• Nenhum resultado encontrado

MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER SELEÇÃO NO WORD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER SELEÇÃO NO WORD"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER

SELEÇÃO NO WORD

Para selecionar Faça o seguinte

Qualquer quantidade de

texto

Clique no local em que você deseja começar a seleção, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse e, em seguida, arraste o ponteiro sobre o texto que deseja selecionar.

Uma palavra Clique duas vezes em qualquer local na palavra.

Uma frase Mantenha pressionada a tecla CTRL e clique em qualquer lugar da frase. Um parágrafo Clique três vezes em qualquer local do parágrafo.

Uma linha inteira Mova o ponteiro para a esquerda de qualquer texto até que ele fique na forma de uma seta para a direita e dê um clique

Um Parágrafo Mova o ponteiro para a esquerda de qualquer texto até que ele fique na forma de uma seta para a direita e clique duas vezes

O documento inteiro

Mova o ponteiro para a esquerda de qualquer texto até que ele fique na forma de uma seta para a direita e clique três vezes.

(2)

ABAIXO UM RESUMO DE TODAS AS GUIAS DO WORD 2016 MENU ARQUIVO

Comandos: Informações, Novo, Abrir, Salvar, Salvar Como, imprimir, compartilhar, exportar, fechar, conta, opções.

GUIA: PÁGINA INICIAL GRUPOS:

- ÁREA DE TRANSFERÊNCIA: Aqui você encontra os comandos Copiar, Recortar, Colar e a Ferramenta Pincel de formatação.

- FONTE: Comandos como Fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, sublinhado, cor da fonte e alguns efeitos (tachado, sobrescrito, subscrito etc..)

- PARÁGRAFO: Nesse grupo você encontra os comandos: marcadores, numeração, alinhamentos (alinhar texto à direita, esquerda, centralizado e justificado), classificar, espaçamento entre linhas, bordas etc..

- ESTILO: Nesse grupo você encontra uma lista de estilos que você pode aplicar em um texto. - EDIÇÃO: Aqui você encontra os recursos: Localizar, substituir e Selecionar.

GUIA: INSERIR GRUPOS:

- PÁGINAS: Comandos como folha de rosto, páginas em branco e quebra de página

- TABELAS: Muito cuidado porque não existe uma guia chamada Tabela, agora o usuário poderá inserir uma tabela através da Guia Inserir, Grupo TABELAS. Aqui também você encontra comandos como Desenhar Tabela, Converter o texto em tabela, inserir uma Planilha do Excel etc..

- ILUSTRAÇÕES: comandos para inserir Imagem, Clip-art, Formas, gráfico e uma novidade chamada SMARTART(Um elemento gráfico SmartArt é uma representação visual das suas informações e ideias. É possível criar elementos gráficos SmartArt escolhendo entre muitos layouts diferentes para comunicar sua mensagem de forma rápida, fácil e efetiva. Esses elementos variam desde listas gráficas e diagramas de processos até mais complexos, como diagramas de Venn e organogramas). Outra novidade neste grupo é o comando chamado INSTANTÂNEO(você pode usá-lo para tirar uma foto de todas as janelas abertas em seu computador ou de parte delas.). Cuidado que temos um comando inserir IMAGENS ONLINE

- SUPLEMENTOS: grupo que permite acessar a loja de aplicativos e suplementos do office. - MÍDIA: permite inserir vídeos online

- LINKS: Recursos como Inserir hyperlink, indicador e Referência Cruzada. - COMENTÁRIOS: permite inserir comentário em um texto

- CABEÇALHO E RODAPÉ: encontramos os recursos para inserir cabeçalho, rodapé e Números de Páginas.

- TEXTO: É possível através nesse grupo inserir caixa de Texto, Partes Rápidas, WordArt, data, hora , objetos, linha de assinatura, letra Capitular.

- SÍMBOLOS: inserir símbolos e equações matemáticas.

GUIA: DESIGN GRUPOS:

- FORMATAÇÃO DO DOCUMENTO: Um tema de documento é um conjunto de opções de formatação que inclui um conjunto de cores do tema, um conjunto de fontes do tema (incluindo fontes do texto do cabeçalho e do corpo) e um conjunto de efeitos do tema (incluindo efeitos de linha e preenchimento).

- PLANO DE FUNDO DA PÁGINA: Recursos como Marca d’água, borda e sombreamento, cor da página etc..

GUIA: LAYOUT GRUPOS:

- CONFIGURAR PÁGINA: Um dos recursos mais cobrados em concursos, nesse grupo encontra-se: Margens, orientação, tamanho do Papel, colunas, quebras(página, linha, seção e coluna), números de linha, hifenização etc.

- PARÁGRAFO: É possível colocar recuos(primeira linha, deslocado, esquerdo e direito), espaçamento entre parágrafos etc...

- ORGANIZAR: É possível organizar a disposição de objetos e imagens no texto, além de agrupar, girar etc...

GUIA: REFERÊNCIA GRUPOS:

- SUMÁRIO: É possível adicionar ou remover sumário ao documento. - NOTAS DE RODAPÉ: Adicionar notas de rodapé ou notas de fim.

- CITAÇÕES E BIBLIOGRAFIA: Inserir bibliografia (Uma bibliografia é uma lista de fontes,

(3)

No Microsoft Office Word, é possível gerar automaticamente uma bibliografia com base nas informações sobre a fonte fornecidas para documento. Todas vez que você cria uma nova fonte, as informações sobre a fonte são salvas no seu computador, para que você possa localizar e usar qualquer fonte que criou.

- LEGENDAS: Inserir legendas em imagem/figuras ou objetos. - ÍNDICE: criar índices no seu documento.

GUIA: CORRESPONDÊNCIAS GRUPOS:

- CRIAR: Nesse Grupo é possível criar envelopes e etiquetas.

- INICIAR MALA DIRETA: criar uma mala direta, selecionar destinatários para uma mala direta e/ou editar os destinatários.

- GRAVAR E INSERIR CAMPOS: Escolher os campos de uma mala direta, inserir linhas de saudação etc..

- VISUALIZAR RESULTADOS: Navegação em uma mala direta, localizando destinatários ou visualizando resultados.

- CONCLUIR: Concluir o processo de criação de uma mala direta, mesclando os dados dos destinatários com o modelo criado.

GUIA: REVISÃO GRUPOS:

- REVISÃO DE TEXTO: Nesse Grupo o usuário poderá utilizar as ferramentas: ortografia e gramática, dicionário de sinônimos, contagem de palavras etc...

- IDEIAS: pesquisa inteligente - IDIOMA: Traduzir e definir idioma

-COMENTÁRIOS: o usuário poderá inserir comentários em trechos de texto. - CONTROLE: Utilizar os recursos de controle de alterações.

- ALTERAÇÕES: Aceitar ou rejeitar, além de navegar entre as alterações. - COMPARAR: comparar ou combinar várias versões de um documento.

-PROTEGER: Restringir o modo como as pessoas podem acessar o documento.

GUIA: EXIBIR GRUPOS:

- MODOS DE EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO: escolher entre os modos: layout de impressão, Modo de Leitura, layout da web, estrutura de Tópicos e rascunho.

- MOSTRAR: O usuário poderá mostrar ou ocultar a régua, linhas de grade, painel de Navegação etc... - ZOOM: Configuração de zoom

- JANELA: É possível criar uma nova janela, dividir janela etc.. - MACROS: É possível gravar macros em um documento.

(4)
(5)
(6)

5 SEGREDOS DO WORD

1. MODO DE COMPATIBILIDADE: Quando você abre um arquivo do Word 2003(.doc) no Word 2010 é exibido na barra de Título o termo [Modo de Compatibilidade] ao lado do nome do arquivo. Observe a imagem abaixo:

Essa informação permite saber que, mesmo estando no Word 2010, você ainda está tecnicamente trabalhando no formato de arquivo anterior e que não será possível usar recursos do Word 2010 como novas ferramentas de gráfico ou equações matemáticas enquanto você não converter o arquivo no formato do Word 2010.

Para sair do Modo de Compatibilidade e converter o arquivo 2003 no novo formato do Word 2010, clique na guia Arquivo, clique em Informações e clique em Converter. 2. GUIA DESENVOLVEDOR: Se você pretende usar constantemente o Word 2010 para criar

macros, formulários e soluções em XML ou ou Microsoft VBA (Visual Basic for Applications), poderá adicionar a guia Desenvolvedor à faixa de opções do Word. Na faixa de opções, clique na guia Arquivo e clique em Opções. Na caixa de diálogo Opções do Word, clique em Personalizar Faixa de Opções e marque a caixa de seleção Desenvolvedor na lista que aparece à direita. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Opções do Word. A guia Desenvolvedor agora aparece à direita da guia Exibição.

Dica: Se você só quer gravar macros no Word 2010, não precisa adicionar a guia Desenvolvedor. Basta clicar na guia Exibição e procurar o grupo Macros à direita.

(7)

3. DICAS DE TECLA: O Word 2010 fornece atalhos para a faixa de opções, chamados Dicas de Tecla, para você poder executar tarefas rapidamente sem usar o mouse.

Para fazer com que as Dicas de Tecla apareçam na faixa de opções, pressione a tecla ALT. Depois, para mudar para uma guia na faixa de opções usando o teclado, pressione a tecla da letra exibida abaixo dessa guia. No exemplo mostrado anteriormente, você pressionaria Y para abrir a guia Inserir, P para abrir a guia Layout da Página, S para abrir a guia Referências e assim por diante. Depois de usar esse método para mudar para uma guia da faixa de opções, todas as Dicas de Tecla disponíveis para essa guia aparecerão na tela. Você poderá concluir a sequência pressionando a última tecla do comando que deseja usar. Para voltar um nível na sequência, pressione a tecla ESC. A repetição desse procedimento várias vezes em uma linha cancelará o modo de Dicas de Tecla.

4. BARRA DE FERRAMENTAS DE ACESSO RÁPIDO: A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido no canto superior esquerdo da janela do Word fornece atalhos para os comandos de uso frequente. Ao adicionar botões a essa barra de ferramentas, você pode manter todos os comandos favoritos sempre visíveis e disponíveis, mesmo durante a alternância de guias da faixa de opções.

(8)

Clique na seta suspensa ao lado da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido para ativar ou desativar os comandos listados no menu de atalho. Se o comando que você deseja adicionar não é exibido na lista, mude para a guia da faixa de opções em que o botão aparece e clique com o botão direito do mouse nela. No menu de atalho que aparecer, clique em Adicionar à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

5. MINI BARRA DE FERRAMENTAS: Quando seleciona texto, pode mostrar ou ocultar útil Mini barra de ferramentas, que o ajuda a trabalhar com tipos de letra, alinhamento, cor do texto, avanços e marcas de lista.

(9)

4 NOVIDADES DO WORD 2016 1. RECURSO DIGA-ME

Observe que há uma caixa de texto na Faixa de Opções do Word 2016 com a mensagem O que você deseja fazer. Esse é um campo de texto no qual você insere palavras ou frases relacionadas ao que deseja fazer e obtém rapidamente os recursos que pretende usar ou as ações que deseja realizar. Se preferir, use o Diga-me para encontrar ajuda sobre o que está procurando ou para usar a Pesquisa Inteligente para pesquisar ou definir o termo que você inseriu.

(10)

TELIGENTE

te da plataforma Bing apresenta as pesquisas diretam ma palavra ou frase, clica com o botão direito do mou ente, o Painel de ideias é exibido com as definições, os cionadas da Web.

2. COMPARTILHAR EM TEMPO REAL

Ao armazenar um documento online no OneDrive ou no SharePoint e compartilhá-lo com colegas que usam o Word 2016 ou Word Online, vocês podem ver as alterações uns dos outros no documento durante a edição. Após salvar o documento online, clique em Compartilhar para gerar um link ou enviar um convite por email. Quando seus colegas abrem o documento e concordam em compartilhar automaticamente as alterações, você vê o trabalho em tempo real.

3. PESQUISA IN

A Pesquisa Inteligen ente no Word 2016.

Quando você seleciona u se sobre ela e

escolhe Pesquisa Intelig artigos Wiki e as principais pesquisas rela

(11)

4. EQUAÇÕES À TINTA

Incluir equações matemáticas ficou muito mais fácil. Vá até Inserir > Equação > Equação à Tinta sempre que desejar incluir uma equação matemática complexa em um documento. Se tiver um dispositivo sensível ao toque, use o dedo ou uma caneta de toque para escrever equações matemáticas à mão, e o Word 2016 vai convertê-las em texto. Caso não tenha um dispositivo sensível ao toque, use o mouse para escrever. Você pode também apagar, selecionar e fazer correções à medida que escreve.

(12)

PRINCIPAIS MENUS DO WRITER 5.1.2.2

(13)
(14)
(15)

TABELA

(16)

BOTÕES DO WRITER

Novo, abrir, salvar, exportar diretamente como pdf, imprimir, visualizar impressão, recortar, copiar, colar, clonar formatação, desfazer, refazer.

Ortografia e gramática, localizar e substituir, caracteres não imprimíveis, inserir tabela, figura, gráfico, caixa de texto, inserir quebra de página, inserir campo, caractere especial, inserir nota de rodapé,

hiperlink, anotações, formas simples, mostrar funções de desenho. Aplicar

estilo, nome

da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico , sublinhado.

sombra, cor da fonte, realçar.

Tachado, sobrescrito,

subscrito,

Alinhar à esquerda, centralizar horizontalmente, alinhar à direita, justificado, entrelinhas, Ativar/desativar

(17)

BARRA DE STATUS (A ÚLTIMA BARRA NA PARTE INFERIOR)

Ao clicar neste botão aparece essas 4

opções: seleção padrão, estender seleção(para seleção em sequência), adicionar seleção(para seleção alternada), seleção em bloco(seleção na vertical).

Quando aparece um asterisco significa que o arquivo ainda não foi salvo ou ele precisa salvar somente as alterações.

(18)

Referências

Documentos relacionados

Além de proporcionar a produção diversificada de alimentos e outros produtos agrícolas, se adotada e conduzida de modo adequado e por um período suficientemente longo, essa

Finalmente, pode-se listar como principais contribuições do trabalho:  A consideração do tempo de chaveamento na determinação da sequência de manobra;  O corte mínimo

É importante pontuar que a luta por direitos está articulada à luta de classes, e que esta presentifica-se nos movimentos e organizações sociais, nas políticas sociais públicas,

A finalidade do estudo atual é de investigar o efeito adicional da terapia TID a um programa padrão da atividade gradual para pacientes crônicos de DL com

Artigo 28: Serão reembolsadas as despesas de um óculos (armação e lentes corretivas) ou lentes de contato corretivas de funcionários, custeadas à razão de até

Caso o cônjuge ou companheiro do magistrado ou servidor receba auxilio de mesma finalidade, pago por qualquer fonte, pública ou privada, para o reembolso os

Mas quando Mariana Alcoforado em pleno século XVII escreveu aquelas cinco cartas de amor ao oficial francês e posteriormente foram publicadas e consequentemente receberam

Por último é apresentado um sensor de tensão simples e não isolado galvanicamente da rede elétrica para servir como uma entrada de sinal de tensão para o PQ-Logger Capítulo 5..