• Nenhum resultado encontrado

1 Escola Superior de Desporto de Rio Maior

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 Escola Superior de Desporto de Rio Maior"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

 

Instituto Politécnico de Santarém ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR

MESTRADO EM DESPORTO

REGULAMENTO DE DISSERTAÇÃO

Este regulamento enquadra-se no âmbito do artigo 21.º do regulamento específico do Mestrado em Desporto, e do regulamento geral dos mestrados da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

I - ECTS E HORAS DE TRABALHO

A dissertação é uma unidade curricular anual do Mestrado em Desporto. A dissertação decorre no 2.º ano do Mestrado e corresponde a 60 ECTS.

Devem ser realizadas 1500 horas de trabalho do estudante, sendo 150 destas horas de contacto, distribuídas pela seguinte tipologia: 50 horas de Orientação Tutorial e 100 horas de elaboração da dissertação.

II - ÂMBITO

De acordo com a alínea b) do n.º 1 do artigo 20 do Decreto-Lei 74/2006 de 24 de Março de 2006, um ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre, deve incluir uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projecto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objecto de relatório final, consoante os objectivos específicos visados, nos termos que sejam fixados pelas respectivas normas regulamentares a que corresponde um mínimo de 35% do total dos créditos do ciclo de estudos.

III - OBJECTIVOS

A dissertação pretende contribuir para os objectivos do Mestrado concorrendo para a formação especializada e para o conhecimento científico no contexto profissional do desporto. Deste modo, consideramos que os objectivos gerais da elaboração da dissertação são os seguintes:

(2)

 

a) Realizar um estudo no âmbito de uma especialização do curso;

b) Aprofundar conhecimentos previamente adquiridos pelo aluno ao longo do curso e da investigação efectuada;

c) Desenvolver metodologias e instrumentos de produção e de aquisição de conhecimento e competências de investigação;

d) Realizar investigação devidamente planeada e faseada; e) Capacidade para integrar equipas de investigação;

f) Capacidade de ligação à comunidade e ao contexto socioprofissional, às instituições ou a centros de investigação.

IV - FASES DE DESENVOLVIMENTO DA DISSERTAÇÃO

A dissertação desenvolve-se em 4 fases principais: • Definição do tema da dissertação

• Fase de projecto

• Fase de desenvolvimento • Fase final

4.1. Definição do tema da dissertação

4.1.1. O acompanhamento dos processos de atribuição de temas, do desenvolvimento dos trabalhos e da avaliação das dissertações de mestrado é feito pela Comissão de Curso (CDC). 4.1.2. Os prazos referidos neste Regulamento para o ano lectivo seguinte são aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da ESDRM, até ao final de Março, sob proposta da CDC.

4.1.3. À CDC compete assegurar a existência de propostas de temas para elaboração de dissertação com a desejável diversidade e em quantidade adequada ao número de alunos inscritos.

4.1.4. A CDC poderá solicitar aos Coordenadores das subáreas científicas da ESDRM que apresentem propostas de linhas de investigação.

4.1.5. Os estudantes podem propor o seu próprio tema de dissertação, que terá de ser aprovado pela CDC, que indicará qual o orientador.

4.1.6. Os temas propostos em colaboração com instituições externas devem pressupor a existência de um protocolo entre a instituição externa e a ESDRM, para que a actividade a desenvolver pelo aluno fique coberta pelo seguro escolar.

(3)

 

4.1.7. As propostas de temas de dissertação serão formalizadas, em ficha própria, fornecida em formato electrónico na altura do pedido de colaboração pela CDC, devendo especificar se o trabalho será realizado no âmbito de algum programa, protocolo, projecto, bolsa ou contractos específicos.

4.1.8. Ao propor um trabalho, o docente fica obrigado a orientar o trabalho, desde que existam alunos interessados que cumpram os requisitos pré-estabelecidos.

4.1.9. À CDC compete fazer a divulgação dos temas junto dos estudantes, durante o período de aulas do segundo semestre do primeiro ano lectivo. A lista dos temas deverá estar disponível nos serviços académicos, e ser divulgada na Página de Internet da ESDRM, com links para páginas que poderão ser construídas pelos docentes sobre cada um dos trabalhos propostos.

4.1.10. A CDC deverá organizar uma sessão de apresentação dos temas dos projectos, até ao final de Junho.

4.1.11. Para a atribuição do tema em 1.ª fase o estudante deve candidatar-se até 5 dias úteis após o final das aulas do 2.º semestre. Para a atribuição do tema em 2.ª fase, deve candidatar-se até 5 dias úteis após realização dos exames da época de recurso.

4.1.12. Para o efeito, o estudante deverá preencher uma ficha de candidatura que lhe será disponibilizada pela CDC na Página de Internet da ESDRM aquando da divulgação dos temas. 4.1.13. A lista de distribuição dos temas da primeira fase deverá ser disponibilizada pela CDC na Página de Internet da ESDRM.

4.2. Fase de projecto

4.2.1. O estudante deve entregar um projecto de dissertação em conformidade com as normas definidas no “documento orientador para projecto e dissertação” (Anexo 1), até à primeira quinzena de Setembro, acompanhado de parecer do Orientador.

4.2.2. Os projectos e respectivos pareceres são entregues nos Serviços Académicos, que os reencaminhará ao Conselho Técnico-Científico, para deliberação.

4.3. Fase de desenvolvimento

O estudante deverá:

• Realizar as devidas diligências de modo a implementar a actividade definida no Projecto;

• Realizar cada uma das actividades, considerando o plano global definido no Projecto; • Realizar os relatórios de actividades solicitados pelo Orientador.

(4)

 

4.4. Fase Final

Na fase final deve ser realizada uma dissertação, a entregar até ao final do 4.º semestre (2.º semestre do 2.º ano).

O mestrando deve requerer ao Coordenador de Curso a realização da prova de defesa pública da dissertação. É obrigatória a entrega do requerimento nos serviços académicos, conjuntamente com a dissertação e resumo em português e inglês e curriculum vitae, em conformidade com o anexo 1.

A entrega de cinco exemplares impressos e 5 CDs com a dissertação e com os resumos deverá ser feita nos serviços académicos que reencaminhará para o júri e para a Biblioteca da ESDRM (um exemplar).

Para a época especial de exames, a dissertação deve ser entregue nos Serviços Académicos dez dias úteis antes do início da referida época.

V - ORIENTAÇÃO

A dissertação é orientada por professores doutorados, pertencentes ao curso, aprovados pelo Conselho Técnico-Científico.

Se um estudante pretender ser orientado por um professor externo ao curso terá de fazer um requerimento à CDC, apresentando as razões para o efeito, anexando o CV do orientador proposto.

VI - AVALIAÇÃO

O mestrando deve fazer a defesa da dissertação mediante discussão pública perante um júri. As provas terão uma duração máxima de 90 minutos.

O candidato tem 15 minutos para apresentar o seu trabalho (o júri poderá optar por prescindir desta apresentação).

O arguente deve intervir sempre na discussão sem prejuízo da intervenção de outros membros do júri.

Deve ser proporcionado ao candidato um tempo de intervenção igual ao do júri.

(5)

 

a) O Presidente do Júri é o coordenador de curso (ou outro Professor doutorado em sua representação);

b) O Arguente deve ser professor doutorado de outra instituição de ensino superior; c) O orientador da dissertação;

d) O co-orientador da dissertação, quando existir.

Se o júri o entender, poderá ser exigida a entrega de uma versão modificada da dissertação e dos resumos destinado à Biblioteca da ESDRM nos Serviços Académicos, caso na discussão tenham sido identificados alguns aspectos que mereçam correcção. Neste caso, a nota final só será lançada após o cumprimento do exigido.

No final da discussão, os elementos do júri deverão individualmente expressar a nota que propõem para o aluno e quantificar a sua apreciação. Deverá tomar em consideração os factores que a considerar relevantes e, em particular, a capacidade científica e de resolução do problema proposto, o método de trabalho utilizado, a capacidade de síntese demonstrada, o resultado/solução final, o trabalho final, o parecer intermédio do orientador, o cumprimento dos prazos e a apresentação e a discussão final do trabalho.

A avaliação da dissertação será realizada em três períodos de avaliação, nomeadamente: Época Normal de Exame; Época de Recurso; e Época Especial de Exames. A(s) data(s), as horas e os locais para as discussões finais das dissertações serão divulgados na Página de Internet da ESDRM até dez dias úteis antes da prova.

(6)

 

ANEXO 1

Documento Orientador para Projecto e Dissertação

Este documento tem por objectivo proporcionar aos estudantes de 2.º ciclo indicações sobre o modo de construção de um projecto de dissertação e de construção da própria dissertação.

O projecto de dissertação é, em si, uma declaração de intenções, mas, também, um documento de trabalho, um esquiço que permitirá ao orientador compreender a intenção do estudo e os aspectos que carecem de acompanhamento e orientação.

Para facilitar a selecção e organização do que pretende o estudante deve, num primeiro momento, identificar a área científica em que estudar, e o tema que deseja abordar. A consulta dos interesses de investigação dos docentes doutorados, deverá determinar o contacto com o futuro orientador. Uma conversa preliminar e informal com um docente pode ajudar a definir os problemas ou os objectivos do projecto de estudo, facilitando partilha de interesses entre orientador e mestrando, e determinando a pesquisa bibliográfica.

Segue-se a estrutura recomendada para os projectos e dissertações a realizar no âmbito do Mestrado em Desporto, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Estrutura do projecto:

• Título (tema, contexto, amostra);

• Introdução (apresentação geral do tema, razões da escolha do tema, pertinência do estudo)

• Enquadramento (definição de conceitos e proposições essenciais, delimitação teórica, identificação de factores/variáveis mais importantes e como interagem, “estado da arte”)

• Revisão de Estudos (resumo dos estudos principais, clássicos e mais recentes; síntese sobre amostras, resultados, aspectos metodológicos e conclusões principais)

• Problema, questões/objectivos, eventualmente hipóteses, fundamentados nas revisões realizadas

• Tipo de pesquisa, desenho experimental e variáveis

(7)

 

• Cronograma (plano temporal das várias fases do projecto: pesquisa bibliográfica, testes preliminares, recolha dos dados, tratamento dos dados, redacção, revisão, gráfica)

• Bibliografia (citada no documento, normas Vancouver, conforme anexo)

O projecto será fundamentalmente avaliado pela sua sustentabilidade conceptual, qualidade das referências bibliográficas, acessibilidade à fonte dos dados, pertinência, exequibilidade temporal, viabilidade de testagem das questões/hipóteses, viabilidade financeira e técnica, e acessibilidade à instrumentação. O estudante deve testar a adequabilidade do seu projecto a estes critérios antes de nele investir.

Limitações e formatação

• Máximo 30 páginas A4, incluindo índices e bibliografia (margens superior e inferior de 3 cm e laterais de 2,5 cm, Times New Roman 12, 1,5 espaços)

• Capa (instituição, autor, curso e especialização, orientador, contactos, mês e ano) • No texto, referências bibliográficas conforme normas Vancouver ou APA, indicadas,

por ordem de inclusão no texto, através de algarismos arábicos entre parêntesis rectos, correspondendo os mesmos algarismos na lista de referências bibliográficas • Referências bibliográficas, apresentadas pela ordem de inclusão no texto, numeradas

e normalizadas conforme normas Vancouver ou APA;

• Tabelas (quadros, esquemas) e figuras (imagens, gráficos) numeradas com algarismos arábicos, e apresentadas em índice próprio na ordem em que estão no texto, Arial 10, 1 espaço.

Estrutura da dissertação:

• Título (tema, contexto, amostra);

• Introdução (apresentação geral do tema, razões da escolha do tema, pertinência do estudo)

• Enquadramento (definição de conceitos e proposições essenciais, delimitação teórica, identificação de factores/variáveis mais importantes e como interagem, “estado da arte”)

• Revisão de Estudos (resumo dos estudos principais, clássicos e mais recentes; síntese sobre amostras, resultados, aspectos metodológicos e conclusões principais)

• Problema, questões/objectivos, eventualmente hipóteses, fundamentados nas revisões realizadas

(8)

 

• Metodologia (perfil da amostra, protocolos, instrumentação, tratamento estatístico) • Apresentação e discussão dos resultados (tendo em conta o objecto de estudo, as

variáveis, as hipóteses de estudo)

• Conclusões (gerais e baseadas nas hipóteses)

• Bibliografia (citada no documento, normas Vancouver ou APA)

Limitações e formatação

• Máximo 150 páginas A4, incluindo índices e bibliografia (margens superior e inferior de 3 cm e laterais de 2,5 cm, Times New Roman 12, 1,5 espaços)

• Capa (instituição – ESDRM e IPS, autor, curso e especialização, orientador, ano)

• No texto, referências bibliográficas conforme normas Vancouver ou APA, indicadas, por ordem de inclusão no texto, através de algarismos arábicos entre parêntesis rectos, correspondendo os mesmos algarismos na lista de referências bibliográficas • Referências bibliográficas, apresentadas pela ordem de inclusão no texto, numeradas

e normalizadas conforme normas Vancouver ou APA;

• Tabelas (quadros, esquemas) e figuras (imagens, gráficos) numeradas com algarismos arábicos, e apresentadas em índice próprio na ordem em que estão no texto, Arial 10, 1 espaço.

Referências

Documentos relacionados

Essa interpretação é também corroborada pelas características encontradas na margem lagunar (Fig. Nesta seção, além da bem caracterizada progradação da margem

Usando uma metodologia simples, econômica e ambientalmente correta denominada “quench-leaching” e “crush-leaching”, foi possível purificar rejeitos de lascas de quartzo

O segundo Beneficiário será designado pelo Segurado na Proposta de Adesão, podendo ser substituído a qualquer tempo, mediante solicitação formal assinada pelo próprio Segurado, para

Juntou documentos (fls. 112), o requerido Facebook Serviços On-line do Brasil Ltda apresentou resposta em forma de contestação (fls. Discorreu sobre a necessidade de

O silêncio permite o estabelecimento de uma abertura, de uma disponibilidade pessoal em relação àquele que oferece a sua experiência além de facilitar o

Comprimento da parte aérea (CPA), da raiz primária (CRP) da plântula total (CPT), índices de uniformidade (IU), crescimento (IC) e vigor (IV) de quatro lotes

Na relação entre a “tradição” lingüística brasileira e a lingüística geral, minha prática nessa história aponta para o deslocamento e a

Apesar do indicador não ter alcançado a meta no primeiro quadrimestre, identificou-se uma melhora em relação aos resultados obtidos em 2019, que apresentou uma