• Nenhum resultado encontrado

525 QuilÔMetroS de investimentos. Anglo American realiza novas parcerias para beneficiar comunidades na região do mineroduto. distribuição gratuita

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "525 QuilÔMetroS de investimentos. Anglo American realiza novas parcerias para beneficiar comunidades na região do mineroduto. distribuição gratuita"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

525 QuilÔMetroS

de inVeStiMentoS

Mineroduto

Junho/ Julho de 2012

PUBLICAÇÃO DESTINADA ÀS COMUNIDADES DE RELACIONAMENTO DA ANGLO AMERICAN . ANO 3 . N° 17

diStribuição gratuita

Anglo American realiza novas parcerias para

benefi ciar comunidades na região do mineroduto

(2)

editorial

Publicação destinada às comunidades de relacionamento Anglo American - Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil | Coordenação: Comunicação Empresarial | Comitê de Comunicação com Comunidades Mineroduto: Alessandro Alvim, Carlos Heinisch, Carolina Almeida, Danielle Vieira, Fernanda Zebral, Flávio Piorotte, Guilherme Cauper, Gustavo Castro Oliveira, Lucas de Oliveira Gomes, Luciana Teixeira, Mateus Alvim, Olívia Silvia Martins, Paulo Borges e Rodrigo Péon | Produção editorial: BH Press Comunicação | Reportagem e redação: Laura Sanders (16321/MG) | Projeto gráfi co e diagramação: AVI Design | Foto de Capa: Jair Campos | Tiragem: 15.000 exemplares

eXpediente

contribuição para

o Futuro

guns kis

Fale conoSco

coMo eStou dirigindo?

O Fale Conosco também é um canal disponível para você registrar manifesta-ções sobre a conduta dos motoristas que trabalham no Projeto Minas-Rio. Todos os veículos da Anglo American e das contratadas do empreendimento são identifi cados e possuem um adesivo informando o número de telefone para manifestações.

Para registrar alguma infração, é impor-tante que o manifesimpor-tante informe o local (rua ou rodovia), data e hora onde ocorreu o incidente, além de fornecer a placa ou número de identifi cação do veículo. Esses dados facilitam a localiza-ção precisa do condutor.

Em caso de reclamações mais gerais sobre a utilização de vias ou de tráfego em alta velocidade, é importante que o manifestante tente ao menos informar os horários em que é mais frequente a passagem dos veículos e a localidade específi ca, como bairro ou comunidade em que a infração vem ocorrendo.

José Roberto Nassif Gerente de Infraestrutura

Publicação destinada às comunidades de relacionamento Anglo American - Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil | Coordenação: Comunicação Empresarial | Comitê de Comunicação com Comunidades Mineroduto: Alessandro Alvim, Carlos Heinisch, Carolina Almeida, Danielle Vieira, Fernanda Zebral, Flávio Piorotte, Guilherme Cauper, Gustavo Castro Oliveira, Lucas de Oliveira Gomes, Luciana Teixeira, Mateus Alvim, Olívia Silvia Martins, Paulo Borges e Rodrigo Péon | Produção editorial: BH Press Comunicação | Reportagem e redação: Laura Sanders (16321/MG) | Projeto gráfi co e diagramação: AVI Design | Foto de Capa: Jair Campos | Tiragem: 15.000 exemplares

eXpediente

guns kis

José Roberto Nassif Gerente de Infraestrutura

Nesta edição do Diálogo trazemos boas notícias sobre parcerias fi rmadas nos municípios de Abre Campo, Carangola e São Domingos do Prata, em Minas Gerais. Dando prosseguimento ao esforço para contribuir positivamente com as comunidades onde atuamos, a Anglo American promoveu melhorias nas áreas de saúde, educação e infraestrutura das cidades.

Foram três escolas totalmente reformadas em Abre Campo, doação de equipamentos hospitalares para uma instituição de saúde em São Domingos do Prata, recuperação de uma das principais ruas de Carangola, entre outros investimentos.

Dentro da proposta de contribuir para a geração de emprego e renda nas cidades, a empresa anuncia novidades no apoio a confecções e na produção cafeeira. Duas cooperativas de café, uma em Tombos (MG) e outra em Pedra Bonita (MG), passaram a fazer parte do Futuro Ideal, uma iniciativa do Instituto Camargo Corrêa (leia mais na página 6). Em Pedra Dourada (MG), a Anglo American investiu na compra de equipamentos para o Projeto Mão Amiga, que trabalha pelo desenvolvimento de um polo de confecção na cidade.

Falando em desenvolvimento sustentável, essa edição traz ainda uma matéria sobre o nosso trabalho com a fauna nas áreas onde estamos implantando o mineroduto.

(3)

Fauna protegida

Biólogos, veterinários e auxiliares têm um papel essencial no andamento do Projeto Minas-Rio. É deles o trabalho de monitorar os animais nas áreas onde a empresa está implantando o mineroduto. Quando o animal é encontrado, ele é afugentado ou resgatado e, caso necessário, é encaminhado para tratamento veterinário.

O afugentamento é uma técnica utilizada pelos biólogos para promover o deslocamento voluntário dos animais para áreas próximas, evitando que permaneçam na área da obra. Já o resgate ocorre somente se necessário.

Para realizar esse trabalho, a Anglo American contrata uma empresa especializada. “Esses profissionais possuem uma licença e capacitação

específica para o trabalho”, explica Tadeu Lacerda, da área de Meio Ambiente da Anglo American. Em casos específicos, quando a equipe encontra um ninho de pássaros, por exemplo, a área pode ser isolada por um tempo, até o fim do período reprodutivo. “Esse trabalho é contínuo e acontece antes e durante a implantação do mineroduto”, completa.

Além do resgate, a preocupação com a preserva-ção da fauna nas áreas onde está sendo implanta-do o empreendimento foi levada em conta no próprio planejamento do traçado do mineroduto, que buscou preservar a vegetação, evitando transpor terrenos de florestas e regiões com grande variedade de espécies.

Anglo American trabalha para preservar

os animais das regiões onde atua

paSSo a paSSo

Animal é resgatado em atividade realizada próximo ao município de Morro do Pilar (MG)

(4)

Ja ir C am po s

acontece no MinaS-rio

totalMente

reForMadaS

Obras em três escolas do

município de Abre Campo

são concluídas, benefi ciando

mais de 200 alunos

Em junho, a Anglo American concluiu a reforma de mais uma das três escolas municipais de Abre Campo (MG). As instituições foram contempladas pela

parceria entre a empresa e a Prefeitura do município. No total, 235 alunos foram beneficiados com as melhorias nos três colégios, que incluíram obras estruturais, construção de novos cômodos e recuperação dos acessos.

Há seis meses como gestora da Escola Municipal Doutor Sertório de Amorim, localizada na comunidade de Livramento, Gilmara Souza Nisa conta que há muito tempo a escola em que trabalha não passava por uma manutenção. “A última pintura de que me lembro foi feita pelo próprio pessoal da escola”, conta. Com a reforma, o prédio ganhou novas divisórias nas salas, melhorias nos banheiros, expansão da cozinha e salas separadas para a secretaria. “Ficou muito bom, os alunos gostaram muito. Essa parceria foi importante pois nos deu a possibilidade de fazer as melhorias e ver a escola arrumada”, comemora.

(5)

Ronaldo Guimarães

A Rua Pedro de Oliveira, principal via comercial de Carangola (MG), foi totalmente reformada. As melhorias incluíram a construção de um calçadão pavimentado com pedra portuguesa, novo mobiliário, como bancos e lixeiras, e novo sistema de iluminação. O local já é tradicional na cidade e reúne a maioria das lojas do município. A expectativa é de que as melhorias contribuam para movimentar a economia, além de trazer mais conforto e segurança para os moradores.

noVidade para QueM

Vai ÀS coMpraS

O Hospital Nossa Senhora das Dores, em São Domingos do Prata (MG), ganhou novos equipamentos e um sistema de aquecimento de água, que contribui para a economia de energia. O investimento é resultado de um convênio entre a Anglo American e a Prefeitura do município. Mais de 17 mil moradores serão beneficiados.

parceria eM

prol da SaÚde

(6)

Ronaldo Guimarães

entre nóS

Investimentos duplicam

geração de empregos em

projeto de confecções de

Pedra Dourada

Há quatro anos, a moradora de Pedra Dourada (MG) Aline Márcia de Souza estava desempregada e não encontrava oportunidades de trabalho no município. Hoje, com 27 anos, ela se descobriu no trabalho de costureira e já coordena uma das confecções do Projeto Mão Amiga, uma iniciativa da Prefeitura pela redução do desemprego feminino na cidade.

O projeto prevê uma parceria com empresas da região para contratar mão de obra local e planeja a formação de um polo de confecções no município. Desde maio, o “Mão Amiga” teve sua atuação ampliada, graças ao investimento da Anglo American para a compra de equipamentos e materiais de corte e costura, que resultaram na criação de novos postos de trabalho.

Só na confecção em que Aline trabalha, mais seis pessoas foram contratadas depois dos novos investimentos e a previsão é de que, até o final do ano, o número de trabalhadores do projeto

duplique, passando de 60 para 120. “A maioria das pessoas que está aqui não tinha emprego ou trabalhava na roça. Agora elas não precisam procurar emprego fora da cidade”, comemora Aline. Para Angélica Andrade, 25 anos, que trabalha em

outra confecção do projeto com a produção de roupas infantis, o “Mão Amiga” contribuiu para aumentar a renda da família. Há dois anos ela aprendeu o ofício de costureira e já é gerente na confecção. “Espero que a empresa cresça ainda mais”, planeja.

MãoS eMpreendedoraS

Projeto Mão Amiga: polo de confecções em Pedra Dourada

(7)

Ronaldo Guimarães

entre nóS

Programa de geração de

renda apoia mais dois

projetos em Minas Gerais

Duas cooperativas de produtores de café em Minas Gerais ganharam uma força a mais para suas atividades. Com a ajuda do Futuro Ideal, projeto de geração de renda do Instituto Camargo Corrêa com apoio da Anglo American, elas obtiveram recursos e a ajuda necessária para colocar em prática uma série de melhorias.

Em Tombos (MG), o projeto “Semeando Futuros” benefi cia a Cooperativa de Produção e Economia Solidária (Cooprosol), que reúne cem produtores. Já em Pedra Bonita (MG), o Futuro Ideal

inaugurou o “Café das Montanhas”, iniciativa que benefi ciará 28 membros da Cooperativa

Agropecuária dos Produtores Familiares de Café das Montanhas (Coofmon).

Com os recursos do programa, a Cooprosol inaugurou em maio um galpão de benefi ciamento e estocagem de café com 300 metros quadrados. O local será utilizado para armazenar as sacas e vai abrigar equipamentos de classifi cação dos grãos, também custeados pelo projeto, além de uma sala de degustação. “Com apoio do Futuro Ideal queremos atingir a excelência na produção do café. O galpão vai nos auxiliar na venda coletiva”, planeja o presidente da Cooprosol, Daniel Seabra.

o incentiVo

Que FaltaVa

Em Pedra Bonita, os trabalhos para fortalecer os cafeicultores da região do Córrego do Café foram iniciados no

começo do ano e já apresentam resultados. Os produtores adquiriram mais uma

máquina de secagem de café e construíram um galpão para a sede da cooperativa. Além disso, uma vez por mês, os cafeicultores recebem a visita técnica de um engenheiro agrônomo, contratado pelo projeto, para dar assistência em questões relacionadas à qualidade da produção, ao uso de agrotóxicos e ao custo da lavoura.

O cafeicultor e secretário da Coofmon, José Antônio do Carmo, 26 anos, conta que o engenheiro contratado pelo

programa já realizou uma análise do solo e identificou possíveis doenças na lavoura de cada produtor. “Ele mostrou quais os remédios podem ser usados para acabar com as doenças e aumentar a

produtividade. Nossa expectativa com a parceria é muito boa”, afirma.

As atividades previstas nas cooperativas foram idealizadas junto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além de investimentos em infraestrutura, o apoio às duas

cooperativas também prevê capacitações técnicas para os cooperados.

(8)

entre nóS

Você conhece eStaS peSSoaS?

Empresa lança projeto

para apoiar divulgação

de imagens de pessoas

desaparecidas

Tendo em vista o grande número de pessoas envolvidas na construção do mineroduto do Projeto Minas-Rio, a Anglo American resolveu aproveitar o alcance do empreendimento para ajudar as famílias que convivem com o desaparecimento de algum

parente. Em junho, a empresa deu início ao Projeto Encontrar, que tem como objetivo contribuir com a divulgação de fotos de pessoas desaparecidas.

A ideia é que a divulgação das imagens seja feita periodicamente durante os Diálogos Diários de Segurança (DDS), nos veículos de comunicação da empresa e nos canteiros de obras do Projeto Minas-Rio, onde as informações também serão repassadas a empregados das empresas contratadas.

“Como são muitas pessoas

envolvidas no Projeto, a exposição das fotos ganha força. Quanto mais pessoas ficarem sabendo do problema e tiverem uma orientação certa, melhor”, explica Danielle Vieira, da área de Relações com

Comunidades, idealizadora da ação.

Ajude a encontrá-los

Telefone: 0800 2828 197

Vinícius Maia

29 anos

Desaparecido desde janeiro de 2012

Caio Bittencourt

23 anos

(9)

Quem acredita que Minas Gerais não é lugar de praia e de se refrescar precisa conhecer Santo Antônio do Rio Abaixo, na região central do estado. No município, as praias de rios e cachoeiras são a grande atração e encantam turistas nas diversas épocas do ano.

Com fácil acesso, as praias do Limão, a 6 km da cidade, da América (1 km) e do Tabuleiro (2 km) são ótimas opções para aproveitar o final de semana. Na cidade, a prainha do Balneário Benedito Martins Leite, rodeada por

corredeiras e uma área de camping, é considerada o cartão postal.

Quem prefere as cachoeiras pode conhecer a do Chuvisco, a 7 km da cidade, localizada no rio do Peixe, a cachoeira da Bahia (3 km) no rio Santo ou a cachoeira do Cristal (4 km) no Córrego do Cristal. Santo Antônio do Rio Abaixo fica a 190 km de Belo Horizonte, com acesso pelas rodovias BR-381ou MG-010.

da Janela

Cachoeira do Chuvisco é uma das mais visitadas em Santo Antônio do Rio Abaixo

Arquivo Prefeitura de Santo Antônio do Rio Abaixo

Vai uM

pãozinho aí?

Por anos, uma receita simples de pão, carne de porco de panela e massa de tomate garantiu o sustento da família de Eugênio Pires Lage, 53 anos, morador de Santa Maria de Itabira, na região central de Minas Gerais. O pão é molhado no caldo da carne de porco com molho de tomate e servido em seguida. Há cerca de 70 anos, o pai, que era dono de um bar na cidade, fornecia o sanduíche para viajantes que passavam pelo município. “Era uma opção barata, então, muitos paravam no bar para comer o pão molhado. Foi assim que meu pai sustentou a família de oito filhos, que hoje estão estudados”, conta Eugênio. Para manter a tradição e promover o encontro dos irmãos e sobrinhos, há três anos, a família idealizou uma festa, que hoje é famosa na região. A Festa do “Bichim”, forma como o pai, já falecido, costumava chamar as pessoas, é realizada uma vez por ano. No mês de setembro, cada irmão ficará responsável por fazer a sua receita do pão molhado, que será julgada por moradores

convidados para o evento. Será o Festival do Pão Molhado. “É um momento para contar casos, tocar música e reunir todo mundo”, planeja Eugênio.

recanto daS águaS

de MinaS ao rio

Arquivo Eugênio Lage

Festival do Pão Molhado reúne moradores de Santa Maria de Itabira

(10)

acontece no MinaS-rio

A alta administração da Anglo American e das principais empresas contratadas do Projeto Minas-Rio se reuniu no final de junho, em Belo Horizonte, para discutir boas práticas de seguran-ça e saúde. Um dos objetivos do encontro foi promover a troca de experiências entre as empre-sas, abordando temas como segurança em transportes, condições de trabalho e prevenção de incidentes.

No encontro, os 70 participantes discutiram ainda melhorias que podem beneficiar as comu-nidades envolvidas no Projeto Minas-Rio. “O evento foi muito importante, pois reforçamos para todas as empresas que atuam no Minas-Rio o principal valor da Anglo American: a seguran-ça. Discutimos o que de melhor podemos fazer nessa área, incluindo os benefícios que podemos levar para as comunidades onde estamos

inseri-Arquivo Anglo American

Evento reuniu diretores e presidentes das empresas que atuam no Minas-Rio para discutir melhorias em segurança

dos”, afirmou o gerente geral de Segurança e Saúde da Anglo American, Luiz Humberto Fernandes.

Ao fim do evento, foram criados grupos compos-tos por representantes de todas as empresas. Nos próximos meses, eles serão responsáveis por desenvolver 12 pontos de melhoria em segurança e saúde, além de preparar e acompanhar ações para enfrentar os maiores desafios do Minas-Rio nessa área. Participaram do encontro os presi-dentes, diretores e principais gerentes de todas as contratadas da Anglo American.

Segurança é

(11)

leia e uSe

Sobre duaS

O uso de motocicletas é proibido para o transporte no Projeto Minas-Rio. No entanto, a presença desse tipo de veículo é constante na rotina dos municípios de

abrangência do empreendimento. Dados do Ministério da Saúde revelam que o número de mortes por acidente de moto em Minas Gerais foi de 754 óbitos em 2010.

Por isso, é tão importante reforçar os procedimentos para garantir a segurança no trânsito, tanto de quem faz uso das motos quanto de quem convive com elas. Confira as dicas.

cuidado

rodaS

Se Você é MotocicliSta

• Aprendizado vai com você e não ocupa

espaço: a habilitação exigida para você tirar a

carteira de moto é importante, mas não é suficiente. Participe de cursos de pilotagem defensiva e lembre-se de que nunca se sabe tudo sobre segurança.

• Capacete não é enfeite de braço: o capacete é essencial, assim como as luvas, roupas e calçados apropriados. Nem pense em subir na moto de chinelos.

• Cruzamento perigoso: nunca pilote sob efeito de álcool ou substâncias que

prejudiquem a capacidade de pilotagem. A maioria das mortes por incidentes de motos é causada por pessoas alcoolizadas.

Se Você é MotoriSta

• Esconde-esconde: muitas vezes as motocicletas são difíceis de serem vistas. Preste atenção aos retrovisores para ver o que está a sua volta. Sempre sinalize suas

intenções.

• Atenção nunca é demais: a maioria dos incidentes envolvendo motos e carros é causada num momento de distração. • Via de trânsito não é pista de

competição: não “cole” na motocicleta a sua

frente e nem a “esprema” nas faixas. Motos são mais ágeis e mudam de direção com mais facilidade, além de pararem mais rapidamente.

(12)

Quando se trafega em estradas que cortam áreas rurais é comum se deparar com animais pastando nas margens ou cruzando a pista. Tal situação pode ser extremamente perigosa, principalmente quando o condutor do veículo está distraído ou em alta velocidade.

“Um acidente nessa situação pode ter

consequências graves ou mesmo fatais”, alerta Paulo Borges, da área de Saúde e Segurança Ocupacional da Anglo American. Segundo ele, muitos motoristas, ao se depararem com tal circunstância, desviam dos animais,

principalmente quando estão trafegando em alta velocidade. A atitude pode provocar a perda do controle do veículo, resultando em acidente.

cuidado: aniMaiS na piSta

leia e uSe

O Projeto Minas-Rio comemora a marca de

de homens-hora trabalhadas sem incidentes com afastamento

33

MILHÕES

Mais de 12 mil trabalhadores em segurança

A Anglo American comemora mais uma marca importante em seu maior

empreendimento global: 33 milhões de homens-hora sem incidentes com

afastamento no Projeto Minas-Rio. Isto significa que, durante mais de um ano,

nenhum dos mais de 12 mil empregados que atuam no projeto sofreu lesões

que causassem qualquer tipo de incapacitação ou afastamento do trabalho.

A empresa celebra esse resultado porque segurança é seu principal valor.

Com meta de Zero Lesão em todos os locais de trabalho, a Anglo American

investe incansavelmente em práticas e programas de segurança, focando no

gerenciamento de riscos, nas lideranças presentes no dia a dia, no

aprendizado com incidentes e na capacitação dos empregados. Afinal, todos

os que trabalham na Anglo American têm o direito de voltar para casa sem

lesões, e o nosso papel é tornar isso uma realidade consistente.

O Projeto Minas-Rio comemora a marca de

de homens-hora trabalhadas sem incidentes com afastamento

33

MILHÕES

Mais de 12 mil trabalhadores em segurança

A Anglo American comemora mais uma marca importante em seu maior

empreendimento global: 33 milhões de homens-hora sem incidentes com

afastamento no Projeto Minas-Rio. Isto significa que, durante mais de um ano,

nenhum dos mais de 12 mil empregados que atuam no projeto sofreu lesões

que causassem qualquer tipo de incapacitação ou afastamento do trabalho.

A empresa celebra esse resultado porque segurança é seu principal valor.

Com meta de Zero Lesão em todos os locais de trabalho, a Anglo American

investe incansavelmente em práticas e programas de segurança, focando no

gerenciamento de riscos, nas lideranças presentes no dia a dia, no

aprendizado com incidentes e na capacitação dos empregados. Afinal, todos

os que trabalham na Anglo American têm o direito de voltar para casa sem

lesões, e o nosso papel é tornar isso uma realidade consistente.

O Projeto Minas-Rio comemora a marca de

de homens-hora trabalhadas sem incidentes com afastamento

33

MILHÕES

Mais de 12 mil trabalhadores em segurança

A Anglo American comemora mais uma marca importante em seu maior

empreendimento global: 33 milhões de homens-hora sem incidentes com

afastamento no Projeto Minas-Rio. Isto significa que, durante mais de um ano,

nenhum dos mais de 12 mil empregados que atuam no projeto sofreu lesões

que causassem qualquer tipo de incapacitação ou afastamento do trabalho.

A empresa celebra esse resultado porque segurança é seu principal valor.

Com meta de Zero Lesão em todos os locais de trabalho, a Anglo American

investe incansavelmente em práticas e programas de segurança, focando no

gerenciamento de riscos, nas lideranças presentes no dia a dia, no

aprendizado com incidentes e na capacitação dos empregados. Afinal, todos

os que trabalham na Anglo American têm o direito de voltar para casa sem

lesões, e o nosso papel é tornar isso uma realidade consistente.

Referências

Documentos relacionados

No custeio racional, são imputados aos produtos/serviços os custos industriais variáveis e um volume maior ou menor de custos industriais fixos, de acordo com a maior ou

A unidade curricular Comportamento Organizacional pretende contribuir para a compreensão das causas e das consequências do comportamento humano no trabalho..

DESTAQUE: O laudo pericial juntado em autos de ação penal quando ainda pendente de julgamento agravo interposto contra decisão de inadmissão de recurso especial enquadra-se no

In addition to common fibrous histiocytoma, other variants described to date include aneurysmal, hemosiderotic, cellular, epithelioid, atyp- ical, lipidized, clear cell,

frotas de RU GAG -.. A proposta do 7.º Programa de Ação em matéria de ambiente da UE articula-se com a proposta da Comissão relativa ao Quadro Financeiro Plurianual da UE

( soma das melhores pontuações de evento correspondentes a 60% das provas organizadas e que constam do calendário “Trail Madeira” ) VETERANOS - TRAIL LONGO (21,0975 Km ≤ D

Na psoríase em placas, três estudos de fase III controlados por placebo foram integrados com o fim de avaliar a segurança de Taltz em comparação com placebo até 12 semanas após

O que me motivou a estudar e contribuir para a produção e sistematização de conhecimentos neste trabalho “Estudo das Percepções de Educação Ambiental entre os