• Nenhum resultado encontrado

GUIA DO VENDEDOR DE PEÇAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DO VENDEDOR DE PEÇAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

w w w.gestaosolution.com.br

GUIA DO VENDEDOR DE PEÇAS

Sumário

1.

Comandos do ERP Solution ... 2

2.

Consulta de Preços (1103) ... 2

3.

Nota Fiscal (1076) ... 2

4.

Orçamento (1077) ... 2

5.

Ordem de Serviço (1078)... 3

6.

Ordem de Compra (1080) ... 3

7.

Pedido de Venda (1079) ... 3

8.

Reserva de Vendas (1081) ... 4

9.

Consulta de Notas Fiscais (1057) ... 4

10.

Consulta / Envio de NF-e em Contingência (1274) ... 4

11.

Extrato de Produtos (1082)... 4

12.

Lista de Preços (1044) ... 5

13.

Mapa de Vendas (1046)... 5

14.

Mapa de Vendas Especial (1174) ... 5

(2)

w w w.gestaosolution.com.br

1. Comandos do ERP Solution

2. Consulta de Preços (1103)

Como acessar? Módulo Estoque => Principal => Consulta Preço (vários Itens)

Para que serve? Essa rotina será utilizada para consultar o preço dos itens e o estoque dos mesmos.

Como funciona? Para fazer a pesquisa de preços, deve-se inserir nos filtros correspondentes, as informações necessárias para localizar o produto para o qual está sendo feita a pesquisa de preços. Após inserir os filtros, deve-se usar o botão F5 – Atualizar para efetivar a pesquisa.

3. Nota Fiscal (1076)

Como acessar? Módulo Estoque => Principal => Notas => Emissão de Notas

Para que serve? Essa rotina será utilizada para abrir uma pré-nota e emitir a Nota Fiscal.

Como funciona? Ao abrir a rotina, deve-se pressionar F3 e inserir todos os dados do cliente, bem como os itens, a forma de pagamento, a existência de frete e os descontos incidentes sobre a pré nota. Após inserir todas as informações, será possível optar se a pré nota será transformada em Cupom Fiscal ou Nota Fiscal. Quando é selecionada essa opção, os itens não ficam reservados, ou seja, se a pré nota não for emitida, os itens continuam aparecendo no estoque.

4. Orçamento (1077)

Como acessar? Módulo Estoque => Principal => Orçamentos

Para que serve? Essa rotina será utilizada quando o cliente solicitar à empresa um orçamento de peças.

Como funciona? Ao abrir a rotina, deverá ser feito o preenchimento dos dados do cliente e das peças que o mesmo deseja orçar, já informando condições de pagamento e possíveis descontos. Após informar todos os dados, é possível imprimir o orçamento para entregar ao cliente. Se o cliente confirmar a compra, é possível efetuar a emissão da Nota Fiscal/Cupom Fiscal. Os itens alocados em um orçamento não ficam reservados, ou seja, não baixam do estoque. Para realizar

(3)

w w w.gestaosolution.com.br

a emissão da nota de um orçamento pronto, basta acessar a rotina, selecionar o orçamento e clicar em F12=Emite NF/CF.

5. Ordem de Serviço (1078)

Como acessar? Módulo Estoque => Principal => Ordem de Serviço

Para que serve? Para emitir Notas Fiscais de serviço através do Módulo Estoque

Como funciona? Ao abrir a rotina, deverá ser feito o preenchimento de todos os dados do cliente, bem como informar os serviços e itens, a forma de pagamento, a existência de frete e os descontos incidentes sobre a pré nota. Após inserir todas as informações, será possível transformar a pré nota em Nota Fiscal. Normalmente será utilizado por empresas que não utilizam o módulo Oficina.

A Ordem de Serviços possui uma característica especial que a maioria das demais rotinas que possibilitam a emissão de Notas Fiscais não possuem: Ao alocar um item em uma Ordem de Serviço, o mesmo é baixado do estoque disponível, ou seja, ao consultar o extrato, a quantidade alocada na OS será descontada da quantidade total do estoque.

6. Ordem de Compra (1080)

Como acessar? Módulo Estoque => Principal => Ordem de Compra

Para que serve? Para abrir uma Ordem de Compra e posteriormente emitir a Nota Fiscal

Como funciona? Ao abrir a rotina, deverá ser feito o preenchimento de todos os dados do cliente, bem como informar os itens, a forma de pagamento, a existência de frete e os descontos incidentes sobre a pré nota. Após inserir todas as informações, será possível transformar a pré nota em Nota Fiscal ou Cupom Fiscal.

A Ordem de Compra possui uma característica especial que as demais rotinas que possibilitam a emissão de Notas Fiscais não possuem: Ao alocar um item em uma Ordem de Compra, o mesmo já é baixado do estoque disponível, ou seja, ao consultar o extrato, a quantidade alocada na OC será des contada da quantidade total do estoque.

7. Pedido de Venda (1079)

Como acessar? Módulo Estoque => Principal => Pedido de Venda

Para que serve? Para abrir uma Ordem de Compra e posteriormente emitir a Nota Fiscal

Como funciona? Ao abrir a rotina, deverá ser feito o preenchimento de todos os dados do cliente, bem como informar os serviços e itens, a forma de pagamento, a existência de

(4)

w w w.gestaosolution.com.br

frete e os descontos incidentes sobre a pré nota. Após inserir todas as informações, será possível transformar a pré nota em Nota Fiscal. Normalmente será utilizado por empresas que não utilizam o módulo Oficina.

8. Reserva de Vendas (1081)

Como acessar? Módulo Estoque => Principal => Reserva de Venda

Para que serve? Para gerar uma Reserva de Vendas e posteriormente emitir a Nota Fiscal

Como funciona? Sempre que há intenção de finalizar uma pré-nota, seja qual for o tipo, e esta for bloqueada, ela vai se transformar em uma reserva, pois houve intenção de emitir a Nota Fiscal e entregar o item ao cliente, e esse deve ficar reservado até que a situação do cliente seja regularizada. Esse procedimento é feito para que, enquanto a situação do cliente seja analisada, o item não seja vendido para outro cliente.

Quando um item for transformado em Reserva de Venda, o item alocado terá a quantidade baixada apenas na rotina 1103 – Consulta de Preço (vários itens), porém se for gerado o extrato do produto, a quantidade alocada no pedido não será descontada da quantidade total.

9. Consulta de Notas Fiscais (1057)

Como acessar? Módulo Estoque => Principal => Notas => Consulta de Notas

Para que serve? Para realizar a consulta dos dados das Notas Fiscais já emitidas /lançadas

Como funciona? Para efetuar a pesquisa, deve-se preencher os filtros conforme a necessidade e selecionar a opção F5 – Atualizar para visualizar as Notas Fiscais resultantes da pesquisa. Após, pode-se verificar os dados da Nota Fiscal utilizando os botões localizados na parte inferior da rotina.

10. Consulta / Envio de NF-e em Contingência (1274)

Como acessar? Módulo Estoque => Principal => Notas => NF-e em Contingência

Para que serve? Para visualizar as Notas Fiscais em contingência e reenviá-la

Como funciona? Ao visualizar a Nota Fiscal que está em contingência, é possível reenviá-la selecionando a mesma e clicando sobre o botão de impressão. Além disso, através desta mesma rotina é possível fazer a consulta da NF-e e enviar em DPEC.

11. Extrato de Produtos (1082)

(5)

w w w.gestaosolution.com.br

Para que serve? Para visualizar as movimentações de determinado produto

Como funciona? Ao abrir a rotina, deve-se inserir nos filtros correspondentes as informações necessárias para geração do extrato de determinado produto. O relatório possibilita que seja verificada a movimentação do item, mos trando informações como Operação, data de movimentação, nº Nota Fiscal, quantidade movimentada, saldo em estoque, entre outras.

12. Lista de Preços (1044)

Como acessar? Módulo Estoque => Vendas => Lista de Preços

Para que serve? Para gerar uma listagem com os preços de determinado grupo de mercadorias ou de todas as mercadorias do estoque

Como funciona? Ao abrir a rotina, deve-se inserir nos filtros correspondentes as informações necessárias para geração da lista.

13. Mapa de Vendas (1046)

Como acessar? Módulo Estoque => Vendas => Mapa de Vendas

Para que serve? Para gerar um relatório das vendas realizadas pela empresa

Como funciona? Ao abrir a rotina, deve-se preencher os filtros necessário correspondentes às informações necessárias para geração do Mapa de Vendas. Através do Mapa de Vendas é possível visualizar toda a movimentação de vendas de determinado período, com detalhamento dos valores de impostos, custo e margem de lucro atingida para cada item, nota fiscal, grupo, etc. (dependendo dos filtros que serão utilizados).

14. Mapa de Vendas Especial (1174)

Como acessar? Módulo Estoque => Vendas => Mapa de Vendas Especial

Para que serve? Para gerar um relatório das vendas realizadas pela empresa

Como funciona? O mapa de vendas especial é mais flexível do que o mapa de vendas, e possui um número maior de filtros que podem ser preenchidos para geração do relatório. O maior diferencial do mapa de vendas é que é possível definir os níveis que serão considerados para geração do relatório, podem ser utilizadas diversas combinações de níveis, dependendo da informação que se quer gerar. Sugestões: Grupo – Subgrupo – Produto; Nota Fiscal – Produto; Vendedor – Produto;

(6)

w w w.gestaosolution.com.br

15. Relação de Notas e Lançamentos (1127)

Como acessar? Módulo Estoque => Relatórios => Relação de Lançamentos e Notas

Para que serve? Para gerar um relatório com informações detalhadas sobre os impostos e demais valores que compõem as Notas Fiscais emitidas/lançadas em determinado período.

Como funciona? Ao abrir a rotina, deve-se inserir nos filtros correspondentes as informações necessárias para que o relatório seja gerado.

Referências

Documentos relacionados

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

DE ELETRONICOS LTDA - ME CARTAO RECARGA (para

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

The main objectives of this data analysis are divided into two classes: i) General Statistics: give an overview of structured information on Wikipedia as a whole, showing raw numbers

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

O artigo tem como objeto a realização, em 2013, do Congresso Internacional Justiça de Transição nos 25 anos da Constituição de 1988 na Faculdade de Direito da UFMG, retratando

Entretanto, muitas das características abordadas pela automação são aproveitadas nas técnicas que esta relacionada ao conceito de sustentabilidade em uma

OBS : Devemos diferenciar também características radiológicas dos achados da atelectasia pulmonar e do derrame pleural: enquanto que no primeiro as estruturas mediastinais