• Nenhum resultado encontrado

Museus e Património Universal é o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus para as comemorações deste ano.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Museus e Património Universal é o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus para as comemorações deste ano."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DIVISÃO DE TURISMO Casa Aninhas Praça 8 de Maio – 3000–300 COIMBRA Tel. +351 239 857583 Fax. +351 239 828 605

Coimbra no Mundo, o Mundo em Coimbra, são os motes que

convidam turistas, visitantes e conimbricenses a participar nas

comemorações do Dia Internacional dos Museus

No dia 18 de Maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus, evento que promete encher a Alta de Coimbra de muita animação, entre 18 e 19 de Maio, durante dia e noite.

Numa organização conjunta entre o Ministério da Cultura, através do Instituto Português de Museus – Museu Nacional Machado de Castro, a Câmara Municipal de Coimbra, a Universidade de Coimbra e a Região de Turismo do Centro, pretende-se fazer da Alta de Coimbra o palco ideal para um conjunto de actividades que prometem convidar turistas, visitantes e conimbricenses a viver e a festejar o Dia Internacional dos Museus.

Coimbra no Mundo e o Mundo em Coimbra são duas faces de uma mesma realidade e pretexto, nos

dias 18 e 19 de Maio, para um debate, exposições, visitas guiadas, actividades lúdicas e pedagógicas, abertura de museus e monumentos – dentro e fora de horas –, percursos pela cidade, música, teatro e intercâmbio cultural.

Museus e Património Universal é o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus para as

comemorações deste ano.

Música, teatro, percursos pedonais, visitas dramatizadas, exposições

animam Coimbra

Há actividades diurnas e nocturnas, com um ponto de interrogação a abrir o programa. “Que Museu para que público?”, inquérito de rua a pedir respostas a todos os munícipes, baixa e alta da cidade fora (início pelas 10h00 do dia 18).

Uma hora antes têm início os “Percursos pelo Património”. Até às 18h, os percursos incluem distribuição de penduras efectuados pelos transportes públicos – SMTUC, animação e orientação do percurso efectuado pelo mini-bus “Pantufinhas”, City Tour no autocarro panorâmico ‘Funtastic Coimbra’.

Haverá visitas à Torre da Universidade (9h/13h e 14h/18h), também uma visita dramatizada à exposição “O Sol Do Pintor” (10h-12h).

“Desde a Sé como se vê?”, mais uma interrogação com respostas em duas horas. Das 14h às 16h de dia 18, percorrendo a Rota dos Salatinas e descobrindo a Alta de Coimbra com a ajuda de instrumentos

(2)

ópticos, que os cientistas criaram e os pintores usaram, pretende-se construir a memória pessoal através da observação e do desenho do património da cidade.

À hora agendada para o início deste percurso pedonal começará, no Auditório do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, um importante debate público – A Alta, mais que um Museu - que se prolongará até às 18h.

Tendo o Dia Internacional dos Museus por tema ‘Os museus e o património universal’ e estando Coimbra a trabalhar para um tempo novo no domínio do seu património, tomou o MNMC a iniciativa de um desafio oportuno e relevante: um balanço da situação – Como estão a decorrer os projectos em curso de obra? Para quando o início dos que se encontram em carteira? Em que política cultural para a cidade e para o país se inserem tais projectos? Como se articulam com outras iniciativas de grande significado como a candidatura apresentada recentemente pela Universidade a património da Humanidade, os projectos de recuperação para a Alta e para a Baixa, o programa Polis? Como aproveitarão a Região de Turismo do Centro e a Empresa Municipal de Turismo a nova realidade museológica de Coimbra?

Convidados para este debate os autores dos programas e projectos em curso, os responsáveis pelas instituições que tutelam o Património da cidade, bem como estudantes e público em geral.

Na área anexa ao auditório, serão apresentados alguns núcleos didácticos e de divulgação do Museu e das instituições parceiras nesta actividade – Câmara Municipal e Universidade de Coimbra.

As maquetes da Alta de Coimbra e do Museu Nacional de Machado de Castro, ambas da autoria de Gonçalo Byrne, integram os projectos de arquitectura expostos. Já quanto aos projectos educativos, realce para o “Museu Portátil” e para a “Planificação do Museu Nacional de Machado de Castro”. Lugar ainda para a exposição e venda de publicações recentes sobre o Património de Coimbra, editadas pelas entidades envolvidas.

A tarde comemorativa integra ainda uma Exposição de trabalhos realizados pelos idosos do Ateneu, no workshop “Memórias a cores”, e uma visita à exposição O Sol do Pintor, comentada pelos habitantes da Alta (Ateneu e Salatinas). Início previsto para as 18h.

A noite da alta da cidade será polvilhada de acordes, responsabilidade dos concertos de rua evocando o património musical de Coimbra. Início previsto para as 21h.

O programa de 19 de Maio começa às 9h com visitas à Torre da Universidade. Estas visitas prolongam-se até às 18h.

(3)

Pelas 10h proceder-se-á a uma visita à obra em curso no Museu Nacional de Machado de Castro. Lugar para uma apresentação pelo director do Museu, projectistas e responsáveis pela execução da obra, que será visitada pelos “Mini-Repórteres”, um grupo de jovens que tem fotografado a evolução dos trabalhos de remodelação do MNMC.

Pintar com a Luz – “Sábados à Descoberta” consiste numa visita/oficina à exposição O Sol do Pintor,

dirigida ao público infanto-juvenil. Entre as 14h e as 17h. Às cinco da tarde, esta exposição será revisitada, orientação a cargo de Pedro Redol, Director do Museu Nacional Machado de Castro.

O culminar desta série de excelentes propostas acontece com a “Noite dos Museus”.

Das 18h às 22h os espaços museológicos da alta estarão abertos ao público, com visitas orientadas por alunos de História da Arte aos principais monumentos da Alta: Sé Nova, Sé Velha, S. Salvador e Universidade (a partir das 21h).

Também às 18h se iniciará, no Centro Cultural D. Dinis, a mostra cultural “O Mundo em Coimbra”. Mostra que compreende património artístico, musical e gastronómico dos países representados em Coimbra, nas colecções do Museu Nacional de Machado de Castro, com a colaboração do Conservatório de Música e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Prolonga-se até às 24h.

Às 18h30, “Altas histórias da Alta” consiste na projecção de filmes antigos sobre a Alta de Coimbra e percursos pedonais orientados pelos Salatinas e sócios do Ateneu.

Actividades lúdico-pedagógicas para jovens; apresentações pelo Grupo de Teatro da Liga de Amigos do Museu Machado de Castro: ‘Em Busca da Palavra Perdida e Outras Histórias Fantásticas’ (8-12 anos), e ‘O Público e Outras Brincadeiras a partir de Lorca’ (13-16 anos), são outras das iniciativas integradas na noite cultural.

O programa encerra com um percurso nocturno no autocarro ‘Funtastic’ pelos lugares que compõem o ‘bilhete postal’ da cidade. Viagens de uma hora, com partidas às 21h, 22h e 23h.

(4)

Programa

18 de Maio

10h00

Que Museu, para que público? Inquéritos de rua

10h00 - 18h00

Percursos pelo Património Viaje no Pantufinhas e no Funtastic Procure informação nas linhas normais Parceria SMTUC

09h00 – 13h00 / 14h00 – 18h00

Visitas gratuitas à Torre da Universidade Exposição O Sol do Pintor

Museu de Física da Universidade de Coimbra 10h00 – 12h00

Visita dramatizada à exposição

Colaboração Escola Superior de Educação de Coimbra 14h00 – 16h00

Desde a Sé como se vê?

Percorrendo a Rota dos Salatinas, vamos descobrir a Alta de Coimbra com a ajuda de instrumentos ópticos que os cientistas criaram e os pintores usaram.

MNMC / MFísica / Salatinas 14h00 – 18h00

A Alta, mais que um Museu

Auditório do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:

o Apresentação de projectos

o Debate Público

o Exposição de projectos e material de divulgação

o Venda de Publicações

21h00 – 24h00

Património Musical de Coimbra Concertos de rua na Alta da Cidade 20h30 – 23h30

Teatro de animação

Arruada na Alta pelo grupo Vivarte

Sé Velha, S. Salvador, Sé Nova, Via Latina 21h30

Música coral Sé Velha

(5)

Grupo vocal Ad Libitum Capela de S. Miguel Coro holandês Serenatas 22h15 S. Salvador

Grupo de Fados "Guitarras de Coimbra" 23h00

Sé Nova

Estudantina Universitária de Coimbra 23h45

Via Latina - Grupo de Fados "Canção de Coimbra" 24h00

À Capella

19 de Maio

09h00 – 13h00 / 14h00 – 18h00

Visitas gratuitas à Torre da Universidade

10h00

Museu Nacional de Machado de Castro Visita à obra

Mini-repórteres fotografam a obra Exposição O Sol do Pintor

Museu de Física da Universidade de Coimbra 14h00 – 17h00

Desenhar com a Luz – Sábados à Descoberta Constança Providência

17h00

Visita guiada à exposição 18h00

Memórias a cores

Exposição de trabalhos e visita à exposição, pelos habitantes da Alta Ateneu / Salatinas

(6)

Noite dos Museus

18h00 – 24h00

Abertura dos espaços museológicos da Universidade e do Museu Municipal

Astronomia no Museu

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Observações astronómicas e actividades de astronomia para crianças. O que sabia Camões sobre astronomia? - Carlota Simões

As imagens do Sol do Observatório Astronómico - João Fernandes

O Mundo em Coimbra

Centro Cultural D. Dinis 18h00 – 24h00

Mostra cultural dos países representados em Coimbra, nas colecções do Museu Nacional de Machado de Castro

o Património artístico

o Musical

o Gastronómico

Colaboração: Conservatório de Música e Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra Actividades lúdico-pedagógicas para jovens

Teatro

Em Busca da Palavra Perdida e Outras Histórias Fantásticas O Público e Outras Brincadeiras, a partir de Lorca

AMIC - Liga de Amigos do Museu Nacional de Machado de Castro 18h30

Altas histórias da Alta

Projecção de filmes antigos sobre a Alta de Coimbra e percursos pedonais Salatinas / Ateneu

20h00 – 24h00

Visitas aos principais monumentos da Alta Sé Nova, Sé Velha, S. Salvador, Universidade Instituto de História da Arte da FLUC

21h00 – 24h00 City Tour

Percurso nocturno no Funtastic, de hora a hora Parceria SMTUC

Referências

Documentos relacionados

Cheliped carpus with 12–18 simple dorsal setae; propodus bearing a large, with brown-bordered dorsal crest (V. glandurus), or a distal margin curved and pointed

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Figura 5.22: Rendimento médio de turbinamento da Cascata do Douro, para cada hora, do Caso 4.. Figura 5.23: Evolução do desvio dos preços ao longo das iterações do

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

O valor do factor parcial relativo às equipas de segurança, foi definido anteriormente no factor global de risco associado ao desenvolvimento e propagação do incêndio no edifício,

Elaborou-se então, com o software Microsoft Excel, uma folha de cálculo em que partindo dos dados da matriz dos tempos de deslocação e dos dados relativos ao ano de