• Nenhum resultado encontrado

PROVA DE GEOGRAFIA. 3- Sobre as condições geomorfológicas do território brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA DE GEOGRAFIA. 3- Sobre as condições geomorfológicas do território brasileiro, assinale a alternativa incorreta."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROVA DE GEOGRAFIA

1- O relevo, como componente desse estrato geográfico no qual vive o homem, constitui-se em suporte das interações naturais e sociais. Refere- se, ainda, ao produto do antagonismo entre as forças endógenas e exógenas, de grande interesse geográfico, não só como objeto de estudo, mas por ser nele – relevo – que se reflete o jogo de interações naturais e sociais.

CASSETI, Valter. Ambiente e apropriação de relevo. São Paulo: Contexto. A força exógena comentada no texto refere-se a:

a) vulcanismo, erosão, clima e intemperismo. b) clima, plutonismo, tectonismo e ação antrópica. c) clima, intemperismo, erosão e ação antrópica. d) dobramentos (orogênese), intemperismo e clima. e) clima, erosão e falhamentos (epirogênese).

2- Um grupo de alunos de um terceiro ano do Ensino Médio foi encarregado de estudar geograficamente uma área do Nordeste brasileiro, indicada pela seta no mapa. Em que unidade regional de relevo deu-se a pesquisa?

a) Depressão Sertaneja. b) Chapada do Araripe.

c) Depressão do São Francisco. d) Maciços Residuais de Sergipe. e) Planalto da Borborema.

3- Sobre as condições geomorfológicas do território brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

(2)

a) As forças endógenas (ativa e passiva) comandam a formação das formas do relevo através do condicionamento estrutural.

b) Aos poucos as formas de relevo, por efeito das reações químicas e do transporte dos novos compostos minerais, vão sendo modificadas e rebaixadas com velocidades perceptíveis na escala do tempo da vida humana.

c) O relevo brasileiro é composto de unidades geomorfológicas denominadas planaltos, depressões e planícies.

d) As depressões no território brasileiro, com exceção da depressão Amazônica Ocidental, têm uma característica genética muito marcante, que é o fato de terem sido geradas por processos erosivos com grande atuação nas bordas das bacias sedimentares. e) As formas de relevo, em primeiro nível, podem ser facilitadoras ou dificultadoras dos processos de ocupação das terras, de arranjo dos espaços territoriais e da produção. 4- O Brasil é um dos mais privilegiados países em todo o mundo em relação aos recursos hídricos. Levando-se em consideração a sequência de mapas abaixo, essa condição reflete-se no fato de que:

a) o relevo junto à bacia hidrográfica A é de planície e está distante dos centros industriais, daí seu baixo potencial hidrelétrico.

b) a ausência de grandes usinas hidrelétricas junto à bacia B deve-se à baixa atividade econômica daquela região.

c) a exploração da bauxita justifica a instalação da usina de Tucuruí junto à bacia C. d) apesar de não ser a de maior potencial hidrelétrico, a bacia D é a que apresenta o maior aproveitamento e fornecimento energético do país.

e) o rio Paraguai que corta a área E faz desta região a de maior aproveitamento hidroviário do país e, em breve, o principal eixo de integração e escoamento da produção do Mercosul.

5- As formações vegetais se desenvolvem de acordo com o tipo de clima, de solo e de relevo em que se situam.

(3)

Observe o mapa a seguir.

Formações vegetais brasileiras

TAMDJIAN, James Onnig; MENDES, Ivan Lazzari. Geografia geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, p. 75-6. [Adaptado]

Considerando-se a relação entre vegetação e clima, as áreas 1 e 3, destacadas no mapa, correspondem, respectivamente, à:

a) Caatinga, situada no domínio climático semiárido, e à Mata de Araucária, localizada em área de clima subtropical.

b) Mata dos Cocais, situada em área de clima tropical, e aos Campos ou Pampas, localizados no domínio do clima tropical úmido.

c) Mata dos Cocais, localizada no domínio do clima tropical, e à Mata de Araucária, situada em área de clima subtropical.

d) Caatinga, localizada em área de clima semiárido, e aos Campos ou Pampas, situados no domínio do clima tropical úmido.

e) Caatinga, localizada em área de clima tropical, e a Mata dos Cocais, situada em área de clima subtropical.

6- A China é hoje um país com dois sistemas econômicos: o socialista, que resiste nas regiões mais distantes dos grandes centros, sobretudo nas relações de propriedade, e o capitalista, que organiza cada vez mais as relações de produção e de trabalho, principalmente nas regiões mais modernas.

Sobre a economia chinesa e o seu desenvolvimento, analise as afirmativas abaixo. I. A partir da abertura das chamadas Zonas Econômicas Especiais e das Cidades Abertas, a China passou a ter a economia que mais cresce no mundo.

II. A produção industrial chinesa tem apresentado crescimento homogêneo, não só em termos territoriais como também setoriais. Países com alto risco de conflito pela água.

(4)

III. A China ainda é um país de camponeses, visto que mais da metade de sua população total vive em áreas rurais.

IV. A liberalização econômica e os baixos custos de mão de obra são fatores fundamentais para o crescimento econômico chinês.

São corretas as afirmativas: a) Apenas I, II e III.

b) Apenas I, III e IV. c) Apenas II, III e IV. d) Apenas III e IV. e) Apenas I e II.

7- De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a água será um dos principais motivos de conflitos entre países nos próximos 25 anos.

Observe o mapa.

ONU, 2008.

Assinale a alternativa que identifica a localização desses países destacados no mapa e três possíveis causas dos litígios nessas diferentes áreas do globo.

a) América Central, Ásia do Norte, Extremo Sul Africano; rios semiperenes, chuvas concentradas, ciclo longo das águas.

b) América Platina, Ásia Europeia, África e Oriente Médio; rios intermitentes, chuvas litorâneas, represamentos.

c) América do Norte, Ásia Oriental e de Sudeste, Costa Oeste da África Mediterrânea; chuvas de inverno, rios que secaram, desertificação.

d) Centro-Norte da América Andina, Centro-Sul da Ásia, Indonésia, grande parte da África; seca prolongada, desertificação, diminuição da água de degelo.

e) América Anglo-Saxônica, Ásia Ocidental, África e Sri Lanka; rebaixamento do aquífero, desmatamento, seca prolongada.

(5)

8- Em 2005, ocorreu uma das maiores secas, dos últimos 50 anos, na porção oeste da Amazônia brasileira, modificando a paisagem da região. Segundo parcela da comunidade científica, o fenômeno está relacionado ao aquecimento global. Essa seca foi intensificada em decorrência

a) do extrativismo vegetal para a obtenção do látex e da castanha.

b) das atividades monocultoras com vistas à exportação de produtos agrícolas. c) da extração de minérios em áreas de nascentes, alterando a dinâmica fluvial.

d) dos desmatamentos, queimadas e retirada de madeiras, alterando o índice pluviométrico.

e) da intensificação da urbanização ao longo dos rios, ocasionando o assoreamento. 9- Leia atentamente:

I. Para a Geografia, o espaço geográfico é aquele constituído pelas formas naturais e pelas formas criadas pelo trabalho humano, como produto das relações que ocorrem na vida em sociedade.

II. Espaço é analisado levando em conta os lugares, as regiões, os territórios e as paisagens. Por isso, para a Geografia, espaço, região, território e paisagem têm exatamente o mesmo significado.

III. Espaço geográfico abrange não apenas os objetos naturais e os artefatos humanos, mas também a rede de relações criada por fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.

IV. Para a Geografia, existem dois espaços bem definidos: o espaço físico e o espaço humano, sendo o primeiro entendido como natural, e o segundo como social. Os dois sempre são estudados isoladamente, e um não tem e nem sofre qualquer interferência do outro.

V. O espaço geográfico é entendido apenas como espaço social, aquele em que as sociedades desenvolvem suas atividades econômicas. Nesse sentido, surgem as denominações de espaço agrícola, espaço industrial e espaço comercial.

Sobre espaço geográfico assinale a alternativa correta que retrata as definições e funções de espaço geográfico.

a) I e II b) I e III c) I, II e III d) I, II, III e IV e) I e V

10- Leia o trecho a seguir.

Do chapadão – de onde tudo se enxerga. Do chapadão com desprumo de duras ladeiras repentinas, onde a areia se cimenta: a grava do areal rosado, fazendo pururuca debaixo dos cascos dos cavalos e da sola crua das alpercatas. Ou aquela areia branca,

(6)

por baixo da areia amarela, por baixo da areia rosa, por baixo da areia vermelha – sarapintada de areia verde [...]. O vivido velho dos vaqueiros, gritando galope, encourados rentes, aboiando.

Os bois de todo berro, marruás com marcas de unha de onça. Chovia de escurecer, trovoava,trovoava, a escuridão lavrava em fogo. E na chapada a chuva sumia, bebida, como por encanto, não deitava um lenço de lama, não enxurrava meio rego. Depois, subia um branco poder de sol, e um vento enorme falava, respondiam todas as árvores do cerrado [...]. E o coração e coroo de tudo, o real daquela terra, eram as veredas vivendo em verde com o muito espelho de suas águas

[...] e o buritizal [...].

GUIMARÃES ROSA, João. O recado do morro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. p. 116-117.

A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que:

a) a pecuária extensiva, que, por longo tempo, foi a principal atividade econômica da região, criou tipos humanos da sociedade sertaneja – o vaqueiro, o peão, o boiadeiro. b) a realidade é falseada quando se descrevem, numa região de pouca umidade, chuvas abundantes e fortes, com nuvens escuras, relâmpagos e trovões.

c) a unidade paisagística descrita é típica do Brasil Central – as grandes chapadas tabulares, do domínio morfoclimático dos cerrados, das matas galerias e veredas.

d) o solo, por ser arenoso, favorece a infiltração da água da chuva e reduz o escoamento superficial, o que torna o subsolo das chapadas um importante reservatório hídrico. e) A Pecuária Extensiva é a criação de bovinos a pasto. Esse é um dos ramos da Pecuária Brasileira que são mais utilizados no mercado e ocupam acima de 90% do manejo de gado canarinho.

11-A Teoria da Deriva dos Continentes foi enunciada pelo cientista alemão Alfred Lothar Wegener, em 1912. Segundo este autor a Terra teria sido formada inicialmente por um único e enorme supercontinente que foi se fragmentando e se deslocando continuamente desde o período Mesozóico, como se fosse uma espécie de nata flutuando sobre um magma semilíquido e passeando em diferentes direções. Assinale a alternativa que contém o nome com o qual foi batizado este supercontinente inicial. a) Gaia

b) Placas Tectônicas c) Folhelhos de Wegener d) Riftis

e) Pangeia

12- Em relação à Guerra Fria, que teve como marco inicial o fim da II Guerra Mundial e o seu término simbolizado pela queda do Muro de Berlim, pode-se afirmar:

I. A Guerra Fria foi um confronto nuclear direto entre os Estados Unidos e a União Soviética.

(7)

II. Os países latino-americanos foram diretamente afetados por esse confronto ideológico, com a implantação de ditaduras militares, cuja finalidade era evitar a expansão do comunismo nesses países.

III. País como a Coréia teve seu território dividido por sangrentas guerras que separaram capitalistas e comunistas, alinhado respectivamente aos Estados Unidos ou à ex-União Soviética.

IV. Em países do Terceiro Mundo, guerras, violações dos direitos humanos através de torturas e mortes, além do cerceamento de liberdades, foram justificadas em nome da democracia e do combate ao comunismo.

Estão corretas APENAS as proposições: a) II e IV

b) I, III e IV c) II, III e IV d) I e III e) I, II e IV

13- Em áreas de elevadas temperaturas e altos índices pluviométricos aparece uma formação vegetal com predominância do extrato arbóreo de grande porte. Essa vegetação ocupa solos geralmente pobres, porém desperta grande interesse mundial. Trata-se:

a) da caatinga e sua capacidade de produzir oxigênio para o planeta. b) das savanas e das riquezas minerais de seu subsolo.

c) da floresta equatorial e da sua rica biodiversidade. d) da taiga e sua capacidade extrativista de madeira.

e) da mata atlântica e sua importância para o equilíbrio climático do planeta.

14- Os ecossistemas costeiros, sobretudo os mangues, são muito frágeis e vêm sofrendo sérios impactos em diversas áreas do mundo. Sobre esse assunto, analise as afirmações seguintes:

1. no que diz respeito à energia e à matéria, os manguezais são sistemas fechados, mas que recebem, do ambiente terrestre, um importante fluxo de água doce e de nutrientes. 2. o manguezal ameniza o impacto do mar na terra, controla a erosão pelas raízes dos vegetais e funciona como filtro biológico.

3. entre os ambientes costeiros, o manguezal pode ser classificado, em termos de potencial de vulnerabilidade a impactos de derramamento de óleo, como o ecossistema mais sensível.

4. o manguezal, apesar da importância que tem nos países tropicais, é um dos ecossistemas que apresenta a menor produtividade primária bruta.

(8)

a) 2 apenas. b) 4 apenas. c) 1 e 2 apenas. d) 2 e 3 apenas. e) 1, 2, 3 e 4.

15- A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.

a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.

b) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição, têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.

c) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.

d) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.

e) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.

Referências

Documentos relacionados

O trabalho de Silva (2006) estendeu o estudo e a avaliação do comportamento de ligações parafusadas viga-coluna, com base em seções transversais constituídas

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior