Eventualmente substituir os

úl-timos minutos da reunião para realizar a Meditação Shinsokan. d) ASSOCIAÇÃO LOCAL - Por

meio do projeto “Pescar no Aquá-rio”, divulgar a Reunião dos Jovens em atividades e eventos de outras organizações (Fraternidade, Pomba Branca e Prosperidade), pedindo DSRLRSDUDFRQYLGDU¿OKRVQHWRVH amigos para participarem das Reu-niões dos Jovens. Com outro proje-to, denominado projeto “Pescar no Oceano”, convidar preletores para palestrar em escolas da comunida-de (pública ou privada) abordando temas que possam despertar a na-tureza divina dos jovens. Criar uma programação anual ou semestral em parceria com a Superintendên-cia das Atividades dos Educadores dessas palestras, sendo que, na úl-tima oportunidade dessa programa-ção, a palestra seja feita num am-biente da Seicho-No-Ie (Regional ou Núcleo).

e) AUXÍLIO MÚTUO - Pela Visita de Bênção: preparar um plano (anual ou semestral) de Visita de Bênção tendo como fonte os dados das pes-soas que fazem parte dos projetos “Pescar no Aquário” e “Pescar no Oceano”. Levar impreterivelmente revistas da Seicho-No-Ie para os membros de toda a família.

f) Revista da Seicho-No-Ie: participar ativamente todos os dias predeter-minados pela Sede Central e da Se-mana da Paz e do Meio Ambiente. g) Divulgadores (acompanhamento):

acompanhar e orientar os divulga-dores para que estejam adequados aos três requisitos dos divulgado-res: cotista de revistas da Seicho--No-Ie, participação nas ALs e contribuinte da Missão Sagrada. Além disso, serão acompanhados e orientados para que participem dos Módulos de Estudo da Seicho-No--Ie ou do Ciclo de Estudos da Pros-peridade.

h) Formação de Sucessores – Depar-tamento Juvenil: estreitar a relação entre os coordenadores dos juvenis e os coordenadores das Reuniões de Crianças por meio de atividades em conjunto com o espírito de auxí-lio mútuo. Acompanhar a transição da idade de criança para juvenil, criando um ambiente e condições para uma transição natural de uma fase para outra por meio de pontos como: local e horário.

i) Seminário da Luz: coletar informa-ções das pessoas que participam pela primeira vez e manter contínuo contato para que tenham acesso ao Ensinamento participando das reu-niões de ALs e de seminários, assi-natura de revistas da Seicho-No-Ie e outras atividades.

j) Missão Sagrada: promover ações de conscientização de sua importância

(28)

e com isso aumentar o número de contribuintes. Também com base na lei “Dá e receberás”, convidar os membros a mudarem sua cate-goria, aproximando cada vez mais os nossos associados ao princípio de serem realmente dizimistas. ,GHQWL¿FDU RV PHPEURV LQDWLYRV H os que continuam atuando e/ou se-jam simpatizantes da Seicho-No-Ie

a voltarem a ser ativos com base no sentimento de gratidão. Acompa-nhar nas datas predeterminadas dos treinamentos sobre a Missão Sagra-da a participação ativa Sagra-da liderança da AJSI das Regionais. Conscien-WL]DU R PHPEUR EHQH¿FLiULR D VH tornar membro titular. Convidar os contribuintes a autorizar o débito automático.

(29)

Plano de Ação da Associação da Prosperidade

mentado no espírito do livro da Seicho-No--Ie A Verdade da Vida: divulgar, especial-mente no mundo empresarial, os princípios da prosperidade preconizados pela Seicho- 1R,HD¿PGHIRUPDUHPSUHViULRVGHIX-turo promissor, que possuem visão globali-zada. E, simultaneamente, desenvolver um grandioso movimento nacional que vise à concretização da prosperidade de todo cidadão brasileiro, através das atividades empresariais de cada membro, assim, par-ticipando de forma efetiva do Movimento de Iluminação da Humanidade e de Paz pela Fé.

Diretriz da SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL (SNI)

A Associação da Prosperidade da SEICHO--NO-IE DO BRASIL (APSIB) desenvol-verá todas as suas atividades de divulgação dos ensinamentos da Seicho-No-Ie visando cumprir a Diretriz da SNI.

Para a concretização de “um movimento que cresce com a natureza” 1. Contribuição para a solução do

pro-blema da paz, do meio ambiente e dos recursos naturais

&RP EDVH QD FRUUHWD ¿ORVR¿D GD 9LGD e no correto modus vivendi, em que se reverencia todas as coisas do Universo como Vida de Deus, a APSIB orientará seus líderes e adeptos para que apliquem esse ensinamento em sua vida cotidiana. a) A APSIB orientará e incentivará os seus líderes e associados à leitura Introdução ao planejamento estratégico

A Associação da Prosperidade da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL (APSIB) vem realizando um grandioso trabalho de di-vulgação do Ensinamento da Seicho-No-Ie em suas atividades e despertando os par-ticipantes e associados para manifestarem DSURVSHULGDGHLQ¿QLWDDWUDYpVGRFRQKHFL-mento, convicção e prática.

Em consonância com a Diretriz do Mo-vimento da SEICHO-NO-IE DO BRASIL para 2015 e 2016, a diretoria da APSIB ela-borou este Plano de Ação Estratégico para colaborar com a rea lização da Diretriz e avançar com o movi mento da prosperidade junto ao seu público no mundo empresarial HSUR¿VVLRQDO

Os objetivos para período, que constam nos objetivos da APSIB, estão integrados aos estabelecidos na Diretriz da SEICHO-NO--IE DO BRASIL e desenvolvidos de acordo com a peculiaridade da nossa organização. MISSÃO DA APSIB

Promover a divulgação dos ensinamentos da Seicho-No-Ie aos empresários, execu-WLYRVSUR¿VVLRQDLVOLEHUDLVHDXW{QRPRV para despertar-lhes a natureza divina de ¿OKRGH'HXVHFRQFUHWL]DUDVDOYDomR não só a nível individual, mas também a prospe-ridade econômica do Brasil, com a verda-deira circulação da riqueza.

Objetivo da Associação da Prosperidade (APSIB)

(30)

funda-do Canto em Louvor a Natureza, D ¿P GD FRQFUHWL]DomR GD JUDQGH harmonia entre Deus, natureza e homem, como também vai inserir em suas atividades essa leitura. b) A APSIB, entendendo que

alimen-tação à base de carne contribui para os impactos no meio ambiente, as- VLPFRPRSDUDRVFRQÀLWRVWHUULWR-riais, orientará em suas atividades a redução da dieta alimentar à base de carne a todos os seus líderes e associados em sua vida cotidiana, assim como em todos os eventos organizados pela APSIB.

c) A APSIB promoverá caravana para o Japão em outubro de 2015, para conhecer e estudar as instalações do Escritório na Floresta, bem como as demais Academias da Sei-cho-No-Ie onde estão trabalhando ativamente na produção de energia OLPSD7HPHVWDDLQGDD¿QDOLGDGH de ver presencialmente os avanços e a prática do ensinamento atual de preservação do meio ambiente. Ve- UL¿FDUDLQGDDVGLIHUHQoDVGHFXO-tura e buscar adequações à nossa cultura, de tal modo que possamos aplicar em nossa vida e nas empre-sas nas quais os líderes da APSIB atuam e comandam no Brasil. d) A APSIB desenvolverá um

traba-lho de adequação de orientadores por localidade de responsabilidade, visando minimizar o deslocamento de grandes distâncias dos mesmos. Trabalhando, assim, suas atividades no sentido de minimizar a emissão de CO2 na atmosfera, instruindo e incentivando seus adeptos, associa-dos e líderes, para que se

compro-metam a também realizar isso em VXDVDWLYLGDGHVFRWLGLDQDVHSUR¿V-sionais.

e) Para o cumprimento da concretiza-ção de um “movimento que cresce em comunhão com a natureza”, a APSIB incentivará seus líderes e associados ao estudo de instalações de sistemas de energias ambien-tais limpas, como painéis solares, energia eólica e outras que possam contribuir com a redução de gás carbônico (CO2) no meio ambiente HHPVXDVDWLYLGDGHVSUR¿VVLRQDLVH pessoais.

f) A APSIB promoverá, com a lide-rança das Regionais escolhidas, campanhas de arrecadação de fun-GRV SDUD ¿QDQFLDPHQWRV SDUD D aquisição, por parte das Regionais, de equipamentos para produção de energia limpa a ser instalados nes-sas Regionais ou em Academias da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. 2. Realização de um “movimento

orga-nizacional de alta qualidade”.

A APSIB entende que seu público-alvo, que constituem seus associados, são, em VXDJUDQGHPDLRULDSUR¿VVLRQDLVIRUPD- GRUHVGHRSLQLmRTXHJHUDPHLQÀXHQ-ciam na economia do país. Para tanto:

a) A APSIB desenvolverá, com a li-derança, a atividade denominada Práticas para Manifestar a Natu-reza Divina, que tem como obje-tivo reunir os associados e líderes da organização para treinar as três práticas espirituais fundamentais da Seicho-No-Ie. Incentivaremos ainda as APLs e Ciclos de Estudos

(31)

da Prosperidade, para que realizem essa atividade em suas localidades. b) Desenvolverá formas de estudos

virtuais utilizando-se de modernas WHFQRORJLDV GH PHUFDGR D ¿P GH orientar todos os seus líderes em nível nacional, para que os mesmos tenham informações atualizadas e possam contribuir cada vez mais para a sustentabilidade do planeta. F  &RPRREMHWLYRGHGLYHUVL¿FDUVXDV

DWLYLGDGHV D ¿P GH DWHQGHU R VHX público-alvo, a APSIB dará início à atividade denominada Ciclo de Palestras da Prosperidade, que está focado e alinhado na Missão da APSIB. Essa atividade será reali-zada preferencialmente em locais onde não estão estabelecidos os Ci-clos de Estudos da Prosperidade. d) Nos anos 2015, 2016 e 2017, a

APSI B programará, conforme agen da e disponibilidade de ativi-dades nacional e regional, a realiza-ção do Fórum Empresarial da Pros-peridade, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, de forma regionalizada, com o foco exclusi-vo em empresários e empreendedo-UHVD¿PGHGHPRQVWUDUDDSOLFDomR dos ensinamentos da Seicho-No-Ie em suas atividades empresariais e os resultados obtidos.

– Pontos presentes nos anos anterio-res que continuarão sendo dada ênfase nos anos seguintes:

Associado

A APSIB entende que a principal ra-zão do nosso movimento é o associa-do. Ele é o principal ponto de todo o

esforço a ser desenvolvido. O asso-ciado da APSIB é aquele que tem um vínculo espiritual com a organização Prosperidade e, por essa razão, par-ticipa das atividades desenvolvidas SRU HOD D ¿P GH DSOLFDU RV HQVLQD-mentos da Seicho-No-Ie em sua vida SHVVRDO IDPLOLDU SUR¿VVLRQDO H HP-presarial. Faz contribuições físicas, mentais e monetárias para manter a sustentabilidade das atividades da SEICHO-NO-IE DO BRASIL em sua localidade e ampliar o desenvol-vimento do modesenvol-vimento da APSIB nessa região.

$WLYLGDGHVHVSHFt¿FDVGD$36,% A APSIB promoverá atividades em âmbito nacional, regional e local, com base nos princípios da pros-peridade preconizados pela Seicho--No-Ie.

Formação contínua de liderança Os “pilares” de sustentação do nosso movimento são os líderes, que desen-volvem um nobre trabalho na linha de frente, realizando as mais diversas DWLYLGDGHV 3DUD WDQWR LQWHQVL¿FD remos a capacitação da nossa lide-rança, ingrediente fundamental para o desenvolvimento da nossa organi-zação.

Incentivos nas três práticas espiri-tuais: Meditação Shinsokan, leitu-ra das escrituleitu-ras sagleitu-radas (sutleitu-ras sagradas, livros e revistas da Sei-cho-No-Ie) e dedicação de amor ao próximo.

Em nossas atividades, realizaremos estudos e treinamentos sobre a

(32)

prá-tica da Meditação Shinsokan, princi-palmente nas APLs (Núcleos), no Ci-clo de Estudos da Prosperidade para Empresários e nos Seminários para Empresários, realizados nas Acade-mias de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie.

Associações Locais de Prosperidade As Associações Locais têm um pa-pel fundamental para o crescimento e desenvolvimento do Movimento de Iluminação da Humanidade, pois é pelas Associações Locais que os no-vos adeptos da Seicho-No-Ie aden-tram ao Ensinamento.

Juntamente com os nossos líderes nas bases, orientaremos a elaboração de “planos de ações”, que visam atender e atingir as expectativas dos nossos associados de modo que eles absor-vam e pratiquem o Ensinamento da Seicho-No-Ie em sua vida cotidiana. Eventos Regionais da Prosperidade

(seminários, encontros, jantares, cafés executivos ou para empresá-rios etc.)

Com o objetivo de divulgar os ensi-namentos da Seicho-No-Ie e captar novos associados para o movimento da APSIB, sugerimos que as UAPs planejem eventos unindo os associa-dos e as APLs de forma que fortaleça o movimento da APSIB na região. Seminário nas Academias de Trei-namento Espiritual

Os Seminários de Treinamento Es-piritual são oportunidades para que novas pessoas vivenciem a Verdade

³+RPHP ¿OKR GH 'HXV´ H VH WRU-nem nossos companheiros de fé. Com o objetivo de dar oportunidade aos nossos adeptos, associados e lí-deres a aprofundar a fé e fortalecer a convicção da missão que têm em relação ao Movimento de Ilumina-ção da Humanidade e ao Movimen-to Internacional de Paz pela Fé, a APSIB desenvolverá ativamente um movimento de participação de todos os seus adeptos, associados e líderes para que estejam presentes em seus eventos ao menos uma vez ao ano, conforme a região a que pertencem. Seminário Especial da Prosperi-dade

&RPD¿QDOLGDGHGHFRURDURV(QVL-namentos da Seicho-No-Ie, o Semi-nário Especial da APSIB é hoje um dos principais eventos de âmbito na-cional realizados pela SEICHO-NO--IE DO BRASIL. A APSIB, para am-pliar ainda mais a abrangência desse evento em nível nacional com a má-xima qualidade que os ensinamentos merecem, buscará desenvolver a pro-gramação para esse evento em har-monia com o altíssimo conteúdo dou-trinário desenvolvido nessa atividade e com a exuberância das cidades e Estados escolhidos para realizar essa atividade, para que o público partici-pante possa vivenciar e apreender a verdadeira riqueza preconizada pelos Ensinamentos da Seicho-No-Ie. Dinamização organizacional

Participaremos efetivamente desse processo em todos os níveis, pois en-tendemos que é de suma importância

(33)

para o crescimento e formação con-tínua de liderança a “união” de todas as organizações num único objetivo para o Movimento de Iluminação da Humanidade.

Divulgadores e preletores

Entendendo a importância da forma-ção de novos divulgadores e também para que posteriormente possam ser indicados para preletor, esse trabalho visa à formação de liderança para o Movimento da Seicho-No-Ie e para a expansão e fortalecimento das ati-vidades da APSIB, sejam elas locais, regionais e nacionais. Estaremos as-sim incentivando com maior ênfase o estudo dos Ensinamentos da Seicho--No-Ie. Para tanto, orientaremos os participantes de nossas atividades quanto aos pré-requisitos e incenti-varemos para que participem do Ci-clo de Estudos da Prosperidade para Empresários ou do Módulo de Estu-dos da Seicho-No-Ie.

Ciclo de Estudos da Prosperidade para Empresários

É uma forma sistematizada de estudo dos Ensinamentos da Seicho-No-Ie que visa promover uma reformula-ção completa dos pensamentos dos alunos participantes e suas atitudes QD YLGD SUiWLFD H SUR¿VVLRQDO &RP o objetivo de propagar a verdadeira riqueza existente no mundo da Ima-gem Verdadeira, essa atividade pre-para o aluno pre-para o sucesso global na YLGDHPSUHVDULDOSUR¿VVLRQDOHSHV-soal, consolidando assim um suces-so global na vida do aluno. Por issuces-so, toda a liderança da APSIB

continua-rá empenhada nessa atividade, obje-tivando a realização do Ciclo de Es-tudos da Prosperidade para Empresá-rios em todas as capitais dos Estados brasileiros e em todas as Regionais da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Divulgação de Missão Sagrada e Forma Humana

A Missão Sagrada é a nossa gratidão a Deus por meio da contribuição mo-netária. Com esse ato, estabelecemos um vínculo espiritual com o Movi-mento Divino. Por isso, nos empe-nharemos em aumentar o número de contribuintes com a divulgação para conscientização de sua importância. Divulgaremos ainda a “Oração para Cura Divina” – Forma Humana em todas as nossas atividades, pois aque-les que participam, além de receber a oração, realizam uma importante con-tribuição monetária para o Movimen-to de Iluminação da Humanidade. Visitas de Bênção aos associados, a suas empresas e empresas associa-das

Visitaremos nossos associados com prévio agendamento, para oferecer orações. Já é uma prática na APSIB, H LQWHQVL¿FDUHPRV DLQGD PDLV HVVD atividade.

Desenvolvimento contínuo de lide-rança

Toda a SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL está empenhada em formar líde-res e sucessolíde-res para o Movimento. Este trabalho será desenvolvido em todas as atividades da APSIB.

(34)

Reunião de Crianças

Em nossas atividades já são reali-zadas essas reuniões. Atuaremos no sentido de incentivar ainda mais a realização dessa reunião em nossas atividades a nível local, regional e nacional.

Reunião de Juvenis

Em nossas atividades já são reali-zadas essas reuniões. Atuaremos no sentido de incentivar ainda mais a realização dessa reunião em nossas atividades a nível local, regional e nacional.

Livros e revistas da Seicho-No-Ie “A Verdade pregada pela Seicho-No-,HpD9HUGDGHTXHYLYL¿FDWRGRVRV seres”, o ensinamento que Deus me fez escrever na revista Seicho-No-Ie está suscitando resultados realmente inéditos. Quando se vive conforme a Verdade, faz-se presente a prote-ção divina, e então deixam de existir GRHQoDV H GL¿FXOGDGHV ¿QDQFHLUDV´ Masaharu Taniguchi, A Verdade da Vida, v. 3

Referências

Documentos relacionados

Usando técnicas como modelação matemática para analisar situações complexas, a Investigação Operacional dá aos executivos o poder de tomar decisões mais efectivas e

A evolução cientifica- metalúrgica, juntamente com os avanços tecnológicos ligados as exigências dos clientes de materiais nobres produzidos a base de fundição

Ao concluir esta pesquisa, realizada com o objetivo de estimar o efeito da idade sobre a latência do P300 em um grupo de 62 indivíduos idosos jovens com audição normal ou com

As rendas das operações de crédito vencidas há mais de 60 dias, independentemente de seu nível de risco, somente são reconhecidas como receita, quando efetivamente recebidas.

Sala de Orações (salão 2) 14h00 às 16h00 ReuNIÃO PARA umA VIDA feLIZ Explicação e Prática da Purificação da Mente Preletora Sandra Ilda de Caires. Livros-texto: A

14h00 às 16h00 REUNIÃO PARA UMA VIDA FELIZ Explicação e Prática da Purificação da Mente Preletor Antonio Moreira Fortes.

06h30 às 07h30 Oração Matinal Preletora Mary Nonaka 08h30 Cerimônia em memória dos Antepassados Sala de Orações (salão 2). 13h00 às 16h00 CONfeRêNCIA geRAL

diA 21 07h30 às 08h30Oração Matinal Preletor Sakimito Maezano 08h30Cerimônia em memória dos Antepassados Oficiante Picelli Sala de Orações (salão 2) 13h30Cerimônia em memória