• Nenhum resultado encontrado

RESUMO EXECUTIVO CAPITAL INTELECTUAL, CAPACIDADE ABSORTIVA E INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE EM PEQUENAS E MÉDIAS INDÚSTRIAS DE SANTA CATARINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO EXECUTIVO CAPITAL INTELECTUAL, CAPACIDADE ABSORTIVA E INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE EM PEQUENAS E MÉDIAS INDÚSTRIAS DE SANTA CATARINA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística – PMPGIL

RESUMO EXECUTIVO

CAPITAL INTELECTUAL, CAPACIDADE ABSORTIVA E

INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE EM PEQUENAS E MÉDIAS

INDÚSTRIAS DE SANTA CATARINA

AUTOR: MAURICIO DIAS DA SILVA

ORIENTADOR: PROF. DR. CARLOS RICARDO ROSSETTO

2018

Inovação é

fundamental

para a

sobrevivência

das empresas.

Ambiente

competitivo

Ambiente das

indústrias

brasileiras

Importância das

Pequenas e

Médias

empresas

(2)

2

Mauricio Dias da Silva

PROBLEMA DE PESQUISA

O ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas é caracterizado pelo aumento da demanda de clientes e pelo rápido crescimento da base de conhecimento, no qual cada vez mais se valoriza os talentos e, o volume de informações que as empresas têm que lidar no ambiente se tornou um desafio.

E ainda, o ambiente em que as indústrias brasileiras viveram nos últimos anos, caracterizado por crises políticas e econômicas, elevou, ainda mais, o desafio dessas empresas, e dificultou a sua sobrevivência. A partir disso, gerar inovações se tornou fundamental para a sobrevivência das empresas.

A sobrevivência das pequenas e médias empresas é fundamental para às economias, principalmente pelo número dessas empresas que existem no país, mas também, pelo volume de renda e empregos que geram. Diante deste desafiador contexto, esta pesquisa avalia esta realidade vivenciada pelas empresas a partir de três grandes construtos teóricos: capital intelectual, capacidade absortiva (ACAP) e inovação.

Tendo em vista, que faltam estudos relacionando o capital intelectual, a capacidade absortiva e as inovações no contexto das pequenas e médias indústrias, principalmente no Brasil, a presente pesquisa tem como pergunta:

Existe relação entre capital intelectual, capacidade

absortiva e inovação em indústrias de pequeno e médio porte

de Santa Catarina?

OBJETIVO

• Verificar a relação entre o capital intelectual, capacidade absortiva e inovação em indústrias de pequeno e médio porte de Santa Catarina.

RELEVANCIA CIENTÍFICA

• Contribui com as discussões acerca dos microfundamentos da ACAP. • Há um contributo na discussão da ACAP como um importante preditor

(3)

3

Mauricio Dias da Silva

RELEVÂNCIA PRÁTICA

• Identifica fatores que podem promover o desenvolvimento do capital intelectual, da ACAP e de inovações incrementais e radicais.

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Capital Intelectual

CAPITAL INTELECTUAL

Stewart (1998) define capital intelectual como a soma do conhecimento de todos em uma empresa, que acaba proporcionando vantagem competitiva à organização. O autor ressalta ainda que, o capital intelectual é construído pela interação que possa existir entre capital humano, capital estrutural e capital relacional, de modo a não tratar de forma isolada cada um deles.

CAPITAL HUMANO CAPITAL ESTRUTURAL CAPITAL RELACIONAL O capital humano da organização é o conhecimento intrínseco nas pessoas, que

estaria relacionado à capacidade, habilidade, experiência, criatividade e inovação dos empregados (Edvinsson & Malone, 1998).

O capital estrutural está relacionado a todos os sistemas computacionais, bases de dados, organogramas, descrições de processos, propriedade intelectual e/ou

qualquer outro item cujo valor para a empresa seja superior ao seu valor material (Ross et al., 1997). Abrange o cliente, o parceiro e a comunidade sendo os parceiros as alianças estratégicas, relações colaborativas, joint ventures, associações de indústrias e parcerias com universidades (Knight, 1999).

Capacidade Absortiva

A partir de pesquisas anteriores e com base nas capacidades dinâmicas, Zahra e George (2002) definem a ACAP como “um conjunto de rotinas organizacionais e processos pelos quais as organizações adquirem, assimilam, transformam e aplicam o conhecimento para produzir uma organização dinâmica” (Zahra & George, 2002, p. 185).

A seguir é apresentado o modelo teórico criado pelos autores que serve como base de análise para a presente pesquisa e em seguida os conceitos são apresentados.

(4)

4

Mauricio Dias da Silva

PA

C

A

P

Aquisição Zahra e George (2002, p. 189) conceituam a capacidade aquisição como “a capacidade de uma empresa para identificar e adquirir conhecimentos gerados externamente que é fundamental para suas operações”.

Assimilação A assimilação se refere a rotinas e processos que permitem analisar, processar, interpretar e compreender a informação nova adquirida. A partir disso, a informação deve ser captada no ambiente externo, transferida para o ambiente interno da organização e posteriormente assimilada e disseminada (Zahra & George, 2002).

RACAP

Transformação A capacidade de transformação, considerada por

Zahra e George (2002) como consequência do processo de assimilação, refere-se a etapa em que se desenvolvem e aperfeiçoam as rotinas internas que promove a combinação do conhecimento existente e os conhecimentos novos adquiridos e assimilados.

Aplicação A capacidade de aplicação que de acordo com Zahra e George (2002), esta capacidade envolve a bissociação, ou seja, a capacidade da empresa em reconhecer dois conjuntos diferentes e informações os combine para alcançar um terceiro produto.

Inovação

De acordo com a Lei 10.973, de dezembro de 2004 a inovação é vista como a introdução de novidade ou aperfeiçoamento que resulte em novos produtos, processos, serviços.

Tidd, Bessant e Pavit (2008) classificam ainda a inovação em dimensões, consoante o grau de novidade envolvido, incremental e radical.

(5)

5

Mauricio Dias da Silva

Autores definem as inovações incrementais como pequenas melhorias sucessivas e cotidianas de processos, produtos ou serviços com objetivo de aumentar o desempenho nesses aspectos (Freeman, 1974, Leifer; O`Connor & Rice, 2002, Cantú & Zapata, 2006, Tidd; Bessant & Pavitt, 2008).

Com relação às inovações radicais é definida como melhorias significativas, geralmente é resultado de pesquisa e desenvolvimento, que gera novas características em um produto, processo ou serviço (Freeman, 1974, Leifer; O`Connor & Rice, 2002, Cantú & Zapata, 2006, Tidd; Bessant & Pavitt, 2008).

Vale ressaltar que Dammanpour et al. (2009) citam que uma inovação pode ser considerada nova para o adotante individual, para uma subunidade organizacional, para a organização como um todo, para um setor, indústria ou população. Nesta pesquisa será abordada a inovação no nível da empresa, sendo a inovação nova para a organização adotante, desta forma, corroborando com os autores acima, e defendendo que a maioria das pesquisas sobre o tema abordam a inovação neste nível.

MODELO TEÓRICO DA PESQUISA

A partir dos construtos teóricos abordados anteriormente foi desenvolvido um modelo teórico que visou identificar de que forma o capital intelectual influencia na capacidade absortiva, e de que forma a capacidade absortiva influencia na inovação.

(6)

6

Mauricio Dias da Silva

MÉTODO DE PESQUISA

Para responder à pergunta de pesquisa e alcançar o objetivo proposto, optou-se por utilizar uma abordagem quantitativa, com caráter descritivo, caracterizada por ser um levantamento ou survey, com corte transversal. Com amostra não-probabilística, com mínimo amostra de 85 respondentes a partir de calculo realizado no programa GPower 3.1 da Universidade de Hamburgo, a partir das recomendações Cohen (1988), Hair Jr. et al. (2014)

Nesta pesquisa, as empresas serão classificadas por porte a partir do critério de número de empregados proposto pelo SEBRAE (2017), sendo consideradas como parte da amostra, empresas do ramo da indústria com 20 a 499 funcionários, resultando em uma população de 6.115 empresas, conforme FIESC (2017).

Para realizar a análise inicial dos dados quantitativos, foram adotados procedimentos para avaliação e tratamento dos dados, nos quais não foram identificados dados faltantes nem observações atípicas, os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e análises estatísticas.

No que tange à análise dos dados quantitativos coletados também foram utilizadas, para avaliar a escala empregada, a análise fatorial exploratória e a modelagem de equações estruturais (MEE) por meio do método dos Mínimos Quadrados Parciais (SEM-PLS), com o auxílio do software SmartPLS® 3.2.6.

ANÁLISE DOS RESULTADOS

Com relação ao ramo de atuação verifica-se que o setor da construção civil teve a maior participação com 26,89% das respostas, em seguida o setor têxtil com 19,33% das respostas e o setor de alimentos também teve um elevado número de respondentes com 14,29%.

É possível também verificar que todos os respondentes ocupam cargo de gestão das empresas. É possível verificar também que todos estão atuando em suas empresas a pelo menos um ano.

Quanto ao grau de escolaridade, a grande maioria cursou ensino superior completo, representando 74,79% da amostra. O número de respondentes com pós-graduação representa 17,65%.

(7)

7

Mauricio Dias da Silva

Com relação à percepção dos respondentes em relação ao grau e tipologia de inovação, percebe-se que a maioria das empresas respondentes considera que gera mais inovação do que os concorrentes, demonstrando que essas empresas são de fato inovadoras.

Em relação às hipóteses que foram traçadas no modelo teórico da pesquisa a pesquisa obteve os seguintes resultados.

Fonte: elaborado pelo autor conforme dados da pesquisa (2017)

A partir dos resultados obtidos, alguns pontos podem ser destacados para que as indústrias de pequeno e médio porte de Santa Catarina desenvolvam inovações incrementais e radicais e, consequente, aumentem a sua sobrevivência no mercado. No Quadro a seguir, são apresentadas sugestões para as indústrias de pequeno e médio porte de Santa Catarina, a partir dos resultados da pesquisa. C O N ST R U T O D IMEN SÃO / C O MPO N EN T E / G R AU SU G EST ÃO AU T O R ES Capital In te le ct ua l Capital Huma

no Reduzir o trabalho rotineiro e que não exige habilidade. Stewart (1998) Aumentar o número de funcionários

diplomados e dedicados ao P&D.

(8)

8

Mauricio Dias da Silva

C O N ST R U T O D IMEN SÃO / C O MPO N EN T E / G R AU SU G EST ÃO AU T O R ES

Elevar a qualificação dos funcionários, seja por meio de cursos de curta duração, curso técnicos, graduação, pós-graduação,

mestrado, doutorado. Cohen e Levinthal (1990), Daghfous (2004), Herbas-Oliver et al. (2012), Schmidt (2005) Elevar o nível educacional dos gestores. Telebin, Tajeddin

(2011)

Reduzir a limitação de recursos internos. Herbas-Oliver et al. (2009)

Estimular os funcionários a realizarem tarefas com auto grau de especialização para

promover o desenvolvimento do conhecimento profundo.

Wong e Aspinwall (2005)

Gerar benefícios e/ou recompensas aos funcionários pelo compartilhamento do conhecimento.

Yao et al. (2011)

Reduzir a dependência do conhecimento do gestor/proprietário. Ayyagari, Beck e Demirgüc-Kunt (2006), Ling et al. (2008), Kamal e Flanagan (2012), Vidal (2014) C ap ita l Est ru tu ra

l Desenvolvimento de uma cultura organizacional com foco na inovação.

Saint-Onge (1996) Formalização dos processos organizacionais. Saint-Onge (1996) Implementação de sistemas de informação

para facilitar a formalização e disseminação do conhecimento.

Saint-Onge (1996), Stewart (1994, 1997) Proteção da propriedade intelectual por meio

do registro de patentes e outros mecanismos.

Brooking (1996), Stewart (1994, 1997) C ap ita l R el aci on al

Promover uma maior troca de informações e conhecimento entre os setores da empresa.

PINTEC (2014) Incentivar os relacionamentos com fontes

externas, cliente, fornecedores, concorrentes, feiras, congressos, universidades, redes e informação.

Knight (1999), León e Navarro (2003), PINTEC (2014) Valorizar os relacionamentos com entidades

de pesquisa, tais como: universidades, centros de pesquisa, centros de teste.

Incluir-se em redes de informação, setoriais e não setoriais. C ap aci dade Abso rt i va PAC

AP Incentivar o acesso e busca de informações e conhecimento em diversas fontes de

conhecimento.

Zahra e George (2002), Flatten et al. (2011)

(9)

9

Mauricio Dias da Silva

C O N ST R U T O D IMEN SÃO / C O MPO N EN T E / G R AU SU G EST ÃO AU T O R ES

Buscar informações relevantes com frequência.

Compartilhar ideias e conceitos entre os setores.

Realizar encontros periódicos entre os setores para o intercâmbio de novos conhecimentos.

R

AC

AP

Promover o intercâmbio de experiências e conhecimento entre os setores.

Desenvolver a capacidade dos funcionários para agregar novos conhecimentos e articular com os conhecimentos assimilados.

Apoiar o desenvolvimento de novos produtos/serviços. In ova çã o Incre me nt al

Promover os processos relacionados à PACAP, relacionados à busca de conhecimento no ambiente externo.

Resultado com base na pesquisa (2017) Desenvolver processos relacionados a

assimilação do conhecimento, com a troca de informações entre os setores por meio de encontros periódicos, reuniões, encontros informais.

R

ad

ica

l Desenvolver os processos relacionados à PACAP e RACAP.

Resultado com base na pesquisa (2017) Elevar o nível e número de fontes de

informações e conhecimentos.

Estimular o desenvolvimento de novos produtos/serviços

Fonte: Elaborado pelo autor com base nos resultados da pesquisa

O capital humano, que não apresentou influência na pesquisa, é um dos principais fatores que as indústrias precisam desenvolver. Ou seja, a qualificação e diversificação dos funcionários devem ser promovidas, e a dependência do proprietário e gestor deve ser reduzida para que os processos relacionados à ACAP possam ocorrer. Além disso, é necessário que as empresas criem e desenvolvam as sinergias necessárias para que possa desfrutar do seu capital humano, e também que recompensem os funcionários referentes ao compartilhamento de conhecimentos.

(10)

10

Mauricio Dias da Silva

evidenciou a importância da formalização dos processos, sistemas de informação, propriedade intelectual e organogramas são relevantes para o desenvolvimento de inovações e também devem ser estimulados. No entanto, a propriedade intelectual das indústrias necessita ser mais bem desenvolvida, seja por meio do aprimoramento da legislação ou conhecimento dos gestores sobre o processo.

O capital relacional, que se refere ao relacionamento da empresa com clientes, fornecedores, universidades, associações, obteve resultado positivo no que se refere aos processos de aquisição e assimilação do conhecimento. No entanto, quando se refere aos processos de transformação e aplicação do conhecimento, que necessitam uma maior interação dentro da organização, não houve influência.

Neste resultado, pode-se entender que no momento em que a empresa está adquirindo conhecimento ela busca um maior relacionamento com os stakeholders, porém no momento de transformar esse conhecimento, seus processos ainda estão muito fechados e necessitam de maior interação para gerar inovações radicais.

Neste aspecto, ainda necessitam ser mais valorizadas as relações das empresas com as universidades, centros de pesquisa, entre outras, que são instituições centralizadoras de conhecimento e que podem promover um incremento na base de conhecimento da organização. A falta de suporte à relação entre o capital relacional e a RACAP pode estar relacionado ao questionário, no entanto, é evidente a importância dos relacionamentos entre os setores da organização para gerar inovação radical, principalmente.

Com relação à influência da PACAP na RACAP, que é fundamental para gerar inovações radicais, é importante que as empresas desenvolvam os mecanismos de integração social, propostos por Zahra e George (2002) para reduzir o gap entre esses dois componentes, e inclusive, se beneficiar do seu capital humano.

Ao abordar a capacidade absortiva, o presente estudo identificou que a PACAP possui um efeito direto nas inovações incrementais, ou seja, os processos inerentes a esse componente estão diretamente relacionados à

(11)

11

Mauricio Dias da Silva

inovação incremental. Diante disso, para gerar esse grau de inovação, as empresas necessitam desenvolver a aquisição e a assimilação de conhecimento.

Estimular a interação com diversas fontes de conhecimento que permitam o acesso a um grau e volume de conhecimento elevado, estimular o capital humano, estrutural e relacional, são algumas das oportunidades que as empresas têm para alcançar este objetivo.

Por último, para que a empresa possa desenvolver inovações radicais, com melhorias significativas, ela necessita desenvolver tanto a PACAP quanto a RACAP, que necessitam a recombinação de conhecimentos para ocorrer. Neste aspecto promover as capacidades de transformação e aplicação do conhecimento, por meio de atividades como a integração entre os setores e os mecanismos de integração social podem auxiliar no desenvolvimento das inovações radicais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com o intuito de verificar de que forma as empresas de pequeno e médio porte de Santa Catarina podem gerar mais inovações, a presente pesquisa analisou esta realidade a partir da revisão teórica do capital intelectual, a ACAP e a inovação.

A partir da análise realizada alguns resultados foram constatados:

• O desenvolvimento do Capital Intelectual e da Capacidade Absortiva podem promover o desenvolvimento de inovações.

• Promover o desenvolvimento do capital humano é fundamental para que essas empresas possam desenvolver ainda mais inovações.

• A propriedade intelectual deve ser promovida.

• O incentivo à busca e ao compartilhamento de conhecimento são essenciais.

• O volume e o nível de fontes de informação e conhecimentos são importantes para o grau de inovações desenvolvidas.

• É necessário que as empresas de pequeno e médio porte elevem

(12)

12

Mauricio Dias da Silva

busquem reter funcionários qualificados, que detêm uma visão mais apurada para identificarem as informações no ambiente, e também, reduziria a dependência do conhecimento dos proprietário e gerente. • Sugere-se o desenvolvimento contínuo do seu capital estrutural por meio

da formalização de processos, melhoria dos seus sistemas de informação e adequação da sua cultura.

• Sugere-se que as empresas promovam a aquisição de conhecimentos externos a partir de diversas fontes tais como: clientes, fornecedores, concorrentes, universidades, centros de pesquisa. E ainda, é fundamental que os relacionamentos entre os setores e os indivíduos da organização seja maximizado.

LIMITAÇÕES

• A forma de coleta de dados apresenta vantagens e desvantagens.

• A pesquisa obteve respostas de somente um informante por organização. • O questionário de capital relacional mediu somente os relacionamentos

da empresa com clientes e fornecedores.

• Os resultados não podem ser generalizados para empresas de outros portes e regiões.

RECOMENDAÇÕES GERENCIAIS

Empresários: Aos empresários de indústrias de pequeno e médio porte

de Santa Catarina recomenda-se que avaliem em suas organizações de que forma os elementos analisados nesta pesquisa estão presentes e promovam o seu desenvolvimento. A lista de sugestões incluída neste trabalho pode ser um excelente caminho para o início deste desenvolvimento. Outro detalhe é a importância das universidades e pesquisadores neste desenvolvimento, e a aproximação é fundamental, principalmente com a permissão e participação em pesquisas que poderão fornecer subsídios importantes aos empresários.

Universidades e Pesquisadores: Além da constante pesquisa sobre os

elementos desta pesquisa, é fundamental que as universidades e pesquisadores promovam uma aproximação com essas empresas. Esta aproximação deve ser guiada por meio de resultados práticos das pesquisas realizadas às empresas.

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

E' preciso saber que, em certos casos raros (tumores volumosos) não se póde differençar o rim do baço com o simples decubito abdominal. O decubito lateral direito, intervem 'então