• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DE SOROCABA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DE SOROCABA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL N.º 09/2018

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE CONCESSÃO DE BOLSA SOCIAL DE

ESTUDOS FEFISO 2º/2018

A Faculdade FEFISO – Faculdade de Educação Física de Sorocaba, tendo sua mantenedora A.C.M - Associação Cristã de Moços de Sorocaba, de acordo com a Portaria 465, torna publica a abertura por meio de seu PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DE ESTUDOS, como lhe facultam as legislações vigentes, relacionadas e relativas à concessão de Bolsa de Estudos, na realização do Processo Seletivo de Bolsa Social de Estudo para o 2º. Semestre de 2018.

O PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DE ESTUDOS abrange o nível de ensino Superior (Cursos de Graduação em Educação Física – Licenciatura e de Bacharelado)

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo de Bolsa Social de Estudo é regido pelo presente Edital, pela legislação do PROUNI (no que se aplicar), pela Lei 12.101/2009 e 12.868/2013 e pelo Decreto 8242/2014, será operacionalizado pelo PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DE ESTUDOS;

1.2 A análise será realizada por um profissional de Serviço Social, devidamente registrada para a possível concessão da BOLSA SOCIAL DE ESTUDOS, de que trata este Edital. A análise é processada a partir da avaliação do Formulário de Bolsa Social de Estudos e da documentação apresentada pelos candidatos. O formulário deverá ser devidamente preenchido (sem rasuras), instruído com toda documentação e devolvido pelo interessado no prazo e local previstos neste Edital, a falta de quaisquer documentos ou dado determina a desclassificação do aluno no processo de Bolsa como um todo; 1.3 O preenchimento e a instrução do Formulário de Bolsa Social de Estudos supõem, respectivamente, completar os campos previstos com informações verídicas e cabais (sem rasuras) e APRESENTAR DOCUMENTOS ORIGINAIS E INCLUIR CÓPIAS comprovadas de todos os documentos listados neste Edital.

2. DOS REQUISITOS BÁSICOS

2.1 O candidato, para ter o seu pedido analisado, deverá satisfazer os seguintes requisitos: 2.1.1. Concluído o Ensino Médio;

2.1.2. Comprovar renda familiar per capita de até 1 ½ (um e meio) salários-mínimos para a bolsa integral, e até 3 salários – mínimos para bolsas parciais de 50%.

2.1.3. Manifestar-se, informando se está participando de outro tipo de benefício educacional público (PROUNI / FIES) ou cursando outra Instituição de Ensino Superior (IES).

(2)

3. DA INSCRIÇÃO Acesso, preenchimento

do Formulário e Agendamento da

Entrevista

Entrevista Social Domiciliar Visita

11/05/2018 a 22/06/2018

Todas as sextas–feiras no período das 8:30 as 13:00 horas, exceto nas datas11/05/2018 e 01/06/2018. Porém na última

semana de inscrição o atendimento será

18,19,20,21,22/06/2018. Os candidatos que realizarem a inscrição no dia 22/06/2018, o atendimento será nos dias 25 e

26/06/2018. Durante e após o Processo de Bolsa Filantropia. Local: Laboratório de Pedagogia, 6º andar na ACM Centro – Rua da Penha, 680.

3.1. Para se inscrever no Processo de Bolsa Filantrópica 2º Semestre 2018 o candidato deverá ler atentamente o presente Edital disponível no site http://www.fefiso.edu.br/bolsa.

3.2. Acessar a área do candidato e em seguida a página referente ao processo de bolsa filantrópica. Preencher o formulário online, enviar e agendar a entrevista para análise documental no próprio site. A partir do envio do formulário não será possível a alteração do mesmo. O candidato tem todo o período de acesso, preenchimento e agendamento para realizar a finalização.

3.3. Fazer a impressão do formulário e apresentar no dia e horário agendado.

3.4 O candidato que não comparecer no dia agendado será desclassificado no Programa de Bolsa. A falta somente justificada por meio de Atestado ou Declaração médica (com CID) para comprovação de doenças crônicas ou infeto contagiosas: Caxumba, Malária, Dengue, Poliomielite, Tétano, Catapora (varicela), tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida – AIDS, contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada, hepatopatia grave, entre outras.

4 DAS VAGAS DISPONÍVEIS

4.1 Conforme a Lei 12.868, será disponibilizado 01 (uma) bolsa integral para cada 05 alunos pagantes;

4.2. Para as bolsas parciais de 50% serão concedidas até o limite da disponibilidade orçamentária do PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DE ESTUDOS.

5. DA CONCESSÃO

5.1 A Bolsa de Estudos, prevista neste Edital será concedida a partir da matrícula em julho 2018 e deverá ser comprovada, para semestres posteriores, por meio de nova análise socioeconômica;

(3)

5.2 A Bolsa Social de Estudos será concedida respeitando o critério até 1 ½ (um e meio) salários mínimos per capita familiar para a bolsa integral e até 3 (três) salários – mínimos per capita familiar para bolsas parciais de 50% conforme Lei 12.868/2009;

5.3 A Bolsa Social de Estudos incidirá sobre o valor (bruto) cobrado em cada parcela, respeitando-se o limite de disciplinas de cada curso por período;

5.4 O percentual da Bolsa Social de Estudos incidirá sobre o valor contratado, no ato da matrícula, não podendo haver acréscimos durante o semestre, em que a Bolsa foi concedida.

5.5 A concessão da Bolsa Social de Estudos só é concedida a estudante que NÂO possuir nenhuma GRADUAÇÃO.

5.6. Não haverá compensação do benefício com outras parcelas já pagas

5.7 A bolsa de estudos só poderá ser concedida (no caso de regresso aos estudos) se o candidato não apresentar dependências.

5.8 NÃO PODERÃO PARTICIPAR DESTA SELEÇÃO:

- O candidato(a) que possuir graduação em nível superior;

- Filhos de Funcionários (Corpo Técnico-Administrativo e Docente) da FEFISO (conforme Regimento da Convenção Coletiva de Trabalho Página 07 itens 15);

6 DA CLASSIFICAÇÃO

6.1. Em caso de empate, a classificação dos candidatos para Bolsa Social de Estudos prevista no artigo 13 da Lei 12.868/2013, será a partir do perfil socioeconômico e dos seguintes critérios:

a) Proximidade da residência; b) Sorteio; e

c) Renda per capita do Candidato (a); d) Rendimento acadêmico;

e) Outros critérios contidos no plano de atendimento da entidade, previsto no parágrafo 1 do artigo 25 da Lei acima citada.

f) Famílias incluídas no Cad Único – Cadastro Único será prioridade no critério de desempate. 6.2 - DESCLASSIFICAÇÃO

a) Candidato (aluno) que não concluir todas as etapas do Processo de Bolsa;

b) Quando houver a inverdade/omissão de documentos apresentada pelo candidato (aluno); c) Não aprovado no vestibular.

7 DO RESULTADO

O resultado do PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DE ESTUDOS será divulgado no dia 30/06/2018 após as 10h00 através de Edital publicado no site da Faculdade e no quadro de aviso da IES.

(4)

O candidato poderá vir a receber uma bolsa de estudos somente se participar de todas as etapas do Processo de Bolsa e será concedida até o limite da disponibilidade orçamentária destinada ao processo.

Caso o candidato (aluno) esteja dentro dos critérios estabelecidos, sua Bolsa Filantrópica de estudo terá validade para o 2º Semestre de 2018.

7.2 – Não recebimento das Bolsas de Estudos

a) O candidato que não participou de todas as etapas do Processo de Bolsa, contida nesse Edital; b) O candidato que não efetuar sua matricula.

c) O aluno que não cumprir as determinações do regimento interno quanto a comportamento. 8 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 A inscrição do candidato implica na aceitação das normas que regem o Processo Seletivo de Bolsa Social de Estudos deste Edital;

8.2 O candidato menor de 18 anos, até a data da entrevista, deverá estar acompanhando por um responsável. Quando o candidato é maior idade ou emancipado, no caso do não comparecimento a entrevista, o mesmo deverá nomear seu representante através de procuração registrada em cartório.

8.3 A entrevista só será efetivada se o aluno e/ou responsável trouxer o formulário de inscrição preenchido e assinado, bem como ORIGINAL E FOTOCÓPIA de todos os documentos exigidos que estão descritos no item 8.5.

8.4. Em caso de cancelamento ou trancamento de matricula, a bolsa será cancelada imediatamente.

8.5 Na ausência do candidato nas datas da entrega do formulário conforme item 3.1, a falta somente justificada por meio de Atestado ou Declaração médica (com CID) para comprovação de doenças crônicas ou infeto contagiosas: Caxumba, Malária, Dengue, Poliomielite, Tétano, Catapora (varicela), tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida – AIDS, contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada, hepatopatia grave, entre outras.

8.6 A falta de qualquer documento ou descumprimento dos prazos levará ao imediato indeferimento do pedido e ao consequente arquivamento do Processo. Documentos necessários: APRESENTAR DOCUMENTO ORIGINAL E XEROX:

Formulário sem Rasuras (Não haverá substituição do mesmo);

• Os Documentos solicitados deverão estar em cópias legíveis e bom estado de conservação;

• Pedimos a Atenção, pois a falta de documentos desclassificará o aluno do Programa de Bolsa social de Estudo;

• Não serão aceitos os formulários / documentos após o prazo (agendamento) da Entrega;

(5)

8.6.1 - Relação de Documentos Necessários: do aluno (a) e Grupo Familiar

Comprovante de Endereço (conta de Luz, Gás, telefone móvel/ fixo, ou condomínio); Imóvel Cedido: Declaração do proprietário com reconhecimento de assinatura em cartório; Histórico Escolar do Ensino médio do candidato(a);

• RG, CPF, do pai, da mãe e do candidato(a); e demais pessoas do grupo familiar;

Carteira Profissional de trabalho de todos os componentes da família maiores de 16 anos e cópias das seguintes páginas: (página da foto, identificação, último contrato e próxima página em branco);

• No caso de acordo verbal da pensão alimentícia, apresentar declaração com reconhecimento de assinatura em cartório, informar valor do recebimento;

• Certidão de Casamento (se divorciado apresentar averbação do divórcio) ou comprovante de União Estável;

• Solteiro apresentar Certidão de Nascimento; • Viúvo – atestado de Óbito;

• Declaração de Imposto de Renda (completa) do candidato(a), pai, da mãe e/ou outros;

Apresentar pesquisa declaração de comprovante da Receita Federal para isenção de imposto de

Renda – disponível no site – www.receita.fazenda.gov.br ou

http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2017/restituicao – Consulta de Restituição de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF);

• Aquele que recebe ajuda financeira de terceiro deverá apresentar declaração com reconhecimento de assinatura em cartório, informar valor do recebimento;

• Gastos mensais do aluno e Grupo Familiar;

• Extrato bancário dos três últimos meses de todos os componentes do grupo familiar que possuírem conta bancária.

8.6.2 - Comprovação de Rendimento do aluno (a) e do Grupo Familiar: Do Lar / Estudante:

• Carteira Profissional (página da foto, página da identificação, último contrato e próxima página em branco);

• Extrato bancário dos três últimos meses; Estagiários:

• Contrato de estágio assinado pelo contratante e contratado, últimos 6 (seis) holerites (se possuir), Carteira Profissional (página da foto, página da identificação, último contrato e próxima página em branco); • Extrato bancário dos três últimos meses;

Desempregado:

• Apresentar a última rescisão contratual e Carteira Profissional (página da foto, página da identificação, último contrato e próxima página em branco);

(6)

Seguro Desemprego:

• Comprovantes fornecidos pelo banco e Carteira Profissional (página da foto, página da identificação, último contrato e próxima página em branco);

• Extrato bancário dos três últimos meses; Trabalho Formal / Assalariados:

• Comprovantes dos 6 (seis) últimos holerites e Carteira Profissional (página da foto, página da identificação, último contrato e próxima página em branco);

Extrato bancário dos últimos três meses; Trabalho sem contrato:

• Declaração com firma reconhecida em cartório de assinatura (constando profissão e renda mensal) e Carteira Profissional (página da foto, página da identificação, último contrato e próxima página em branco);

• Extrato bancário dos últimos três meses; Trabalhadores Autônomos:

Declaração de renda emitida pelo escritório contábil ou Decore e Carteira Profissional (página da foto, página da identificação, último contrato e próxima página em branco);

Extrato bancário dos últimos três meses; Produtores Rurais:

• Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil da respectiva notificação de restituição, quando houver;

• Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);

• Quaisquer declarações tributarias referente a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membro do grupo familiar, quando o caso;

• Extrato bancário dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas;

• Notas fiscais de venda dos últimos 6 (seis) meses;

• Carteira Profissional (página da foto, página da identificação, último contrato e próxima página em branco);

Aposentados / Pensionistas ou Beneficiados de auxílio doença: • Extrato bancário dos últimos três meses;

Apresentar extrato do benefício disponível no site da Previdência Social – http://www.mpas.gov.br, Carteira Profissional (página da foto, página da identificação, último contrato e próxima página em branco); • Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;

(7)

Profissionais Liberais:

• Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil da respectiva notificação de restituição, quando houver;

• Guias de recolhimento do INSS, com comprovantes de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada;

• Extrato bancário dos últimos três meses;

Empresário, Comerciante, Prestadores de Serviços, Atividades Rurais ou Sócio Dirigentes de Empresa.

• Três últimos contracheques de remuneração mensal;

• Pró-labore, contrato Social, Declaração de Imposto de Renda jurídico e Carteira Profissional (página da foto, página da identificação, último contrato e próxima página em branco);

• Declaração de Imposto de renda pessoa Jurídica (IRPJ), acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil da respectiva notificação de restituição, quando houver;

Rendimento de Aluguel ou Arrendamento de Bens Moveis e Imóveis:

• Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil da respectiva notificação de restituição, quando houver;

• Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrada em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recibos;

Extrato bancário (conta Jurídico e Física) dos últimos três meses;

• Contrato de locação ou arrendamento, devidamente registrado em cartório, acompanhando dos três últimos comprovantes de recebimento;

8.6.3-Diversos:

Na ausência do candidato nas datas da entrega somente com justificação conforme o item 8.5

deste Edital do Processo de Bolsa Social de Estudo;

Veículos ou Motocicletas – apresentar cópias do (s) documento (s) CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos);

Apresentar contrato de locação com reconhecimento de assinatura em cartório com três últimos recibos de aluguel ou depósito bancário (acordo verbalmente apresentar declaração com reconhecimento de assinatura em cartório, constando nesta o valor pago, nome completo proprietário e período que reside no imóvel);

Imóvel (próprio ou cedido) cópia do IPTU da primeira página com nome do proprietário e página com descrição do imóvel do ano vigente.

Havendo a necessidade de outros documentos que o Serviço Social julgar necessário à comprovação das informações prestadas pelo Candidato, o mesmo poderá solicitar.

(8)

8.7 O preenchimento dos requisitos estabelecidos neste Edital, bem como a entrega da documentação está situada na Lei 12.868. Os prazos estabelecidos, não garantem, por si só, a concessão da Bolsa de Estudo, uma vez que é necessário considerar a disponibilidade orçamentária da ACM, prevista para a concessão do PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DE ESTUDOS.

8.8. Para a análise da renda per capita familiar bruta será considerado o valor bruto dos rendimentos, sem qualquer tipo de dedução, independente de sua origem e tipo.

8.9 A Bolsa Social de Estudos é definitivamente validada ou cancelada após o laudo decorrente da entrevista ou visita domiciliar da Assistente Social, que poderá ser realizada a partir da data de entrega da documentação.

8.10 Caso seja detectada a inverdade na declaração de rendimentos emitida pelo contador, o mesmo será denunciado junto ao Conselho regional de Contabilidade do seu Estado de registro;

8.11. Não haverá recurso para a revisão de bolsas já concedidas, indeferidas, canceladas ou ingressos de novos candidatos ao benefício fora do prazo deste Edital.

8.12. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da ACM SOROCABA.

Sorocaba, 11 de Maio de 2018.

Prof. Mauricio Massari Diretor da FEFISO

Marta Barbosa Trombini Assistente Social

Referências

Documentos relacionados

Seguindo essa linha de pensamento, compreendemos que a luta dos posseiros, pela posse da terra na Fazenda Primavera, foi além das ideologias dos partidos políticos, pois sem que

No fim dos anos 1990, as mídias mais influentes em matéria de informações econômicas dispunham de uma autonomia fraca em relação ao mundo econômico: elas não apenas costumavam

Rotina de Alarme e Alerta Museu Coleção Berardo Forças de socorro externas Delegado de segurança Responsável de segurança Comunicação e relações

a) Carteira de Trabalho e Previdência Social: Cópia da folha de identificação (que contém a foto), frente e verso, da página do último contrato de trabalho registrado e

a) Carteira de Trabalho e Previdência Social (a página da foto frente e verso, os contratos de trabalho e a primeira página em branco após o último contrato).

a) Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS atualizada (cópia da página da foto, frente e verso; página onde está registrado o último contrato de trabalho e a página

1º - HOMOLOGAR o afastamento com ônus limitado ao Professor do Magistério Superior PAULO JORGE OLIVEIRA PONTE DE SOUZA, matrícula nº 1356961, lotado no Instituto Socioambiental e

ajuizou AÇÃO CAUTELAR contra GLACIR GOMES, também qualificado nos autos, relatando que realizou reunião na sede da Secretaria de Saúde em 30 janeiro de 2014, tendo convidado