• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 72/2019. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Pampa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 72/2019. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Pampa"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Pampa

EDITAL 72/2019

SELEÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA ATUAÇÃO COMO SUPERVISORES BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/UNIPAMPA/2019

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a seleção de professores da educação básica da rede pública para atuar como supervisores no Programa Ins tucional de Bolsa de Iniciação à Docência, embasado legalmente pelo Edital CAPES Nº 007/2018 e Portaria CAPES nº 175/2018, que altera o Anexo I da Portaria CAPES nº 45/2018, que dispõe sobre a concessão de bolsas e o regime de colaboração no Programa de Residência Pedagógica e no Programa Ins tucional de Bolsa de Iniciação à Docência, conforme critérios e vagas detalhadas a seguir.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 O obje vo do PIBID é oportunizar a realização de projetos de iniciação à docência, tendo, como público alvo, discentes que estejam na primeira metade dos cursos de licenciatura. Estes projetos ocorrerão em escolas públicas através de regime de colaboração entre ins tuições de ensino superior (IES) e redes públicas. Na escola, o discente de iniciação à docência será acompanhado por um professor da educação básica, denominado supervisor. A orientação do discente de iniciação à docência será realizada por um docente da IES, denominado coordenador de área.

1.2 O Programa Ins tucional de Bolsa de Iniciação à Docência visa: incen var a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no co diano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e par cipação em experiências metodológicas, tecnológicas e prá cas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas iden ficados no processo de ensino-aprendizagem; incen var escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; contribuir para a ar culação entre teoria e prá ca necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

1.3 O preenchimento das cotas de bolsas está condicionado às necessidades dos núcleos de iniciação à docência.

2. DOS REQUISITOS DOS(AS) CANDIDATOS(AS) E RESPONSABILIDADES

2.1 O(a) professor(a) da Educação Básica candidato(a) à supervisor(a) no Programa de Bolsa de Iniciação à Docência deve ser professor da educação básica em uma das escolas que integram o

(2)

projeto ins tucional e atender aos seguintes requisitos:

2.1.1 Ser aprovado no processo sele vo do Programa realizado pela UNIPAMPA.

2.1.2 Possuir licenciatura que corresponda ao componente curricular ou ao curso do subprojeto para o qual se inscreveu.

2.1.3 Possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na educação básica.

2.1.4 Ser professor na escola par cipante e estar atuando em sala de aula em componente curricular ou na etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso par cipante do subprojeto.

2.1.5 Declarar que possui disponibilidade de tempo necessário para realizar as a vidades previstas para sua atuação no projeto.

2.1.6 Firmar termo de compromisso.

2.1.7 . Ser brasileiro ou possuir visto permanente no país. 2.1.8. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

2.1.9. Apresentar toda documentação exigida no item 8.11. 2.1.10. Ser selecionado por este edital.

2.1.11. Estar apto a realizar as a vidades rela vas ao projeto ins tucional a par r do início do Programa.

2.1.12. Não estar vinculado a outro programa de bolsa.

2.1.13. Cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire, disponível no endereço eletrônico h p://freire2.capes.gov.br, para fins de comprovação dos requisitos para concessão de bolsas.

2.1.14. Declarar ter conhecimento na íntegra do Edital nº 007/2018/CAPES e da Portaria nº 175/2018 /CAPES, que altera o Anexo I da Portaria nº 45/2018/CAPES, que dispõe sobre a concessão de bolsas e o regime de colaboração no Programa de Residência Pedagógica e no Programa Ins tucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

2.1.15. Par cipar das a vidades definidas no subprojeto.

2.1.16. Res tuir à Capes eventuais bene cios recebidos indevidamente do programa, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

2.1.17. Informar imediatamente ao(s) coordenador(es) de área do subprojeto qualquer irregularidade no recebimento de sua bolsa.

2.1.18. Registrar as a vidades desenvolvidas durante sua par cipação no Programa.

2.1.19. Apresentar formalmente os resultados parciais e finais das a vidades desenvolvidas. 2.1.20. Assinar termo de desligamento do projeto, quando couber.

3. DAS ATRIBUIÇÕES E ATIVIDADES DO(A) BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

3.1. Cumprir os deveres expressos no ar go 19, inciso II, da Portaria nº 175/2018/CAPES. 3.1.1. Par cipar do curso de formação de supervisores.

3.1.2. Auxiliar o coordenador de área na orientação do discente de iniciação à docência quanto à elaboração do seu Plano de A vidade.

(3)

zelando pelo cumprimento do Plano de A vidade.

3.1.4. Controlar a frequência do discente de iniciação à docência.

3.1.5. Informar ao coordenador de área qualquer ocorrência que implique o cancelamento ou suspensão da bolsa do discente de iniciação à docência, quando houver.

3.1.6. Avaliar periodicamente o discente de iniciação à docência e emi r relatório de desempenho. 3.1.7. Reunir-se periodicamente com os discentes de iniciação à docência e outros supervisores, para socializar conhecimentos e experiências.

3.1.8. Ar cular-se com a gestão da escola e outros docentes visando criar na escola par cipante um grupo colabora vo de supervisão e socialização de conhecimentos e experiências.

3.1.9. Par cipar das a vidades de acompanhamento e avaliação dos programas definidas pela Capes e/ou pela IES, colaborando com o aperfeiçoamento do Programa e da polí ca de formação de professores da educação básica.

3.1.10. Par cipar da organização de seminários de formação de professores para a educação básica, promovidos pela IES e/ou pela Capes.

3.2 Realizar as a vidades previstas no subprojeto para o qual foi selecionado, junto à Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA e à escola onde o subprojeto é desenvolvido.

4. DAS VAGAS

4.1 Será oferecida, aos professores da educação básica de uma escola indicada pela CAPES e que manifestou seu interesse pelo Programa, 01(uma) vaga para atuação como supervisor(a) no núcleo de iniciação à docência vinculado ao curso de licenciatura em Educação do Campo (Campus Dom

Pedrito), conforme indicado no Quadro 1.

4.2 O quadro 1 apresenta a vaga ofertada para atuação como supervisor. Quadro 1: Distribuição da vaga para supervisor:

Subprojeto/Núcleo Campus Número de vagas para supervisor (a)

Escola par cipante / Município Licenciatura em Educação do Campo Dom Pedrito 01 E.E.E.M. Antônio Conselheiro/ Santana do Livramento 5. DAS BOLSAS

5.1 A efe vação do pagamento da bolsa é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

5.2 O valor da bolsa dos(as) supervisores(as) está fixado pela CAPES em R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) mensais, a ser concedida diretamente pela CAPES, em conta corrente em nome do beneficiário da bolsa, somente durante a execução do Projeto Ins tucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência.

5.3 O início da bolsa está previsto para abril de 2019 com término em 31 de janeiro de 2020, respeitando os critérios de concessão de bolsas da CAPES.

(4)

6.1 As inscrições deverão ser realizadas pelo(a) candidato(a) no período definido no cronograma deste edital, no Sistema GURI de Inscrições da UNIPAMPA, cujo endereço eletrônico é h ps://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/

6.2 No ato de inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário eletrônico, informando os dados solicitados na ficha de inscrição (Anexo I), o subprojeto e núcleo de iniciação à docência correspondente à escola em que atua, e anexando os documentos exigidos: a) Currículo La es, b) Currículo gerado pela Plataforma Freire, c) Carta de Intenções para par cipação no Programa Ins tucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Anexo IV). d) Declaração de Compromissos (Anexo II).

7. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

7.1 A homologação das inscrições está condicionada ao(a) candidato(a) preencher corretamente o formulário eletrônico e anexar todos os documentos solicitados.

7.2 A relação das inscrições homologadas será publicada no seguinte endereço eletrônico h ps://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/, no período definido no cronograma deste edital.

8. DA SELEÇÃO

8.1 A seleção se dará por meio de análise documental do Currículo La es (Anexo III) e da Carta de Intenções (Anexo IV) apresentadas pelo (a) candidato(a) e pela realização de entrevista (Anexo V). 8.2 O processo sele vo dos (as) supervisores (as) será realizado por comissão de seleção composta por pelo menos dois professores(as), para Subprojetos vinculados estritamente a um Curso de Licenciatura ou a um componente curricular.

8.3 A comissão de avaliação cons tuída para seleção dos inscritos no subprojeto poderá desclassificar o (a) candidato(a) que não atender aos requisitos definidos no item 2 deste Edital.

8.4 O processo sele vo será realizado conforme Cronograma apresentado no Quadro 2 do item 10. 8.5 As pontuações serão atribuídas a par r da análise dos documentos enviados, sendo: análise do Currículo La es (3,0 pontos); e análise da Carta de Intenções para par cipação no Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (3,0 pontos) e entrevista (4,0 pontos).

8.6 Serão aprovados neste processo sele vo os (as) candidatos (as) que ob verem pontuação maior ou igual a seis.

8.7 Os (as) candidatos (as) aprovados serão classificados (as) individualmente, em ordem decrescente, de acordo com a nota final (NF) ob da no processo sele vo.

8.8 A nota final do processo sele vo será calculada pela soma das notas ob das pela análise das pontuações recebidas a par r da análise do Currículo La es (3,0 pontos), análise da Carta de Intenções (3,0 pontos) e entrevista (4,0 pontos).

8.9 O dia, horário e local das entrevistas serão divulgados, juntamente com o resultado final das inscrições homologadas, no seguinte endereço eletrônico h ps://guri.unipampa.edu.br /psa/processos/, no período definido no cronograma deste edital.

8.10 No dia, local, e horário das entrevistas, os(as) candidato(as) deverão comparecer para realizar a entrevista e entregar a documentação indicada no item 8.11, em envelope iden ficado com os seguintes dados: universidade, campus, escola na qual o(a) candidato(a) leciona, subprojeto para o qual se inscreveu, nome completo e número de CPF.

8.11 Os seguintes documentos devem ser entregues pelos(as) candidatos(as) no dia, horário e local agendado para a realização das entrevistas:

(5)

a) cópia da cédula de iden dade frente e verso; b) cópia do CPF;

c) comprovante da situação cadastral do CPF, que poderá ser ob do pelo si o: h p://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp;

d) cópia do diploma de graduação que comprove que o(a) candidato(a) é licenciado na área/disciplina do discente de iniciação à docência que irá acompanhar;

e) atestado e/ou declaração de que leciona em escola par cipante do Projeto Ins tucional do PIBID na UNIPAMPA;

f) cópia legível do cartão de conta bancária, observando os seguintes critérios: ser conta corrente (de operação 001); estar a va (sempre verificar junto ao banco); ter como tular o beneficiário da bolsa; não ser conta salário; não ser “Conta Fácil”, de operação 023 da Caixa Econômica; não ser conta poupança; não ser conta de operação 053 (Conta jurídica do Banrisul);

g) currículo La es documentado; h) currículo da Plataforma Freire;

i) carta de intenções assinada (anexo IV);

j) declaração de compromissos assinada (Anexo II).

8.12 O(a) candidato(a) que não comparecer à entrevista e/ou não entregar a documentação exigida -no dia, horário e local definido pelo(a) coordenador(a) de área e informado junto com o resultado final - será subs uído por outro(a) candidato(a) classificado(a), respeitando a ordem de classificação.

8.13 Candidatos(as) classificados(as) para atuarem como supervisores, caso seja necessário, serão subs tuídos por candidatos(a)s classificados(as) como suplentes, respeitando a ordem de classificação.

8.14 Os(as) candidato(as) selecionados(as) que não apresentarem desempenho sa sfatório ou que não realizarem as a vidades previstas no subprojeto para o qual foram selecionados, durante o desenvolvimento das a vidades do PIBID terão sua bolsa cancelada por indicação do(s) coordenador(es) de área que atua(m) no núcleo de iniciação à docência do subprojeto em que o(a) professor(a) supervisor(a) está vinculado(a), com aprovação do coordenador ins tucional do Programa Ins tucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

8.15 A ordem de classificação segue de acordo com a maior nota ob da em uma escala onde 0 (zero) será a menor nota e 10 (dez) a maior nota.

8.16 A vaga será ocupada respeitando a ordem de classificação.

8.17 Serão considerados suplentes todos(as) os(as) candidatos(as) que ob verem a pontuação mínima exigida.

8.18 Serão critérios de desempate: a) candidato(a) com maior pontuação na avaliação da entrevista; b) candidato(a) com maior pontuação na avaliação do Currículo La es; c) candidato(a) com maior pontuação na análise da Carta de Intenções; d) candidato(a) de maior idade.

8.19 A ata do processo sele vo deverá ser encaminhada à PROGRAD (prograd@unipampa.edu.br) e para a Coordenação Ins tucional do Programa Ins tucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UNIPAMPA (pibid@unipampa.edu.br) devidamente assinada, com a relação de candidatos(as) classificados(as) para par ciparem do PIBID como supervisores(as), informando nome completo e CPF. 9. DO RESULTADO

(6)

necessidade do núcleo de iniciação à docência.

9.2 A divulgação do resultado final será realizada no período definido no cronograma deste edital no seguinte endereço eletrônico h ps://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/

10. DO CRONOGRAMA

Quadro 2: Cronograma do Processo de Seleção de Supervisor(a) para o Programa Ins tucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

A vidade Data Local

Lançamento do Edital 18/03/2019 h ps://guri.unipampa.edu.br

/psa/processos/

Período de inscrições De 19/03 até

22/03/2019

h ps://guri.unipampa.edu.br /psa/processos/ Homologação das inscrições 23/03/2019 h ps://guri.unipampa.edu.br

/psa/processos/

Recursos da homologação Até 25/03/2019 Para o e-mail

pibid@unipampa.edu.br Divulgação do resultado final da homologação das

inscrições e divulgação do dia, local e horário das entrevistas.

26/03/2019 h ps://guri.unipampa.edu.br /psa/processos/

Seleção De 27/03 até

29/03/2019

Conforme es pulado no item 8 deste Edital

Resultado Preliminar 30/03/2019 h ps://guri.unipampa.edu.br

/psa/processos/ Recursos ao resultado preliminar Até dia

01/04/2019

Para o e-mail pibid@unipampa.edu.br

Resultado Final 02/04/2019 h ps://guri.unipampa.edu.br

/psa/processos/ 11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

11.1 A contratação do(a) professor(a) para atuar como supervisor está condicionada à necessidade do núcleo de iniciação à docência a que se candidatou.

11.2 O(a) professor(a) supervisor poderá, a qualquer momento, ser desligado(a), caso não corresponda às necessidades ou não realize as atividades previstas no subprojeto de iniciação à docência a que estiver vinculado(a).

11.3 Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão resolvidas pela Pró-Reitoria de Graduação e Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 2018.

Bagé, 15 de março de 2019.

(7)

Reitor

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO (Preenchida no sistema)

Dados de identificação

Nome Completo: ... CPF: ...

RG: ...

E-mail: ... ... Data de Nascimento: .../.../... Naturalidade: ... País: ...

Telefones: ... ... Dados do Endereço Endereço: ...No. ... Bairro: ... Cidade: ... Estado: ... CEP: ... Dados Profissionais Escola: ... Curso de licenciatura: ...

Subprojeto para o qual se inscreveu:...

Dados Bancários

Titular da Conta: ... Nome do Banco: ...

(8)

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSOS

À Pró-reitoria de Graduação e à Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UNIPAMPA,

EU, ________________________________________________________________, CPF____________________ , RG _________, professor da educação básica, declaro que:

( ) sou licenciado na área/disciplina do discente de iniciação à docência que irei acompanhar; ( ) possuo experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na educação básica;

( ) sou professor na escola participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UNIPAMPA e ministro disciplina na área do subprojeto.

( ) tenho disponibilidade de tempo para desenvolver as atividades como supervisor no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência;

( ) cumprirei as atividades previstas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, durante o período de vigência do Programa;

( ) conheço na íntegra o conteúdo do Edital CAPES Nº 007/2018 e da Portaria CAPES Nº 175/2018, que dispõe sobre a concessão de bolsas e o regime de colaboração no Programa de Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

( ) não acumulo bolsas de outra fonte pública;

( ) aceito, para todos os fins e consequências de direito, as normas e condições gerais para a concessão de bolsas estabelecidas no Edital CAPES No. 007/2018 e Portaria CAPES Nº 175/2018.

__________________________, ____ de março de 2019.

(9)

Anexo III

FICHA DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES ( 3,0 PONTOS)

Formação (máximo 10,0 pontos)

Pontos

Pós-graduação reconhecida pela CAPES (2,0 por título, com limite de 2,0 pontos)

Graduação (1,0 por título, com limite de 2,0 pontos, com exceção do título usado para inscrição)

Produção acadêmica (trabalho de conclusão de curso, monografia, participação em projetos de iniciação científica, extensão, monitoria e equivalentes) (0,5 por título, com limite de 4,0 pontos)

Produção científica (máximo 10,0 pontos)

Artigos completos publicados em periódicos (1 ponto por artigo)

Organização de livro, livro ou capítulo de livro publicados (1 ponto por publicação)

Trabalhos completos em anais (1 ponto por trabalho)

Artigo em jornal ou revista (0,5 por item)

Resumo expandido (0,5 por item)

Resumo (0,5 por item)

Participação em curso com duração mínima de 40 horas (0,5 por curso)

Ministrante de curso com duração mínima de 20 horas (1,0 por curso) Apresentação de trabalho em evento científico (0,5 por apresentação)

(10)

Atuação como docente na educação básica (1 ponto por ano, com limite de 10,0 pontos) Total

ANEXO IV

CARTA DE INTENÇÕES ( 3,0 pontos)

A carta de intenções deverá conter as razões pelas quais o(a) candidato(a) aspira participar do PIBID e do respectivo subprojeto, considerando sua formação acadêmica, sua experiência de atuação profissional na educação básica, a importância e os desafios da profissão docente e da escola pública. O texto apresentado deve ser original, escrito em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, com no máximo duas laudas, data e assinatura do(a) candidato(a).

Critérios

Pontuação Correção grama cal e domínio na organização das ideias apresentadas no texto (introdução,

desenvolvimento e conclusão).

1,0

Apresenta razões e argumentos coerentes para par cipação no Programa Ins tucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

1,0

Demonstra conhecer o Programa Ins tucional de Bolsa de Iniciação à Docência e a sua importância para a formação inicial de professores e escolas públicas envolvidas.

1,0

Total 3,0

ANEXO V

(11)

Critérios

Pontos 1. Candidato(a) demonstra coerência entre suas intenções de par cipação no Programa

Ins tucional de Bolsa de Iniciação à Docência e suas a vidades e experiências profissionais (1 ponto).

2. Candidato(a) demonstra ter interesse e disponibilidade de tempo para realizar as a vidades propostas no subprojeto de iniciação à docência (1 ponto).

3. Candidato(a) par cipou de a vidades na área do subprojeto de iniciação à docência promovidas pela UNIPAMPA ou outras ins tuições, como por exemplo: feira de ciências, cursos, palestras, oficinas e projetos (1 ponto).

4. Candidato(a) demonstra conhecer o Programa Ins tucional de Bolsa de Iniciação à Docência. (1 ponto).

Total

Documento assinado eletronicamente por MARCO ANTONIO FONTOURA HANSEN, Reitor, em 15/03/2019, às 11:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A auten cidade deste documento pode ser conferida no site h ps://sei.unipampa.edu.br /sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0036990 e o código CRC B902A55C.

Referências

Documentos relacionados

Função dir lista o nome dos arquivos que estão no diretório ativo Função getwd, ou ‘Get Working Directory’ mostra qual é o diretório ativo Pode usar o menu do R para definir

Figura 4.4 - Curvas granulométricas das escórias de aciaria LD do estudo...97 Figura 4.5 - Resultados dos ensaios de compactação com reuso de material, amostra tratada 1, energia

O fluxo de caixa operacional é utilizado frequentemente para demonstrar capacidade de pagamento a curto prazo (Zanolla, Gartner, Silva, & Scalco, 2014) e os

Os custos e despesas operacionais totais por assentos-quilômetro oferecidos (“CASK”) foram 8,7% menores, totalizando 16,66 centavos de Real devido, principalmente, a uma

5.2 - Quando o cliente solicita os serviços de garantia a ser realizado no local de instalação do produto: neste caso são de responsabilidade da Progás e Braesi as despesas

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público o edital de seleção de estudantes para

O objetivo do trabalho foi analisar a composição dos ativos intangíveis das empresas listadas no índice de carbono eficiente (ICO2) da BM&FBOVESPA, verificando o valor dos ativos

Estes experimentos foram testados, baseando-se no trabalho existente de IC para EspB, o qual utilizou anticorpo policlonal de coelho tanto na detecção quanto na captura