• Nenhum resultado encontrado

Semana 8 3º Ano do Ensino Médio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Semana 8 3º Ano do Ensino Médio"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Física 1

1) Um trator com 2.000 kg de massa puxa um arado igual a 80,0 kg, exercendo sobre ele uma força de

200 N. O conjunto trator e arado desloca-se horizontalmente para a direita com uma aceleração de 2

0,500 m s . A força de resistência que o solo exerce no arado tem módulo, em Newton, igual a a) 40,00.

b) 160,00. c) 240,00. d) 1280.

2) A figura abaixo ilustra uma máquina de Atwood.

Supondo-se que essa máquina possua uma polia e um cabo de massas insignificantes e que os atritos também são desprezíveis, o módulo da aceleração dos blocos de massas iguais a m11,0 kg em2 3,0 kg

em m s ,2 é a) 20.

b) 10.

c) 5,0. d) 2,0.

3)Quatro funcionários de uma empresa receberam a tarefa de guardar caixas pesadas de 100 kg em prateleiras elevadas de um depósito. Como nenhum deles conseguiria suspender sozinho pesos tão grandes, cada um resolveu montar um sistema de roldanas para a tarefa. O dispositivo que exigiu menos força do operário que o montou, foi

(2)

b)

c)

d)

4)Na figura abaixo, o fio inextensível que une os corpos A e B e a polia têm massas desprezíveis. As massas dos corpos são mA = 4,0 kg e mB = 6,0 kg. Desprezando-se o atrito entre o corpo A e a superfície, a aceleração do conjunto, em m/s2, é de (Considere a aceleração da gravidade 10,0 m/s2)

a) 4,0. b) 6,0. c) 8,0. d) 10,0. e) 12,0.

(3)

5) (G1 - cftmg2012) Na figura, os blocos A e B, com massas iguais a 5 e 20 kg, respectivamente, são ligados por meio de um cordão inextensível.

Desprezando-se as massas do cordão e da roldana e qualquer tipo de atrito, a aceleração do bloco A, em m/s2, é igual a a) 1,0. b) 2,0. c) 3,0. d) 4,0. História

Primeira parte: Estudo na apostila.

Absolutismo, Mercantilismo e América Colonial: Páginas –107 a 114 - Para estudar. Exercícios na apostila: Páginas –114 a 117 - Números: 9 a 14 - Praticando.

Exercícios na apostila: Páginas – 118 a 123 – Números: 16 a 33 – Aprofundando.

Exercícios de fixação para serem feitos no caderno.

1)- O regime absolutista, presente na maior parte das Monarquias Nacionais europeias na Idade Moderna, tem como características básicas:

a) o liberalismo econômico, a garantia dos direitos civis e a divisão do poder político. b) o despotismo real, a ausência de direitos ou privilégios sociais e o escravismo.

c) a centralização política, a concessão de privilégios a determinados estamentos sociais e o mercantilismo.

d) a existência de uma constituição, a divisão dos poderes e o liberalismo econômico. e) Nenhuma das alternativas

2)-"O Estado sou eu". Esta frase do Rei Luís XVI justifica, para ele, o seu poder absoluto que é fundamentado em uma teoria. O nome CORRETO desta teoria é:

(4)

3)-O Mercantilismo pode ser definido como:

a) o conjunto de práticas econômicas caracterizadas pelo monopólio comercial, pela balança comercial favorável e pela intervenção do Estado na economia.

b) o conjunto de ideias preconizadas por Adam Smith que defendia a livre iniciativa. c) a expressão teórica do Estado liberal, caracterizado pelo livre comércio.

d) o conjunto de práticas econômicas que incluíam o estímulo à livre iniciativa e o combate ao trabalho escravo

e) Nenhuma das alternativas

4)-A formação do Estado espanhol - constituído da aliança entre a monarquia, a nobreza fundiária e a Igreja Católica - implicou uma estrutura fundiária patrimonial com uma sociedade hierárquica e nobiliárquica. Sobre o tema é correto afirmar que:

a) A fragilidade da burguesia das cidades comerciais espanholas foi superada com a formação do Estado. b) O Estado nacional espanhol, ao se constituir, deixou de lado os valores aristocráticos. c) O setor religioso não teve importância na formação do Estado nacional espanhol. d) A Monarquia Espanhola Católica foi o resultado de uma aliança marcada pelo predomínio de valores aristocráticos.

e) A nobreza fundiária estava desinteressada na constituição da Monarquia Espanhola.

5)-O processo de colonização europeia da América, durante os séculos XVI, XVII e XVIII está ligado à:

a) expansão comercial e marítima, ao fortalecimento das monarquias nacionais absolutas e à política mercantilista.

b) disseminação do movimento cruzadista, ao crescimento do comércio com os povos orientais e à política livre-cambista.

c) política imperialista, ao fracasso da ocupação agrícola das terras e ao crescimento do comércio bilateral.

d) criação das companhias de comércio, ao desenvolvimento do modo feudal de produção e à política liberal.

e) política industrial, ao surgimento de um mercado interno consumidor e ao excesso de mão-de-obra livre.

Matemática 2

1) Transformar 3,25 m (metros) em hm (hectômetros).

(5)

3) 78,93 dm² (decímetro quadrado) em mm² milímetro quadrado).

4) Transformar 2 Km³ (quilômetros cúbicos) em cm³ (centímetro cúbico)

5) Qual deve ser a escala de uma planta de uma parede de 17,5 m, que está representada porum segmento de 0,35 dm?

6) A distância entre duas cidades é de 150 Km eestá representada em um mapa por 10 cm. Determine a escala desse mapa.

7) A extensão de uma estrada de ferro é de 420 km. Qual foi a escala usada, se a mesma foi representada por 5 cm?

8) Se uma fazenda de área igual a 1,04 Km² foi vendida por R$ 46.800.000, então o preço de cada metro quadrado dessa fazenda custará, em média:

Inglês

Primeira parte: estudo na apostila

Estudar as páginas 35 e 36 e fazer os exercícios 38 e 39.

Segunda parte: exercícios de fixação para serem feitos no caderno

1- Existem alguns formatos para contar uma história de não ficção: Eulogy, Memoirs, Autobiography and Biography. Relacione cada formato a sua respectiva definição:

(1)Memoirs (2)Biography (3)Eulogy (4)Autobiography

(. )A simply retelling of what the individual went through in his life. ( )The person tells his own story.

(. )It is a true story of a person‟s life that is written by someone else. ( )An account of a one‟s personal life and experiences.

(6)

2-Choose the correct option.

A fictional narrative is...

(. )A story that is about the life of someone. (. )A story that is not true.

(. )A story that is true.

3-Cite 6 tipos de Fictional Narratives:

... ...

4-Classifique as Narrativas abaixo em (F) Fictional e (NF) Non-Fictional.

( )Fairy tale ( )Biography ( )Short Story ( )Eulogy. ( )Novel

5-Observe abaixo um trecho de um discurso do ex-presidente Barack Obama e diga a qual formato de narrativa esse discurso pertence:

“Today we say goodbye to the youngest chield Rose and Joseph Kennedy. The world will long remember their son Edward as the heir to a weighty legacy; a champion for those sho bad none;thesoul of the Democratic party;and the Lion of the US Senate- a man whose name graces nearly one thousand laws,and who penned more than 300 himself.”

( )Memoirs ( )Biography ( )Short Story ( )Eulogy ( )Novel

Leitura e Produção (Redação)

PROPOSTA DE REDAÇÃO: A população em situação de rua no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A população em situação de rua no Brasil”, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Mínimo de 15 linhas.

(7)

TEXTO I

 Escondam os pobres

“Mafalda e Susanita passeiam, numa tira do genial Quino, quando veem um mendigo. Mafalda diz que lhe parte o coração ver gente pobre; a amiga diz que sente o mesmo. Só discordam quanto ao que deveria ser feito. Mafalda, indignada, diz que seria preciso dar teto, trabalho proteção e bem-estar. A amiga diz que não precisaria tanto. “Bastaria escondê-los.”

Susanita era uma criança. Os adultos não costumam ser tão sinceros sobre suas opiniões e costumam disfarçar seu incômodo com camadas de verniz. Em Curitiba o espectro da pobreza “fora de lugar”, da pobreza aparente, anda incomodando. No shopping e nas ruas, comerciantes anunciam medidas – e pedem providências – para tentar reduzir o incômodo de seus clientes com a presença dessa gente diferenciada, não é diferente no Rio de Janeiro.

A Associação de Bares e Casas Noturnas foi quem teve o discurso mais direto. Diz que há muitos moradores de rua na cidade. A solução seria dar-lhes dignidade. Ótimo. Como se faria isso? Tirando-os das ruas, nem que seja à força. O caminho para a dignidade proposto pela associação é vedado pela Constituição e por tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário (aquele que assina).

A Associação Comercial do Paraná veio em seguida. Disse que “o agravamento da questão dos moradores de rua” em Curitiba fez a situação chegar “ao limite”. A explicação do que isso significa vem a seguir. “Num período de retração econômica, os comerciantes, especialmente aqueles estabelecidos na Rua XV de Novembro, como já acontece com muitos, podem ter o seu negócio inviabilizado.” Os pobres fazem mal aos negócios.

No shopping, como não dependia do poder público a solução foi mais rápida e ao mesmo tempo mais sutil. Há duas semanas, uma briga causou pânico em lojistas e clientes. Lojas fecharam, pessoas se assustaram. Claro que era preciso fazer algo. Mas num mundo em que o Estado de Direito prevalecesse, o normal seria que pagasse pelo erro aquele que o cometeu. Não foi assim.”

A decisão dos lojistas parece neutra: pediu-se à Justiça o direito de barrar menores de idade desacompanhados. O juiz disse que pode-se fazer isso e que o shopping pode decidir inclusive a quem pedir documentos para saber se é mesmo menor. De cara, libera-se com isso a entrada de todos os que vão de carro. Entre os que tentam passar pela porta da frente, há relatos de gente menor de idade que passou sem ser incomodada.

Uma lojista entrevistada pelo repórter Felippe Aníbal cometeu uma indiscrição ao comentar. “[A liminar] é injusta com algumas pessoas, mas elas tiveram que se sacrificar para que todos ficassem em segurança. Cliente nenhum quer vir a shopping pra ver „mano‟.” Engana-se: os jovens iam ao shopping, entre outras coisas, para verem e serem vistos. Mas tem razão em dizer que a visão foi parte do que incomodou os demais frequentadores.

(8)

Curitiba, como quase toda cidade, tem uma bolha central de classe média e uma periferia onde há mais pobreza. Mundos que se misturam, às vezes, nos parques, no Centro e em shoppings. Há os que, ao vê-los, pensam como Mafalda: querem fazer algo por eles simplesmente em nome de sua dignidade.

Evidente que a pobreza, a miséria, a exclusão são males que é preciso combater. Infrações (brigas, tumultos e o resto) também são um problema. Mas Kant nos ensinou que não se deve apenas fazer a coisa certa: é preciso defender a causa certa pelo motivo certo. Quem pensa que com propostas ainda mais excludentes está fazendo um bem para a cidade mal sabe que está apenas perpetuando a segregação.

Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/colunistas/caixa-zero/escondam-os-pobres-bnv59uyb1hg0kh0d417ya1bzk/

TEXTO II

Disponível em: https://tec-cia.com.br/2012/10/04/tirinha-quem-disse-que-nao-existem-palavras-magicas/

Biologia

Primeira parte: estudo na apostila Capítulo 3: Ecologia: conceitos básicos

- Ler os tópicos: Ecologia (Pág. 52, 53 e 54), Organização do mundo vivo (Pág. 55), Ecossistemas (Pág. 55), Componentes básicos de um ecossistema (Pág. 56 e 57), Cadeia alimentar (Pág.62 e 63), Pirâmides Ecológicas (Pág. 63 e 64);

- Fazer os exercícios da apostila: “Praticando” – Páginas 59 e 60 (exercícios 1, 3, 4, 6 e 7) / “Praticando” – Página 66 (exercícios 11, 12, 13, 14 e 15).

Segunda parte: exercícios de fixação para serem feitos no caderno

01) Observe a seguir os níveis de organização de um ser vivo e marque a alternativa que contém os termos que substituem adequadamente os números 1, 2 e 3.

Célula → (1) → (2) → Sistema → (3) a) 1- tecido, 2- organismo, 3- corpo. b) 1- órgão, 2- tecido, 3- organismo.

(9)

c) 1- tecido, 2- órgão, 3- organismo. d) 1- organela, 2- tecido, 3- corpo. e) 1- organela, 2-órgão, 3- tecido.

02) Diferencie nicho ecológico e habitat

_____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

03) Analise o seguinte esquema referente a um certo ambiente natural e sua relação na sequência alimentar entre seres vivos. A respeito do esquema, faça o que se pede:

I) O esquema representa: a) Cadeia alimentar.

b) Presença de vegetais e animais produtores. c) Teia alimentar.

d) Relação entre decompositores e consumidores. e) Habitat.

II) Cite dois consumidores primários:

________________________________________ ________________________________________

III) Cite dois consumidores secundários:

_____________________________________________________________________ IV) Cite um animal que é, ao mesmo tempo, um consumidor secundário e terciário: _____________________________________________________________________

04) Sobre as cadeias alimentares, responda:

a) Explique por que uma cadeia alimentar começa sempre por um produtor.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

b) Qual a importância dos decompositores para a cadeia alimentar? Cite exemplos de seres decompositores.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

(10)

05) A figura representa uma cadeia alimentar em uma lagoa. As setas indicam o sentido do fluxo de energia entre os componentes dos níveis tróficos. Sabendo-se que o mercúrio se acumula nos tecidos vivos, que componente dessa cadeia alimentar apresentará maior teor de mercúrio no organismo se nessa lagoa ocorrer um derramamento desse metal? Por quê?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

06) (Fuvest- SP) O esquema representa o fluxo de energia entre os níveis tróficos (pirâmide de energia) de um ecossistema.

O esquema indica uma pirâmide de energia

Essa representação indica, necessariamente, que:

a) o número de indivíduos produtores é maior do que o de indivíduos herbívoros. b) o número de indivíduos carnívoros é maior do que o de indivíduos produtores.

c) a energia armazenada no total das moléculas orgânicas é maior no nível dos produtores e menor no nível dos carnívoros.

d) cada indivíduo carnívoro concentra mais energia do que cada herbívoro ou cada produtor. e) o conjunto dos carnívoros consome mais energia do que o conjunto de herbívoros e produtores.

Espanhol 2 5 3 1 2 4

(11)

Texto para las cuestiones 1 a 4. Aumentan estafas cibernéticas contra usuarios de

Apple

La compañía Kaspersky Lab identificó un aumen- to en el número de estafas para robar las contra-

señas de los usuarios de Apple, a través de sitios fraudulentos que intentan recrear el sitio oficial de la compañía de computación.

Mediante estas páginas falsas, los delincuentes in- tentan engañar a los usuarios para que introduz-

can sus credenciales de identificación y puedan tener acceso a su cuenta personal, así como robar información sobre tarjetas de crédito almacenadas en el equipo.

La firma de seguridad informática señala en un comunicado que dichas amenazas se distribuyen

principalmente por correo electrónico, sobre todo cuando Apple prevé grandes eventos, como aper- turas de tiendas o presentaciones de nuevos pro- ductos.

Además, explica que estos correos son muy simila- res a los que utiliza realmente Apple, en cuanto a

tipografía, iconografía y color se refiere, e incluso utilizan remitentes como services@apple.com para tratar de engañar a los usuarios.

Kaspersky indica que una forma de distinguir sitios reales de apócrifos es observar la barra de direc-

ciones, pues aunque la mayoría de los sitios falsos incluye Apple.com, la dirección no se verificó por dicha empresa e incluiría texto adicional en el URL. También recomienda verificar la dirección del re- mitente, lo cual se puede hacer pasando el ratón sobre el campo de dirección del mismo, y desde un dispositivo móvil se puede corroborar al tocar el campo denominado “alias”, para desplegar la información.

Apple también ofrece un proceso de autentica- ción para dispositivos móviles, lo cual sirve como una

verificación adicional, sin embargo no es sufi- ciente, por lo que exhorta a los usuarios a instalar un software de seguridad que detecte las posibles amenazas.

De enero de 2012 a mayo de 2013 la red de Kaspersky Lab detectó un promedio de 200 mil usua- rios

por día que eran dirigidos a sitios de pishing, lo que representa un aumento de 200 por ciento res- pecto al 2011, cuando se registraron mil detecciones.

Disponível em: <http://yucatan.com.mx/tecnologia/gadgets-tecnologia/aumentan-estafas-contra-usuarios-de-apple>.

1. ¿A qué tipo de estafa se refiere el artículo?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

2. ¿Cómo ocurre el robo?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

3. ¿Cuál es la recomendación de la firma de seguri- dad informática para la verificación de la dirección del remitente? (Responde en portugués).

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

4. Pese a todos los cuidados expuestos por Apple,

¿qué es lo que realmente puede garantizar una mayor seguridad?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(12)

5. Relaciona las columnas. a. Rafael se b. Chicos, les c. El gobierno d. En algunos barrios e. Generalmente

( ) vuelvo muy cansado del trabajo.

( ) la gente no puede salir por la noche. ( ) acuesta muy tarde todas las noches.

( ) ruego que digan la verdad.

( ) niega los derechos de los trabajadores.

Filosofia

1) Qual era o principal assunto no pensamento de Max Scheler”?

2) Max Scheler lutou para salvar a filosofia do quê?

3) O que é a filosofia para Max Scheler?

4) Qual é a verdadeira motivação da filosofia para Max Scheler?

5) Qual é o erro da modernidade segundo Max Scheler?

Geografia

1) Leia o texto e responda:

Seis milhões de combinações

A empresa sueca Scania, uma das líderes na venda de caminhões pesados no Brasil, foi buscar inspiração no Lego, o brinquedo de montar, para criar um sistema modular de fabricação de veículos.

Juntando as diferentes peças, a Scania pode fazer 6 milhões de combinações. Com o objetivo de tornar a operação viável do ponto de vista comercial, a montadora reduziu o número de alternativas no catálogo, mas manteve a quantidade de opções em cerca de 100 modelos de caminhão.

(13)

b) uma consequência do sistema adotado pela Scania para a organização das suas filiais no mundo.

2) (ENEM)

Na charge há uma crítica ao processo produtivo agrícola brasileiro relacionada ao:

a) elevado preço das mercadorias no comércio. b) aumento da demanda por produtos naturais. c) crescimento da produção de alimentos. d) hábito de adquirir derivados industriais. e) uso de agrotóxicos nas plantações.

3) (UNICAMP) Assinale a alternativa correta sobre a presença de agrotóxicos e de sementes transgênicas na agricultura brasileira.

a) O uso de agrotóxicos e sementes transgênicas associa-se à busca de maior produtividade, sobretudo em áreas de fronteira agrícola.

b) As sementes transgênicas e o uso de agrotóxicos adequados ampliaram o interesse de países da União Europeia pelos produtos agrícolas brasileiros.

c) O uso de agrotóxicos no Brasil reduziu a necessidade de aproveitamento das sementes transgênicas nos cultivos agrícolas de grãos no país.

d) Por ser signatário de acordos internacionais, o Brasil reduziu o uso de agrotóxicos e sementes transgênicas em áreas próximas a mananciais.

(14)

4) (UERJ)

No Brasil, o setor agropecuário se caracteriza tanto por áreas que ainda adotam práticas tradicionais como por aquelas em que há forte presença de modernização, como se observa no mapa.

Aponte o complexo regional que concentra o uso mais intenso de práticas agropecuárias modernas e a que concentra o uso menos intenso. Em seguida, cite duas características presentes no processo de modernização agropecuária do país.

5) (UERJ) Herdeiro do pampa pobre

Mas que pampa é essa que eu recebo agora Com a missão de cultivar raízes

Se dessa pampa que me fala a história Não me deixaram nem sequer matizes?

Passam às mãos da minha geração Heranças feitas de fortunas rotas Campos desertos que não geram pão Onde a ganância anda de rédeas soltas

Herdei um campo onde o patrão é rei Tendo poderes sobre o pão e as águas Onde esquecido vive o peão sem leis De pés descalços cabresteando mágoas

Se for preciso, eu volto a ser caudilho Por essa pampa que ficou pra trás

Porque eu não quero deixar pro meu filho A pampa pobre que herdei de meu pai

Gaúcho da Fronteira e Vaine Duarte

A região do pampa, no Rio Grande do Sul, reflete a realidade rural brasileira e suas mazelas.

Identifique o processo socioespacial que originou a estrutura agrária descrita no texto. Aponte também uma de suas causas e uma de suas consequências socioeconômicas.

(15)

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

1-)Marque a alternativa cuja palavra apresenta cinco fonemas: a) Filha

b) Molhada c) Guerra d) Fixa e) Ilhas

2-) A palavra cujo número de letras é igual ao número de fonemas é: a) Sucedida

b) Caminhando c) Grandes d) Espelhos e) Ressoou

3-) A palavra que apresenta o mesmo número de letras e fonemas é: a) Adolescência

b) Queria c) Milhões d) Técnico e) Importante

4-) Observe as alternativas abaixo e indique aquela cuja letra 'x' apresenta dois fonemas: a) Lixo

b) Complexo c) Próxima d) Exercício e) Exemplo

5-)Marque a alternativa cujas palavras são acentuadas por serem oxítonas: a) paletó, café, jiló

b) ônibus, satélite, oásis c) você, Goiânia, régua d) também, Santarém, época e) açaí, rabicó, óculos

6-) Assinale a alternativa cujas palavras sejam todas proparoxítonas: a) animal, carroceria, anfíbio.

b) mesóclise, cadeira, urubu. c) anistia, saracura, bambolê. d) árcade, áspero, Curitiba. e) analítico, hipérbole, jurídico.

7-) Marque a alternativa cuja palavra é classificada como paroxítona de acordo com a sílaba tônica: a) urso

b) ônibus c) mão d) bambolê e) cólica

(16)

8-) Marque a alternativa cuja sequência de palavras tenha a seguinte classificação: oxítona, paroxítona e proparoxítona:

a) abelha, riacho, subida. b) ombro, cadeira, trompete. c) água, sólido, carrinho. d) paçoca, azeitona, cadeira. e) guri, cama, áspero.

9-) (UFPR) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos: a) paletó, avô, pajé, café, jiló

b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis c) você, capilé, Paraná, lápis, régua d) amém, amável, filó, porém, além e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

10-) (PUC-RJ) Aponte a opção em que as duas palavras são acentuadas devido à mesma regra: a) saí - dói

b) relógio - própria c) só - sóis

d) dá - custará e) até - pé

11-) Marque a única alternativa que apresenta equívocos de acentuação das palavras: a) Goiânia é a única cidade que gostaria de morar.

b) Sábado vou à feira comprar pêixe e abóbora para fazer aquela receita. c) Gostaria de saber o porquê de tanta rúcula e cará no meu prato.

d) O vigésimo colocado no concurso será nomeado a partir do último sábado do mês que vem. e) Hélio não pôde ver o número do ônibus porque estava sem os óculos.

12-) Assinale a alternativa que apresenta equívoco de acentuação: a) ônibus, saída, Ilhéus.

b) óculos, Sabará, vídeo. c) íntimo, sílaba, rúcula. d) operário, sanitário, Goiânia. e) Goiás, amônia, econômia.

Sociologia

1- (UFF) Leia o fragmento que se segue da entrevista concedida pelo intelectual palestino Edward Said, comentando os problemas atuais no Oriente Médio.

Entrevistador: O senhor não gosta da expressão “choque de civilizações”. Por quê?

Said: (...) são inúmeros os problemas. Para começar, ela trata as civilizações como se fossem entidades fechadas, lacradas, alheias a qualquer tipo de troca (...). Por fim, a ideia de choque de civilizações tem um aspecto caricatural muito nocivo, como se enormes entidades chamadas “Ocidente” e o “Islã” estivessem num ringue, lutando para ver qual é a melhor.

(17)

Assinale a opção que reforça a opinião emitida por Said.

a) As diferenças culturais não podem ser tratadas como expressão de conflitos, mas sim como particularidade de cada civilização no tempo e no espaço.

b) Não existem diferenças jurídico-políticas entre o Ocidente e o Oriente Médio, logo não faz sentido diferenciar essas duas civilizações.

c) O mundo muçulmano não é homogêneo assim como o Ocidental; portanto, apenas os conflitos internos devem ser considerados.

d) As trocas entre distintos conjuntos civilizacionais incluem mercadorias culturais: desse modo, padronizam as civilizações.

e) Todas estão erradas.

2- As teorias sobre as diferentes raças humanas surgiram inicialmente no final do século XVIII e início do século XIX, tendo como autor principal Joseph Arthur de Gobineau, o “pai do racismo moderno”.

Em qual contexto as teorias raciais sobre a superioridade da “raça branca” surgiram?

a) Surgiram diante das crenças religiosas vigentes na época, que pregavam que o homem branco era dono da Terra, tendo poder sobre todos os seres vivos.

b) Surgiram como forma de tentar justificar a ordem social que surgia à medida que países europeus tornavam-se nações imperialistas, submetendo outros territórios e suas populações ao seu domínio.

c) A partir de constatações científicas, cuidadosamente estudadas e mensuradas por anos de pesquisa, que demonstraram a clara superioridade da raça branca.

d) Basearam-se nos estudos lombrosianos, que especificaram que as dimensões do crânio da raça ariana eram mais propícias para o maior desenvolvimento intelectual.

e) Todas estão corretas.

3- A manutenção da identidade de um grupo está relacionada com o cultivo de aspectos culturais. Algumas das formas de manutenção do construto de uma etnia são:

a) A gravação digital de costumes para que possam ser preservados para a posterioridade.

b) Os costumes e as tradições, como comemorações que evocam as memórias coletivas ou reforçam mitos que constituem o arcabouço interpretativo do grupo.

c) O tombamento do local de origem de uma etnia.

d) A popularização e a comercialização das características culturais e dos símbolos de uma etnia. Isso pode ser observado no comércio de produtos artesanais específicos de uma etnia, como as bonecas Karajás.

(18)

4- Explique a diferença entre o Etnocentrismo e Relativismo Cultural. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

5- Como podemos definir o conceito de Etnia?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Química Inorgânica 1. É dado o íon 𝐶𝑎+2 20

40 . Quantos elétrons, prótons e nêutrons esse íon apresenta respectivamente?

a) 20, 20 e 20; b) 22, 20 e 20; c) 20, 22 e 20; d) 18, 20 e 20; e) 18, 20 e 40.

2. Quais as partículas que apresentam massa num átomo?

a) prótons, nêutrons e elétrons; b) prótons e elétrons;

c) prótons e nêutrons; d) elétrons e nêutrons; e) somente prótons.

3. Um elemento químico é constituído de átomos que têm 16 elétrons e 26 nêutrons, no núcleo. Determine o seu número atômico e o seu número de massa. Sabendo que o elemento pode ser representado pela letra M, represente, no símbolo, o número atômico e o número de massa.

4. Escreva sobre os modelos atômicos de Dalton, Bohr e Thonson. 11.

5. "O espaço entre as moléculas atômicas está ocupado por partículas de carga negativa". Esta é uma afirmação feita por:

a) Dalton; b) Thomson; c) Rutherford; d) Richter; e) Proust.

(19)

Química Orgânica

1. Um dos componentes da gasolina que abastece os automóveis é o isoctano, de fórmula estrutural:

Como se chama o composto acima, de acordo com a nomenclatura IUPAC?

2. Qual o nome, segundo a IUPAC, do alcano apresentado?

3. Com relação ao composto abaixo, os nomes dos substituintes ligados ao carbono terciário são:

(20)

5.Dê o nome dos alcenos representados por suas fórmulas estruturais a seguir:

Espanhol

Texto para las cuestiones 1 a 4. Aumentan estafas cibernéticas contra usuarios de

Apple

La compañía Kaspersky Lab identificó un aumen- to en el número de estafas para robar las contra-

señas de los usuarios de Apple, a través de sitios fraudulentos que intentan recrear el sitio oficial de la compañía de computación.

Mediante estas páginas falsas, los delincuentes in- tentan engañar a los usuarios para que introduz-

can sus credenciales de identificación y puedan tener acceso a su cuenta personal, así como robar información sobre tarjetas de crédito almacenadas en el equipo.

La firma de seguridad informática señala en un comunicado que dichas amenazas se distribuyen

principalmente por correo electrónico, sobre todo cuando Apple prevé grandes eventos, como aper- turas de tiendas o presentaciones de nuevos pro- ductos.

Además, explica que estos correos son muy simila- res a los que utiliza realmente Apple, en cuanto a

tipografía, iconografía y color se refiere, e incluso utilizan remitentes como services@apple.com para tratar de engañar a los usuarios.

Kaspersky indica que una forma de distinguir sitios reales de apócrifos es observar la barra de direc-

ciones, pues aunque la mayoría de los sitios falsos incluye Apple.com, la dirección no se verificó por dicha empresa e incluiría texto adicional en el URL. También recomienda verificar la dirección del re- mitente, lo cual se puede hacer pasando el ratón sobre el campo de dirección del mismo, y desde un dispositivo móvil se puede corroborar al tocar el campo denominado “alias”, para desplegar la información.

Apple también ofrece un proceso de autentica- ción para dispositivos móviles, lo cual sirve como una

verificación adicional, sin embargo no es sufi- ciente, por lo que exhorta a los usuarios a instalar un software de seguridad que detecte las posibles amenazas.

De enero de 2012 a mayo de 2013 la red de Kaspersky Lab detectó un promedio de 200 mil usua- rios

por día que eran dirigidos a sitios de pishing, lo que representa un aumento de 200 por ciento res- pecto al 2011, cuando se registraron mil detecciones.

Disponível em: <http://yucatan.com.mx/tecnologia/gadgets-tecnologia/aumentan-estafas-contra- usuarios-de-apple>.

1. ¿A qué tipo de estafa se refiere el artículo?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

2. ¿Cómo ocurre el robo?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(21)

3. ¿Cuál es la recomendación de la firma de seguri- dad informática para la verificación de la dirección del remitente? (Responde en portugués).

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

4. Pese a todos los cuidados expuestos por Apple,

¿qué es lo que realmente puede garantizar una mayor seguridad?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

5. Relaciona las columnas. a. Rafael se

b. Chicos, les c. El gobierno

d. En algunos barrios e. Generalmente

( ) vuelvo muy cansado del trabajo.

( ) la gente no puede salir por la noche. ( ) acuesta muy tarde todas las noches.

( ) ruego que digan la verdad.

( ) niega los derechos de los trabajadores.

Física 2

1) A diferença de potencial entre os extremos de uma associação em série de dois resistores de resistências 10Ω e 100 Ω é 220V. Qual é a diferença de potencial entre os extremos do resistor de 10 Ω?

2) Os pontos A e B da figura são os terminais de uma associação em série de três resistores de resistência R1 = 1Ω, R2 = 3Ω e R3 = 5Ω. Estabelece-se entre A e B uma diferença de potencial U = 18V. Determine a resistência equivalente entre os pontos A e B; calcule a intensidade da corrente e a ddp em cada resistor.

3) A figura mostra dois resistores num trecho de um circuito.

Sabendo que i = 2A e que U vale 100V calcule:

a) a resistência R;

b) a tensão no resistor de 100 Ω; c) a tensão da associação.

(22)

Ver Resposta

4) Determine a resistência equivalente entre os terminais A e B da seguinte associação de resistores:

5) Entre os pontos A e B do circuito abaixo é aplicada uma ddp de 60V. a. Determine a intensidade de corrente no resistor de 10 Ω.

b. Qual é a ddp entre os extremos do resistor de 6 Ω?

Matemática 1

1) Aprendiz de Marinheiro - 2016

Seja A = 120, B = 160, x = mmc (A,B) e y = mdc (A,B), então o valor de x + y é igual a: a) 460 b) 480 c) 500 d) 520 e) 540 2) Unicamp - 2015

(23)

Considere duas porções isocalóricas (de mesmo valor energético) dos alimentos A e B. A razão entre a quantidade de proteína em A e a quantidade de proteína em B é igual a

a) 4. b) 6. c) 8. d) 10.

3) Dois irmãos moram juntos e costumam fazer longas viagens em seus trabalhos. João é maquinista de trem e fica sempre 20 dias fora de casa a cada viagem, folgando no vigésimo primeiro dia. Antônio é piloto de avião e ausenta-se de sua casa por oito dias, tendo o nono dia para descansar. Se ambos os irmãos iniciaram uma viagem hoje, daqui a quantos dias eles poderão encontrar-se em casa?

4) No primeiro dia de aula de uma escola, a professora de Matemática Ana reuniu todos os alunos do 6° ao 9° ano no pátio. Com a ajuda dos demais professores, Ana contabilizou que havia 532 meninas e 456 meninos. Ao propor uma dinâmica, a professora pediu aos alunos que se dividissem na maior quantidade de grupos possível. Os grupos deveriam ter a mesma quantidade de pessoas e a mesma quantidade de meninos e de meninas em ambos. Qual é o total de alunos em cada grupo?

5) Identifique os algarismos que podem ser colocados no lugar de X para que o número 1764529X seja: a) Múltiplo de 2; b) Múltiplo de 3; c) Múltiplo de 4; d) Múltiplo de 5; e) Múltiplo de 6; f) Múltiplo de 8; g) Múltiplo de 9; h) Múltiplo de 10.

Referências

Documentos relacionados

Due to the doubts and questions about the inflammatory reaction caused by chemical castration, this study aimed to use infrared thermography to detect, evaluate and monitor

Para chegar até Lutero e analisar o movimento por ele iniciado, bem como as implicações sobre a educação e a pedagogia, César Nunes discute o cristianismo em geral como

O terceiro critério, foco principal deste trabalho, é referente ao conteúdo local, que está presente na avaliação das ofertas desde a primeira rodada de

The aim of this study was to evaluate the effect of different colors in development and survival of catfish Lophiosilurus alexandri larvae, as well as over the visual ability of

Para entender sobre como estão sendo trabalhados os conteúdos na área do Design, optou-se, para atingir o objetivo dessa pesquisa, analisar as disciplinas dos Programas

Porcentagem de árvores infestadas (n=419) por Nasutitermes corniger, Nasutitermes jaraguae, Coptotermes gestroi e Microcerotermes strunckii na área de reserva da

E, embora a obra Bakhtin refira-se a manifestações da cultura cômica popular de um passado relativamente remoto, ela oferece possibilidades para se pensar também sobre

Todas estas informações coletadas em revisões literárias e na observação da natureza como um todo, levaram-nos a escolher o estudo das estruturas dos vegetais como argumento