• Nenhum resultado encontrado

Empresa / Turma: Curso: Aluno (a): Declaro ter recebido, estar ciente e concordar com as normas estabelecidas pela documentação abaixo citada.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Empresa / Turma: Curso: Aluno (a): Declaro ter recebido, estar ciente e concordar com as normas estabelecidas pela documentação abaixo citada."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Empresa / Turma: ______________________________________

Curso:_________________________________________________

Aluno (a): _________________________________________

Declaro ter recebido, estar ciente e concordar com as normas

estabelecidas pela documentação abaixo citada.

Regulamento Acadêmico dos cursos do FGV in company

Código de conduta

Programa do curso contendo: nome, relação de disciplinas com suas

respectivas ementas e carga horária.

Data _____/_____/_____

(2)

Regulamento Acadêmico

FGV in company

(3)

Da Seleção e Pré Matrícula

Art.1º Só poderão participar do processo seletivo os candidatos portadores de Diploma de Ensino Superior, oriundos de cursos reconhecidos no MEC, ou de IES estrangeiras.

I. Não serão aceitas inscrições de portadores de certificado de cursos

seqüenciais na modalidade “complementação de estudos”.

II. Os diplomas estrangeiros deverão ser acompanhados de histórico

escolar, ambos com tradução juramentada anexada.

Art.2º O FGV in company realiza, obrigatoriamente, processos de seleção em suas turmas de Pós Graduação. A Fundação Getulio Vargas deverá conduzir a seleção considerando os objetivos do curso, o perfil do público-alvo, o número de candidatos e as características do curso.

Art.3º Para participar do processo seletivo o candidato deverá apresentar na data a ser definida a seguinte documentação:

I. Ficha de matrícula preenchida;

II. Cópia autenticada do Diploma de Ensino Superior;

III. Comprovação de vinculo empregatício com empresa contratante

IV. Cópia do documento de identidade;

V. Cópia do documento do CPF;

VI. 02 (duas) fotos 3X4;

VII. Currículo resumido

VIII. Comprovante de residência

O aluno assinará, em campo próprio de sua ficha cadastral, um termo de responsabilidade sobre a veracidade de toda a documentação por ele apresentada.

§ 1º - Caso o candidato ainda não disponha, no ato da matrícula, de Diploma de Ensino Superior, poderá apresentar Declaração de Conclusão de Curso, emitida pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.

I. No caso definido no caput deste parágrafo, o aluno assinará, em

campo apropriado da ficha de matrícula, a declaração de compromisso, onde compromete-se a apresentar o Diploma de Ensino Superior até a data de

(4)

encerramento do curso, como condição indispensável para o recebimento do certificado de conclusão do curso de Pós Graduação.

Art.4º As alternativas para o processo seletivo deverão ser acordadas entre a Fundação Getulio Vargas e a empresa contratante com antecedência mínima de 45 dias antes da previsão de início do curso. As alternativas para o processo seletivo poderão ser:

a)Análise curricular – os candidatos deverão preencher a ficha de

inscrição da Fundação Getulio Vargas, e entregá-la junto com a documentação obrigatória até o prazo determinado. A não entrega desses itens (ficha de matrícula preenchida e documentação) no prazo determinado exclui automaticamente o candidato do processo seletivo.

b)Entrevistas – serão realizadas entrevistas em dias e horários

previamente acordados. O não comparecimento às entrevistas será considerado como desistência do candidato, sendo o mesmo excluído do processo de seleção.

c) Provas – de acordo com as características do curso poderão ser

realizadas provas de idiomas, raciocínio lógico, conhecimento na área do curso de interesse, etc.

Art.5º A divulgação de resultados dos alunos que farão parte da turma deverá ser feita com, no mínimo, 05 (cinco) dias de antecedência em relação à data de início do curso.

Da Matrícula

Art.6º Uma vez selecionado para integrar a turma, o candidato deverá formalizar sua matrícula mediante a assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais, quando for o caso.

§ 1º - O aluno assinará, em duas vias, o contrato de prestação de serviços educacionais, em vigor na Fundação Getulio Vargas. Todas as vias deverão ser entregues à FGV, a fim de que essas possam ser assinadas por seu representante.

§ 2º - O ingresso de um aluno em um curso já iniciado só poderá ocorrer até a data de início da 3ª disciplina, ficando o aluno ciente de que a data de início da turma será mantida como ponto de partida para a contagem do prazo estipulado para a conclusão das obrigações acadêmicas com o curso.

(5)

Art.7º No ato da matrícula deverá ser entregue ao candidato, e por ele assinado, documento relativo ao recebimento da cópia do programa do curso, do Código de Conduta e deste Regulamento.

Art.8º Por se tratar de uma turma in company, não é permitido o aproveitamento de disciplinas anteriormente realizadas em cursos da FGV ou de qualquer outra instituição.

Art.9 Alunos Ouvintes podem ser aceitos. Entende-se por Aluno Ouvinte aquele que tendo ou não o nível de escolaridade requerido para o curso, assiste às aulas e participa de trabalhos de grupo realizados em sala.

§ 1º A aceitação de Alunos Ouvintes está condicionada aos seguintes termos:

I. O Aluno Ouvinte não será submetido, durante o curso, a nenhum tipo de avaliação para nota, seja de trabalhos realizados fora de sala de aula ou de provas;

II. O Aluno Ouvinte fará jus a uma declaração de participação no curso, como ouvinte, se tiver freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e em cada disciplina;

III. O Aluno Ouvinte, em hipótese alguma, terá direito a um certificado da FGV, ao término do curso.

§ 2º O Aluno Ouvinte poderá ser recomendado a encerrar sua participação no curso, se o Coordenador Acadêmico entender que este aluno estaria sendo academicamente prejudicado ou estaria prejudicando o andamento dos trabalhos da turma.

§ 3º Qualquer aluno regularmente inscrito no curso que manifeste interesse em passar para a condição de Aluno Ouvinte deverá formalizar por escrito sua proposta, declarando estar ciente de que não mais será submetido às avaliações e que não fará jus ao certificado ao final do curso, mas sim a uma declaração de participação e freqüência. A transferência da condição de aluno regularmente inscrito para a condição de Aluno Ouvinte não resultará na redução do valor integral do curso.

(6)

Da Frequência e Avaliação

Art.10 O aluno deverá cursar com assiduidade e ser aprovado, obrigatoriamente, em todas as disciplinas do curso, para ter direito à certificação.

Art.11 A freqüência mínima total exigida para aprovação, em qualquer disciplina, será de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, sem a qual o aluno será reprovado por faltas e não poderá realizar as provas e trabalhos desta disciplina.

§ 1º A freqüência será controlada pelo monitor ou pelo professor da turma. O número de pautas de freqüência a serem assinadas pelo aluno será determinado de acordo com as características do curso, podendo chegar ao número de quatro pautas diárias.

§ 2º Após o início da aula, o aluno terá a tolerância de 30 minutos para assinatura da pauta de freqüência, que se encontrará em posse do monitor ou do professor da turma. A pauta de freqüência do último tempo de aula será disponibilizada 30 minutos antes do horário de término previsto no cronograma.

§ 3º A pauta de freqüência assinada pelo aluno é o único comprovante de que o aluno esteve em sala.

§ 4º As ausências por doenças e viagens profissionais estão incluídas no percentual admissível de ausências.

§ 5º Caso o aluno seja reprovado por faltas, deverá cursar novamente a(s) disciplina (s) em questão (cumprimento de disciplinas), devendo arcar com o ônus financeiro relativo ao pagamento das mesmas, sem desrespeito ao prazo previsto neste Regulamento para conclusão de toda e qualquer obrigação acadêmica. O cumprimento da disciplina deverá acontecer no formato on line, devendo o aluno obedecer às regras da turma onde fará o cumprimento.

§ 6º A disciplina a ser cumprida deverá seguir os seguintes critérios: I. Ter a carga horária e o conteúdo idêntico ou semelhante à disciplina que não foi cursada;

II. Fazer parte de um curso com o mesmo nível da turma que o aluno foi originalmente matriculado, como os exemplos a seguir:

(7)

a) A disciplina de um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) só pode ser cumprida em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização);

b) A disciplina de um curso de aperfeiçoamento só pode ser cumprida em cursos de aperfeiçoamento.

§ 7º Se a disciplina a ser cumprida não for oferecida dentro do prazo dos 48 (quarenta e oito) meses da data do início do curso, a FGV deverá indicar outra disciplina a fim de complementar a carga horária do in company.

Art.12 Para ser aprovado em uma determinada disciplina o aluno deve obter, no mínimo, média 7,0 (sete) nas avaliações realizadas.

§ 1º A prova é obrigatória, discursiva, individual e sem consulta. I. Nos cursos de Direito, será facultada aos alunos a consulta à legislação não comentada.

§ 2º Trabalhos, opcionais, em grupo ou individuais, a critério do professor, poderão ser oferecidos na composição da nota final e não deverão ultrapassar 30% (trinta por cento) do valor total da nota final da disciplina.

§ 3º É proibida a utilização de quaisquer aparelhos eletrônicos durante a prova. Estará sumariamente reprovado na disciplina o aluno que: utilizar de meios ilícitos para realização das provas; for surpreendido, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro aluno; descumprir as instruções passadas pelo aplicador de prova; perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

Art.13 O aluno pode solicitar vista ou revisão das notas obtidas em provas por intermédio de requerimento, em até 15 (quinze) dias após o recebimento das referidas provas.

§ 1º – O requerimento de solicitação de revisão de prova deverá vir com:

a) Clara indicação, devidamente fundamentada, das questões a serem revistas;

b) Se for o caso, documento comprobatório de sua justificativa.

Provas realizadas a lápis não estarão passíveis de solicitação de revisão de prova.

(8)

Art.14 Apenas em caso de ausência justificada por enfermidade ou por viagem a serviço, o aluno terá direito, em uma única oportunidade, à segunda chamada de prova.

§ 1º A prova de segunda chamada é constituída por uma prova discursiva e individual a ser realizada em data, hora e local divulgados pela Fundação Getulio Vargas no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados a partir da data da primeira prova.

I. A ausência do aluno, nesta segunda chamada, equivalerá à atribuição de grau “0” (zero).

§ 2º A nota da prova de segunda chamada deverá compor a média final da disciplina, obedecendo ao mesmo critério e recebendo o mesmo peso atribuído à prova que ela substituiu.

Art. 15 Ao aluno que obtiver média final igual ou superior a 5,0 (cinco) e inferior a 7,0 (sete) em uma disciplina, mesmo na segunda chamada, será facultado o direito de realizar outra avaliação, denominada Verificação Suplementar - em uma única oportunidade, em data, hora e local marcados pela Fundação Getulio Vargas, em até 60 (sessenta) dias após a divulgação das notas da disciplina. A nota da Verificação Suplementar substituirá integralmente, dessa forma, a média anterior, não sendo computadas as notas de trabalhos, atividades realizadas durante a disciplina.

§ 1º O aluno que não obtiver média final igual ou superior a 5,0 (cinco) estará automaticamente reprovado na disciplina e não terá direito a realizar a prova de Verificação Suplementar. Neste caso, o aluno deve cursar a disciplina novamente, no formato on line, dentro do prazo máximo de 48 (quarenta e oito) meses após a data do início do curso de origem, arcando, porém, com o ônus financeiro da disciplina a ser cumprida;

§ 2º A disciplina a ser cumprida deverá seguir os seguintes critérios: I. Ter a carga horária e o conteúdo idêntico ou semelhante à disciplina que não foi cursada;

II. Fazer parte de um curso com o mesmo nível da turma que o aluno foi originalmente matriculado, como os exemplos a seguir:

a) A disciplina de um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) só pode ser cumprida em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização);

b) A disciplina de um curso de aperfeiçoamento só pode ser cumprida em cursos de aperfeiçoamento.

(9)

§ 3º Se a disciplina a ser cumprida não for oferecida dentro dos 48 (quarenta e oito) meses da data do início do curso de origem, a FGV deverá indicar outra disciplina a fim de complementar a carga horária, do curso.

§ 4° A nota máxima da Verificação Suplementar a ser lançada no histórico escolar será 7,0 (sete).

Do Trabalho de Conclusão do Curso

Art.16 O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), de caráter obrigatório, deverá ser realizado individualmente.

Art.17 Caberá ao Coordenador Acadêmico definir o tipo de TCC a ser aplicado em cada curso, adequando-o à área de saber do mesmo.

Art. 18 Cada turma deverá realizar um único tipo de TCC, dentre as seguintes opções:

a) Plano de negócios;

b) Projetos de aplicação de conhecimento na área do curso; c) Relatório baseado nas atividades de jogo de negócios; d) Monografia.

§ 1º A estrutura, a forma e os termos de apresentação do TCC devem seguir as regras indicadas no documento “Padronização para Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, em norma específica.

Art.19 O Coordenador Acadêmico definirá o prazo para entrega do TCC. O limite máximo não deverá ultrapassar 120 (cento e vinte) dias após a data de conclusão da última disciplina do curso pelo aluno.

§ 1º É de responsabilidade do aluno manter uma cópia do TCC em seu poder, para reapresentá-lo caso haja extravio da primeira remessa.

§ 2º Todo TCC conterá, em sua última página, declaração do aluno de que o referido trabalho é original, de que foi elaborado individualmente pelo próprio aluno e de que não foi copiado de nenhuma outra fonte.

Art.20 A nota mínima para aprovação no TCC será 7 (sete).

§ 1º Os alunos que não lograrem aprovação no TCC poderão reapresentá-lo em até 30 (trinta) dias após o recebimento do resultado, conforme recomendações do responsável pela correção.

(10)

§ 2º A oportunidade de reapresentação do TCC, prevista no parágrafo anterior, não se aplicará no caso de reprovação por comportamento não ético do aluno em relação à elaboração do trabalho.

Art.21 Após a aprovação final do TCC, o aluno deverá entregar uma via em arquivo, pdf, gravado em CD, e eventualmente em cópia impressa, a critério do coordenador acadêmico.

Trancamento/Cancelamento e Abandono de Curso

Art.22 O trancamento/cancelamento de curso deverá ser feito por escrito, por meio de requerimento do(a) aluno(a), com apresentação de justificativa, a ser avaliada pela Direção Executiva do FGV in company.

§ 1º No tocante a taxas ou multas referentes ao ato de trancamento/cancelamento, fica resguardado o que estiver estabelecido no contrato de prestação de serviços educacionais celebrado entre a Instituição e o aluno e/ou no contrato entre a Instituição e a empresa;

Art.23 É considerado abandono de curso o caso em que o aluno

deixar de cursar 3 (três) disciplinas consecutivas, sem ter solicitado o devido trancamento.

Parágrafo Único - No caso de abandono de curso, o aluno continua sujeito a taxas e multas estabelecidas no contrato de prestação de serviços educacionais, celebrado entre a FGV e o aluno.

Da Certificação

Art.24 Tem direito ao certificado de especialista o aluno que

obtiver média e freqüência nas disciplinas cursadas, bem como aprovação do seu Trabalho de Conclusão do Curso, observados os parâmetros definidos neste Regulamento.

Art.25 Além do certificado do curso de especialização será

expedido pelo FGV in company, o Histórico Escolar, onde são registrados: a) os dados completos do aluno;

(11)

c) o período em que o curso foi ministrado e sua duração total em horas de efetivo trabalho acadêmico;

d) as disciplinas cursadas, com as respectivas cargas horárias, freqüência e notas obtidas pelo aluno;

e) o nome e a titulação dos professores;

f) o coeficiente de rendimento do aluno, definido por meio do cálculo da média aritmética das notas obtidas em cada disciplina;

g) o título de Trabalho de Conclusão do Curso e o conceito obtido.

Art.26 A emissão de 2ª via de certificado estará condicionada ao pagamento de taxa.

Da Avaliação do Curso

Art.27 Para avaliar a disciplina e o professor, o aluno deverá preencher o Formulário de Avaliação da Disciplina.

Art.28 Ao seu término, o curso de especialização deve ser avaliado pelo aluno, no Formulário de Avaliação de Encerramento do Curso.

Das Disposições Gerais

Art.29 Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor Executivo

do FGV in company, devendo a deliberação tomada ser expressa por escrito.

Art.30 Este Regulamento entra em vigor para as turmas que se

iniciarem a partir de 01 de janeiro de 2011.

Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2010.

Antonio Carlos Pôrto Gonçalves Diretor Executivo

(12)

Código de Conduta do Aluno

FGV in company

O aluno de um dos Programas da FGV é também responsável pela qualidade dos cursos por ela ministrado, devendo:

1. Acatar o Regulamento do Curso do Programa FGV in company/ IDE, em

perfeita sintonia com os fins educacionais nele objetivados.

2. Manter uma atitude de correção e lealdade

(i) Em todos os atos acadêmicos, principalmente no que diz respeito

aos direitos autorais de terceiros,

(ii) Na elaboração de trabalhos e provas, não dando e nem recebendo

informações além do permitido pelo Regulamento e pelos professores.

3. Tratar com respeito, civilidade e consideração os colegas, os docentes, os

coordenadores e os funcionários técnico-administrativos.

4. Zelar pela qualidade dos cursos, não contribuindo com ações ou atitudes

contraproducentes ao objetivo acadêmico dos mesmos.

Tabela de Serviços

TABELA - 2011

SERVIÇO (R$)

Taxa (R$)

Cópia de contrato

R$ 30,00

Histórico Escolar assinado

R$ 35,00

Declaração de participação/matrícula (2ª via)

R$ 35,00

Outras declarações

R$ 35,00

2º via de certificado

R$ 70,00

Referências

Documentos relacionados

RESULTADO FINAL VELOCIDADE INDIVIDUAL MASCULINO.. POS

Quanto mais as ciências experimentais, o formalismo e as tecnologias intelectuais são estudados por antropólogos, menos intimidada e mais otimista a antropolo- gia enquanto uma

Este estudo teve por objetivo avaliar a incidência de casos notificados de dengue pela Secretaria de Saúde do município de Jaciara, Mato Grosso, no período entre janeiro de 2005

Durante este breve estudo foi possível observar uma série de aspectos relevantes do método idealizado pelo pedagogo musical Suzuki. Seu método é aplicado hoje no mundo

procedimento cirúrgico e anestésico, a Lipoaspiração e a Lipoenxertia apresentam, ainda, os seguintes riscos: manchas avermelhadas e arroxeadas (equimoses),

a) bens de uso geral, bens de uso específico e bens de transformação ou processo. b) bens de uso comum, bens de uso especial e bens dominiais ou dominicais. c) bens de crédito,

15 – PARTILHA FRATERNA (CELEBRAÇÃO DA PALAVRA) OS CRISTÃOS TINHAM TUDO EM COMUM.

desempenho do processador de um laptop).. Exemplo: Google Data Center.. Arquitetura de Computadores – Introdução aos computadores 27 José Delgado. Centros de dados.. Arquitetura