• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Curso de Direito

1

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

UniSALESIANO - Lins - Curso de Direito

REGULAMENTO DO

TRABALHO DE CONCLUSÃO

DE CURSO - TCC

(2)

Curso de Direito

2

SUMÁRIO

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS ... 3

DA COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ... 3

DOS ORIENTADORES ... 4

DOS ORIENTANDOS ... 5

DO MANUAL DE PESQUISA CIENTÍFICA DO CURSO DE DIREITO ... 6

DO PROJETO DE PESQUISA ... 7

DA MONOGRAFIA ... 8

DAS DISCIPLINAS E AVALIAÇÕES ... 9

DA BANCA EXAMINADORA ... 12

(3)

Curso de Direito

3

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE DIREITO

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º. Este regulamento dispõe sobre as atividades relacionadas à elaboração, orientação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do currículo do curso de graduação em Direito do Centro Universitário Católico Salesiano

Auxilium – UniSALESIANO Lins.

Art. 2º. A elaboração da monografia prevista no currículo do Curso de bacharelado em Direito do UniSALESIANO Lins corresponde ao relatório de uma pesquisa jurídico-científica individual orientada e tem como pretensão promover, junto aos estudantes, o estímulo à produção científica, o acesso a bibliografia especializada e a reflexão crítica sobre o Direito e seus desafios hodiernos.

DA COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 3º Compete ao Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso:

I. Coordenar, com o auxílio de professores orientadores, a promoção de orientação metodológica e acompanhamento aos orientandos;

II. Convocar, sempre que necessário, reuniões com os professores orientadores e orientandos;

III. Elaborar, semestralmente, o cronograma das atividades relativas ao

Trabalho de Conclusão de Curso, que deverá ser divulgado na primeira reunião do Conselho de Curso no semestre letivo;

(4)

Curso de Direito

4

Conclusão de Curso;

V. Encaminhar aos professores orientadores as fichas de acompanhamento da atividade de orientação;

VI. Designar e publicar, juntamente com a Coordenação de Curso, os membros das bancas examinadoras bem como o local e data das defesas;

VII. Coordenar o recebimento dos projetos de pesquisa e monografias na

Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica, bem como seu recolhimento pelos professores orientadores e participantes das bancas examinadoras;

VIII. Designar comissão especial de sindicância para casos de fraude no

Trabalho de Conclusão de Curso, composta por três professores orientadores;

IX. Arquivar os documentos referentes ao TCC;

X. Encaminhar à Secretaria Geral, no final do período letivo, os resultados das avaliações do TCC.

DOS ORIENTADORES

Art. 4º A orientação do TCC, entendida como processo de acompanhamento didático-pedagógico, será de responsabilidade dos docentes do curso com titulação mínima de especialização.

Art. 5º Cada professor poderá orientar no máximo 10 (dez) alunos, conforme distribuição realizada conjuntamente pela Coordenação do TCC e a Coordenação de Curso.

Art. 6º O Professor Orientador tem, entre outros, os seguintes deveres específicos:

I. Frequentar as reuniões convocadas pelo Coordenador do TCC;

(5)

Curso de Direito

5

professor e aluno de orientação, fora do seu horário de aula;

III. Elaborar, em conjunto com o estudante, cronograma de encontros e tarefas específicas para desenvolvimento da pesquisa;

IV. Auxiliar o estudante na elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso no planejamento da investigação e no monitoramento de sua execução, bem como na identificação e problematização de fontes bibliográficas para a pesquisa; V. Revisar o trabalho, recomendando correções, avaliando as fontes, verificando a ausência de plágio, bem como indicando as complementações e ajustes necessários;

VI. Preencher a ficha de acompanhamento de orientação e entregá-las, na Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica, até a data limite fixada no cronograma semestral do TCC.

Art. 7º A responsabilidade pela elaboração do TCC, tanto no conteúdo quanto nas normas, é integralmente do estudante, o que não exime o professor orientador de desempenhar adequadamente, dentro das normas definidas neste Regulamento, as atribuições decorrentes da sua atividade de orientação.

Art. 8º O aluno poderá solicitar a substituição do professor responsável por sua orientação, mediante requerimento devidamente justificado, a ser protocolado na Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica.

DOS ORIENTANDOS

Art. 9º Considera-se orientando o acadêmico regularmente matriculado nas disciplinas TCC I e II do curso de Direito do UniSALESIANO Lins.

(6)

Curso de Direito

6

I. Frequentar as reuniões convocadas pela Coordenação do TCC e pelo seu Orientador;

II. Manter contatos regulares e previamente combinados com o professor orientador para discussão e aprimoramento de sua pesquisa, devendo justificar eventuais faltas nas reuniões de orientação;

III. Cumprir o cronograma semestral divulgado pela Coordenação do TCC;

IV. Cumprir os prazos estabelecidos pelo professor orientador e pela coordenação do TCC;

V. Firmar com o professor-orientador a ficha de acompanhamento de orientação; VI. Desenvolver as atividades relacionadas à elaboração do TCC de acordo com o presente Regulamento, com o Manual de Pesquisa Científica do Curso de Direito do UniSALESIANO Lins e com as instruções de seu professor orientador e da Coordenação do TCC;

VII. Submeter seu trabalho à revisão do orientador e considerar suas recomendações de ajustes e complementações ao texto;

VIII. Elaborar as versões parciais e a versão final de acordo com as normas da ABNT;

IX. Apresentar e defender oralmente o TCC de forma pública, perante a banca examinadora;

X. Assinar as atas finais da sessão de defesa; XI. Cumprir este Regulamento.

Parágrafo único: O não cumprimento do disposto em qualquer um dos itens deste regulamento, a qualquer tempo, autoriza o professor a solicitar o desligamento dos encargos de orientação, mediante comunicação escrita e motivada à Coordenação do TCC.

(7)

Curso de Direito

7

Art. 11 A Coordenação do TCC disponibilizará, aos alunos e professores orientadores, Manual de Pesquisa Científica do Curso de Direito do UniSALESIANO Lins, com diretrizes e informações pertinentes à redação do projeto de pesquisa e da monografia.

Art. 12 O projeto de pesquisa e a monografia deverão conter as seções descritas no Manual de Pesquisa Científica do Curso de Direito do UniSALESIANO Lins, apresentadas em consonância com as regras de normatização do trabalho científico externadas pelo próprio Manual e por este regulamento.

DO PROJETO DE PESQUISA

Art. 13 O projeto de pesquisa científica deverá conter, no máximo, 12 (doze) páginas impressas em papel tamanho A4, digitadas de acordo com as regras da ABNT, do Manual de Pesquisa Científica do Curso de Direito do UniSALESIANO Lins e decorrentes deste regulamento, considerando-se, na contagem, as páginas dedicadas aos elementos pré-textuais e referências.

Art. 14 Os alunos do 7º (sétimo) semestre deverão entregar o projeto de pesquisa, em cópia encadernada, até a data limite divulgada no Cronograma Semestral do TCC, na Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica, com registro em livro de protocolo próprio.

Art. 15 A Coordenação do TCC, conjuntamente com a Coordenação de Curso, divulgará, mediante envio de e-mail ao corpo docente do curso, publicação na área do aluno no site da IES e fixação em mural na sala de aula do 7º (sétimo) semestre – lista com a indicação do professor responsável pela orientação das investigações descritas nos respectivos projetos de pesquisa.

(8)

Curso de Direito

8

Art. 16 Os professores orientadores deverão retirar as cópias dos projetos de pesquisa sob sua orientação na Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica, até a data limite divulgada no Cronograma Semestral do TCC.

Art. 17 No decorrer da investigação, a mudança do tema ou do problema da pesquisa somente será possível mediante a autorização do professor orientador.

DA MONOGRAFIA

Art. 18 A monografia não poderá conter menos de 50 (cinquenta) páginas impressas em papel tamanho A4, digitadas de acordo com as regras da ABNT, do Manual de Pesquisa Científica do Curso de Direito do UniSALESIANO Lins e decorrentes deste regulamento, nem mais de 120 (cento e vinte) páginas, na mesma configuração, considerando-se, na contagem, as páginas dedicadas aos elementos pré-textuais e às referências.

Art. 19 Caso, em qualquer momento do processo de elaboração, apresentação ou defesa da monografia, for cogitado pelo professor orientador ou pela banca examinadora ou avaliadora a existência de plágio, fraude ou comercialização do respectivo trabalho, será o aluno de TCC comunicado, reservadamente, constituindo-se imediatamente uma Comissão Especial de Sindicância, composta por três professores, na qual será assegurada ampla defesa do estudante no prazo de 05 (cinco) dias, a ser entregue à Coordenação do TCC. Sendo os fatos comprovados, implicará a reprovação imediata em caráter definitivo.

Art. 20 Os alunos do 9º (nono) semestre deverão entregar a monografia, em 03 (três) vias encadernadas, até a data limite divulgada no Cronograma Semestral

(9)

Curso de Direito

9

do TCC, na Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica, com registro em livro de protocolo próprio.

Parágrafo único: As cópias da monografia deverão ser entregues acompanhadas da autorização do professor orientador para defesa do trabalho pelo orientando perante Banca Examinadora, conforme modelo disponibilizado no Manual de Pesquisa do Curso de Direito do UniSALESIANO Lins.

Art. 21 A Coordenação do TCC, conjuntamente com a Coordenação de Curso, divulgará, mediante envio de e-mail ao corpo docente do curso, publicação na área do aluno no site da IES e fixação em mural na sala de aula do 9º (nono) semestre – lista com a composição das bancas examinadoras e os respectivos locais e horários de realização.

Art. 22 Os professores integrantes das bancas examinadoras deverão retirar as cópias das monografias sob sua avaliação na Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica até a data limite divulgada no Cronograma Semestral do TCC.

DAS DISCIPLINAS E AVALIAÇÕES

Art. 23 A elaboração do TCC será objeto de avaliação das disciplinas: Metodologia do Trabalho Científico I, Metodologia do Trabalho Científico II, Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II, conforme disposto no quadro abaixo:

DISCIPLINA 1ª PROVA BIMESTRAL 2ª PROVA BIMESTRAL METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I PROVA TEÓRICA 1º CAPÍTULO DE DESENVOLVIMENTO DO TCC

(10)

Curso de Direito

10

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II 2º CAPÍTULO DE DESENVOLVIMENTO DO TCC ATIVIDADES EM SALA (SEMINÁRIO) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I RELATÓRIO DE PESQUISA 1 RELATÓRIO DE PESQUISA 2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II RELATÓRIO DE PESQUISA 3 NOTA DA DEFESA (ATRIBUÍDA PELA BANCA)

Art. 24 Na disciplina Metodologia do Trabalho Científico I, a entrega do 1º Capítulo de Desenvolvimento do TCC deverá ser feita até o primeiro dia de realização das 2as provas bimestrais, na Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica, com registro em livro de protocolo próprio.

Art. 25 Na disciplina Metodologia do Trabalho Científico II, a entrega do 2º Capítulo de Desenvolvimento do TCC deverá ser feita até o primeiro dia de realização das 1as provas bimestrais, na Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica, com registro em livro de protocolo próprio.

Art. 26 Na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, os Relatórios de Pesquisa 1 e 2 devem ser elaborados em consonância com os modelos disponibilizados como anexos ao Manual de Pesquisa Científica do Curso de Direito do UniSALESIANO Lins e assinados pelo orientando e pelo professor orientador.

(11)

Curso de Direito

11

§ 1º Os Relatórios de Pesquisa 1 e 2 deverão ser entregues na Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica, com registro em livro de protocolo próprio, respectivamente, até o primeiro dia de realização das 1as provas bimestrais e até o primeiro dia de realização das 2as provas bimestrais.

§ 2º A avaliação conceitual do professor orientador sobre o desempenho de seu orientando na realização da pesquisa é parte integrante do Relatório de Pesquisa 2 e deverá ser feita em consideração aos seguintes critérios:

I. Assiduidade e comprometimento com as reuniões de orientação e a realização da pesquisa;

II. Conteúdo e relevância jurídico-científica da investigação realizada;

III. Domínio dos tipos e técnicas de pesquisa utilizados, bem como dos demais procedimentos metodológicos adotados;

IV. Clareza, coesão e coerência da argumentação desenvolvida no(s) capítulo(s) redigido(s);

V. Apresentação formal do trabalho e sua consonância com as regras de normatização da ABNT, do Manual de Pesquisa Científica do Curso de Direito do UniSALESIANO e as decorrentes deste Regulamento.

Art. 27 Na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II, o Relatório de Pesquisa 3 deve ser elaborado em consonância com o modelo disponibilizado como anexo ao Manual de Pesquisa Científica do Curso de Direito do UniSALESIANO Lins e assinados pelo orientando e pelo professor orientador. § 1º A entrega do Relatório de Pesquisa 3 deverá ser feita até o primeiro dia de realização das 1as provas bimestrais, na Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica, com registro em livro de protocolo próprio.

(12)

Curso de Direito

12

§ 2º A avaliação conceitual do professor orientador sobre o desempenho de seu orientando na realização da pesquisa é parte integrante do Relatório de Pesquisa 3 e também deverá ser feita em consideração aos critérios elencados no Art. 26.

Art. 28 Em nenhuma das disciplinas pertinentes à elaboração do TCC ocorrerá a realização de Exames. Apenas no que se refere à Prova Teórica da disciplina Metodologia do Trabalho Científico I será possível realização de avaliação substitutiva.

DA BANCA EXAMINADORA

Art. 29 A monografia será defendida pelo graduando perante Banca Examinadora constituída por três professores, ao final do 2º (segundo) bimestre do 9º (nono) semestre, conforme cronograma divulgado pela Coordenação do TCC.

Parágrafo único: A conclusão, defesa e aprovação da monografia perante a Banca Examinadora, até o final do 9º (nono) semestre do curso de graduação, configuram-se enquanto obrigações curriculares, condicionantes da colação de grau.

Art. 30 A banca examinadora será composta pelo professor orientador, que a preside, e por mais dois professores.

Parágrafo único: Estará impedido de ser orientador ou membro de Banca examinadora, cônjuge ou parente do orientando em até 3º grau, a qualquer título.

(13)

Curso de Direito

13

Art. 31 A banca examinadora somente poderá executar seus trabalhos com a presença de todos os membros que a integram.

§ 1º No caso de não comparecimento, de qualquer um dos membros da banca, devidamente justificado para o Coordenador de TCC, a defesa do trabalho monográfico será designada para outra data.

§ 2º No caso de ausência do graduando, devidamente justificada para o Coordenador de TCC, a defesa do trabalho monográfico também será designada para outra data. Caso não seja justificada a ausência, o mesmo deverá matricular-se novamente na disciplina TCC II.

Art. 32 O graduando terá 20 (vinte) minutos para exposição do trabalho e permanecerá à disposição da Banca para perguntas e críticas, por 30 (trinta) minutos. Em seguida, a banca se reunirá, reservadamente, para deliberação da nota.

Art. 33 Na avaliação do trabalho monográfico, a Banca Examinadora levará em consideração os seguintes critérios:

I. Conteúdo e relevância jurídico-científica da investigação realizada; II. Clareza, coesão e coerência da argumentação desenvolvida;

III. Domínio dos tipos e técnicas de pesquisa utilizados, bem como dos demais procedimentos metodológicos adotados;

IV. Apresentação formal do trabalho e sua consonância com as regras de normatização da ABNT, do Manual de Pesquisa Científica do Curso de Direito do UniSALESIANO Lins e as decorrentes deste regulamento;

V. Desempenho de defesa perante a Banca Examinadora: demonstração de domínio da matéria versada, clareza e consistência da exposição.

(14)

Curso de Direito

14

Art. 34 O exame do trabalho pela Banca deve externar avaliação que se insira em uma das seguintes modalidades:

I. Aprovado com indicação para publicação, podendo os artigos serem

publicados na Revista Universitária do UniSALESIANO Lins, conforme decisão de seu Conselho Editorial;

II. Aprovado;

III. Aprovado com reservas, ficando a aprovação final sujeita à promoção,

pelo graduando, de ajustes indicados pela Banca Examinadora, em prazo por ela estipulado;

IV. Reprovado.

Parágrafo único: No caso de trabalho aprovado com reservas, o aluno deverá, posteriormente a promoção dos ajustes indicados pela banca, entregar o trabalho ao professor orientador, responsável por sua avaliação definitiva.

Art. 35 Cada professor integrante da Banca Examinadora deverá disponibilizar ao graduando, por escrito, suas observações para a revisão e aprimoramento do TCC, mediante a devolução de sua cópia acrescida de comentários ou a entrega de página avulsa com mesmo teor.

Art. 36 Após a conclusão dos trabalhos da Banca Examinadora, o aluno deverá assinar as cópias da ata de defesa, bem como a autorização para publicação do artigo científico correspondente a seu TCC.

Art. 37 Após a aprovação de sua monografia pela Banca Examinadora, o graduando deverá:

I. entregar 1 cópia impressa da monografia encadernada com capa dura, na cor vermelho magenta;

(15)

Curso de Direito

15

II. entregar 1 CD contendo cópia eletrônica do TCC, em formato PDF;

III. enviar, para o e-mail de seu professor orientador, com cópia para o e-mail da Coordenação do TCC, arquivo em formato doc ou docx, referente ao artigo científico elaborado a partir de seu TCC, em consonância com as orientações de apresentação da Revista Universitári@, (http://www.salesianolins.br/universitaria/);

§ 1º A cópia impressa da monografia encadernada em capa dura e o CD contendo o TCC deverão ser entregues, até a data limite divulgada no cronograma semestral do TCC, na Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica, com registro em livro de protocolo próprio.

§ 2º O e-mail, contendo o artigo científico deverá ser enviado pelo graduando até a data limite divulgada no cronograma semestral do TCC. Após promover a revisão e aprimoramento do artigo científico, o professor orientador deverá submetê-lo para publicação, em co-autoria, na Revista Universitári@.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 38 Os trabalhos aprovados poderão ser utilizados pelos professores do curso, com objetivo didático-pedagógico e científico, ressalvados os direitos autorais.

Art. 39 Os trabalhos poderão ser apresentados em eventos, publicados em revista e/ou em sistema eletrônico.

Art. 40 Os projetos que envolverem procedimentos metodológicos que estejam relacionados a experimentos com seres humanos ou cobaias devem ser

(16)

Curso de Direito

16

submetidos à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa do UniSALESIANO/ Lins por meio da Plataforma Brasil.

Art. 41 As situações que não estejam previstas neste Regulamento serão analisadas e decididas pela Coordenação do TCC.

Art. 42 O presente regulamento foi elaborado pelo Núcleo Docente Estruturante do curso de Direito e aprovado pelo Conselho de Curso. O presente instrumento poderá ser alterado mediante proposta do NDE, da Coordenação de Curso ou da Coordenação do TCC, mediante aprovação do Conselho de Curso.

Art. 43 O presente regulamento entrará em vigor no dia de sua publicação, restando revogadas as disposições em contrário.

Lins/SP, 04 de Março de 2016.

Prof. Me. Osvaldo Moura Junior Coordenador do Curso de Direito

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o Título I - Capítulo I das Condições Gerais para o Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário – Carga, estão

18º A monografia, na disciplina TCC I e a respectiva apresentação oral do aluno serão avaliadas por uma banca examinadora composta por três docentes: o

A substituição de que trata este artigo poderá se dar até, no máximo, 3 (três) meses antes da data marcada para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, em sua

Verificou-se assim que existem diferenças estatisticamente significativas entre os 3 métodos aplicados (p <0,001), concluindo-se que, de acordo com o presente estudo, em

§ 3.o - Os TCC deverão ser elaborados de acordo com as Diretrizes do Manual para Elaboração de TCC (disponível em https://www.fmit.edu.br/paginas/tcc ), em formato de artigo

que deverá ser entregue em formato digital via área do aluno, e/ou impresso caso seja solicitado pelo orientador, bem como a apresentação do mesmo para uma Banca

O professor deve apresentar sugestões de temas dos quais tenha conhecimento prévio, interesse pessoal, científico ou profissional; deve aceitar a sugestão do

que tratam do calendário acadêmico vigente, que será apresentado ao colegiado do Curso para aprovação. Os estudantes matriculados na disciplina ENGF010 – TCC Trabalho de