• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Missão: "Oferecer condições e oportunidades de educação e cultura com a finalidade de contribuir para a formação e desenvolvimento de

FACULDADE DOM ALBERTO

CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

(2)

1. REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Das atividades de estágio

Art. 1. O estágio supervisionado da Faculdade Dom Alberto obedecerá às

normas previstas na legislação vigente (Lei nº 11.788/2008), na Resolução 003/2008 da Faculdade, que aprova o programa de estágios, bem como às normas contidas neste regulamento, com o objetivo de propiciar a formação prático-profissional aos graduandos do Curso de Direito.

Art. 2. O estágio supervisionado do Curso de Direito constitui requisito

indispensável para a obtenção do título de bacharel e exige o cumprimento de uma carga horária de 320 horas, dividida nos 4 (quatro) últimos semestres do curso, a partir do 7º semestre, com 80 horas cada um.

Art. 3. O Estágio Supervisionado I será realizado com ênfase em Civil, II em

Penal, III em Trabalho e IV em Preparatório para as Carreiras Jurídicas.

§1º. Os Estágios I, II e III serão compostos das seguintes atividades e respectivas cargas horárias:

Atividade Carga

horária

Local Orientação Supervisão

1. Prática jurídica real.

Atendimento, acompanhamento e desenvolvimento de atividades jurídicas. 50% 40h NPJ ou Órgão conveniado Professor Orientador de Estágio NPJ, ou profissional do órgão conveniado 2. Prática jurídica simulada.

Elaboração de peças, atos e atividades processuais.

25% 20h

Sala de aula Professor Orientador de Estágio X 3. Prática jurídica simulada.

Análise de autos findos.

15% 12h NPJ e ambiente privado Professor Orientador de Estágio X 4. Prática jurídica simulada. Assistência de audiências e visitas orientadas. 10% 8h Órgãos do Judiciário Estadual e Federal Professor Orientador de Estágio X

§2º. O Estágio IV será assim estruturado:

(3)

Missão: "Oferecer condições e oportunidades de educação e cultura com a finalidade de contribuir para a formação e desenvolvimento de

Atividade Carga horária

Local Orientação Supervisão

1. Prática jurídica simulada. Aperfeiçoamento do raciocínio jurídico, pensamento problemático, estudo de caso e argumentação jurídica. 40% 32h NPJ Sala de aula Ambiente privado Professor Orientador de Estágio X 2. Prática jurídica simulada. Elaboração de peças e atos processuais em alto nível, com concentração

em uma das áreas:

administrativo, cível, criminal, constitucional, empresarial, previdenciário ou trabalhista. 60% 48h NPJ Sala de aula Ambiente privado Professor Orientador de Estágio X

§3º. As práticas jurídicas de solução alternativa de conflitos serão assim desenvolvidas:

Atividade Carga horária

Local Orientação Supervisão

1. Prática jurídica real e simulada. Práticas de conciliação, negociação, mediação e arbitragem. 50% 15h Disciplina de Mediação e Arbitragem Professor da disciplina NPJ

Art. 4. O estágio obrigatório, juntamente com o trabalho de conclusão de curso

(Monografia Jurídica) e as atividades complementares, visa à integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nos eixos de formação fundamental e profissional do Curso de Direito, a fim de que o orientando obtenha o domínio indispensável para o exercício do direito, tanto na carreira pública como na atividade empresarial.

(4)

Art. 5. As atividades realizadas, nos quatro níveis de estágio, contemplarão:

I - atividades reais desenvolvidas no Núcleo de Prática Jurídica e nas instituições conveniadas;

II - atividades simuladas; III – análise de autos findos;

IV - participação como ouvinte de audiências cíveis, criminais, trabalhistas e sessão do tribunal do júri;

V - visitas orientadas;

VI – elaboração de relatório de estágio supervisionado.

Art. 6. Nas atividades de prática real, o estagiário deverá realizar atendimento às

partes, pesquisa, elaboração de peças processuais, propositura de ações e acompanhamento dos respectivos processos, junto ao Núcleo de Prática Jurídica Dom Alberto ou ainda junto às instituições conveniadas.

Parágrafo único. Em caso de estágio realizado em instituição conveniada, o estagiário deverá entregar previamente ao Núcleo de Prática Jurídica plano de atividades de estágio bem como contrato de estágio para avaliação e posterior autorização de realização de estágio curricular em instituição conveniada.

Art. 7. Nas hipóteses em que o estagiário opte por realizar a prática jurídica real

em orgão externo, devidamente conveniado, deverá atender à legislação vigente e aos requisitos estabelecidos neste Regulamento.

§1º. Antes de iniciar o estágio externo, o aluno deverá procurar a Coordenação de Estágio, para obtenção dos documentos necessários à sua realização, previstos nos Anexos A e B do presente regulamento, sem os quais o estágio externo não poderá ser convalidado.

§2º. Somente serão válidas as atividades realizadas durante o semestre letivo em curso do respectivo Estágio.

§3º. Os estágios externos poderão ser realizados na Defensoria Pública, nos escritórios de advocacia credenciados junto à Ordem dos Advogados do Brasil, ou ainda em Delegacias de Policia, Justiça Estadual, Justiça Federal, Procon, órgãos municipais e estaduais, empresas privadas, bem como em outros órgãos e instituições a critério da Coordenação de Iniciação Científica, Extensão e Estágios e da Coordenação do Curso de Direito.

Art. 8. As atividades simuladas serão realizadas através de práticas processuais

e não processuais e contemplarão atuação oral, elaboração de peças, atos e atividades processuais, técnicas de conciliação, mediação, arbitragem e processo administrativo.

Parágrafo único. Estas atividades serão realizadas presencialmente, conforme modelo e roteiro previamente estabelecido pelo Núcleo de Prática Jurídica, em calendário fixado pela Coordenação de Curso no início do semestre letivo.

Art. 9. A assistência de audiências deverá ser cumprida no semestre letivo em

(5)

Missão: "Oferecer condições e oportunidades de educação e cultura com a finalidade de contribuir para a formação e desenvolvimento de

deverá seguir tabela própria publicada pelo NPJ com a discriminação da espécie, natureza e carga horária específica para cada tipo de audiência. A análise de autos findos deverá ser cumprida no semestre letivo em curso do respectivo Estágio e, para cômputo da carga horária mínima necessária, deverá seguir tabela própria publicada pelo NPJ com a discriminação quantitativa da carga horária atribuída para cada análise efetivada.

Parágrafo único. Para fins de comprovação e validação, cada análise de autos findos reduzida a termo em formulário próprio, disponibilizado ao estagiário na comunidade respectiva e somente será recebido por protocolo na mesma comunidade, em prazo fixado pelo Orientador.

Art. 10. A assistência de audiências deverá ser cumprida no semestre letivo em curso do respectivo Estágio e, para cômputo da carga horária mínima necessária, deverá seguir tabela própria publicada pelo NPJ com a discriminação da espécie, natureza e carga horária específica para cada tipo de audiência.

Parágrafo único. Para fins de comprovação e validação, cada audiência assistida deverá ser reduzida a termo em formulário próprio, acompanhado do comprovante de comparecimento, disponibilizado ao estagiário na comunidade respectiva e somente será recebido por protocolo na mesma comunidade, em prazo fixado pelo Orientador.

Art. 11. A pauta de visitas orientadas abrangerá os órgãos do Poder Judiciário,

Ministério Público, Procuradorias, Cartórios Públicos, Empresas e Instituições que desenvolvam atividades jurídicas, de acordo com cada nível de estágio, sempre no semestre letivo em curso do respectivo Estágio.

Parágrafo único. As visitas serão previamente agendadas pelo professor orientador, ou outro membro do corpo docente sob supervisão do orientador, registradas no Núcleo de Prática Jurídica e na Coordenação de Iniciação Científica, Extensão e Estágios e serão comunicadas aos orientandos em edital específico.

Art. 12. Para o cumprimento satisfatório do respectivo Estágio o estagiário deverá

cumprir integralmente todas as atividades previstas, no curso do respectivo semestre letivo.

Parágrafo único. Por se tratar de atividade prática, não se aplicam os critérios de avaliação e frequência das disciplinas curriculares, sendo verificado o aproveitamento pela avaliação global do relatório final de estágio, condicionado este ao cumprimento integral de todas as atividades previstas neste Regulamento.

Art. 13. O Relatório de Estágio deve abranger todas as atividades realizadas

durante o estágio e deverá ser entregue ao professor de estágio para posterior arquivamento no NPJ.

(6)

Parágrafo único. O Relatório de estágio deve ser redigido em linguagem culta e formal, de acordo com as regras da ABNT para citações, referências e formatação de trabalhos bem como em obediência ao roteiro de relatório proposto em cada Estágio Supervisionado.

Dos estagiários

Art. 14. Serão considerados estagiários, para fins do Estágio Supervisionado

previsto neste regulamento, todos os alunos regularmente matriculados nos quatro níveis de estágio.

Art. 15. São obrigações dos estagiários:

I. Cumprir com as 320 (trezentos e vinte) horas de estágio, distribuídas nos quatro níveis de estágio;

II. Participar de todas as atividades de estágio previstas no art. 4º deste regulamento;

III. Entregar, ao final de cada nível de estágio, o Relatório de Estágio;

VI. Redigir petições e demais peças processuais e assiná-las juntamente com o professor orientador responsável, realizadas nas atividades simuladas e reais; VII. Desenvolver pesquisas doutrinárias e jurisprudenciais direcionadas ao caso concreto em que esteja atuando, durante as atividades simuladas e reais;

VIII. Acompanhar as publicações oficiais para manter atualizada a agenda de audiências e o andamento processual;

IX. Comparecer às audiências com traje adequado;

X. Manter cópias de todas as peças processuais produzidas durante as atividades simuladas e reais;

XI. Portar-se com urbanidade e ética durante a realização de todas as atividades de estágio;

XII. Abster-se de receber pagamento ou compensação financeira pelos serviços prestados durante a prática de estágio;

Dos professores orientadores de estágio supervisionado Art. 16. Cabe ao professor orientador de estágio supervisionado:

I. Orientar os seus alunos, como estagiários, para cumprir o programa de estágio correspondente: I, II, III ou IV;

II. Ministrar as aulas de elaboração de peças;

III. Orientar a análise de autos findos em cada semestre de estágio; IV. Orientar a assistência de audiências ;

V. Planejar as visitas orientadas e acompanhar os estagiários nestas atividades; VI. Fazer diagnóstico de alunos interessados em realizar prática real fora da IES através convênio entre a IES e unidade concedente ou no Núcleo de Prática Jurídica;

VII. Informar a Coordenação de Iniciação Científica, Extensão e Estágios e ao Núcleo de Prática Jurídica o número de alunos que farão prática real no NPJ até a segunda semana de início do estágio para montagem da programação de

(7)

Missão: "Oferecer condições e oportunidades de educação e cultura com a finalidade de contribuir para a formação e desenvolvimento de

horários de estágio e o número de casos a serem aceitos no posto de atendimento;

VIII. Inserir os formulários padrão para a realização das atividades de análise de autos findos, assistência de audiências e visitas orientadas na comunidade da disciplina de estágio;

IX. Fixar as datas limites para a entrega destas atividades no semestre ; X. Receber a avaliar as atividades entregues pelos alunos, sempre via comunidade, nos formulários disponibilizados.

Do Núcleo de Prática Jurídica

Art. 17. É responsável pela prestação do serviço de assistência jurídica gratuita,

atendendo a demanda advinda dos Estágios I, II e III, bem como da política institucional de atividade extensional (estágio não obrigatório) a ser definida semestralmente.

Art. 18. É responsável por dar suporte aos professores orientadores de estágio,

em especial na organização de visitas orientadas, auxílio nas assistência de audiências e no apoio à análise de autos findos.

Art. 19. O arquivo de autos findos deverá estar disponível no NPJ para facilitar a consulta e manuseio de estagiários e professores orientadores na realização de atividades inerentes ao estágio supervisionado.

Art. 20. A avaliação do cumprimento das atividades do estagiário será realizada

com base no Relatório de Estágio, que contemplará os relatos da participação nas audiências, das atividades simuladas e reais e das visitas orientadas, bem como no acompanhamento das tarefas propostas na comunidade de estágio.

Das disposições gerais

Art. 21. Em conformidade às orientações do Art. 9º do Programa de Estágios

Dom Alberto, a avaliação dos estágios será realizada pelo supervisor, indicado pela unidade concedente e pelo orientador, indicado pela instituição de ensino, respectivamente, nos termos do inciso III do artigo 9º e do inciso III do artigo 7º da Lei Federal 11.788, de 25.09.2008.

Parágrafo único. Nesse sentido, a avaliação do supervisor e do orientador de estágio será emitida mediante parecer do orientador, após a realização de reunião com o estagiário, registrada em ata de orientação final.

Art. 22. A definição dos professores orientadores será realizada pela

coordenação de curso.

Art. 23. As orientações de estágio ocorreram em horários agendados pela

Coordenação de Curso, nas dependências do NPJ, sala de orientações ou outro local indicado.

(8)

Parágrafo único. As orientações serão registradas em ata, arquivadas na Central Pedagógica.

Art. 24. Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Coordenação de

(9)

Missão: "Oferecer condições e oportunidades de educação e cultura com a finalidade de contribuir para a formação e desenvolvimento de

2. ANEXOS

ANEXO A – Identificação do Aluno

IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

(preencha todos os itens com letra de forma) Nome completo

Curso Número de matrícula

Endereço

Município CEP

Telefone residencial Telefone celular E-mails

RG CPF

(10)

ANEXO B – Declaração de Estágio

DECLARAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Preencha todos os itens com letra de

forma Matrícula: Cole aqui Foto 3x4

Nome Completo: Data de Nascimento:

Endereço residencial: Tel. Residencial: Tel. Celular:

E-mail 1: E-mail 2:

Empresa em que trabalha:

Endereço profissional:

Tempo de serviço: Horário:

Cargo/Setor:

Empresa onde realizará o Estágio Curricular:

Endereço: Telefone:

Nome do Supervisor na empresa: E-mail: Telefone:

Setor: Cargo:

Data de Início: Data de Término: Assinatura do(a) aluno(a):

DECLARAÇÃO DA EMPRESA

Declaramos que o (a) aluno(a) acima realizará o Estágio Curricular nesta empresa, em 5 (cinco) semestres, assegurando-lhe condições para desenvolver a atividade, coletar dados e interagir semanalmente com o Supervisor. Essa declaração deverá ser renovada a cada novo

estágio.

____/____/____ ________________________ Data Assinatura do Responsável

[ ] Não autorizo a divulgação do nome da empresa nos Relatórios de Estágio que serão desenvolvidos

(Carimbo da Empresa - CNPJ)

_______________________________ Coordenador de Curso – Administração/Ciências Contábeis

_______________________________

(11)

Missão: "Oferecer condições e oportunidades de educação e cultura com a finalidade de contribuir para a formação e desenvolvimento de

ANEXO C – Plano de Atividades

________________________________________________ Assinatura do aluno

Plano de Atividades de Estágio Supervisionado

Nome completo do Aluno(a):

Número de matrícula:

Curso:

Semestre:

Professor Orientador:

Disciplina:

Empresa:

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA EMPRESA NO SEMESTRE

(12)

ANEXO D - Avaliação e parecer do supervisor

AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR

(para uso do Supervisor) DADOS DO ALUNO Nome completo: Número de matrícula: Curso: Instituição: Início do Estágio: Término do Estágio: DADOS DA EMPRESA Nome: Razão social: Endereço: Cidade: Fone: E-mail: DADOS DO SUPERVISOR Nome: Fone: E-mail:

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ALUNO

Para cada um dos itens a seguir, assinale X na opção que considera mais adequada quanto ao desempenho do aluno nas atividades de estágio curricular obrigatório

1. Conhecimento teórico ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 2. Correlação teórico-prática ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 3. Interesse e atenção ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 4. Iniciativa ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 5. Dedicação ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 6. Assiduidade ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 7. Responsabilidade ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 8. Relacionamento interpessoal ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório PARECER DESCRITIVO DAS ATIVIDADES DO ALUNO

Elaborar parecer descritivo com observações ao desenvolvimento de atividades do aluno

__________________________ _______/________/_______ Local Data

________________________________________ Assinatura do Supervisor

(13)

Missão: "Oferecer condições e oportunidades de educação e cultura com a finalidade de contribuir para a formação e desenvolvimento de

ANEXO E – Avaliação e parecer do orientador

AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR

(para uso do orientador) DADOS DO ALUNO Nome completo: Número de matrícula: Curso: Instituição: Início do Estágio: Término do Estágio: DADOS DA EMPRESA Nome: Razão social: Endereço: Cidade: Fone: E-mail: DADOS DO ORIENTADOR Nome: Fone: E-mail:

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ALUNO

Para cada um dos itens a seguir, assinale X na opção que considera mais adequada quanto ao desempenho do aluno nas atividades de estágio curricular obrigatório

1. Conhecimento teórico ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 2. Correlação teórico-prática ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 3. Interesse e atenção ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 4. Iniciativa ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 5. Dedicação ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 6. Assiduidade ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 7. Responsabilidade ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 8. Relacionamento interpessoal ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 9. Observação ao roteiro de

Relatório de Estágio ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 10. Normatização e redação

científica ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório PARECER DESCRITIVO DAS ATIVIDADES DO ALUNO

Elaborar parecer descritivo com observações ao desenvolvimento de atividades do aluno

__________________________ _______/________/_______ Local Data

________________________________________ Assinatura do Orientador

Referências

Documentos relacionados

Inteligência Empresarial é definir os passos futuros da empresa, baseando-se nas condições de hoje, portanto, é realizar um planejamento estratégico com qualidade e muito

Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo avaliar dor em crianças internadas na Enfermaria Pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados

Mixed moqueca (white fish and shrimp stew) Bauletti (stuffed pasta) with Yemanjá style

Em “Anônimos do Araguaia”, livro apresentado como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo de Alto Araguaia, interior de Mato Grosso, adotou-se como software o adobe

Carga horária mínima para Estágio Supervisionado Obrigatório: 200 horas Período para realização do Estágio Obrigatório: a partir do 7º. Período para realização do Estágio

A dificuldade para Descobrir Necessidades dos Clientes não está em saber quais são as Perguntas a Fazer,!. mas sim em Saber Classificar ou Categorizar as Respostas e Saber o que

a) taxa de criação de empregos: é a percentagem de novos empregos (ou postos de trabalho) criados entre um determinado mês do ano t e o mesmo mês do ano t+1, em relação à média

Alguns resultados da pesquisa mostram que existe uma tendência da população em aceitar que as causas da pobreza são estruturais, pois diante de opções tais