• Nenhum resultado encontrado

Agora todas as Unimeds vão falar uma só língua. Unimed do Brasil Federação São Paulo Portal Unimed

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agora todas as Unimeds vão falar uma só língua. Unimed do Brasil Federação São Paulo Portal Unimed"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Unimed do Brasil

Federação São Paulo

Portal Unimed

Agora todas as Unimeds

vão falar uma só língua.

(2)

Com o objetivo de nivelar o entendimento de todos os envolvidos no processo de autorização, bem como esclarecer a serventia e o objetivo do projeto de Interface Única de Autorizações Via Web, as áreas de

Intercâmbio e Tecnologia da Unimed do Brasil elencam a seguir os principais questionamentos sobre essa ação:

INTERFACE ÚNICA DE AUTORIZAÇÕES VIA WEB

1

. O que é Interface Única de Autorizações de Intercâmbio Eletrônico? É uma página da internet responsável pela captura de informações referentes ao processo de autorização das transações, de acordo com as normas do Manual de Intercâmbio Nacional.

2

. Qual é o objetivo desse projeto?

Oferecer uma ferramenta comum a todo o Sistema Unimed para solicitação de autorizações do cliente em intercâmbio, podendo ser acessada de qualquer portal participante do projeto. Essa primeira fase contempla a integração entre o Portal Unimed e o Portal da Federação São Paulo.

3

. Quais são os benefícios dessa integração?

Dentre os benefícios estão:

• acesso fácil e rápido por qualquer portal do Sistema Unimed que faça parte do projeto;

• mais agilidade no atendimento ao cliente;

• facilidade na solicitação das autorizações de procedimentos; • conferência dos dados do cliente realizada pela contratante; • qualidade da informação; e

• integração com as Unimeds que realizam o Intercâmbio Eletrônico On-line.

4

. Como funcionará essa ferramenta?

O acesso manual à interface será realizado pelos portais que fazem parte do projeto, inicialmente o Portal Unimed e o Portal Unimeds (Federação São Paulo). O colaborador da Unimed terá disponível uma página para preenchimento da solicitação e da resposta das informações referentes às solicitações de autorização a serem enviadas. Os cenários possíveis são:

Unimed Executora trabalha on-line e Unimed Origem trabalha on-line: Os processos de solicitação e resposta de autorização serão realizados

diretamente nos sistemas autorizadores de cada Unimed envolvida e trafegados pelo SCS.

Unimed Executora trabalha on-line e Unimed Origem trabalha off-line: A Unimed executora envia a solicitação de autorização diretamente de seu sistema por meio do SCS para a ferramenta Interface Única de Autorizações. A Unimed Origem deverá responder à solicitação utilizando a página disponibilizada pela ferramenta. A resposta será enviada à Unimed Executora através do SCS.

E as primeiras palavras são

inovação, agilidade e integração.

(3)

Unimed Executora trabalha off-line e Unimed Origem trabalha off-line: A Unimed Executora realiza a solicitação de autorização por meio da página disponibilizada pela ferramenta. A transação fica disponível para que a Unimed Origem a analise e responda. A Unimed Executora visualizará a resposta da Unimed Origem na página disponibilizada pela ferramenta.

Unimed Executora trabalha off-line e Unimed Origem trabalha on-line: A Unimed Executora realiza a solicitação de autorização por meio da página disponibilizada pela ferramenta, que, por sua vez, verifica se a Unimed Origem trabalha on-line e envia a transação pelo SCS. A Unimed Origem responde à solicitação por meio de seu software autorizador, que encaminha a resposta pelo SCS à Interface Única de Autorizações. A Unimed Executora visualizará a resposta da Unimed Origem na página disponibilizada pela ferramenta.

5

. Nos casos em que a Unimed Origem ou Executora

estiver trabalhando on-line, como deve ser o

processo? Existe a necessidade de disponibilizar um colaborador para acompanhar as solicitações?

A Unimed que estiver trabalhando on-line não precisará acompanhar as solicitações por meio da Interface Única de Autorizações, pois seu software autorizador deverá estar integrado com a ferramenta. Assim, não será necessário disponibilizar um colaborador para acompanhar as solicitações pela Interface Única de Autorizações.

6

.

Nos casos em que a Unimed Origem ou Executora estiver trabalhando off-line, como deve ser o processo? Existe a necessidade de disponibilizar um colaborador para acompanhar as solicitações?

A Unimed que estiver trabalhando off-line deverá acompanhar as solicitações por meio da Interface Única de Autorizações. Assim, será necessário disponibilizar colaboradores para acompanharem as solicitações pela Interface Única de Autorizações.

7

.

Quem pode ter acesso a essa ferramenta?

Todas as Unimeds terão acesso a essa ferramenta, independentemente do Sistema de Gestão utilizado.

8

.

Qual o custo que minha Unimed terá para ter acesso a esse software?

Não haverá custo algum para a utilização dessa ferramenta, pois a intenção da Unimed do Brasil é garantir acesso rápido, fácil e eficiente.

9

.

Se hoje eu acesso o Portal Unimed (www.unimed.com.br),

terei que realizar alguma adequação de sistema ou cadastramento em outro portal?

Não. Essa integração não mudará nada para quem acessa hoje o Portal Unimed, apenas ocorrerá alteração de layout da página.

(4)

10

. Hoje eu acesso o Portal Unimeds (www.unimeds.com.br).

Terei que realizar alguma adequação de sistema ou cadastramento em outro portal?

Não. Essa integração não mudará nada para quem acessa hoje o Portal Unimeds, apenas ocorrerá alteração de layout da página.

11

. Para as Unimeds que possuem portal próprio o que acontecerá?

Nessa fase do projeto, o acesso à Interface Única será realizado por meio dos dois portais acima citados. Futuramente, portais de federações ou de Unimeds com mais de 100.000 clientes poderão prover acesso à ferramenta diretamente pelos seus respectivos portais.

12

. Qual é o prazo de implantação dessa ferramenta?

De acordo com o estudo realizado pelas equipes envolvidas nesse projeto, que representam o Portal Unimed, a Federação São Paulo e a Unimed do Brasil, a ferramenta estará disponível conforme cronograma abaixo:

31/10/2008 – Unimeds que já acessam por meio do Portal Unimeds e algumas Unimeds que acessam pelo Portal Unimed, sendo que estas serão avisadas com antecedência.

15/11/2008 – Todas as Unimeds do Sistema Unimed (essa data poderá ser alterada caso seja necessária a realização de algum ajuste na ferramenta).

13

. Haverá treinamento para as equipes que operacionalizam as autorizações? Sim, a Unimed do Brasil realizará no mês de outubro um workshop para instruir sobre o uso dessa ferramenta. Também haverá formação de colaboradores por Estado para que estes multipliquem a informação.

14

. Todas as informações que hoje constam no portal serão mantidas,

a exemplo de Hospital de Alto Custo, CID 10, diagnóstico, entre outras?

Sim, o conteúdo das informações não sofreu nenhuma alteração.

15

. Quem será responsável pelo suporte técnico quando ocorrer algum

tipo de problema?

O suporte técnico será da equipe de Service Desk da Unimed do Brasil, cujos contatos são:

- e-mail (ptu@cfd.unimed.com.br)

Telefones: (11) 3265-9859, (11) 3265-9443, (11) 3265-9256, (11)3265-9459 (obs.: outros telefones para contato serão divulgados posteriormente).

16

. O Chat de autorizações complexas estará interligado com essa interface? Sim, o Chat estará integrado com essa ferramenta.

17

. Como ficará a questão das senhas dos colaboradores? A partir da

integração, quem fornecerá o acesso aos novos colaboradores?

Os colaboradores das Unimeds deverão se cadastrar junto aos portais que já estejam integrados à Interface Única de Autorizações, que, na primeira fase do projeto, são o Portal Unimed (www.unimed.com.br) e o Portal Unimeds (www.unimeds.com.br).

(5)

Colaboradores usuários de portais que ainda não estejam integrados à Interface Única de Autorizações deverão entrar em contato com o Service Desk da Unimed do Brasil para que possam efetuar seu cadastro e usar a ferramenta.

A liberação de acesso à ferramenta deverá ser solicitada à equipe de Service Desk da Unimed do Brasil, sempre informando o login e o perfil desejado (solicitante, atendente ou supervisor).

18

. Qual a função de cada perfil de usuário?

• Solicitante: o usuário que realiza as solicitações de autorização de procedimento na Interface Única de Autorizações.

• Atendente: o usuário que recebe e responde às solicitações de autorização de procedimento na Interface Única de Autorizações.

• Supervisor: é o usuário que desempenha funções administrativas na ferramenta, que pode realizar parametrizações e visualizar todas as transações referentes à sua Unimed.

19

. Hoje eu utilizo o Portal Unimeds. Para que eu tenha acesso a essa

interface, a minha senha deve ser alterada?

Não. A senha será a mesma e o perfil atual de acesso será mantido.

20

. Se essa é uma ferramenta que atenderá a todo o Sistema Unimed,

qual a possibilidade de não existir contingência ou falha no servidor?

As equipes da Unimed do Brasil, do Portal Unimed e da Federação São Paulo estão empenhadas na disponibilização de um ambiente tolerante às falhas, que conta com contingência de servidores e data centers.

21

. Como faço para integrar o Sistema Autorizador utilizado pela minha

Unimed nessa interface?

Para integrar o Sistema Autorizador à Interface Única de Autorizações, será necessário informar a equipe de Service Desk da Unimed do Brasil que a sua Unimed trabalha on-line para parametrização do sistema. A comunicação será feita por meio do SCS.

22

. A página disponibilizada por meio da Interface Única de Autorizações

deve estar de acordo com os padrões estabelecidos pela ANS, ou seja, deve conter todos os dados exigidos pela TISS (Troca de Informações de Saúde Suplementar)?

A página disponibilizada por meio da ferramenta se destina às solicitações de intercâmbio e não à comunicação entre prestador e operadora. A ANS não possui regulamentação sobre os dados ou a interface trafegados entre as Unimeds, de forma que a página não deve seguir nenhum padrão estabelecido pela agência.

23

. Essa página pode ser disponibilizada aos meus prestadores de serviço,

consultórios, clínicas, laboratórios, entre outros?

Não. A página se destina única e exclusivamente para troca de mensagens entre as Unimeds. Os prestadores devem realizar as solicitações pelos canais determinados pela ANS para esse fim, por meio da TISS (Troca de Informações de Saúde Suplementar).

(6)

24

. Quais são os softwares que compõem a Interface Única de

Autorizações?

A Interface Única de Autorizações é composta de softwares fornecidos e mantidos pelo Portal Unimed, pela Federação do Estado de São Paulo e pela Unimed do Brasil, que são o Chat Intercâmbio, a Interface de Autorizações e o WSD-Intercâmbio.

Todos os softwares estarão hospedados em ambientes com contingência, tolerantes às falhas, de forma que possamos minimizar ao máximo erros de comunicação e baixa performance.

25

. O WSD-Intercâmbio é o mesmo que o WSD-TISS?

Não. WSD significa Web Services Directory, que é o software que provê um meio de comunicação e validação para mensagens trocadas entre as Unimeds.

Vários tipos de serviços serão acoplados ao WSD no futuro, tais como troca de mensagens de Saúde Ocupacional e a troca de mensagens do software Cadastro Nacional de Oncologia.

A troca de mensagens de intercâmbio é um novo serviço adicionado ao meio de comunicação WSD e não tem relação com a troca de mensagens entre prestadores e operadoras, o TISS.

26

. O WSD-TISS será de uso gratuito?

Não. O WSD-TISS é o nome de um produto disponibilizado pela Unimed do Brasil que contempla o recebimento, a validação e o encaminhamento das mensagens no padrão TISS trocados entre os prestadores e as Unimeds. O meio de comunicação é o WSD, porém o serviço não é gratuito, por não se tratar de uma função institucional da Unimed do Brasil, mas de um software disponibilizado para que as Unimeds atendam às determinações da ANS no tocante à troca de mensagens de saúde suplementar.

A fim de evitarmos futuras más interpretações, o WSD-TISS será rebatizado. Em breve, emitiremos boletins eletrônicos divulgando o novo nome do produto.

Equipe de Intercâmbio e Tecnologia da Informação

(7)

Unimed do Brasil

Federação São Paulo

Portal Unimed

Referências

Documentos relacionados

AF/LO-76 P-4 554 - Anotações do livro n.º 19 para a escrita da Fazenda Santa Costanza,.. com informações sobre

O Comandante do Batalhão de Policiamento de Choque, no uso suas atribuições legais e conforme o Plano do Curso de Policiamento para Policiais Militares em Figuração com Cães,

No caso da triangulação, a Ordem de Serviço (00806) será gerada pela Unimed Intermediadora que encaminhará a transação para a Unimed Executora, esta Unimed por sua vez irá gerar um

UNIMED ALTO JACUI UNIMED NORTE PIONEIRO. UNIMED APUCARANA UNIMED

sistema nacional Unimed sobre a Unimed Rio Unimed Dental vantagens adicionais rede própria opcionais sustentabilidade contratos planos portfólio de clientes... sistema

Hospital Unimed – Unidade Contorno Hospital Unimed – Unidade Betim Hospital Infantil São Camilo Unimed 02 MATERNIDADES UNIMED Maternidade Unimed – Unidade Grajaú

Identificar padrões é a essência do diagnóstico e da patologia médica chinesa. Ao considerar o quadro formado por todos os sinais e sintomas, é possível identificar a

No caso da triangulação, a Ordem de Serviço (00806) será gerada pela Unimed Intermediadora que encaminhará a transação para a Unimed Executora, esta Unimed por sua vez irá gerar