• Nenhum resultado encontrado

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Unidade Portugal

Série: 5

o

ano (4

a

série)

Período: TARDE

Data: 26/10/2011

Valor da prova: 3,0 Nota: ______________

Eixo temático – Energia e ação

A lenda do joão-de-barro

A região dos pampas é vasta e diversos animais e aves têm ali sua morada. Entre os pássaros, os índios admiram sobretudo um: o joão-de-barro.

Ele não é nem muito grande nem muito pequeno e não canta maravilhosamente bem, mas constrói um ninho que é um palácio, com as paredes de barro e forrado de penas macias. Quando anda pelo solo, inclina a cabeça, orgulhoso, e seu jeito é muito semelhante ao de um ser humano.

Como todo índio guarani sabe, isso não é de se admirar, tendo em conta que o joão-de-barro já foi homem, um dia... Vou contar como tudo se passou.

No começo dos tempos, Jaebé, um índio valente, vivia no meio da floresta, com seu pai. Jaebé caçava e o pai prepa-rava a comida, colhia frutas silvestres e ervas, arrumava a oca. A vida deles era tranquila e sem grandes preocupações. Todos os dias eram iguais.

Até que algo diferente aconteceu.

Jaebé estava caçando e, sem perceber, chegou ao final da floresta. Cansado, sentou-se perto de um riacho de águas claras. Teria adormecido, não fosse ter visto um movimento que sacudia a grama alta, na outra margem. Jaebé ficou olhando, curioso, e quase perdeu o fôlego, quando viu uma moça.

Ela era mais bonita do que todas as flores da floresta.

A moça pegou a água límpida do riacho com um cântaro e, sem olhar para os lados, foi-se embora. A grama alta fechou-se atrás dela e Jaebé ficou desesperado por não ter podido fazer nada para detê-la.

Até o final da tarde, ele esperou que a moça voltasse, porém foi em vão.

DRUMMOND, Regina; OTTOWITZ, Taciana V. In: Hora de ler. Um mundo de histórias. Livro verde. De acordo com o texto, responda:

1.

Leia os trechos retirados do texto e assinale o significado mais adequado para as palavras destacadas. a) “A moça pegou água límpida do riacho com um cântaro e, sem olhar para os lados, foi-se embora.” ( ) poluída, escura.

( ) transparente, pura. ( ) azul, quente.

b) “A moça pegou água límpida do riacho com um cântaro e, sem olhar para os lados, foi-se embora” ( ) carro.

( ) balde. ( ) jarro.

(2)

2. “...Jaebé ficou desesperado...” Por que o índio Jaebé ficou desesperado? 3. “Jaebé ficou olhando, curioso e quase perdeu o fôlego, quando viu uma moça.” Por que quase perdeu o fôlego?

Parte II

1.

Indique a circunstância expressa pelos advérbios em destaque. a) Jaebé falava muito mal.

b) Ali no meio da floresta vivia um índio valente.

c) Todo dia Jaebé e seu pai acordam cedo.

d) Jaebé caçava bastante.

e) A moça certamente virá.

2.

Amplie as frases, acrescentando os advérbios pedidos. a) Ana chegou. (modo, tempo)

(3)

3.

Observe as palavras oxítonas destacadas e acentue-as corretamente. a) “O que sera que sera? Que dá dentro da gente e que não devia...” b) Grupo folclórico polones apresenta-se hoje.

c) Polícia liberta refem em ônibus.

d) A serra do Cipo é o local onde há maior biodiversidade por quilômetros quadrado do mundo. Após acentuar as palavras, conclui-se que a regra de acentuação das palavras oxítonas é:

( ) Todas as palavras oxítonas devem ser acentuadas.

( ) Devemos acentuar as palavras oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), em, ens. ( ) Devemos acentuar as palavras oxítonas terminadas em l, e(s).

( ) Todas as palavras oxítonas terminadas em r devem ser acentuadas. ( ) Devemos acentuar as palavras oxítonas terminadas em z.

“Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes”. Paulo Freire

(4)
(5)

AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Valor da prova: 3,5 Nota: ______________

Unidade Portugal

Série: 5

o

ano (4

a

série)

Período: TARDE

Data: 26/10/2011

Eixo temático – Energia e ação

“Entre os pássaros, os índios admiram sobretudo um: o joão-de-barro.

Ele não é nem muito grande nem muito pequeno e não canta maravilhosamente bem, mas constrói um ninho que é um palácio, com as paredes de barro e forrado de penas macias”.

Responda: 1. O pássaro joão-de-barro leva 2 horas voando, para percorrer 235 km. Quantos quilômetros o pássaro voa em 1 hora? 2. Se o joão-de-barro dividir 50 quilos de barro e galhos secos em 8 ninhos de mesmo tamanho, quantos quilos ficarão em cada ninho?

Parte II

1. Pedro, Ana e Marcelo colheram 41 quilos de morango, mas 3,5 quilos estragaram e foram jogados fora. O restante dis-tribuiu em três partes iguais. Com quantos quilos de morango cada um ficou?

MATEMÁTICA – 4

o

BIMESTRE

(6)

2. Em um latão havia 24 litros de leite. Foram colocados mais 18,7 litros. Sabendo que o latão tem capacidade para 70 litros, quantos litros ainda faltam para enchê-lo? 3. Paula comprou uma peça de tecido com 15,5 metros. Dividiu-a em 5 partes de igual tamanho, para fazer toalhas. Qual é o comprimento de cada toalha? 4.

Resolva as divisões até darem exatas.

a) 53 : 4 b) 5,6 : 5 c) 63,72 : 3 d) 193 : 0,5 5. Passe as frações para números decimais. a) 12 8 b) 8 5 c) 114 d) 9 2 e) 3 6 Boa Prova! Tia Sylvia

(7)

AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Unidade Portugal

Série: 5

o

ano (4

a

série)

Período: TARDE

Data: 26/10/2011

Valor da prova: 3,0 Nota: ______________

Eixo temático – Energia e ação

Parte I

Leia o texto “A lenda do João-de-barro” e depois responda à questão abaixo de forma correta.

1.

O uso do fogo é uma prática antiga, que já era utilizada pelos povos indígenas para caça e para preparo do terreno para plantio.

a) Escreva duas utilidades da combustão (fogo) nos dias de hoje.

• _______________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________ • _______________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________ b) Escreva dois cuidados que devemos ter em relação à combustão.

• _______________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________ • _______________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________

Parte II

1. O Sol, além de fonte de vida, é a origem de todas as formas de energia que o homem vem utilizando durante sua his-tória e pode ser a resposta para a questão do abastecimento energético no futuro.

• Escreva o nome de um fenômeno natural que ocorre na Terra devido ao calor do sol.

(8)

2.

O homem primitivo, inicialmente, observou o fogo surgido espontaneamente ou provocado por raios e começou a utilizá-lo de maneira esporádica e desorganizada.

• Complete os quadradinhos abaixo corretamente. a) Gás combustível:

b) Combustível líquido de caminhões: c) Combustível sólido:

d) Gás comburente:

3.

O estudo da eletricidade se iniciou na Antiguidade, por volta do século VI a.C, com o filósofo e matemático grego Tales de Mileto. Ele, dentre os maiores sábios da Grécia Antiga, foi quem observou o comportamento de uma resina vegetal denominada de âmbar. Em grego, a palavra elektron significa âmbar, e a partir desse vocábulo surgiram as palavras elétron e eletricidade.

a) O que aconteceu após termos atritado a bexiga nos cabelos e aproximado-a de pedacinhos de papel? Justifique sua resposta.

b) Explique por que os raios (descargas elétricas atmosféricas) são tão perigosos.

Boa Prova!

(9)

AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Unidade Portugal

Série: 5

o

ano (4

a

série)

Período: TARDE

Data: 26/10/2011

Valor da prova: 3,0 Nota: ______________

Eixo temático – Regionalismo e sociedade

Parte I

1.

A lenda do joão-de-barro faz parte de várias regiões brasileiras.

Pensando nos costumes e tradições da região Sul complete a cruzadinha a seguir. a) Prato típico do Sul hoje conhecido no Brasil todo.

b) Dança muito popular principalmente entre as crianças. c) Bebida típica. d) Lenda popular. e) Ponto turístico muito visitado. f) Festa típica trazida pelos alemães. S U L I S T A a) b) c) d) e) f)

(10)

Parte II

1.

Complete o mapa da região Sul com os seus estados e respectivas capitais. Pinte-o.

2.

Dê exemplos de três produtos agrícolas cultivados nos seguintes estados: a) Paraná

h) Santa Catarina

i) Rio Grande do Sul

Boa prova! Beijos tia Paty.

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

lhante; linhas vasculares bem v1S1veis, cheias de conteúdo amarelo-pardo, em geral retas; pa- rênquima axial moderadamente abundante, pa- ratraqueal em faixas; raios

Outras atividades desenvolvidas pela rede de saúde do trabalhador e mencionadas nos estudos são: elaboração de programas de saúde do trabalhador que contribuem para

térios que tinham em mente para medir êxitos e fracassos. assim, a sua avaliação da política externa do estado Novo, neste período em particular, é globalmente lisonjeira

Para melhor atender seus clientes e ad- quirir o reconhecimento de um trabalho sé- rio, o Rio Vermelho Distribuidor leva consigo eficiência e responsabilidade, pois o suces- so é

Avaliação da função pulmonar, força muscular respiratória e teste de caminhada de seis minutos em pacientes portadores de doença renal crônica em hemodiálise. Nascimento

O alunos poderão utilizar a plataforma para desenvolver aplicações práticas em diferentes áreas como logística, serviços hospitalares, vigilância e monitoramento ambiental

Com o propósito de contribuir para o preenchimento dessa lacuna, este trabalho apresenta um pacote do programa R – que inclui uma função homônima – com o objetivo de automatizar