• Nenhum resultado encontrado

Programa Didactica do PORTUGUES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa Didactica do PORTUGUES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

Curso: Mestrado em 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Ciclo: 2º

Ramo: Educação Ano: 4º

Designação: DIDÁCTICA DO PORTUGUÊS Créditos: 4

Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem Tipo: Sem-2 Área científica: Literacia, Didáctica de Línguas e Supervisão -

Língua Portuguesa Opção/Obrig

Obriga tória

Ano lectivo Docente: Responsável da UC:

2010-2011 Fernanda Botelho Fernanda Botelho

Total de Horas 108 Total de Horas de

contacto: 48

Nº de horas de contacto:

T – ensino teórico TP – teórico-prático 30 PL – prático e laboratorial TC – trabalho de campo S – seminário 8 E – estágio

OT – orientação tutória 10 O – outra

Nº de Horas de trabalho autónomo

Estágio Projecto Trabalho no terreno. 10

Estudo 30 Avaliação 20

1. Introdução

A Unidade Curricular “Didáctica do Português” (DP) surge no curriculum do curso de Mestrado em 1º e 2º ciclos do Ensino Básico como espaço privilegiado de conhecimento e compreensão da área de ensino da Língua Portuguesa nestes ciclos do Ensino Básico. Organiza-se, perspectivando, fundamentalmente, a articulação com a Unidade Curricular “Introdução à Didáctica do Português” da Licenciatura em Educação Básica, procurando-se a consolidação de competências essenciais dos estudantes, no âmbito da sua formação na área científica de Língua Portuguesa e, sobretudo, o desenvolvimento de competências profissionais necessárias à actividade docente com crianças dos 6 aos 12 anos.

(2)

2 Esta unidade curricular fornecerá bases teóricas, de experimentação e de pesquisa orientada, essenciais ao conhecimento dos contextos de Educação Básica, em particular os do 1º e 2º ciclos, numa óptica de preparação para a vida profissional. Assim, constitui-se como espaço de aprofundamento de competências, conhecimentos e atitudes facilitadores da tomada de decisões didácticas, tendo em vista a resolução de problemas colocados pela complexidade do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Favorecer-se-á também o desenvolvimento de percursos formativos no contexto da diversidade linguística e cultural e do desenvolvimento tecnológico actuais, assim como se aprofundarão as implicações didácticas da dimensão transversal da Língua Portuguesa, enquanto língua de ensino.

2. Competências a desenvolver

- Fornecer bases essenciais ao estudo da Didáctica do Português.

- Contactar criticamente com a investigação recente em Didáctica do Português.

- Questionar teorias, crenças e concepções relativas ao ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa.

- Mobilizar conhecimentos anteriores sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem e Didáctica do Português.

- Analisar estratégias de ensino - aprendizagem da oralidade, da leitura e da escrita e do conhecimento explícito da Língua Portuguesa.

- Perspectivar estratégias facilitadoras do desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.

- Programar e experimentar actividades de aprendizagem da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.

- Analisar criticamente instrumentos de apoio ao ensino e à aprendizagem e ao estudo. - Aprofundar conhecimentos, capacidades e atitudes didácticas, numa perspectiva profissional.

- Implicar a pluralidade textual contemporânea no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa

- Percorrer itinerários individualizados de formação e de investigação em Didáctica do Português, que possibilitem uma análise crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem

(3)

3 da Língua Portuguesa na Educação Básica, tendo em conta a realidade plurilingue e pluricultural das escolas portuguesas.

3. Temas e conteúdos

Serão objecto deste programa os seguintes conteúdos que se apresentam organizados em temas gerais. Alguns destes conteúdos, tendo sido abordados na Unidade Curricular “Introdução à Didáctica do Português” da Licenciatura em Educação Básica, serão objecto de revisão e aprofundamento nesta UC. Surgem evidenciados em itálico.

1. A Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico

1.1. Didáctica do Português: Delimitação epistemológica (fundamentos e vertentes). 1.2. Princípios orientadores do ensino da Língua Portuguesa.

1.3. Professores de Língua Portuguesa: Competências

1.4. O desenvolvimento de competências nucleares em Língua Portuguesa – materna (e não materna) – ao longo do Ensino Básico.

1.5. Diversidade linguística e cultural dos alunos das escolas portuguesas: aprender a ler e a escrever em contexto multilingue.

2.

Domínio oral: a compreensão e a expressão orais

2.1. O desenvolvimento da consciência fonológica;

2.2. O desenvolvimento da linguagem oral: planificação de actividades educativas.

3. Domínio escrito: A aprendizagem da leitura e da escrita

3.1. O domínio da linguagem oral, a descoberta da linguagem escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica.

3.2. Actividades cognitivas implicadas na leitura e na escrita. 3.3. Modelos ascendentes, descendentes e interactivos.

3.4. O ensino da decifração: vias de acesso (fonológica e lexical)

3.4.1. Panorama sobre métodos de aprendizagem da leitura (e da escrita): exemplificação prática (o método das 28 palavras e o método natural)

(4)

4 3.5.1. Da decifração à compreensão de textos escritos - A construção da significação do material escrito: objectivos e estratégias.

3.5.2. Desenvolvimento lexical e compreensão textual 3.5.3. Fluência na leitura de textos

3.5.3.1. Fluência e tipologia textual

3.5.3.2. Domínios de intervenção do ensino (consciência fonológica; conhecimento da língua; experiência de leitura e conhecimento do mundo). 3.5.3.3. Ensino explícito de estratégias para desenvolver a fluência (antes, durante e depois da leitura)

3.5.4. O professor no ensino da leitura: o que nos diz a investigação

3.6. A avaliação da leitura

3.7. O ensino da escrita

3.7.1. A Dimensão gráfica da escrita: conceptualizações sobre a linguagem escrita - funcionalidade, aspectos figurativos e conceptuais.

3.7.2. Dimensão textual: princípios orientadores e estratégias de desenvolvimento 3.7.3. Complexidade do processo de escrita: ciclo e componentes da produção textual – planificação, textualização, revisão e edição.

3.7.4. Consciência linguística e desenvolvimento da escrita

3.7.5. Dimensão ortográfica - O erro: contextos, tipologias e atitudes.

3.8. Contextos, estratégias e actividades potenciadoras do desenvolvimento da

linguagem escrita.

3.9. A avaliação da escrita.

4. O conhecimento explícito

4.1. Reflexão linguística: porquê e para quê?

4.2. Clarificação de conceitos: ‘gramática’, ‘funcionamento da língua’, ‘conhecimento explícito’ e ‘consciência linguística’;

4.3. O conhecimento da língua: desenvolvimento, consciência linguística e conhecimento explícito

4.3.1. O conhecimento explícito nos novos programas de Português 1º e 2º ciclos 4.3.2. O desenvolvimento do conhecimento explícito - lexical, morfológico, sintáctico e semântico.

(5)

5 4.3.3. O ensino da gramática

4.3.3.1. Conteúdos gramaticais e exercícios - o Laboratório Gramatical

Instrumentos de apoio ao ensino e à aprendizagem e ao estudo das crianças: O Novo Programa de Português (1º e 2º ciclos); manuais, gramáticas, dicionários, prontuários e outros materiais (Televisão e digitais…)

4. Estratégias e Metodologias de trabalho

4.1 Estratégias de gestão do programa

Privilegiar-se-á uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa e reflexão, quer individual, quer em grupo. Ter-se-á como preocupação de fundo o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a pesquisa orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.

As aulas desta unidade curricular assumirão, por isso, a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará a apresentação dos diferentes conteúdos e das linhas orientadoras para o aprofundamento e a estruturação das aprendizagens.

Deste modo, a abertura dos temas do programa será da responsabilidade da docente. O desenvolvimento temático e todos os aspectos práticos a tratar serão da responsabilidade dos estudantes, constituindo, por isso, objecto de avaliação.

4.2 Acompanhamento tutorial

O acompanhamento tutorial decorrerá em presença e em grupos, uma vez por semana; permitirá apresentar leituras e orientar e apoiar o trabalho autónomo. Recorrer-se-á, ainda, ao apoio a distância através da plataforma Moodle.

(6)

6 Espera-se que cada estudante assista a um mínimo de 75% das aulas, participe de forma crítica e construtiva nas actividades e tarefas propostas, realize trabalhos de pesquisa, observação e reflexão sobre as temáticas propostas, tendo em vista a apropriação dos conteúdos e competências previstos nesta unidade curricular.

5. Aprendizagens esperadas

Os estudantes deverão dominar e mobilizar conceitos básicos da Didáctica do Português, assim como de outras áreas científicas a montante. Complementarmente, e a partir de problemáticas abordadas na UC, os estudantes deverão evidenciar competências de i) escrita original; de ii) exposição oral e discussão fundamentada; de iii) leitura crítica e de iv) pesquisa orientada.

Deste modo, deverão apresentar publicamente trabalhos, dominando técnicas de expressão assentes em suportes tecnológicos diversificados, tendo em vista assegurar não só a aquisição de competências essenciais ao percurso académico, bem como à vida profissional.

6. Actividades de desenvolvimento da unidade/ou complementares

Serão identificadas e planificadas após consulta aos estudantes. Incluirão a apresentação sistemática e comentário das leituras propostas e de outras pesquisadas e em articulação com outras áreas disciplinares.

7. Avaliação e Classificação

A avaliação incluirá a participação dos estudantes nas aulas e a realização de trabalhos práticos e de reflexão sobre as temáticas. Neste sentido, a classificação final terá em conta os seguintes elementos:

- Apresentação de 1 recensão individual sobre o ensino da leitura e da escrita no 1º ano de escolaridade (15%);

- Portefólio individual – 40%;

- Teste sumativo- 25% (nota mínima no teste 9); - Domínio oral e escrito da Língua Portuguesa (20%)

(7)

7

8. Bibliografia essencial

ADRAGÃO, José V. (1998). Língua Portuguesa Gramática de uso, versão experimental ALLIENDE, Felipe e CONDEMARÍN, Mabel (1987). Porto Alegre: Artmed.

BARBEIRO, L. (2007). Aprendizagem da ortografia: Princípios, dificuldades e problemas. Porto: Edições Asa.

BOTELHO, Fernanda et al (2011) Metodologia do ensino da Língua Portuguesa – Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. (no âmbito do projecto PREPA – Projecto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário em Angola) proceeding

BOTELHO, Fernanda, SEQUEIRA, Ana e SOLLA, Luísa (2010) PNEP - Contributos para o desenvolvimento profissional dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico, MEDI@ÇÕES – revista on line da Escola Superior de Educação de Setúbal, Nº 2, Setembro de 2010.

BOTELHO, Fernanda e Delagado, Lígia (2010) Crianças brasileiras em contexto socio-educativo diglóssico: Cabo Verde, in Educação em Português e migrações, coordenado por Mª Helena Ançã, colecção Ensino e aprendizagem do Português para falantes de outras línguas, sob a direcção de Mª José Grosso, Lisboa: Lidel

BOTELHO, Fernanda (2009). Aprendizagem do Português e multiliteracias.

Medi@ções,nª 1,vol I, Revista académica da Escola Superior de Educação de Setúbal on-line. BOTELHO, Fernanda (2006) Didáctica do Português, literacia(s) e cidadania – Lição –Provas públicas para professor coordenador – área científica Ensino de Línguas - Didáctica do Português.

BOTELHO, Fernanda (2004) Ser cidadão, educar para os Media, aprender Português: Literacia(s) e cidadania, , Encontro Regional da APL, O ensino das línguas e a Linguística, Setúbal, 28 de Setembro de 2004. (Actas)

BOTELHO, Fernanda (2002). Educação para a Televisão e aprendizagem do Português - um estudo prospectivo, tese de doutoramento em Ciências da Educação - Didáctica do Português, apresentada à Universidade Aberta.

CARVALHO, J.A. (1999). O Ensino da Escrita – da teoria às práticas pedagógicas. Braga: Instituto de Educação e Psicologia. Universidade do Minho.

CASSANY, D. (2000). Reparar la escritura: Didáctica de la corrección de lo escrito. Barcelona: Graó.

CRISTIANO, José M. (2010). Análise de erros em falantes nativos e não nativos. Lisboa: Lidel. CURTO, L, MORILLO, M. e TEIXIDÓ, M (2000) Escrever e ler: como as crianças aprendem

(8)

8 e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler, Porto Alegre: Artmed Editora

DUARTE, Inês (2001) Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

FERRÃO TAVARES, Clara (2007). Didáctica do Português língua materna e não materna no Ensino Básico. Porto: Porto Editora.

FERRAZ, Maria José (2007). Ensino da Língua Portuguesa. Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana (1991). Psicogénese da Língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas.

FREITAS, Maria João e SANTOS Ana Lúcia (2001). Contar (histórias) de sílabas. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.

FREITAS, Maria João, ALVES D. e COSTA T. (2007). O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção-Geral da Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

GOMES, A. (2006). Ortografia para todos – para ensinar a escrever sem erros. Porto: Porto Editora.

HAGÉGE, C. (1996): A criança de duas línguas, Lisboa: Instituto Piaget.

HORTA, I. & MARTINS, M. A. (2004). Desenvolvimento e aprendizagem da ortografia: Implicações educacionais. Análise Psicológica, I (XXII), 213-223.

JAGER ADAMS, Marilyn et al (1998). Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed.

MARQUES, Ramiro (1986). Ensinar a ler, aprender a ler. Um guia para pais e educadores. Col. Educação Hoje. Lisboa: Texto Editores.

MARTINS, Margarida. A. e NIZA, Ivone (1998). Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita. Lisboa: Universidade Aberta.

MASSINI-CAGLIARI, Gladis e CAGLIARI, Luiz C. (2005). Diante das letras - a escrita na alfabetização. Campinas: Mercado de Letras.

MATA, Lourdes (2008). A descoberta da escrita. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção-Geral da Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Ministério da Educação (2001) Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais. Lisboa: Editorial do M.E- DEB.

(9)

9 NEVES, Manuela Castro e MARTINS, Margarida Alves (1994). Descobrindo a Linguagem Escrita. Lisboa . Escolar Editora.

NIZA, Sérgio (coord.) (1998): Entrar no mundo da escrita, ME/DFB. Formação de professores. PEREIRA, L.A., AZEVEDO, F. (2005) Como abordar a escrita no 1º ciclo do Ensino Básico. Porto, Areal Editores.

PINTO, M. G. L. C. (1998). A ortografia e a escrita em crianças portuguesas nos primeiros anos de escolaridade. In M. Graça L. C. Pinto, Saber viver a linguagem: Um desafio aos problemas de literacia (pp. 139-193). Porto: Porto Editora..

PORTUGAL, Ministério da Educação (2001) Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais. Lisboa: Editorial do M.E- DEB.

SILVA, Ana (2003). Até à Descoberta do Princípio Alfabético. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/ Fundação para a Ciência Tecnologia.

SIM-SIM, Inês (2008). O Ensino da Leitura – a decifração Editorial. Lisboa: Ministério da Educação - DGIDC.

SIM-SIM, Inês (2008): O Ensino da leitura – a compreensão de textos. Lisboa: Ministério da Educação – DGIDC.

SIM-SIM, Inês (2006). (Org) Ler e Ensinar a Ler. Porto: Edições ASA.

SIM-SIM, Inês (2004). Sabe-se hoje o que é preciso fazer para formar bons leitores. João Pedro Aido entrevista, Revista Palavras, nº26, Outubro. Lisboa: Associação de Professores de Português.

SIM-SIM, Inês (org.) (2001). A formação para o ensino da Língua Portuguesa na Educação pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino básico. Cadernos de Formação de Professores, nº2.

SIM- SIM, Inês; DUARTE, Inês e FERRAZ, Maria José (1999). A Língua Materna na Educação Básica. Lisboa: ME-DEB.

SIM-SIM, Inês (1988). Consciência linguística e nível de leitura: Que relação? Ou ler ou não ler…eis a questão! Revista Portuguesa de Educação, vol. I, nº 1, CEEDC, Universidade do Minho.

SIM-SIM, Inês (1995). Desenvolver a linguagem, aprender a língua. In Dias de Carvalho, A. (org), Novas metodologias em educação. Porto: Porto Editora.

VIANA, Fernanda, L.(2009). O Ensino da Leitura: A Avaliação. Lisboa: Ministério da

(10)

10 VIANA, Fernanda, L. e TEIXEIRA, M. Margarida (2002). Aprender a ler, da aprendizagem informal à aprendizagem formal. Porto: Edições ASA.

VILLALVA, Alina (2008) Morfologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. ZORZI, J. Luís. (1998). Aprender a escrever. Porto Alegre: Artes Médicas.

ZORZI, J. Luís. (2003). Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: Questões clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artmed.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Foram encontradas, também, as pes- quisas de Soares (2007), sob o título “O Sistema Nacional de Avaliação da Educa- ção Superior e a Gestão Estratégica das

Pode, ainda, ocorrer febre após a criança comer, realizar atividade física intensa e após a vacinação ( Guias de Saúde – Processo de Febre na Criança, 2012). Refere-se também

Talvez por estarmos já seguros sobre como nós mesmos aprendemos as coisas (imaginando que nossos alunos também aprenderão), talvez pelo receio de fracassar quando trazemos

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito

"Para o segurado filiado à previdência social antes da Lei 9.876/1999, que vier a cumprir os requisitos legais para a concessão dos benefícios do regime geral será considerado

Considerando a amplitude da rede mundial de computadores (internet) e a dificuldade em controlar as informações prestadas e transmitidas pelos usuários, surge o grande desafio da

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados