• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM IMAGEM E SOM REGULAMENTO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM IMAGEM E SOM REGULAMENTO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM IMAGEM E SOM

REGULAMENTO

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

(2)

Regulamento do Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC - do curso de Bacharelado em Imagem e Som do Departamento de Artes e Comunicação, aprovado na 94ª Reunião Ordinária do Conselho do Curso, realizada em 02 de dezembro de 2014.

1.PROJETOS

1.1 Serão aceitos projetos audiovisuais inéditos, nos formatos narrativos de ficção, não ficção, ou misto, com técnicas de live action, piloto de série, animação, jogos digitais, e novos formatos multiplataformas de mídia como cinema, televisão ou conteúdo interativo e web. Os tempos mínimo e máximo, seguindo o tipo de produção, constam na tabela abaixo:

Tipo de Produção Tempo Mínimo Tempo Máximo

Curtametragem Ficcional com Captação ao Vivo 5 min 15 min

Curtametragem Ficcional feito com Animação 2 min 6 min

Curtametragem de Documentário 5 min 26 min

Piloto de Série/TV 5 min 26 min

Quaisquer obras que utilizem técnica mista (captação ao vivo e animação) e de outra natureza devem ser avaliadas de acordo com sua complexidade.

1.2 O Projeto para as Bancas de Pré-Seleção e de Seleção impresso deverá ter, no máximo, 25 páginas e, no mínimo, 20 páginas, contendo os seguintes itens:

1.2.1 Capa

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS (CECH) DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO (DAC) CURSO DE BACHARELADO EM IMAGEM E SOM Projeto: (nome do pré-projeto)

EQUIPE PROPONENTE PRODUTORA

LOCAL E DATA

1.2.2 Dados técnicos

O formato Narrativo: ficção, não ficção, misto

Técnica: live action (captação ao vivo), animação, misto, jogos digitais Formato: curta, seriado, não seriado, conteúdo interativo.

Suporte de captação

Plataformas para as quais será desenvolvido, no caso de jogo digital e projetos multiplataforma.

(3)

1.2.3 Proposta de Projeto (Em até 20 linhas)

Para projetos de Ficção, não ficção ou misto – sinopse (de 3 a 5 linhas)

Para projetos de Jogos Digitaise projetos multiplataforma:sinopse (de 3 a 5 linhas) e documento de design resumido contendodescrição das mídias envolvidas no projeto e visão Geral com descrição do funcionamento e progressão

Para seriado televisivo: uma sinopse (de 3 a 5 linhas) para cada episódio (estas sinopses não entram no limite de 20 linhas).

1.2.4 Argumento (Até 2 páginas)

Para projetos de ficção – a história com o fluxo narrativo;

Para projetos de não ficção – a estratégia de abordagem, e se aplicável, com fluxo narrativo

Para projetos de jogos digitais – descrição da mecânicae,a representação dos cenários, dos personagens e dos elementos do jogo, descrição dasregras e objetivos, controles e interface.

1.2.5 Apresentação do Projeto (Até 8 páginas)

1.2.5.1 Para projetos de ficção, não ficção ou misto – Universo de histórias do projeto. Para projetos de ficção: o roteiro (a história com o fluxo narrativo).Para projetos de não ficção: a estratégia de abordagem com intenção narrativa (se cabível), personagens (se cabível), locações. Para ambos os casos: proposta conceitual e estética a ser desenvolvida. 1.2.5.2 Para projetos de jogos digitais e projetos multiplataforma

1.2.5.2.1 Universo de histórias, peças ou personagens, cenários, demais elementos de jogo e proposta visual.Descrição da trama narrativa. Histórias desdobradas pra cada mídia.

1.2.5.2.2 Para o jogo ser aprovado como TCC deverá apresentar as mecânicas, contando com os conceptarts de personagens e cenários (que poderão vir como Anexo).

1.2.5.3 Para projetos de animação

1.2.5.3.1Apresentação de conceptarts de personagens e cenários (que poderão vir como Anexo), universo do projeto, ideias narrativas e conceituais, personagens, proposta ético-estética e eventuais meios a serem desenvolvidos. Na Banca de Qualificação, será requerido o storyboardcompleto.

(4)

1.2.5.4 Sobre o roteiro

O roteiro deve ser colocado como Anexo (vide item 1.2.11).

1.2.6 Justificativa (máximo 01 página)

Destacando as relevâncias sociais, artísticas e acadêmicas do projeto. 1.2.7 Concepção audiovisual/ Referência da fotografia (máximo 2 páginas) 1.2.8 Equipe Técnica

1.2.8.1 Indicação dos membros das principais funções (Produção, Roteiro, Direção, Fotografia, Som, Montagem, Hipermídia, Pesquisa e Direção de Arte). Os responsáveis pela função deverão preferencialmente estar cursando especialidade na área. Nos casos em que não houver aluno de Obrigatória Específica em número suficiente para exercer a função, o grupo de TCC poderá indicar outro aluno cuja pertinência será avaliada pelo conjunto de professores da Banca de Seleção. Caso a situação ocorra no decorrer do TCC, a pertinência será avaliada pelo Orientador do TCC juntamente com o professor da disciplina Coordenação de Realização.

1.2.8.1.1 Roteiros submetidos à banca devem necessariamente ter sido escritos por alunos das Obrigatórias Específicas Roteiro 1 e 2

1.2.8.2 Um membro oficial poderá integrar, no máximo, 01 grupo, e será avaliado por este projeto.

1.2.8.3 Mini-Currículo dos membros da EQUIPE PROPONENTE (obras, pesquisas teóricas, estágio e publicações realizadas). Este item deverá ter, no máximo, 8 linhas.

1.2.9 Cronograma

1.2.10 Orçamento Deverá seguir a estrutura de orçamento analíticodefinida pela Instrução Normativa no. 22 de 30 de dezembro de 2003 da Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Disponível em www.ancine.gov.br

1.2.10.1 Deve-se levar em consideração todos os custos de realização do PROJETO, incluindo a confecção dos materiais de divulgação, impostos, e quaisquer outros itens necessários à completa execução do PROJETO de desenvolvimento.

1.2.11 Roteiro

1.2.11.1 O roteiro é obrigatório para projetos de ficção, não ficção, misto e de animação e deverá ser colocado como Anexo com a seguinte formatação: fonte courier new, tamanho

(5)

12, espaço 1,5, diálogos centralizados e formato A4. Será necessário que seja, ao menos, o

primeiro tratamento do roteiro completo.

1.2.11.2 No caso de Documentários, o Roteiro deverá conter: Estrutura do documentário; Escolha e descrição dos objetos do documentário e Descrição das estratégias de abordagem.

1.2.12 Planejamento Transmídia/ Design do Projeto Transmídia (plano de distribuição dos conteúdos narrativos através das plataformas de mídia)

1.2.12.1 Descrição das três mídias, no mínimo, envolvidas inicialmente no projeto (apenas serão consideradas as extensões em que houver uma ligação narrativa com o mundo de histórias do projeto).

1.2.12.2 Serão aceitos projetos audiovisuais para desenvolvimento nas multiplataformas, contendo a seguinte documentação de design: a) bíblia do universo narrativo;b) descrição dos cenários e personagens; c) histórias desdobradas pra cada mídia; d) documento de design especifico para cada mídia escolhida; e) equipe de produção e orçamento de cada mídia.

1.2.12.3 Caberá ao professor orientador e ao professor da disciplina Coordenação de Projeto, juntamente com os orientandos, definir quais mídias serão usadas no projeto e como serão desenvolvidas.

1.2.13 Análise Técnica

Neste item serão dimensionados os equipamentos a serem utilizados de acordo com as gravações que serão feitas.

1.2.14 Plano de Distribuição

1.2.15 Esboço da Proposta de identidade visual do projeto

Esboço do design gráfico: material de divulgação (folder, portfólio, cartazes).

1.2.16 Anexos (Layouts e concepções visuais e, quando se fizerem necessários, material de pesquisa).

1.2.17 Comprovante (ou protocolo) de registro do argumento junto à Biblioteca Nacional (Em caso de coletivos, os demais criadores deverão constar no registro).

1.2.18 Autorização de Cessão de Direitos de Filmagem, no caso de projetos com roteiros baseados em obra ou registrados em nome de terceiros.

(6)

2. BANCAS

2.1 A Comissão é soberana quanto ao mérito de suas decisões.

2.2 Todas as bancas deverão ser formadas por no mínimo 3 professores, sendo a titulação mínima de graduação ou currículo relevante na área.

2.3 Na fase de desenvolvimento dos projetos serão realizadas duas Bancas (Pré-Banca e Seleção). Os projetos aprovados farão posteriormente a Banca de Qualificação e a Banca Final.

2.3.1 Todos os componentes da Equipe Proponente deverão participar de defesa oral das bancas. 2.4 Pré-banca e banca de seleção

2.4.1 Caberá ao professor da Disciplina “Elaboração de Projetos” coordenar os trabalhos, bem como agendar as datas das bancas.

2.4.2 As bancas consistem em uma sessão de pitching para a apresentação das propostas de projetos que serão desenvolvidas na disciplina “Elaboração de Projetos”. As Bancas contarão no mínimo, com três avaliadores, sendo um deles o professor da Disciplina “Elaboração de Projetos”. A Banca Final fará a escolha dos projetos.

2.4.3 A Banca fará uma lista suplementar com até 02 (dois) projetos, em ordem de prioridade, para eventual desistência ou impossibilidade de realização de algum dos selecionados.

2.4.4 A Banca lavrará Ata do resultado da seleção. 2.5 Banca de qualificação

2.5.1 Caberá ao professor da disciplina “Realização de Projeto” orientar os alunos em relação aos trabalhos que serão apresentados, bem como agendar as datas das bancas de qualificação. 2.5.2 As cópias do relatório parcial dos projetos apresentados deverão ser submetidas à comissão de avaliação com uma antecedência mínima de 15 dias antes da data da banca de qualificação. 2.5.3 A banca será composta por 3 (três) avaliadores, incluindo o professor orientador do projeto. 2.5.4 Ficará a critério da banca examinadora, no início da reunião, a concessão de um tempo para os alunos fazerem a apresentação oral sobre o andamento do seu projeto, com duração máxima de 15 minutos.

2.5.5 Cada membro da banca terá, no máximo, 20 (vinte) minutos para fazer seus questionamentos e apresentar suas considerações e sugestões.

2.5.6 Na caso de projetos de Animação ou projetos que contenham trechos de animação será exigido o storyboard completo.

2.5.7 A banca lavrará ata do resultado da avaliação. 2.6 Banca de avaliação final

2.6.1 Caberá ao professor da disciplina “Veiculação de Projeto” orientar os alunos com relação aos trabalhos que serão apresentados, bem como agendar as datas das bancas de avaliação final.

(7)

2.6.2 As cópias do relatório final dos projetos apresentados, assim como a obra audiovisual em seu formato final, deverão ser submetidas à comissão de avaliação com uma antecedência mínima de 15 dias antes da data da banca de avaliação final.

2.6.3 A banca será composta por 3 (três) avaliadores, incluindo o professor orientador do projeto. 2.6.4 Ficará a critério da banca examinadora, no início da reunião, a concessão de um tempo para os alunos fazerem a apresentação oral sobre o processo e resultado do seu projeto, com duração máxima de 15 minutos.

2.6.5 Cada membro da banca terá, no máximo, 30 (trinta) minutos para fazer seus questionamentos e apresentar suas considerações e sugestões.

2.6.6. A banca lavrará ata do resultado da avaliação.

3. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS BANCAS

3.1 No ato da defesa oral dos projetos, ou seja, na Pré-Banca e na Banca Final, serão utilizados os seguintes critérios para avaliação:

3.1.1 Potencial criativo e de inovação 3.1.2 Potencial de formação de público 3.1.3 Potencial de co-produção

3.1.4 Qualidade artística do projeto 3.1.5 Capacidade de execução da equipe

3.1.6 Comprometimento dos proponentes com a proposta apresentada

3.1.7 Capacidade de aplicação de técnicas e processos que visem à formação profissional do aluno, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso

3.1.8 Exequibilidade da proposta 3.1.9 Formação da equipe

3.2 O desenvolvimento de projeto transmídia, se aplicável, terá sua análise inclusa nos pontos 3.1.1 e 3.1.2.

4. OBRIGAÇÕES

4.1 Creditar, por meio de logotipo e citação, conforme o caso:

4.1.1 Inserção das logomarcas do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) e da Universidade Federal de São Carlos a título de REALIZAÇÃO.

4.1.2 Menção dos apoiadores culturais em todas as produções audiovisuais que façam uso dos serviços ou equipamentos cedidos ou doados por esses apoiadores.

(8)

4.2 Ao final da realização do Projeto, fornecer Relatórios para o Curso de Imagem e Som/ Departamento de Artes e Comunicação (DAC), que serão integrados ao acervo cultural do Departamento.

4.2.1 O Relatório deverá ser entregue em mídia digital e impressa, elaborado a partir do referencial da observação participante, com a descrição subjetiva/objetiva do processo de trabalho, acrescido dos registros do set de cada uma das áreas (boletins, roteiros revisados, etc).

4.2.2 O Relatório deverá conter: Sinopse, Ficha técnica, Mídia com os produtos audiovisuais realizados (ou indicação do site na web), Descrição das atividades realizadas explicitando as dificuldades e soluções encontradas em cada área, Prestação de Contas.

4.2.3 A prestação de contas deverá ser acompanhada de planilha preenchida com indicação de todas as despesas realizadas, seus respectivos recibos e notas fiscais.

4.3 Os proponentes dos projetos deverão observar o cronograma de entrega definido pelo professor responsável pela disciplina “Elaboração de Projeto”, sendo que atrasos poderão ser penalizados na avaliação dos projetos.

5. DIREITOS MORAIS E PATRIMONIAIS

5.1 Ficam resguardados os direitos autorais morais e patrimoniais do(s) autor (es) sobre a obra.

5.2 O Departamento de Artes e Comunicação (DAC) deterá os direitos de utilização do Projeto de Conclusão de Curso e seus subprodutos a título de promoção.

Referências

Documentos relacionados

Outra classificação dos miomas submucosos é a classificação STEPW, que não só classifica o mioma em relação ao útero, mas também identifica o grau de dificuldade da cirurgia e

This study showed that the Brazilian European Health Literacy survey, HLS-EU-BR, could differentiate the health literacy levels of a diversified sample of higher education (university

As participantes não tiveram benefícios diretos, no entanto, suas entrevistas contribuíram para o melhor conhecimento do significado da dor do parto, o que pode

TcMICU2 está localizada na mitocôndria, assim como demonstrado na co-localização com anticorpo contra os canais aniônicos dependentes de voltagem (VDAC), que

No Quadro 21 apresenta-se a oportunidade de melhoria do Processo de gestão e melhoria contínua, ao nível do Princípio 10 da Qualidade - «Melhoria contínua», que se deve

No presente estudo se verificou que o modelo animal e as condições experimentais se mostraram adequadas para a caracterização dos efeitos dos extratos testados sobre a microdureza