• Nenhum resultado encontrado

MESA REDONDA DA SOCIEDADE CIVIL - BRASIL/UNIÃO EUROPÉIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MESA REDONDA DA SOCIEDADE CIVIL - BRASIL/UNIÃO EUROPÉIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Conselho de Desenvolvimento

Econômico e Social - CDES Comité Económico e Social Europeu - CESE

M

ESA

R

EDONDA DA

S

OCIEDADE

C

IVIL

- B

RASIL

/U

NIÃO

E

UROPÉIA

MAIO / 2009

OBJETIVO:

A Mesa Redonda da Sociedade Civil, proposta conjunta do CDES e do CESE, é parte da arquitetura institucional da Parceria Estratégica entre o Brasil e a União Européia o País, como um fórum de diálogo permanente no âmbito da sociedade civil para gerar análise e recomendações a serem encaminhadas à Cúpula de Chefes de Estado das partes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Adicionar a dimensão da sociedade civil e suas contribuições às relações Brasil – União Européia.

 Contribuir para aumentar o entendimento mútuo entre as partes.

 Melhorar e fortalecer as relações entre os diferentes setores da sociedade civil e redes que estão representadas no CESE e no CDES.

COMPOSIÇÃO:

 A Mesa Redonda Brasil – União Européia é composta por 12 membros nomeados de cada uma das partes (CDES e CESE).

 Poderão ser convidados especialistas para contribuírem com informações e análises. A participação nos debates, recomendações e conclusões, entretanto, estará restrita aos membros efetivos do CESE e CDES nomeados para a Mesa.

 Deverão ser convidados, como observadores, membros dos governos do Brasil e da União Européia, responsáveis pelos assuntos internacionais.

PRODUTO:

 Recomendações conjuntas, baseadas nos relatórios de cada uma das partes, submetidas às autoridades políticas nacionais antes das reuniões da Cúpula Brasil – União Européia de Chefes de Estado.

• Sistematização das Recomendações por equipe definida após os encontros, compartilhadas entre todos os participantes nas versões em português e inglês e publicizadas nos sítios das Partes para conhecimento da Sociedade Civil.

(2)

FREQÜÊNCIA:

 Duas reuniões da Mesa Redonda anuais, sendo um encontro na Europa e outro no Brasil, de forma a contemplar a participação de convidados das regiões de forma eqüitativa.

CUSTOS

 Os custos para realização do evento estão a cargo do país Sede, com exceção dos gastos de deslocamento relativos aos representantes da outra parte.

AGENDA TEMÁTICA:

 O fórum tem a liberdade de discutir todos os temas de interesse comum, refletindo o dinamismo das relações entre Brasil e União Européia. A Agenda Temática para debates nas duas reuniões anuais deverá ser aprovada na última reunião da Mesa realizada no ano anterior.

M

ESA

R

EDONDA

- 2009

REUNIÕES DA MESA REDONDA EM 2009

 A primeira edição será realizada pelo CESE, nos dias 07 e 08 de julho de 2009, na cidade de Bruxelas, Bélgica.

 A segunda edição será realizada pelo CDES, entre os meses de setembro e outubro de 2009, em Brasília, Brasil.

TEMA ACORDADO PARA A PRIMEIRA EDICÃO:

“Impactos sociais da crise econômica internacional e os desafios do desenvolvimento: o papel do Estado e da Sociedade Civil”

 O tema foi considerado de grande relevância e atualidade pelas duas instituições; e vem sendo debatido com uma agenda de trabalho interna tanto no CDES como no CESE.

 O objetivo é buscar as convergências de análises e explorar as possibilidades de recomendações conjuntas.

METODOLOGIA:

1. Debate interno nas instituições, buscando informações e análises

2. Elaboração de documento de trabalho sobre este tema pelas instituições

 Máximo de 12 páginas (1500 caracteres por página).

(3)

COMPOSIÇÃO DAS DELEGAÇÕES - Mandato 2009-2010

REPRESENTANTES CDES:

1. Antoninho Trevisan, Presidente das Empresas Trevisan.

2. Artur Henrique da Silva Santos, Presidente da Central Única dos Trabalhadores

(CUT).

3. Clemente Ganz Lúcio, Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística

e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE).

4. Germano Rigotto, Consultor, Ex-governador do Rio Grande do Sul, ex-Deputado

Federal.

5. Antônio Neto, Presidente Nacional da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil

(CGTB).

6. José Lopez Feijóo, Membro da Executiva Nacional da Central Única dos

Trabalhadores (CUT).

7. Murillo de Aragão, Presidente da Arko Advice Pesquisas

8. Paulo Simão, Presidente da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC). 9. Paulo Godoy, Presidente da Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de

Base (ABDIB).

10. Paulo Speller, Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 11. Ricardo Patah, Presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

12. Zilda Arns, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança e Adolescente e da

Pastoral da Pessoa Idosa.

REPRESENTANTES CESE:

1. Jean-Marie Biot, Empresário – Bélgica.

2. José Isaías Rodríguez García-Caro, Empresário – Espanha. 3. Paulo Barros Vale, Empresário – Portugal.

4. Madi Sharma, Empresária – Reino Unido. 5. Giuseppe Maria Iuliano, Trabalhador – Itália. 6. Maud Jansson, Trabalhadora – Suécia. 7. Mário Soares, Trabalhador – Portugal. 8. José María Zufiaur, Trabalhador – Espanha. 9. Meeil Joost, Atividades Diversas - Estônia 10. Pedro Narro, Atividades Diversas – Espanha. 11. Jan Olsson, Atividades Diversas – Suécia. 12. Lutz Ribbe, Atividades Diversas – Alemanha.

(4)

HISTÓRICO DA RELAÇÃO:

 15 de Abril de 1992: estabelecido o Acordo-Quadro de cooperação entre a Comunidade Econômica Européia e a República Federativa do Brasil.

 17 de julho de 2003: assinado o Memorando de Entendimento para Cooperação entre o Comitê Econômico e Social Europeu (CESE) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), dentro do marco do Acordo-Quadro de Cooperação. A relação entre o CESE e o CDES é estabelecida, portanto, desde a criação do órgão brasileiro. O Memorando estabelece a cooperação técnica e operacional entre os Conselhos com vistas a contribuir para a consolidação do diálogo institucionalizado entre governos e sociedades civis.

 Entre 2003 / 2006: dentro do escopo do Memorando de Entendimento foram promovidos encontros entre membros das instituições, intercâmbios regulares de informações e trabalho conjunto

 18 e 19 de julho de 2007: realizado em Brasília, o Seminário Conjunto CESE e CDES sobre “A União Européia e o Mercosul: Contribuição das Instituições da Sociedade Civil para o Desenvolvimento Nacional e Regional”. O objetivo foi debater e refletir sobre as experiências de construção da União Européia e do Mercosul, com ênfase na contribuição da sociedade civil para o processo de desenvolvimento nacional e regional.

 04 de julho de 2007: realizada em Lisboa a Primeira Cúpula Brasil - União Européia, que eleva o status do relacionamento entre o País e o Bloco ao patamar de Parceria Estratégica. A Declaração Conjunta fortalece, no seu item 16, a parceria entre o CDES e o CESE, nos seguintes termos:

“O Brasil e a UE sublinham a importância de fortalecer ainda mais o entendimento e a consciência pública de suas respectivas sociedades e de estimular os contatos da sociedade civil e os intercâmbios entre os respectivos povos. Incentivam, em especial, a cooperação entre o Comitê Econômico e Social Europeu (CESE) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) brasileiro”.

 05 e 06 de novembro de 2007: representantes do CESE e do CDES reuniram-se em Brasília e, por meio de uma Declaração Conjunta se comprometeram a fortalecer suas relações e contribuir para a elaboração do Plano de Ação para aplicação dos objetivos da Parceria Estratégica entre a UE e o Brasil; e solicitar à próxima Reunião de Cúpula UE-Brasil, em dezembro de 2008, a criação de uma Mesa Redonda UE-Brasil da

Sociedade Civil.

 21 de junho de 2008: realizada, em Brasília, reunião entre o Comitê Gestor do CDES e representantes do CESE na qual foi apresentado o Parecer que estava sendo

(5)

 03 e 04 de dezembro de 2008: realizado encontro entre representantes do CDES e do CESE em Bruxelas. O Encontro envolveu a participação dos representantes do CDES na Sessão Plenária do CESE, na qual discursou o Presidente da Comissão Européia José Manuel Barroso; e reuniões com o Presidente do CESE Mario Sepi, o Presidente do Setor de Relações Exteriores do CESE Filip Hamro-Drotz; e com o Comitê de Acompanhamento do CESE para a América Latina. Foram realizadas reuniões também com o Chefe da Unidade Mercosul da Diretoria de Relações Exteriores da Comissão Européia Angel Carro Castrillo e com membros da Delegação para as Relações com o Mercosul do Parlamento Europeu. No encontro foi acordado desenho final da Mesa Redonda.

 22 de dezembro de 2008: aprovado o Plano de Ação Conjunto Brasil-UE na II Reunião de Cúpula Brasil-União Européia, presidida pelo Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; pelo Presidente da França, Nicolas Sarkozy (na qualidade de Presidente do Conselho da União Européia); e pelo Presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso. A cooperação entre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e o Comitê Econômico e Social Europeu (CESE) é ressaltada e os Chefes de Estado solicitam às duas instituições a organização da Mesa Redonda Brasil-UE da sociedade civil;

“Brasil e UE estão cientes da importância da consolidação dos instrumentos

democráticos de consulta à sociedade civil, em particular as instituições que representam organizações da sociedade civil nas esferas econômica e social, utilizando da melhor forma possível, ao mesmo tempo, as organizações já existentes. Será estimulada a cooperação entre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do Brasil e o Comitê Econômico e Social Europeu (EESC).Brasil e UE buscarão:

• aprofundar a cooperação entre o CDES e o EESC com base no Memorando de Entendimento existente entre ambos;

• solicitar ao CDES e ao CESE a organização de Mesa Redonda Brasil-UE da sociedade civil, que será parte da arquitetura institucional do relacionamento Brasil-UE. Esse órgão conjunto é concebido como foro permanente de diálogo em nível de sociedade civil sobre todas as questões que sejam discutidas no âmbito da Parceria Brasil-UE. Suas recomendações serão dirigidas às Cúpulas de Chefes de Estado;”

(Plano de Ação Conjunto, item 4. Sociedade Civil)

 05 e 06 de março de 2009: participação de representante do CESE no; “Seminário Internacional sobre Desenvolvimento” promovido pelo CDES, em Brasília, para discutir estratégias de desenvolvimento dentro do contexto da crise internacional. O Seminário gerou subsídios para a participação do CDES na Mesa Redonda.

 17 de março de 2009: participação de representante do CDES na “Conferência sobre o Plano Europeu de Recuperação Econômica”, parte do esforço interno do CESE sobre o tema, que gerou subsídios para a participação do CESE na Mesa Redonda.

Referências

Documentos relacionados

A participação das micorrizas arbusculares nesses processos ainda não tem sido bem estudada, razão pelos quais os principais objetivos deste estudo foram: i avaliar a variação

A trajetória histórica humana enfrentou uma longa caminhada, repleta de lutas, desigualdades e conflitos presentes em diversos setores sociais, para moldar e construir a

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Östersund (8 June 2018) Union of European Football Associations (UEFA) Europa League (HQ: Switzerland) St. 2018) Union of European Football Associations (UEFA) Europa League

Um percentual expressivo das empresas (83%), está utilizando o balanço social como ferramenta de gestão, considerando-o como parte integrante de suas estratégias de negócios, bem

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Nesse trabalho apresentamos uma grade computacional ad hoc, o Hybrid Ad Hoc Grid, desenvolvida a partir da grade OurGrid 1 que apresenta como características: auto-organização,